Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CURITIBA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT |
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EDITAL 14/2022 - DIRGRAD
SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA APOIO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR – CAMPUS CURITIBA
A Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, conforme o que estabelece o presente Edital, as inscrições de bolsistas para Apoio aos Cursos de Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Curitiba, no desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas.
1. DO OBJETIVO
1.1 - O presente Edital busca selecionar estudantes para atuarem no apoio ao corpo docente dos cursos de graduação do Campus Curitiba da UTFPR;
1.2 - O apoio será efetuado por meio da concessão de bolsas, no âmbito do Campus Curitiba da UTFPR, destinadas aos estudantes da graduação, regulamente matriculados.
2. DAS DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
2.1 - As despesas decorrentes do presente Edital estão previstas no Orçamento Geral da UTFPR para o exercício de 2021, conforme o Programa 2080 (Educação de Qualidade para Todos), da Ação 4002 (Assistência ao Estudante de Ensino Superior), para o pagamento de bolsas aos estudantes de Graduação.
3. DAS NORMAS GERAIS
3.1 – Serão concedidas bolsas no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais) cada, para o período de 7 (sete) meses, totalizando R$ 113.400,00 (cento e treze mil e quatrocentos reais);
3.1.1 – No Quadro 1, apresenta-se o cronograma de pagamento das bolsas.
Quadro 1 - Cronograma de Pagamento das Bolsas
Bolsa nº |
Valor |
Vigência |
Mês de Pagamento |
1 |
R$ 600,00 |
16/05/22 a 16/06/22 |
Julho |
2 |
R$ 600,00 |
16/06/22 a 16/07/22 |
Agosto |
3 |
R$ 600,00 |
16/07/22 a 16/08/22 |
Setembro |
4 |
R$ 600,00 |
16/08/22 a 16/09/22 |
Outubro |
5 |
R$ 600,00 |
16/09/22 a 16/10/22 |
Novembro |
6 |
R$ 600,00 |
16/10/22 a 16/11/22 |
Dezembro |
7 |
R$ 600,00 |
16/11/22 a 16/12/22 |
Janeiro/23 |
Total |
R$ 4.200,00 |
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3.2 – A concessão das bolsas de apoio aos discentes dos cursos de graduação está condicionada ao atendimento das condições previstas neste edital e à disponibilização de dotação orçamentária referente à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022 para o Campus Curitiba da UTFPR.
3.3 - Os recursos da presente chamada serão destinados somente ao pagamento de bolsas aos estudantes dos cursos da UTFPR-CT selecionados por este edital, conforme o CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I.
3.4 - A bolsa correspondente à atuação mensal será creditada em conta do estudante, no Banco do Brasil-001 ou na Caixa Econômica Federal-104, podendo ser interrompida por solicitação do professor supervisor ou pelo próprio estudante.
3.4.1 - A abertura da conta corrente ou conta poupança deverá ser providenciada pelo estudante, caso não a possua, e fica sob responsabilidade do bolsista inseri-la no Sistema de Alunos no Portal do Aluno da UTFPR (na aba de Dados Pessoais).
3.5 – Os discentes exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de 15 (quinze) horas semanais de atividade de apoio ao corpo docente de acordo com os critérios estabelecidos pelo professor supervisor.
3.5.1 – As atividades do discente poderão ocorrer de forma presencial;
3.5.2 – As atividades poderão ser redefinidas para a modalidade semipresencial ou não-presencial, se os critérios sanitários, estabelecidos pela UTFPR forem alterados.
4 – DAS VAGAS
4.1 – Serão ofertadas neste edital 27 (vinte e sete) vagas para discentes bolsistas.
4.2 - As vagas para seleção deste Edital, bem como os requisitos específicos para cada vaga estão descritas no Quadro 2.
Quadro 2: Distribuição das Vagas nos Departamentos, Requisitos e Critérios de Seleção
nº |
Curso de Graduação |
Vagas |
Requisitos |
Critérios de Seleção |
Supervisor |
1 |
Bacharelado em Administração |
1 |
Estudante de Arquitetura e Urbanismo ou Administração |
Entrevista e coeficiente de rendimento. |
Alamo Alexandre |
2 |
Bacharelado em Arquitetura em Urbanismo |
1 |
Estudante de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico ou Bacharel em Design, com domínio em diagramação de materiais gráficos e atualização de sites. |
Entrevista e apresentação de portifólio. |
Isabel Maria de Melo Borba |
3 |
Bacharelado em Comunicação Organizacional |
1 |
Estudante de Comunicação organizacional que já cursou a disciplina de Fotografia de COMORG |
Os alunos serão classificados pelo coeficiente de rendimento acadêmico e nota na disciplina de Fotografia. |
Anuschka Lemos Reichmann |
4 |
Bacharelado em Design |
1 |
Estudante de Design (bacharel ou tecnologia), a partir do 3º período. Conhecimentos em informática. |
Para o processo de seleção consideramos: (1) o Coeficiente de Rendimento; (2) experiência anterior ou currículo; (3) compatibilidade com os horários de aula do aluno. |
Marcos Varassim |
5 |
Bacharelado em Educação Física |
1 |
Acadêmico do curso de Educação Física, a partir 3º período |
Comprovação documental de conhecimentos em edição de vídeos, edição de páginas na Internet, elaboração de comunicação visual em redes sociais e páginas na internet. Coeficiente acadêmico. |
Fabio Mucio Stinghen |
6 |
Bacharelado em Química |
1 |
Estudante do curso de bacharelado em química para atuar na monitoria na disciplina de Físico-Química 1 (QB73L) e auxiliar a divulgação do curso por meio de redes sociais. |
Candidatos devem ter sido aprovados em Físico-Química 1 (QB73L) e serão classificados com base na nota obtida nessa disciplina e no coeficiente normalizado. |
Luciano Nassif Vidal |
7 |
Bacharelado em Sistemas de Informação |
1 |
Estudante do curso de Licenciatura em Letras Português, ou Comunicação Organizacional a partir do 3° período. O Estudante irá auxiliar na formatação/ atualização do PPC do curso de BSI. |
Os alunos serão classificados pelo coeficiente de rendimento acadêmico. |
Mariangela Gomes Setti |
8 |
Departamento Acadêmico de Educação |
1 |
Estudante de Licenciatura, a partir do 2º período, com conhecimento de excel avançado, moodle, edição de vídeos e texto. |
A classificação utilizará o coeficiente de rendimento acadêmico absoluto. Comprovação de conhecimento de excel avançado, moodle e edição. |
Zinara Marcet Andrade |
9 |
Departamento Acadêmico de Estatística |
1 |
Estudantes de 3 período ou superior de Sistemas de Informação e/ou Engenharia de Computação para desenvolvimento de aplicação/aplicativo para coleta de dados cadastrais e armazenamento em banco de dados. |
Entrevista e coeficiente de rendimento. |
A definir |
10 |
Departamento Acadêmico de Filosofia e Ciências Humanas |
1 |
Estudantes de qualquer curso, porém com conhecimentos para gerenciamento de mídias sociais e páginas institucionais do DAFCH. |
Comprovação das habilidades e conhecimentos demandados nos requisitos e Coeficiente Acadêmico. |
Arilson Pereira do Vale |
11 |
Engenharia Ambiental e Sanitária |
1 |
Estudantes do curso que estejam no mínimo no quarto período |
conhecimentos em informática e disponibilidade de horário. Classificação por coeficiente de rendimento absoluto |
Flavio Freire |
12 |
Engenharia Civil |
1 |
Estudantes do curso de Engenharia Civil que estejam no mínimo no quarto período |
conhecimentos em informática e disponibilidade de horário. Classificação por coeficiente de rendimento absoluto |
Renata Stramandinoli |
13 |
Engenharia da Computação |
1 |
Estudantes dos cursos de Engenharia de Computação, Design Gráfico ou Comunicação Organizacional. É desejável facilidade com a escrita de textos, edição de imagens e atualização de mídias sociais e sites. |
A classificação utilizará o coeficiente de rendimento acadêmico absoluto. |
Prof. Guilherme de Santi Peron |
14 |
Engenharia de Controle e Automação |
1 |
Estudantes de Engenharia Elétrica, Controle e Automação, Eletrônica ou Computação aprovado em circuitos B ou disciplina equivalente |
A classificação utilizará o coeficiente de rendimento acadêmico absoluto e entrevista |
Prof. Sergio Gouvea |
15 |
Engenharia Elétrica |
1 |
Estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Controle e Automação, Computação, Design Gráfico ou Comunicação Organizacional. É desejável facilidade com a escrita de textos, edição de imagens e atualização de mídias sociais e sites. |
A classificação utilizará o coeficiente de rendimento acadêmico absoluto. |
Prof. Antonio Carlos Pinho |
16 |
Engenharia Eletrônica |
1 |
Estudantes dos cursos de Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecatrônica, Design Gráfico ou Comunicação Organizacional. É desejável facilidade com a escrita de textos, edição de imagens e atualização de mídias sociais e sites. |
A classificação utilizará o coeficiente de rendimento acadêmico absoluto. |
Robinson Vida Noronha |
17 |
Engenharia Mecânica |
1 |
estudantes de engenharia mecânica ou mecatrônica a partir do 4 período. |
A classificação utilizará o coeficiente de rendimento acadêmico absoluto. |
Samuel Ansay |
18 |
Engenharia Mecatrônica |
1 |
estudantes de engenharia mecânica ou mecatrônica a partir do 4 período. |
A classificação utilizará o coeficiente de rendimento acadêmico absoluto. |
Luiz Carlos de Abreu Rodrigues |
19 |
Licenciatura em Física |
1 |
Estar matriculado e cursando, no mínimo, o 4º período do curso de Licenciatura em Física da UTFPR, campus Curitiba. Ter cursado, com aprovação, as disciplinas de Tópicos de Informática para o Ensino de Física e Computação para o Ensino de Física. Disponibilidade de carga horária conforme especificado em edital de seleção. |
Análise do histórico escolar; Coeficiente de rendimento; Cursos ou experiência anterior, devidamente comprovados, na área de computação. Entrevista. |
Angela Emilia de Almeida Coral |
20 |
Licenciatura em Letras-Inglês |
1 |
Estudante do curso de Licenciatura em Letras Inglês a partir do 3° período. Necessário conhecimentos em edição de vídeos e imagens. |
A classificação utilizará a média do coeficiente de rendimento acadêmico absoluto e a escrita de um texto de apresentação. |
Andressa Brawerman Albini |
21 |
Licenciatura em Letras-Português |
1 |
Estudantes de 3 período ou superior de Sistemas de Informação e/ou Engenharia de Computação para apoio à manutenção dos laboratórios do DALIC e atualização das páginas institucionais do DALIC e do PPGEL. |
Os alunos serão classificados pelo coeficiente de rendimento acadêmico. |
Valéria Oliveira Santos |
22 |
Licenciatura em Matemática |
1 |
Estudante do curso de Licenciatura em Matemática. Necessário conhecimentos em edição de videos e imagens. |
coeficiente de rendimento e comprovantes de participação em projetos de produção de vídeos |
Neusa Nogas Tocha |
23 |
Licenciatura em Química |
1 |
Estar pelo menos no 3º período no Sistema Acadêmico e ter cursado pelo menos umas das seguintes disciplinas: Metodologia do ensino, Projetos de Materiais Didáticos para o Ensino ou Instrumentação para o Ensino de Química. |
Coeficiente Acadêmico Normalizado e Entrevista com professor responsável pela orientação |
Jonas Golart da Silva |
24 |
Tecnologia em Design Gráfico |
1 |
Estudante de Design (bacharel ou tecnologia), a partir do 3º período. Conhecimentos em informática. |
Para o processo de seleção consideramos: (1) o Coeficiente de Rendimento; (2) experiência anterior ou currículo; (3) compatibilidade com os horários de aula do aluno. |
Marcos Varassim |
25 |
Tecnologia em Radiologia Médica |
1 |
O candidato deve ter sido aprovado nas disciplinas de Anatomia Humana (1 e 2), do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. |
Será utilizada a seguinte equação: Escore = (CR*10 + Nota Anatomia 1 + Nota Anatomia 2) / 3. O candidato com maior escore será selecionado. |
Kátia Elisa Prus Pinho |
26 |
Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações |
1 |
Estudantes dos cursos de Sistemas de Telecomunicações, Design Gráfico ou Comunicação Organizacional. É desejável facilidade com a escrita de textos, edição de imagens e atualização de mídias sociais e sites. |
A classificação utilizará o coeficiente de rendimento acadêmico. |
Prof. Marcos Eduardo Pivaro Monteiro |
27 |
Coordenação de Tecnologia na Educação |
1 |
Estudantes da graduação que possuam conhecimento básicos de produção e pós-produção audiovisual para apoio nas gravações realizadas nos estúdios da COTED. Desejável conhecimento básico das principais ferramentas para gravação e transmissões ao vivo (OBS, mesas de edição, manipulação de câmeras, prompter e iluminação) |
Entrevista e coeficiente de rendimento. |
João Paulo Kuzma |
5 – DAS ATRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS
5.1 - Constituem-se atribuições do Estudante selecionado neste edital:
I) Dedicar 15 (quinze) horas semanais para atividades definidas pelaos supervisores, conforme suas características e especificidades, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares;
II) Comprometer-se a não acumular essa bolsa com qualquer outra bolsa concedida pela UTFPR, excetuando-se a Bolsa-Permanência e Auxílio Estudantil Emergencial Covid-19;
III) Participar da capacitação oferecida pelo Departamento de Educação (DEPED-CT) e pela Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED-CT);
IV) Auxiliar os docentes em tarefas didáticas, compatíveis com o seu grau de conhecimento;
V) Auxiliar os docentes no planejamento das ações de sala de aula, no que tange:
VI) Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas;
VII) Elaborar o relatório das atividades mensais desenvolvidas, para entrega ao professor supervisor.
6 – DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR SUPERVISOR
6.1 - Constituem-se atribuições do Professor Orientador:
I. Estabelecer as atividades a serem realizadas pelo bolsista em consonância com as propostas deste Edital e das demandas das coordenações de curso;
II. Acompanhar e orientar as atividades realizadas pelo bolsista;
III. Informar à DIRGRAD-CT, caso haja a necessidade de substituição ou exclusão do bolsista selecionado;
IV. Informar, mensalmente, os relatórios das atividades desenvolvidas pelo bolsista, para que sejam realizados os pagamentos das bolsas;
V. Apresentar, ao final da execução orçamentária do presente edital, o relatório das atividades desenvolvidas pelo bolsista à DIRGRAD-CT.
7 – DAS ATRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO DE CURSO
7.1 – Constituem atribuições da Coordenação de Curso:
I. Estabelecer o professor supervisor do discente bolsistas;
II. Estabelecer os requisitos para as vagas disponibilizadas no presente edital;
III. Em conjunto com o professor supervisor, estabelecer os critérios de seleção e classificação dos candidatos;
IV. Informar à DIRGRAD-CT, caso haja, a necessidade de substituição ou exclusão do bolsista selecionado;
V. Encaminhar à DIRGRAD-CT, após a finalização das atividades previstas neste edital, o relatório final das atividades desenvolvidas pelo bolsista;
VI. Selecionar o discente bolsista por meio de processo seletivo, conforme estabelecido no CRONOGRAMA do Apêndice I.
8 – DAS INSCRIÇÕES
8.1 – As inscrições ocorrerão no período estabelecido no CRONOGRAMA, conforme consta no Apêndice I, deste edital.
8.2 - Para concorrer ao processo de seleção de bolsistas, o candidato deverá:
a) Estar regularmente matriculado em um curso de graduação da UTFPR, Campus Curitiba;
b) Não ser bolsista em qualquer outro programa, excetuando-se a Bolsa-Permanência e Auxílio Estudantil;
c) Não estar respondendo a Processo Administrativo Disciplinas Discente ou ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.
d) Atender aos requisitos da vaga.
8.3 - Somente será aceita uma inscrição por estudante mediante preenchimento do Formulário de Inscrição on-line disponibilizado no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfctdYXEfYzq9E0BrAsZFCOoRchiOljVMfiVrQCt-aiYszsWw/viewform?usp=sf_link
8.3.1 – No ato de inscrição, o estudante poderá optar por até dois departamentos/vagas, escolhidas em ordem de prioridade, para concorrer a apenas uma vaga remunerada.
8.3.2 – No caso de mais de uma inscrição, será considerada a última respondida no link descrito no item 8.3;
8.4 - A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital.
8.5 - O candidato será excluído do processo de seleção se não enviar o Formulário de Inscrição on-line no prazo estabelecido no CRONOGRAMA (ver Apêndice I) ou se as informações prestadas não forem verdadeiras, conforme consta no item 8.2.
9 – DAS ETAPAS DO EDITAL E OS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
9.1 – A etapa de seleção e classificação dos discentes bolsistas será integralmente conduzida pela Coordenação de Curso.
9.2 – A coordenação poderá solicitar aos candidatos inscritos, por e-mail, documentação complementar para efeitos de classificação e seleção.
9.2.1 - A critério da coordenação poderá ser agendada uma entrevista;
9.2.2 - Cabe ao coordenador, informar o resultado preliminar da seleção à DIRGRAD-CT, conforme CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I, para que seja publicada a lista preliminar de estudantes classificados.
10 – DOS RESULTADOS
10.1 - Os resultados serão homologados e publicados pela Diretoria da Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Campus Curitiba, conforme CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I.
10.2 – Os resultados serão publicados na página da DIRGRAD-CT, no endereço eletrônico http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/curitiba.
10.3 - Em caso de desistência ou vacância, durante o período de vigência do edital será convocado pela coordenação outro candidato, respeitando a ordem publicada no resultado final homologado.
10.4 – Para as vagas que não haja lista de espera, a DIRGRAD-CT poderá lançar uma chamada complementar.
11 – DOS RECURSOS
11.1 - Após a divulgação do resultado de cada etapa o candidato poderá protocolar recurso quanto ao resultado apresentado, conforme período estabelecido no CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I.
11.2 Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail dirgrad-ct@utfpr.edu.br, devidamente fundamentados, com assunto RECURSO EDITAL 14/2022 DIRGRAD-CT.
12 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1 - Os prazos constantes neste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.
12.2 - As vagas não preenchidas poderão ser redirecionadas, conforme análise da DIRGRAD-CT, para outras demandas da diretoria.
12.3 – O início das atividades dos bolsistas está condicionado à liberação dos recursos financeiros para o Campus Curitiba da UTFPR, previstos na LOA de 2022.
12.3 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela DIRGRAD-CT, observada a legislação vigente.
12.5 - O presente Edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico:
http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/curitiba
12.6 - Para as questões decorrentes deste Edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.
Curitiba, 14 de abril de 2022.
Prof. Dr. Marcelo Souza Motta
Diretor de Graduação e Educação Profissional
UTFPR - Campus Curitiba
(Assinado Eletronicamente)
Profa. Dra. Rossana Finau
Diretora geral
UTFPR - Campus Curitiba
(Assinado Eletronicamente)
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO SOUZA MOTTA, DIRETOR(A), em (at) 14/04/2022, às 13:16, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 14/04/2022, às 14:36, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2667503 e o código CRC (and the CRC code) FEDAA174. |
APÊNDICE I
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Atividade |
Data / Período |
Publicação do edital de apoio aos Departamentos Acadêmicos |
14/04/2022 |
Inscrições dos candidatos |
18/04/2022 a 27/04/2022 |
Seleção e Classificação dos candidatos pelos Departamentos Acadêmicos |
28/04/2022 a 06/05/2022 |
Publicação do Resultado Preliminar |
Até 09/05/2022 |
Recurso quanto ao Resultado Preliminar |
10/05/2022 |
Resultado do Recurso quanto ao Resultado Preliminar |
12/05/2022 |
Homologação do Resultado Final |
12/05/2022 |
Encaminhamento da documentação para inclusão do estudante como bolsista |
Até 13/05/2022 |
Início das Atividades dos Bolsistas |
16/05/2021 |
Término das Atividades dos bolsistas selecionados |
31/12/2022 |
Entrega do Relatório Final |
31/12/2022 |