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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA PROG.POS-GRAD.FORM.CIENT.ED. TECNOLOGICA |
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EDITAL Nº 01/2022
EDITAL DE BOLSAS AUXÍLIO ESTUDANTIL PPGFCET 2022
MESTRADO PROFISSIONAL
A Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - PPGFCET - da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - informa que no período de 14/03/2022 a 20/03/2022 estarão abertas as inscrições para solicitação de bolsas de auxílio estudantil para discentes regularmente matriculados(as) no PPGFCET – Campus Curitiba.
1.DOS OBJETIVOS
O presente edital tem por objetivo selecionar estudantes de mestrado regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - PPGFCET - da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - para concessão de bolsa auxílio estudantil pelo período de até 06 (seis) meses.
2.DOS REQUISITOS, DIREITOS E DEVERES DO BOLSISTA
Para concessão de bolsa auxílio estudantil, apresentam-se as seguintes exigências: I – mestrandos ingressantes no PPGFCET em 2021 e 2022;
a. poderá ser admitido como bolsista de mestrado o pós-graduando que perceba remuneração bruta inferior ao valor da bolsa da respectiva modalidade, decorrente de vínculo funcional com a rede pública de ensino básico ou na área de saúde coletiva, desde que liberado integralmente da atividade profissional e, nesse último caso, esteja cursando a pós-graduação na respectiva área;
A pontuação referente a comprovação do desempenho acadêmico, item 2 IV, estão descritos no Anexo I deste Edital.
3.DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO/SOLICITAÇÃO DE BOLSA
O (a) candidato(a) ao se inscrever declara estar ciente e concordar com as disposições do edital.
4.DO PROCESSO DE SELEÇÃO
5.CRONOGRAMA
ETAPAS |
DATAS |
Lançamento do Edital |
14/03/2022 |
Inscrições |
14/03/2022 a 20/03/2022 |
Divulgação da Homologação das Inscrições |
23/03/2022 |
Prazo para Recurso das Homologações das Inscrições |
25/03/2022 |
Publicação do Resultado das bolsas |
29/03/2022 |
Prazo para Recurso |
30/03/2022 |
Publicação do Resultado Final |
01/04/2022 |
DIVULGAÇÃO DAS INDICAÇÕES DE BOLSISTAS EFETIVADAS E INTERPOSIÇÃO DE RECURSO
A divulgação do resultado final do processo de seleção de bolsas será no site do PPGFCET (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgfcet/editais). A interposição de recurso deve ser feita por manifestação via e-mail fcet-ct@utfpr.edu.br até as 18 horas das datas previstas no item 5 deste Edital.
7.DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Bolsas, com consulta direta ao Colegiado do PPGFCET.
Para anexos use a seção a seguir:
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) TAMARA SIMONE VAN KAICK, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 11/03/2022, às 15:41, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 11/03/2022, às 17:16, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A), em (at) 11/03/2022, às 18:48, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2596222 e o código CRC (and the CRC code) 51BFFF6D. |
ANEXO I
TABELA COM A PONTUAÇÃO DE DESEMPENHO ACADÊMICO NO PPGFCET
ATIVIDADE |
PONTUAÇÃO |
Créditos homologados no histórico |
01 ponto por crédito já homologado |
Publicação de Artigo (ou no prelo) em periódico com Qualis na Área de Ensino, vigente no ato da solicitação da bolsa, em estrato A do WebQualis Capes, em que constem o nome do pós-graduando, nome do orientador e o nome da UTFPR. |
02 pontos por publicação |
Publicação de Artigo (ou no prelo) em periódico com Qualis na Área de Ensino, vigente no ato da solicitação da bolsa, em estrato A do WebQualis Capes, em que constem o nome do pós-graduando, nome do orientador e o nome da UTFPR. |
01 ponto por publicação |
Participação em comissões do PPGFCET. |
02 pontos por comissão |
Participação em Grupos de Pesquisa da Área de Ensino ou Educação homologados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. |
01 ponto para no mínimo um ano de participação enquanto discente do PPGFCET (atestado pelo líder do grupo). |
ANEXO II
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS DE MESTRADO PROFISSIONAL A BOLSA AUXÍLIO - 2022
Aluno(a): Orientador(a):
Ano de Ingresso no PPGFCET:
Linha:
( ) Práticas Pedagógicas e Formação de Professores de Ciências e Matemática; ( ) Educação Matemática;
( ) Mediações por TIC no Ensino de Ciências e Matemática; ( ) Relações CTSA no Ensino de Ciências
Nível: Mestrado
Obs:
As informações aqui prestadas devem estar em conformidade com o declarado em seu Currículo Lattes, que deve estar atualizado.
Indique o link de acesso ao seu Lattes:
Quando for o caso, indique o link do grupo de pesquisa do CNPq que você possui vínculo:
( ) integralmente ( ) parcialmente
( ) outra. Descreva:
nome da Empresa: __________________________________________ telefone: ( )
Data de admissão: / /__
período em que trabalha:
total de horas semanais: ____________________
nome da Escola/Instituição:____________________________ telefone: ( )
Data de admissão: / / __
período em que trabalha:
total de horas semanais:
Independentemente de conseguir bolsa, durante o curso, em relação ao seu serviço, você terá:
( ) pedirá demissão do emprego
( ) pedirá afastamento sem remuneração
( ) outra decisão (especifique):
Rede de Ensino: ( ) Estadual; ( ) Municipal; ( ) Particular; ( ) Federal.
Instituição(ões): Níveis da Educação Básica:
( ) Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano); ( ) Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano); ( ) Ensino Médio
Você desempenha Função de:
( ) Docente ( ) Direção ( ) Pedagogia ( ) Outra
Sua carga horária semanal total é de _______horas-aula ou ________horas de atividades administrativas.
Seu/s contrato/s de trabalho é/são de:
( ) 20 h; ( ) 40 h; ( ) 60 h; ( ) outro tipo (especifique) __________ ( ) além do meu contrato também atendo ___________________horas de aulas extraordinárias.
B) Educação Superior
Rede de Ensino: ( ) Estadual; ( ) Municipal; ( ) Particular; ( ) Federal
Instituição(ões):
Função: ( ) Docente ( ) Direção ( ) Pedagogia ( ) Outra
Especifique o tipo de contrato de trabalho que você tem nessa/s instituição/ões:
Sua carga horária semanal total é de__________ aulas ou ______horas de atividades administrativas.
Você tem outros vínculos profissionais? ( ) Não
( ) Sim. Qual? Instituição(ões) com a qual mantém vínculo: Endereço:
É profissional liberal? ( ) Não; ( ) Sim
Cargo ou função: _________________________________________________________________
Carga horária semanal: Qual atividade? _____________________
Renda: R$ (descreva de forma sintética)?
Natureza do trabalho:
Qual atividade (descreva sumariamente):
Renda mensal (média): R$
Sim ( ) Indique agência e Conta corrente
Não ( )
Esteja ciente que é obrigatório abrir uma conta corrente no Banco do Brasil conforme o prazo estipulado no edital.
Declaro que as informações acima descritas são verdadeiras.
Curitiba, ______ /_____/
Assinatura digital (Assinador GOV.BR ou Autentique):
ANEXO III
TERMO DE COMPROMISSO
Declaro, para os devidos fins, que eu,_________________________________________________, CPF________________________________ nacionalidade________________________________, profissão____________________________, residente à (Rua/Av.)__________________________________________________, nº___________________, Bairro_________________________, Cidade________________,aluno(a) devidamente matriculado(a) no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, sob o número de matrícula_______ , em nível de Mestrado, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, tenho ciência das obrigações inerentes à qualidade de bolsista e, nesse sentido, COMPROMETO-ME a respeitar as seguintes cláusulas:
a) poderá ser admitido como bolsista de mestrado o pós-graduando que perceba remuneração bruta inferior ao valor da bolsa da respectiva modalidade, decorrente de vínculo funcional com a rede pública de ensino básico ou na área de saúde coletiva, desde que liberado integralmente da atividade profissional e, nesse último caso, esteja cursando a pós-graduação na respectiva área;
A inobservância dos requisitos citados acima, e/ou se praticada qualquer fraude pelo(a) bolsista, implicará(ão) no cancelamento da bolsa, com a restituição integral e imediata dos recursos, de acordo com os índices previstos em lei competente.
Assinatura do(a) beneficiário(a) de bolsa (Assinador GOV.BR ou Autentique):
Curitiba, de de 2022
__________________________________________
Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação
Tamara Simone van Kaick
__________________________________________
Representante da comissão de Bolsas
João Amadeus Pereira Alves
Referência: Processo nº 23064.052620/2021-18 | SEI nº 2596222 |