Boletim de Serviço Eletrônico em 03/03/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS MEDIANEIRA

PROG. NAC. DE MEST. PROF. EM QUIMICA-MD

 

EDITAL nº 02/2022

PROCESSO SELETIVO PARA INDICAÇÃO DE CREDENCIAMENTO PARA DOCENTE PERMANENTE DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL (PROFQUI), DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ POLO CÂMPUS MEDIANEIRA – PROFQUI - MD

PROGRAMA MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL

 

1. APRESENTAÇÃO 

A Comissão de Credenciamento Docente do PROFQUI-MD instituída na reunião dos docentes do PROFQUI-MD do dia 08/12/2021, torna público o presente edital para o processo seletivo de indicação de credenciamento para docente permanente do PROFQUI-MD.

O Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI é um programa de pós- graduação semipresencial, stricto sensu, na modalidade mestrado profissional na área de Química com oferta nacional.

O presente Edital foi aprovado pelos docentes do PROFQUI-MD em reunião ordinária realizada em 25/02/2022 e tem validade exclusiva para o preenchimento das vagas previstas no mesmo.

As aulas dos componentes curriculares do PROFQUI serão ministradas prioritariamente no Câmpus de Medianeira.

 

2. DAS VAGAS

Serão ofertadas um total de quatro (04) vagas para indicação de credenciamento na categoria de DOCENTE PERMANENTE do PROFQUI-MD. O resultado final do presente Edital é válido somente como indicação para credenciamento dos docentes selecionados, uma vez que a homologação final do credenciamento será realizada pela CAPES.

 

3. CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE

O candidato deverá ser professor com regime de trabalho de Dedicação Exclusiva (DE) e estar lotado no Câmpus Medianeira da UTFPR.

Deverá possuir título de Doutor em Química e áreas afins, reconhecido pelo MEC em curso credenciado pela CAPES com validade nacional - O título de Doutorado obtido no exterior deverá ser obrigatoriamente revalidado no Brasil - e cumprir os requisitos de documentos do item 4.

 

4. INSCRIÇÃO

O período de inscrição será de 14/03/2022 à 04/04/2022, até às 23h59min.

As propostas deverão ser apresentadas por meio de um processo no Sistema Eletrônico de Informações - SEI (Geral: Análise e Encaminhamento de Documentos) que deverá ser enviado para a unidade PROFQUI-MD, obedecendo-se a sequência de documentos a serem inseridos no processo de inscrição, nos quais estão descritos abaixo. No processo deverão ser incluídos os documentos 4.1 a 4.6 devendo ser inseridos como documento externo em PDF no formato nato digital.

 

Documentos para inscrição

 

  1. Ficha de Inscrição preenchida e assinada (Anexo I).
  2. Ficha de Pontuação devidamente preenchida e assinada (Anexo II).
    1. Somente serão homologados os itens do currículo do candidato que estiverem listados na Ficha de Pontuação.
  3. Cópia do diploma de Doutorado.
  4. Currículo exclusivamente preenchido na Plataforma Lattes do CNPq em versão pdf e atualizada no mês da inscrição referente ao último período de 2018-2022. Artigos aceitos ou in press serão computados desde que o comprovante de aceite seja anexado ao curriculo Lattes.
  5. Plano de trabalho, com no mínimo 02 e, no máximo, 03 páginas, com período não inferior a dois anos, incluindo detalhamento das atividades de pesquisa e de orientação de alunos. Deve também explicitar a disponibilidade para atividades de ensino  (disciplinas a serem ministradas), administrativas (comissões, representação e pareceres), científicas (participação em bancas, organização de eventos, entre outros) e de extensão.
  6. Termo de ciência e anuência da chefia imediata da origem do docente candidato à indicação a docente permanente no Programa de Mestrado PROFQUI-MD (Anexo III)

 

O Plano de Trabalho terá caráter eliminatório. Para avaliação, serão considerados o mérito científico do Plano de Trabalho, a adequação desse às linhas de pesquisa do PROFQUI-MD e a viabilidade técnica do plano.

Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas no processo de inscrição, dispondo o programa do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa, preenchimento integral e legível do formulário e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

 

5. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

A primeira etapa de seleção, de caráter eliminatório, corresponde ao cumprimento de todos os requisitos do item 3 deste edital.

A segunda etapa, de caráter classificatório, corresponderá à validação da Ficha de Pontuação (Anexo II) e entrega do Plano de Trabalho, bem como sua avaliação.

Para a composição da nota final dos candidatos aprovados na primeira etapa da seleção, será calculada a soma ponderada das notas da Ficha de Pontuação, da seguinte forma:

Em que:

S1: Publicação em periódicos com Qualis Química (Anexo II);

S2: Demais publicações (Anexo II);

S3: Atividades de orientação concluídas e outros (Anexo II);

PT: Plano de Trabalho

 

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de acordo com a Nota final obtida conforme a equação acima.

Em caso de empate entre dois ou mais candidatos terá preferência para efeito de desempate o candidato que tiver o Plano de Trabalho melhor avaliado conforme o item 4.4.

 

6. CRONOGRAMA

 

O processo seletivo obedecerá ao seguinte cronograma:

 

 

·Prazo para interposição de recursos: 07 e 08/04/2022

 

 

 

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Caso o candidato queira apresentar recurso contra o resultado final o mesmo deverá ser encaminhado profqui@utfpr.edu.br, a partir da data da divulgação do resultado final do processo seletivo. O prazo de recurso será de 48 (quarenta e oito) horas, a partir do horário de divulgação do resultado final.

A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para este processo seletivo, contidas no Regulamento do PROFQUI.

Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste Edital ou no Regulamento e comunicados do PROFQUI.

Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pelo colegiado do PROFQUI-MD.

Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente no presente Edital, fica eleito Foro  da Justiça Federal – Seção Judiciária do Paraná/Subseção de Foz do Iguaçu, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

Medianeira, 02 de março de 2022.

 

 

 

 

 

_____________________________________________

Comissão de Credenciamento Docente do PROFQUI-MD


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RENATA MELLO GIONA, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 03/03/2022, às 11:37, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ANA CRISTINA TRINDADE CURSINO, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 03/03/2022, às 11:37, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ISMAEL LAURINDO COSTA JUNIOR, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 03/03/2022, às 11:44, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2570588 e o código CRC (and the CRC code) E719D754.



 

ANEXO I – EDITAL 02/2022 – PROFQUI-MD FICHA DE INSCRIÇÃO

1. Dados Pessoais

Nome:                                                                                                                      __

Data de Nascimento: _____/_____/_____  SIAPE: ______________________   

Naturalidade:______________________   Nacionalidade:____________________

Estado Civil                                                              

Carteira de Identidade (RG):__________________

Órgão Expedidor/Estado:                                   CPF:                                                    

Endereço:___________________________________________________________

Cidade:______________________________UF:_________CEP:_______________

Telefone Residencial:_______________   Telefone Celular                                       

E-mail                                                                              

Departamento de Lotação:______________________________

Data: ____/____/                

 

Assinatura: ___________________________________

 

 

 

 

_________________________________________________________________________________________________________

 

ANEXO II – EDITAL 02/2022 – PROFQUI-MD

 

FICHA DE PONTUAÇÃO - CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES

 

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos em cada sub-item será convertido em nota de zero a cem. Ao candidato que obtiver maior pontuação em cada sub-item será atribuída a nota máxima. A conversão dos pontos dos demais currículos será calculada proporcionalmente.

 

 

Nome do Candidato:_____________________________________________________

 

 

Sub-item 1 - Publicação em periódicos com Qualis Química (S1)

 

Publicações 2018 a 2022

Pontos

Solicitado

(Preenchimento pelo candidato)

 

Homologado

(Preenchimento exclusivo da comissão de credenciamento)

  1. Artigos publicados em periódicos científicos eindexados no Qualis Química

A1 (10 pontos por artigo)

 

 

A2 (8,5 pontos por artigo)

 

 

B1 (7,0 pontos por artigo)

 

 

B2 (5,5 pontos por artigo)

 

 

B3 (4,0 pontos por artigo)

 

 

B4 (2,5 pontos por artigo)

 

 

B5 (1,0 ponto por artigo)

 

 

C (0,5 pontos por artigo)

 

 

Totalização

 

 

Conversão (0 – 100)

Preenchimento exclusivo da comissão de credenciamento

 

 

 

Sub-item 2 - Demais publicações (S2)

 

Discriminação da atividade

Pontos

Solicitado

(Preenchido pelo candidato)

 

Homologado

(Preenchido pela comissão de credenciamento)

  1. Capítulo em livro científico internacional

6,0 pontos por capítulo

 

 

  1. Livro científico internacional

10,0 pontos por livro

 

 

  1. Capítulo em livro científico nacional, com ISBN

4,0 pontos por capítulo

 

 

  1. Livro científico nacional, com ISBN

7,0 por livro

 

 

  1. Patente registrada/publicada

10,0 por patente

 

 

Totalização

 

 

Conversão (0 – 100)

(Preenchimento exclusivo da comissão de credenciamento)

 

 

 

Sub-item 3 - Atividades de orientação concluídas e outros (S3)

 

Discriminação da atividade

Pontos

Solicitado

(Preenchido pelo candidato)

 

Homologado

(Preenchido pela comissão de credenciamento)

  1. g) Orientação concluída de aluno de Iniciação Científica (PIBIC, PIBIT, e Ações Afirmativas), devidamente comprovada

1,0 ponto por orientação

 

 

  1. Orientação concluída de TCC

1,0 ponto por orientação

 

 

  1. Co-orientação concluída de TCC

0,5 ponto por orientação

 

 

  1. Orientação concluída de doutorado

5,0 pontos por orientação

 

 

  1. Orientação concluída de mestrado

4,0 pontos por orientação

 

 

  1. Co-orientação concluída de doutorado

3,0 pontos por orientação

 

 

  1. Co-orientação concluída de mestrado

2,0 pontos por orientação

 

 

  1. Orientação concluída de especialização

1,5 pontos por orientação

 

 

Totalização

 

 

Conversão (0 – 100)

Preenchimento exclusivo da comissão de credenciamento

 

 

 

Sub-item 4 – Plano de Trabalho (PT) (Preenchimento exclusivo da comissão de credenciamento)

 

Nota (0 – 100)

Preenchimento exclusivo da comissão de credenciamento

 

 

Pontuação Final (0 – 100)

Preenchimento exclusivo da comissão de credenciamento

 

 

Data:                /               /             

 

___________________________________

Assinatura

 

 

ANEXO III – EDITAL 02/2022 – PROFQUI-MD

 

TERMO DE CIÊNCIA E ANUÊNCIA - CHEFIA IMEDIATA

 

 

Eu,                                                                                                               , responsável pelo (a) departamento/unidade                                                                                                                                                       , declaro que estou ciente/anuencia da participação do(a) servidor (a), como docente permanente no PROFQUI – MD, em caso de aprovação no processo de credenciamento do Edital 01/2018 – PROFQUI- MD: Nome _____________________________________ RG.                                                                                     ______ocupante do cargo/de                                                                                                                                                                                                         e lotado(a)                                                                                                           no departamento/unidade                                                                                                                                                                                      da instituição:                                                                                                                                                                                                           

 

 

Chefia Imediata

 

Assinatura do Proponente

 

 

                                     ,                                     de 2022.

 

 


Referência: Processo nº 23064.008778/2022-31 SEI nº 2570588