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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA COORD.PROG.POS-GRAD.ENG. MEC.E MATER.-CT |
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EDITAL PPGEM-CT 02/2022- SELEÇÃO MESTRADO 2022-2
(PARA INGRESSO NO SEGUNDO PERÍODO LETIVO DE 2022)
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais do campus Curitiba (PPGEM-CT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), vem através do presente edital tornar pública a disponibilidade de vagas para o ingresso no Curso de Mestrado para o segundo quadrimestre letivo de 2022.
Obs.: Este edital não se refere e não alocará bolsas de estudos aos aprovados. A distribuição de bolsas segue edital específico.
1. DO NÚMERO DE VAGAS
Este processo de seleção visa o preenchimento de até vinte (20) vagas para o segundo quadrimestre letivo de 2022 no curso de mestrado do PPGEM-CT.
Parágrafo Único: Serão disponibilizadas 20% das vagas para servidores públicos de Instituições Públicas de Ensino Superior, segundo Resolução 079/12-COPPG, sendo que o candidato servidor deverá se submeter igualmente a todas as regras do processo seletivo definidas neste edital de seleção.
2. SÍTIO ELETRÔNICO OFICIAL DO PPGEM-CT
Website do Programa: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct
3. DA CANDIDATURA
O ingresso de candidatos no programa de mestrado será realizado de acordo com as datas do processo de seleção, constante na Seção 13 deste Edital. A matrícula no curso é realizada pelo candidato após aprovação neste processo seletivo e conforme calendário divulgado no site do Programa. Para se candidatar a uma vaga no curso de mestrado do PPGEM-CT, o candidato deve possuir graduação de nível superior em curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). No caso de alunos formandos, estes devem apresentar a declaração de provável formando (emitida pelo Departamento de Registros Acadêmicos - ou órgão similar da respectiva universidade) ou declaração equivalente.
Salienta-se que, no ato da matrícula, o candidato deverá comprovar, junto à secretaria e à coordenação do PPGEM-CT, que finalizou o curso de ensino superior (graduação).
O presente edital não contempla os casos de ex-alunos do PPGEM-CT que desejam realizar, por quaisquer motivos, o processo de "reingresso" no Programa. Nesses casos, o aluno deverá se informar diretamente junto à coordenação do PPGEM-CT, conforme RESOLUÇÃO NORMATIVA 05/2018 – EXIGÊNCIAS PARA O REINGRESSO NO PPGEM-CT, publicada na Página do PPGEM-CT - Regulamentos e Normas PPGEM-CT, disponível no link:
Ao se inscrever para a seleção o candidato declara conhecer e concordar com os termos deste Edital.
4. DO PROCESSO
1. Inscrições: envio integral da documentação exigida no ato da inscrição conforme descrito na Seção 5 - item II deste edital para o endereço de e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br, exclusivamente dentro do período de inscrição discriminado na Seção 13.
2. Análise das candidaturas pela Comissão de Seleção do PPGEM-CT.
3. Divulgação das inscrições homologadas e não homologadas: somente serão homologadas as inscrições em que constem todos os documentos exigidos no ato da inscrição conforme descrito na Seção 5 – Item II. A homologação da inscrição não implica em aprovação no processo de seleção. A divulgação é feita na página de internet do PPGEM-CT.
4. Divulgação da lista dos aprovados e reprovados (caberá recurso endereçado à coordenação do PPGEM-CT para o e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br até a data prevista na Seção 13 deste edital).
5. Análise dos recursos.
6. Divulgação do resultado dos recursos (até a data prevista na Seção 13 deste edital).
7. Matrícula dos candidatos aprovados (conforme calendário do PPGEM-CT para o ano de 2022)
5. DA INSCRIÇÃO
As inscrições deverão ser realizadas de acordo com o período referente ao Item 1 disposto na Tabela 2 – Datas do processo de seleção, constante na Seção 13 deste edital.
O processo de inscrição compreende o preenchimento on-line da ficha de inscrição, que deverá ter seus campos totalmente preenchidos, e o envio da documentação exigida no ato da inscrição conforme descrito nesta seção e a proposta de projeto de pesquisa, exclusivamente dentro do período de inscrição discriminado na Seção 13.
O processo de seleção ocorrerá nos seguintes termos:
I. Preenchimento da ficha de inscrição on-line, disponível em:
II. Entrega da documentação das inscrições:
Envio de todos os documentos via e-mail, para o endereço: ppgem-ct@utfpr.edu.br, respeitando o período de inscrição disposto na Tabela 2 – Datas do processo de seleção, constante na Seção 13.
A documentação a ser enviada deve estar obrigatoriamente em formato PDF e é descrita a seguir:
1. Cópia digital da ficha de inscrição gerada no preenchimento on-line:
2. Uma (1) cópia digitalizada do documento de identidade civil.
3. Uma (1) cópia digitalizada do CPF ou, se estrangeiro sem CPF, páginas do passaporte onde contém a foto e o número do passaporte.
4. Uma (1) cópia digitalizada do Diploma de Graduação ou Declaração de Provável Formando.
a) Para graduação no Brasil, o candidato poderá apresentar, no ato da matrícula, comprovante de diploma em trâmite, sendo-lhe concedidos 12 meses para a apresentação do diploma. O não cumprimento da apresentação do diploma no prazo estabelecido sujeita o candidato à perda da vaga.
b) Para graduação no exterior, o candidato deve apresentar, no ato da matrícula, o diploma com visto do Consulado Brasileiro sediado no país onde o mesmo foi expedido. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir, para os diplomas emitidos na França não é exigida tal formalidade e para os diplomas emitidos na Argentina exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina."
c) Para diplomas emitidos no exterior, cujo idioma não seja Português, Inglês ou Espanhol, é necessário, no ato da matrícula, a apresentação de tradução juramentada do diploma de graduação emitido no exterior.
5. Uma (1) cópia digitalizada do Histórico Escolar do Curso de Graduação.
O candidato deverá enviar histórico que contenha o coeficiente de rendimento médio obtido no curso e número total de horas.
6. Uma (1) cópia digital ou preenchida manualmente e digitalizada da planilha de pontuação (Anexo I) com documentos comprobatórios.
A planilha deverá vir acompanhada de cópias dos documentos comprobatórios.
A planilha deverá ser preenchida pelo candidato e a pontuação correspondente será validada após análise da Comissão de Seleção do PPGEM-CT, com base na comprovação de cada um dos critérios contidos na mesma.
7. Uma (1) cópia digital do currículo (preferencialmente Currículo Lattes).
O modelo de currículo disponibilizado pelo PPGEM-CT poderá ser substituído pelo Curriculum Lattes (http://lattes.cnpq.br/). Não serão aceitos outros modelos de currículos.
O PPGEM-CT disponibiliza modelo de currículo em:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct/documentos/formularios/selecao
8. Uma (1) via digital da proposta de projeto de pesquisa (plano de trabalho).
A proposta do projeto de pesquisa/plano de trabalho deverá ser apresentada segundo modelo disponível em:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct/documentos/formularios/selecao
9. Duas (2) Cartas de Recomendação conforme modelo disponibilizado no site do PPGEM-CT.
Deverão ser enviadas duas (2) cartas de recomendação expedidas há, no máximo, seis meses, de professores ou pesquisadores, preferencialmente com o título de doutor. As cartas deverão ser devidamente preenchidas, assinadas e enviadas diretamente pelos recomendantes para o e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br.
O modelo de carta de recomendação (obrigatório) está disponível em: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct/documentos/formularios/selecao
Observações sobre a inscrição:
1. No caso de falta de documentação, o processo não será homologado e o(a) candidato(a) será eliminado(a) do processo de seleção.
2. O resultado da homologação será publicado na página do PPGEM-CT conforme data informada na Tabela 2 – Datas do processo de seleção, constante na Seção 13.
INFORMAÇÕES PARA ENVIO DOS DOCUMENTOS:
i) O candidato deverá enviar três (3) arquivos, todos obrigatoriamente em formato PDF, conforme descrito abaixo:
- Arquivo 1: itens 1 a 5 (arquivo único com os documentos em ordem, conforme listados nesses itens);
- Arquivo 2: itens 6 e 7 (arquivo único com os documentos em ordem, conforme listados nesses itens);
- Arquivo 3: item 8 (arquivo único com a Proposta de Pesquisa/Plano de Trabalho);
ii) ao final do preenchimento da ficha on-line (item 1) deverá ser gerado um arquivo em formato PDF. Deve-se adicionar a este PDF os documentos dos itens 2 a 5 para compor o Arquivo 1.
Lembrar, na Etapa 1 do preenchimento desta ficha, de selecionar 2022 como ano de início do curso;
iii) As comprovações dos coeficientes de rendimento da graduação e do mestrado são feitas mediante apresentação dos históricos escolares;
iv) No item 6 só deverão ser incluídos comprovantes que estejam listados na planilha de pontuação. Para comprovar a publicação de artigo em periódico e em anais de congresso deverá ser apresentada cópia da primeira página do artigo. As demais atividades deverão ser comprovadas por histórico, certificado, declarações, conforme for o caso.
v) Somente serão pontuados os itens listados na planilha – Anexo I, que estejam devidamente comprovados. Informações incluídas na planilha de pontuação, mas não comprovadas, serão desconsideradas;
vi) A planilha de pontuação (Anexo I) poderá ser preenchida a mão e digitalizada em formato PDF, devendo, entretanto, ser legível;
vii) O tamanho total dos três arquivos não poderá exceder 14 Mb;
viii) O assunto do e-mail deverá ser, obrigatoriamente: "Seleção Mestrado 2022-2/PPGEM-CT NOME DO CANDIDATO".
6. DA PROPOSTA DE PROJETO DE PESQUISA
O candidato deverá apresentar Proposta de Projeto de Pesquisa que demonstre vínculo com os Projetos de Pesquisa em andamento no PPGEM-CT, sob pena de eliminação do processo seletivo. Recomenda-se que o candidato entre com contato com um possível professor orientador para maiores esclarecimentos e aconselhamentos no que diz respeito à elaboração da Proposta de Projeto de Pesquisa (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct/area-academica/docentes).
Observações para definição das Propostas de Projetos de Pesquisa:
1. Acessar a homepage do PPGEM-CT: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct;
2. Identificar a Área de Concentração de interesse;
3. Examinar a Linha de Pesquisa escolhida e os Projetos de Pesquisa vinculados.
As Áreas de Concentração e respectivas Linhas de Pesquisa do PPGEM-CT podem ser encontradas no link:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct/sobre
7. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
1. Histórico escolar da graduação (peso 0,5/1,0): coeficiente de rendimento médio do candidato e carga horária do curso de graduação (4.000 h é o máximo contabilizado para a carga horária de um curso de graduação);
2. Análise curricular (peso 0,3/1,0), considerando:
a) Tempo de participação em projetos de iniciação científica;
b) Tempo de monitoria;
c) Tempo de intercâmbio no exterior;
d) Dupla diplomação;
e) Publicações de artigos completos ou resumos em anais de congressos e periódicos;
f) Patentes e depósitos de patentes;
g) Cursos de especialização (pós-graduação latu sensu) na área de interesse com carga horária igual ou superior a 300 h;
3. Número de créditos e conceito (ou nota) obtido pelo aluno em disciplinas cursadas em curso de pós-graduação (stricto sensu) na área de interesse (peso 0,1/1,0);
4. Cartas de recomendação (peso 0,05/1,0);
5. Proposta de projeto de pesquisa (peso 0,05/1,0).
Os pesos desses itens apresentam-se na Tabela 1 e as pontuações absolutas estão detalhadas na planilha do Anexo I.
Tabela 1 – Pesos para análise curricular.
Item |
Peso |
1. Histórico escolar da graduação |
0,50 |
2. Currículo |
0,30 |
3. Disciplinas cursadas em curso de pós-graduação stricto sensu |
0,10 |
4. Cartas de recomendação |
0,05 |
5. Proposta de projeto de pesquisa |
0,05 |
Em caso de empate entre candidatos, estes serão classificados de acordo com o maior Coeficiente de Rendimento no curso de graduação. Caso permaneça o empate, será melhor classificado o candidato com o menor interstício entre as datas de colação de grau na graduação e desta candidatura.
Os candidatos que receberem nota inferior a 60 (na escala de 0 a 100) na proposta de projeto de pesquisa estarão automaticamente desclassificados.
Nota de corte: os candidatos que não atingirem nota final geral igual ou superior a 35 estarão automaticamente eliminados do processo.
8. DOS RESULTADOS
A lista com os nomes dos candidatos aprovados para ingressar como alunos regulares nos cursos de Mestrado Stricto Sensu ofertados pelo PPGEM-CT será publicada no portal do PPGEM-CT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct) até a data referente ao Item 3 disposto na Tabela 2– Datas do processo de seleção, constante na Seção 13.
Pedidos de recursos serão aceitos impreterivelmente via e-mail, respeitando a data referente à Seção 4, disposto na Tabela 2 – Datas do processo de seleção, constante na Seção 13.
Os resultados dos mesmos serão publicados na página do PPGEM-CT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct) até a data referente ao Item 5 apresentado na Tabela 2 – Datas do processo de seleção, constante na Seção 13.
9. DA MATRÍCULA
O período de matrícula no curso (para candidatos aprovados) e início das aulas será divulgado no site do PPGEM-CT.
10. DOS CASOS OMISSOS
Os casos omissos neste Edital serão decididos pelo Colegiado do PPGEM-CT da UTFPR.
11. PUBLICAÇÃO
Este edital será publicado na página do PPGEM-CT:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct.
12. DAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS E DISPOSIÇÕES GERAIS
Ao se inscrever o candidato declara ter ciência e aceitar o constante neste Edital. Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
13. DATAS IMPORTANTES
As datas referentes a este edital são informadas na Tabela 2.
Tabela 2 – Datas do processo de seleção.
Item |
Períodos/Datas |
1. Período de inscrição e envio da documentação, descrita na Seção 5, para o e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br |
De 16/03/2022 a 16/04/2022 |
2. Data limite para divulgação das inscrições homologadas* |
29/04/2022 |
3. Data limite para divulgação da relação de candidatos aprovados no processo seletivo deste edital |
03/05/2022 |
4. Data limite para enviar pedidos de recursos (relacionados ao processo seletivo deste edital) pelo email: ppgem-ct@utfpr.edu.br |
05/05/2022 |
5. Data limite para divulgação dos resultados dos pedidos de recursos relacionados ao processo seletivo deste edital |
09/05/2022 |
6. Datas de matrícula no curso** e início das aulas no período letivo 2022-2 |
Conforme calendário (disponível no site do PPGEM-CT) - Matrícula no curso: de 10 a 13/05/2022; - Requerimento de matrícula em disciplinas: de 18 a 20/05/2022 - Início das aulas do período letivo 2022-2: 01/06/2022 |
*Inscrição homologada indica a entrega de toda a documentação e não necessariamente a aprovação no processo seletivo.
**Na matrícula no curso (para os aprovados), nova documentação deverá ser entregue, a ser informada quando da divulgação dos resultados.
Nota: É vedada a matrícula concomitante no mesmo curso ou em cursos diferentes, em uma ou mais instituições públicas de ensino superior, em todo o território nacional, conforme a Lei 12.089 de 11 de novembro de 2009.
Curitiba, 14 de março de 2022.
MARCO ANTÔNIO LUERSEN - Coordenador do PPGEM-CT
MÁRCIO MAFRA - Presidente da Comissão Permanente de Seleção do PPGEM-CT
ROSSANA APARECIDA FINAU - Diretora Geral do Campus Curitiba da UTFPR
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCIO MAFRA, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 14/03/2022, às 11:56, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCO ANTONIO LUERSEN, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 14/03/2022, às 14:24, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 14/03/2022, às 17:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2598772 e o código CRC (and the CRC code) 9CA9301B. |
Referência: Processo nº 23064.036339/2021-38 | SEI nº 2598772 |