Boletim de Serviço Eletrônico em 25/03/2022
DOU de 25/03/2022, seção 3, página 123

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO Nº 001/2022-PS-AP

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), consoante Decreto nº 7.485, de 18 de maio de 2011, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 19 de maio de 2011, Portaria Interministerial nº 253, de 26/07/2011, publicada no DOU de 27 subsequente, c/c Portaria MEC nº 1.034, de 27/07/2011, publicada no DOU de 28 subsequente, torno público a abertura de inscrições para o Processo Seletivo para Professor Substituto para o preenchimento de 1 (uma) vaga para a carreira de Professor do Magistério Federal, nos termos do presente Edital de Abertura e do Edital de Condições Gerais Nº 001/2019, publicado no DOU de 06 de novembro de 2019 e disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1262866&id_orgao_publicacao=0.

 

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo Seletivo será regido por este edital e pelo Edital de Condições Gerais 001/2019, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1262866&id_orgao_publicacao=0.

1.1.1 Para fins deste edital considera-se:

a) O endereço eletrônico de concursos públicos e processos seletivos: http://portal.utfpr.edu.br/editais/concursos.

b) O Campus para o qual a vaga se destina: Apucarana.

c) O endereço da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos do Campus Apucarana: Rua Marcílio Dias, nº 635 - Jardim Paraíso, Apucarana-PR.

d) O e-mail de contato: cogerh-ap@utfpr.edu.br.

1.2 O período de contrato será de 6 (seis) meses, sendo admitida sua prorrogação, no interesse da Administração e nas hipóteses legais vigentes, desde que o prazo do contrato não exceda 02 (dois) anos, conforme dispõe a Lei 8.745/1993.

1.3 O valor da taxa de inscrição, a remuneração e os requisitos estão disponíveis no Anexo I.

1.4 O programa está disponível no Anexo II.

1.5 Ao efetuar a inscrição, o candidato declara que leu e está de acordo com todos os termos deste Edital de Abertura e do Edital de Condições Gerais, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1262866&id_orgao_publicacao=0.

 

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser realizada das: 08h do dia 04/04/2022 às 23h do dia 28/04/2022.

2.2 Último dia para pagamento da Guia de Recolhimento da União: 29/04/2022.

2.3 Período para solicitar isenção: 04/04/2022 a 13/04/2022.

2.4 Resultado da Isenção: 18/04/2022 até às 18h.

2.5 Prazo para recurso contra o indeferimento do pedido de Isenção: das 18h do dia 18/04/2022 às 18h do dia 20/04/2022.

2.6 Resposta ao recurso da isenção: 26/04/2022.

 

3. DO ENSALAMENTO

3.1 O ensalamento da Prova Escrita será divulgado no dia 11/05/2022 até às 18h.

 

4. DA BANCA EXAMINADORA

4.1 Publicação, na página do concurso, da portaria de composição da banca examinadora: 11/05/2022 até às 18h.

4.2 Prazo de recurso para impugnação de membro da banca examinadora: das 18h do dia 11/05/2022 às 18h do dia 13/05/2022.

 

5. DAS PROVAS

5.1 O Processo Seletivo será constituído de Prova Escrita, dissertativa, e Prova de Desempenho de Ensino.

5.2 da Prova Escrita (PE):

5.2.1 Tipo: Dissertativa com sorteio de ponto.

5.2.2 Sorteio do ponto: 22/05/2022 às 08h30min.

5.2.3 Data de realização da Prova Escrita: 22/05/2022 às 09h30min.

5.2.4 Duração: 02h30min.

5.2.5 O acesso ao local de realização da Prova Escrita será fechado com 15 (quinze) minutos de antecedência ao início da prova.

5.3 da Prova de Desempenho de Ensino (PDE)

5.3.1 Sorteio do ponto: 04/06/2022 às 09h.

5.3.2 Data de realização da Prova de Desempenho de Ensino: 05/06/2022 às 09h

 

6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

6.1 Resultado da PE: 25/05/2022 até às 18 h.

6.2 Prazo para Recurso contra a PE: das 18h do dia 25/05/2022 às 18h do dia 27/05/2022.

6.3 Resultado do Recurso contra a PE: 01/06/2022 até às 18 h.

6.4 Resultado Final: 06/06/2022 até às 18h.

6.5 Prazo para Recurso contra o Resultado Final: das 18h do dia 06/06/2022 às 18h do dia 08/06/2022.

6.6 Resultado do Recurso contra o Resultado Final: até dia 14/06/2022 às 18 h.

 

  

ANEXO I AO EDITAL Nº 001/2022-PS-AP - ABERTURA

Área/Subárea:

VG

PDE

CH

T

Requisito(1)

Prazo contratual

Matemática/Probabilidade e Estatística

1

5

40

M/T/N

Graduação em Matemática, ou Matemática Aplicada, ou Licenciatura em Matemática, ou Matemática Industrial, ou Estatística, com Mestrado obtido em Programa de Pós-Graduação listado na Plataforma Sucupira2, ou equivalente que venha a substituí-la, na área de avaliação de Matemática/Probabilidade e Estatística, ou Engenharias I, ou Engenharias II, ou Engenharias III, ou Engenharias IV.

6 (seis) meses

LEGENDA:

(1) Referência utilizada: Tabela de Áreas do Conhecimento da CAPES, disponível em https://goo.gl/YoT6v7.

(2) Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/

VG: nº total de vagas

PDE: nº de candidatos convocados para a Prova de Desempenho de Ensino

CH: Carga horária

T: Turno (M = manhã, T = tarde, N = noite)

 

REMUNERAÇÃO

 

Titulação

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Total

Mestrado

3.130,85

1.174,07

4.304,92

Doutorado

3.130,85

2.700,36

5.831,21

TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 108,00

 

 

ANEXO II AO EDITAL Nº 001/2022-PS-AP - ABERTURA

 

Área/Subárea: MATEMÁTICA/PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

 

PROGRAMA

1. Limite e continuidade de funções reais de uma variável real.

2. Derivada de funções reais de uma variável real.

3. Integração de funções reais de uma variável real.

4. Funções reais de várias variáveis reais.

5. Derivadas de funções reais de várias variáveis reais.

6. Integração de funções reais de várias variáveis reais.

7. Distribuição de probabilidades.

8. Testes de hipóteses.

9. Estimação.

10. Análise de variância.

 

Observação:
O ponto sorteado para a Prova Escrita será retirado para o sorteio de ponto da Prova de Desempenho de Ensino.

 

REFERÊNCIAS

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.

ANTON, Howard; BIVENS, Irl; DAVIS, Stephen. Cálculo. 8. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. v.1 e v.2.

FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVES, Mirian Buss. Cálculo A: funções, limite, derivação e integração. 6. ed. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2010.

FONSECA, Jairo Simon da; MARTINS, Gilberto de Andrade. Curso de estatística. 6. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2010.

GONÇALVES, Mirian Buss; FLEMMING, Diva Marília. Cálculo B: funções de várias variáveis, integrais múltiplas, integrais curvilíneas e de superfície. 2. ed., rev. e ampl. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2013.

GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um curso de cálculo. 5. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2006-2015. v.1 e v.2.

HINES, William W. Probabilidade e estatística na engenharia. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. 588 p. ISBN 8521614748

LARSON, Ron; FARBER, Betsy. Estatística aplicada. 2. ed. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2008.

MORETTIN, Luiz Gonzaga. Estatística básica: probabilidade e inferência, volume único. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2015.

STEWART, James. Cálculo. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2014. v.1 e v.2.

THOMAS, George Brinton. Cálculo de George B. Thomas. 10. ed. São Paulo, SP: Addison-Wesley; Pearson Education do Brasil, 2008. v.1. e v.2.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO KUSMA, PRESIDENTE DE COMISSÃO, em (at) 24/03/2022, às 10:34, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCOS FLAVIO DE OLIVEIRA SCHIEFLER FILHO, REITOR, em (at) 24/03/2022, às 13:47, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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