Boletim de Serviço Eletrônico em 30/03/2022

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIR. DE GRAD.E EDUCACAO PROFISSIONAL -FB

INSTRUÇÃO NORMATIVA DIRGRAD-FB/UTFPR nº 3, de  24 de março de 2022 

 

 

  

Dispõe sobre o Banco de Disciplinas da Graduação, no âmbito do Campus Francisco Beltrão, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

 

 

O DIRETOR DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL do Campus Francisco Beltrão nomeado pela Portaria de Pessoal GABIR/UTFPR nº 950*, de 08 de junho de 2021, do Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, no uso das suas competências conferidas à função pelo Regimento dos Campi da UTFPR aprovado pela Deliberação COUNI nº 10, de 25 de setembro de 2009, alterado pelas Deliberações COUNI nº 4, de 10 de fevereiro de 2017, deliberação COUNI nº 14, de 23 de junho de 2017 e deliberação COUNI nº 21, de 20 de outubro de 2017.

considerando Diretrizes Curriculares dos Curso de Graduação Regulares da Universidade Tecnológica Federal do Paraná aprovadas pela Resolução COGEP/UTFPR nº 142 de 25 de fevereiro de 2022;

considerando a necessidade de adequação da oferta de vagas em turmas de graduação de acordo com a demanda;

considerando o processo de revisão das disciplinas da graduação no Campus Francisco Beltrão, contido no processo 23064.017269/2020-38, bem como as etapas de revisão contidas no processo 23064.046939/2021-12.

 

R E S O L V E:

 

Art. 1º Aprovar a segunda revisão do Banco de Disciplinas da Graduação da UTFPR Campus Francisco Beltrão, e regulamentar sua operacionalização junto aos cursos de graduação.

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ANDRE ZUBER, DIRETOR(A), em (at) 30/03/2022, às 09:46, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2623457 e o código CRC (and the CRC code) B9DFB69E.



ANEXO I

INSTRUÇÃO NORMATIVA DIRGRAD-FB/UTFPR nº 3, de  24 de março de 2022 

BANCO DE DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO
CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO

 

Departamento

Subárea

Código

Disciplina

Carga Horária Total em horas

Carga Horária não Presencial 

Carga Horária Prática

Atividade Prática Componente Curricular

Ementa

Pré-Requisito 1

Pré-Requisito 2

Pré-Requisito 3

DAENG

Desenho

DES002

Construções Bioclimáticas

30

15

 

 

Construções como resultado do clima. Utilização de recursos naturais através do projeto arquitetônico para obtenção de conforto e conservação de energia. Princípios de conforto ambiental natural aplicado ao projeto de edifícios e ao planejamento urbano. Sistemas passivos de acondicionamento térmico natural.

 

 

 

DAENG

Desenho

DES003

Desenho Técnico

75

15

45

 

Aplicação das Normas Técnicas da ABNT referentes à Desenho; Introdução a desenho técnico, uso de ferramentas de desenho; Escrita técnica – NBR 8402; Aplicação de linhas em desenho técnico; NBR 8403; Emprego de escala. NBR 8196; Cotagem em desenho técnico. NBR 10126; Representação de vistas ortográficas. NBR 10067; Cortes e hachuras. NBR 12298; Perspectiva isométrica; Folhas de desenho – NBR 10068; Dobramento de papel – NRB 13142; Noções de projeto arquitetônico; Noções de desenho assistido por computador.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB004

Estágio Curricular Obrigatório

400

 

 

 

Dispensada de ementa

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB019

Energia e desenvolvimento sustentável

45

 

 

 

Energia para o desenvolvimento sustentável; Fontes tradicionais de energia; Fontes alternativas de energia; Avaliação de sistemas energéticos e indicadores de sustentabilidade; Resíduos agrícolas com pontencial para produção de energia.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB025

Gerenciamento e Tratamento de Emissões Atmosféricas

45

 

 

 

Atmosfera e sua composição; Conceitos sobre ocorrência e efeitos da poluição do ar; Medidas de emissões atmosféricas; Inventário de emissões atmosféricas; Monitoramento do ar e padrões de qualidade do ar; Equipamentos e métodos para determinação da concentração de poluentes; Equipamentos para tratamento das emissões atmosféricas; Projetos de sistemas de tratamento e controle de emissões atmosféricas. 

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB034

TCC 1

30

 

 

 

Elaboração de proposta de trabalho científico e/ou tecnológico envolvendo temas abrangidos pelo curso. Desenvolvimento do trabalho proposto.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB035

TCC 2

30

 

 

 

Elaboração de proposta de trabalho científico e/ou tecnológico envolvendo temas abrangidos pelo curso; Desenvolvimento do trabalho proposto.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB036

Introdução à Engenharia Ambiental e Sanitária

60

 

 

 

Legislação e atribuições profissionais; Código de Ética Profissional; Responsabilidade Técnica; Engenharia e meio ambiente; O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária; Conceitos de projeto de engenharia; Ferramentas de engenharia; A função social do engenheiro; Fundamentos de metodologia científica.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB037

Gerenciamento de Recursos Hídricos

60

 

15

 

Aspectos legais e institucionais da gestão de recursos hídricos; os instrumentos de planejamento e gestão da política de recursos hídricos; conceitos básicos para gerenciamento de bacias hidrográficas; manejo integrado dos recursos hídrico; caracterização da qualidade das águas e principais aspectos associados; usos e aproveitamento dos recursos hídricos: usos consuntivos e não consuntivos.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB038

Manejo de Recursos Naturais

30

 

 

 

Bases teóricas da recuperação e manejo de recursos naturais;
Introdução de espécies animais e vegetais exóticos; Desestabilização de sistemas95 terrestres e aquáticos; Práticas de manejo de recursos naturais; Mata ciliar e preservação de nascentes; Manejo de bacias hidrográficas.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB039

Fontes de Energia

30

 

 

 

Fontes tradicionais de energia; Fontes alternativas de energia; Tecnologias de geração de energia a partir de biomassa; Energia eólica; Energia solar; Bicombustíveis.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB040

Recuperação de áreas degradadas

60

 

 

 

Conceitos e objetivos da recuperação e da restauração. Invasão biológica de ecossistemas naturais. Diagnóstico ambiental. O banco e a chuva de sementes na restauração. Fragmentos florestais e ecologia de paisagem. Modelos de restauração de áreas degradadas. Regeneração natural. Nucleação. Projeto de restauração e adequação à legislação florestal.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB041

Engenharia de Segurança do Trabalho

45

 

15

 

Introdução e Histórico da Engenharia de segurança do trabalho; Normalização da legislação específica sobre segurança do trabalho; Órgãos relacionados com segurança no trabalho; Acidente de trabalho; Riscos ambientais (físico, químico, biológico, ergonômico e acidente); Programas de segurança da empresa; Equipamentos de proteção individual e coletiva; Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos; Prevenção e combate a incêndio; Custos de acidentes; Análise estatística de risco e acidentes.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB042

Hidraúlica

60

 

15

 

Escoamento permanente em conduto forçado; perdas em singulares; escoamento transitório em conduto forçado; máquinas hidráulicas; instalações de recalque; orifícios, venturi, parshall, bocais e vertedores; hidrometria; canal em regime permanente; canal em regime não permanente; transporte de sedimentos; escoamento em meios porosos.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB043

Hidrologia

60

 

15

 

Recursos Hídricos; Ciclo Hidrológico e processos de circulação da água; Bacia Hidrográfica, Fundamentos de Climatologia; Balanço Hídrico; Precipitação; Evapotranspiração; Infiltração; Escoamento Superficial; Vazão; Vazão de enchentes; Tempo de Concentração; Hidrograma unitário; Águas subterrâneas e Aquíferos.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB044

Gerenciamento e Tratamento de Água

45

 

15

 

Mananciais, capatação, adoção, reservação e distribuição. Tecnologias de tratamento de água: ciclo completo, filtração ascendente, dupla filtração, filtração em múltiplas etapas. Mistura rápida e coagulação química. Floculação. Decantação. Flotação por ar dissolvido. Filtração rápida por gravidade. Desinfecção, fluoração e correção do pH. Noções sobre Casa de Química. Gerenciamento do lodo de ETA. Projeto de estação de tratamento de água.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB045

Gerenciamento e Tratamento de Efluentes Industriais

60

 

30

 

Efluente industrial: origens, padrões, processos de tratamento, controle. Tratamento de efluente industrial: Processos físicos (gradeamento, peneiramento, equalização, sedimentação, filtração e flotação); Processos químicos e físicos (clarificação de efluentes, precipitação química, oxidação de cianetos, redução do cromo hexavalente, adsorção, processos de membrana, troca iônica); Processos biológicos. Processos de desaguamento e disposição final de lodos. Projetos de sistemas de tratamento de efluentes líquidos.

QUI028

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB046

Gerenciamento e Tratamento de Esgoto Sanitário

60

 

30

 

Características físico-químicas e biológicas dos efluentes. Padrões de emissão e de qualidade. Impacto da poluição hídrica. Noções de tratamento físico-químico de esgotos domésticos. Sistemas biológicos de tratamento de esgotos. Tratamento e disposição final de lodos. Desinfecção de águas residuárias. Critérios e parâmetros para o dimensionamento, implantação e operação de estações de tratamento de esgotos sanitários.

QUI028

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB047

Processos Bioquímicos para Águas Residuárias

45

 

15

 

Bioquímica do tratamento biológico de efluentes; Processos microbiológicos envolvidos em sistemas de tratamento de efluentes; Transferência de oxigênio em reatores biológicos; Cinéticas de remoção de carbono orgânico e nutrientes em efluentes; Reatores biológicos para o tratamento de efluentes; Parâmetros de engenharia para tratamento biológico de efluentes.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB048

Geotecnia Ambiental

60

30

30

 

Aspectos conceituais e abrangência do tema; Mecânica dos solos; Dinâmica da água nos solos; Monitoramento geotécnico e ambiental; Geossintéticos; Projetos de obras em Geotecnia Ambiental.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB049

Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos

60

 

30

 

Aspectos ambientais, econômicos, sociais e de saúde pública relacionados ao gerenciamento de resíduos sólidos. Educação ambiental para manejo dos resíduos sólidos. Marcos legais e políticas públicas de gestão de resíduos sólidos. Sistemas de classificação de resíduos. Caracterização dos resíduos. Princípios do gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Geração. Acondicionamento. Coleta e transporte. Processos de tratamento. Destinação final. Outros resíduos sólidos.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB050

Instalações Prediais Hidrossánitaria

45

 

15

 

Normas, concepção, projeto e dimensionamento de: Instalações prediais de água fria; Instalações prediais de esgoto sanitário; Instalações prediais de água quente; Instalações de proteção contra incêndio; Instalações prediais e aproveitamento de águas pluviais.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB051

Sistema de Coleta e Transporte de Esgoto

30

 

 

 

Concepção, normalização, projeto e dimensionamento de sistemas coletores e de transporte de esgoto sanitário; Sistemas alternativos de rede coletora de esgoto.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB052

Sistemas de Drenagem Urbana

45

 

30

 

Concepção e planejamento dos sistemas de drenagem urbana; Estudos hidrológicos e critérios para dimensionamento hidráulico; Sistemas de microdrenagem: captação das águas pluviais, galerias e pequenos canais; Dimensionamento do sistema de macrodrenagem: canais, bueiros e transições; Medidas convencionais e não convencionais de Drenagem Urbana; Retenção e detenção de águas pluviais.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB053

Legislação Ambiental

45

15

15

 

Conceitos; Princípios de direito ambiental; Responsabilidade subjetiva e objetiva; Política Nacional do Meio Ambiente; Bens ambientais básicos protegidos; Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA); Legislação ambiental vigente; Licenciamento ambiental: critérios para elaboração de RCA/PCA e EIA/RIMA; Padrões de qualidade e de emissões; Trâmite e práticas legais.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB054

Qualidade Da Água

45

 

30

 

Poluição e qualidade das águas. Características das águas. Normas e padrões de qualidade das águas para diferentes usos. Legislação ambiental para proteção de corpos d´água. Índices de qualidade das águas. Capacidades assimilativas dos recursos hídricos.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB055

Saúde Ambiental 

60

 

30

 

Evolução histórica das representações sobre o processo saúde/doença. Método epidemiológico. História natural das doenças. Epidemiologia descritiva. Epidemiologia das doenças transmissíveis relacionadas com a água, excretas e resíduos sólidos. Epidemiologia das doenças não transmissíveis associadas aos resíduos tóxicos e perigosos. Políticas públicas e sistemas de informações em saúde ambiental. Epidemiologia analítica. Educação Sanitária.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB056

Avaliação De Impactos Ambientais

60

15

15

 

A evolução da consciência ambiental no Brasil e no mundo; Aspectos políticos e administrativos envolvidos no processo de licenciamento ambiental; Fatores ambientais e socioeconômicos na avaliação dos impactos ambientais; Métodos e técnicas de avaliação de impactos ambientais; Estimativas de consequências ambientais; Medidas mitigatórias e compensatórias; Elaboração de Projeto EIA/RIMA.

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB057

Educação Ambiental

45

 

30

 

Educação Ambiental (EA) – Princípios, fundamentos teóricos e políticas de EA. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. Vertentes contemporâneas em EA. Projetos de EA: planejamento, execução e avaliação. Recursos didáticos na EA. Técnicas de sensibilização, criação e execução de projetos. A EA no processo de gestão ambiental. 

 

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB058

Recuperação de áreas degradadas

60

 

30

 

Conceitos e objetivos da recuperação e da restauração. Invasão biológica de ecossistemas naturais. Diagnóstico ambiental. O banco e a chuva de sementes na restauração. Fragmentos florestais e ecologia de paisagem. Modelos de restauração de áreas degradadas. Regeneração natural. Nucleação. Projeto de restauração e adequação à legislação florestal.

GEO009

 

 

DAENG

Eng Ambiental

AMB059

Sistema de Gestão Ambiental

60

30

15

 

Conceitos de gestão ambiental; As questões ambientais num mundo globalizado; Sistema de gestão ambiental; Normas ambientais; Interpretação e aplicação da norma ISO 14001; Implementação de um sistema de gestão ambiental; Conceito e princípios de auditoria; Gestão de um programa de auditoria; Objetivos e abrangência; Auditorias ambientais.

 

 

 

DAENG

Eng Mecânica

MEC001

Mecânica Geral

60

 

 

 

Forças no plano, forças no espaço, sistema equivalente de torças, estática dos corpos rígidos em duas dimensões: estática dos corpos rigidos em três dimensões, forças distribuidas, estruturas, vigas, cabos, momento de inércia.

FIS011

 

 

DAENG

Eng Mecânica

ME003

Mecânica dos Sólidos

60

 

15

 

Conceituação de tensão. Deformações. Torção em eixos circulares. Momentos fletores e esforços cortantes. Tensões em vigas retas submetidas à flexão. Momento torsor. Esforços combinados. Diagramas tensão-deformação

MEC001

 

 

DAENG

Eng Química

QUI028

Operações Unitárias 1

60

 

 

 

Transporte de fluidos. Agitação e mistura. Fragmentação. Classificação e transporte de sólidos. Fluidização. Filtração. Flotação. Sedimentação. Centrifugação.

QUI093

 

 

DAENG

Eng Química

QUI030

Cálculo de Reatores 1

60

 

 

 

Cinética das reações homogêneas. Introdução ao cálculo de reatores. Reatores ideais isotérmicos e não isotérmicos.

QUI091

 

 

DAENG

Eng Química

QUI032

Operações Unitárias 2

60

 

 

 

Trocadores de calor; Evaporadores; Geradores de vapor; Refrigeração.

QUI028

 

 

DAENG

Eng Química

QUI033

Cálculo de Reatores 2

60

 

 

 

Reatores multifásicos. Catálise heterogênea. Reatores catalíticos heterogêneos. Análise de reatores não ideais.

QUI030

 

 

DAENG

Eng Química

QUI034

Engenharia Bioquímica

60

 

 

 

Conceitos de Engenharia Bioquímica e processos biotecnológicos. Cinética enzimática. Estequiometria e cinética microbiana. Biorreatores. Tecnologia dos biorreatores. Reatores com enzimas e células imobilizadas.

BIO014

 

 

DAENG

Eng Química

QUI037

Operações Unitárias 3

60

 

 

 

Destilação. Absorção. Adsorção. Extração. Secagem

QUI032

 

 

DAENG

Eng Química

QUI040

Projetos para Engenharia Química

60

 

 

 

Procedimentos de Planejamento e Implantação. Projeto de uma indústria química. Análise econômica. 

QUI037

 

 

DAENG

Eng Química

QUI044

Otimização de Processos Químicos

60

 

 

 

Introdução à otimização; Métodos de otimização; Aplicação de métodos de otimização na indústria de processos químicos.

QUI096

 

 

DAENG

Eng Química

QUI046

TCC 2 

60

60

 

 

Desenvolvimento e finalização do trabalho iniciado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso 1. Redação de monografia e apresentação do trabalho.

QUI086

 

 

DAENG

Eng Química

QUI047

Catálise Heterogênea

30

 

 

 

Conceitos básicos em catálise heterogênea. Adsorção e modelos cinéticos. Preparação e fabricação de catalisadores. Caracterização. Catalisadores metálicos suportados. Principais processos catalíticos heterogêneos.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI048

Engenharia de Petróleo

30

 

 

 

A prospecção de petróleo e os métodos de perfuração de poços. Processamento primário de fluidos. Refino de petróleo, processos e equipamentos.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI049

Introdução a Polímeros

30

 

 

 

Introdução. Estrutura Molecular dos Polímeros. Estrutura Molecular do Estado Sólido. Síntese de Polímeros. Massa Molecular e sua Distribuição em Polímeros. Comportamento Térmico e Mecânico de Polímeros.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI050

Petroquímica

30

 

 

 

Introdução à otimização; Métodos de otimização; Aplicação de métodos de otimização na indústria de processos químicos.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI055

Tratamento Terciário e Avançado de Resíduos Líquidos

30

 

 

 

Princípios e Fundamentos. Adsorção. Biossorção. Troca Iônica. Processos Oxidativos Avançados.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI056

Tópicos Especiais em Engenharia Química 1

30

 

 

 

Ementa a ser analisada e aprovada pelo Colegiado do Curso.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI057

Tópicos Especiais em Engenharia Química 2

60

 

 

 

Ementa a ser analisada e aprovada pelo Colegiado do Curso.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI060

Estágio Curricular Obrigatório

400

 

 

 

Não necessita de ementa.

QUI086 e 9º Período

 

 

DAENG

Eng Química

QUI064

Análise de Falha

45

 

 

 

Definição de falha e classificação. Tipos de fraturas. Influência do meio na fratura. Equações de crescimento de trinca.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI065

Análise de Vibração em Instalações Industriais

30

 

 

 

Conceitos iniciais de vibração mecânica. Fontes de vibração e forma de medição. Avaliação de vibração com coleta de dados. Efeitos da vibração nas instalações industriais. Projeto de sistemas de redução de vibração em instalações industriais.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI066

Avaliação do Caos

30

 

 

 

Definição de sistemas Caóticos. Modelos matemáticos de sistemas caóticos. Avaliação de sistemas caóticos por simulação numérica. Aplicações de algoritimos em simulação numérica para minimização e maximização do caos em sistemas.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI067

Caracterização Microestrutural de Materiais

45

 

 

 

Introdução à análise microestrutural. Conceitos de microestrutura. Técnicas de análise por microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI068

Ciência e Tecnologia dos Materiais

60

 

 

 

Estrutura cristalina. Imperfeições nos sólidos. Difusão. Diagramas de equilíbrio de fases. Propriedades mecânicas. Materiais metálicos. Materiais cerâmicos. Materiais poliméricos. Materiais compósitos.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI070

Ensaios Mecânicos de Materiais

60

 

 

 

Propriedades mecânicas. Finalidade dos ensaios de materiais. Ensaios Destrutivos e não destrutivos. Descrição teórica, parâmetros de ensaios e interpretação de gráficos dos ensaios destrutivos e não destrutivos.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI071

Estimação de Parâmetros

60

 

30

 

Modelos; classificação de modelos matemáticos. Introdução à estimação de parâmetros. Definição da função objetivo. Método dos mínimos quadrados. Método da máxima verossimilhança. Interpretação dos resultados. Procedimentos numéricos para estimação de parâmetros. Região de confiança dos parâmetros.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI074

Gestão da Qualidade e Produtividade Industrial

30

 

 

 

Conceitos básicos de Gestão da Qualidade. Aplicação do PDCA. Ferramentas de coleta de dados para gestão da qualidade. Sistemas de análsie de causa de ocorrências. Elaboração e acompanhamento de planos de ação.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI075

Gestão de Energias Renováveis

30

 

 

 

Gestão dos sistemas energéticos e definição da matriz energética das formas de energia renováveis, tais como radiação solar, térmica e eólica.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI076

Gestão de Laboratórios de Ensaio pela norma ISO/IEC 17025

30

 

 

 

Conceitos iniciais de gestão de laboratórios. Instrumentos de medição. Vocabulário internacional de laboratórios (VIM). Estudo da norma NBR/ISO IEC 17025. Aplicação da norma em laboratórios.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI077

Integração Energética de Processos Químicos

30

 

 

 

Conceitos fundamentais da Integração Energética. Método Pinch. Coleta de dados e análise econômica do projeto. Projeto de uma rede de trocadores de calor usando o Método Pinch. Estudo de casos da aplicação de integração energética a processos industriais.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI078

Introdução à Modelagem e Simulação de Sistemas

60

 

30

 

Introdução à simulação de eventos discretos. Construção do modelo. Verificação e validação do modelo. Análise dos resultados.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI079

Microencapsulação de Compostos Ativos

30

 

 

 

Conceito, definição e aplicações. Introdução os biopolímeros. Técnicas de Microencapsulação: Produção de partículas por spray dryer, por coacervação complexa e gelificação iônica externa e interna. Produção de partículas por métodos combinados: gelificação iônica associada à interação eletrostática. Caracterização de partículas. Avaliação funcional das partículas. Liberação controlada, resistência em diferentes condições de pH, força iônica.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI080

Planilha eletrônica para engenheiros

60

 

 

 

Introdução. Componentes de uma planilha. Fórmulas e operadores. Funções da biblioteca. Formatação de células. Gráficos. Validação de dados. Listas suspensas. Filtros. Solver. Introdução ao VBA. Aplicações em problemas de engenharia. 

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI081

Processos Industriais Metal-Mecânico

45

 

 

 

Definição de materiais metálicos. Processamento de materiais metálicos. Microestrutura de materiais metálicos. Propriedades e aplicações de materiais metálicos.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI082

Programação estruturada para engenharia

60

 

30

 

Introdução à programação estruturada. Sintaxe da linguagem de programação. Tipos de variáveis. Declaração de variáveis. Comandos básicos. Controle de Fluxo. Laços. Entrada e saída de dados. Funções e subrotinas. Desenvolvimento de programas para solução de casos de engenharia.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI083

Sistemas de Captação de Energia

60

 

 

 

As formas de transdução de energia elétrica, tais como usinas hidrelétricas, termoelétricas e parques eólicos. Projetos de sistemas de captação de energia de pequenas fontes de vento, gradiente de temperatura, radiação solar, vibração e microfrequência.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI085

Introdução à Engenharia Química

45

15

 

 

História da engenharia. A função social do engenheiro. Ética na engenharia. Engenharia e meio ambiente. Estrutura curricular do curso. Perfil profissional e áreas de atuação do engenheiro químico. Legislação e regulamentação do profissional. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. A comunicação científica. Introdução ao Balanço de Massa.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI086

TCC 1

60

30

 

 

Métodos e técnicas de pesquisa. Elaboração de proposta de trabalho científico e/ou tecnológico envolvendo temas abrangidos pelo curso. Desenvolvimento do trabalho proposto.

 

 

 

DAENG

Eng. Química

QUI087

Introdução a Biocombustíveis

30

 

15

 

Introdução aos biocombustíveis; métodos de produção de etanol, biodiesel; biogás; pirólise e gaseificação. Tecnologias emergentes de produção desses biocombustíveis. 

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI088

Fenômenos de Transferência 2

60

 

15

 

Conceitos e definições fundamentais. Transferência de calor por condução. Transferência de calor por convecção. Radiação térmica.

QUI093

 

 

DAENG

Eng Química

QUI089

Termodinâmica 2

60

 

15

 

Propriedades termodinâmicas das misturas homogêneas. Equilíbrio de fases. Equilíbrio químico. Equilíbrio multiracional.

QUI091

 

 

DAENG

Eng Química

QUI090

Modelagem e Simulação de Processos

60

 

30

 

Modelagem matemática de processos, a partir de leis de conservação e relações constitutivas. Métodos para solução aproximada de equações diferenciais ordinárias e parciais.

QUI096

 

 

DAENG

Eng Química

QUI091

Termodinâmica 1

60

 

15

 

Primeira Lei da Termodinâmica. Propriedades volumétricas dos fluidos puros. Segunda Lei da Termodinâmica. Propriedades Termodinâmicas de fluidos puros. Termodinâmica de Processos de fluxo. Princípios psicrométricos.

QUI092

 

 

DAENG

Eng Química

QUI092

Introdução aos Processos Químicos

60

 

 

 

Sistema de unidade e análise dimensional. Introdução ao balanço de massa. Balanço de massa sem reação química. Balanço de massa com reação química. Introdução ao balanço de energia. Balanço de energia sem reação química. Balanço de energia com reação química. Balanço de massa e energia combinados. Balanço em processos no estado não-estacionário.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI093

Fenômenos de Transferência 1

60

 

15

 

Conceitos e definições fundamentais. Estática de fluidos. Descrição e classificação de escoamentos. Equações de conservação na forma integral. Análise diferencial de escoamentos. Análise dimensional e semelhança. Equações de projeto de sistemas de escoamento.

FIS017

 

 

DAENG

Eng Química

QUI094

Fenômenos de Transferência 3

60

 

15

 

Conceitos e definições fundamentais. Transferência de massa por difusão. Transferência de massa por convecção. Correlações para o cálculo dos coeficientes de transferência de massa.

QUI093

 

 

DAENG

Eng Química

QUI095

Laboratório para Engenharia 1

60

 

60

 

 Práticas de laboratório envolvendo conceitos de operações unitárias 01: Perda de carga. Agitação e mistura. Análise granulométrica (Peneiramento). Fluidização. Flotação. Sedimentação (Coagulação-Floculação e Decantação). Centrifugação. Filtração (simples, vácuo) e Processo de filtração com retro-lavagem. Desenvolvimento de um novo roteiro prático - modulo de bancada.

QUI028

 

 

DAENG

Eng Química

QUI096

Controle de Processos

60

 

15

 

Modelagem matemática. Transformadas de Laplace. Respostas de sistemas dinâmicos. Funções de transferência. Controle por realimentação. Estabilidade. Sintonização de controladores. Análise de frequência. Estratégias avançadas de controle. Instrumentação industrial.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI097

Laboratório para Engenharia 2

60

 

60

 

 Práticas de laboratório envolvendo conceitos de operações unitárias 02 e 03: Trocadores de calor. Evaporadores. Geradores de vapor. Refrigeração. Destilação. Absorção. Adsorção. Extração. Secagem.

QUI032

 

 

DAENG

Eng Química

QUI098

Laboratório para Engenharia 3

60

 

60

 

Práticas de laboratório envolvendo processos da indústria química nas áreas de: Cinética e reatores químicos, Engenharia bioquímica, Engenharia Ambiental e Controle de processos.

QUI037

 

 

DAENG

Eng Química

QUI099

Tecnologia Cerâmica

30

 

 

 

Obtenção da matéria-prima, preparação e suas propriedades. Fluxogramas de produção de material cerâmico, operações envolvidas no processo de produção de materiais cerâmicos. Controle de qualidade e tratamento dos resíduos.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI100

Tecnologia de Papel e Celulose

30

 

 

 

Matérias-primas para fabricação de pasta celulósica. Etapas do processo de fabricação de pasta celulósica e papel: preparação de madeira, processos de obtenção e processamento da pasta celulósica e técnicas de fabricação do papel e derivados. Controle de qualidade e tratamento dos resíduos.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI101

Tecnologia Têxtil

30

 

 

 

Matéria-prima e tipos de fios, processo de produção dos fios. Tinturaria.  Propriedades dos tecidos e linhas de processo de produção. Controle de qualidade e tratamento dos resíduos.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI102

Tópicos Especiais em Engenharia Química 3

60

 

30

 

Ementa a ser analisada e aprovada pelo Colegiado do Curso.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI103

Conversão Térmica dos Sólidos

30

15

15

 

Panoramas mundial e brasileiro em fósseis, biomassa e resíduos. Caracterização de sólidos como combustíveis. Processos de conversão térmica de sólidos. Aplicação dos produtos da conversão térmica.

 

 

 

DAENG

Eng Química

QUI106

Inteligência artificial em sistemas de Engenharia Química

45

 

15

 

Conceitos de Inteligência Artificial. Aplicações e Perspectivas. Indústria 4.0. Redes Neurais Artificiais. Classificação e Reconhecimento de Padrões. Regressão. Séries Temporais – Modelagem e Identificação de Sistemas. Redes Convolucionais. Reconhecimento de Imagens. Lógica Fuzzy. Teoria de Conjuntos Fuzzy. Modelagem e Controle Fuzzy. Sistemas Neuro-Fuzzy

INF009

 

 

DAFEM

Estatística

EST003

Probabilidade e Estatística

60

 

 

 

Estatística Descritiva. Probabilidades. Variável aleatória. Distribuição de probabilidade; Inferência estatística.

 

 

 

DAFEM

Estatística

EST004

Construção e Análise de Experimentos Aplicados em Engenharias

60

 

15

 

Delineamentos otimizados; Regressão Linear simples e múltipla; Análise de resíduos; Tópicos especiais em análise estatística.

EST003

EST006

 

DAFEM

Estatística

EST006

Estatística Aplicada a Experimentos

60

 

15

 

Amostragem e planejamento experimental; Delineamento experimental; Testes de hipóteses; Análise estatística de experimentos; Regressão Linear Simples

EST003

 

 

DAFEM

Física

FIS008

Física Experimental

30

 

30

 

Teoria de erros. Experimentos de cinética, dinâmica, estática, oscilações, fluidos, termologia e eletromagnetismo.

FIS013

 

 

DAFEM

Física

FIS010

Introdução à Física

45

 

 

 

Sistemas de unidades. Análise dimensional. Vetores. Cinemática. Introdução às Leis de Newton. Tópicos especiais em Física.

 

 

 

DAFEM

Física

FIS011

Fundamentos de Física 1

45

 

 

 

Leis de Newton. Lei de conservação da energia. Sistemas de partículas. Colisões. Movimento de rotação. Conservação do momento angular. Oscilações. Tópicos especiais em Física.

FIS010

 

 

DAFEM

Física

FIS013

Fundamentos de Física 3

45

 

 

 

Eletrostática. Capacitância. Resistência. Circuitos elétricos CC. Indutância. Circuitos elétricos CA. Tópicos especiais em Física.

FIS017

 

 

DAFEM

Física

FIS014

Fundamentos de Física 4

30

 

 

 

Gravitação. Ondas mecânicas. Tópicos especiais em Física.

FIS011

 

 

DAFEM

Física

FIS015

Fundamentos de Física 5

30

 

 

 

lei de Coulomb. Lei de Gauss. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Lei de Gauss para campos magnéticos. Óptica. Tópicos especiais em física. 

FIS013

 

 

DAFEM

Física

FIS016

Fundamentos de Física 6

30

 

 

 

Mecânica quântica. Relatividade. Física nuclear. Tópicos especiais em física. 

FIS015

 

 

DAFEM

Física

FIS017

Fundamentos de Física 2

45

 

 

 

Termologia e Leis da Termodinâmica. Mecânica dos fluídos. Teoria cinética dos gazes. Tópicos especiais em física. 

FIS011

MAT015

 

DAFEM

Física

FIS018

Eletrotécnica e Instrumentação

60

30

30

 

Introdução à eletrotécnica. Introdução à eletrônica. Motores. Condicionamento do sinal. Caracterização de conversores A/D. Sistemas de aquisição de dados em computadores.

FIS013

 

 

DAFEM

Matemática

MAT008

Lógica Matemática

30

 

 

 

Sistematização da lógica matemática. Estruturação do cálculo proposicional. Operações lógicas fundamentais. Relações de equivalência e de implicação Lógica. Álgebra proposicional. Teoria da argumentação e análise inferencial no cálculo proposicional. Cálculo dos predicados. Quantificação. Funções proposicionais quantificadas.

 

 

 

DAFEM

Matemática

MAT009

Matemática Discreta

30

 

 

 

 Indução e recursão. Conjuntos e relações. Funções. Teoria dos números. Itens de lógica Combinatória. Análise de algoritmos. Grafos e árvores.

 

 

 

DAFEM

Matemática

MAT010

Fundamentos de Cálculo Diferencial e Integral

75

 

 

 

Conjuntos numéricos. Funções reais de uma variável real. Limites e continuidade. Derivadas, diferenciais e aplicações. Integrais definidas e indefinidas. Técnicas de integração e integrais impróprias.

 

 

 

DAFEM

Matemática

MAT011

Fundamentos de Geometria Analítica e Álgebra Linear

75

 

 

 

Matrizes. Sistemas lineares. Álgebra vetorial. Retas e planos. Espaços vetoriais. Transformações lineares. Produto interno. Autovalores e autovetores. Cônicas e quádricas.

 

 

 

DAFEM

Matemática

MAT012

Pré-Cálculo

60

 

 

 

Conjuntos e aritmética básica. Expressões algébricas. Equações. Inequações. Funções.

 

 

 

DAFEM

Matemática

MAT015

Cálculo 1

60

 

 

 

Limites e continuidade em uma variável. Derivadas em uma variável e aplicações. Integrais em uma variável e aplicações.

MAT012

 

 

DAFEM

Matemática

MAT016

Cálculo 2

60

 

 

 

Funções reais de várias variáveis. Limite e continuidade de várias variáveis. Diferenciabilidade e aplicações. Integração múltipla e aplicações.

MAT015

 

 

DAFEM

Matemática

MAT019

Métodos Numéricos Avançados

60

 

30

 

Solução aproximada de equações algébricas não-lineares. Solução aproximada de Sistemas de equações lineares e não-lineares. Solução aproximada de sistema de equações diferenciais ordinárias. Solução aproximada de equações diferenciais parciais.

MAT024

MAT026

 

DAFEM

Matemática

MAT020

Fundamentos de Geometria Analítica e Álgebra Linear para engenharias

60

 

 

 

Matrizes. Sistemas lineares. Espaços Vetoriais. Transformações Lineares. Autovalores e Auto vetores. Vetores e Produto de vetores. Retas e Planos. Parametrização de curvas.

 

 

 

DAFEM

Matemática

MAT021

Educação Financeira

30

30

 

 

Psicologia Econômica. Matemática Financeira básica. Planejamento Financeiro. Previdência e Imposto de renda. Mercado Financeiro. 

 

 

 

DAFEM

Matemática

MAT023

Equações Diferenciais Ordinárias

60

15

 

 

Equações diferenciais ordinárias de primeira ordem e de ordem superior. Sistemas de equações diferenciais ordinárias. 

MAT020

MAT015

 

DAFEM

Matemática

MAT024

Cálculo Numérico

60

15

 

 

Noções básicas sobre erros; Zeros reais de funções reais; Resolução de sistemas de equações lineares; Interpolação; Ajuste de curvas; Integração numérica; Solução numérica de equações diferenciais ordinárias.

MAT020

MAT015

INF009

DAFEM

Matemática

MAT025

Cálculo 3

60

15

 

 

Sequências. Séries. Funções vetoriais. Cálculo vetorial.

MAT016

 

 

DAFEM

Matemática

MAT026

Cálculo 4

60

15

 

 

Transformada de Laplace. Séries de Fourier. Equações diferenciais parciais.

MAT023

 

 

DAFEM

Matemática

MAT027

Esportes da Mente

45

15

 

 

História e Organização dos Esportes da Mente. Regras de jogo e regras de competição. Técnicas de jogo. 

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR001

Introdução à Agronomia

45

15

15

 

Conceito, estrutura e inserção da Universidade na sociedade. Estrutura do curso de Agronomia. História da agricultura e da Agronomia. A agricultura brasileira e paranaense. Legislação regulatória e perfil profissional. Órgãos de classe. Produção de alimentos, técnicas agronômicas, sistemas de produção. A importância da extensão e transferência de tecnologia para os produtores rurais.

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR002

Física do Solo

60

15

30

 

Relações massa-área-volume do solo; A água em equilíbrio no solo; Dinâmica da água em solo saturado; Dinâmica da água em solo não-saturado; Movimento de gases no solo; Temperatura e transferência de calor no solo; Propriedades físicas do solo e fatores de crescimento de plantas; Aplicação da Modelagem à Engenharia de água e solo.

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR003

Construções Rurais

45

15

15

 

Conceito de construções rurais, fundamentos técnicos e legais. Legislação e atribuições profissionais relativas às construções rurais. Responsabilidade técnica profissional. Características gerais das construções rurais. Elementos de estática aplicados às construções. Resistência dos materiais. Esforços e deformações. Elementos de construção. Técnica das construções, princípios básicos. Materiais de construção, tipos, características, seleção e orçamentação. Instalações rurais, características construtivas das principais instalações. Ambiência nas construções. Saneamento rural. Locação de estradas rurais. Instalações elétricas de pequeno porte em baixa tensão para fins agropecuários.

DES003

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR004

Classificação do Solo

30

 

15

 

Introdução à classificação de solos. Características diagnósticas do solo. Sistemas de classificação de solo. Classificação de terras. Principais solos do estado do Paraná e do Brasil.

GEO009

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR008

Extensão Rural

45

 

15

 

Desenvolvimento rural. Programas e estratégias de desenvolvimento rural. Modernização da agricultura. Agricultura Familiar. Assistência técnica e extensão rural. Metodologias de extensão e comunicação rural. Metodologias participativas de diagnóstico e planejamento da ação extensionista para o desenvolvimento comunitário.

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR018

Manejo e Conservação do Solo

45

 

30

 

Degradação física, química e biológica dos solos. Erosão do solo e seu controle. Predição da erosão hídrica do solo. Princípios e conceitos de manejo e conservação do solo e da água. Histórico do manejo e da conservação do solo e da água no Paraná e no Brasil. Práticas conservacionistas. Recuperação de áreas degradadas. Impactos ambientais do uso e manejo do solo. Sustentabilidade do sistema de produção em função da aptidão agrícola e capacidade de uso das terras.

AGR051

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR024

Armazenamento e Conservação de Grãos

60

 

15

 

Estudo dos grãos, constituição e propriedades do grão e da massa de grãos. Meio ambiente de armazenagem, natural e acondicionado. Máquinas e equipamentos para processamento de grãos: Operação de recepção, pré-limpeza e limpeza, principais equipamentos; Operação de secagem, tipos de secadores, combustíveis, tipos de fornalhas. Transporte e Movimentação da massa de grãos. Armazenagem, tipos de armazéns. Conservação e manutenção da qualidade. Aeração. Termometria. Expurgo. Classificação comercial de grãos, principais determinações de qualidade. Logística de expedição e transporte de grãos. Segurança na operação de unidades armazenadoras de grãos.

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR029

Planejamento de Propriedades Rurais

75

 

60

 

Desenvolvimento de um projeto de uso de uma propriedade agrícola dentro de um enfoque sistêmico e integrado da produção, englobando conceitos adquiridos durante o curso como: diagnóstico de propriedades rurais; planejamento estratégico das unidades de produção; planejamento e uso da terra; elaboração do projeto de empreendimento agropecuário; aspectos técnicos e agronômicos; análise de investimentos: viabilidade, rentabilidade e risco; contabilidade agrícola e; impactos ambientais. Conceito de Planejamento. Níveis de Planejamento nas Organizações. Planejamento Estratégico e Portfólio de Negócios. Estratégias nas Organizações. Competitividade nas Organizações. Novos Modelos de Gestão e Cadeia de Valor dos Negócios.

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR030

Política Agrícola e Mercados Agropecuários

30

 

 

 

Introdução à comercialização. Sistema agroindustrial. Arranjos produtivos locais e a agricultura familiar. Economia das organizações. Mercados e preços agrícolas. Organização e desenvolvimento de mercados. Organização industrial no agronegócio. Custos e planejamento da comercialização. Gestão de tecnologia e inovação em sistemas agroindustriais. Administração da cadeia de suprimento e sistemas de coordenação. A comunicação no agronegócio. Intervenção governamental. Comércio exterior. Introdução aos mercados futuros e de opções. Comercialização agrícola.

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR034

TCC 1

30

15

 

 

Elaboração de proposta de trabalho científico e/ou tecnológico envolvendo temas abrangidos pelo curso. Desenvolvimento do trabalho proposto.

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR035

TCC 2

30

30

 

 

Elaboração de proposta de trabalho científico e/ou tecnológico envolvendo temas abrangidos pelo curso. Desenvolvimento do trabalho proposto.

AGR034

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR037

Projeto Integrador de Expertise

90

60

 

 

Diagnóstico da empresa. Definição do problema do projeto. Medição do problema. Análise do problema proposto. Proposta de melhorias. Indicadores de performance. Test beds.

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR038

Estágio Curricular Obrigatório

400

 

 

 

Dispensada de ementa

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR039

Irrigação e Drenagem

60

 

30

 

Introdução a Irrigação. Água no solo. Relação solo água-planta-atmosfera. Qualidade da água para irrigação. Métodos de irrigação. Dimensionamento de sistemas de irrigação. Ferramentas computacionais para dimensionamento de sistemas de irrigação. Introdução à drenagem. Caracterização e controle do excesso de água em regiões úmidas. Caracterização e controle da salinidade em regiões áridas. Estudos básicos para a elaboração de projetos de drenagem. Drenagem superficial. Sistemas típicos e dimensionamentos. Drenagem subterrânea. Tipos de drenos, materiais e equipamentos. Equações para o espaçamento de drenos. Ferramentas computacionais para dimensionamento de sistemas de drenagem.

AGR002

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR043

Atividades Complementares

120

 

 

 

Dispensada de ementa

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR044

Fisiologia Vegetal

75

15

30

 

Relações hídricas. Nutrição mineral de plantas. Respiração. Fotossíntese. Crescimento e desenvolvimento.

BIO010

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR046

Entomologia

60

15

30

 

Importância e diversidade dos insetos. Coleta, montagem e conservação dos insetos. Morfologia externa. Taxonomia: ordens de insetos de importância agrícola e médico- veterinária. Classificação das principais famílias de importância agrícola (Ordens Orthoptera, Dermaptera, Hemiptera, Neuroptera, Diptera, Coleoptera, Lepidoptera e Hymenoptera). Fisiologia dos sistemas digestório, respiratório, circulatório e nervoso. Reprodução, desenvolvimento e comportamento dos insetos. Controle da ecdise e metamorfose.

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR047

Microbiologia do Solo

60

15

30

 

O solo como habitat para organismos. A comunidade microbiana dos solos. Ecologia dos micro-organismos do solo. Ecofisiologia da rizosfera. Metabolismo microbiano. Biodegradação. Transformação do carbono e a matéria orgânica do solo. Transformações do nitrogênio no solo. Fixação biológica do nitrogênio. Transformação do fósforo no solo. Micorrizas. Transformações do enxofre e outros elementos no solo. Introdução ao estudo da biologia do solo. Fauna do solo: Artrópodes; Aracnídeos; Miriápodes; Nematóides não fitopatogênicos; Moluscos; Oligoquetas; Crustáceos e outros organismos do solo. Biodiversidade.

BIO016

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR048

Melhoramento de Plantas

60

15

30

 

Importância do melhoramento de plantas na exploração agrícola. Métodos de reprodução das plantas superiores e relação com o melhoramento. Estrutura genética de populações. Bases Genéticas do melhoramento vegetal. Melhoramento de plantas autógamas, alógamas e de reprodução assexuada. Métodos de ampliação da variabilidade genética. Cultivares hídricas e variedades. Interação genótipo e ambiente. Genética da resistência a pragas e moléstias. Registro e proteção de cultivares.

BIO015

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR050

Controle de Plantas Daninhas

60

15

30

 

Plantas daninhas: biologia e ecologia, origem e evolução, espécies de importância. Interferência: conceito, principais tipos, fatores que afetam e períodos mais importantes. Métodos de controle: tipos, integração, vantagens e limitações, análise agronômica, econômica e do impacto no ambiente. Caracterização e recomendação de herbicidas. Resistência de plantas daninhas a herbicidas.

AGR044

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR051

Fertilidade do Solo e Adubação

60

15

30

 

Propriedades físico-químicas do solo. Reação do solo e correção da acidez. Ciclos biogeoquímicos de nutrientes. Dinâmica dos macronutrientes no solo. Micronutrientes. Avaliação integrada da fertilidade do solo. Interpretação de análises de solo e recomendação de adubos e corretivos. Uso eficiente de adubos e corretivos. Fontes e classificação dos adubos. Adubação química e orgânica. Contaminação e remediação do solo. Avaliação do estado nutricional: sintomas de deficiência dos nutrientes e métodos analíticos de tecido vegetal. Adubação foliar. Impactos ambientais: prevenção e controle.

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR052

Fitopatologia

60

15

30

 

Introdução à fitopatologia. Importância, natureza e classificação das doenças de plantas. Fungos, bactérias e vírus fitopatogênicos. Fitonematóides. Sintomatologia. Ciclo das relações patógeno-hospedeiro. Isolamento e cultivo de fitopatógenos. Fisiologia do Parasitismo. Variabilidade genética de fitopatógenos. Epidemiologia. Grupos de doenças. Ciclo das doenças. Uso de ferramentas computacionais aplicadas à fitopatologia.

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR055

Manejo Integrado de Pragas

60

15

30

 

Conceitos de injúria, prejuízo, nível de dano, nível de controle, inseto praga, praga chave e secundária. Princípios do Manejo Integrado de Pragas (MIP). Legislação sobre o controle de pragas. Métodos de controle cultural, mecânicos, físicos e comportamentais. Resistência de plantas a insetos. Controle biológico: entomófagos e entomopatógenos. Controle químico: modo de ação dos inseticidas. Receituário agronômico. Estratégias e táticas para o controle de formigas cortadeiras, cupins e pragas de grãos armazenados. MIP: grandes culturas, frutíferas e hortaliças.

AGR046

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR057

Silvicultura

60

 

30

 

Situação atual, perspectivas e limitantes para a expansão das florestas plantadas. Conceitos, classificação e importância ambiental e econômica das florestas. Identificação de espécies arbóreas. Regeneração Florestal. Sistemas de produção silviculturais e agroflorestais. Princípios gerais de produção de mudas. Avaliação de crescimento e volume. Exploração: dendrologia, mensuração e classificação. Implantação, manejo e proteção. Tópicos em Política e Legislação Florestal. Elaboração de projetos.

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR058

Manejo Integrado de Doenças

60

15

30

 

Métodos em fitopatologia. Diagnose. Reconhecimento e identificação das doenças que afetam as principais hortaliças, fruteiras, grandes culturas, plantas ornamentais e florestais. Patologia de Sementes. Controle e manejo de doenças de plantas. Estudo dos fungicidas e bactericidas: classificações, grupos químicos, mecanismos, modo de ação e preparações. Impactos ambientais: prevenção e controle.

AGR052

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR060

Tópicos Especiais em Empreendedorismo Rural

45

15

 

 

Ementa a ser analisada e aprovada pelo Colegiado do Curso.

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR061

Tópicos Especiais em Sustentabilidade Agrícola

45

15

 

 

Ementa a ser analisada e aprovada pelo Colegiado do Curso.

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR062

Tópicos Especiais em Agroindustrialização

45

15

 

 

Ementa a ser analisada e aprovada pelo Colegiado do Curso.

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR063

Mecanização Agrícola

45

 

15

 

Tipos e seleção de máquinas agrícolas, como: tratores, pulverizadores, semeadeiras, colheitadeiras, moinhos, secadores e esteiras transportadoras. Componentes de máquinas agrícolas e suas funcionalidades, como: motor, mecanismos, pistão, esteiras, correntes e engrenagens. Descrição dos combustíveis e lubrificantes utilizados em máquinas agrícolas. Apresentação de conceitos modernos de Gestão da Manutenção aplicados ao ambiente de trabalho agrícola. Segurança no trabalho e normas de segurança no uso de máquinas agrícolas.

 

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI005

Análise Sensorial

60

15

30

 

Definição, importância, histórico e aplicações da análise sensorial. Fisiologia Sensorial. Fatores que influenciam o julgamento sensorial. Estrutura física e organização do laboratório de análise sensorial. Seleção e treinamento de provadores. Fundamentos, indicações e aplicação de métodos sensoriais discriminativos, descritivos e afetivos.

EST003

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI016

Embalagens

30

 

15

 

História e função das embalagens na indústria de alimentos. Materiais para sistemas de embalagens: vidro; celulósicos; plásticos; metálicos; características e controle de qualidade. Sistemas de embalagens: atmosfera modificada, assépticos; embalagens ativas e inteligentes; equipamentos. Legislação.

 

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI036

Atividades Complementares

90

 

 

 

Dispensada de ementa

 

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI037

Estágio Curricular Obrigatório

400

 

 

 

Dispensada de ementa

 

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI048

Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal

60

15

30

 

Aspectos fisiológicos de materias primas vegetais. Tecnologia de frutas e hortaliças. Conservação, industrialização e controle qualidade de grãos e derivados. Tecnologia de óleos, gorduras, biocombustíveis e proteínas vegetais.

ALI065

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI054

Microscopia de Alimentos

30

 

15

 

Técnicas e princípios de microscopia. Estruturas microscópicas. Preparo de amostras. Métodos diretos de análises. Métodos microanalíticos de isolamento e detecção de material estranho em alimentos.

 

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI055

Inovações em Produtos Cárneos e PCF

45

15

15

 

Tecnologias de produtos fermentados. Tecnologias de produtos injetados e marinados de cortes especiais. Tecnologia de conservação de produtos cárneos.Bioproteção de produtos cárneos. Novas tendências em tecnologias de transformação da carne. Ingredientes cárneos funcionais.

ALI065

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI056

Tópicos Especiais em Processo e Produtos Alimentícios

45

15

15

 

Ementa a ser analisada e aprovada pelo Colegiado do Curso.

 

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI057

Tecnologia de frutas e hortaliças

60

15

30

 

Matéria-prima. Fisiologia Pós-colheita. Qualidade de frutas e hortaliças. Frigoconservação.Processamento. Minimamente processados. Fermentação e acidificação de vegetais. Polpa de frutas. Geleias, doces, compotas, sucos e néctares. Desidratação.Processo de produção de chás.

ALI065

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI058

Tecnologia de óleos e gorduras

60

15

30

 

Química de lipídeos. Oxidação. Preparação da matéria-prima. Extração. Refino. Hidrogenação, interesterificação e fracionamento. Fabricação de margarinas. Equipamentos e especificações. Processamento e utilização de subprodutos. Controle analítico de processos. Legislação.

ALI065

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI059

Laboratório de Engenharia de Alimentos

30

 

30

 

Atividades práticas envolvendo processos da indústria de alimentos.

 

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI060

Fundamentos de Nutrição

45

 

15

 

Conceitos básicos em alimentação e nutrição, propriedades, funções e fontes de macronutrientes e micronutrientes. Biodisponibilidade de nutrientes. Rotulagem nutricional e legislação. Digestão, absorção e transporte de nutrientes no organismo humano. Efeitos dos diversos processos no valor nutricional dos alimentos. Requerimentos nutricionais nas diferentes idades e estados fisiológicos. Patologias resultantes do desequilíbrio nutricional. 

 

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI062

Sistemas da Qualidade em Alimentos

60

15

15

 

conceitos gerais da qualidade. Ferramentas gerenciais da qualidade. Controle estatístico de processos. Gestão da qualidade total (GQT). Programas de pré-requisitos. Programas de autocontrole. Análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC). Food policy. Food defense. Principais normas da qualidade. 

ALI066

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI063

Planejamento de projetos industriais

45

15

15

 

Planejamento e projeto industrial. Escolha do projeto. Estudo do processo produtivo. Seleção de materiais e equipamentos. Edificação industrial e arranjo físico. Instalações auxiliares. Localização industrial. Elaboração de um projeto de uma indústria de alimentos cobrindo os aspectos tecnológicos. Projeção de mercado. Avaliação econômica do projeto agroindustrial.  Impacto econômico, ambiental e social.

DES003

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI064

Materiais para Indústria de alimentos

45

15

15

 

Estrutura de materiais. Ensaio de materiais. Materiais ferrosos e não ferrosos. Polimeros. Vidros. Cerâmicas. Critérios para a seleção de materiais para construção de equipamentos. Corrosão. 

QUI062

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI065

Química e Bioquímica de Alimentos

75

15

15

 

Água nos alimentos. Macromoléculas dos Alimentos: Carboidratos, Proteínas e Lipídios. Pigmentos. Enzimas na indústria de alimentos. Transformações bioquímicas em frutas e hortaliças, grãos, leites, carnes, ovos e produtos apícolas. Aditivos e coadjuvantes de tecnologia.

BIO014

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI066

Higiene Industrial

30

 

15

 

Fundamentos de legislação de alimentos. Conceitos gerais sobre segurança de alimentos. Higiene na Indústria de Alimentos. Qualidade da água. Procedimentos de higienização industrial. Controle da higienização na indústria de alimentos.

ALI068

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI068

Microbiologia de Alimentos

60

15

30

 

Fontes de Contaminação Microbiana de Alimentos. Fatores Intrínsecos e Extrínsecos que afetam o desenvolvimento de Microrganismos em Alimentos. Microrganismos deterioradores, patogênicos e benéficos em alimentos. Microrganismos emergentes. Deterioração de Origem Microbiana. Microrganismos e Saúde Pública: Toxinfecções Alimentares. Microrganismos indicadores. Legislação e normas oficiais para amostragem e análises microbiológicas de Alimentos.

BIO016

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI069

Tópicos Especiais em Processo e Produtos Alimentícios 2

45

15

15

 

Ementa a ser analisada e aprovada pelo Colegiado do Curso.

 

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI070

Tópicos Especiais em Processo e Produtos Alimentícios 3

45

15

15

 

Ementa a ser analisada e aprovada pelo Colegiado do Curso.

 

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI071

Biopolímeros  

45

15

 

 

Introdução aos biopolímeros. Síntese, estrutura química e degradação. Métodos de preparo e caracterização de filmes e nanopartículas poliméricas . Aplicações na indústria de alimentos.

QUI002

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI072

Tecnologia de bebidas

60

15

30

 

Matérias-primas utilizadas na fabricação das bebidas. Legislação. Processos de industrialização e controle de qualidade de bebidas fermentadas, destiladas, por mistura, refrigerantes e café torrado e solúvel.

ALI065

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI073

Tecnologia de cereais, leguminosas, raízes e tubérculos

60

15

30

 

Estrutura e composição dos cereais, leguminosas, raízes e tubérculos. Maturação, colheita e armazenamento. Moagem e processamento. Produção de amidos e féculas. Processos de fabricação de pães, biscoitos e massas.

ALI065

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI074

Tecnologia de carnes de bovinos e suínos

60

15

30

 

Conceito. Composição centesimal. Contração e transformação bioquímica do músculo. Operações de Abate e obtenção higiênica e sanitária da carne. Cadeia do frio em carnes. Conservação da carne. Tecnologia de processamento de produtos cárneos. Produtos embutidos e defumados. Produtos cozidos, emulsionados e salgados.

ALI065

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI075

Tecnologia de aves, ovos e pescado

60

15

30

 

Avicultura. Estrutura muscular, composição química e alterações bioquímicas da carne de aves.  Operações de Abate de aves. Tecnologia do Processamento de carne de aves. Estatística da pesca. Estrutura muscular, composição química e alterações bioquímicas do pescado. Operações de Abate de pescados. Tecnologia de conservação e Processamento de pescados. Subprodutos da pesca. Obtenção e beneficiamento de Ovos, Tecnologia do processamento de Ovos e derivados.

ALI065

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI076

Tecnologia de Leite e derivados

60

15

15

 

Obtenção higiênica do leite. Composição do leite. Legislação e padrões físico-químicos e microbiológicos. Processamento do Leite de consumo. Tecnologia de creme de leite e manteiga. Tecnologia de gelados comestíveis e sobremesas lácteas. Tecnologia de leites concentrados e desidratados.

ALI065

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI077

Tecnologia de queijos e lácteos fermentados

60

15

15

 

Tecnologia de queijos. Tecnologia de leites fermentados e bebidas lácteas. Aproveitamento do soro de leite.

ALI065

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI079

Tópicos em Produtos lácteos

30

15

 

 

Microbiologia do leite e derivados. Inovações em produtos lácteos.

ALI068

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI080

Emulsões em alimentos 

30

 

15

 

Características moleculares. Interações coloidais. Ingredientes. Propriedades interfaciais. Formação, estabilidade e reologia.

 

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI081

Tecnologia de Produtos de Origem Animal

45

 

30

 

Importância e objetivos da Agroindustrialização. Composição bioquímica, principais componentes e características sensoriais do leite, carnes, ovos, pescado e mel. Processo de obtenção higiênica das matérias-primas. Legislação industrial e sanitária de produtos de origem animal. Processos gerais de conservação. Tecnologias de elaboração de produtos derivados e subprodutos de origem animal.

ALI065

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI082

Projetos de Engenharia de Alimentos 1

45

30

15

 

Desenvolvimento de projetos de Engenharia de Alimentos

 

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI083

Projetos de Engenharia de Alimentos 2

45

30

15

 

Desenvolvimento de projetos de Engenharia de Alimentos

 

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI084

Projetos de Engenharia de Alimentos 3

45

30

15

 

Desenvolvimento de projetos de Engenharia de Alimentos

 

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI085

Projetos de Engenharia de Alimentos 4

45

30

15

 

Desenvolvimento de projetos de Engenharia de Alimentos

 

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI086

Introdução à Engenharia de Alimentos

45

 

15

 

Importância da Engenharia de Alimentos. Função social e ética do Engenheiro de alimentos. Estrutura curricular do curso. Perfil profissional e áreas de atuação. Legislação e regulamentação do profissional.

 

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI087

Desenvolvimento de Novos Produtos Alimenticios

60

15

30

 

Processo de geração, seleção e desenvolvimento de novos produtos. Ferramentas auxiliares do processo de desenvolvimento.  Mercado “Food Service” e industrial. Novas tecnologias e tendências. Aspectos legais e registros de produto. 

ALI065

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI088

Toxicologia de Alimentos

30

 

15

 

Introdução à toxicologia. Substâncias tóxicas naturalmente presentes em alimentos. Contaminantes acidentais dos alimentos. Aditivos alimentares. Substâncias tóxicas formadas durante o armazenamento e processamento. Alergia e intolerância a alimentos.

 

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI089

TCC 1

30

15

 

 

Projeto de pesquisa. Qualidade das fontes de pesquisa. Plágio. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Elaboração de proposta de trabalho científico e/ou tecnológico envolvendo temas abrangidos pelo curso. 

 

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI090

TCC 2

30

30

 

 

Desenvolvimento e finalização do trabalho iniciado na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I. Redação de monografia e apresentação do trabalho. 

 

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI091

Alimentos funcionais

30

 

15

 

Conceitos. Principais grupos de alimentos funcionais. Legislação. 

 

 

 

DAGRO

Alimentos

ALI092

Análise de Alimentos

60

15

30

 

Amostragem. Pesagem e preparo de amostras para análise.  Determinação dos constituintes principais dos alimentos: umidade e sólidos totais, cinza e conteúdo mineral, proteína total, lipídeos totais, fibras e açúcares. Acidez e pH. Determinação das propriedades físico-químicas dos alimentos. Colorimetria, atividade de água e textura. 

QUI022

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR021

Fruticultura

60

 

30

 

Importância socioeconômica e alimentar da fruticultura. Situação atual, perspectivas e limitantes para a expansão da fruticultura. Fruticultura de clima temperado, subtropical e tropical: Importância dos fatores edafoclimáticos na produção; Propagação de plantas frutíferas; Fenologia de fruteiras; Sistemas de plantio, condução e poda; Quebra de dormência; Raleio de frutos; Uso de reguladores de crescimento na fruticultura; Controle de pragas e doenças; Caracterização dos sistemas de produção: convencional, integrado e orgânico; Colheita, conservação pós-colheita e comercialização da produção.

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR027

Paisagismo e Floricultura

60

 

15

 

Importância socioeconômica da floricultura. Polos de produção de flores e plantas ornamentais no Brasil e mundo. Principais espécies de importância econômica de flores e plantas ornamentais. Substratos e embalagens. Propagação das principais plantas ornamentais. Exigências climáticas e microambiente de cultivo comercial de flores e plantas ornamentais, nutrição e manejo de pragas e doenças. Fisiologia e conservação pós-colheita de flores de corte. Comercialização, transporte e embalagens de flores. Paisagismo: Introdução e histórico. Estilos de jardins. Macropaisagismo e micropaisagismo. Planejamento paisagístico. Implantação e práticas de manejo em jardins. Parques municipais.

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR028

Olericultura

60

 

30

 

Importância econômica e social da olericultura. Planejamento e instalação da horta. Classificação das hortaliças. Técnicas de produção das principais espécies olerícolas: cultivares, exigências edafoclimáticas, propagação, práticas culturais, pragas e doenças. Colheita, classificação e embalagens. Fisiologia pós-colheita e armazenamento das principais espécies olerícolas. Comercialização das principais espécies olerícolas. Fatores de improdutividade. Noções sobre cultivo em ambiente protegido e cultivos hidropônicos na olericultura. Impactos ambientais: prevenção e controle.

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR031

Produção e Tecnologia de Sementes

60

 

30

 

Conceitos de sementes. Formação e estruturas de sementes. Fisiologia de sementes: maturação, germinação, dormência, qualidade fisiológica e deterioração. Programa Nacional de Sementes. Legislação brasileira sobre produção de sementes. Sistemas de produção de sementes no Brasil. Instalação de lavouras de sementes. Estabelecimento, condução, inspeção e colheita de campos de produção de sementes. Produção de sementes de cereais, leguminosas, forrageiras, olerícolas, florestais, condimentares e aromáticas. Beneficiamento, secagem, embalagem e armazenamento de sementes. Análises de sementes, controle da qualidade de sementes.

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR054

Agroecologia

45

 

15

 

Introdução a agroecologia. Agricultura de base agroecológica: conceitos e princípios. Princípios ecológicos na agricultura: dinâmica de nutrientes, da água e da energia, biodiversidade e trofobiose. Sistemas agrícolas de base agroecológicos (animal e vegetal). Manejo de pragas, doenças e espécies espontâneas. Correntes da agricultura de base agroecológica: orgânica, biodinâmica, natural, permacultura. Conhecimento tradicional/local e conservação da agrobiodiversidade. Legislação, certificação e comercialização de produtos agroecológicos.

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR059

Culturas de Verão

75

15

30

 

Técnicas de cultivo das principais culturas de lavoura (soja, feijão, milho, sorgo, girassol, arroz, algodão e mandioca entre outras). Importância socioeconômica. Estatísticas de produção mundial e nacional. Origem, botânica e distribuição geográfica da produção. Clima e zoneamento agroclimático. Morfologia e estádios de desenvolvimento. Manejos de solo, adubação, semeadura ou plantio para a cultura. Tratos culturais abordando principais pragas, moléstias e invasoras. Métodos de colheita, beneficiamento e armazenamento. Impactos ambientais: prevenção e controle.

 

 

 

DAGRO

Agronomia

AGR064

Culturas de Inverno

60

 

15

 

Técnicas de cultivo das culturas de canola, nabo forrageiro, cana-de-açúcar, trigo, aveias, cevadas, triticale, centeio, café e batata. Importância socioeconômica. Estatísticas de produção mundial e nacional. Origem, botânica e distribuição geográfica da produção. Clima e zoneamento agroclimático. Morfologia e estádios de desenvolvimento. Manejos de solo, adubação, semeadura ou plantio para a cultura. Tratos culturais abordando principais pragas, moléstias e invasoras. Métodos de colheita, beneficiamento e armazenamento. Impactos ambientais: prevenção e controle.

 

 

 

DAGRO

Geociências

GEO002

Topografia Geral

60

 

30

 

Introdução à Topografia. Escalas. Medidas diretas e indiretas de distância.  Medidas de ângulos. Orientação. Equipamentos Topográficois. Planimetria. Altimetria. Cálculo de coordenadas. Desenho Topográfico.Desmebramento e remenbramento de áreas. Processamento de dados da poligonal. Ferramentas para a elaboração de mapas e cortes. Processamento de dados obtidos por Estações Totais e Níveis Digitais.

 

 

 

DAGRO

Geociências

GEO005

Poluição dos Solos

30

 

 

 

Geoquímica da crosta terrestre. Serviços ambientais desempenhados
pelo solo. Química do Solo. Movimento e transporte na interface solo-água-atmosfera. Poluição do solo e qualidade ambiental. Minimização de impactos, descontaminação, recuperação, remediação e revegetação.

 

 

 

DAGRO

Geociências

GEO006

Climatologia

30

 

 

 

Tempo atmosférico e clima; Distribuição e balanço global
de radiação; Composição e estrutura da atmosfera; Padrões e modelos de circulação geral da atmosfera; Massas de ar e sistemas frontais; Elementos do clima (temperatura, pressão atmosférica, umidade do ar, precipitações atmosféricas); Nuvens; Estações Meteorológicas e Instrumentação; Escalas do clima; Clima e interações socioambientais e agrícolas; Relações solo-atmosfera e Balanço Hídrico; Análise e tratamento de séries históricas.

 

 

 

DAGRO

Geociências

GEO007

Cartografia Básica

30

 

 

 

Aplicação e Produtos Cartográficos; Sistemas de Projeções Cartográficas; Sistemas de referência e forma da Terra; Escala Cartográfica; Generalização Cartográfica; Sistema de Coordenadas; Interpretação plano-altimétrica; Comunicação cartográfica e confecção e leitura de mapas temáticos.

 

 

 

DAGRO

Geociências

GEO008

Topografia Aplicada

75

 

30

 

Levantamentos Topográficos aplicados. Ferramentas computacionais para processamento de dados nos levantamentos topográficos. Introdução a Geodésica Espacial. Métodos de posicionamento por satélite. Levantamento de obstruções. Pré-Planejamento. Processamentos de dados GPS. Georreferenciamento de Imóveis Rurais.

 

 

 

DAGRO

Geociências

GEO009

Geologia e Pedologia

75

15

30

 

Evolução cronológica da Terra. Morfologia tectônica. Processos geológicos. Formação das rochas. Geologia e distribuição geográfica dos solos do Brasil e Paraná. Processos e fatores de formação do solo. Propriedades químicas dos solos. Propriedades físicas dos solos. Distribuição geográfica dos solos.

 

 

 

DAGRO

Geociências

GEO010

Geoprocessamento

60

15

30

 

Bases conceituais e teóricas; Sistemas de informações geográficas (SIG); Incorporação e manipulação através de análises espaciais dos dados gráficos e alfanuméricos em um sistema SIG; Métodos de abstração, conversão e estruturação em SIG; Introdução ao sensoriamento remoto; Procedimentos de interpretação e análise de imagens; Potencial das técnicas de geoprocessamento para a representação de fenômenos e modelos ambientais; Atividades Práticas.

 

 

 

DAGRO

Zootecnia

AGR045

Nutrição Animal

60

15

30

 

Conceitos gerais sobre alimentação e nutrição animal. Classificação dos nutrientes. Composição do corpo dos animais. Determinações químicas. Metabolismo da água, carboidratos, proteínas, lipídios, minerais e vitaminas. Digestibilidade. Alimentos e seu tratamento e processamento. Valor energético dos alimentos e exigências nutritivas.

BIO014

 

 

DAGRO

Zootecnia

AGR049

Melhoramento Animal

45

15

15

 

Estimação de componentes de variância e genética de populações e quantitativa. Covariância genética entre parentes, estimativa de parâmetros genéticos, seleção e ganho genético e métodos de seleção. Método de seleção para mais de uma característica, cruzamento, efeito materno, interação genótipo ambiente. Melhoramento genético aplicado à produção de bovinos de leite e de corte, aves, suínos e outras espécies.

BIO015

 

 

DAGRO

Zootecnia

AGR052

Manejo de Animais Ruminantes

45

15

30

 

Noções básicas dos aspectos anatômicos e fisiológicos do sistema digestivo dos ruminantes. Microbiologia do rúmen. Digestão, absorção e metabolismo de carboidratos, compostos nitrogenados e lipídeos. Bovinocultura: Saúde e sanidade animal. Instalações e Equipamentos. Principais manejos alimentares dos animais de corte e de leite. Cálculo básico de rações para bovinos. Ovino e Caprinocultura: potencial regional, principais raças, reprodução e manejo.

 

 

 

DAGRO

Zootecnia

AGR056

Manejo de Animais Monogástricos

45

15

30

 

Avicultura: Importância econômica. Raças, alimentação, sanidade, instalações, equipamentos e manejo voltados à produção avícola. Suinocultura: Importância econômica e social. Raças, alimentação, sanidade, instalações, equipamentos e manejo voltados à produção de suínos. 

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

EDU008

Educação Científica e Tecnológica

45

15

 

 

Concepções de Ciência e Tecnologia. Relação entre Educação e o Campo de Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) - ECTS. Alfabetização científica e tecnológica. Tecnologia Social. Educomunicação.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

EDU011

História da Técnica e da Tecnologia

45

15

 

 

Construção histórico-social da técnica e da tecnologia. Contribuições e contradições no processo de desenvolvimento humano. Tecnologia e modernidade no Brasil.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

EDU012

História do Paraná e do Sudoeste Paranaense

45

15

 

 

Estudo da história do Estado do Paraná. Os diferentes períodos que marcam a composição social deste território e suas principais características econômicas, políticas e culturais. Povos indígenas e colonização do  Sudoeste Paranaense. A posse da terra e os conflitos sociais.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

EDU013

História e Cultura Afro-brasileira e Indígena

45

15

 

 

História e diversidade étnica e cultural dos povos africanos e americanos. Estrutura da economia escravista europeia e a resistência dos africanos, afrobrasileiros e indígenas no Brasil. A formação do Estado brasileiro e a manutenção do status quo; processo histórico e estruturação econômica, política e jurídica do racismo entre os séculos XIX e XX. O debate sobre preconceito étnico-racial como necessidade para superar as desigualdades sociais e valorizar a cultura afrobrasileira e indígena.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH001

Trabalho, Tecnologia e Sociedade

45

15

 

 

Trabalho e ontologia. Concepções de Tecnologia. Relação Trabalho e Tecnologia. Capitalismo Digital. Trabalho, Tecnologia e subjetivação. Trabalho, alienação e consumo. Formação, Qualificação e Trabalho.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH002

Filosofia e Tecnologia

45

15

 

 

A construção histórica do pensamento filosófico humano. A natureza do conhecimento científico e do conhecimento tecnológico. Senso comum e método científico. Filosofia da Tecnologia. Tecnologia e Humanismo.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH003

Diversidade e Cidadania na Sociedade da Informação

45

15

 

 

Concepções de diversidade e cidadania como expressão da prática social. História da cidadania. Fundamentos dos direitos humanos. Ética e cidadania. Questões ambientais. Questões étnico-raciais, de gênero e plasticidades.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH004

Ciência, Tecnologia e Gênero

45

15

 

 

Ciência e Tecnologia como processos sociais. Conceitos de Gênero, Crítica Feminista e Interseccionalidade. Divisão Sexual do Trabalho. Relações de Gênero e Produção de Ciência e Tecnologia.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH005

Educação, trabalho e sociedade

45

15

 

 

Natureza e especificidade da educação. Trabalho e Educação. O trabalho como princípio educativo. Mudanças no mundo do trabalho no modo de produção capitalista e os impactos na educação. Reestruturação capitalista, reformas do estado e o mundo do trabalho. Mediações entre as relações de produção no capitalismo e a prática social educacional.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH006

História da Educação

45

15

 

 

Concepções de História e História da Educação. Os Modos de Produção e as Práticas Educativas. As  principais correntes do pensamento pedagógico a partir da modernidade. História da educação no Brasil.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH007

Introdução à Comunidade Política

45

15

 

 

Estudo sobre formação social e o surgimento da política. Os indivíduos, a comunidade e o papel político do cidadão. Caracterização de Direitos Políticos e Civis. Reflexões sobre a formação do Estado e as Relações do Poder. Política e Sistema Político no Brasil. 

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH008

Políticas Educacionais

45

15

 

 

As políticas educacionais, a legislação e suas implicações para a organização da atividade escolar. Análise das relações entre educação, Estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH009

Sociedade e Política no Brasil

45

15

 

 

Elementos fundamentais da formação sócio-histórica da sociedade brasileira. Aspectos da formação político-econômica do Brasil. Diversidade étnica e cultural do Brasil: teses fundamentais. Sociedade e cidadania no Brasil. Movimentos sociais e protagonismo político. Transformações na organização do trabalho. A sociedade brasileira na contemporaneidade.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH010

Tecnologia e Sociedade

45

15

 

 

Conceitos de Tecnologia. Tendências em Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Tecnologia e Técnica. Tecnologia e Ciência. Tecnologia, Cultura e Diversidade Cultural. Tecnologia, Modernidade e Decolonialidade.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH011

Educação Popular e Formação Humana

45

15

 

 

Educação Formal, Não-Formal e Informal. Concepção de Educação Popular. Formação Humana e Dialogicidade. Educação e Direitos Humanos. Educação, participação e cidadania. Educação e Autonomia.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH012

Tecnossistema e Tecnopolíticas

45

15

 

 

Tecnossistema: tecnologia e política. Tecnopolíticas. Racionalidade Técnica, determinismo tecnológico e questão do progresso. Tecnologias de vigilância e controle. Democracia e Cidadania Sociotécnica. Tecnodiversidade e Tecnorresistências.

HCH010

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH013

Psicologia Social

45

15

 

 

Fundamentos da Psicologia. Processo histórico-epistemológico da Psicologia Social. Enfoques teóricos e metodológicos da Psicologia Social; construção social de realidades e subjetividades humanas. Os processos de produção e reprodução da realidade social. A formação dos sujeitos, grupos, instituições e relações de poder. A vida cotidiana e a realidade social em perspectiva teórica. Teorias da identidade. Teoria das Representações Sociais.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH014

Filosofia da Ciência

45

15

 

 

Fundamentos da Filosofia. História da Filosofia e da Ciência. Teoria do Conhecimento. Revolução Científica. O Método Científico. Epistemologia Moderna. Epistemologia Contemporânea.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH015

Antropologia da Técnica e da Tecnologia

45

15

 

 

Noções fundamentais de Antropologia, Técnica e Tecnologia. Estudos sobre os fenômenos técnicos. Noções clássicas e sistêmicas da técnica: tendência técnica, fato técnico, objetivação. Cultura Material. Dicotomias Homem/Natureza e Natureza/Cultura. Noções de Antropologia Simétrica. Sistemas simbólicos e de representação. Identidade dos e entre objetos. Relações técnicas a partir das lógicas e práticas de uso. Ontologias ameríndias e pensamento decolonial. Processos sociotécnicos e contextos sócio-ecológico-territoriais.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH016

Sociologia da Juventude

45

15

 

 

Juventude como categoria social e sociológica. Aspectos históricos da juventude. Juventudes e políticas públicas no Brasil. Jovens, escolarização e trabalho. Culturas e sociabilidades juvenis na sociedade contemporânea. Juventude e geração. Violência e conflitos sociais entre jovens. Juventudes, política e movimentos sociais. Juventudes e diversidades. Juventudes rurais

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH017

Tópicos Especiais em Ciências Humanas

45

15

 

 

Teorias clássicas e/ou contemporâneas da área de Ciências Humanas. Aspectos emergentes e questões relacionadas à Ciências Humanas. Aprofundamento de temas de estudos correlacionados à Ciências Humanas. (Ementa e referências bibliográficas básicas e complementares serão apresentadas e avaliadas a cada oferta)

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH018

Tópicos Especiais em Educação

45

15

 

 

Teorias clássicas e/ou contemporâneas da área de Educação. Aspectos emergentes e questões relacionadas à Educação. Aprofundamento de temas de estudos correlacionados à Educação. (Ementa e referências bibliográficas básicas e complementares serão apresentadas e avaliadas a cada oferta)

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH019

Sociologia Rural

45

15

 

 

A sociologia no âmbito das ciências sociais. Categorias fundamentais da sociologia. Definição de Sociologia Rural e campo temático. Abordagens da sociologia rural. A questão agrária clássica e o desenvolvimento agropecuário. A questão agrária brasileira. Instituições sociais e políticas no meio rural. Concentração fundiária no Brasil. Movimentos sociais e conflitos no campo. A questão agrária no estado do Paraná.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH020

Associativismo e Cooperativismo

45

15

 

 

Associativismo X Cooperativismo – histórico e importância. Estrutura e funcionamento das organizações do meio rural: cooperativas, sindicatos e associações. A cooperação/associativismo. Sindicatos rurais: trabalhadores e empregadores. Cooperativas: funções, objetivos e ramos cooperativos. Órgãos sociais: assembleia geral, conselho administrativo e conselho fiscal. Inserção das cooperativas no mercado de produtos agrícolas. Setor agroalimentar no Brasil e no mundo.

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

ADM012

Gestão da Produção

45

15

 

 

Administração da produção. Arranjo físico e fluxo. Gestão do processo produtivo. Logística. Métodos de Produção. Planejamento e controle de estoques. Planejamento e controle da produção.

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

ADM015

Gestão de Projetos

45

15

 

 

Introdução ao Gerenciamento de Projetos;  Metodologia de Gestão de Projetos; Planejamento e Fases do Projeto

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

ADM017

Inovação Sociotécnica

45

15

 

 

Conceito de Inovação. Sistema Sociotécnico. Análise Multinível, multifase e multiatores para a inovação. A mudança social com a inovação. Regime sociotécnico.

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

HSA001

Gestão Empresarial

45

15

 

 

Introdução à Administração. Princípios gerais. Estrutura Organizacional. Tipologia das Organizações. Ferramentas de Gestão e da Qualidade. Estratégia e Vantagem competitiva. Posicionamento estratégico.

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

HSA002

Gestão da Qualidade

45

15

 

 

Evolução do conceito e da prática da gestão da qualidade. Fundamentos da qualidade e modelos de gestão. Sistema de gestão da qualidade. Ferramentas para o controle e melhoria da qualidade. Metodologias da qualidade. Desdobramento da função qualidade (QFD). Avaliação da qualidade.

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

HSA003

Gestão Econômica e Financeira

45

15

 

 

Administração financeira; Demonstrativos financeiros; Orçamento empresarial; Gestão do fluxo de caixa; Ponto de Equilíbrio, Análise de investimentos. Introdução a macroeconomia e microeconomia.

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

HSA004

Gestão de Pessoas

45

15

 

 

Introdução à  gestão de pessoas. Os Novos Desafios na gestão de pessoas.  Processo de gestão de pessoas. 

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

HSA005

Empreendedorismo

45

15

 

 

Características, perfil e comportamento empreendedor; Ferramentas e abordagens conceituais de empreendedorismo;
Intraempreendedorismo; Tendências, oportunidades e prospecção de novos negócios; startups e negócios inovadores; Modelo de negócios; Plano de negócios.

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

HSA006

Inovação Sustentável

60

30

 

 

Conceito de Sustentabilidade, Conceito de inovação e inovação para a sustentabilidade; Ecoinovação; Estratégias políticas para a promoção da Inovação Sustentável.

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

HSA007

Administração de Marketing

60

30

 

 

Evolução do conceito de marketing. Tipos de mercados. Análise do mercado de consumo e comportamento do consumidor. Segmentação de mercado. Posicionamento de produtos. Administração do  composto de produtos: marca e embalagem. Desenvolvimento de novos produtos.

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

HSA008

Gestão do Conhecimento

45

15

 

 

O Conhecimento como fator de produção e vantagem competitiva. Aspectos Fundamentais sobre aprendizagem e inovação nas organizações. Capital intelectual. Ciclo de vida de conhecimento. Conhecimento Tácito e Conhecimento Explicito. Criação de Conhecimento nas Organizações. Processos, técnicas, ferramentas e sistemas de conhecimento organizacional. Maturidade do conhecimento organizacional. 

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

HSA009

Comportamento Organizacional

45

15

 

 

Fundamentos do comportamento organizacional. Personalidade e emoções. Percepção e tomada de decisão individual. Motivação. O indivíduo e o grupo. Equipes de trabalho. Comunicação organizacional. Liderança. Conflito e negociação.

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

HSA010

Gestão e Estratégias de Inovação e Tecnologia

45

15

 

 

Introdução á gestão da Inovação; Tipos de inovação; Modelos, estratégias e ferramentas de inovação; Projetos de inovação e transferência de tecnologia; Propriedade intelectual; Sistemas e ambientes de inovação.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

ART004

Prática de Orquestra

45

 

45

 

Prática de repertório de música erudita e popular. Desenvolvimento da percepção rítmica, melódica e harmônica. Desempenho instrumental em conjunto: afinação, articulação, expressividade e qualidade sonora. Apresentação pública.

HLA012

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

ART007

Canto Coral

45

 

45

 

Prática de música coral em vários idiomas. Desenvolvimento da percepção rítmica, melódica e harmônica. Desempenho vocal em conjunto: respiração, afinação, articulação, qualidade sonora e expressividade. Apresentação pública.

HLA015

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA001

Linguagem, tecnologia e sujeito

60

 

 

 

Discussões sobre linguagem, tecnologia e relações de poder. Noções de discurso, identidade e alteridade. Ideologia, sujeito e indústria cultural. Análise crítica de discursos e representações sociais de sujeitos. Mídias como instâncias de construção e reprodução de discursos.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA002

Literatura e formação do sujeito

45

15

 

 

Literatura e formação de leitores críticos e reflexivos. A função social da literatura. A leitura literária na construção de habilidades socioemocionais e de comunicação.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA003

Representações da tecnologia na Literatura

45

15

 

 

Representações da tecnologia nas relações humanas e sociais em textos literários. Literatura e formação de cidadãos críticos.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA004

Língua Inglesa I

60

 

 

 

Apropriação de estruturas linguísticas e repertório de vocabulário, desenvolvimento das habilidades de ler, escrever, o ouvir, falar e falar-ouvir em língua inglesa, oferta de subsídios para a personalização e compartilhamento de pensamento crítico acerca de temas do mundo real, oferta de oportunidades sociocomunicativas para uma aprendizagem significativa, no desenvolvimento da performance na língua na categoria de Básico 1 (A1), nos padrões do Common European Framework of Reference for Languages.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA005

Língua Inglesa II

60

 

 

 

Apropriação de estruturas linguísticas e repertório de vocabulário, desenvolvimento das habilidades de ler, escrever, o ouvir, falar e falar-ouvir em língua inglesa, oferta de subsídios para a personalização e compartilhamento do pensamento crítico acerca de temas do mundo real, oferta de oportunidades sociocomunicativas para uma aprendizagem significativa, no desenvolvimento da performance na língua na categoria de Básico 2 (A1), nos padrões do Common European Framework of Reference for Languages.

HLA004

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA006

Língua Inglesa III

60

 

 

 

Apropriação de estruturas linguísticas e repertório de vocabulário, desenvolvimento das habilidades de ler, escrever, o ouvir, falar e falar-ouvir em língua inglesa, oferta de subsídios para a personalização e compartilhamento do pensamento crítico acerca de temas do mundo real, oferta de oportunidades sociocomunicativas para uma aprendizagem significativa, no desenvolvimento da performance na língua na categoria Pré-intermediário,1(A2), nos padrões do Common European Framework of Reference for Languages

HLA005

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA007

Língua Inglesa IV

60

 

 

 

Apropriação de estruturas linguísticas e repertório de vocabulário, desenvolvimento das habilidades de ler, escrever, o ouvir, falar e falar-ouvir em língua inglesa, oferta de subsídios para a personalização e compartilhamento do pensamento crítico acerca de temas do mundo real, oferta de oportunidades sociocomunicativas para uma aprendizagem significativa, no desenvolvimento da proficiência da língua na categoria de Pré-Intermediário 2 (A2), nos padrões do Common European Framework of Reference for Languages, como usuário básico.

HLA006

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA008

Língua Inglesa V

60

 

 

 

Apropriação de estruturas linguísticas e repertório de vocabulário, desenvolvimento das habilidades de ler, escrever, o ouvir, falar e falar-ouvir em língua inglesa, oferta de subsídios para a personalização e compartilhamento do pensamento crítico acerca de temas do mundo real, oferta de oportunidades sociocomunicativas para uma aprendizagem significativa, no desenvolvimento da proficiência da língua na categoria Intermediário 1 (B1), nos padrões do Common European Framework of Reference for Languages.

HLA007

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA009

Língua Inglesa VI

60

 

 

 

Apropriação de estruturas linguísticas e repertório de vocabulário, desenvolvimento das habilidades de ler, escrever, o ouvir, falar e falar-ouvir em língua inglesa, oferta de subsídios para a personalização e compartilhamento de pensamento crítico acerca de temas do mundo real, oferta de oportunidades sociocomunicativas para uma aprendizagem significativa, no desenvolvimento da proficiência da língua na categoria de Intermediário 2 (B1), nos padrões do Common European Framework of Reference for Languages.

HLA008

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA010

Comunicação e Leitura

30

 

15

 

A leitura na carreira de Engenharia. A formação do hábito de leitura. A leitura do mundo.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA011

Técnica Vocal Avançada

30

 

30

 

Divisão de vozes (soprano, mezzo soprano, contralto, tenor, barítono e baixo). Timbre das vozes femininas e masculinas. Desempenho vocal avançado: respiração, afinação, articulação, qualidade sonora e expressividade.

HLA015

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA012

Música Instrumental

30

 

30

 

Noções básicas de instrumento. Teoria musical. Desenvolvimento da criatividade e da percepção rítmica, melódica e harmônica. Prática instrumental coletiva. 

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA013

Instrumento musical – Violino I

60

 

60

 

Noções básicas de instrumento. Postura. Movimentos do braço e mão direita e esquerda. Arcada. Digitação. Articulação. Estudos e repertório de nível iniciante. Desenvolvimento da criatividade e da percepção rítmica e melódica. 

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA014

Instrumento musical – Violino II

30

 

30

 

Arcada e golpes de arco. Notas de Ressonância. Digitação. Articulação. Estudos e repertório para violino. Desenvolvimento da criatividade e da percepção rítmica, melódica e harmônica. 

HLA013

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA015

Técnica Vocal - Canto

30

 

30

 

O aparelho fonador e a fisiologia da voz. Saúde vocal. Estudo da respiração, emissão e articulação. Exercícios de vocalização. A técnica vocal aplicada no repertório popular e erudito. Interpretação vocal individual e coletiva.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA016

Comunicação Linguística

30

 

 

 

A comunicação e a internacionalização. A comunicação no ambiente de trabalho. A comunicação na história das instituições.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA017

Linguagem, Cultura e Sociedade

30

 

 

 

Linguagem e produção de sentidos. Culturas, identidades e entrecruzamentos na linguagem. Discurso e relações de poder na sociedade.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA018

Linguagem, Ideologia e Subjetividade

30

 

 

 

Inter-relação entre linguagem, ideologia e subjetividade numa perspectiva crítico-reflexiva.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA019

Comunicação Oral e Escrita

30

 

15

 

A comunicação e a Engenharia. A oralidade na Engenharia. A leitura na Engenharia. A escrita na Engenharia.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

LET006

Libras 1

30

 

 

 

Línguas de sinais e minoria lingüística. As diferentes línguas de sinais. Status da língua de sinais no Brasil. Cultura surda. Organização linguística da Libras para usos informais e cotidianos: vocabulário; morfologia, sintaxe e semântica. A expressão corporal como elemento linguístico.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

LET007

Libras 2

30

 

 

 

A educação de surdos no Brasil. Cultura surda e a produção literária. Emprego da Libras em situações discursivas formais: vocabulário, morfologia, sintaxe e semântica. Prática do uso da Libras em situações discursivas mais formais.

LET006

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

LET008

Leitura e Produção Textual

30

 

 

 

Noções de linguagem, texto e discurso. Prática de leitura e de produção de textos. Processos de leitura. Estratégias de produção textual.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

LET016

Inglês para fins acadêmicos

45

15

 

 

Habilidade de leitura em língua inglesa para fins acadêmicos nas áreas de formação.

 

 

 

DAINF

Informática

INF009

Algoritmos e Programação

60

 

30

 

Estudo das formas para representação do pensamento lógico computacional por meio de técnicas de criação e desenvolvimento de algoritmos e de programas. Representação e manipulação de dados. Construções de algoritmos sequenciais, condicionais e com estruturas de repetição. Manipulação de estruturas de dados homogêneas e heterogêneas e utilização de sub-rotinas. Implementação em linguagem de programação.

 

 

 

DAQBI

Ciências Biológicas

BIO006

Engenharia Genética

30

 

 

 

Endonucleases de restrição. A técnica da eletroforese de fragmentos de DNA. Vetores de clonagem. Clonagem. A técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR). Investigação forense. Transformação bacteriana. Organismos geneticamente modificados. Bibliotecas genômicas. Engenharia genética em Saccharomyces cerevisiae. Engenharia genética em plantas. Engenharia genética em animais. Terapia gênica humana. Inovações da tecnologia do DNA recombinante na engenharia.

 

 

 

DAQBI

Ciências Biológicas

BIO009

Zoologia Geral

45

 

15

 

Diversidade animal. Os animais e o meio ambiente. Zoologia e as outras ciências. Regras de nomenclatura zoológica. Identificação e caracterização geral dos grandes filos: Protozoa, Coelenterata, Platyhelminthes, Aschelminthes, Annelida, Mollusca, Arthropoda, Enchinodermata, Chordata, Acrania e Craniata: Pisces,Amphibia, Reptlia, Aves e Mammalia.Importância agronômica: implicações e aplicações

 

 

 

DAQBI

Ciências Biológicas

BIO011

Ecologia Geral

60

 

 

 

Histórico e evolução da ecologia; Conceitos básicos em ecologia (ecologia, ecossistemas, biótico, abiótico); Cadeia trófica; Fluxos energéticos, Ciclos biogeoquímicos; Dinâmica de populações e comunidades; Relações ecológicas; Sucessão ecológica; Biomas e ecossistemas aquáticos; Estudos de caso

 

 

 

DAQBI

Ciências Biológicas

BIO012

Biologia Celular

45

15

15

 

Principais teorias sobre a origem e evolução da célula. Organização dos seres vivos e organização geral das células procarióticas e eucarióticas. Diferenças estruturais de células procarióticas e eucarióticas. Diferenças estruturais de células animais e vegetais. Parede celular. Membrana plasmática: atividades, funções e transporte. Citoplasma; organelas celulares e suas funções. Microscopia. Técnicas de confecção, coloração e análise de células e componentes celulares em microscópio.

 

 

 

DAQBI

Ciências Biológicas

BIO015

Genética Molecular

45

15

 

 

Estrutura e função do DNA. A estrutura genética: introns, exons, regiões reguladoras. Replicação e reparo do DNA. Transcrição e processamento de RNA. Código genético e síntese de proteínas. Regulação da expressão gênica em procariotos. Regulação da expressão gênica em eucariotos. Genomas e genômica. 

 

 

 

DAQBI

Ciências Biológicas

BIO016

Microbiologia Geral

60

30

15

 

Caracterização e classificação dos micro-organismos, Morfologia e fisiologia microbiana, Técnicas microbiológicas de isolamento e contagem; Controle microbiano.

 

 

 

DAQBI

Ciências Biológicas

BIO017

Bioindicadores Ambientais

45

 

15

 

Conceituação de bioindicadores; Histórico do uso de bioindicadores; Principais grupos de fauna e flora bioindicadores; Características dos bioindicadores; Métodos de estudo para utilização de espécies da biota terrestre e aquática como bioindicadoras da qualidade ambiental; Biologia da Conservação e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação; Estudos de caso.

 

 

 

DAQBI

Ciências Biológicas

BIO018

Morfossistemática e Anatomia Vegetal

60

30

15

 

 Histologia vegetal (tecidos vegetais primários e secundários). Morfologia e anatomia dos órgãos vegetais. Embriologia vegetal. Conceitos de taxonomia: classificação, identificação e nomenclatura botânica. Morfologia dos órgãos vegetais. Morfologia e identificação dos principais táxons de interesse econômico. Coleta e herborização de material botânico.

 

 

 

DAQBI

Ciências Biológicas

BIO019

Bioquímica Geral

60

30

15

 

Conceito, classificação, estrutura e propriedades das biomoléculas: carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos. Metabolismo das biomoléculas. Respiração aeróbica e fermentações. Tópicos especiais em Bioquímica. 

 

 

 

DAQBI

Química

QUI002

Química Orgânica

60

15

15

 

Propriedades Físicas e Químicas de Compostos Orgânicos. Funções Químicas Orgânicas. Estereoquímica. Reações Químicas: Mecanismos e Síntese. Aplicações da Química Orgânica.

 

 

 

DAQBI

Química

QUI017

Química Geral Experimental

30

 

30

 

Normas de segurança em laboratório de química; Normas para elaboração de relatórios acadêmicos;O Experimento;  Identificação e uso de equipamentos e vidrarias; medidas de massa, volume e temperatura; Tratamento de dados;  Métodos de separação de misturas; Reações inorgânicas; Potencial hidrogeniônico e solução tampão; Preparo de soluções.

 

 

 

DAQBI

Química

QUI019

Química Orgânica Teórica 1

45

 

 

 

Introdução à Química do Carbono. Caracterização, nomenclatura, propriedades físicas e reatividade de hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, haletos de alquila, alcoóis, fenóis e éteres. Isomeria constitucional e estereoquímica.

 

 

 

DAQBI

Química

QUI020

Química Orgânica Teórica 2

45

 

 

 

Caracterização, nomenclatura, propriedades físicas e reatividade de aldeídos e cetonas, ácidos carboxílicos e seus derivados. Aminas e sais de diazônio. Compostos heterocíclicos. Compostos de interesse tecnológico.

QUI019

 

 

DAQBI

Química

QUI021

Química Orgânica Experimental 1

45

 

45

 

Práticas de Laboratório envolvendo: Extração, purificação e caracterização qualitativa e quantitativa de compostos orgânicos. Propriedades físico-químicas de compostos orgânicos. Técnicas cromatográficas. Síntese orgânica.

QUI020

 

 

DAQBI

Química

QUI022

Química Analítica Teórica

45

 

 

 

Introdução a Química Analítica. Equilíbrio químico. Equilíbrio de precipitação. Titulações de precipitação. Análise gravimétrica. Equilíbrio ácido-base. Titulações ácido-base. Equilíbrio de formação de complexos. Titulações de complexação. Equilíbrio de oxidação-redução. Titulações de oxidação-redução.

 QUI084  

 

 

DAQBI

Química

QUI026

Química Analítica Instrumental

45

 

 

 

Introdução aos métodos instrumentais em química analítica. Validação em análise química.Fundamentos de Métodos Espectrométricos. Fundamentos de Métodos Cromatograficos. Fundamentos de Métodos Eletroquímicos.

 QUI022  

 

 

DAQBI

Química

QUI027

Química Analítica Experimental

45

 

45

 

Calibração de frascos volumétricos. Equilíbrio químico. Análise gravimétrica. Análise volumétrica de neutralização, de precipitação, de oxirredução e de complexação. 

QUI022

 

 

DAQBI

Química

QUI084

Química Geral Teórica

60

15

 

 

Modelos Atômicos. Tabela periódica dos elementos. Ligações químicas. Geometria molecular e Interações intermoleculares. Funções inorgânicas. Reações químicas e balanceamento de equações. Estequiometria. Unidades de concentração.

 

 

 

DAQBI

Química

QUI105

Físico-química 

60

15

15

 

 Termodinâmica. Cinética química. Equilíbrio químico termodinâmico. Eletroquímica.

 

 

 

 

 

ANEXO II

INSTRUÇÃO NORMATIVA DIRGRAD-FB/UTFPR nº 3, de  24 de março de 2022 

COMPOSIÇÃO DO CICLO DE HUMANIDADES

Departamento

Subárea

Código

Disciplina

Carga Horária Total em horas

Carga Horária não Presencial 

Carga Horária Prática

Ementa

Pré-Requisito 1

Pré-Requisito 2

Pré-Requisito 3

DAHUM

Ciências Humanas

EDU008

Educação Científica e Tecnológica

45

15

 

Concepções de Ciência e Tecnologia. Relação entre Educação e o Campo de Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) - ECTS. Alfabetização científica e tecnológica. Tecnologia Social. Educomunicação.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

EDU011

História da Técnica e da Tecnologia

45

15

 

Construção histórico-social da técnica e da tecnologia. Contribuições e contradições no processo de desenvolvimento humano. Tecnologia e modernidade no Brasil.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

EDU012

História do Paraná e do Sudoeste Paranaense

45

15

 

Estudo da história do Estado do Paraná. Os diferentes períodos que marcam a composição social deste território e suas principais características econômicas, políticas e culturais. Povos indígenas e colonização do  Sudoeste Paranaense. A posse da terra e os conflitos sociais.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

EDU013

História e Cultura Afro-brasileira e Indígena

45

15

 

História e diversidade étnica e cultural dos povos africanos e americanos. Estrutura da economia escravista europeia e a resistência dos africanos, afrobrasileiros e indígenas no Brasil. A formação do Estado brasileiro e a manutenção do status quo; processo histórico e estruturação econômica, política e jurídica do racismo entre os séculos XIX e XX. O debate sobre preconceito étnico-racial como necessidade para superar as desigualdades sociais e valorizar a cultura afrobrasileira e indígena.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH001

Trabalho, Tecnologia e Sociedade

45

15

 

Trabalho e ontologia. Concepções de Tecnologia. Relação Trabalho e Tecnologia. Capitalismo Digital. Trabalho, Tecnologia e subjetivação. Trabalho, alienação e consumo. Formação, Qualificação e Trabalho.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH002

Filosofia e Tecnologia

45

15

 

A construção histórica do pensamento filosófico humano. A natureza do conhecimento científico e do conhecimento tecnológico. Senso comum e método científico. Filosofia da Tecnologia. Tecnologia e Humanismo.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH003

Diversidade e Cidadania na Sociedade da Informação

45

15

 

Concepções de diversidade e cidadania como expressão da prática social. História da cidadania. Fundamentos dos direitos humanos. Ética e cidadania. Questões ambientais. Questões étnico-raciais, de gênero e plasticidades.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH004

Ciência, Tecnologia e Gênero

45

15

 

Ciência e Tecnologia como processos sociais. Conceitos de Gênero, Crítica Feminista e Interseccionalidade. Divisão Sexual do Trabalho. Relações de Gênero e Produção de Ciência e Tecnologia.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH005

Educação, trabalho e sociedade

45

15

 

Natureza e especificidade da educação. Trabalho e Educação. O trabalho como princípio educativo. Mudanças no mundo do trabalho no modo de produção capitalista e os impactos na educação. Reestruturação capitalista, reformas do estado e o mundo do trabalho. Mediações entre as relações de produção no capitalismo e a prática social educacional.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH006

História da Educação

45

15

 

Concepções de História e História da Educação. Os Modos de Produção e as Práticas Educativas. As  principais correntes do pensamento pedagógico a partir da modernidade. História da educação no Brasil.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH007

Introdução à Comunidade Política

45

15

 

Estudo sobre formação social e o surgimento da política. Os indivíduos, a comunidade e o papel político do cidadão. Caracterização de Direitos Políticos e Civis. Reflexões sobre a formação do Estado e as Relações do Poder. Política e Sistema Político no Brasil. 

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH008

Políticas Educacionais

45

15

 

As políticas educacionais, a legislação e suas implicações para a organização da atividade escolar. Análise das relações entre educação, Estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH009

Sociedade e Política no Brasil

45

15

 

Elementos fundamentais da formação sócio-histórica da sociedade brasileira. Aspectos da formação político-econômica do Brasil. Diversidade étnica e cultural do Brasil: teses fundamentais. Sociedade e cidadania no Brasil. Movimentos sociais e protagonismo político. Transformações na organização do trabalho. A sociedade brasileira na contemporaneidade.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH010

Tecnologia e Sociedade

45

15

 

Conceitos de Tecnologia. Tendências em Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Tecnologia e Técnica. Tecnologia e Ciência. Tecnologia, Cultura e Diversidade Cultural. Tecnologia, Modernidade e Decolonialidade.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH011

Educação Popular e Formação Humana

45

15

 

Educação Formal, Não-Formal e Informal. Concepção de Educação Popular. Formação Humana e Dialogicidade. Educação e Direitos Humanos. Educação, participação e cidadania. Educação e Autonomia.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH012

Tecnossistema e Tecnopolíticas

45

15

 

Tecnossistema: tecnologia e política. Tecnopolíticas. Racionalidade Técnica, determinismo tecnológico e questão do progresso. Tecnologias de vigilância e controle. Democracia e Cidadania Sociotécnica. Tecnodiversidade e Tecnorresistências.

HCH010

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH013

Psicologia Social

45

15

 

Fundamentos da Psicologia. Processo histórico-epistemológico da Psicologia Social. Enfoques teóricos e metodológicos da Psicologia Social; construção social de realidades e subjetividades humanas. Os processos de produção e reprodução da realidade social. A formação dos sujeitos, grupos, instituições e relações de poder. A vida cotidiana e a realidade social em perspectiva teórica. Teorias da identidade. Teoria das Representações Sociais.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH014

Filosofia da Ciência

45

15

 

Fundamentos da Filosofia. História da Filosofia e da Ciência. Teoria do Conhecimento. Revolução Científica. O Método Científico. Epistemologia Moderna. Epistemologia Contemporânea.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH015

Antropologia da Técnica e da Tecnologia

45

15

 

Noções fundamentais de Antropologia, Técnica e Tecnologia. Estudos sobre os fenômenos técnicos. Noções clássicas e sistêmicas da técnica: tendência técnica, fato técnico, objetivação. Cultura Material. Dicotomias Homem/Natureza e Natureza/Cultura. Noções de Antropologia Simétrica. Sistemas simbólicos e de representação. Identidade dos e entre objetos. Relações técnicas a partir das lógicas e práticas de uso. Ontologias ameríndias e pensamento decolonial. Processos sociotécnicos e contextos sócio-ecológico-territoriais.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH016

Sociologia da Juventude

45

15

 

Juventude como categoria social e sociológica. Aspectos históricos da juventude. Juventudes e políticas públicas no Brasil. Jovens, escolarização e trabalho. Culturas e sociabilidades juvenis na sociedade contemporânea. Juventude e geração. Violência e conflitos sociais entre jovens. Juventudes, política e movimentos sociais. Juventudes e diversidades. Juventudes rurais

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH017

Tópicos Especiais em Ciências Humanas

45

15

 

Teorias clássicas e/ou contemporâneas da área de Ciências Humanas. Aspectos emergentes e questões relacionadas à Ciências Humanas. Aprofundamento de temas de estudos correlacionados à Ciências Humanas. (Ementa e referências bibliográficas básicas e complementares serão apresentadas e avaliadas a cada oferta)

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH018

Tópicos Especiais em Educação

45

15

 

Teorias clássicas e/ou contemporâneas da área de Educação. Aspectos emergentes e questões relacionadas à Educação. Aprofundamento de temas de estudos correlacionados à Educação. (Ementa e referências bibliográficas básicas e complementares serão apresentadas e avaliadas a cada oferta)

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH019

Sociologia Rural

45

15

 

A sociologia no âmbito das ciências sociais. Categorias fundamentais da sociologia. Definição de Sociologia Rural e campo temático. Abordagens da sociologia rural. A questão agrária clássica e o desenvolvimento agropecuário. A questão agrária brasileira. Instituições sociais e políticas no meio rural. Concentração fundiária no Brasil. Movimentos sociais e conflitos no campo. A questão agrária no estado do Paraná.

 

 

 

DAHUM

Ciências Humanas

HCH020

Associativismo e Cooperativismo

45

15

 

Associativismo X Cooperativismo – histórico e importância. Estrutura e funcionamento das organizações do meio rural: cooperativas, sindicatos e associações. A cooperação/associativismo. Sindicatos rurais: trabalhadores e empregadores. Cooperativas: funções, objetivos e ramos cooperativos. Órgãos sociais: assembleia geral, conselho administrativo e conselho fiscal. Inserção das cooperativas no mercado de produtos agrícolas. Setor agroalimentar no Brasil e no mundo.

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

ADM012

Gestão da Produção

45

15

 

Administração da produção. Arranjo físico e fluxo. Gestão do processo produtivo. Logística. Métodos de Produção. Planejamento e controle de estoques. Planejamento e controle da produção.

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

ADM015

Gestão de Projetos

45

15

 

Introdução ao Gerenciamento de Projetos;  Metodologia de Gestão de Projetos; Planejamento e Fases do Projeto

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

ADM017

Inovação Sociotécnica

45

15

 

Conceito de Inovação. Sistema Sociotécnico. Análise Multinível, multifase e multiatores para a inovação. A mudança social com a inovação. Regime sociotécnico.

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

HSA001

Gestão Empresarial

45

15

 

Introdução à Administração. Princípios gerais. Estrutura Organizacional. Tipologia das Organizações. Ferramentas de Gestão e da Qualidade. Estratégia e Vantagem competitiva. Posicionamento estratégico.

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

HSA002

Gestão da Qualidade

45

15

 

Evolução do conceito e da prática da gestão da qualidade. Fundamentos da qualidade e modelos de gestão. Sistema de gestão da qualidade. Ferramentas para o controle e melhoria da qualidade. Metodologias da qualidade. Desdobramento da função qualidade (QFD). Avaliação da qualidade.

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

HSA003

Gestão Econômica e Financeira

45

15

 

Administração financeira; Demonstrativos financeiros; Orçamento empresarial; Gestão do fluxo de caixa; Ponto de Equilíbrio, Análise de investimentos. Introdução a macroeconomia e microeconomia.

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

HSA004

Gestão de Pessoas

45

15

 

Introdução à  gestão de pessoas. Os Novos Desafios na gestão de pessoas.  Processo de gestão de pessoas. 

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

HSA005

Empreendedorismo

45

15

 

Características, perfil e comportamento empreendedor; Ferramentas e abordagens conceituais de empreendedorismo;
Intraempreendedorismo; Tendências, oportunidades e prospecção de novos negócios; startups e negócios inovadores; Modelo de negócios; Plano de negócios.

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

HSA006

Inovação Sustentável

60

30

 

Conceito de Sustentabilidade, Conceito de inovação e inovação para a sustentabilidade; Ecoinovação; Estratégias políticas para a promoção da Inovação Sustentável.

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

HSA007

Administração de Marketing

60

30

 

Evolução do conceito de marketing. Tipos de mercados. Análise do mercado de consumo e comportamento do consumidor. Segmentação de mercado. Posicionamento de produtos. Administração do  composto de produtos: marca e embalagem. Desenvolvimento de novos produtos.

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

HSA008

Gestão do Conhecimento

45

15

 

O Conhecimento como fator de produção e vantagem competitiva. Aspectos Fundamentais sobre aprendizagem e inovação nas organizações. Capital intelectual. Ciclo de vida de conhecimento. Conhecimento Tácito e Conhecimento Explicito. Criação de Conhecimento nas Organizações. Processos, técnicas, ferramentas e sistemas de conhecimento organizacional. Maturidade do conhecimento organizacional. 

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

HSA009

Comportamento Organizacional

45

15

 

Fundamentos do comportamento organizacional. Personalidade e emoções. Percepção e tomada de decisão individual. Motivação. O indivíduo e o grupo. Equipes de trabalho. Comunicação organizacional. Liderança. Conflito e negociação.

 

 

 

DAHUM

Ciências Sociais Aplicadas

HSA010

Gestão e Estratégias de Inovação e Tecnologia

45

15

 

Introdução á gestão da Inovação; Tipos de inovação; Modelos, estratégias e ferramentas de inovação; Projetos de inovação e transferência de tecnologia; Propriedade intelectual; Sistemas e ambientes de inovação.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

ART004

Prática de Orquestra

45

 

45

Prática de repertório de música erudita e popular. Desenvolvimento da percepção rítmica, melódica e harmônica. Desempenho instrumental em conjunto: afinação, articulação, expressividade e qualidade sonora. Apresentação pública.

HLA012

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

ART007

Canto Coral

45

 

45

Prática de música coral em vários idiomas. Desenvolvimento da percepção rítmica, melódica e harmônica. Desempenho vocal em conjunto: respiração, afinação, articulação, qualidade sonora e expressividade. Apresentação pública.

HLA015

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA001

Linguagem, tecnologia e sujeito

60

 

 

Discussões sobre linguagem, tecnologia e relações de poder. Noções de discurso, identidade e alteridade. Ideologia, sujeito e indústria cultural. Análise crítica de discursos e representações sociais de sujeitos. Mídias como instâncias de construção e reprodução de discursos.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA002

Literatura e formação do sujeito

45

15

 

Literatura e formação de leitores críticos e reflexivos. A função social da literatura. A leitura literária na construção de habilidades socioemocionais e de comunicação.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA003

Representações da tecnologia na Literatura

45

15

 

Representações da tecnologia nas relações humanas e sociais em textos literários. Literatura e formação de cidadãos críticos.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA004

Língua Inglesa I

60

 

 

Apropriação de estruturas linguísticas e repertório de vocabulário, desenvolvimento das habilidades de ler, escrever, o ouvir, falar e falar-ouvir em língua inglesa, oferta de subsídios para a personalização e compartilhamento de pensamento crítico acerca de temas do mundo real, oferta de oportunidades sociocomunicativas para uma aprendizagem significativa, no desenvolvimento da performance na língua na categoria de Básico 1 (A1), nos padrões do Common European Framework of Reference for Languages.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA005

Língua Inglesa II

60

 

 

Apropriação de estruturas linguísticas e repertório de vocabulário, desenvolvimento das habilidades de ler, escrever, o ouvir, falar e falar-ouvir em língua inglesa, oferta de subsídios para a personalização e compartilhamento do pensamento crítico acerca de temas do mundo real, oferta de oportunidades sociocomunicativas para uma aprendizagem significativa, no desenvolvimento da performance na língua na categoria de Básico 2 (A1), nos padrões do Common European Framework of Reference for Languages.

HLA004

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA006

Língua Inglesa III

60

 

 

Apropriação de estruturas linguísticas e repertório de vocabulário, desenvolvimento das habilidades de ler, escrever, o ouvir, falar e falar-ouvir em língua inglesa, oferta de subsídios para a personalização e compartilhamento do pensamento crítico acerca de temas do mundo real, oferta de oportunidades sociocomunicativas para uma aprendizagem significativa, no desenvolvimento da performance na língua na categoria Pré-intermediário,1(A2), nos padrões do Common European Framework of Reference for Languages

HLA005

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA007

Língua Inglesa IV

60

 

 

Apropriação de estruturas linguísticas e repertório de vocabulário, desenvolvimento das habilidades de ler, escrever, o ouvir, falar e falar-ouvir em língua inglesa, oferta de subsídios para a personalização e compartilhamento do pensamento crítico acerca de temas do mundo real, oferta de oportunidades sociocomunicativas para uma aprendizagem significativa, no desenvolvimento da proficiência da língua na categoria de Pré-Intermediário 2 (A2), nos padrões do Common European Framework of Reference for Languages, como usuário básico.

HLA006

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA008

Língua Inglesa V

60

 

 

Apropriação de estruturas linguísticas e repertório de vocabulário, desenvolvimento das habilidades de ler, escrever, o ouvir, falar e falar-ouvir em língua inglesa, oferta de subsídios para a personalização e compartilhamento do pensamento crítico acerca de temas do mundo real, oferta de oportunidades sociocomunicativas para uma aprendizagem significativa, no desenvolvimento da proficiência da língua na categoria Intermediário 1 (B1), nos padrões do Common European Framework of Reference for Languages.

HLA007

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA009

Língua Inglesa VI

60

 

 

Apropriação de estruturas linguísticas e repertório de vocabulário, desenvolvimento das habilidades de ler, escrever, o ouvir, falar e falar-ouvir em língua inglesa, oferta de subsídios para a personalização e compartilhamento de pensamento crítico acerca de temas do mundo real, oferta de oportunidades sociocomunicativas para uma aprendizagem significativa, no desenvolvimento da proficiência da língua na categoria de Intermediário 2 (B1), nos padrões do Common European Framework of Reference for Languages.

HLA008

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA010

Comunicação e Leitura

30

 

15

A leitura na carreira de Engenharia. A formação do hábito de leitura. A leitura do mundo.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA011

Técnica Vocal Avançada

30

 

30

Divisão de vozes (soprano, mezzo soprano, contralto, tenor, barítono e baixo). Timbre das vozes femininas e masculinas. Desempenho vocal avançado: respiração, afinação, articulação, qualidade sonora e expressividade.

HLA015

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA012

Música Instrumental

30

 

30

Noções básicas de instrumento. Teoria musical. Desenvolvimento da criatividade e da percepção rítmica, melódica e harmônica. Prática instrumental coletiva. 

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA013

Instrumento musical – Violino I

60

 

60

Noções básicas de instrumento. Postura. Movimentos do braço e mão direita e esquerda. Arcada. Digitação. Articulação. Estudos e repertório de nível iniciante. Desenvolvimento da criatividade e da percepção rítmica e melódica. 

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA014

Instrumento musical – Violino II

30

 

30

Arcada e golpes de arco. Notas de Ressonância. Digitação. Articulação. Estudos e repertório para violino. Desenvolvimento da criatividade e da percepção rítmica, melódica e harmônica. 

HLA013

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA015

Técnica Vocal - Canto

30

 

30

O aparelho fonador e a fisiologia da voz. Saúde vocal. Estudo da respiração, emissão e articulação. Exercícios de vocalização. A técnica vocal aplicada no repertório popular e erudito. Interpretação vocal individual e coletiva.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA016

Comunicação Linguística

30

 

 

A comunicação e a internacionalização. A comunicação no ambiente de trabalho. A comunicação na história das instituições.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA017

Linguagem, Cultura e Sociedade

30

 

 

Linguagem e produção de sentidos. Culturas, identidades e entrecruzamentos na linguagem. Discurso e relações de poder na sociedade.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA018

Linguagem, Ideologia e Subjetividade

30

 

 

Inter-relação entre linguagem, ideologia e subjetividade numa perspectiva crítico-reflexiva.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

HLA019

Comunicação Oral e Escrita

30

 

15

A comunicação e a Engenharia. A oralidade na Engenharia. A leitura na Engenharia. A escrita na Engenharia.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

LET006

Libras 1

30

 

 

Línguas de sinais e minoria lingüística. As diferentes línguas de sinais. Status da língua de sinais no Brasil. Cultura surda. Organização linguística da Libras para usos informais e cotidianos: vocabulário; morfologia, sintaxe e semântica. A expressão corporal como elemento linguístico.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

LET007

Libras 2

30

 

 

A educação de surdos no Brasil. Cultura surda e a produção literária. Emprego da Libras em situações discursivas formais: vocabulário, morfologia, sintaxe e semântica. Prática do uso da Libras em situações discursivas mais formais.

LET006

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

LET008

Leitura e Produção Textual

30

 

 

Noções de linguagem, texto e discurso. Prática de leitura e de produção de textos. Processos de leitura. Estratégias de produção textual.

 

 

 

DAHUM

Linguística, Letras e Artes

LET016

Inglês para fins acadêmicos

45

15

 

Habilidade de leitura em língua inglesa para fins acadêmicos nas áreas de formação.

 

 

 

DAFEM

Matemática

MAT027

Esportes da Mente

45

15

 

História e Organização dos Esportes da Mente. Regras de jogo e regras de competição. Técnicas de jogo. 

 

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.017269/2020-38 SEI nº 2623457