Boletim de Serviço Eletrônico em 11/03/2022

 

 
 

EDITAL Nº 02/2022

RESIDÊNCIA PROFISSIONAL AGRÍCOLA

SELEÇÃO DE RESIDENTES BOLSISTAS

 

A Direção Geral do Campus da UTFPR de Pato Branco, em consonância com a Portaria MAPA nº 193, de 16 de junho de 2020, que regulamenta o Programa de Residência Profissional Agrícola, instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), torna pública a abertura de seleção de Residentes Bolsistas, destinada a Estudantes e Egressos dos Cursos de Graduação em Agronomia, Zootecnia, Veterinária e Técnico Agrícola e em Agroecologia, com o objetivo de preencher vagas aprovadas pelo MAPA/ UTFPR/Campus Pato Branco, bem como de criar cadastro reserva, tendo em vista as demandas de substituição de bolsistas ao longo do desenvolvimento do projeto, cujo início previsto será em 02 de maio de 2022 a 30 de abril de 2023.

OBJETO DO PROJETO:

Qualificar profissionalmente estudantes concluintes e egressos de cursos de ciências agrárias e afins, por meio da supervisão e orientação de um professor da instituição de ensino, em Unidades Residentes, inserindo-os no ambiente real de trabalho, propiciando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, necessários ao exercício da profissão, contribuindo, também, para atendimento às demandas colocadas pelos diferentes segmentos setor produtivo agrícola da região Sudoeste do Paraná.

DAS ETAPAS E DOS PRAZOS

Os candidatos deverão seguir o disposto no cronograma:

ETAPAS

PRAZOS

Publicação do Edital (http://portal.utfpr.edu.br/editais/relacoes-empresariais-e-comunitarias/patobranco/extensao)

11/03/2022

Inscrições

11/03/2022 a 31/03/2022

Homologação das inscrições

01/04/2022

Entrevistas on-line

04 a 08/04/2022

Publicação de resultado preliminar

11/04/2022

Período para interposição de recurso

12 a 14/04/2022

Publicação de resultado final no site: http://www.utfpr.edu.br/campus/patobranco

18/04/2022

Entrega de documentos originais e assinados pelo(a) bolsista

19 a 29/04/2022

Início das atividades do(a) bolsista*

02/05/2022

* Previsão

DO ORÇAMENTO:

O presente Edital disponibiliza os recursos: 21.363.1040.210T.0001 - PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO; Plano Orçamentário 0005; Fonte de Recursos: 100/144.

DAS VAGAS PARA BOLSISTAS RESIDENTES

UNIDADES RESIDENTES/ MUNICÍPIOS

VAGAS PARA BOLSISTA/ÁREA

IDR – Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar- Emater) CNPJ: 75.234.757/0001-49 Regional Pato Branco (PR)

01 (Agronomia)

FLD- CAPA (Fundação Luterana de Diaconia - Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia) CNPJ: 04.358.174/0007-77 em Filial Verê - PR

01 (Agronomia ouTecnólogo em Agroecologia)

DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

O candidato deverá atender aos seguintes requisitos:

Ter concluído há, no máximo, 24 (vinte e quatro) meses o curso de graduação OU ser graduando tendo cursado todas as disciplinas dos cursos de graduação;

Ter entre 15 e 29 anos de idade;

Ter disponibilidade de 40 (quarenta) horas semanais para dedicar-se às atividades do Programa Residência Profissional Agrícola.

DOS REQUISITOS PARA A CONCESSÃO DE BOLSA

Ser aprovado em processo seletivo público realizado pelo Programa Residência Profissional Agrícola/UTFPR / MAPA.

Não receber qualquer modalidade de bolsa (ou benefício semelhante) de outro programa do Governo Federal ou de alguma agência de fomento.

Não possuir vínculo empregatício.

Possuir Carteira Nacional de Habilitação (B).

DOS DEVERES DE BOLSISTA RESIDENTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Manter frequência efetiva e integral

Apresentar relatório mensal, final e quando lhe for solicitado ao professor orientador ou ao técnico orientador das atividades de residência do acompanhamento de desempenho, salvo nos períodos de recesso;

Executar com eficiência, interesse, zelo, disciplina e técnica, bem como cumprir as ordens dos orientadores;

Reportar aos orientadores qualquer situação atípica ou ocorrência de eventualidades;

Participar de todas as atividades acadêmicas relacionadas ao projeto;

Observar as normas e regulamentos das instituições de ensino e da unidade residente, garantindo o sigilo quando for o caso; e

Não acumular renda ou auferir quaisquer tipos de remuneração ou auxílio, inclusive no que concerne a vínculos empregatícios.

O pedido do residente de justificativa de ausência deverá ser apresentado, com os comprovantes respectivos, ao técnico orientador designado que só poderá aboná-la de forma motivada, sob pena de responsabilidade administrativa.

Os dias de ausência não justificada serão descontados proporcionalmente no valor da bolsa.

Será desligado do programa o residente que:

Apresentar três ou mais faltas não justificadas em um mês civil;

Não obtiver a frequência mínima exigida de 90% (noventa por cento) no Programa de Residência Profissional Agrícola;

Obtiver desempenho insuficiente;

Possuir conduta ou praticar ato incompatível com o zelo e a disciplina ou que descumprir as normas regulamentares dos Órgãos Públicos direta e indireta, bem como em entidades privadas parceiras.

DO VALOR E VIGÊNCIA DA BOLSA

A bolsa mensal do Bolsista Residente do Programa Residência Profissional Agrícola será concedida pelo MAPA, no valor de R$ 1.200,00 (Hum mil e duzentos reais) para as vagas de graduado ou graduando em ensino superior.

A vigência da bolsa será de 12 (doze), não sendo admitido, em qualquer hipótese, o pagamento de bolsas após o encerramento dessa vigência.

Perderá automaticamente a bolsa, o/a bolsista que NÃO cumprir as obrigações para as quais foi selecionado/a pelo projeto.

DA INSCRIÇÃO

   A inscrição ocorrerá exclusivamente por meio da internet, no período de 11/03/2022 até às 23h59min do dia 31/03/2022, com o preenchimento de um formulário com dados pessoais, educacionais e socioeconômicos, Anexo I deste Edital,  juntamente com uma cópia dos documentos listados abaixo (o upload deve ser feito no formato PDF), e enviar para o e-mail depex-pb@utfpr.edu.br:

Cópia do Histórico Escolar atualizado do Curso Superior ou Técnico exigido;

Cópia do comprovante de residência;

Carteira Nacional e Habilitação (B);

No assunto do e-mail deve constar “RESIDÊNCIA PROFISSIONAL AGRÍCOLA” e no corpo do e-mail, informar: (1) nome completo e (2) em qual unidade de residência quer participar da concorrência (podendo inscrever-se ao mesmo tempo para até duas opções desde que deixe claro qual é sua primeira e segunda preferência).

O candidato deverá confirmar sua inscrição na lista de nomes homologados a ser publicada no site (http://portal.utfpr.edu.br/editais/relacoes-empresariais-e-comunitarias/patobranco/extensao) no dia 01/04/2022.

A inscrição implica no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital e em suas etapas, sobre as quais o candidato não pode alegar desconhecimento.

O candidato será responsável pelas informações que constarem no formulário de inscrição, arcando com as consequências em relação a eventuais erros, fraudes ou omissões.

DOS PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO

Além da análise da ficha de inscrição, a pessoa que se candidatar passará por uma etapa de entrevista online (por escrito), a ser realizada nos dias 04 a 08 de abril de 2022, em sala virtual da Residência Profissional Agrícola na plataforma: meet.google.com, em horário previamente agendado.

O endereço da sala e o horário específico da entrevista de cada candidato(a) serão publicados no site, juntamente com a lista das inscrições homologadas.

A ausência na hora e no local estipulado implicará na desclassificação do(a) candidato(a).

A seleção dos candidatos será feita levando em conta os seguintes critérios gerais:

Adequação aos requisitos de Bolsista Residente;

Motivação para participar do Programa;

Desenvoltura e comunicabilidade na entrevista;

Experiências em atividades de extensão;

Os quais serão pontuados por meio da Tabela de Pontuação abaixo:

Itens a serem avaliados

Documento comprobatório

Peso

Nota

  1. Entrevista

Arguição na banca de seleção

50

0 a 50

  1. Coeficiente escolar (0,0 a 1,0)

Histórico escolar

30

0 a 30

  1. Experiência em extensão e pesquisa (participação em projetos, estágios, eventos e cursos)

Curriculum Lattes

20

0 a 20

O candidato deve atingir no mínimo 50 pontos para concorrer a vaga.

A escolha das Unidades Residentes/ Municípios seguirá a ordem de classificação dos candidatos.

DO RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO

O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado no dia 11/04/2022 no site: http://portal.utfpr.edu.br/editais/relacoes-empresariais-e-comunitarias/patobranco/extensao

A pessoa que se candidatar poderá interpor recurso devidamente fundamentado no período de 12 a 14/04/2022, exclusivamente por meio eletrônico, devendo, nesse caso, ser encaminhado para o endereço depex-pb@utfpr.edu.br, identificando o e-mail como “Recurso”.

O resultado final será publicado no dia 18/04/2022 no site da UTFPR (http://portal.utfpr.edu.br/editais/relacoes-empresariais-e-comunitarias/patobranco/extensao)

DISPOSIÇÕES FINAIS

O ato da inscrição implica a concordância com todos os termos deste edital.

É de inteira responsabilidade do candidato(a) a observância dos prazos estabelecidos neste Edital.

O(A) Bolsista Residente receberá orientações sobre o início das atividades, previstas para 02/05/2022.

A falta de entrega de documentos terá como consequência a suspensão do direito à vaga.

Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Coordenação Administrativa do Programa Residência Profissional Agrícola do Campus da UTFPR – Pato Branco.

As questões decorrentes da execução do presente  e dos instrumentos específicos dele decorrentes que não possam ser dirimidas administrativamente serão processadas e julgadas no Foro da da Justiça Federal, Sessão Judiciária do Estado do Paraná, Subsecção de Pato Branco, renunciando os partícipes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ANEXO I

Formulário para Inscrição no Processo de Seleção de Residentes Bolsistas

 

Nome Completo:

Curso:

Instituição de Ensino:

Data de conclusão do curso de graduação (se egresso):

 

 

E-Mail:

Telefone/ Whatsapp:

Endereço:

 

 

Documentos que deve anexar cópia, conforme edital 02/2022:

 

 

I. Cópia do Histórico Escolar atualizado do Curso Superior ou Técnico exigido;

II. Carteira Nacional e Habilitação (B);

III. Currículo Lattes atualizado;

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ANEXO II

RESIDÊNCIA PROFISSIONAL AGRÍCOLA - SELEÇÃO DE RESIDENTES BOLSISTAS

FICHA DE AVALIAÇÃO PARA USO DA BANCA

 

 

 

NOME DO CANDIDATO:

 

Critérios gerais a serem avaliados:

 

I. Adequação aos requisitos de Bolsista Residente;

II. Motivação para participar do Programa;

III. Desenvoltura e comunicabilidade na entrevista;

IV. Experiências em atividades de extensão;

V. Coeficiente escolar.

 

 

Itens a serem avaliados

Documento comprobatório

Peso

Nota do candidato

Entrevista

Arguição na banca de seleção

50

 

Coeficiente escolar (0,0 a 1,0)

Histórico escolar

30

 

Experiência em extensão e pesquisa (participação em projetos, estágios, eventos e cursos)

Curriculum Lattes

20

 

 

ESPAÇO PARA ANOTAÇÕES DA BANCA:

 

 

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON DITZEL SANTOS, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 11/03/2022, às 11:40, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2592185 e o código CRC (and the CRC code) 95D3C1ED.



 


Referência: Processo nº 23064.006228/2022-88 SEI nº 2592185