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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA COORD. PROG.POS-GRAD. EM TECNOLOGIA - CT |
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EDITAL de bolsas DS -PPGTE nº 02/2022
A Comissão de Bolsas do Programa Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, em conformidade com a PORTARIA No - 76, DE 14 DE ABRIL DE 2010 da CAPES, informa que no período de 11/04/2022 a 14/04/2022 estarão abertas as inscrições para solicitação de bolsas de mestrado e doutorado para discentes regularmente matriculados (as) no PPGTE – Campus Curitiba.
Segundo o Art. 1o. Da PORTARIA No - 76, DE 14 DE ABRIL DE 2010 da CAPES, O Programa de Demanda Social - DS - tem por objetivo a formação de recursos humanos de alto nível necessários ao País, proporcionando aos programas de pós-graduação stricto sensu condições adequadas ao desenvolvimento de suas atividades.
Parágrafo Único. O instrumento básico do DS é a concessão de bolsas aos programas de pós-graduação stricto sensu, definida com base nos resultados do sistema de acompanhamento e avaliação coordenado pela CAPES, para que mantenham, em tempo integral, alunos de excelente desempenho acadêmico.
Os requisitos, direitos e deveres do(a) bolsista estão de acordo com o Art. 9º da PORTARIA No - 76, DE 14 DE ABRIL DE 2010 da CAPES. Desta forma, têm-se as seguintes exigências para concessão de bolsa de estudos:
3. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO/SOLICITAÇÃO DE BOLSA
Serão aceitas inscrições de estudantes de mestrado e doutorado regularmente matriculados (as) no PPGTE-CT ou que foram aprovados(as) no último processo de seleção(ingresso em 2022).
Para efetuar a inscrição, o (a) candidato (a) deverá, obrigatoriamente, encaminhar, dentro do prazo de inscrição, para o e-mail bolsas-ppgte-ct@utfpr.edu.br, os seguintes documentos:
O (a) candidato(a) ao se inscrever declara estar ciente e concordar com as disposições do edital.
A seleção será realizada pela Comissão de Bolsas constituída pela Portaria do Diretor-Geral nº 594, de 12 de novembro de 2019 e a Portaria do Diretor-Geral nº 603, de 26 de novembro de 2019, tomando como referência o artigo 9º da Portaria CAPES nº 76, de 14 de abril de 2010, que regulamenta o Programa de Demanda Social (DS), fixando os requisitos para concessão de bolsa, conforme já expresso no item 2 deste Edital.
Para seleção serão consideradas as informações apresentadas pelo (a) candidato (a) no formulário de inscrição(Anexo I), a presença obrigatória na entrevista, e o preenchimento da trajetória acadêmica (Anexo II). No ato da inscrição, todos os referidos documentos deverão ser enviados para o e-mail bolsas-ppgte-ct@utfpr.edu.br
Este edital contempla bolsas de mestrado e de doutorado a serem atribuídas, conforme a vacância, durante a vigência deste Edital, conforme especificado no item 7. Os valores de bolsas de mestrado e doutorado obedecem os valores atribuídos aos órgãos de formação e fomento à pesquisa, sendo R$ 1.500,00 e 2.200,00, respectivamente. A bolsa de mestrado tem duração de até 24 meses, a bolsa de doutorado tem duração de até 48 meses.
ETAPAS |
DATAS |
Lançamento do Edital |
25/03/2022 |
Inscrições |
11/04/2022 a 14/04/2022 |
Divulgação da Homologação das Inscrições |
19/04/2022 |
Prazo para Recurso das Homologações das Inscrições |
20/04/2022 |
Divulgação dos horários de entrevistas no site do PPGTE-CT |
25/04/2022 |
Seleção/Entrevistas |
26/04/2022 a 29/04/2022 |
Publicação do Resultado |
02/05/2022 |
Prazo para Recurso |
03/05/2022 |
Publicação do Resultado Final |
04/05/2022 |
A divulgação do resultado final do processo de seleção de bolsas será no site do PPGTE-CT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgte/editais). A interposição de recurso deve ser feita por manifestação via e-mail bolsas-ppgte-ct@utfpr.edu.br até as 18 horas das datas previstas no item 5 deste Edital.
O resultado da seleção de candidatos às bolsas CAPES-DS do presente Edital terá validade até 10 de fevereiro de 2023.
O (a) aluno (a) selecionado (a) deve entregar dados da agência e da conta corrente, obrigatoriamente, Banco do Brasil (conta individual), com numeração legível até dia 05 de maio de 2022.
Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Bolsas, com consulta direta ao Colegiado do PPGTE.
Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
Este Edital, aprovado pela Comissão de Bolsas do PPGTE-CT, pelo Colegiado do PPGTE-CT, pela DIRPPG-CT e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR e na página do PPGTE-CT(http://ppgte.ct.utfpr.edu.br/).
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARIA SARA DE LIMA DIAS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 24/03/2022, às 14:31, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A), em (at) 24/03/2022, às 18:51, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 25/03/2022, às 09:39, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2620550 e o código CRC (and the CRC code) 8D46760D. |
ANEXO I – Formulário de Inscrição
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA AUXÍLIO - 2022
Aluno (a):
Orientador (a):
Ano de Ingresso no PPGTE-CT: Linha: ( )TT ( )MC ( )TD
Nivel ( ) M ( ) D
Obs. As informações aqui prestadas devem estar em conformidade com o declarado em seu Currículo Lattes, que deve estar atualizado. Indique o link de acesso ao seu Lattes:
Quando for o caso, indique o link do grupo de pesquisa do CNPq que você possui vínculo: __________________________________________
( ) integralmente ( ) parcialmente
( ) outra. Descreva:
nome da Empresa: telefone: Data de admissão: / / período em que trabalha: total de horas semanais:
nome da Escola/Instituição: telefone: Data de admissão: / / período em que trabalha: total de horas semanais:
Independentemente de conseguir bolsa, durante o curso, em relação ao seu serviço, você terá:
( ) nenhuma liberação
( ) liberação parcial
( ) de meio expediente
( ) com redução de carga horária (especifique: ) ( ) de outra forma (especifique: )
( ) liberação total
( ) com remuneração ( ) sem remuneração
( ) pedirá demissão do emprego ( ) pedirá afastamento sem remuneração
( ) outra decisão (especifique): _
Renda pessoal mensal: R$ Você mora com quem?
Você tem ajuda de alguém para custear suas despesas? Explique com detalhes esta situação:
Rede de Ensino: ( ) Estadual ( ) Municipal ( ) Particular ( ) Federal Instituição(ões):
Etapa ou série(s) da Educação Básica:
( ) Ensino Fundamental – anos iniciais (1º. ao 5º.) ( ) Ensino Fundamental – anos finais (6º. ao 9º.) ( ) Ensino Médio
Você desempenha Função de:
( ) Docente ( ) Direção ( ) Pedagogia ( ) Outra Sua carga horária semanal total é de aulas ou horas de atividades administrativas.
Seu/s contrato/s de trabalho é/são de:
( ) 20 h ( ) 40 h ( ) 60 h
( ) outro tipo (especifique)
( ) além do meu contrato também atendo horas de aulas extraordinárias.
Rede de Ensino: ( ) Estadual ( ) Municipal ( ) Particular ( ) Federal
Instituição(ões):
Função: ( ) Docente ( ) Direção ( ) Pedagogia ( ) Outra
Especifique o tipo de contrato de trabalho que você tem nessa/s instituição/ões:
Sua carga horária semanal total é de aulas ou horas de atividades administrativas.
Você tem outros vínculos profissionais? ( ) Não
( ) Sim - qual?
Instituição(ões) com a qual mantém vínculo:
Endereço:
É profissional liberal? ( ) Não ( ) Sim
Cargo ou função:
Carga horária semanal: Qual atividade (descreva sumariamente)?
Renda: R$
Natureza do trabalho:
Renda mensal: R$
Qual atividade (descreva sumariamente)?
( ) não ( ) sim (especifique: )
( ) fixar residência em Curitiba ( ) deslocar-se diariamente
Tipo de moradia: ( ) própria ( ) alugada – valor: ( ) outro (especificar) - valor:
N° de pessoas com quem compartilha a moradia:
Caso resida com os pais:
Para casados(as) e união estável:
Sim ( ) Não ( )
Esteja ciente que é obrigatório abrir uma conta corrente no Banco o Brasil conforme o prazo estipulado no edital.
Para ter conhecimento das condições e requisitos para a concessão da Bolsa-Auxílio CAPES, consultar a Portaria 76, de 14/04/2010 CAPES,
(http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_076_RegulamentoDS.pdf) ]
Declaro que as informações acima descritas são verdadeiras.
Curitiba, / /
Assinatura:
ATENÇÃO:
ANEXO II – TRAJETÓRIA ACADÊMICA
NOME:
MESTRADO ( ) DOUTORADO ( |
) |
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Bolsista durante a graduação e/ou durante o mestrado? |
Sim ( ) Não ( ) |
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Tempo de conclusão do Mestrado (se candidato a bolsa do Doutorado) – em meses |
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Mestrado Acadêmico ou Profissional (se candidato a Bolsa de Doutorado) |
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INSTRUÇÕES:
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Guia de informações relevantes para o currículo lattes (períodos na graduação e na Pós-graduação) |
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Intercâmbio |
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Monitoria |
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Iniciação Científica |
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Iniciação à Docência |
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Bolsista de Extensão |
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Bolsista de Ações Afirmativas |
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Bolsista Permanência |
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Participação em eventos científicos/extensionistas/participação em eventos de Movimentos Sociais |
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Participação em Projeto de Extensão |
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Palestra/Oficinas/Workshops/Vivências realizadas vinculada com a pesquisa de Mestrado |
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Organização de Evento de Extensão |
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Produção Intelectual (Artigos e capítulos publicados) |
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Produção Técnica |
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Produção Artística |
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Curitiba, / / |
Assinatura: |
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Referência: Processo nº 23064.051759/2021-44 | SEI nº 2620550 |