Boletim de Serviço Eletrônico em 29/03/2022

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS DOIS VIZINHOS
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS DOIS VIZINHOS
DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-DV
SECRETARIA DE BACHARELADO E LICENCIATURAS-DV
COORDENACAO DO CURSO DE AGRONOMIA - DV

 

Instrução Normativa COAGR-DV/UTFPR nº 1, de  29 de março de 2022 

 

  

Dispõe sobre as normas complementares para operacionalização do componente curricular de trabalho de conclusão de curso no Curso de Agronomia da UTFPR-DV.

 

O COLEGIADO DO CURSO DE AGRONOMIA, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS DOIS VIZINHOS, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e:

 

Considerando o disposto no Decreto nº 10.139, de 28 de novembro de 2019, que dispõe sobre a revisão e a consolidação dos atos normativos inferiores a decreto;

Considerando o Decreto nº 9.191, de 1º de novembro de 2017, que estabelece normas para a elaboração, redação alteração, consolidação e encaminhamento de propostas de atos normativos;

Considerando o Regimento Geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, aprovado pela Deliberação COUNI nº 7/2009 e alterado pelas Deliberações COUNI nº 4/2017, nº 14/2017, nº 21/2017, nº 11/2018 e nº 36/2018;

Considerando o Regimento dos Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, aprovado pela Deliberação COUNI nº 10/2009 e alterado pelas Deliberações COUNI nº 4/2017, nº 14/2017 e nº 21/2017;

Considerando o Regulamento do Colegiado de Curso de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, aprovado pela Resolução COGEP nº 103/2019;

Considerando o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Para os Cursos de Graduação da UTFPR, aprovado pela Resolução COGEP nº 18/2018 e;

Considerando o que consta no processo SEI nº 23064.054864/2021-35.

 

RESOLVE:

 

Aprovar a Instrução Normativa do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Agronomia da UTFPR Campus Dois Vizinhos.

 

 

CAPÍTULO I

DAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS

 

Art. 1º Este documento tem como objetivo estabelecer os procedimentos de informação, orientação, assistência, execução e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Agronomia.

 

Art. 2º O desenvolvimento do TCC no curso de Agronomia da UTFPR Campus Dois Vizinhos deverá obedecer ao disposto nos atos normativos vigentes da instituição, neste documento e nos respectivos planos de ensino, respeitando-se o Projeto Pedagógico do Curso.

 

 

CAPÍTULO II

DAS ATRIBUIÇÕES

 

Art. 3º A estrutura organizacional do TCC envolve:

I - professor(es) responsável(is) pelo TCC 1 e TCC 2;

II - professor orientador;

III - professor co-orientador (opcional) e;

IV - estudante do curso.

 

Art. 4º Além das atividades previstas no Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da UTFPR vigente ou ato normativo que venha a substituí-lo, compete ao(s) professor(es) responsável(is) pelo TCC 1 e 2:

I - coordenar, acompanhar e supervisionar todas as atividades do TCC no âmbito do colegiado do curso de Agronomia;

II - definir em conjunto com o coordenador do Curso os cronogramas das atividades de TCC 1 e TCC 2 e divulgá-los aos estudantes;

III - providenciar a estrutura logística para o andamento da unidade curricular e a documentação oficial, incluindo declarações.

IV - avaliar os requisitos mínimos de formatação, coerência e área do TCC conforme disposto no art. 15 deste documento;

V - dar encaminhamento aos documentos do TCC segundo as orientações estabelecidas pela instituição e;

VI - receber e sugerir mudanças neste documento.

 

Art. 5º Além das atividades previstas no Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da UTFPR vigente ou ato normativo que venha a substituí-lo, compete ao professor orientador:

I - orientar e avaliar o desenvolvimento do TCC;

II - preencher e encaminhar os documentos previstos neste documento;

III - verificar se o projeto e a monografia de TCC estão de acordo com as normas técnicas para elaboração do TCC e metodologia científica e;

IV - encaminhar ao professor(es) responsável(is) pelo TCC 1 e TCC 2 a solicitação de providências acadêmicas, administrativas e/ou disciplinares que se fizerem necessárias, por conta do desenvolvimento das atividades do estudante sob a sua orientação.

 

Art. 6º Cada TCC poderá ter no máximo um co-orientador, indicado pelo professor orientador.

§1º Poderá ser co-orientador servidores técnicos administrativos da UTFPR, docente ou profissional de nível superior da área do conhecimento a ser explorada no TCC.

§2º Caberá ao co-orientador auxiliar na orientação do trabalho, a critério do professor orientador.

§3º O co-orientador não responderá às cobranças regimentais do TCC.

§4º O co-orientador receberá uma declaração emitida pela Coordenação do Curso e pelo professor(es) responsável(is) pelo TCC 2 quando da conclusão do TCC.

 

Art. 7º Além das atividades previstas no Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da UTFPR vigente ou ato normativo que venha a substituí-lo, compete ao estudante:

I - manifestar a escolha do professor orientador de seu projeto de TCC;

II - escolher em conjunto com o professor orientador o tema de realização do TCC dentre das atribuições do profissional de Agronomia;

III - planejar e executar o TCC, sob orientação e dentro dos prazos estipulados no cronograma pelo(s)professor(es) responsável(is) pelo TCC;

IV - zelar pelos materiais e instalações utilizados;

V - obedecer ao regulamento e hierarquia da instituição, acatando as decisões e respeitando as necessidades de manutenção de sigilo sobre assuntos profissionais;

VI - informar imediatamente ao(s) professor(es) responsável(is) pelo TCC de qualquer fato e/ou dificuldade na condução do trabalho que possa resultar no cancelamento do mesmo e;

VII - apresentar a monografia de TCC à banca examinadora em data e local determinados de acordo com o cronograma estabelecido.

 

 

CAPÍTULO III

DO FUNCIONAMENTO

 

SEÇÃO I

Do Funcionamento Geral

 

Art. 8º Não haverá limite de orientados por professor orientador para TCC.

§1º O professor orientador não poderá orientar quando, por motivos de saúde ou administrativos, não estiver presente em mais de 50% das atividades do TCC, comunicando ao(s) professor(es) responsável(is) pelo TCC tal condição.

§2º O(s) professor(es) responsável(is) pelo TCC acompanhará(ão) o número de orientados por professor orientador, podendo encaminhar o assunto ao colegiado caso ocorra muita disparidade entre professores com muitos orientados e professores sem orientados na Coordenação do Curso de Agronomia.

 

Art. 9º O TCC deverá preferencialmente ser desenvolvido individualmente.

Parágrafo único. Caso o TCC seja desenvolvido em equipe, caberá aos interessados solicitar ao Colegiado do Curso a análise e a aprovação, considerando a complexidade e a dimensão do mesmo.

 

Art. 10. A proposta de projeto de TCC não poderá ser cópia de projetos aprovados em órgãos de fomento ou que foram submetidos para tal, incluindo editais para bolsa, salvo quando o estudante é o proponente.

 

Art. 11. O TCC 2 deverá seguir o projeto aprovado em TCC 1.

§1º Uma lista com os projetos aprovados em TCC 1 deverá ser repassada pelo professor responsável pelo TCC 1 ao professor responsável pelo TCC 2 no início de cada semestre, para registro.

§2º A mudança de tema no TCC 2 deverá ser informada ao professor responsável, juntamente com a justificativa, que deliberará sobre o assunto, consultando o Colegiado do Curso, quando pertinente.

 

Art. 12. Publicações já realizadas pelo estudante em periódicos científicos com corpo editorial, desde que seja o autor principal, poderão ser utilizadas para compor a monografia de TCC. Se o estudante não for o autor principal, o trabalho deverá ser complementado com novas análises e/ou coleta de dados.

Parágrafo único. O estudante poderá utilizar dados coletados de trabalhos de iniciação científica para compor o TCC, desde que não tenham sido empregados anteriormente.

 

Art. 13. Dados coletados durante a realização do estágio curricular obrigatório não poderão ser utilizados para compor o TCC.

 

Art. 14. A orientação do TCC será exercida, preferencialmente, por professor lotado na COAGR-DV, podendo ser de outra coordenação de curso do Campus Dois Vizinhos, desde que o tema do projeto de TCC esteja relacionado com as atribuições do profissional da Agronomia.

Parágrafo único. A avaliação de aderência do tema será realizada pelo professor responsável pelo TCC 1, o qual solicitará apoio do colegiado quando julgar necessário.

 

Art. 15. Orientações à distância poderão ser desenvolvidas nos casos em que o estudante estiver desenvolvendo o TCC fora da instituição, porém, a banca de defesa deverá ocorrer preferencialmente de forma presencial e o professor orientador ser do Campus Dois Vizinhos da UTFPR.

 

Art. 16. A estrutura do projeto e da monografia de TCC deverão obedecer aos padrões estabelecidos pela UTFPR para apresentação de trabalhos acadêmicos.

 

 

SEÇÃO II

Do Funcionamento de TCC 1

 

Art. 17. Os seguintes documentos serão produzidos em TCC 1 e entregues conforme cronograma estabelecido pelo professor responsável pelo TCC 1 e coordenação do Curso:

I - relatório simplificado de orientação (Anexo I);

II - carta de entrega de documentos para defesa e anuência do professor orientador (Anexo II);

III - termo de correção da versão final do TCC 1 (Anexo III);

IV - ficha de avaliação de TCC 1 (Anexo IV);

V - ata de avaliação do projeto de TCC (Anexo VI);

VI - proposta de projeto de TCC, a ser submetido a banca avaliadora;

VII - projeto de TCC, aprovado pela banca avaliadora e;

VIII - outros documentos previstos em orientações/regulamentações vigentes para o TCC, a serem exigidos pelo professor responsável pelo TCC 1.

 

Art. 18. O professor responsável pelo TCC 1 verificará a aderência do tema da proposta de projeto de TCC a área de atuação do profissional de Agronomia, solicitando apoio do colegiado quando julgar necessário.

 

Art. 19. A avaliação da proposta de projeto de TCC será realizada por banca examinadora composta por 03 (três) membros, sendo presidida pelo professor orientador, e por mais dois profissionais da área de conhecimento do projeto, sendo um deles obrigatoriamente docente.

§1º A indicação dos membros será realizada previamente pelo professor orientador em conjunto com o estudante e será homologada pelo professor responsável pelo TCC 1.

§2º É facultada a indicação de membro suplente.

 

Art. 20. O estudante entregará 03 (três) vias impressas ou a versão digital da proposta de projeto de TCC e uma via impressa da carta de entrega de documentos para defesa e anuência do professor orientador (Anexo II) com indicação obrigatória dos membros da banca ao professor responsável pelo TCC 1, conforme cronograma estabelecido e previamente divulgado.

§1º A proposta de projeto de TCC a ser enviada para a banca examinadora deve ter sido avaliada pelo professor orientador quanto a estrutura e normas vigentes.

§2º O professor responsável pelo TCC 1 poderá solicitar correções da estrutura e normas ao estudante e professor orientador antes de submissão a banca avaliadora.

§3º No caso de atraso na entrega da proposta de projeto, o estudante deverá encaminhar uma justificativa, que será analisada pelo professor responsável pelo TCC 1, o qual poderá deferir ou não a solicitação e, em caso de indeferimento, o estudante será considerado reprovado na disciplina de TCC 1.

 

Art 21. A banca examinadora realizará a avaliação da proposta de projeto de TCC em evento com apresentação oral, seguindo os critérios estabelecidos no Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da UTFPR vigente ou ato normativo que venha a substituí-lo e neste documento.

§1º Alternativamente, a banca poderá avaliar a proposta de projeto de TCC por escrito.

§2º Caso a avaliação seja realizada conforme previsto no §1º, caberá ao professor responsável pelo TCC 1 encaminhar a proposta de projeto de TCC à banca examinadora que retornará ao professor orientador e ao estudante as sugestões e ficha de avaliação de TCC 1 (Anexo IV).

 

Art 22. A apresentação oral poderá ocorrer na unidade curricular de TCC 1, na disciplina ministrada pelo professor orientador ou na disciplina de Introdução a Agronomia, sendo organizada como segue:

I – apresentação da proposta de projeto de TCC: realizada pela apresentação pelo estudante durante um mínimo de 15 (quinze) e um máximo de 20 (vinte) minutos, expondo sinteticamente os tópicos a serem desenvolvidos no trabalho;

II – arguição: cada membro de banca fará suas arguições, excetuando-se o presidente;

III – avaliação: ao término dos questionamentos efetuados ao estudante, a banca examinadora realizará a avaliação da proposta, cabendo ao presidente divulgar a média das avaliações e finalizar com suas considerações;

§1º O tempo máximo para a deliberação sobre a proposta de projeto de TCC será de 50 minutos.

§2º É de responsabilidade do professor orientador e estudante marcar data, horário, local e convocar a banca examinadora, comunicando o professor responsável pelo TCC 1 em até 15 dias antes da data da apresentação oral.

 

Art. 23. A avaliação da proposta de projeto de TCC ocorrerá com base nos critérios da ficha de avaliação de TCC 1 (Anexo IV), em função da qualidade da proposta, na apresentação oral (quando houver) e arguição (quando houver).

§ 1º O presidente da banca, quando orientador, não atribuirá nota.

§ 2º Caberá ao presidente da banca entregar as fichas de avaliação (Anexo IV) e a ata de avaliação do projeto de TCC (Anexo VI) assinada pelos membros da banca e estudante ao professor responsável pelo TCC 1.

§ 3º Quando uma nota atribuída por membro da banca for menor que 7 (sete) e a outra for diferente em mais de dois pontos e meio, a proposta de projeto de TCC poderá ser submetida a outro membro avaliador, a ser definido pelo professor responsável pelo TCC 1, julgando a área de conhecimento.

§ 4º A nota da banca examinadora comporá uma nota parcial em TCC 1 definida pelo professor responsável pelo TCC 1.

 

Art. 24. O projeto de TCC aprovado deverá ser entregue ao professor responsável pelo TCC 1, em meio digital (pdf), via e-mail, juntamente com o relatório simplificado de orientação (Anexo I), o termo de correção da versão final do TCC 1 (Anexo III), estes em meio físico, conforme cronograma previamente estabelecido para TCC 1.

§1º Deverão ser anexados ainda, demais documentos pertinentes previstos em orientações/regulamentações da instituição para TCC.

§2º No caso de atraso na entrega da versão final, o estudante deverá encaminhar uma justificativa, que será analisada pelo professor responsável pelo TCC 1, o qual poderá deferir ou não a solicitação e, em caso de indeferimento, o estudante será considerado reprovado em TCC 1.

 

Art. 25. Será considerado aprovado em TCC 1 o estudante que obtiver média final igual ou superior à prevista nos regulamentos da UTFPR, obtida a partir das notas atribuídas pela banca examinadora da proposta de projeto de TCC e das avaliações previstas pelo professor responsável pelo TCC 1 definidas no plano de ensino.

 

Art. 26. Caso necessário, o estudante poderá requerer uma nova a avaliação da proposta de projeto de TCC perante a banca examinadora e o professor responsável pelo TCC 1, desde que dentro do período letivo.

 

 

SEÇÃO III

Do Funcionamento de TCC 2

 

Art. 27. Os seguintes documentos serão produzidos em TCC 2 e entregues conforme cronograma estabelecido pelo professor responsável e Coordenação do Curso:

I - relatório simplificado de orientação (Anexo I);

II - carta de entrega de documentos para defesa e anuência do professor orientador (Anexo II);

III - termo de correção da versão final do TCC 2 (Anexo III);

IV - ficha de avaliação de TCC 2 (Anexo V);

V - ata de defesa de monografia de TCC (Anexo VII);

VI - comprovante de presença em defesa de monografia de TCC (Anexo VIII);

VII - monografia de TCC a ser submetida a banca examinadora;

VIII - monografia de TCC aprovada e;

IX - outros documentos previstos em orientações/regulamentações vigentes para o TCC, a serem exigidos pelo professor responsável pelo TCC 2.

 

Art. 28. A avaliação da monografia de TCC será realizada por banca examinadora composta por 03 (três) membros, sendo presidida pelo professor orientador, e por mais dois profissionais da área de conhecimento do TCC, sendo um deles obrigatoriamente docente.

§1º A indicação dos membros será realizada previamente pelo professor orientador em conjunto com o estudante e será homologada pelo professor responsável pelo TCC 2.

§2º É facultada a indicação de membro suplente.

 

Art. 29. O estudante entregará a monografia de TCC em formato digital para avaliação pela banca examinadora e uma via impressa da carta de entrega de documentos para defesa e anuência do professor orientador (Anexo II) com indicação obrigatória dos membros da banca ao professor responsável pelo TCC 2 conforme cronograma previamente estabelecido.

§1º A monografia de TCC a ser enviada para a banca examinadora deve ter sido avaliada pelo professor orientador quanto a estrutura e normas vigentes.

§2º O professor responsável poderá solicitar correções da estrutura e normas ao estudante e professor orientador antes de submissão a banca avaliadora.

§3º No caso de atraso na entrega da monografia, o estudante deverá encaminhar uma justificativa, que será analisada pelo professor responsável pelo TCC 2, o qual poderá deferir ou não a solicitação e, em caso de indeferimento, será considerado o descrito no art. 34.

 

Art. 30. A banca examinadora realizará a avaliação da monografia de TCC em evento público de defesa a ser divulgado pelo professor responsável pelo TCC 2 em conjunto com o estudante e professor orientador, sendo organizado como segue:

I – apresentação da monografia de TCC: realizada pela apresentação pelo estudante da monografia de TCC durante um mínimo de 15 (quinze) e um máximo de 20 (vinte) minutos, expondo sinteticamente os tópicos desenvolvidos no trabalho;

II – arguição: cada membro de banca fará suas arguições, excetuando-se o presidente;

III – avaliação: ao término dos questionamentos efetuados ao estudante, a banca examinadora realizará a avaliação da monografia, cabendo ao presidente divulgar a média das avaliações e finalizar com suas considerações.

§1º O tempo máximo para o evento público de defesa da monografia de TCC será de 50 minutos.

§2º É de responsabilidade do professor orientador e do estudante marcar data, horário, local e convocar a banca examinadora, comunicando o professor responsável pelo TCC 2 em até 15 dias antes da data da defesa.

 

Art. 31. A avaliação da monografia de TCC pela banca ocorrerá com base nos critérios da ficha de avaliação de TCC 2 (Anexo V), em função da qualidade da monografia de TCC, na apresentação oral e na arguição e defesa da monografia de TCC.

§1º O presidente da banca, quando orientador, não atribuirá nota.

§2º Caberá ao presidente da banca entregar as fichas de avaliação (Anexo V) e a ata de defesa de monografia de TCC (Anexo VII) assinada pelos membros da banca e estudante ao professor responsável pelo TCC 2, que lançará oportunamente o resultado final da avaliação.

 

Art. 32. A monografia de TCC aprovada e corrigida deverá ser entregue ao professor responsável pelo TCC 2, em meio digital (pdf) via e-mail, juntamente com o relatório simplificado de orientação (Anexo I) e o termo de correção da versão final do TCC 2 (Anexo III), estes em meio físico, conforme cronograma previamente estabelecido para TCC 2.

§1º Deverão ser anexados ainda, demais documentos pertinentes previstos em orientações/regulamentações da instituição para TCC.

§2º No caso de atraso na entrega da versão final, o estudante deverá encaminhar uma justificativa, que será analisada pelo professor responsável pelo TCC 2, o qual poderá deferir ou não a solicitação e, em caso de indeferimento, será considerado o descrito no art. 34.

 

Art. 33. Será considerado aprovado em TCC 2 o estudante que obtiver média final igual ou superior à prevista nos regulamentos da UTFPR, atribuída pela banca examinadora no evento público de defesa de TCC.

Parágrafo único. Para a finalização da atividade de TCC 2, o estudante deve comprovar que assistiu, no mínimo, duas defesas de monografia de TCC do Curso de Agronomia, por meio do comprovante de presença em defesa de monografia de TCC (Anexo VIII), que deverá ser entregue ao professor responsável pelo TCC 2 conforme cronograma previamente estabelecido.

 

Art. 34. No caso de indeferimentos previstos nos artigos 29 e 32, o estudante não terá sua nota lançada e permanecerá matriculado na disciplina, exigindo mais um período letivo para finalização, caso esteja matriculado pela primeira vez em TCC 2 ou será reprovado, caso esteja em sua segunda matrícula consecutiva em TCC 2.

 

Art. 35. Caso necessário, o estudante poderá requerer uma nova avaliação da monografia de TCC perante a banca examinadora e o professor responsável pelo TCC 2, desde que dentro do período letivo.

 

 

CAPÍTULO IV

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 36. Serão emitidas declarações ao professor orientador, professor co-orientador (quando houver) e aos membros da banca examinadora de TCC 2, conforme estabelecido nos documentos vigentes da instituição.

Parágrafo único. As declarações serão emitidas pelo professor responsável pelo TCC 2 e assinadas por este e pelo coordenador do Curso.

 

Art. 37. Quando da existência de dois professores responsáveis pelo TCC, o professor responsável pelo TCC 2 será o representante do TCC no colegiado do curso.

Parágrafo único. Na impossibilidade deste, fará parte do colegiado o professor responsável pelo TCC 1.

 

Art. 38. Cabe ao Colegiado do Curso de Agronomia da UTFPR Campus Dois Vizinhos a avaliação e a modificação deste documento, a qualquer tempo, por meio de solicitações justificadas de docente ou discente do curso, mediante apreciação prévia do(s) professor(es) responsável(is) pelo TCC e do coordenador do Curso.

 

Art. 39. A execução do TCC no Curso de Agronomia da UTFPR Campus Dois Vizinhos é de responsabilidade exclusiva do discente, sendo expressamente vedado qualquer tipo de terceirizações em sua elaboração.

Parágrafo único. Havendo comprovação de fraude, o estudante perderá automaticamente seus direitos sobre o TCC, reprovará em TCC e o fato será comunicado as instâncias pertinentes da instituição para que sejam tomadas as medidas disciplinares cabíveis.

 

Art. 40. São nulos, de pleno direito, os atos praticados com o intencional e inadvertido objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar preceitos contidos neste documento, quando não alicerçados em norma jurídica superior.

 

Art. 41. No caso de estudantes que venham transferidos de outras instituições, prevalecerá os atos normativos referentes a TCC da UTFPR.

 

Art. 42. Casos omissos neste documento serão tratados pela Coordenação do Curso, em conjunto com o(s) professor(es) responsável(is) pelo TCC e Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Campus, e quando necessário, pelo Colegiado do Curso.

 

Art. 43. Fica revogado o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Agronomia da UTFPR-DV anterior.

 

Art. 44. A presente Instrução Normativa será publicada em Boletim de Serviço Eletrônico da UTFPR e entra em vigor no dia útil seguinte a sua publicação.

 

 

 

 Almir Antonio Gnoatto

Coordenador  do Curso de Agronomia

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALMIR ANTONIO GNOATTO, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 29/03/2022, às 14:48, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2613858 e o código CRC (and the CRC code) AB0D22A2.



 

 

 

ANEXO I

RELATÓRIO SIMPLIFICADO DE ORIENTAÇÃO

 

Aluno:______________________________________________________________

Orientador: __________________________________________________________

Co-orientador (opcinal):_________________________________________________

Título do TCC:__________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Reuniões

Data

Assunto

Assinatura do estudante

Assinatura do orientador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Data: ____/____/_____

 

___________________________________________

Assinatura do estudante

 

________________________________________________

Assinatura do professor orientador

 

 

 

ANEXO II

CARTA DE ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA DEFESA E ANUÊNCIA DO ORIENTADOR

TCC 1 (    ) ou  TCC 2 (    )

 

Dois Vizinhos,_____de_________________de _______

 

De: ___________________________________________________________________

Para: _________________________________________________________________

Assunto: Encaminhamento de TCC 1 (    ) ou TCC 2 (    )

 

Encaminho ao professor responsável pelo TCC, para fins de aprovação junto à Coordenação do Curso de Agronomia o trabalho intitulado: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Como banca avaliadora, sugere-se os membros abaixo:

Membro 1: ___________________________________ Assinatura: ________________

Membro 2: ___________________________________ Assinatura: ________________

Suplente (opcional): ____________________________ Assinatura: ________________

 

Sendo o que tínhamos para o momento, desde já agradeço.

 

______________________________________

Assinatura do estudante

 

Concordância do professor orientador:

Estou ciente que o estudante acima nominado, que está sob minha orientação, está entregando documento relativo ao Trabalho de Conclusão de Curso, para fins de aprovação junto à Coordenação de Agronomia.

 

_____________________________________

Assinatura do professor orientador

 

 

 

ANEXO III

 

TERMO DE CORREÇÃO DA VERSÃO FINAL DO TCC 1 (   ) ou TCC 2 (   )

 

Estudante: _____________________________________________________________

Professor orientador: _____________________________________________________

 

            Prezado professor(a) _______________________________________________, responsável pelo TCC ___ do Curso de Agronomia da UTFPR Campus Dois Vizinhos. Viemos por meio deste, entregar a versão final do TCC ____, conforme prevê os atos normativos vigentes da UTFPR referentes ao TCC e declaramos que as modificações sugeridas na banca foram acatadas e levadas em consideração na presente versão.

 

Dois Vizinhos, _______ de ________________ de ________.

 

Assinatura do estudante

 

Assinatura do professor orientador

 

 

 

ANEXO IV

FICHA DE AVALIAÇÃO DE TCC 1

 

Estudante: ______________________________________________________________

Membro avaliador: _______________________________________________________

Avaliação da Proposta de Projeto de TCC 1

Nota

(0,0-10,0)

1. Normas de formatação, apresentação dos itens previstos para o projeto de TCC 1, referências bibliográficas atuais e adequadas com a temática e referenciadas corretamente.

 

2. Nível adequado de linguagem considerando concordâncias, regências, correção ortográfica e as características de um texto científico, como sequência lógica na exposição de ideias.

 

3. Relevância na área do curso (acadêmico, vínculo com o ambiente de atuação profissional previsto no perfil do egresso e abordagem inovadora).

 

4. Formulação clara dos objetivos, do problema e do conteúdo (se pertinente ao tema proposto e aos objetivos).

 

5 - Metodologia de trabalho e cronograma de execução bem definidos.

 

6. Exequibilidade e viabilidade.

 

Média aritmética – quesitos 1 a 6.

 

Avaliação da apresentação Oral do Projeto de TCC I (quando houver*)

7. Sequência, lógica e tempo da apresentação.

 

8. Explicitação do problema, da justificativa, dos objetivos e da metodologia do TCC de forma clara.

 

9. Recursos da apresentação.

 

10. Capacidade de síntese.

 

11. Linguagem e expressão.

 

12. Domínio do assunto, tanto na apresentação quanto na arguição.

 

Média aritmética - quesitos 7 a 12.

 

Média Final**

 

*Considere este campo na avaliação somente quando houver apresentação oral da proposta de projeto de TCC.

**Quando com apresentação oral considerar na média final 50% da nota a avaliação da Proposta de Projeto de TCC 1 (quesitos 1 a 6) e 50% da nota a avaliação da apresentação oral (quesitos 7 a 12). Quanto sem apresentação oral a nota será baseada apenas na avaliação da proposta de projeto de TCC 1 (quesitos de 1 a 6).

Comentários e sugestões: ____________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

Data: _____/_____/______            _________________________________________

       Assinatura do avaliador

 

 

 

ANEXO V

FICHA DE AVALIAÇÃO DE TCC 2

 

Estudante: _____________________________________________________________

Membro avaliador: _______________________________________________________

Avaliação da Monografia de TCC

Nota

(0,0-10,0)

1. Normas de formatação, apresentação dos itens previstos para a monografia de TCC.

 

2. Nível adequado de linguagem considerando concordâncias, regências, correção ortográfica e as características de um texto científico, como sequência lógica na exposição de ideias.

 

3. Sequência lógica na exposição de ideias.

 

4. Formulação clara dos objetivos, do problema e do conteúdo (se pertinente ao tema proposto e aos objetivos).

 

5. Metodologia adequada.

 

6. Resultados adequadamente apresentados.

 

7. Discussão pertinente aos objetivos e resultados obtidos.

 

8. Referências bibliográficas atuais e adequadas com a temática e referenciadas corretamente.

 

Avaliação da defesa pública da Monografia de TCC

-

9. Sequência e lógica da apresentação.

 

10. Explicitação dos objetivos, da metodologia, dos resultados e das discussão de forma clara..

 

11. Recursos da apresentação.

 

12. Capacidade de síntese.

 

13. Linguagem e expressão.

 

14 - Domínio do assunto.

 

15 - Pontualidade e uso adequado do tempo para apresentação.

 

16 - Arguição - interpretação e resposta aos questionamentos.

 

Média aritmética – quesitos 1 a 16.

 

 

Comentários e sugestões: ____________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

Data: _____/_____/______            _________________________________________

       Assinatura do avaliador

 

 

 

ANEXO VI

ATA DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC

 

A banca abaixo nominada, realizou a avaliação do Projeto de TCC do(a) estudante ______________________________________________________________________, intitulado ______________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________, como requisito parcial para aprovação na unidade curricular de TCC 1 do Curso de Agronomia da UTFPR Campus Dois Vizinhos.

 

Banca examinadora:

Prof. orientador (presidente): _______________________. Assinatura: _____________

Membro 1: _____________________________________ Assinatura: _____________

Membro 2: _____________________________________ Assinatura: _____________

 

A avaliação ocorreu mediante:

(     ) análise da proposta de projeto de TCC.

(     ) apresentação oral e arguição da proposta de projeto de TCC (    ), ocorrida em

____/____/_____, as ___:___ h.

 

Atribuindo a nota final igual a: _________________, conforme critérios do curso.

 

Observações:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Dois Vizinhos, ____/____/______.

 

A entrega do projeto corrigido e aprovado, deverá ser realizado até a data de ____/____/_____ ao professor orientador que será responsável pela verificação das eventuais modificações requeridas, repassando-o em seguida ao professor responsável pelo TCC 1.

 

 

___________________________________

Assinatura do estudante

 

 

 

ANEXO VII

ATA DE DEFESA DE MONOGRAFIA DE TCC

 

A banca abaixo nominada, realizou a avaliação da monografia de TCC do(a) estudante ______________________________________________________________________, intitulada ______________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________, como requisito parcial para aprovação na unidade curricular de TCC 2 do Curso de Agronomia da UTFPR Campus Dois Vizinhos.

 

Banca examinadora:

Prof. orientador (presidente): _______________________. Assinatura: _____________

Membro 1: _____________________________________ Assinatura: _____________

Membro 2: _____________________________________ Assinatura: _____________

 

A banca examinadora avaliou a monografia de TCC em evento público de defesa realizado em ____/____/_____, as ___:___ h e emitiu o parecer pela:

(      ) APROVAÇÃO SEM RESSALVAS ou;

(      ) APROVAÇÃO COM RESSALVAS, mediante correções indicadas pela banca

Examinadora ou;

(      ) REPROVAÇÃO,

 

Atribuindo a nota final igual a: _________________, conforme critérios do curso.

 

Observações:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Dois Vizinhos, ____/____/______.

 

A entrega da monografia corrigida e aprovada deverá ser realizado até a data de ____/____/_____ ao professor orientador que será responsável pela verificação das eventuais modificações requeridas, repassando-a em seguida ao professor responsável pelo TCC 2.

___________________________________

Assinatura do estudante

 

 

 

ANEXO VIII

COMPROVANTE DE PRESENÇA EM DEFESA DE MONOGRAFIA DE TCC

 

  1. Evento de defesa pública de monografia (TCC 2)

Estudante realizando a defesa de monografia de TCC:

_________________________________________________________________

Título da monografia de TCC.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Data: ____/____/_____

Hora: ____:____

 

Eu, prof. _________________________________________________, declaro que o estudante __________________________________________________, participou da defesa de monografia realizada conforme descrito acima.

 

________________________________________

Assinatura do presidente da banca.

  1. Evento de defesa pública de monografia (TCC 2)

Estudante realizando a defesa de monografia de TCC:

_________________________________________________________________

Título da monografia de TCC.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Data: ____/____/_____

Hora: ____:____

 

Eu, prof. _________________________________________________, declaro que o estudante __________________________________________________, participou da defesa de monografia realizada conforme descrito acima.

 

________________________________________

Assinatura do presidente da banca.

 


Referência: Processo nº 23064.054864/2021-35 SEI nº 2613858