Boletim de Serviço Eletrônico em 23/02/2022
DOU de 23/02/2022, seção 1, página 1

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

SECRETARIA DE GESTAO ACADEMICA - MD

DEP. ACADEMICO DE QUIMICA-MD

 

EDITAL Nº 01/2022 - DAQUI-MD

 

De ordem do Diretor Geral do Campus Medianeira, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante com a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008 e Instrução Normativa Conjunta 003/2011 – PROGRAD/PROREC e Resolução Conjunta Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias e o Conselho de Graduação e Educação Profissional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, torna público que, no período de 23 de fevereiro a 02 de março de 2022, estarão abertas as inscrições para o provimento de uma vaga de estágio remunerado, a ser realizado no Departamento Acadêmico de Química do Campus de Medianeira, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, nos termos do presente Edital.

1. DAS VAGAS

1.1 Os estágios não obrigatórios devem ser realizados nas áreas de formação do estudante, em consonância com o perfil profissional descrito no projeto pedagógico do curso.

1.2 É oferecida pelo presente edital uma vaga de estágio remunerado, com duração de no mínimo 06 (seis) meses, podendo este ser renovado por igual período, no limite máximo de 02 (dois) anos, conforme Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008.

1.3 O valor da bolsa de estágio é de R$ 787,98 (setecentos e oitenta e sete reais e noventa e oito centavos) pagos mensalmente.

1.4 Será oferecido o benefício de auxílio-transporte, no valor de R$ 10,00 (dez reais) por dia de estágio executado, pago juntamente com a remuneração mensal.
1.5 As descrições sumárias das atividades que compõem o estágio estão descritas no item 4 deste edital.
1.6 O estágio deverá ser realizado de maneira presencial nos laboratórios do Departamento Acadêmico de Química, do Campus Medianeira da UTFPR (DAQUI-MD).
1.7 Mediante Instrução Normativa do Reitor da UTFPR, em decorrência da emergência de saúde pública relacionada a epidemia de COVID-19 e no sentido de prevenir o contágio pelo coronavírus, o estágio poderá ser realizada na modalidade de Trabalho Remoto.
1.8 O estágio terá uma carga horária de 20 (vinte) horas semanais, distribuídas em 4 (quatro) horas no decorrer de 5 (cinco) dias.
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1 As inscrições estão abertas no período de 23 de fevereiro a 02 de março de 2022. Devido a situação de pandemia, o candidato à vaga de estágio deve fazer a inscrição por meio de formulário eletrônico, disponível no seguinte link: https://forms.gle/eVPHcG6zBMeVwxnd7
2.2 Os candidatos inscritos serão comunicados exclusivamente por e-mail (informado no momento da inscrição) sobre todas as etapas do processo seletivo.

3. DOS REQUISITOS PARA O PREENCHIMENTO DA VAGA
3.1 Ser aluno regularmente matriculado nos cursos de Licenciatura em Química.
3.2 Possuir Coeficiente Absoluto de Rendimento Acadêmico (Coeficiente Absoluto) maior ou igual a 0,5 e estar regularmente matriculado no mínimo no terceiro período do curso.
3.3 Os horários em que serão desenvolvidas as atividades do estágio não podem coincidir com os horários de aulas em que o estudante estiver matriculado.
3.4 Apresentar as habilidades necessárias para desenvolver as atividades que compõe o estágio descritas no item 4.
3.5 Ter disponibilidade de horários para executar as atividades do estágio por 4 (quatro) horas diárias distribuídas em 5 (cinco) dias.

4. ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTÁGIO
4.1 Auxiliar técnicos laboratoriais no preparo e montagem dos módulos necessários para as atividades experimentais de ensino.
4.2 Auxiliar no levantamento de preços (cotações) para processos de compras realizados por docentes do DAQUI-MD.
4.3 Manter organizados os laboratórios nos quais estará sendo realizado as atividades de estágio.
4.4 Zelar pela preservação dos equipamentos e demais materiais que utilizar durante a execução das atividades de estágio.
4.5 Fazer o levantamento e manter atualizada uma lista dos equipamentos, materiais disponíveis nos laboratórios do DAQUI-MD
4.6 Fazer o levantamento e manter atualizado o registro de acesso de usuários dos laboratórios do DAQUI-MD.

5. DOS DEVERES DO ESTAGIÁRIO
5.1 Cumprir com todo o empenho e interesse a programação estabelecida para seu estágio.
5.2 Observar e obedecer às normas internas da UTFPR.
5.3 Comunicar a Coordenadoria de Gestão Recursos Humanos (COGERH) qualquer fato relevante sobre seu estágio.
5.4 Responder por perdas e danos consequentes da inobservância das normas internas da UTFPR.
5.5 Não divulgar quaisquer informações, dados ou trabalhos reservados ou confidenciais que vir a ter conhecimento por decorrência das atividades de estágio.
5.6 Apresentar à UTFPR relatório semestral de suas atividades de estágio.
5.7 Manter assiduidade nas atividades de estágio.
5.8 Fazer o preenchimento diário da ficha de frequência, e enviá-la para o supervisor até o último dia útil de cada mês, sob pena do não recebimento do pagamento do estágio.
5.9 Entregar qualquer documentação relativa ao estágio, quando solicitada pelo orientador, supervisor e a pela COGERH.

6. DA SELEÇÃO
6.1 O processo de seleção se dará por:
6.1.1 Coeficiente Absoluto (CA).
6.1.2 Análise de Currículo (AC) por meio de entrevista, com objetivo de avaliar os requisitos necessários.
6.1.2.1 Durante a entrevista, serão verificadas as atividades acadêmicas que o candidato tenha participado, tais como: projetos de iniciação científica e/ou iniciação ao desenvolvimento tecnológico e/ou extensão, cursos de curta duração, participação e organização de eventos, disciplinas já cursadas, experiência em laboratório, participação em Empresa Júnior, dentre outras atividades.

6.1.2.2 A entrevista será realizada de forma presencial entre os dias 04 a 07 de março. O agendamento será realizado através do e-mail fornecido na inscrição.

6.2 Será considerado classificado e convocado o candidato que obtiver a maior Nota Classificatória (NC), obtida através do cálculo da média entre o Coeficiente Absoluto (CA) e a nota da Análise de Currículo (AC).
6.3 Nota classificatória (NC):NC = (CA + AC)/2
6.4 Caso haja empate entre estudantes, será dada preferência ao aluno em semestre mais avançado no curso. 
7. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
7.1 O resultado da seleção será divulgado até as 14 horas do dia 08 de março de 2022, por meio do endereço de e-mail informado pelos candidatos no momento da inscrição.
8. DA ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO
8.1 A convocação para o estágio será mediante contato por e-mail encaminhado ao candidato selecionado e/ou por telefone, conforme informações apresentadas no ato da inscrição.
8.2 Devido a situação de pandemia, o candidato selecionado deverá enviar para o e-mail cogerh-md@utfpr.edu.br, os documentos constantes no subitem 8.4 no prazo de dois dias a contar da data do envio do e-mail.
8.3 O candidato selecionado que desistir formalmente ou não se manifestar no prazo de 48 horas, a partir da convocação ou não assumir as atribuições do estágio quando convocado, será e excluído da lista de classificação.
8.4 Os documentos que devem ser apresentados para contratação são:
8.4.1 Uma foto 3x4.
8.4.2 Carteira de trabalho: cópia do número da carteira e pis, dados pessoais, último contrato e a página seguinte.
8.4.3 Cópia da Carteira de Identidade.
8.4.4 Cópia do CPF.
8.4.5 Declaração de matrícula atualizada.
8.4.6 Comprovante de dados bancários (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil).
8.4.7 Comprovante de residência atualizado (últimos 60 dias).
8.5 O estagiário deverá enviar todos os documentos mencionados no subitem 8.4 de forma digital e nítida para poder iniciar o processo de contratação.
8.6 O início das atividades do estágio ocorrerá a partir de 01 de abril de 2022.
9. CRONOGRAMA

Etapa

Data

Inscrições

23/02/2022 a 02/03/2022

Seleção (Análise de currículo)

04/03/2022 a 07/03/2022

Divulgação do resultado

08/03/2022

Início do estágio

01/04/2022

 

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
10.1 A aprovação e classificação no processo seletivo, além do número de vagas, geram para o candidato apenas a expectativa de ser convocado para preencher vaga de estágio, uma vez que se destina à formação de cadastro reserva, ficando a concretização desse ato condicionada ao surgimento de vaga na UTFPR Campus Medianeira.
10.2 A UTFPR Campus Medianeira reserva-se no direito de convocar candidatos em número que atenda às necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária e a existência de vagas de estágio.
10.3 Este edital tem validade de 02 (dois) anos, a contar da data de sua publicação.
10.4 Ao se inscrever, o candidato conhece e aceita as condições constantes neste edital.
10.5 A inobservância do disposto neste edital, nos regulamentos e nos demais atos normativos aplicáveis aos estágios, implicará no encerramento das suas atividades e sujeitará o infrator à responsabilização administrava, civil e penal, quando for o caso.
10.5 Dúvidas podem ser encaminhadas por e-mail para o endereço daqui@utfpr.edu.br
10.10 Os casos omissos serão resolvido pelo Diretor Geral do Campus Medianeira da UTFPR.


Medianeira,  23 de fevereiro de 2022.

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EDER LISANDRO DE MORAES FLORES, CHEFE DE DEPARTAMENTO ACADÊMICO, em (at) 23/02/2022, às 11:18, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIO LEONES BAZZI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 23/02/2022, às 11:23, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23064.007207/2022-80 SEI nº 2560665