|
|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO DIR. DE GRAD.E EDUCACAO PROFISSIONAL -FB |
|
|
EDITAL nº 05/2022
PROGRAMA DE MONITORIA DA UTFPR - FRANCISCO BELTRÃO
O Diretor-Geral do campus Francisco Beltrão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público o Resultado Preliminar, da seleção para o Programa de Monitoria do 1º semestre letivo de 2022, do campus Francisco Beltrão da UTFPR.
Os recursos destinados ao Programa de Monitoria com Bolsa são oriundos do orçamento da UTFPR (dotação orçamentária: Fonte - Tesouro: 8100000000 - elemento de despesa 339018.01 - Programa de Trabalho (PTRES) 169382 e Plano Interno (PI) M20RKG2313J) e seu montante é definido a cada ano dentro do planejamento orçamentário da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional.
1. DO OBJETO
O Programa de Monitoria da UTFPR tem como finalidade a melhoria do processo ensino-aprendizagem, constituindo-se em atividade optativa dentro dos cursos de graduação, podendo, quando da sua conclusão, ser pontuado como Atividade Complementar.
2. DAS NORMAS GERAIS
2.1. Este Edital está fundamentado no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação (COEPP) por meio da Resolução n° 15/09, de 13 de março de 2009. Atende ao disposto na resolução no. 123/2021 - COGEP, que trata implementação de diferentes modalidades de ensino para o ano letivo de 2022 e na INSTRUÇÃO NORMATIVA GABIR/UTFPR nº 30, de 15 de outubro de 2021 que dá prosseguimento às ações de prevenção ao contágio pelo coronavírus (SARS-CoV-2) no âmbito da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com retorno gradual das atividades na modalidade presencial e dá outras providências.. Considera o Calendário Acadêmico aprovado pela Resolução 117/2021 - COGEP.
2.2. As atividades de monitoria serão realizadas de forma híbrida. Caso haja atualização da legislação vigente, este item poderá ser revisado.
2.3. O período de vigência da monitoria será de acordo com o cronograma disponibilizado no item 12, podendo ser interrompida por solicitação da Diretoria de Graduação e Educação Profissional, do Professor-Orientador ou do Estudante-Monitor. Em caso de mudança no calendário acadêmico aprovado para o semestre em vigor, o período de vigência poderá sofrer alterações, a critério da DIRGRAD.
2.4. A concessão da Monitoria está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.
2.5. O valor da Bolsa-Monitoria será de R$ 600,00 (seiscentos reais) mensais, pago proporcionalmente ao período trabalhado no mês, conforme detalhado no Anexo I. O valor correspondente à atuação mensal será depositado em conta corrente do aluno, no Banco do Brasil-001 ou na Caixa Econômica Federal-104. A abertura da conta corrente deverá ser providenciada pelo aluno, caso não a possua.
2.6. Os Estudantes-Monitores devem ter acesso a um computador e conexão de internet adequados para o atendimento remoto.
2.6.1. Não serão disponibilizados, ao Estudante-Monitor, computador e conexão de internet para o atendimento remoto.
2.6.2. Não serão disponibilizados, pela UTFPR, recursos financeiros além das cotas de bolsas já previstas.
2.7. Os Estudantes-Monitores bolsistas exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de 15 (quinze) horas semanais de atividades acadêmicas.
2.7.1. O estudante-monitor bolsista deverá realizar, no mínimo, 10 horas da sua carga horária semanal em atendimentos aos estudantes, em consonância com o plano de trabalho proposto pelo professor orientador.
2.7.1.1 Os atendimentos devem prever disponibilidade de, no mínimo, 5 horas em atendimento não presencial (remoto), para atendimento de estudantes de qualquer campi da UTFPR.
2.8. Os Estudantes-Monitores voluntários exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício e com carga horária semanal entre 5 (cinco) e 15 (quinze) horas de atividades acadêmicas.
2.8.1 A carga horária semanal do Estudante-Monitor voluntário será definida pelo Professor-Orientador e aprovada pelo Coordenador de Curso ou Chefe de Departamento de Área, não podendo ser superior a 5 (cinco) horas diárias.
2.9. O restante das horas de atividades do Estudante-Monitor bolsista poderá ser dedicado à elaboração, preparação e orientação, de acordo com as instruções do respectivo orientador.
2.9.1 As atividades de elaboração, preparação e orientação poderão ser na modalidade presencial ou híbrida, em acordo com o Professor-Orientador, e desde que obedecidas as condições de segurança sanitária determinadas pela UTFPR ou por legislação específica, autorizado pela Comissão de Biossegurança do campus e homologado pela DIRGRAD.
2.10. Os Estudantes-Monitores deverão fazer seus Horários de Atividades em comum acordo com os Professores-Orientadores. Os horários não podem coincidir com suas atividades acadêmicas regulares.
2.11. A formalização da Monitoria ocorrerá por meio de Termo de Acordo específico entre a instituição e o Estudante-Monitor, e mediada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional da Instituição.
2.12 O Professor-Orientador é responsável por receber e verificar o Horário de Atividades, Fichas de Frequência e demais documentações fornecidas em formato digital pelo seu respectivo Estudante-Monitor, bem como carregar esses arquivos em processo específico no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UTFPR.
3. RESULTADOS DA SELEÇÃO
3.1 Resultado das vagas para Seleção para o 1º semestre de 2022 no Campus Francisco Beltrão:
3.1.1 Quadro I – Resultado das vagas disponíveis para seleção com bolsa no 1º semestre letivo de 2022 no campus Francisco Beltrão.
|
Coordenação / Departamento Vinculado |
Disciplina(s)/Unidade Curricular |
Professor-Orientador (poderá mudar durante a vigência do programa) e e-mail para contato |
Nome do Candidato por ordem de classificação |
Resultado |
|
DAFEM |
MAT001 |
Liliane Hellmann |
1º - Brendo Newton Sousa Rodrigues |
Classificado e Selecionado |
|
2º - Benjamim Silva Bertolo |
Classificado |
|||
|
3º - Pablo Hisao Cuchani Hamasaki |
Classificado |
|||
|
4º - Gabriel Fiori Kruger |
Classificado |
|||
|
5º - Barbara Gobato dos Santos |
Classificado |
|||
|
6º - Gabrielle Arisa Suyama |
Classificado |
|||
|
7º - Isabela Ami Yokokura |
Classificado |
|||
|
8º - Nelson Vitale Junior |
Classificado |
|||
|
9º - Ingrid Martins Bandiera |
Classificado |
|||
|
10º - Airan Ribeiro Ramos |
Classificado |
|||
|
Kauê Coutinho Medrado |
Desclassificado - ultrapassou tempo máximo permitido para ser monitor |
|||
|
DAFEM |
MAT003; CD32E |
Maycow Gonçalves Carneiro |
Kauê Coutinho Medrado |
Desclassificado - ultrapassou tempo máximo permitido para ser monitor |
|
DAINF |
AL32L, LP32L, ED33L |
Flávio de Almeida e Silva |
1º - Caetano Barroso Batista Biss |
Classificado e Selecionado |
|
2º Henrique Santos Monteiro da Silva |
Classificado |
|||
|
DAENG |
QUI011 |
Wagner da Silveira |
1º - Maria Carolina Torezin Gequelim |
Classificado e Selecionado |
|
2º - Flavia Isabelli Dos Santos |
Classificado |
|||
|
3º - Nelson Vitale Junior |
Classificado |
|||
|
DAQBI |
QUI002, QUI019, QUI020, QUI021 |
Cláudio Roberto Novello |
Não houve inscritos |
|
|
DAENG |
QUI008 |
André Zuber |
Não houve inscritos |
|
|
DAQBI |
QUI017 |
Maria Helene Giovanetti Canteri |
1º - Eduardo Willian Liebl |
Classificado e Selecionado |
|
2º - Guillermo Vicenzo Correa Portolann |
Classificado |
|||
|
3º - Brendo Newton Sousa Rodrigues |
Classificado |
|||
|
4º - Veronica Steinmetz Lahm |
Classificado |
|||
|
5º - Geovanna Teixeira |
Classificado |
|||
|
6º - Larissa Lie Moritani |
Classificado |
|||
|
7º - Flavia Isabelli dos Santos |
Classificado |
|||
|
8º - Camila Beatriz de Souza |
Classificado |
|||
|
9º - Nelson Vitale Junior |
Classificado |
3.1.2 Quadro II – Resultado da seleção de Monitoria com Voluntária para o 1º semestre de 2022 no Campus Francisco Beltrão
|
Coordenação / Departamento Vinculado |
Disciplina(s)/Unidade Curricular |
Professor-Orientador (poderá mudar durante a vigência do programa) e e-mail para contato |
Nome do Candidato por ordem de classificação |
Resultado |
|
DAENG |
QUI011 |
Wagner da Silveira |
Não houve inscritos |
|
|
DAENG |
QUI007 |
Wagner da Silveira |
Não houve inscritos |
|
|
DAENG |
QUI025 |
Wagner da Silveira |
Não houve inscritos |
|
|
DAENG |
QUI030 |
Michele Di Domenico |
Não houve inscritos |
|
|
DAQBI |
QUI018 |
Tânia Maria Cassol |
1º - Brendo Newton Sousa Rodrigues |
Classificado e Selecionado |
|
2º - Alex Gabriel Hein |
Classificado |
|||
|
3º - Veronica Steinmetz Lahm |
Classificado |
4. DOS RECURSOS
I. Os recursos, devidamente fundamentados, com os pontos a serem analisados, deverão ser protocolados no prazo de até 24h após a publicação dos editais, ao Diretor-Geral do Campus, através do e-mail dirgrad-fb@utfpr.edu.br .
5. DA PUBLICAÇÃO DO EDITAL
O presente Edital e os resultados de suas etapas serão publicados no Boletim de Serviço Eletrônico e na página da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no seguinte endereço eletrônico na página Francisco Beltrão — Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR
6. DO APROVEITAMENTO DA LISTA DE ESPERA
I. Disciplinas que não houve candidato inscrito, ou que não houve candidato classificado, poderão utilizar a lista de espera de outras disciplinas em comum acordo com os candidatos inscritos, desde que atendido os requisitos para a disciplina bem como, para o programa de monitoria da UTFPR.
II. Para realizar o aproveitamento, o docente deverá entrar em contato com a Dirgrad através do email dirgrad-fb@utfpr.edu.br, solicitar a lista de espera e realizar nova seleção dos candidatos inscritos até o dia 14/03/2022.
7. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
|
16/02/2022 |
Publicação do Edital |
|
16/02 a 06/03/2022 |
Inscrição dos estudantes com publicação do vídeo de apresentação |
|
07/03 a 09/03/2022 |
Seleção (Análise pelas bancas) |
|
10/03/2022 |
Entrega dos resultados da seleção pelos Departamentos à DIRGRAD |
|
11/03/2022 |
Publicação do Resultado Preliminar |
|
14/03/2022 |
Publicação dos Resultados e Convocação |
|
14/03 a 15/03/2022 |
Preenchimento dos documentos (via SEI) e envio à DIRGRAD: horário do estudante monitor, plano de trabalho e Termo de Acordo |
|
16/03/2022 |
Início das atividades dos monitores |
|
Data a definir |
Reunião de Orientação Pedagógica aos orientadores |
|
Data a definir |
Reunião de Orientação Pedagógica aos monitores |
|
06/07/2022 |
Término das atividades dos monitores e entrega dos Relatórios dos alunos para professores |
|
07/07/2022 |
Entrega dos relatórios dos professores orientadores aos Departamentos |
|
08/07/2022 |
Entrega dos relatórios dos Departamentos à DIRGRAD |
Francisco Beltrão, 10 de março de 2022.
HERNAN VIELMO
Diretor-Geral
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) HERNAN VIELMO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 10/03/2022, às 17:18, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2592518 e o código CRC (and the CRC code) F85894B3. |
| Referência: Processo nº 23064.003644/2022-24 | SEI nº 2592518 |