Boletim de Serviço Eletrônico em 29/03/2022

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS DOIS VIZINHOS
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS DOIS VIZINHOS
DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-DV
SECRETARIA DE BACHARELADO E LICENCIATURAS-DV
COORDENACAO DO CURSO DE AGRONOMIA - DV

 

Instrução Normativa COAGR-DV/UTFPR nº 2, de  29 de março de 2022 

 

  

Dispõe sobre a operacionalização do componente curricular de atividades complementares no Curso de Agronomia da UTFPR-DV.

 

O COLEGIADO DO CURSO DE AGRONOMIA, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS DOIS VIZINHOS, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e:

 

Considerando o disposto no Decreto nº 10.139, de 28 de novembro de 2019, que dispõe sobre a revisão e a consolidação dos atos normativos inferiores a decreto;

Considerando o Decreto nº 9.191, de 1º de novembro de 2017, que estabelece normas para a elaboração, redação alteração, consolidação e encaminhamento de propostas de atos normativos;

Considerando o Regimento Geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, aprovado pela Deliberação COUNI nº 7/2009 e alterado pelas Deliberações COUNI nº 4/2017, nº 14/2017, nº 21/2017, nº 11/2018 e nº 36/2018;

Considerando o Regimento dos Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, aprovado pela Deliberação COUNI nº 10/2009 e alterado pelas Deliberações COUNI nº 4/2017, nº 14/2017 e nº 21/2017;

Considerando o Regulamento do Colegiado de Curso de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, aprovado pela Resolução COGEP nº 103/2019;

Considerando o Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UTFPR, aprovado pela Resolução COEPP nº 61/2006, retificado pela Resolução COEPP nº 56/2007 e ajustado pela Resolução COGEP nº 65/2021 e;

Considerando o que consta no processo SEI nº 23064.054861/2021-00.

 

RESOLVE:

 

Aprovar a Instrução Normativa das Atividades Complementares do Curso de Agronomia da UTFPR Campus Dois Vizinhos.

 

 

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

 

Art. 1º As atividades complementares do Curso de Agronomia da UTFPR Campus Dois Vizinhos constituem parte integrante do currículo do curso, conforme definido em seu Projeto Pedagógico.

Parágrafo único. Cabe ao estudante do Curso de Agronomia da UTFPR Campus Dois Vizinhos participar de atividades complementares que privilegiem a construção de comportamentos sociais, humanos, culturais e profissionais, que serão pontuadas conforme critérios estabelecidos neste documento.

 

Art. 2º As atividades complementares do Curso de Agronomia da UTFPR Campus Dois Vizinhos serão regidas pelos atos normativos vigentes da instituição e por este documento.

 

 

CAPÍTULO II

DAS ATRIBUIÇÕES

 

SEÇÃO I

Do Professor Responsável

 

Art. 3º Além das atribuições previstas no Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UTFPR ou por outro ato normativo que venha a substituí-lo, compete ao professor responsável pelas atividades complementares do Curso de Agronomia da UTFPR Campus Dois Vizinhos organizar e coordenar a realização de avaliação prévia das atividades complementares para os estudantes do sexto período do curso.

 

Art. 4º Propor alterações a este documento, junto ao coordenador do Curso que encaminhará ao colegiado, caso julgar pertinente.

 

 

SEÇÃO II

Dos Estudantes

 

Art. 5º Além das atribuições previstas no Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UTFPR ou por outro ato normativo que venha a substituí-lo, compete ao estudante participar da avaliação prévia e da avaliação final das atividades complementares.

 

 

CAPÍTULO III

DA AVALIAÇÃO E PONTUAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

Art. 6º A avaliação das atividades complementares no Curso de Agronomia ocorrerá em dois momentos:

I – avaliação prévia para estudantes do sexto período, com o objetivo de orientá-los quanto a necessidade da pontuação mínima necessária para aprovação em atividades complementares e;

II – avaliação final, no qual o estudante que se considerar apto, em qualquer período, entregará a documentação e solicitará ao professor responsável a matrícula e o lançamento no componente curricular de Atividades Complementares.

§1º Poderá participar da avaliação prévia estudantes de qualquer período anterior ao sexto.

§2º Estarão dispensados da participação na avaliação prévia os estudantes que até o sexto período já tenham sido aprovados em Atividades Complementares.

 

Art. 7º As avaliações serão realizadas conforme o previsto no Anexo I deste documento.

 

Art. 8º É de responsabilidade do estudante organizar os certificados e declarações de acordo com cada grupo proposto neste regulamento tanto para apresentação na avaliação prévia quanto na avaliação final.

Parágrafo único. Para validação da realização de qualquer atividade o estudante deve providenciar o instrumento de comprovação exigido no anexo I.

 

Art. 9º O estudante deverá participar da avaliação prévia ou da avaliação final até a data limite prevista no calendário acadêmico.

 

Art. 10. Estudantes que ingressaram no Curso de Agronomia da UTFPR Campus Dois Vizinhos por meio de editais de transferência, poderão incluir atividades complementares desenvolvidas no período do curso de origem, sujeito a avaliação do professor responsável e, quando necessário, do Colegiado do Curso.

Parágrafo único. A condição prevista no caput do artigo se aplica somente em caso de transferência de curso e não para os casos de aproveitamento de curso.

 

 

CAPÍTULO IV

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 11. Cabe ao Colegiado do Curso de Agronomia da UTFPR Campus Dois Vizinhos a avaliação e a modificação deste documento, a qualquer tempo, por meio de solicitações justificadas de docente ou discente do curso, mediante apreciação prévia do professor responsável pelas atividades complementares e do coordenador do Curso.

Parágrafo único. A inclusão ou retirada de atividades complementares em cada grupo utilizará como critério a compatibilidade e a relevância das atividades com os objetivos do curso.

 

Art. 12. Casos omissos neste documento serão tratados pela Coordenação do Curso, em conjunto com o professor responsável pelas atividades complementares e Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Campus, e quando necessário, pelo Colegiado do Curso.

 

Art. 13. Fica revogado o Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Bacharelado em Agronomia da UTFPR-DV anterior.

 

Art. 14. A presente Instrução Normativa será publicada em Boletim de Serviço Eletrônico e entra em vigor no dia útil seguinte a sua publicação.

 

 

 

Almir Antonio Gnoatto

Coordenador do Curso de Agronomia

 

 

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALMIR ANTONIO GNOATTO, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 29/03/2022, às 14:49, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO I

 

Grupo 1 – Atividades de complementação da formação social, humana e cultural.

Atividades complementares

Equivalência em pontos

Pontuação máxima

Instrumento de comprovação1

1.1. Participação em atividades esportivas.2

0,25 ponto/hora

5,0 pontos

Declaração de atividades desenvolvidas

1.2. Participação com aproveitamento (frequência e aprovação) em cursos de língua estrangeira.2

0,25 ponto/hora

15,0 pontos

Certificado de conclusão do curso constando carga horária

1.3. Atividades e cursos nas áreas artísticas, culturais e humanas, tais como banda marcial, camerata de sopro, teatro, coral, radioamadorismo, concurso de fotografia, grupos de dança/folclóricos, monitor de feira das profissões, festival de cinema e outros.2

0,5

 ponto/hora

10,0 pontos

Declaração ou Certificado de conclusão do curso constando carga horária

1.4. Participação efetiva na organização de exposições e seminários de caráter artístico ou cultural, tais como peça teatral e cinemas

0,5 ponto/hora

10,0 pontos

Declaração ou certificado de participação

1.5. Participação como expositor em exposição técnica, artística ou cultural.

0,25 ponto/hora

5,0 pontos

Declaração ou certificado de participação

1.6. Participação representando a instituição/curso em eventos cívicos, feira de profissões, feiras científicas, eventos técnicos, e outros.

2,0 pontos/participação

10,0 pontos

Declaração ou certificado de participação

1 Conforme o §1º do art. 7º do Regulamento de Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UTFPR, “a documentação a ser apresentada deverá ser devidamente legitimada pela Instituição emitente, contendo carimbo e assinatura ou outra forma de avaliação e especificação de carga horária, período de execução e descrição da atividade”.

2 Atividade deverá obrigatoriamente ser desenvolvida em instituição pública ou privada de acordo com o art. 3º do Regulamento de Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UTFPR.

 

 

Grupo 2 – Atividades de cunho comunitário e de interesse coletivo.

Atividades complementares

Equivalência em pontos

Pontuação máxima

Instrumento de comprovação1

2.1. Participação efetiva como membro da diretoria de Diretórios Acadêmicos, Centros Acadêmicos, Entidades de Classe, Conselhos e Colegiados internos à Instituição.

5,0 pontos /semestre

10,0 pontos

Declaração constando o período de participação

2.2. Participação efetiva como membro de CIPAS, associações de bairros e comunidades, brigadas de incêndio, associações escolares e outros.2

1,0 ponto /semestre

5,0 pontos

Declaração constando o período de participação

2.3. Participação efetiva em trabalho voluntário, atividades comunitárias e atividades beneficientes.2

0,25 ponto /hora

10,0 pontos

Declaração de atividades desenvolvidas

2.4. Atuação como instrutor em palestras técnicas e seminários desde que não remunerados e de interesse da sociedade.2

0,5 ponto/ hora

10,0 pontos

Declaração ou certificado

2.5. Atuação como instrutor em cursos da área do curso de graduação desde que não remunerados.2

2,5 pontos /hora/curso

10,0 pontos

Declaração ou Certificado constando carga horária

2.6. Atuação como instrutor em cursos de área não correlata ao curso de graduação desde que não remunerado e de interesse da sociedade.2

2,5 pontos /curso

10,0 pontos

Declaração ou certificado

2.7. Palestra proferida de assunto correlato da área do curso de graduação desde que não remunerados e de interesse da sociedade.

0,5 ponto/hora

10,0 pontos

Declaração ou certificado constando carga horária

2.8. Atuação como docente em cursos preparatórios e de reforço escolar.2

1,0 ponto/hora

10,0 pontos

Declaração ou Certificado constando carga horária

2.9. Participação em projetos de extensão, não remunerados e de interesse da sociedade.2

0,5 ponto/hora

10,0 pontos

Declaração ou Certificado constando carga horária

1 Conforme o §1º do art. 7º do Regulamento de Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UTFPR, “a documentação a ser apresentada deverá ser devidamente legitimada pela Instituição emitente, contendo carimbo e assinatura ou outra forma de avaliação e especificação de carga horária, período de execução e descrição da atividade”.

2 Atividade deverá obrigatoriamente ser desenvolvida em instituição pública ou privada de acordo com o art. 3º do Regulamento de Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UTFPR.

 

 

Grupo 3 – Atividades de iniciação científica, tecnológica e de formação profissional.

Atividades complementares

Equivalência em pontos

Pontuação máxima

Instrumento de comprovação1

3.1. Participação em cursos e minicursos da área do curso de graduação, de fundamento técnico científico ou de gestão.2

0,25 ponto/hora

20,0 pontos

Certificado constando carga horária

3.2. Participação em palestras.2

0,25 ponto/hora

4,0 pontos

Certificado

3.3. Participação em congressos e seminários técnico-científicos.

5,0 pontos /evento

20,0 pontos

Certificado

3.4. Participação em semanas acadêmicas, conferências, workshops, oficinas, ciclo de estudos, eventos de iniciação científica, tecnológica, extensão e inovação, encontros, dias de campo, cursos de extensão.

0,25 ponto/hora

20,0 pontos

Certificado

3.5. Participação como apresentador de trabalhos em congressos e seminários técnico-científicos.

2,0 pontos /apresentação oral e 1,0 ponto / apresentação pôster

10,0 pontos

Certificado

3.6. Participação como bolsista remunerado ou não (voluntário) de programas de iniciação científica, tecnológica, extensão e inovação em projetos relacionados com o objetivo do Curso.3

5,0 pontos /semestre

20,0 pontos

Declaração ou Certificado constando o período de participação

3.7. Participação como bolsista remunerado ou não (voluntário) de programa especial de tutoria (PET).

5,0 pontos /ano

10,0 pontos

Declaração ou Certificado constando o período de participação

3.8. Premiação em trabalho acadêmico.

10,0 pontos /prêmio

10,0 pontos

Declaração ou certificado

3.9. Participação efetiva na organização de eventos técnico-científicos, tais como Sicite, Expout, Feira das profissões e outros.

0,25 pontos /participação

10,0 pontos

Declaração ou certificado

3.10. Publicação de artigos relacionados ao curso de graduação em revistas técnicas.

2,5 pontos /artigo

5,0 pontos

Cópia do artigo

3.11. Publicação de artigos em revistas científicas com corpo editorial.

10,0 pontos /artigo

20,0 pontos

Cópia do artigo

3.12. Publicação de resumo em anais de eventos técnico-científicos de abrangência local, regional, nacional ou internacional, como primeiro autor do resumo.

1,0 ponto /resumo expandido

5,0 pontos

Cópia do resumo

3.13. Publicação de resumo em anais de eventos técnico-científicos de abrangência local, regional, nacional ou internacional, como coautor do resumo

0,5 ponto /resumo

5,0 pontos

Cópia do resumo

3.14. Trabalho com vínculo empregatício na área do curso de graduação.

5,0 pontos /semestre

10,0 pontos

Cópia do contrato ou carteira de trabalho

3.15. Estágio não obrigatório na área do curso de graduação.2

0,2 ponto /hora

10,0 pontos

Declaração ou Certificado constando a carga horária

3.16. Trabalho como empreendedor na área do curso de graduação.2

0,5 ponto /hora

10,0 pontos

Declaração ou Certificado constando a carga horária ou outra documentação hábil

3.17. Participação em visitas técnicas organizadas pela UTFPR.

2,0 pontos /visita

6,0 pontos

Declaração ou certificado

3.18. Participação e aprovação em disciplinas/ unidades curriculares de enriquecimento curricular de interesse do curso, desde que aprovadas pelo Coordenador do Curso.

10,0 pontos /disciplina

20 pontos

Histórico acadêmico, contendo a aprovação e respectiva carga horária

3.19. Participação efetiva em Empresa Júnior, Hotel Tecnológico, Incubadora Tecnológica.

10,0 pontos /ano

20,0 pontos

Declaração ou certificado

3.20. Monitoria em disciplinas do curso ou áreas afins.

5,0 pontos /disciplina

10,0 pontos

Declaração ou certificado

3,21. Atuação como instrutor em cursos da área do curso de graduação.

0,5 pontos/hora

10

Declaração ou certificado

1 Conforme o §1º do art. 7º do Regulamento de Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UTFPR, “a documentação a ser apresentada deverá ser devidamente legitimada pela Instituição emitente, contendo carimbo e assinatura ou outra forma de avaliação e especificação de carga horária, período de execução e descrição da atividade”.

2 Atividade deverá obrigatoriamente ser desenvolvida em instituição pública ou privada de acordo com o art. 3º do Regulamento de Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UTFPR.

3 Desde que não tenha utilizado a iniciação científica, tecnológica ou inovação como Trabalho de Conclusão de Curso ou Estágio Curricular Obrigatório.

 


Referência: Processo nº 23064.054861/2021-00 SEI nº 2613859