Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS MEDIANEIRA DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-MD |
|||
EDITAL 5/2022 - DIRGRAD-MD
CHAMADA DE SELEÇÃO DE ALUNOS DO CAMPUS MEDIANEIRA DA UTFPR PARA CURSAR (OU PARA MATRÍCULA NA) A DISCIPLINA PROJETOS INOVADORES APLICADOS
Serão disponibilizadas 30 (trinta) vagas distribuídas conforme a tabela a seguir, para a disciplina semipresencial Projetos Inovadores ), para serem cursadas no primeiro semestre letivo do ano 2022, obedecendo as datas previstas em calendário acadêmico, para sua efetiva conclusão.
Curso |
Vagas disponíveis |
Engenharia de Alimentos |
4 |
Engenharia Elétrica |
2 |
Engenharia de Produção |
2 |
Engenharia Ambiental |
2 |
Ciência da Computação |
4 |
Licenciatura em Química |
4 |
Tecnologia em Alimentos |
4 |
Tecnologia em Manutenção Industrial |
4 |
Tecnologia em Gestão Ambiental |
4 |
Ser estudante regularmente matriculado(a) em um dos cursos de Bacharelado (engenharia e BCC) ou Licenciatura ou Tecnologia ofertados no campus Medianeira da UTFPR;
para as Engenharias de Alimentos, Elétrica e Produção, estar cursando entre o sexto e o décimo período de seu curso no momento da inscrição;
para a Engenharia Ambiental, estar cursando entre o sétimo e o décimo período de seu curso no momento da inscrição;
para a Ciências da Computação, estar cursando entre o sexto e o oitavo período de seu curso no momento da inscrição;
para as Licenciaturas, estar cursando entre o quinto e o oitavo período de seu curso no momento da inscrição;
para as Tecnologias de Alimentos e Gestão Ambiental, estar cursando entre o quinto e sexto período de seu curso no momento da inscrição;
para a Tecnologias em Manutenção Industrial, estar cursando entre o quarto e sexto período de seu curso no momento da inscrição;
possuir um coeficiente de rendimento escolar normalizado igual ou superior a 0,5;
comprovante de nível obtido em escola de idiomas ou resultado de teste de conhecimento intermediário de língua inglesa, que capacite o estudante na leitura e interpretação de textos técnicos e científicos. O estudante que apresentar o comprovante não precisará fazer o teste de conhecimento da língua inglesa. O teste de conhecimento intermediário será aplicado no próprio campus em data a divulgar. Caso as aulas estejam ocorrendo na modalidade remota, o teste será aplicado em ambiente virtual de aprendizagem. As orientações referentes a data e forma de aplicação do teste serão enviadas aos inscritos por e-mail.
1 O Perfil desejado do(a) aluno(a) a ser selecionado para cursar essas disciplinas compreende as seguintes qualidades, habilidades ou competências:
Comprometimento;
Postura proativa;
Ética;
Capacidade de trabalhar em equipe;
Resiliência.
Os alunos serão classificados por ordem decrescente, através de um coeficiente final, obtido através da soma simples dos seguintes componentes:
Item |
Pontuação |
Máximo |
Ter participado de programa/projetos institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET |
08 pontos a cada 4 meses de comprovação, sendo que na extensão deve ter uma carga mínima semestral de 32 horas |
24 pontos |
Publicação de artigos completos em eventos técnicos científicos relacionados ao seu curso de graduação ou institucionais. |
02 pontos por publicação |
08 pontos |
Programa de monitoria |
04 pontos a cada semestre completo de participação |
08 pontos |
Participado do centro acadêmico |
08 pontos a cada 12 meses de comprovação |
08 pontos |
Participado do DCE |
08 pontos a cada 12 meses de comprovação |
08 pontos |
Participado de empresa júnior |
0,5 ponto por mês de participação |
14 pontos |
Teve projeto no Hotel Tecnológico |
01 ponto a cada mês comprovado |
10 pontos |
Comprovar realização de estágio/emprego na sua área de formação |
2,5 pontos a cada 100 horas comprovadas |
10 pontos |
Atividade de voluntariado, devidamente comprovado por declaração da instituição onde a atividade foi realizada |
01 ponto a cada mês comprovado |
10 pontos |
Em caso de empate na classificação será utilizado o coeficiente de rendimento escolar normalizado (retirado do coeficiente escolar) multiplicado por dois.
Obs: As atividades elencadas no item 2 deste edital e efetuadas anteriormente ao ingresso do aluno na UTFPR, não serão computadas.
Os alunos inscritos no processo de seleção deverão preencher um formulário disponibilizado no site http://meiu.md.utfpr.edu.br/ dentro do período de inscrição: 28/03 a 30/03/2022.
Os alunos deverão incluir o Anexo I (Formulário de inscrição) deste edital preenchido e com os documentos devidamente anexados.
A comissão de seleção será formada no mínimo pelos professores envolvidos nas disciplinas (Prof. Reginaldo Borges e Prof. Juliano Rodrigo Lamb) e outros que, eventualmente, serão indicados pela Dirgrad.
A Comissão de Seleção encaminhará ao SEGEA-MD, até o dia 07/04/2022, a lista com os classificados, em número não superior ao de vagas previstas em cada disciplina deste edital, para que se proceda o registro da matrícula.
A disciplina Projetos Inovadores Aplicados será ofertada presencialmente nos seguintes horários: 2N2 e 2N3.
É de responsabilidade do aluno aprovado não se matricular em outras disciplinas que causem conflito de horário.
1 Divulgação do resultado: até as 18h:00 do 01/04/2022 publicado na página da Dirgrad (http://portal.utfpr.edu.br/editais#b_start=0&c6=medianeira).
2 Interposição de recurso: deve ser solicitado oficialmente, através do endereço eletrônico dirgrad-md@utfpr.edu.br, até as 23h59 do dia 04/04/2022 endereçado ao Diretor de Graduação do campus MD.
3 Divulgação da classificação final: até as 18h00min do dia 06/04/2022, publicado na página da Dirgrad (http://portal.utfpr.edu.br/editais#b_start=0&c6=medianeira).
4 O(a) candidato(a), ao se inscrever para as disciplinas declara conhecer o caráter da mesma e se compromete a levar a bom termo as disciplinas
5 Os casos omissos nesta Chamada de Seleção serão deliberados pela Comissão de Seleção.
6 Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Foz do Iguaçu-PR, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.
7 Este edital, possíveis adendos ou novos editais de alterações no edital original, assim como seus resultados de seleção, interposição, classificação final, serão publicados no site da UTFPR (http://portal.utfpr.edu.br/editais#b_start=0&c6=medianeira).
8 Os alunos que porventura se inscreverem no processo de seleção e não atenderem o item 2 deste edital, não serão matriculados no Sistema Acadêmico.
9 Em caso de não preenchimento das vagas em um curso, estas vagas poderão ser remanejadas para outros cursos em que houver lista de excedentes, a critério da comissão de seleção.
8. INFORMAÇÕES
8.1. Sobre as disciplinas acessar o link http://meiu.md.utfpr.edu.br/ .
Medianeira, 28 de março de 2022.
(Assinado Eletronicamente)
EDUARDO EYNG
Diretor de Graduação e Educação Profissional - Substituto
UTFPR - campus Medianeira
CLAUDIO LEONES BAZZI
Diretor Geral
UTFPR - campus Medianeira
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EDUARDO EYNG, DIRETOR(A), em (at) 28/03/2022, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIO LEONES BAZZI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 29/03/2022, às 08:14, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2630681 e o código CRC (and the CRC code) 51996016. |
ANEXO I do Edital 05/2022 – Dirgrad-MD
FICHA DE INSCRIÇÃO
ENTREGAR PREENCHIDO
Instruções de preenchimento:
Candidato:__________________________________
RA:_________________________________________
Discriminação da atividade |
Pontuação |
Pontos Declarados |
Pontos Homologados (não preencher) |
|
08 pontos – a cada 4 meses de comprovação, sendo que na extensão deve ter uma carga mínima semestral de 32 horas (max de 24 pontos) |
|
|
|
02 pontos por publicação - (max 08 pontos) |
|
|
|
04 pontos a cada semestre completo de participação – (max 08 pontos) |
|
|
|
08 pontos a cada 12 meses de comprovação - (max 08 pontos) |
|
|
|
08 pontos a cada 12 meses de comprovação - (max 08 pontos) |
|
|
|
0,5 ponto por mês de participação - (max 14 pontos) |
|
|
|
01 ponto a cada mês comprovado - (max de 10 pontos) |
|
|
|
2,5 pontos a cada 100 horas comprovadas - (max de 10 pontos) |
|
|
|
2,5 pontos a cada 100 horas comprovadas - (max de 10 pontos) |
|
|
TOTAL |
|
|
B) Envio do vídeo de motivação para a participação da Mei-U. Orientações: no máximo 1min e utilize seu smartphone ou tablet para gravar na horizontal.
Coeficiente Acadêmico Normalizado |
Coeficiente Acadêmico x 2 |
Coeficiente Acadêmico Homologado (não preencher) |
|
|
|
TOTAL |
Pontuação Atividades homologadas |
Coef. Acadêmico homologado |
PONTUAÇÃO TOTAL |
|
|
|
TOTAL |