Boletim de Serviço Eletrônico em 05/04/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

COORD.PROG.POS-GRAD.ENG. MEC.E MATER.-CT

 

EDITAL PPGEM-CT 09/2021 - Reabertura

BOLSAS DE mestrado

(para cotas disponíveis entre junho/2022 e fevereiro/2023)

 

A Comissão Permanente de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais do Campus Curitiba (PPGEM-CT) receberá, no período de 06/04/2022 até 06/05/2022, inscrições para concessão de bolsas de mestrado

 

1. OBJETIVO DO EDITAL

Elaborar uma lista classificatória de candidatos, dentre os alunos regularmente matriculados no curso de mestrado do PPGEM-CT, para alocação de bolsas de estudo.

A lista contendo a classificação dos candidatos será utilizada para a alocação de bolsas de mestrado da quota do Programa (CAPES-DS, CNPq e Recursos Próprios da UTFPR) disponíveis no período de 01/06/2022 até 28/02/2023 e será divulgada no sítio do PPGEM-CT: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct.

O presente edital e lista classificatória dele oriunda, terá vigência de junho de 2022 à fevereiro de 2023 ou até o término dessa lista.

 

2. REQUISITOS DO CANDIDATO

Para ser elegível neste edital, o candidato deve satisfazer os seguintes requisitos:

2.1. Ser aluno regularmente matriculado no curso de mestrado do PPGEM-CT ou ter sido aprovado no último processo de seleção de mestrado (Edital PPGEM-CT 02/2022);

2.2. Estar matriculado como aluno regular no PPGEM-CT há menos de 24 meses;

          I – a bolsa será concedida até o limite de 24 meses de permanência no Programa como aluno regular;

2.3. Não ter recebido bolsa de mestrado em outro programa. Caso o tempo de bolsa em outro programa seja inferior a 24 meses, o discente só terá direito a diferença de meses para 24;

2.4. Ser indicado pelo orientador;

2.5. Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa do curso.

 

 

3. PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO

Enviar a documentação relacionada abaixo para o e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br, em arquivo único, formato PDF, durante o período de 06/04/2022 a 06/05/2022:

  1. Ficha de inscrição – Anexo I do edital;

  2. Planilha de pontuação preenchida – Anexo II do edital;

  3. Cópia do histórico escolar do curso de graduação;

  4. Cópia do histórico escolar no PPGEM-CT (caso o candidato já tenha cursado e sido aprovado em disciplinas ofertadas ou validadas pelo PPGEM-CT);

  5. Comprovantes de todas as atividades pontuadas no Anexo II.

 

Informações complementares da inscrição:

i) O arquivo a ser enviado deverá obrigatoriamente ser em formato PDF, contendo os documentos na ordem mencionada acima.

ii) A assinatura do professor orientador na ficha de inscrição poderá ser substituída por uma mensagem via e-mail, enviada pelo professor ao aluno, informando que concorda com sua candidatura à bolsa. Uma cópia da mensagem deverá ser unida ao arquivo, após a ficha de inscrição (item 1);

iii) A ficha de inscrição e a planilha de pontuação poderão ser preenchidas a mão e digitalizadas em formato PDF, devendo, entretanto, serem legíveis;

iv) A comprovação dos coeficientes de rendimento da graduação e da pós-graduação é realizada mediante apresentação dos históricos escolares (cf. itens 3 e 4);

v) Para comprovar a publicação de artigo em periódico e em anais de congresso deverá ser apresentada cópia da primeira página do artigo. As demais atividades deverão ser comprovadas por histórico, certificado, declarações, conforme for o caso;

vi) Somente serão pontuados os itens listados na planilha (Anexo II), que estejam devidamente comprovados, ou seja, informações incluídas na planilha de pontuação, mas não comprovadas serão desconsideradas;

vii) O assunto do e-mail deverá ser, obrigatoriamente: "Edital PPGEM-CT 09/2021 - Bolsas mestrado - NOME DO ALUNO".

 

4. REQUISITOS PARA CONCESSÃO DE BOLSA, DURAÇÃO DAS BOLSAS, REVOGAÇÃO DA CONCESSÃO, CANCELAMENTO DE BOLSA

O candidato à bolsa, ao se inscrever neste edital, declara estar ciente e concordar com o exposto nos regulamentos das agências de fomento CAPES e CNPq, conforme links:

CAPES: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-no-pais/programa-de-demanda-social-ds

CNPq: http://www.cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/100352?COMPANY_ID=10132#rn17064

e, ao receber a oferta da bolsa, deverá apresentar a documentação exigida para cada caso, discriminado imediatamente abaixo (itens 4.1 e 4.2).

 

4.1. Bolsas CAPES – Demanda Social. Informações constantes no Regulamento do Programa de Demanda Social - Anexo da Portaria No 76, de 14 de abril de 2010;

4.2. Bolsas CNPq. Informações constantes no RN-017/2006 CNPq - Bolsas por Quota no País.

 

5. PROCEDIMENTOS PARA CLASSIFICAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS

A Comissão de Bolsas do PPGEM-CT, composta por quatro professores e um discente, procederá a seleção dos candidatos que atendam aos requisitos enumerados na Seção 2 deste edital.

Para efeitos de pontuação e classificação, serão considerados aspectos relacionados ao desempenho acadêmico e currículo do candidato, conforme planilha (Anexo II), e aspectos relacionados a distribuição de bolsas entre as áreas de concentração do PPGEM-CT.

 

5.1. Critérios de pontuação

Os critérios de pontuação para classificação dos candidatos são:

1) Coeficiente de rendimento acadêmico do candidato no curso de graduação (peso 0,4/1,0);

2) Créditos obtidos e coeficiente de rendimento acadêmico do candidato em disciplinas cursadas em programa de pós-graduação stricto sensu (peso 0,15/1,0).

Neste item, a pontuação será considerada se o candidato possuir coeficiente de rendimento acima de 8,0 e número de créditos até 15. A pontuação será ponderada pelo número de créditos cursados, recebendo pontuação máxima um histórico com 15 créditos (ou mais) e coeficiente de rendimento 10.

A pontuação (CCR), de 0 a 10 neste item, será concedida conforme a equação:

CCR= ((x - 8)/142)*10)

onde:

x= CR* número de créditos cursados

sendo CR o coeficiente de rendimento.

Como exemplo, um aluno que cursou 10 créditos e possui coeficiente de rendimento 8,4 terá x = 84 e CCR= 5,35.

Obs.: Para alunos que cursaram mais de 15 créditos, na equação será considerado o valor de 15.

3) Currículo do candidato (peso 0,40/1,0), segundo os seguintes aspectos:

- Tempo de participação em projetos de iniciação científica;

- Tempo de monitoria de disciplina durante a graduação;

- Experiência internacional como estudante em universidades ou instituições científicas internacionais;

- Publicações de artigos em congressos e periódicos;

- Depósitos de patente e patentes concedidas;

- Conclusão de curso de especialização em área correlata à linha de pesquisa pretendida.

4) Duas cartas de recomendação (peso 0,05/1,0) (serão utilizadas as mesmas cartas do processo de Seleção);

 

Os pesos desses itens apresentam-se na Tabela 1 e as pontuações absolutas estão detalhadas na planilha do Anexo II - Planilha de Pontuação.

 

Tabela 1 – Pesos dos critérios para classificação dos candidatos.

Item

Peso

1. Histórico escolar do curso de graduação (coeficiente de rendimento escolar)

0,40

2. Rendimento escolar em disciplinas cursadas em curso de pós-graduação stricto sensu

0,15

3. Currículo (cf. detalhado no item 3 desta subseção)

0,40

4. Cartas de recomendação

0,05

 

O candidato que já tenha finalizado um ou mais quadrimestres como aluno do PPGEM-CT e que possua coeficiente de rendimento inferior a 7,0 será automaticamente desclassificado do processo de seleção deste edital;

Desempate: como primeiro critério de desempate, será melhor classificado o candidato que possuir o maior coeficiente de rendimento acadêmico no curso de graduação. Se persistir o empate, será melhor classificado o candidato que possuir o maior número de artigos completos publicados (soma dos artigos publicados em periódicos e dos artigos publicados em anais de congressos).

 

5.2. Critério de distribuição de bolsas

As bolsas serão distribuídas de acordo com o seguinte procedimento sequencial:

i) Cálculo da pontuação de cada candidato;

ii) Classificação, em ordem decrescente de pontuação, dos candidatos dentro de cada uma das áreas de concentração;

iii) Compõem-se os conjuntos Ci's, em que cada conjunto é definido como Ci = {conjunto formado pelos candidatos classificados na i-ésima posição de cada uma das áreas de concentração}, sendo o índice "i" um número natural não nulo;

iv) Para cada um dos conjuntos Ci's, classificar em ordem decrescente de pontuação, os candidatos pertencentes ao conjunto;

v) As bolsas disponíveis serão distribuídas, primeiramente, dentre os candidatos pertencentes ao conjunto C1, de acordo com a ordem de classificação dentro deste conjunto. O procedimento pode se repetir, de modo ordenado (ordem crescente do índice "i"), para os demais conjuntos Ci's (i=2,3,4, ...) até serem alocadas todas as bolsas disponíveis referentes a este edital.

 

 

6. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

As inscrições homologadas e o resultado da classificação preliminar* serão disponibilizados na página de internet do PPGEM-CT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct) até o dia 20 de maio de 2022.

 

*Pedidos de recursos quanto ao resultado da classificação deverão ser enviados para o e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br, até dois dias úteis após a divulgação do resultado de classificação. Os pedidos de recursos deverão ser impetrados pelo candidato mediante carta direcionada à comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM-CT), na qual conste de forma clara o seu questionamento e a coerente fundamentação argumentativa que o sustenta, podendo, se for o caso, ser acrescida de documentos comprobatórios relacionados ao cerne da contestação em questão. A carta deve conter ainda o nome completo do candidato, o número do seu RG e sua assinatura, a ser enviada por e-mail para ppgem-ct@utfpr.edu.br. Os pedidos de recurso realizados sob condições diferentes das descritas neste parágrafo serão desconsiderados. Os resultados dos pedidos de recurso serão publicados na página do PPGEM-CT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct) em até quatro dias úteis após a divulgação do resultado de classificação.

 

 

7. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos neste edital serão decididos pelo Colegiado do PPGEM-CT da UTFPR.

 

8. PUBLICAÇÃO

Este edital será publicado na página do PPGEM-CT:

http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct

 

 

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

Ao se inscrever o candidato declara ter ciência e aceitar o constante neste edital.

Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste edital.

 

 

10. DATAS IMPORTANTES

As datas importantes (cronograma) referentes a este edital são informadas na Tabela 2.

 

Tabela 2 – Cronograma

Atividade

Períodos/Datas

1. Inscrições

De 06/04/2022 a 06/05/2022

2. Data limite para divulgação das inscrições homologadas* e do resultado classificatório preliminar

20/05/2022

3. Data limite para os candidatos enviarem pedidos de recurso com relação à homologação de inscrições e ao resultado preliminar (pelo e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br)

23/05/2022

4. Data limite para divulgação do resultado dos pedidos de recurso e da classificação final

25/05/2022

 

*Inscrição homologada indica a entrega de toda a documentação e verificação da elegibilidade, e não necessariamente a aprovação no processo classificatório.

 

Curitiba, 04 de abril de 2022.

 

 

 

MÁRCIO MAFRA -  Presidente da Comissão Permanente de Bolsas do PPGEM-CT

MARCO ANTÔNIO LUERSEN - Coordenador do PPGEM-CT

JÚLIO CÉSAR RODRIGUES DE AZEVEDO - Diretor de Pesquisa e Pós Graduação - DIRPPG-CT 

ROSSANA APARECIDA FINAU -  Diretora Geral do Campus Curitiba da UTFPR


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCO ANTONIO LUERSEN, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 05/04/2022, às 14:35, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCIO MAFRA, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 05/04/2022, às 14:41, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A), em (at) 05/04/2022, às 16:51, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 05/04/2022, às 17:40, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2642200 e o código CRC (and the CRC code) 4E506693.



 


Referência: Processo nº 23064.051014/2021-85 SEI nº 2642200