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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA COORD.PROG.POS-GRAD.ENG. MEC.E MATER.-CT |
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EDITAL PPGEM-CT 09/2021 - Reabertura
BOLSAS DE mestrado
(para cotas disponíveis entre junho/2022 e fevereiro/2023)
A Comissão Permanente de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais do Campus Curitiba (PPGEM-CT) receberá, no período de 06/04/2022 até 06/05/2022, inscrições para concessão de bolsas de mestrado.
1. OBJETIVO DO EDITAL
Elaborar uma lista classificatória de candidatos, dentre os alunos regularmente matriculados no curso de mestrado do PPGEM-CT, para alocação de bolsas de estudo.
A lista contendo a classificação dos candidatos será utilizada para a alocação de bolsas de mestrado da quota do Programa (CAPES-DS, CNPq e Recursos Próprios da UTFPR) disponíveis no período de 01/06/2022 até 28/02/2023 e será divulgada no sítio do PPGEM-CT: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct.
O presente edital e lista classificatória dele oriunda, terá vigência de junho de 2022 à fevereiro de 2023 ou até o término dessa lista.
2. REQUISITOS DO CANDIDATO
Para ser elegível neste edital, o candidato deve satisfazer os seguintes requisitos:
2.1. Ser aluno regularmente matriculado no curso de mestrado do PPGEM-CT ou ter sido aprovado no último processo de seleção de mestrado (Edital PPGEM-CT 02/2022);
2.2. Estar matriculado como aluno regular no PPGEM-CT há menos de 24 meses;
I – a bolsa será concedida até o limite de 24 meses de permanência no Programa como aluno regular;
2.3. Não ter recebido bolsa de mestrado em outro programa. Caso o tempo de bolsa em outro programa seja inferior a 24 meses, o discente só terá direito a diferença de meses para 24;
2.4. Ser indicado pelo orientador;
2.5. Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa do curso.
3. PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO
Enviar a documentação relacionada abaixo para o e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br, em arquivo único, formato PDF, durante o período de 06/04/2022 a 06/05/2022:
Ficha de inscrição – Anexo I do edital;
Planilha de pontuação preenchida – Anexo II do edital;
Cópia do histórico escolar do curso de graduação;
Cópia do histórico escolar no PPGEM-CT (caso o candidato já tenha cursado e sido aprovado em disciplinas ofertadas ou validadas pelo PPGEM-CT);
Comprovantes de todas as atividades pontuadas no Anexo II.
Informações complementares da inscrição:
i) O arquivo a ser enviado deverá obrigatoriamente ser em formato PDF, contendo os documentos na ordem mencionada acima.
ii) A assinatura do professor orientador na ficha de inscrição poderá ser substituída por uma mensagem via e-mail, enviada pelo professor ao aluno, informando que concorda com sua candidatura à bolsa. Uma cópia da mensagem deverá ser unida ao arquivo, após a ficha de inscrição (item 1);
iii) A ficha de inscrição e a planilha de pontuação poderão ser preenchidas a mão e digitalizadas em formato PDF, devendo, entretanto, serem legíveis;
iv) A comprovação dos coeficientes de rendimento da graduação e da pós-graduação é realizada mediante apresentação dos históricos escolares (cf. itens 3 e 4);
v) Para comprovar a publicação de artigo em periódico e em anais de congresso deverá ser apresentada cópia da primeira página do artigo. As demais atividades deverão ser comprovadas por histórico, certificado, declarações, conforme for o caso;
vi) Somente serão pontuados os itens listados na planilha (Anexo II), que estejam devidamente comprovados, ou seja, informações incluídas na planilha de pontuação, mas não comprovadas serão desconsideradas;
vii) O assunto do e-mail deverá ser, obrigatoriamente: "Edital PPGEM-CT 09/2021 - Bolsas mestrado - NOME DO ALUNO".
4. REQUISITOS PARA CONCESSÃO DE BOLSA, DURAÇÃO DAS BOLSAS, REVOGAÇÃO DA CONCESSÃO, CANCELAMENTO DE BOLSA
O candidato à bolsa, ao se inscrever neste edital, declara estar ciente e concordar com o exposto nos regulamentos das agências de fomento CAPES e CNPq, conforme links:
e, ao receber a oferta da bolsa, deverá apresentar a documentação exigida para cada caso, discriminado imediatamente abaixo (itens 4.1 e 4.2).
4.1. Bolsas CAPES – Demanda Social. Informações constantes no Regulamento do Programa de Demanda Social - Anexo da Portaria No 76, de 14 de abril de 2010;
4.2. Bolsas CNPq. Informações constantes no RN-017/2006 CNPq - Bolsas por Quota no País.
5. PROCEDIMENTOS PARA CLASSIFICAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS
A Comissão de Bolsas do PPGEM-CT, composta por quatro professores e um discente, procederá a seleção dos candidatos que atendam aos requisitos enumerados na Seção 2 deste edital.
Para efeitos de pontuação e classificação, serão considerados aspectos relacionados ao desempenho acadêmico e currículo do candidato, conforme planilha (Anexo II), e aspectos relacionados a distribuição de bolsas entre as áreas de concentração do PPGEM-CT.
5.1. Critérios de pontuação
Os critérios de pontuação para classificação dos candidatos são:
1) Coeficiente de rendimento acadêmico do candidato no curso de graduação (peso 0,4/1,0);
2) Créditos obtidos e coeficiente de rendimento acadêmico do candidato em disciplinas cursadas em programa de pós-graduação stricto sensu (peso 0,15/1,0).
Neste item, a pontuação será considerada se o candidato possuir coeficiente de rendimento acima de 8,0 e número de créditos até 15. A pontuação será ponderada pelo número de créditos cursados, recebendo pontuação máxima um histórico com 15 créditos (ou mais) e coeficiente de rendimento 10.
A pontuação (CCR), de 0 a 10 neste item, será concedida conforme a equação:
CCR= ((x - 8)/142)*10)
onde:
x= CR* número de créditos cursados
sendo CR o coeficiente de rendimento.
Como exemplo, um aluno que cursou 10 créditos e possui coeficiente de rendimento 8,4 terá x = 84 e CCR= 5,35.
Obs.: Para alunos que cursaram mais de 15 créditos, na equação será considerado o valor de 15.
3) Currículo do candidato (peso 0,40/1,0), segundo os seguintes aspectos:
- Tempo de participação em projetos de iniciação científica;
- Tempo de monitoria de disciplina durante a graduação;
- Experiência internacional como estudante em universidades ou instituições científicas internacionais;
- Publicações de artigos em congressos e periódicos;
- Depósitos de patente e patentes concedidas;
- Conclusão de curso de especialização em área correlata à linha de pesquisa pretendida.
4) Duas cartas de recomendação (peso 0,05/1,0) (serão utilizadas as mesmas cartas do processo de Seleção);
Os pesos desses itens apresentam-se na Tabela 1 e as pontuações absolutas estão detalhadas na planilha do Anexo II - Planilha de Pontuação.
Tabela 1 – Pesos dos critérios para classificação dos candidatos.
Item |
Peso |
1. Histórico escolar do curso de graduação (coeficiente de rendimento escolar) |
0,40 |
2. Rendimento escolar em disciplinas cursadas em curso de pós-graduação stricto sensu |
0,15 |
3. Currículo (cf. detalhado no item 3 desta subseção) |
0,40 |
4. Cartas de recomendação |
0,05 |
O candidato que já tenha finalizado um ou mais quadrimestres como aluno do PPGEM-CT e que possua coeficiente de rendimento inferior a 7,0 será automaticamente desclassificado do processo de seleção deste edital;
Desempate: como primeiro critério de desempate, será melhor classificado o candidato que possuir o maior coeficiente de rendimento acadêmico no curso de graduação. Se persistir o empate, será melhor classificado o candidato que possuir o maior número de artigos completos publicados (soma dos artigos publicados em periódicos e dos artigos publicados em anais de congressos).
5.2. Critério de distribuição de bolsas
As bolsas serão distribuídas de acordo com o seguinte procedimento sequencial:
i) Cálculo da pontuação de cada candidato;
ii) Classificação, em ordem decrescente de pontuação, dos candidatos dentro de cada uma das áreas de concentração;
iii) Compõem-se os conjuntos Ci's, em que cada conjunto é definido como Ci = {conjunto formado pelos candidatos classificados na i-ésima posição de cada uma das áreas de concentração}, sendo o índice "i" um número natural não nulo;
iv) Para cada um dos conjuntos Ci's, classificar em ordem decrescente de pontuação, os candidatos pertencentes ao conjunto;
v) As bolsas disponíveis serão distribuídas, primeiramente, dentre os candidatos pertencentes ao conjunto C1, de acordo com a ordem de classificação dentro deste conjunto. O procedimento pode se repetir, de modo ordenado (ordem crescente do índice "i"), para os demais conjuntos Ci's (i=2,3,4, ...) até serem alocadas todas as bolsas disponíveis referentes a este edital.
6. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
As inscrições homologadas e o resultado da classificação preliminar* serão disponibilizados na página de internet do PPGEM-CT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct) até o dia 20 de maio de 2022.
*Pedidos de recursos quanto ao resultado da classificação deverão ser enviados para o e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br, até dois dias úteis após a divulgação do resultado de classificação. Os pedidos de recursos deverão ser impetrados pelo candidato mediante carta direcionada à comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM-CT), na qual conste de forma clara o seu questionamento e a coerente fundamentação argumentativa que o sustenta, podendo, se for o caso, ser acrescida de documentos comprobatórios relacionados ao cerne da contestação em questão. A carta deve conter ainda o nome completo do candidato, o número do seu RG e sua assinatura, a ser enviada por e-mail para ppgem-ct@utfpr.edu.br. Os pedidos de recurso realizados sob condições diferentes das descritas neste parágrafo serão desconsiderados. Os resultados dos pedidos de recurso serão publicados na página do PPGEM-CT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct) em até quatro dias úteis após a divulgação do resultado de classificação.
7. DOS CASOS OMISSOS
Os casos omissos neste edital serão decididos pelo Colegiado do PPGEM-CT da UTFPR.
8. PUBLICAÇÃO
Este edital será publicado na página do PPGEM-CT:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct
9. DISPOSIÇÕES GERAIS
Ao se inscrever o candidato declara ter ciência e aceitar o constante neste edital.
Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste edital.
As datas importantes (cronograma) referentes a este edital são informadas na Tabela 2.
Tabela 2 – Cronograma
Atividade |
Períodos/Datas |
1. Inscrições |
De 06/04/2022 a 06/05/2022 |
2. Data limite para divulgação das inscrições homologadas* e do resultado classificatório preliminar |
20/05/2022 |
3. Data limite para os candidatos enviarem pedidos de recurso com relação à homologação de inscrições e ao resultado preliminar (pelo e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br) |
23/05/2022 |
4. Data limite para divulgação do resultado dos pedidos de recurso e da classificação final |
25/05/2022 |
*Inscrição homologada indica a entrega de toda a documentação e verificação da elegibilidade, e não necessariamente a aprovação no processo classificatório.
Curitiba, 04 de abril de 2022.
MÁRCIO MAFRA - Presidente da Comissão Permanente de Bolsas do PPGEM-CT
MARCO ANTÔNIO LUERSEN - Coordenador do PPGEM-CT
JÚLIO CÉSAR RODRIGUES DE AZEVEDO - Diretor de Pesquisa e Pós Graduação - DIRPPG-CT
ROSSANA APARECIDA FINAU - Diretora Geral do Campus Curitiba da UTFPR
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCO ANTONIO LUERSEN, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 05/04/2022, às 14:35, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCIO MAFRA, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 05/04/2022, às 14:41, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A), em (at) 05/04/2022, às 16:51, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 05/04/2022, às 17:40, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2642200 e o código CRC (and the CRC code) 4E506693. |
Referência: Processo nº 23064.051014/2021-85 | SEI nº 2642200 |