Boletim de Serviço Eletrônico em 14/04/2022

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CURITIBA

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT

EDITAL 14/2022 - DIRGRAD

SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA APOIO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR – CAMPUS CURITIBA

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, conforme o que estabelece o presente Edital, as inscrições de bolsistas para  Apoio aos Cursos de Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Curitiba, no desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas.

 

1. DO OBJETIVO

1.1 - O presente Edital busca selecionar estudantes para atuarem no apoio ao corpo docente dos cursos de graduação do Campus Curitiba da UTFPR;

1.2 - O apoio será efetuado por meio da concessão de bolsas, no âmbito do Campus Curitiba da UTFPR, destinadas aos estudantes da graduação, regulamente matriculados.

 

2. DAS DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

2.1 - As despesas decorrentes do presente Edital estão previstas no Orçamento Geral da UTFPR para o exercício de 2021, conforme o Programa 2080 (Educação de Qualidade para Todos), da Ação 4002 (Assistência ao Estudante de Ensino Superior), para o pagamento de bolsas aos estudantes de Graduação.

 

3. DAS NORMAS GERAIS

3.1 – Serão concedidas bolsas no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais) cada, para o período de 7 (sete) meses, totalizando R$ 113.400,00 (cento e treze mil e quatrocentos reais);

3.1.1 – No Quadro 1, apresenta-se o cronograma de pagamento das bolsas.

 

Quadro 1 - Cronograma de Pagamento das Bolsas

Bolsa nº

Valor

Vigência

Mês de Pagamento

1

R$ 600,00

16/05/22 a 16/06/22

Julho

2

R$ 600,00

16/06/22 a 16/07/22

Agosto

3

R$ 600,00

16/07/22 a 16/08/22

Setembro

4

R$ 600,00

16/08/22 a 16/09/22

Outubro

5

R$ 600,00

16/09/22 a 16/10/22

Novembro

6

R$ 600,00

16/10/22 a 16/11/22

Dezembro

7

R$ 600,00

16/11/22 a 16/12/22

Janeiro/23

Total

R$ 4.200,00

 

 

 

3.2 – A concessão das bolsas de apoio aos discentes dos cursos de graduação está condicionada ao atendimento das condições previstas neste edital e à disponibilização de dotação orçamentária referente à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022 para o Campus Curitiba da UTFPR.

3.3 - Os recursos da presente chamada serão destinados somente ao pagamento de bolsas aos estudantes dos cursos da UTFPR-CT selecionados por este edital, conforme o CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I.

3.4 - A bolsa correspondente à atuação mensal será creditada em conta do estudante, no Banco do Brasil-001 ou na Caixa Econômica Federal-104, podendo ser interrompida por solicitação do professor supervisor ou pelo próprio estudante.

3.4.1 - A abertura da conta corrente ou conta poupança deverá ser providenciada pelo estudante, caso não a possua, e fica sob responsabilidade do bolsista inseri-la no Sistema de Alunos no Portal do Aluno da UTFPR (na aba de Dados Pessoais).

3.5 – Os discentes exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de 15 (quinze) horas semanais de atividade de apoio ao corpo docente de acordo com os critérios estabelecidos pelo professor supervisor.

3.5.1 – As atividades do discente poderão ocorrer de forma presencial;

3.5.2 – As atividades poderão ser redefinidas para a modalidade semipresencial ou não-presencial, se os critérios sanitários, estabelecidos pela UTFPR forem alterados.

 

4 – DAS VAGAS

4.1 – Serão ofertadas neste edital 27 (vinte e sete) vagas para discentes bolsistas.

4.2 - As vagas para seleção deste Edital, bem como os requisitos específicos para cada vaga estão descritas no Quadro 2.

 

Quadro 2: Distribuição das Vagas nos Departamentos, Requisitos e Critérios de Seleção

Curso de Graduação

Vagas

Requisitos

Critérios de Seleção

Supervisor

1

Bacharelado em Administração

1

Estudante de Arquitetura e Urbanismo ou Administração

Entrevista e coeficiente de rendimento.

Alamo Alexandre

2

Bacharelado em Arquitetura em Urbanismo

1

Estudante de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico ou Bacharel em Design, com domínio em diagramação de materiais gráficos e atualização de sites.

Entrevista e apresentação de portifólio.

Isabel Maria de Melo Borba

3

Bacharelado em Comunicação Organizacional

1

Estudante de Comunicação organizacional que já cursou a disciplina de Fotografia de COMORG

Os alunos serão classificados pelo coeficiente de rendimento acadêmico e nota na disciplina de Fotografia.

Anuschka Lemos Reichmann

4

Bacharelado em Design

1

Estudante de Design (bacharel ou tecnologia), a partir do 3º período. Conhecimentos em informática.

Para o processo de seleção consideramos: (1) o Coeficiente de Rendimento; (2) experiência anterior ou currículo; (3) compatibilidade com os horários de aula do aluno.

Marcos Varassim

5

Bacharelado em Educação Física

1

Acadêmico do curso de Educação Física, a partir 3º período

Comprovação documental de conhecimentos em edição de vídeos, edição de páginas na Internet, elaboração de comunicação visual em redes sociais e páginas na internet. Coeficiente acadêmico.

Fabio Mucio Stinghen

6

Bacharelado em Química

1

Estudante do curso de bacharelado em química para atuar na monitoria na disciplina de Físico-Química 1 (QB73L) e auxiliar a divulgação do curso por meio de redes sociais.

Candidatos devem ter sido aprovados em Físico-Química 1 (QB73L) e serão classificados com base na nota obtida nessa disciplina e no coeficiente normalizado.

Luciano Nassif Vidal

7

Bacharelado em Sistemas de Informação

1

Estudante do curso de Licenciatura em Letras Português, ou Comunicação Organizacional a partir do 3° período. O Estudante irá auxiliar na formatação/ atualização do PPC do curso de BSI.

Os alunos serão classificados pelo coeficiente de rendimento acadêmico.

Mariangela Gomes Setti

8

Departamento Acadêmico de Educação

1

Estudante de Licenciatura, a partir do 2º período, com conhecimento de excel avançado, moodle, edição de vídeos e texto.

A classificação utilizará o coeficiente de rendimento acadêmico absoluto. Comprovação de conhecimento de excel avançado, moodle e edição.

Zinara Marcet Andrade

9

Departamento Acadêmico de Estatística

1

Estudantes de 3 período ou superior de Sistemas de Informação e/ou Engenharia de Computação para desenvolvimento de aplicação/aplicativo para coleta de dados cadastrais e armazenamento em banco de dados.

Entrevista e coeficiente de rendimento.

A definir

10

Departamento Acadêmico de Filosofia e Ciências Humanas

1

Estudantes de qualquer curso, porém com conhecimentos para gerenciamento de mídias sociais e páginas institucionais do DAFCH.

Comprovação das habilidades e conhecimentos demandados nos requisitos e Coeficiente Acadêmico.

Arilson Pereira do Vale

11

Engenharia Ambiental e Sanitária

1

Estudantes do curso que estejam no mínimo no quarto período

conhecimentos em informática e disponibilidade de horário. Classificação por coeficiente de rendimento absoluto

Flavio Freire

12

Engenharia Civil

1

Estudantes do curso de Engenharia Civil que estejam no mínimo no quarto período

conhecimentos em informática e disponibilidade de horário. Classificação por coeficiente de rendimento absoluto

Renata Stramandinoli

13

Engenharia da Computação

1

Estudantes dos cursos de Engenharia de Computação, Design Gráfico ou Comunicação Organizacional. É desejável facilidade com a escrita de textos, edição de imagens e atualização de mídias sociais e sites.

A classificação utilizará o coeficiente de rendimento acadêmico absoluto.

Prof. Guilherme de Santi Peron
 

14

Engenharia de Controle e Automação

1

Estudantes de Engenharia Elétrica, Controle e Automação, Eletrônica ou Computação aprovado em circuitos B ou disciplina equivalente

A classificação utilizará o coeficiente de rendimento acadêmico absoluto e entrevista

Prof. Sergio Gouvea

15

Engenharia Elétrica

1

Estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Controle e Automação, Computação, Design Gráfico ou Comunicação Organizacional. É desejável facilidade com a escrita de textos, edição de imagens e atualização de mídias sociais e sites.

A classificação utilizará o coeficiente de rendimento acadêmico absoluto.

Prof. Antonio Carlos Pinho

16

Engenharia Eletrônica

1

Estudantes dos cursos de Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecatrônica, Design Gráfico ou Comunicação Organizacional. É desejável facilidade com a escrita de textos, edição de imagens e atualização de mídias sociais e sites.

A classificação utilizará o coeficiente de rendimento acadêmico absoluto.

Robinson Vida Noronha

17

Engenharia Mecânica

1

estudantes de engenharia mecânica ou mecatrônica a partir do 4 período.

A classificação utilizará o coeficiente de rendimento acadêmico absoluto.

Samuel Ansay

18

Engenharia Mecatrônica

1

estudantes de engenharia mecânica ou mecatrônica a partir do 4 período.

A classificação utilizará o coeficiente de rendimento acadêmico absoluto.

Luiz Carlos de Abreu Rodrigues

19

Licenciatura em Física

1

Estar matriculado e cursando, no mínimo, o 4º período do curso de Licenciatura em Física da UTFPR, campus Curitiba. Ter cursado, com aprovação, as disciplinas de Tópicos de Informática para o Ensino de Física e Computação para o Ensino de Física. Disponibilidade de carga horária conforme especificado em edital de seleção.

Análise do histórico escolar; Coeficiente de rendimento; Cursos ou experiência anterior, devidamente comprovados, na área de computação. Entrevista.

Angela Emilia de Almeida Coral

20

Licenciatura em Letras-Inglês

1

Estudante do curso de Licenciatura em Letras Inglês a partir do 3° período. Necessário conhecimentos em edição de vídeos e imagens.

A classificação utilizará a média do coeficiente de rendimento acadêmico absoluto e a escrita de um texto de apresentação.

Andressa Brawerman Albini

21

Licenciatura em Letras-Português

1

Estudantes de 3 período ou superior de Sistemas de Informação e/ou Engenharia de Computação para apoio à manutenção dos laboratórios do DALIC e atualização das páginas institucionais do DALIC e do PPGEL.

Os alunos serão classificados pelo coeficiente de rendimento acadêmico.

Valéria Oliveira Santos

22

Licenciatura em Matemática

1

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática. Necessário conhecimentos em edição de videos e imagens.

coeficiente de rendimento e comprovantes de participação em projetos de produção de vídeos

Neusa Nogas Tocha

23

Licenciatura em Química

1

Estar pelo menos no 3º período no Sistema Acadêmico e ter cursado pelo menos umas das seguintes disciplinas: Metodologia do ensino, Projetos de Materiais Didáticos para o Ensino ou Instrumentação para o Ensino de Química.

Coeficiente Acadêmico Normalizado e Entrevista com professor responsável pela orientação

Jonas Golart da Silva

24

Tecnologia em Design Gráfico

1

Estudante de Design (bacharel ou tecnologia), a partir do 3º período. Conhecimentos em informática.

Para o processo de seleção consideramos: (1) o Coeficiente de Rendimento; (2) experiência anterior ou currículo; (3) compatibilidade com os horários de aula do aluno.

Marcos Varassim

25

Tecnologia em Radiologia Médica

1

O candidato deve ter sido aprovado nas disciplinas de Anatomia Humana (1 e 2), do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.

Será utilizada a seguinte equação: Escore = (CR*10 + Nota Anatomia 1 + Nota Anatomia 2) / 3. O candidato com maior escore será selecionado.

Kátia Elisa Prus Pinho

26

Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações

1

Estudantes dos cursos de Sistemas de Telecomunicações, Design Gráfico ou Comunicação Organizacional. É desejável facilidade com a escrita de textos, edição de imagens e atualização de mídias sociais e sites.

A classificação utilizará o coeficiente de rendimento acadêmico.

Prof. Marcos Eduardo Pivaro Monteiro
 

27

Coordenação de Tecnologia na Educação

1

Estudantes da graduação que possuam conhecimento básicos de produção e pós-produção audiovisual para apoio nas gravações realizadas nos estúdios da COTED. Desejável conhecimento básico das principais ferramentas para gravação e transmissões ao vivo (OBS, mesas de edição, manipulação de câmeras, prompter e iluminação)

Entrevista e coeficiente de rendimento.

João Paulo Kuzma

 

5 – DAS ATRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS

5.1 - Constituem-se atribuições do Estudante selecionado neste edital:

I) Dedicar 15 (quinze) horas semanais para atividades definidas pelaos supervisores, conforme suas características e especificidades, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares;

II) Comprometer-se a não acumular essa bolsa com qualquer outra bolsa concedida pela UTFPR, excetuando-se a Bolsa-Permanência e Auxílio Estudantil Emergencial Covid-19;

III) Participar da capacitação oferecida pelo Departamento de Educação (DEPED-CT) e pela Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED-CT);

IV) Auxiliar os docentes em tarefas didáticas, compatíveis com o seu grau de conhecimento;

V) Auxiliar os docentes no planejamento das ações de sala de aula, no que tange:

VI) Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas;

VII) Elaborar o relatório das atividades mensais desenvolvidas, para entrega ao professor supervisor.

 

6 – DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR SUPERVISOR

6.1 - Constituem-se atribuições do Professor Orientador:

I. Estabelecer as atividades a serem realizadas pelo bolsista em consonância com as propostas deste Edital e das demandas das coordenações de curso;

II. Acompanhar e orientar as atividades realizadas pelo bolsista;

III. Informar à DIRGRAD-CT, caso haja a necessidade de substituição ou exclusão do bolsista selecionado;

IV. Informar, mensalmente, os relatórios das atividades desenvolvidas pelo bolsista, para que sejam realizados os pagamentos das bolsas;

V. Apresentar, ao final da execução orçamentária do presente edital, o relatório das atividades desenvolvidas pelo bolsista à DIRGRAD-CT.

 

7 – DAS ATRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO DE CURSO

7.1 – Constituem atribuições da Coordenação de Curso:

I. Estabelecer o professor supervisor do discente bolsistas;

II. Estabelecer os requisitos para as vagas disponibilizadas no presente edital;

III. Em conjunto com o professor supervisor, estabelecer os critérios de seleção e classificação dos candidatos;

IV. Informar à DIRGRAD-CT, caso haja, a necessidade de substituição ou exclusão do bolsista selecionado;

V. Encaminhar à DIRGRAD-CT, após a finalização das atividades previstas neste edital, o relatório final das atividades desenvolvidas pelo bolsista;

VI. Selecionar o discente bolsista por meio de processo seletivo, conforme estabelecido no CRONOGRAMA do Apêndice I.

 

8 – DAS INSCRIÇÕES

8.1 – As inscrições ocorrerão no período estabelecido no CRONOGRAMA, conforme consta no Apêndice I, deste edital.

8.2 - Para concorrer ao processo de seleção de bolsistas, o candidato deverá:

a) Estar regularmente matriculado em um curso de graduação da UTFPR, Campus Curitiba;

b) Não ser bolsista em qualquer outro programa, excetuando-se a Bolsa-Permanência e Auxílio Estudantil;

c) Não estar respondendo a Processo Administrativo Disciplinas Discente ou ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.

d) Atender aos requisitos da vaga.

8.3 - Somente será aceita uma inscrição por estudante mediante preenchimento do Formulário de Inscrição on-line disponibilizado no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfctdYXEfYzq9E0BrAsZFCOoRchiOljVMfiVrQCt-aiYszsWw/viewform?usp=sf_link

8.3.1 – No ato de inscrição, o estudante poderá optar por até dois departamentos/vagas, escolhidas em ordem de prioridade, para concorrer a apenas uma vaga remunerada.

8.3.2 – No caso de mais de uma inscrição, será considerada a última respondida no link descrito no item 8.3;

8.4 - A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital.

8.5 - O candidato será excluído do processo de seleção se não enviar o Formulário de Inscrição on-line no prazo estabelecido no CRONOGRAMA (ver Apêndice I) ou se as informações prestadas não forem verdadeiras, conforme consta no item 8.2.

 

9 – DAS ETAPAS DO EDITAL E OS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

9.1 – A etapa de seleção e classificação dos discentes bolsistas será integralmente conduzida pela Coordenação de Curso.

9.2 – A coordenação poderá solicitar aos candidatos inscritos, por e-mail, documentação complementar para efeitos de classificação e seleção.

9.2.1 - A critério da coordenação poderá ser agendada uma entrevista;

9.2.2 - Cabe ao coordenador, informar o resultado preliminar da seleção à DIRGRAD-CT, conforme CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I, para que seja publicada a lista preliminar de estudantes classificados.

 

10 – DOS RESULTADOS

10.1 - Os resultados serão homologados e publicados pela Diretoria da Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Campus Curitiba, conforme CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I.

10.2 – Os resultados serão publicados na página da DIRGRAD-CT, no endereço eletrônico http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/curitiba.

10.3 - Em caso de desistência ou vacância, durante o período de vigência do edital será convocado pela coordenação outro candidato, respeitando a ordem publicada no resultado final homologado.

10.4 – Para as vagas que não haja lista de espera, a DIRGRAD-CT poderá lançar uma chamada complementar.

 

11 – DOS RECURSOS

11.1 - Após a divulgação do resultado de cada etapa o candidato poderá protocolar recurso quanto ao resultado apresentado, conforme período estabelecido no CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I.

11.2 Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail dirgrad-ct@utfpr.edu.br, devidamente fundamentados, com assunto RECURSO EDITAL 14/2022 DIRGRAD-CT.

 

12 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 - Os prazos constantes neste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

12.2 - As vagas não preenchidas poderão ser redirecionadas, conforme análise da DIRGRAD-CT, para outras demandas da diretoria.

12.3 – O início das atividades dos bolsistas está condicionado à liberação dos recursos financeiros para o Campus Curitiba da UTFPR, previstos na LOA de 2022.

12.3 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela DIRGRAD-CT, observada a legislação vigente.

12.5 - O presente Edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico:

http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/curitiba

12.6 - Para as questões decorrentes deste Edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.

 

 

 

Curitiba, 14 de abril de 2022.

 

 

Prof. Dr. Marcelo Souza Motta
Diretor de Graduação e Educação Profissional
UTFPR - Campus Curitiba
(Assinado Eletronicamente)
 

 

 

Profa. Dra. Rossana Finau

Diretora geral

UTFPR - Campus Curitiba
(Assinado Eletronicamente)

 

 



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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO SOUZA MOTTA, DIRETOR(A), em (at) 14/04/2022, às 13:16, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 14/04/2022, às 14:36, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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APÊNDICE I

 

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

 

Atividade

Data / Período

Publicação do edital de apoio aos Departamentos Acadêmicos

14/04/2022

Inscrições dos candidatos

18/04/2022 a 27/04/2022

Seleção e Classificação dos candidatos pelos Departamentos Acadêmicos

28/04/2022 a 06/05/2022

Publicação do Resultado Preliminar

Até 09/05/2022

Recurso quanto ao Resultado Preliminar

10/05/2022

Resultado do Recurso quanto ao Resultado Preliminar

12/05/2022

Homologação do Resultado Final

12/05/2022

Encaminhamento da documentação para inclusão do estudante como bolsista

Até 13/05/2022

Início das Atividades dos Bolsistas

16/05/2021

Término das Atividades dos bolsistas selecionados

31/12/2022

Entrega do Relatório Final

31/12/2022