Boletim de Serviço Eletrônico em 11/04/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO

COORD. DE GESTAO DE RECURSOS HUMANOS - FB

 

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – UTFPR CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO

EDITAL DE ESTÁGIO Nº 02/2022 - COGERH-FB - ABERTURA

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 23064.017181/2022-88

 

Torna-se público que a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Francisco Beltrão, por meio da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-FB, sediada na Linha Santa Bárbara, s/n, zona rural, realizará processo seletivo para contratação de estagiário, nos termos da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, e Instrução Normativa SEDGG/ME nº 213/2019, nos termos do presente Edital.

 

DA VAGA

O estágio não obrigatório deve ser realizado nas áreas de formação do estudante, em consonância com o perfil profissional descrito no projeto pedagógico do curso.

Será oferecida, conforme o presente edital, 01 vaga de estágio remunerado, conforme ANEXO I, com duração contratual de, no mínimo, 06 (seis) meses, podendo ser renovado por igual período, no limite máximo de 02 (dois) anos, conforme Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008.

A descrição sumária das atividades que compõem o estágio estão descritas no ANEXO II deste edital.

Uma vez que o presente edital estabelece a contratação de apenas 01 vaga, não se aplica a previsão do Capítulo VI, Art. 17º, § 5° da Lei 11.788/2008, que assegura às pessoas portadoras de deficiência o percentual de 10% (dez por cento) das vagas, visto que não é possível garantir a proporcionalidade entre a ampla concorrência e a reserva de cota. 

Uma vez que o presente edital estabelece a contratação de apenas 01 vaga, não se aplica a previsão do Art. 1º do Decreto nº 9.427/2018, que reserva aos negros 30% (trinta por cento) das vagas oferecidas em cada seleção, visto que não é possível garantir a proporcionalidade entre a ampla concorrência e a reserva de cota. 

A gestão das vagas será realizada pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-FB.  

A divulgação das vagas constantes neste processo seletivo será realizada em conjunto entre a COGERH-FB e a unidade/setor demandante.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições estão abertas no período de 12 a 18 de abril de 2022.  Os candidatos à vaga de estágio deverão enviar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-FB, até às 18h do dia 18 de abril de 2022 para o e-mail: cogerh-fb@utfpr.edu.br, os seguintes documentos:

Ficha de inscrição devidamente preenchida (conforme ANEXO III, disponível no endereço  eletrônico https://portal.utfpr.edu.br/estagios/estagio-interno/vagas);

Curriculum Vitae ou Lattes;

Histórico escolar da graduação.

DOS REQUISITOS PARA O PREENCHIMENTO DA VAGA

Estar devidamente matriculado no curso e nível exigido para a vaga desejada, conforme Anexo II.

os horários em que serão desenvolvidas as atividades do estágio não obrigatório não podem coincidir com os horários das aulas em que o estudante estiver matriculado.

Para alunos da UTFPR, possuir coeficiente de rendimento igual ou maior que 0,5 e estar matriculado no mínimo no 2° período.

DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTÁGIO

As atividades a serem realizadas durante o período de estágio estão dispostas no Anexo II, e poderão ter ampliação ou redução conforme o Plano de Estágio desenvolvido entre supervisor, estagiário e orientador posteriormente.

DOS DEVERES DOS ESTAGIÁRIOS

Desempenhar as atividades conforme previstas em Termo de Compromisso e Plano de Estágio;

Cumprir com todo empenho e interesse a programação estabelecida para seu estágio;

Observar e obedecer às normas internas da Unidade Concedente;

Comunicar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-FB - qualquer fato relevante sobre seu estágio;

Responder por perdas e danos consequentes da inobservância das normas internas da Unidade Concedente ou das constantes deste Termo de Compromisso;

Não divulgar quaisquer informações, dados ou trabalhos reservados ou confidenciais de que tiver conhecimento em decorrência do estágio;

Apresentar à Instituição de Ensino relatório semestral de suas atividades de estágio;

Manter assiduidade nas atividades de estágio;

Entregar até o 1° (primeiro) dia útil a ficha de frequência de controle de horários do estágio ao supervisor, que será responsável pela disponibilização à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-FB, sob pena de não recebimento do pagamento de estágio;

Entregar qualquer documentação relativa ao estágio, quando solicitada pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-FB.

DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção consistirá em:

primeira etapa (eliminatória): serão selecionados os candidatos com os 10 (dez) maiores coeficientes de rendimento, conforme histórico escolar da graduação. 

no edital de resultado da primeira etapa serão listados os candidatos classificados em ordem decrescente do coeficiente de rendimento.

o resultado da primeira etapa será divulgado a partir do dia 20 de abril de 2022, no mural da COGERH-FB e no Portal Institucional, no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/estagios/estagio-interno/vagas.

segunda etapa (classificatória): realização de entrevista pela unidade/setor na qual será realizado o estágio, com o máximo de 100 pontos, na qual os critérios analisados serão:

competências (até 25 pontos): candidato demonstra competências necessárias para a vaga pretendida;

interesse pela instituição (até 25 pontos): candidato demonstra interesse em contribuir para a realização das atividades, bem como aplicar e adquirir conhecimentos relativos à área do curso;

formação acadêmica e/ou experiências profissionais (até 25 pontos): candidato possui conhecimento suficiente para o exercício das funções no estágio;

desenvoltura para o trato pessoal (até 25 pontos): candidato demonstra habilidade de convívio, comunicação e atendimento ao público.

A unidade/setor responsável pela vaga agendará as entrevistas para seleção dos candidatos à vaga de estágio;

A unidade/setor enviará à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-FB, por escrito, o resultado de todas as etapas realizadas.

Em caso de empate entre dois ou mais candidatos terá preferência, para efeito de desempate, o candidato que, na seguinte ordem:

obtiver maior coeficiente de rendimento;

tiver idade mais elevada.

A validade do resultado final do presente edital será de 6 (seis) meses, podendo ser prorrogado por igual período.

DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

O Resultado final da seleção consiste na lista de classificação em ordem decrescente da nota da entrevista, e aplicados, quando couber, os critérios de desempate especificados no subitem 6.2.

O resultado da seleção será divulgado em edital pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-FB, no endereço eletrônico https://portal.utfpr.edu.br/estagios/estagio-interno/vagas, a partir do dia 28 de abril de 2022. 

No prazo de 48 (quarenta e oito) horas a partir do resultado final, será admitido recurso, devidamente fundamentado, dirigido à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-FB, em que o candidato deverá indicar os itens a serem examinados. O recurso poderá ser interposto de maneira:

online, encaminhado para o e-mail cogerh-fb@utfpr.edu.br. No corpo do e-mail, além da fundamentação do recurso, o candidato deverá informar nome completo e CPF. Anexos ao e-mail não serão considerados.

é de inteira responsabilidade do candidato certificar-se de que o recurso encaminhado por e-mail, foi recebido pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-FB, no prazo estipulado no subitem 7.3.

a UTFPR não se responsabiliza por recurso não recebido por motivo de ordem técnica, falhas de comunicação, dados digitados incorretamente pelo candidato ou outros fatores que impossibilitem o recebimento dos dados.

Os recursos serão apreciados pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-FB e pela unidade/setor demandante, e decididos no prazo de 05 (cinco) dias úteis. O resultado do recurso será encaminhado ao interessado por e-mail.

A unidade/setor responsável pela vaga encaminhará para efetivação da contratação à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-FB os dados do estagiário selecionado, observados os requisitos e a documentação especificada no presente edital. 

DA ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO

Para fins de elaboração e assinatura do Termo de Compromisso, o candidato selecionado deverá enviar, no prazo de dois dias úteis, para o e-mail cogerh-fb@utfpr.edu.br, cópia digitalizada da seguinte documentação:

RG;

CPF;

título de eleitor;

declaração de matrícula atualizada; 

comprovante de residência; e

dados bancários (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil).

DISPOSIÇÕES GERAIS

Em atenção ao princípio da publicidade informamos que o presente edital terá sua publicação nos murais da UTFPR-FB e no endereço eletrônico https://portal.utfpr.edu.br/estagios/estagio-interno/vagas.

Os casos omissos serão resolvidos pela DIRGEP - Diretoria de Gestão de Pessoas da UTFPR.

Fica eleito o foro da Justiça Federal da Comarca de Francisco Beltrão - PR, para dirimir questões do edital não solucionadas administrativamente.

 

Francisco Beltrão,  11 de abril de 2022.

 

 

 

Janeci Teresinha da Silva

Coordenadora de Gestão de Recursos Humanos

 

 

 

De acordo:

 

Hernan Vielmo

Diretor Geral do Campus Francisco Beltrão

 

 

                     


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JANECI TERESINHA DA SILVA, COORDENADOR(A), em (at) 11/04/2022, às 13:30, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) HERNAN VIELMO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 11/04/2022, às 14:24, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2649694 e o código CRC (and the CRC code) DB32C754.



 

ANEXO I AO EDITAL DE ESTÁGIO Nº 02/2022 – COGERH-FB

 

LOCAL/AREA

VAGA

VAGA PCD ¹

VAGA NEGROS ¹

CARGA HORÁRIA

TURNO

*HORÁRIO

Supervisor

DAINF-FB

01

00

00

30 horas semanais

tarde/noite

das 13h às 19h

Gustavo Yuji Sato

* Os horários expostos na tabela acima, podem sofrer alteração, caso haja concordância entre supervisor e estagiário.

 

 

VALORES DA BOLSA-ESTÁGIO E DO AUXÍLIO TRANSPORTE

Bolsa-estágio 30h - Nível Superior modalidade Graduação

R$ 1.125,69

Diária do Auxilio Transporte

R$ 10,00/dia estagiado

 

 

 

ANEXO II AO EDITAL DE ESTÁGIO Nº 02/2022 – COGERH-FB

 

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFORMÁTICA - DAINF-FB 

Descrição das atividades a serem desenvolvidas no Estágio: Prestar manutenção de hardware e software nos laboratórios de ensino de informática, auxiliar na organização dos laboratórios e demais atividades para manutenção dos espaços laboratoriais e auxiliar nas ações do Departamento Acadêmico de Informática e Coordenação de Licenciatura em Informática.

Cursos Exigidos:   Cursando Graduação em Licenciatura em Informática ou Graduação na área de Ciência da Computação.
Período: a partir do 2º período.

Local da Entrevista: a entrevista será realizada pelo supervisor de estágio, de maneira presencial, no Miniauditório do Bloco Q.  O dia a horário da entrevista será encaminhado ao candidato, pelo supervisor, no e-mail cadastrado no momento da inscrição, até o dia 25/04/2022.

 

 

ANEXO III AO EDITAL DE ESTÁGIO Nº 02/2022 – COGERH-FB

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA ESTÁGIO

 

Local do Estágio: DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFORMÁTICA

 

Nome:_______________________________________________________________

Estado Civil:_____________________ Nacionalidade:_________________________

Naturalidade:___________________ Sexo:___________ Data Nasc.:_____________

Nome completo da mãe:________________________________________________

Endereço:____________________________________________________________

Complemento:_________________________ Bairro:_________________________

Cidade:_________________________________ UF:______ CEP:________________ 

Telefone Residencial:___________________ Celular:_________________________

E-mail:______________________________________________________________

CPF:________________________ Tipo Sanguíneo:_________ Fator RH: _________

RG:_____________________ Órgão Emissor:___________________ UF:_________

Carteira de Trabalho (opcional):______________ Série:__________ UF:_________

 

 

Instituição de Ensino:__________________________________________________

Curso:_______________________________________________________________

Período/Ano:__________________________ Turno:_________________________

Previsão para conclusão do curso: (mês/ano)______________/________________

Dados Bancários:

Banco:  (  ) Caixa Econômica  (  ) Banco do Brasil

Agência  ___________  Conta __________________ Operação ________________

(   ) Não possuo conta nos bancos acima, mas me comprometo a abrir a conta caso seja contratado.

 

Francisco Beltrão, _____/_____/_______

 

 

_____________________________­

Assinatura do Candidato ao Estágio

 

 


Referência: Processo nº 23064.017181/2022-88 SEI nº 2649694