Boletim de Serviço Eletrônico em 05/04/2022

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – UTFPR CAMPUS GUARAPUAVA

EDITAL Nº 02/2022 - COGERH-GP - ABERTURA

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 23064.014134/2022-82

 
 

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O Processo Seletivo de Estudantes para Estágio Remunerado não-obrigatório será regido por este Edital e Editais Complementares ou Retificações que venham a ser necessárias no decorrer do certame, sendo executado pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos do Campus Guarapuava - COGERH-GP desta UTFPR.

Para todos os efeitos e prazos constantes neste Edital, a Coordenação do Processo Seletivo irá considerar o horário oficial de Brasília.

A consulta às etapas do Processo Seletivo será pelo site da UTFPR - https://portal.utfpr.edu.br/estagios/estagio-interno/vagas, na seção a que se refere o presente Edital.

O total das vagas disponibilizadas no presente Processo Seletivo consta do ANEXO I – QUADRO DE VAGAS deste Edital.

 

DAS VAGAS

 

O estágio não obrigatório deve ser realizado nas áreas de formação do estudante, em consonância com o perfil profissional descrito no projeto pedagógico do curso.

Serão oferecidas, conforme o presente edital, 2 (duas) vagas de estágio remunerado, conforme ANEXO I, com duração contratual de, no mínimo, 6 (seis) meses, podendo ser renovado por igual período, no limite máximo de 02 (dois) anos, conforme Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008.

Uma vez que o presente edital estabelece a contratação de apenas 02 vagas, não se aplica a previsão do Art. 1º do Decreto nº 9.427/2018, que reserva aos negros 30% (trinta por cento) das vagas oferecidas em cada seleção, visto que não é possível garantir a proporcionalidade entre a ampla concorrência e a reserva de cota. 

A descrição sumária das atividades que compõem o estágio estão descritas no ANEXO II deste edital.

A gestão das vagas será realizada pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-GP.  

A divulgação das vagas constantes neste processo seletivo será realizada em conjunto entre a COGERH-GP e a unidade/setor demandante.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições serão gratuitas e estarão abertas no período de 06 de abril a 12 de abril de 2022.  Os candidatos à vaga de estágio deverão enviar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-GP, via e-mail (cogerh-gp@utfpr.edu.br), até às 17h do dia 12 de abril de 2022, os seguintes documentos:

Ficha de inscrição devidamente preenchida (conforme ANEXO III, disponível no endereço eletrônico https://portal.utfpr.edu.br/estagios/estagio-interno/gp;

Curriculum Vitae ou Lattes; e

Histórico escolar da graduação.

Somente serão processadas as inscrições preenchidas em consonância com o estabelecido no presente edital, sendo que as informações prestadas pelo candidato serão de sua inteira responsabilidade, podendo a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, na forma da lei, excluir do processo seletivo o candidato que fornecer dados inverídicos.

DOS REQUISITOS PARA O PREENCHIMENTO DA VAGA

Estar devidamente matriculado no curso e nível exigido para a vaga desejada, conforme Anexo II.

Ter idade mínima de 16 (dezesseis) anos completos no ato de assinatura do Termo de Compromisso de Estágio.

O horários em que serão desenvolvidas as atividades do estágio não obrigatório não podem coincidir com os horários das aulas em que o estudante estiver matriculado.

Para alunos da UTFPR, possuir coeficiente de rendimento igual ou maior que 0,5 e estar matriculado no mínimo no 2° período.

Possuir conta corrente ou conta poupança na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, para fim de recebimento de bolsa. 

DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTÁGIO

As atividades a serem realizadas durante o período de estágio estão dispostas no Anexo II, e poderão ter ampliação ou redução conforme o Plano de Estágio desenvolvido entre supervisor, estagiário e orientador, posteriormente.

DOS DEVERES DOS ESTAGIÁRIOS

Desempenhar as atividades previstas em Termo de Compromisso e Plano de Estágio;

Cumprir com todo empenho e interesse a programação estabelecida para seu estágio;

Observar e obedecer às normas internas da Unidade Concedente;

Comunicar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-GP - qualquer fato relevante sobre seu estágio;

Responder por perdas e danos consequentes da inobservância das normas internas da Unidade Concedente ou das constantes no Termo de Compromisso de Estágio;

Não divulgar quaisquer informações, dados ou trabalhos reservados ou confidenciais de que tiver conhecimento em decorrência do estágio;

Apresentar à Instituição de Ensino relatório semestral de suas atividades de estágio;

Manter assiduidade nas atividades de estágio;

Entregar até o 1° (primeiro) dia útil a ficha de frequência de controle de horários do estágio ao supervisor, que será responsável pela disponibilização à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-GP, sob pena de não recebimento da bolsa de estágio;

Entregar qualquer documentação relativa ao estágio, quando solicitada pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-GP.

DO PROCESSO DE SELEÇÃO 

Processo de seleção para vagas de nível SUPERIOR:

O processo de seleção para vagas de nível superior é regido por este edital e consistirá em duas fases:

1ª Fase: análise documental. Realização da análise do currículo e do coeficiente de rendimento/nota, a ser realizada pela unidade/setor na qual será realizado o estágio, com o máximo de 100 pontos, na qual os critérios são: Máximo de 70 (setenta) pontos para a apresentação do currículo (conteúdo e clareza da apresentação); Máximo de 30 (trinta) pontos para a análise do coeficiente/nota de desempenho acadêmico.

2ª Fase: entrevista. Realização de entrevista, de forma remota ou presencial, a ser realizada pela unidade/setor na qual será realizado o estágio, com o máximo de 100 pontos, na qual os critérios analisados serão: competências (até 25 pontos): candidato demonstra competências necessárias para a vaga pretendida; interesse pela Instituição (até 25 pontos): candidato demonstra interesse em contribuir para a realização das atividades, bem como aplicar e adquirir conhecimentos relativos à área do curso; formação acadêmica e/ou experiências profissionais (até 25 pontos): candidato possui conhecimento suficiente para o exercício das funções no estágio; desenvoltura para o trato pessoal (até 25 pontos): candidato demonstra habilidade de convívio, comunicação e atendimento ao público.

A unidade/setor responsável pela vaga agendará as entrevistas para seleção dos candidatos à vaga de estágio e enviará o endereço para acesso da entrevista remota, por meio da plataforma Google Meet, ou presencial na UTFPR;

A unidade/setor enviará à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-GP, por escrito, o resultado de todas as etapas realizadas.

Em caso de empate entre dois ou mais candidatos terá preferência, para efeito de desempate, o candidato que, na seguinte ordem:

obtiver maior número de pontos na entrevista;

obtiver maior coeficiente de rendimento/nota;

tiver idade mais elevada.

A nota final será composta pela média simples da soma das notas de todas as etapas.

A validade do resultado final do presente edital será de 6 (seis) meses, podendo ser prorrogado por igual período.

DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

O Resultado final da seleção consiste na lista de classificação em ordem decrescente da nota final da seleção e aplicados, quando couber, os critérios de desempate especificados no subitem 7.2 e separados por setor demandante.

O resultado final da seleção será divulgado em edital pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-GP, no endereço eletrônico https://portal.utfpr.edu.br/estagios/estagio-interno/gp, a partir do dia 19 de abril de 2022.

No prazo de 24 (vinte e quatro) horas a partir do resultado final, será admitido recurso, devidamente fundamentado, dirigido à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-GP, em que o candidato deverá indicar os itens a serem examinados. O recurso poderá ser interposto de maneira:

Online, encaminhado para o e-mail cogerh-gp@utfpr.edu.br. No corpo do e-mail, além da fundamentação do recurso, o candidato deverá informar nome completo e CPF. Anexos ao e-mail não serão considerados.

É de inteira responsabilidade do candidato certificar-se de que o recurso encaminhado por e-mail, foi recebido pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-GP, no prazo estipulado no subitem 8.3.

A UTFPR não se responsabiliza por recurso não recebido por motivo de ordem técnica, falhas de comunicação, dados digitados incorretamente pelo candidato ou outros fatores que impossibilitem o recebimento dos dados.

Os recursos serão apreciados pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-GP e pela unidade/setor demandante, e decididos no prazo de 01 (um) dia útil. O resultado do recurso será encaminhado ao interessado por e-mail.

A unidade/setor responsável pela vaga encaminhará para efetivação da contratação à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-GP os dados do estagiário selecionado, observados os requisitos e a documentação especificada no presente edital. 

da convocação

A convocação para a contratação será realizada mediante contato telefônico ou e-mail. Serão chamados à contratação imediata os candidatos aprovados dentro do número de vagas ofertadas no presente edital, obedecendo a ordem de classificação.

Para candidatos classificados além das vagas ofertadas no presente processo seletivo, a convocação fica condicionada a existência de novas vagas que venham a surgir durante o prazo de validade deste processo seletivo, para o curso/área em que o candidato foi aprovado.

A aprovação e classificação em cada processo seletivo geram para o candidato apenas a expectativa de ser convocado para preencher vaga de estágio, ficando a concretização desse ato condicionada às necessidades da administração e de acordo com a disponibilidade orçamentária.

Serão considerados para convocação os telefones e/ou e-mails registrados pelo estudante no requerimento de inscrição, sendo de responsabilidade do estudante manter sempre atualizados os dados cadastrais na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos do Campus Guarapuava, pelo e-mail cogerh-gp@utfpr.edu.br.

No caso do estudante não ser localizado nas tentativas de contato realizadas pela UTFPR, o seu nome será deslocado para o final da lista de classificados aguardando o surgimento de nova oportunidade de contratação, e o estudante com classificação imediatamente posterior será convocado.

Será eliminado do processo seletivo o estudante que:

Se recusar a iniciar o estágio, na data, local e demais condições estipuladas pela UTFPR;

Em qualquer tempo, apresentar declaração falsa ou inexata dos dados constantes no Formulário de Solicitação de Inscrição, bem como a falsificação de declarações ou de dados e/ou outras irregularidades na documentação, resultando, assim, no cancelamento da inscrição e a anulação de todos os atos dela decorrentes, implicando, em qualquer época, a desclassificação automática do candidato, sem prejuízo das cominações legais cabíveis;

Fizer, em qualquer momento, declaração falsa ou inexata;

Desrespeitar, de qualquer modo, qualquer membro ou integrante da Coordenação ou candidato concorrente.

Encerrar o vínculo com a instituição de ensino a qual estava matriculado no ato da inscrição, ou que tenha trocado de curso.

Será considerado nulo, a qualquer tempo, o ato administrativo de convocação ou aprovação em qualquer fase se resultante de vícios de legalidade, omissões do candidato ou práticas indevidas que viciem os atos administrativos, ensejando a desclassificação do candidato, sem prejuízo de outras responsabilidades cabíveis.

O estudante que desistir formalmente do estágio será excluído da lista de classificação.

O estudante pode requerer seu remanejamento para o final da lista de classificação. O requerimento deve ser apresentado à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos do Campus Guarapuava, via e-mail (cogerh-gp@utfpr.edu.br).

Não será fornecido ao estudante comprovante de classificação no processo seletivo.

DA ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO

Para fins de elaboração e assinatura do Termo de Compromisso, o candidato selecionado deverá enviar para o e-mail cogerh-gp@utfpr.edu.br, cópia digitalizada da seguinte documentação:

Documento de Identificação com foto (RG ou CNH);

CPF;

Declaração de matrícula atualizada; 

Comprovante de residência; e

Comprovante de dados bancários.

DISPOSIÇÕES GERAIS

Em atenção ao princípio da publicidade informamos que o presente edital terá sua publicação nos murais da UTFPR-GP e no endereço eletrônico https://portal.utfpr.edu.br/estagios/estagio-interno/gp

Os casos omissos serão resolvidos pela DIRGEP - Diretoria de Gestão de Pessoas da UTFPR.

Fica eleito o foro da Justiça Federal, Subseção de Guarapuava, Seção Judiciária do Estado do Paraná, para dirimir questões do edital não solucionadas administrativamente.

 

Guarapuava,  05 de abril de 2022.

 

 

 

Laís de Andrade Farias

Coordenadora de Gestão de Recursos Humanos

 

 

 

De acordo:

 

Luan José Franchini Ferreira

Diretor-Geral em exercício

 

 

                     


 

ANEXO I AO EDITAL Nº 02/2022 – COGERH-gp

VAGAS NÍVEL SUPERIOR

Local/Área/Setor

Vagas

Vagas Negros

Carga Horária*

Turno

Horário**

Supervisor

COGETI - Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação

1

-

20h

manhã

8h às 12h

ANDRÉ GEORGE LAUER

ASCOM - Assessoria de Comunicação

1

20h

tarde

13h às 17h

ANTHONY LUIGGI EGIERT

*Carga horária semanal.

**Os horários expostos na tabela acima, podem sofrer alteração, caso haja concordância entre supervisor e estagiário.

 

 

 

VALORES DA BOLSA-ESTÁGIO E DO AUXÍLIO TRANSPORTE

Bolsa-estágio 20h - Nível Superior 

R$ 787,98

Diária do Auxilio Transporte

R$ 10,00/dia estagiado

 

 

 

ANEXO II AO EDITAL Nº 02/2022 – COGERH-GP

 

Setor de atuação: ASCOM - Assessoria de Comunicação

Supervisor: Anthony Luiggi Eigiert

Número de vagas: 01 (ensino superior)

Horário de estágio: 13h às 17h.

Carga horária: 20 horas semanais.

Curso/formação: Cursando graduação em Design, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, e afins da área de Comunicação Social.

Local para entrevista: Remota pela plataforma Google Meet em link a ser enviado aos inscritos ou presencial na UTFPR.

Atividades a serem desenvolvidas: Auxílio no design de imagens e materiais de divulgação, marketing e publicidade; Auxílio no design de logotipos e materiais de identificação de projetos, ações e material informativo da UTFPR-GP e seus setores; Auxílio na elaboração de textos para notícias, postagens em redes sociais e releases para mídia jornalística; Apoio na criação de conteúdo por meio do registro fotográfico, de vídeo e áudio de atividades; Atendimento ao público de forma presencial, por telefone e redes sociais/internet; Apoio na gestão e manutenção das redes sociais do Campus Guarapuava da UTFPR; Apoio em cerimoniais e eventos, por meio de registro fotográfico de imagens e atividades de suporte.

 

Setor de atuação: COGETI - Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Supervisor: André George Lauer

Número de vagas: 1 (ensino superior)

Horário de estágio: 8h ás 12h.

Carga horária: 20 horas semanais.

Curso/formação: Cursando graduação na área de Informática (vaga de ensino superior) e Cursando ensino técnico na área de informática (vaga de ensino técnico); ter conhecimentos em Hardware; ter conhecimentos de Windows e Linux; ter facilidade no atendimento de usuários; ser autodidata; ser responsável. Diferencial: Conhecimento de redes de computadores.

Local para entrevista: Remota pela plataforma Google Meet em link a ser enviado aos inscritos ou presencial na UTFPR.

Atividades a serem desenvolvidas: Atendimento aos usuários; Auxílio por telefone, remoto ou presencial para configurações; Suporte técnico; Manutenção em Hardware; Instalação de Softwares; Teste/substituição de Hardware; Upgrade em Hardwares; Atualizações de Softwares; Eventuais manutenções em rede física.

 

 

Entrevista: a entrevista será realizada pelo supervisor de estágio de maneira remota ou presencial, de acordo com interesse de cada setor.  Se o tipo de entrevista for on-line, o link da sala de vídeo chamada será encaminhado ao candidato a partir do dia 13 de abril de 2022 no e-mail informado na ficha de inscrição do candidato. Se a entrevista for presencial, o setor entrará em contato por e-mail ou telefone dos candidatos e agendará entrevista presencial na sede da UTFPR câmpus Guarapuava.

 

 

ANEXO III AO EDITAL Nº 02/2022 – COGERH-gp

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA ESTÁGIO

 

Setor pretendido para fazer Estágio: __________________________________________

 

Nome:_______________________________________________________________

Estado Civil:_____________________ Nacionalidade:_________________________

Naturalidade:___________________ Sexo:___________ Data Nasc.:_____________

Nome completo da mãe:________________________________________________

Endereço:____________________________________________________________

Complemento:_________________________ Bairro:_________________________

Cidade:_________________________________ UF:______ CEP:________________ 

Telefone Residencial:___________________ Celular:_________________________

E-mail:______________________________________________________________

CPF:________________________ Tipo Sanguíneo:_________ Fator RH: _________

RG:_____________________ Órgão Emissor:___________________ UF:_________

Carteira de Trabalho (opcional):______________ Série:__________ UF:_________

E-mail:______________________________________________________________

Instituição de Ensino onde estuda:_______________________________________

Curso:_______________________________________________________________

Período/Ano:__________________________ Turno:_________________________

Previsão para conclusão do curso: (mês/ano)______________/________________

 

 

Guarapuava, _____/_____/_______

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LAIS DE ANDRADE FARIAS, COORDENADOR(A), em (at) 05/04/2022, às 11:09, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUAN JOSE FRANCHINI FERREIRA, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 05/04/2022, às 13:43, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2644767 e o código CRC (and the CRC code) BDD1E78F.



 


Referência: Processo nº 23064.014134/2022-82 SEI nº 2644767