Boletim de Serviço Eletrônico em 01/04/2022

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS APUCARANA
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS APUCARANA
DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-AP
COORD. CURSO DE ENGENHARIA ELETRICA -AP

Instrução Normativa COELT-AP/UTFPR nº 4, de  02 de dezembro de 2021 

 


 

  

Dispõe sobre a normatização complementar para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para o Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da UTFPR campus Apucarana.

 

 

O COLEGIADO DA COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, campus Apucarana, no uso de suas atribuições, considernado o REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA UTFPR, Resolução nº103/2019 - COGEP, considerando o O REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR, Resolução nº 18/2018 - COGEP,  considerando a INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA 01/2011 - PROGRAD/PROPPG, que estabelece normas e procedimentos operacionais para o depósito de trabalhos de conclusão de curso de graduação e de especialização, dissertações e teses nas Bibliotecas da UTFPR, expede a presente normatização.

 

Art. 1º Esta Instrução Normativa, tomando como base a A INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA 01/2011 - PROGRAD/PROPPG, estabelece as normas e as diretrizes complementares para a realização do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO no âmbito do Curso Superior de Graduação em Engenharia Elétrica do Campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

 

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

 

Art. 2º O componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Apucarana, em relação aos objetivos, orientação, matrícula, acompanhamento, execução do trabalho, elaboração do estudo e/ou projeto e critérios de avaliação, rege-se pela Resolução nº 18/2018 - COGEP da UTFPR e por esta Instrução Normativa complementar.

§ 1º O componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso, estabelecido na matriz curricular do Curso de Engenharia Elétrica da UTFPR Campus Apucarana estende-se idealmente por dois semestres, compondo oficialmente duas disciplinas obrigatórias do currículo: Trabalho de Conclusão de Curso 1 (TCC 1) e Trabalho de Conclusão de Curso 2 (TCC 2), cuja carga horária é prevista de ser integralizada, respectivamente, no 8º e 9º períodos do curso.

§ 2º As unidades curriculares TCC 1 e TCC 2 possuem um total de 120 horas. A disciplina de TCC 1 é composta de um total de 72 horas/aulas, sendo 36 h/a de atividades teóricas e 36 h/a de atividades práticas supervisionadas. Já a disciplina de TCC 2 é composta de um total de 72 horas/aulas de atividades práticas supervisionadas.

Art. 3º Convalidação ou consignação de créditos de TCC poderá ser concedida desde que os requisitos da Resolução nº 18/2018 – COGEP e desta norma complementar sejam satisfeitos.

Parágrafo único. Sempre que o Trabalho de Conclusão de Curso não tenha sido feito em uma instituição conveniada, deve ser submetido ao Colegiado do Curso para apreciação.

 

CAPÍTULO II

DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS

 

Art. 4º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) poderá ser desenvolvido individualmente ou em equipe, podendo ser multidisciplinar, com participação de discentes de diferentes cursos.

§ 1º Quando o trabalho for desenvolvido envolvendo um grupo de discentes, as monografias deverão ser individuais e originais, supervisionadas pelo professor orientador e sob a coordenação geral do Professor Responsável pelo TCC.

§ 2º Para trabalhos realizados em grupo, a composição da banca de defesa deverá ser, preferencialmente, a mesma para cada trabalho, de maneira a analisar a originalidade de cada monografia.

§ 3º Quando o TCC for realizado com equipe multidisciplinar, o discente não pertencente ao Curso de Graduação em Engenharia Elétrica deverá apresentar, ao Professor Responsável pelo TCC da Engenharia Elétrica, documento com a anuência do Coordenador de seu curso de origem concordando com a realização do Trabalho de Conclusão de Curso junto ao Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da UTFPR-AP.

§ 4º O documento ao qual alude o §3° deverá, também, conter aceite de convalidação automática da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso realizada junto ao Curso de Graduação em Engenharia Elétrica com a disciplina equivalente de seu curso de origem, condicionada à aprovação do discente conforme as regras estabelecidas pelo Curso de Engenharia Elétrica para os Trabalhos de Conclusão de Curso.  

§ 5º Os discentes de outros cursos que desejarem cursar as disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso na Engenharia Elétrica deverão ter orientador pertencente ao quadro de docentes da Engenharia Elétrica, podendo ter Coorientador pertencente ao quadro de Engenharia Elétrica ou de seu curso de origem ou, ainda, um profissional externo com reconhecido conhecimento no tema do TCC.

Art. 5º O TCC consistirá no desenvolvimento de estudos e/ou projetos de Engenharia Elétrica enquadrados nas diversas áreas nas quais os profissionais egressos do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da UTFPR-AP terão qualificação e habilitação para atuarem. Os projetos e/ou estudos desenvolvidos no TCC deverão buscar contemplar competências adquiridas no curso de Graduação em Engenharia Elétrica, apresentando aspectos técnicos de engenharia e, na medida do possível, aspectos relacionados à viabilidade econômica do trabalho.

Art. 6º O desenvolvimento do TCC, quando realizado por mais de um discente, a equipe deverá ser composta, no máximo, por 5 discentes.

Parágrafo único - A quantidade de discentes por equipe será estabelecida pelo Professor Responsável pela disciplina, juntamente com a Coordenação do Curso e Professores Orientadores.

 

CAPÍTULO III

DAS ATRIBUIÇÕES

 

Seção I - DO COORDENADOR DO CURSO

Art. 7º Aplica-se o disposto no CAPÍTULO II, Seção I, Art. 6º, da Resolução n°18/2018 – COGEP, de 11 de abril de 2018.

Compete ao Coordenador de Curso:

I. Indicar o professor responsável pelo TCC;

II. Estabelecer, em consonância com o Colegiado de Curso, as Normas Complementares;

III. Analisar e julgar as solicitações de convalidação ou consignação de créditos do TCC.

 

Seção II - DO PROFESSOR RESPONSÁVEL PELO TCC

Art. 8º Aplica-se o disposto no CAPÍTULO II, Seção I, Art. 7º, da Resolução n°18/2018 – COGEP, de 11 de abril de 2018.

Compete ao Professor Responsável pelo TCC:

I. Apoiar a Coordenação de Curso no desenvolvimento das atividades relativas ao TCC;

II. Organizar e operacionalizar as diversas atividades de desenvolvimento e avaliação do TCC, que se constituem na apresentação do projeto, apresentação parcial quando houver e defesa final;

III. Efetuar a divulgação e o lançamento das avaliações referentes ao TCC;

IV. Promover orientação e acompanhamento dos alunos que estão desenvolvendo o TCC;

a. Sendo o TCC 1 uma disciplina ministrada por outro professor, que não o Responsável pelo TCC, essa deverá ter metodologia de serem acompanhamento própria, a ser definida por ambos.

V. Definir as datas das atividades a desenvolvidas e da avaliação do TCC 2;

VI. Promover a integração com a Pós-Graduação, empresas e organizações, de forma a identificar possíveis temas de trabalhos e fontes de financiamento.

Art. 9º O número máximo de trabalhos a serem orientados por professor será definido no início de cada semestre letivo. O Professor Responsável pelo TCC, por meio da lista de matriculados na disciplina, informará ao corpo docente a previsão de discentes a serem orientados por cada professor, adotando, preferencialmente, divisão igualitária.

§ 1º Todo professor lotado na Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica está apto a ser orientador.

§ 2º Em casos de concentração de discentes em um mesmo professor orientador ou de discentes que não possuam professor orientador, o Professor Responsável pelo TCC poderá fazer uma redistribuição dos discentes excedentes, conforme disponibilidade dos demais professores. O professor orientador, com excesso de candidatos a serem orientados, poderá se manifestar a respeito dos trabalhos que deseja orientar naquele semestre.

Art. 10. No início de cada semestre o professor responsável pelo TCC divulgará cronograma de atividades, aprovado pelo Coordenador do Curso, com os prazos referentes à entrega de documentos do TCC e do período de realização das bancas.

 

Seção III - DO PROFESSOR ORIENTADOR

Art. 11. Aplica-se o disposto no CAPÍTULO II, Seção III, Art. 10, da Resolução n°18/2018 – COGEP, de 11 de abril de 2018.

Compete ao Professor Orientador:

I. Orientar o(s) aluno(s) na elaboração do TCC em todas as suas fases;

II. Realizar reuniões periódicas de orientação com os alunos e informar o andamento do trabalho ao Professor Responsável;

III. Orientar o aluno na aplicação de conteúdos e normas técnicas para a elaboração do TCC, conforme metodologia da pesquisa científica e, quando necessário, submissão ao Comitê de Ética;

IV. Efetuar a revisão dos documentos e componentes do TCC, e autorizar os alunos a fazerem as apresentações previstas e a entrega de toda a documentação solicitada;

V. Acompanhar as atividades de TCC quer sejam desenvolvidas interna ou externamente à UTFPR;

VI. Indicar ao Professor Responsável pelo TCC, a nomeação de Coorientador(es), quanto for o caso;

VII. Presidir da banca de avaliação de TCC 2.

 

Seção IV - DOS DISCENTES

Art. 12. Aplica-se o disposto no CAPÍTULO II, Seção IV, Art. 11, da Resolução n°18/2018 – COGEP, de 11 de abril de 2018.

São obrigações do(s) Aluno(s):

I. Elaborar e apresentar o TCC em conformidade com este Regulamento e as Normas Complementares;

II. Requerer a sua matrícula, em TCC 1 e TCC 2, nos períodos de matrícula estabelecidos no Calendário Letivo do Câmpus;

III. Apresentar toda a documentação solicitada pelo Professor Responsável e pelo Professor Orientador;

IV. Participar das reuniões de orientação com o Professor Orientador e/ou Coorientador(es) do TCC;

V. Seguir as recomendações do Professor Orientador concernentes ao TCC;

VI. Participar das reuniões, quando solicitado, com o Professor Responsável pelo TCC;

VII. Entregar ao Professor Responsável pelo TCC a versão final do trabalho corrigido de acordo com as recomendações da banca examinadora;

VIII. Tomar ciência e cumprir os prazos estabelecidos para o TCC em seu curso de Graduação; XI- Respeitar os direitos autorais.

Art. 13. Os discentes buscarão os professores orientadores por área de interesse conforme disponibilidade de cada professor, iniciando assim o primeiro contato para a formalização da orientação.

Parágrafo único – O Professor da disciplina TCC 1 será o facilitador do contato entre discentes e docentes orientadores.

Art. 14. Em TCC 1, após o primeiro dia letivo do semestre, o discente terá o prazo máximo de 15 dias para entregar, ao Professor Responsável pelo TCC, o aceite (Apêndice A) do Professor Orientador, e em até 30 dias depois do início do semestre deverá entregar a descrição sucinta da proposta (Apêndice B) do estudo e/ou projeto a ser realizado como TCC.

Parágrafo único – O discente que não entregar a descrição sucinta da proposta no prazo máximo estabelecido no cronograma de TCC, aprovado pelo Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica, terá uma penalização, definida no plano de ensino da disciplina, em sua nota referente às atividades aplicadas pelo professor da disciplina.

 

CAPÍTULO IV

DA MATRÍCULA E ACOMPANHAMENTO

 

 

Seção I - DA MATRÍCULA

Art. 15. Aplica-se o disposto no CAPÍTULO III, Seção I, da Resolução n°18/2018 – COGEP, de 11 de abril de 2018.

Art. 16. O aluno de outro curso interessado em desenvolver o TCC junto ao curso de graduação em Engenharia Elétrica deverá solicitar ao professor responsável pelo TCC o ingresso na disciplina TCC 1 no semestre anterior ao da realização de tal unidade curricular apresentando o aceite (Apêndice A) de um professor do Curso de Engenharia Elétrica que será seu orientador. O professor responsável pelo TCC levará a solicitação para a apreciação do Coordenador de Curso da Engenharia Elétrica.  Sendo deferida a matrícula, pleiteada pelo aluno, em TCC 1 a matrícula em TCC 2 estará garantida condicionada à aprovação em TCC 1.

Parágrafo único - Para alunos de outros cursos, não serão aceitos pedidos de matrícula em TCC 2 se o TCC 1 não foi realizado no Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da UTFPR.

 

Seção II - DO ACOMPANHAMENTO

Art. 17. Aplica-se o disposto no CAPÍTULO III, Seção II, da Resolução n°18/2018 – COGEP, de 11 de abril de 2018.

Art. 18. Em TCC 1 e TCC 2 o acompanhamento dos trabalhos será realizado por meio de reuniões com periodicidade mínima mensal previamente agendadas entre Orientador, Coorientador e discente.

Parágrafo único - O relatório simplificado (Apêndice C) dos assuntos tratados na reunião terá a finalidade de controle da frequência. Este relatório deve ser enviado mensalmente, pelo Orientador, para o professor da disciplina TCC 1. Ao receber o relatório o professor da disciplina lançará, para o período anterior até data da reunião, a frequência para o aluno. O não recebimento do relatório implicará em lançamento de ausência para o supracitado período.

 

CAPÍTULO V

DO DESENVOLVIMENTO, DA APRESENTAÇÃO E DA AVALIAÇÃO DOS TCC1 E TCC2

 

 

Seção I - do TCC 1

Art. 19. A proposta de estudo e/ou projeto a ser elaborada e apresentada durante a disciplina TCC 1 deverá atender às exigências de redação e formatação conforme as normas vigentes de elaboração de trabalhos acadêmicos da UTFPR ou, na falta dessas, nas normas da ABNT aplicáveis a trabalhos de conclusão de curso.

§ 1º O discente sempre deverá consultar o serviço de biblioteca e documentação para ser orientado a respeito das normas a serem atualizadas e instruções normativas vigentes.

§ 2º O orientador e o coorientador, quando existir, serão os responsáveis por aferir o exposto no caput.

§ 3º A menos que existam disposições em contrário expressas pelo serviço de biblioteca e documentação, o sistema de chamada autor-data da NBR10520 deverá ser utilizado para evitar conflitos com a indicação de notas de rodapé.

Art. 20. A proposta de estudo e/ou projeto a qual trata o Art. 18 será apresentada e defendida pelo aluno em um período entre 20 e 30 minutos. Após a realização da apresentação cada membro da banca fará a arguição do discente. Recomenda-se um tempo de 20 minutos por avaliador, ficando a critério do presidente da banca a concessão de um tempo maior ao avaliador.

§ 1º A responsabilidade de envio das cópias do TCC 1 para os membros da banca avaliadora será do Orientador ou do Coorientador podendo ser delegada ao discente. Tal envio deverá ser efetuado com prazo mínimo de 5 dias úteis antes da data agendada para a defesa. Havendo a necessidade de um prazo menor, o presidente da banca deve acordar com os membros da banca.

§ 2º Deverá ser entregue ao Professor Responsável de TCC, o termo de solicitação (Apêndice G) para a defesa final, com data de defesa previamente estabelecida e assinada pelo Professor Orientador, com um período mínimo de 10 dias de antecedência.

§ 3º Membros da banca, externos à UTFPR-AP, poderão participar por videoconferência, desde que acordado com o Orientador do TCC.

§ 4º Participação de membros da banca, internos à UTFPR-AP, por videoconferência ou defesa totalmente virtual poderão ocorrer em casos de força maior, previamente justificados pelo Orientador e aprovados pelo Professor Responsável e pelo Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica.

§ 5º Para defesas totalmente virtuais, o aluno poderá, a critério do orientador, gravar um vídeo de sua apresentação. Na data e horário previamente agendado, a banca e o aluno se reunião virtualmente para que a avaliação da apresentação e a arguição do aluno sejam feitas.

Art. 21. O TCC 1 será avaliado por banca examinadora conforme os critérios estabelecidos nos Apêndices E e F. O orientador será o presidente da banca e responsável por providenciar e entregar as Fichas de Avaliação aos demais membros da banca.

§ 1º A banca examinadora de TCC1 será composta pelo Professor Orientador, pelo Coorientador, se houver, e por pelo menos outros dois membros convidados, sendo um da COELT-AP e o outro podendo ser profissional da área, preferencialmente, de reconhecidos conhecimentos e competências relacionadas ao TCC.

§ 2º Para bancas nas quais o Coorientador for docente da UTFPR esse poderá assumir a presidência da banca e conduzir os trabalhos com banca formada por três membros, caso exista impedimento do Professor Orientador de participar da defesa.

§ 3º Em caso de impedimento do Professor Orientador e do Professor Coorientador de presidir a banca de defesa, a substituição será definida pelo Professor Responsável pelo TCC e os trabalhos serão conduzidos com banca formada por três membros.

§ 4º Em atendimento aos Art. 18° e Art. 19° da Resolução nº 18/2018 de 11 de abril de 2018 do COGEP, cada membro da banca examinadora deverá avaliar o documento final de TCC 1 entregue pelo discente.

§ 5º Todos os membros da banca deverão preencher o Apêndice D. O Orientador e o Coorientador, quando presentes na banca examinadora, efetuarão a avaliação através do Apêndice E. Os demais membros da banca avaliarão através do Apêndice G.

§ 6º As notas atribuídas pelos membros da banca conforme o §5° formarão a nota final da banca examinadora, a qual será computada como a média aritmética de todas as notas atribuídas pelos membros da banca.

§ 7º O professor da disciplina TCC 1 avaliará o aluno por pelo menos uma nota. Ficará a critério do Professor da Disciplina definir a quantidade e o tipo de avaliação a ser aplicada aos alunos. O critério de avaliação da disciplina TCC 1 deverá ser formalizado no plano de ensino da disciplina, considerando o exposto no parágrafo único do Art. 13.

§ 8º Para ser aprovado em TCC 1, a nota final obtida pelo discente não poderá ser inferior a 6,0 (seis). A nota final a ser atribuída ao TCC 1 será a média ponderada da nota final da banca (peso 0,85) e da nota do Professor da Disciplina (0,15). Aplica-se o § 5º do Art. 35 do Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de 26 de julho de 2019.

 

Seção I - do TCC 2

Art. 22. O TCC 2 caracteriza-se pela execução de uma Monografia em conformidade com as Normas vigentes da UTFPR ou, na falta dessas, nas normas da ABNT aplicáveis a trabalhos de conclusão de curso.

§ 1º O discente sempre deverá consultar o serviço de biblioteca e documentação para ser orientado a respeito das normas atualizadas e instruções normativas vigentes.

§ 2º O orientador e o coorientador, quando existir, antes de encaminhar a monografia ao professor responsável pelo TCC, devem aferir se a monografia atende ao disposto no caput. O professor responsável pelo TCC deve aferir o disposto no caput antes de encaminhar a monografia para a biblioteca do campus.

§ 3º A menos que existam disposições em contrário expressas pelo serviço de biblioteca e documentação, o sistema de chamada autor-data da NBR10520 deverá ser utilizado para evitar conflitos com a indicação de notas de rodapé.

Art. 23. São condições obrigatórias para aprovação em TCC 2:

I - Entrega da Monografia no Repositório da UTFPR. O aluno deverá entregar a Monografia para o Professor Responsável pelo TCC, em formato digital pdf/A, para que seja enviada à biblioteca para ser depositada no Repositório da UTFPR. Tal depósito somente ocorrerá após verificação, pela biblioteca, de que a formatação e os documentos necessários estão corretos, havendo necessidades de correções e/ou ajustes, o aluno será o responsável por efetuá-las para que a Monografia possa ser considerada entregue ao Repositório da UTFPR.

II - Defesa e aprovação em evento público.

III - Entrega de toda a documentação exigida pela UTFPR. Tal documentação não se restringe apenas aos documentos requeridos por essa norma complementar ou pelo regulamento geral de TCC. O professor responsável pelo TCC orientará o discente e o orientador a respeito da documentação necessária que por ventura não estejam claramente especificados nesta norma e/ou regulamento geral de TCC.

Art. 24. Para a defesa do TCC 2, o Orientador deverá preencher e entregar, ao professor responsável pelo TCC, o Apêndice G, com antecedência mínima de 10 dias da data desejada para ocorrer a defesa. Se no momento da entrega do Apêndice G a monografia ainda não estiver finalizada, o Orientador deverá encaminhá-la ao Professor Responsável pelo TCC até, no máximo, o dia da entrega da monografia para a banca avaliadora.

Parágrafo único – A responsabilidade de envio das cópias do TCC para os membros da banca avaliadora será do Orientador ou do Coorientador podendo ser delegada ao discente. Tal envio deverá ser efetuado com prazo mínimo de 5 dias úteis corridos para a data agendada para a defesa.

Art. 25. A apresentação da defesa final deverá durar entre 20 e 30 minutos. Após a realização da apresentação cada membro da banca fará a arguição do discente.  Recomenda-se um tempo de 20 minutos por avaliador, ficando a critério do presidente da banca a concessão de um tempo maior ao avaliador.

§ 1º Membros da banca, externos à UTFPR-AP, poderão participar por videoconferência, desde que acordado com o Orientador do aluno.

§ 2º Participação de membros da banca, internos à UTFPR-AP, por videoconferência ou defesa totalmente virtual poderão ocorrer em casos de força maior, previamente justificados pelo Orientador e aprovados pelo Professor Responsável e pelo Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica.

§ 3º Para defesas totalmente virtuais, o aluno poderá, a critério do orientador, gravar um vídeo de sua apresentação. Na data e horário previamente agendado, a banca e o aluno se reunião virtualmente para que a avaliação da apresentação e a arguição do aluno sejam feitas.

Art. 26. A monografia será julgada, pela banca examinadora, em evento público seguindo os critérios estabelecidos nos Apêndices E, para o Orientador e Coorientador, se houver, e do Apêndice F para os demais membros.

§ 1º Aplicam-se os §1° ao §3° do Art. 20.

§ 2º Em atendimento aos Art. 18° e Art. 19° de Resolução nº 18/2018 de 11 de abril de 2018 do COGEP, cada membro da banca examinadora deverá avaliar tanto a monografia entregue como a defesa apresentada pelo discente.

§ 3º É facultativo ao público questionar o discente. O presidente da banca, tem a prerrogativa de permitir que o aluno não responda a questões que se mostrarem fora do escopo, abrangência e contexto do trabalho ora apresentado. É vetado todo e qualquer prejuízo na avaliação do trabalho que possa ser advindo de questionamentos inoportunos e/ou inadequados do público.

Art. 27. Será lavrada Ata de Defesa Pública, conforme Apêndice H, na qual constará data e local da realização da Defesa Final, nome e assinatura dos membros da banca, nome e assinatura do discente, título da monografia, e o conceito final atribuído ao TCC 2.

Parágrafo Único - Para ser aprovado, o trabalho não poderá ter nota inferior a 6,0 (seis), obtida pela média aritmética das notas atribuídas pelos membros da banca.

Art. 28. Havendo a necessidade de correções indicadas pelos membros da banca, o discente terá o prazo mínimo de 7 (sete) e máximo de 15 (quinze) dias corridos, a partir da data da defesa, para que o Orientador encaminhe a versão final, em formato pdf/A da monografia ao Professor Responsável pelo TCC, juntamente com o Apêndice I. Conforme a Instrução Normativa PROGRAD1, de 01 de fevereiro de 2021, Art. 8°, a versão final do TCC deverá conter a folha de aprovação emitida pelo Sistema Acadêmico e não deve conter assinaturas ou rubricas. Enquanto o sistema acadêmico não emitir a supracitada folha de aprovação, deverá ser utilizada o modelo disponibilizado pela biblioteca da UTFPR.

§ 1º A data máxima para entrega de toda e qualquer documentação referente ao TCC 2 será aquela estabelecida no cronograma de atividade ao qual alude o Art. 9°. A não observância dos prazos estabelecidos no supracitado cronograma resultará na rematrícula automática do discente em TCC2 no próximo semestre letivo. Caso exista a necessidade de rematrícula em TCC2 por mais semestres letivos, o orientador deverá solicitar, com as devidas justificativas, anuência do Colegiado do Curso. Em caso de indeferimento do Colegiado do Curso, o aluno será reprovado em TCC2, devendo cursar a disciplina mediante nova matrícula em tempo oportuno.

§ 2º A nota obtida pelo aluno somente será lançada e o processo de TCC2 finalizado no sistema acadêmico após o orientador, coorientador, se houver, e o professor responsável pelo TCC realizarem a lista de verificação disponibilizada pela biblioteca a fim de confirmar que a monografia entregue atende aos requisitos normativos estabelecidos pela UTFPR, ou na falta destes, pelas normas da ABNT para trabalhos acadêmicos.

 

CAPÍTULO VI

DA DISPONIBILIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS

 

Art. 29. Aplica-se o disposto no CAPÍTULO V da Resolução n°18/2018 – COGEP, de 11 de abril de 2018.

Art. 30. Os trabalhos de conclusão de curso serão licenciados sob a licença Creative Commons Atribuição, Não Comercial, Compartilhamento pela Mesma Licença, CC BY NC SA, aprovada, em reunião de 11/06/2021, pelo Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica.

§ 1º A informação da licença deve ser inserida no TCC conforme disposto na Resolução Conjunta nº01/2020 COGEP-COPPG, de 23 de setembro de 2020 ou, na falta desta, do documento que a substitui.

§ 2º A versão adotada para a licença deve ser a mais recente no momento de licenciamento do trabalho de conclusão de curso.

 

CAPÍTULO VII

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 31. Caso sejam constatadas situações de plágio, a banca de defesa deverá registrar o ocorrido na ata de defesa juntamente com seu parecer, sendo o discente passível de reprovação no TCC.

Art. 32. Quando o TCC envolver parceria externa, o discente, o professor Orientador e o professor Coorientador, se houver, deverão seguir as normas estabelecidas pela UTFPR e acionar as diretorias competentes para auxiliar na viabilização da parceria.

Art. 33. Os casos omissos nesta Instrução Normativa serão resolvidos pelo Colegiado do Curso de Engenharia Elétrica.

Art. 34. Fica revogada a NORMA COMPLEMENTAR DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA DA UTFPR, CAMPUS APUCARANA, de junho de 2021.

Art. 35. A presente Instrução Normativa será publicada em Boletim de Serviço Eletrônico e entrará em vigor a partir da data de sua publicação.

 

 

 

 

 

APÊNDICE A – Carta de aceite de orientação

 

CARTA DE ACEITE DE ORIENTAÇÃO e COORIENTAÇÃO – TCC <<indicar 1 ou 2>>

 

Título do Projeto:

Discente:

E-mail do discente:

Telefone do discente:

Orientador:

E-mail do orientador:

Coorientador:

E-mail do coorientador:

Descrição sucinta dos objetivos do trabalho de TCC proposto:

 

 

Apucarana ____/____/_____.

 

_________________________________

(Nome/assinatura do discente)

 

______________________________

 ( Nome/ Assinatura do orientador)

 

______________________________

 ( Nome/ Assinatura do coorientador)

<<Rubricar demais páginas, se houver. Apagar texto em vermelho no documento a ser entregue>>

 

 

 

 

APÊNDICE B – Formulário de apresentação sucinta da descrição da proposta de TCC 1

 

FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO SUCINTA DA DESCRIÇÃO DA PROPOSTA DE TCC 1

 

Título do Projeto:

Discente:

Orientador:

Coorientador:

Descrição sucinta da proposta de estudo e/ou projeto:

 

 

 

Apucarana ____/____/_____.

 

_________________________________

(Nome/assinatura do discente)

 

______________________________

 ( Nome/ Assinatura do orientador)

 

______________________________

 ( Nome/ Assinatura do coorientador)

 

<<Rubricar demais páginas, se houver. Apagar texto em vermelho no documento a ser entregue>>

 

 

 

 

APÊNDICE C – Relatório de orientação – TCC 1

 

RELATÓRIO DE ORIENTAÇÃO – TCC 1

 

<<adequar o texto abaixo conforme a necessidade>>

 

No dia ___/___/____ estiveram reunidos na sala _________, bloco ______ da UTFPR, Campus Apucarana, o discente ____________________________________________________, seu Orientador professor _________________________ e seu Coorientador professor _________________________________________________ com a finalidade de tratarem dos seguintes assuntos relacionados ao TCC:

1 –

2 –

 

 

_________________________________

(Nome/assinatura do discente)

 

______________________________

 ( Nome/ Assinatura do orientador)

 

______________________________

 ( Nome/ Assinatura do coorientador)

 

<<Rubricar demais páginas, se houver. Apagar texto em vermelho no documento a ser entregue>>

 

 

 

 

APÊNDICE D – Formulário de entrega da proposta final de projeto da disciplina TCC 1

 

FORMULÁRIO DE ENTREGA DA PROPOSTA FINAL DE PROJETO DA DISCIPLINA TCC1

 

<< a ser preenchido uma via por cada membro da banca>>

Título da Proposta:

Discente:

Orientador:

Coorientador:

Somente para Orientador ou Coorientador: Relato do engajamento e da dedicação do discente no desenvolvimento do projeto:

 

 Todos os membros da banca: Prováveis dificuldades que o discente vai encontrar para o desenvolvimento do projeto em TCC 2:

 

Todos os membros da banca: Sugestões para aperfeiçoamento da disciplina TCC 1:

 

Concordo em continuar Orientando ou Coorientando o discente na disciplina TCC 2:

SIM (  )      NÃO (  )      NÃO APLICÁVEL (  )

 

Apucarana ____/____/_____.

 

_________________________________

(Nome/ Assinatura do professor avaliador)

<<Rubricar demais páginas, se houver. Apagar texto em vermelho no documento a ser entregue>>

 

 

 

 

 

APÊNDICE E – Parecer do Orientador ou Coorientador

 

PARECER DO ORIENTADOR ou COORIENTADOR – TCC1  <<uma via de cada>>

 

Discente:

Avaliador:

Título do trabalho:

Instruções:

- Verificando o andamento do trabalho, o avaliador deve analisar os itens abaixo relacionados e assinalar o valor (de 0 a 10) correspondente à sua avaliação.

- Preencher, opcionalmente, os campos OBSERVAÇÕES E JUSTIFICATIVAS.

Objetivos deste parecer: - Avaliar o processo de desenvolvimento do trabalho durante o período de sua realização.

 

Itens a serem avaliados

Nota

Peso

Total

Comportamento

Cumprimento do calendário, horários de orientação, responsabilidade e postura ética.

 

0,15

 

Iniciativa, dedicação e esforço no desenvolvimento do trabalho e capacidade de autocrítica.

 

0,20

 

Conhecimentos

Teórico, técnico e científico sobre o tema

 

0,15

 

Das competências necessárias ao desenvolvimento do trabalho

 

0,20

 

Habilidades

Domínio de ferramentas necessárias

 

0,15

 

Apresenta habilidades adequadas ao desenvolvimento do trabalho de Engenharia Elétrica

 

0,15

 

 

 

Nota obtida

 

 

OBSERVAÇÕES E JUSTIFICATIVAS (preenchimento opcional):

Comportamento  
 
 
 
 
Conhecimentos  
 
 
 
 
Habilidades  
 
 
 
 


Apucarana ____/____/_____.

 

 

_________________________________

(Nome/ Assinatura do Orientador ou Coorientador)

 

Recebido pelo Professor Responsável pelo TCC em ___/___/___

 

 

_________________________________

(Nome/ Assinatura do Professor Responsável)

 

<<Rubricar demais páginas, se houver. Apagar texto em vermelho no documento a ser entregue>>

 

 

 

 

PARECER DO ORIENTADOR ou COORIENTADOR – TCC2  <<uma via de cada>>

 

Discente:

Avaliador:

Título do trabalho:

Instruções:

- Verificando o andamento do trabalho, o Orientador/Coorientador deve analisar os itens abaixo relacionados e assinalar o valor (de 0 a 10) correspondente à sua avaliação.

Objetivos deste parecer: - Avaliar o processo de desenvolvimento do trabalho durante o período de sua realização.

 

 

 

Itens a serem avaliados

Nota

Peso

Total

Cumprimento das tarefas estabelecidas no cronograma

 

2,0

 

Esforço, interesse, dedicação, iniciativa, responsabilidade

 

2,0

 

Capacidade de superar as dificuldades experimentadas durante a realização do TCC

 

2,0

 

Qualidade geral da apresentação da defesa e adequação da apresentação ao tempo (20 a 30 minutos)

 

2,0

 

Desempenho nas respostas às perguntas da banca examinadora

 

2,0

 

 

Nota obtida

 

 

 

Apucarana ____/____/_____.

 

_________________________________

(Nome e Assinatura do Orientador ou Coorientador)

 

Recebido pelo Professor Responsável pelo TCC em ___/___/___

 

_________________________________

(Nome e Assinatura do Professor Responsável)        

               

<<Rubricar demais páginas, se houver. Apagar texto em vermelho no documento a ser entregue>>

 

 

 

 

APÊNDICE F – Relatório de avaliação pelos membros da banca, exceto Orientador e Coorientador

 

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO <<membro da banca, exceto orientador e coorientador>>

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

BANCA FINAL DO TCC 1

 

Discente:

Título do Trabalho:

Orientador:

Coorientador: (se houver, excluir esta linha caso contrário)

Objetivos: Avaliar o TCC baseado no material final entregue e na apresentação do trabalho feita pelo discente.

Avaliação do documento entregue para a banca

 

(O espaço abaixo pode ser utilizado para as análises, sugestões e justificativas de nota)

Itens a serem avaliados

Nota

Peso

Total

Objetivos estão bem definidos e a proposta apresenta viabilidade?

 

0,10

 

 

 

 

A qualidade da pesquisa bibliográfica é adequada para a realização da proposta apresentada?

 

0,10

 

 

 

 

A redação, linguagem utilizada, o emprego das normas e ilustrações estão adequadas?

 

0,10

 

 

 

 

Como você avalia a conceituação temática e contextualização da proposta?

 

0,10

 

 

 

 

Para a proposta apresentada, como você avalia a relevância na área do curso (acadêmico, vínculo com o ambiente de atuação profissional previsto no perfil do egresso e abordagem inovadora)?

 

0,10

 

 

 

 

Os resultados esperados e o cronograma de execução estão adequados ao trabalho?

 

0,10

 

 

 

 

 

Avaliação da apresentação e Arguição do aluno

(O espaço abaixo pode ser utilizado para as análises, sugestões e justificativas de nota)

Como você avalia a apresentação do trabalho (por exemplo, qualidade dos slides, organização, sequência lógica, adequação ao tempo: 20 a 30 minutos, síntese de informações, ...)?

 

0,10

 

 

 

 

Como você avalia a naturalidade, a segurança, a comunicação corporal, a articulação de ideias, a correção gramatical e a linguagem empregada pelo candidato?

 

0,10

 

 

 

 

Como podem ser avaliados o ritmo de fala, a ênfase, a pronúncia e o tom de voz?

 

0,10

 

 

 

 

Em sua avaliação, qual foi o desempenho do candidato enquanto respondendo os questionamentos feitos por você?

 

0,10

 

 

 

 

 

 

Nota final

 

 

Data: ___/___/___

 

__________________________________

(nome do Avaliador e assinatura)

 

Recebido pelo Professor Responsável pelo TCC em ___/___/___

 

_________________________________

(Nome/ Assinatura do professor responsável pelo TCC)

<<Rubricar demais páginas, se houver. Apagar texto em vermelho no documento a ser entregue>>

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO <<membro da banca, exceto orientador e coorientador>>

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

BANCA FINAL DO TCC 2

 

Discente:

Título do Trabalho:

Orientador:

Coorientador: (se houver, excluir esta linha caso contrário)

Objetivos: Avaliar o TCC baseado no material final entregue e na apresentação pelo discente.

Avaliação do documento entregue para a banca

Itens a serem avaliados

Nota

Peso

Total

Organização e sequência

 

0,10

 

Facilidade para leitura e entendimento do texto

 

0,10

 

Redação, linguagem, normas e ilustrações

 

0,10

 

Contribuição geral para a formação do discente

 

0,10

 

Os resultados apresentados satisfazem os objetivos do trabalho?

 

0,10

 

Qualidade das discussões e/ou conclusões apresentadas

 

0,10

 

 

 

Nota documento

 

 

Avaliação da apresentação e Arguição do aluno

Como você avalia a apresentação do trabalho (por exemplo, qualidade dos slides, organização, sequência lógica, adequação ao tempo: 20 a 30 minutos, síntese de informações, ...)?

 

0,10

 

Como você avalia a naturalidade, a segurança, a comunicação corporal, a articulação de ideias, a correção gramatical e a linguagem, o ritmo de fala, a ênfase, a pronúncia e o tom de voz empregada pelo candidato?

 

0,10

 

Como você avalia o desempenho do candidato na arguição feita pela banca?

 

0,20

 

 

 

Nota defesa

 

 

Nota obtida = Nota documento + Nota defesa = _______

Data: ___/___/___

 

__________________________________

(nome do Avaliador e assinatura)

 

Recebido pelo Professor Responsável pelo TCC em ___/___/___

 

_________________________________

(Nome/ Assinatura do professor responsável pelo TCC)

<<Rubricar demais páginas, se houver. Apagar texto em vermelho no documento a ser entregue>>

 

 

 

APÊNDICE G – Solicitação de inscrição no seminário de avaliação de trabalho de conclusão de curso

 

 

 

Apucarana, «data por extenso».

 

Para:

<<Professor|Professora>> «nome do responsável pelo TCC do seu curso»

Responsável pelos Trabalhos de Conclusão de Curso

 

Curso de Engenharia Elétrica

 

Ref.: Solicitação de inscrição no Seminário de Avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso.

<<Prezado Professor|Prezada Professora>>  «nome do responsável do TCC do seu curso»,

Na condição de «Orientador|Orientadora» do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado «título do trabalho», realizado «pela equipe composta pelos discentes ou pelo discente» «nome(s) e código(s) do(s) discente(s)», solicito o agendamento para a apresentação e defesa do trabalho para o período definido no cronograma aprovado pelo Colegiado do Curso para este semestre letivo. Informo também que o referido trabalho «encontra-se concluído e que estou lhe enviando uma cópia, ou está apto a ser concluído até a data da defesa e a cópia lhe será enviada no prazo estabelecido na norma complementar». «Eu me responsabilizarei ou O discente se responsabilizará» por entregar as cópias do TCC para a banca examinadora em tempo hábil e de acordo com o estabelecido na norma complementar do TCC. Em folha anexa seguem informações sobre a composição (membros titulares e suplentes) da banca examinadora do trabalho, bem como três opções de data e horário para a realização da defesa.

Sem mais para o momento, subscrevo-me.

Atenciosamente,

 

_______________________________

«nome do professor orientador»

 

________________________

«nome do discente (a)»

<<Rubricar demais páginas, se houver. Apagar texto em vermelho no documento a ser entregue>>

 

 

Trabalho de Conclusão de Curso «1 ou 2»

Ficha de Indicação e Agendamento de Banca

Indicação de Avaliadores, da COELT-AP, para a banca de defesa

 

Título do trabalho: _______________________________________________________

Discente:

 

Nome: «orientador»

Nome: «co-orientador se houver»

Nome (titular):

...

 Nome (Suplente):

...

 

Agendamento:

 

Indique três datas e horários cheios (de 2 em 2 hora, com início das 13hs até 20hs) para apresentação do trabalho. Certifique-se de que todos os membros da banca estão cientes dessas datas e não faltarão a esse compromisso.

 

As bancas terão duração de até 1:30 para apresentação do trabalho e arguição dos membros da banca. A prioridade do agendamento será dada de acordo com a ordem das datas apresentadas. Além disso, a organização dos horários será definida por ordem de chegada dessa solicitação ao professor responsável pelo TCC.

 

1) Data/Horário: <<Consulte o cronograna de TCC para o semestre letivo>>

 

2) Data/Horário:

 

3) Data/Horário:

 

Exemplo: Na semana de defesa entre 11 e 15 de junho de 2018, escolheu-se das datas 12/06/2018 das 14 às 15hs, das 15 às 16 hs, e 14/06/2018 das 21 às 22hs. Logo serão registrados

1) Data/Horário: _12/06/2018  14 – 15hs_

2) Data/Horário: _12/06/2018  15 – 16hs_

3) Data/Horário: _14/06/2018  21 – 22hs_

<< Apagar texto em vermelho no documento a ser entregue>>

 

 

 

Trabalho de Conclusão de Curso «1 ou 2»

Indicação de Avaliador, externo à COELT-AP, para banca de defesa

 

Título do trabalho: _________________________

Discente:

 

Nome completo (Titular): <<nome do avaliador externo>>

 

Titulação (graduação, especialização, mestrado, doutorado: títulos obtidos e instituições que os concederam): <<Inserir>>

 

Instituição ou empresa em que atua <<Inserir>>

 

Endereço(s) eletrônico(s):  <<Inserir>>

 

Telefone(s): <<Inserir>>

 

Nome completo (Suplente): <<nome do suplente externo>>

 

Titulação (graduação, especialização, mestrado, doutorado: títulos obtidos e instituições que os concederam): <<Inserir>>

 

Instituição ou empresa em que atua <<Inserir>>

 

Endereço(s) eletrônico(s):  <<Inserir>>

 

Telefone(s): <<Inserir>>

 

«Informar quantos nomes desejar para titular e suplente, sendo que a ordem de listagem será a de prioridade para compor a banca»

<< Para membros externos, após o agendamento da defesa e indicação da banca, o PRATCC solicitará aos membros externos documentos adicionais para que o cadastro no SEI possa ser realizado.>>

 

<< Apagar texto em vermelho no documento a ser entregue>>

 

 

 

 

 

APÊNDICE H – Ata da defesa do TCC 2

ATA DA DEFESA DO TCC 2

 

 

Realizou-se no dia ___, de ________________de 20___, às ______horas, no Campus Apucarana da UTFPR,  a Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso, como requisito parcial para aprovação do(s)(a)(as) discente(s) ________________________, na disciplina de TCC 2 do Curso de Engenharia Elétrica.

Título do Trabalho:_________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

A Banca foi composta pelo Professor Orientador _____________________________________, pelo professor Coorientador (excluir se não houver)_____________________________________________________________________e pelos membros _______________________________________________________________

Inicialmente, o (a) discente fez a apresentação do seu trabalho, em seguida foi arguido (a) pelos membros da banca, obtendo o (a) discente nota final igual a [valor numérico] (escrever por extenso).

 

Assinaturas:

 

 

__________________________________________

Orientador

 

__________________________________________

Coorientador (se houver, não havendo excluir)

 

__________________________________________

Membro 1

 

__________________________________________

Membro 2

 

__________________________________________

Discente

 

Apucarana, ___ de ___________________de 20___

<<Ajustar o conteúdo em somente uma página. Apagar texto em vermelho no documento a ser entregue>>

 

 

 

APÊNDICE I – Declaração final do orientador/presidente da banca examinadora

DECLARAÇÃO FINAL DO ORIENTADOR/PRESIDENTE DA BANCA EXAMINADORA <<somente para TCC2>>

 

Eu, ____________________________________, professor do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e <<orientador ou presidente da banca examinadora>> do Trabalho de Conclusão de Curso 2 do discente________________________________, declaro que foram efetuadas as correções solicitadas pela banca examinadora do trabalho.

Informo que verifiquei a aplicação das normas vigentes para formatação e edição de trabalho de conclusão de curso. Outrossim, estou encaminhando, em formato digital pdf/A, conforme solicitado na norma complementar de TCC da COELT-AP, a cópia eletrônica da versão final do trabalho para que seja tramitada com a biblioteca.

 

 

 

 

__________________________________

Nome/assinatura do Presidente da Banca

 

Apucarana, ___/___/_______.

<<Rubricar demais páginas, se houver. Apagar texto em vermelho no documento a ser entregue>>

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LEONARDO BRUNO GARCIA CAMPANHOL, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 01/04/2022, às 11:48, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23064.054034/2021-16 SEI nº 2639990