Boletim de Serviço Eletrônico em 25/04/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PONTA GROSSA

PROG.POS-GRAD. ENG. ELETRICA - PG

 

edital 10.2022 DIRPPG-PG

PROCESSO SELETIVO PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTE PERMANENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA, NÍVEL MESTRADO, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – CÂMPUS PONTA GROSSA

 

 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Ponta Grossa, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, torna público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo para credenciamento de Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-PG), nível Mestrado.

 

1. APRESENTAÇÃO

1.1 O PPGEE-PG possui área de concentração em CONTROLE E PROCESSAMENTO DE ENERGIA e duas linhas de pesquisa: Processamento de Energia e Instrumentação e Controle.

 

2. ATRIBUIÇÃO DO DOCENTE PERMANENTE

2.1. O docente permanente no PPGEE-PG tem a seguinte atribuição das atividades:

(a) Ministrar, ao menos, uma disciplina por ano no PPGEE-PG;

(b) Contribuir de maneira sistemática com a produção qualificada do Programa na área “Engenharias IV CAPES”, focada na linha de pesquisa que faz/fará parte em função do edital de credenciamento. Entende-se como produção qualificada aquela advinda de publicação de artigo em periódico relevante na linha de pesquisa, em especial àquela que, segundo o índice “percentile Scopus”, obter coeficiente superior a 70% para as principais palavras-chave da linha e/ou registro definitivo de patente na área “Engenharias IV CAPES”;

(c) Realizar as orientações de dissertação dos alunos a si atribuídos nos editais de distribuição de orientação.

 

3. PERÍODO E LOCAL DA INSCRIÇÃO

3.1. As inscrições poderão ser feitas no período indicado no cronograma detalhado do item 6.5 deste edital, exclusivamente através do e-mail ppgee-pg@utfpr.edu.br, com o assunto/título: Inscrição Edital 10.2022 DIRPPG/PPGEE-PG.

3.2. Não serão aceitas inscrições via fax e/ou via sedex ou com documentos faltantes.

3.3. Serão admitidos, para inscrição, somente servidores efetivos da UTFPR lotados em qualquer um de seus Campi, portadores de diploma de Doutorado reconhecido pela CAPES ou regularmente reconhecido no Brasil, de acordo com a legislação vigente, na área de Engenharia Elétrica ou áreas afins.

3.4. No ato da inscrição, deverão ser anexados os seguintes documentos em formato PDF:

• ficha de inscrição preenchida, disponível no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgee-pg/editais;

• cópia de diploma de Doutorado;

• cópia de documento que comprove que o candidato é servidor efetivo lotado na UTFPR;

• carta de anuência emitida pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) do seu Campus de origem;

• uma via do currículo Lattes-CNPq, com informações exclusivas dos dois últimos anos (2020 e 2021). Não serão aceitos em nenhuma hipótese outros tipos de currículos. O currículo na Plataforma Lattes-CNPq está disponível em http://lattes.cnpq.br;

• documentos comprobatórios de autoria (ou co-autoria) das publicações de artigos em periódicos que obtenham classificação “Percentile Scopus” superior a 0,70 (70%) obtidos em “www.scopus.com” para as áreas da linha de pesquisa em questão, nomeadamente: Electrical and Electronic Engineering”, “Industrial and Manufacturing Engineering”, “Control and System Engineering”, “Control and Optimization”, “Biomedical Engineering”, “Automotive Engineering”, “Signal Processing”, “Artificial Inteligence” e “Software”. Este extrato deve observar necessariamente o período de 2020 a 2021. O(a) candidato(a) que não apresentar tal comprovante de publicação não terá sua inscrição homologada. Não serão computados artigos na condição de “aceitos para publicação”; 

• Anexo I preenchido (relativo à sua publicação relevante) e a sua adesão à linha de pesquisa, consoante aos termos correlatos indicados;

• projeto de pesquisa para o PPGEE-PG, enfocando o tema a ser estudado durante os próximos 30 meses após o resultado deste edital. O projeto deverá conter: título, introdução, objetivos, metodologia, cronograma, viabilidade técnica e financeira, resultados esperados e bibliografia mínima (modelo disponível no Anexo II).

3.5. É vedada a inscrição extemporânea.

3.6. As informações prestadas no processo de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo ao Programa o direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa, preenchimento integral e legível do formulário e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3.7. A relação das inscrições aceitas será publicada no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgee-pg/editais, conforme cronograma previsto no item 6.5 deste edital.

 

4. VAGAS

4.1. Serão ofertadas 02 (duas) vagas de docentes permanente no PPGEE-PG, para atuarem na linha de pesquisa de Instrumentação e Controle.

 

5. CRITÉRIOS E CRONOGRAMA PARA SELEÇÃO

5.1. O processo de seleção de docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica será realizado por uma Comissão de Seleção, composta por três membros, definida pelo Colegiado do Programa.

5.2. A seleção será feita em duas etapas distintas. A primeira etapa consiste na análise do Currículo Lattes do candidato, avaliando o conteúdo mínimo de produção no interstício bianual anterior solicitado neste edital para avançar no processo de seleção; a segunda etapa, tendo nota de corte igual a 4,0 (quatro), consiste em prova de projeto de pesquisa para uma banca avaliadora (composta pela Comissão de Seleção).

 

Primeira etapa da seleção - Avaliação do Currículo (AC)

Os currículos serão avaliados e valorados de acordo com a pontuação obtida através da contagem dos artigos relevantes na área, obtendo-se o índice de produção relevante do docente (IPRD).

Serão considerados artigos relevantes, aqueles publicados em periódicos classificados que obtenham classificação “Percentile Scopus” superior a 0,70 (70%) obtidos em “www.scopus.com” para as áreas da linha de pesquisa em questão, nomeadamente: ”Electrical and Electronic Engineering”, “Industrial and Manufacturing Engineering”, “Control and System Engineering”, “Control and Optimization”, “Biomedical Engineering”, “Automotive Engineering”, “Signal Processing”, “Artificial Inteligence” e “Software”.

 

Os artigos em periódicos serão ponderados conforme o quadro abaixo:

Símbolo

Tipo de Produção

Peso

P

Artigo em Periódico com Percentile Scopus > 70%

1,00

 

 

Segunda etapa da seleção - Prova de Projeto de Pesquisa para o PPGEE-PG (PP)

A Prova de Projeto de Pesquisa para o PPGEE-PG será composta de:

a) exposição oral do Projeto de Pesquisa para o PPGEE-PG om duração máxima de até 20 (vinte) minutos;

b) arguição pela banca sobre o Projeto de Pesquisa para o PPGEE-PG apresentado pelo candidato, respeitando-se sua pertinência à área/subárea de conhecimento do PPGEE-PG, com duração máxima de até 30 (trinta) minutos.

A apresentação dos candidatos será em ordem alfabética.

Para a Prova de Projeto de Pesquisa para o PPGEE-PG serão atribuídos os valores indicados, podendo totalizar um máximo de 6 pontos (conforme Anexo III):

  1. Aderência à linha de pesquisa do PPGEE-PG e as atividades de pós-graduação, até 2,0 pontos;

  2. Inovação do projeto de pesquisa, até 1,0 ponto;

  3. Domínio e aderência à trajetória acadêmica do candidato dos temas descritos no Projeto de Pesquisa para o PPGEE-PG relacionados a Pós-Graduação, até 1,0 ponto;

  4. Clareza de expressão oral e escrita, até 1,0 ponto;

  5. Experiência documentada e comprovada na coordenação de projetos de pesquisa com financiamento de agências de fomento externo a UTFPR, até 1,0 ponto.

Os recursos audiovisuais que o candidato pretenda fazer uso durante a prova, com exceção de quadro, giz ou pincel e projetor multimídia, deverão ser por ele providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

A Prova de Projeto de Pesquisa para o PPGEE-PG será realizada conforme cronograma previsto no item 6.5, em horário e local a serem determinados e seu cronograma será divulgado no sítio eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgee-pg/editais.

Alternativamente, os candidatos poderão realizar a Prova de Projeto de Pesquisa de forma remota, em sala virtual divulgada previamente.


5.3. Resultado Final da Seleção

5.3.1. Para a composição da nota final (NF) do candidato serão utilizadas as notas da primeira etapa Avaliação do Currículo (AC) e da segunda etapa Prova de Projeto de Pesquisa para o PPGEE-PG (PP), sendo feita a classificação em ordem decrescente, conforme a fórmula a seguir:

NF = AC + PP

5.3.2. O candidato que obtiver Nota Final inferior a 6,0 (seis) será eliminado do processo de seleção. Aqueles que obtiverem Nota Final igual ou superior a 6,0 (seis) serão classificados em ordem decrescente de pontuação, até o máximo do número de vagas oferecidas, conforme especificado no edital de seleção. Em caso de empate na Nota Final, classifica-se o candidato que obtiver a maior nota obtida na primeira etapa, persistindo o empate, classifica-se o candidato com maior idade.

 

6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

6.1 O resultado de cada etapa e o resultado final do processo seletivo serão publicados pela Comissão de Seleção no sítio eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgee-pg/editais.

6.2 O candidato poderá obter vista de suas provas, presencialmente, mediante solicitação por escrito, após a divulgação do resultado de cada etapa.

6.3 No prazo de 48 (quarenta e oito) horas a partir do resultado de cada etapa, será admitido recurso, devidamente fundamentado, dirigido à Comissão de Seleção do processo seletivo de docente permanente do PPGEE-PG, em que o candidato deverá indicar com precisão os pontos a serem examinados. O recurso deverá ser interposto através do e-mail ppgee-pg@utfpr.edu.br, com o assunto/título: Recurso Edital 10.2022 DIRPPG/PPGEE-PG.

6.4 A divulgação do resultado final sairá até às 18h do dia previsto no cronograma do item 6.5, divulgado no sítio da página do PPGEE-PG:http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgee-pg/editais.

6.5. O processo seletivo de docente permanente obedecerá ao seguinte cronograma:

Período de Inscrições: 

26/04/2022 a 26/05/2022

Data de divulgação das inscrições homologadas: 

30/05/2022

Data limite para impetrar recurso referente às inscrições aceitas:

01/06/2022

Data da segunda etapa da seleção

03/06/2022

Data de divulgação do resultado preliminar

06/06/2022

Data limite para impetrar recurso

08/06/2022

Data de divulgação do resultado final

10/06/2022

 

6.6 O resultado final do processo seletivo de docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica será homologado pelo Colegiado do PPGEE-PG e divulgado no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgee-pg/editais

6.7. Perderá o direito à vaga o candidato que não efetuar seu ingresso formal no PPGEE-PG na data estabelecida pelo Colegiado do Programa.

 

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A SELEÇÃO

7.1. As atividades do docente permanente do PPGEE-PG, tais como aulas expositivas, ocorrem presencialmente dentro das dependências da UTFPR -Campus Ponta Grossa. O PPGEE-PG não se responsabiliza, sob nenhuma hipótese, pelo custeio decorrente das atividades do docente permanente do PPGEE-PG no Campus Ponta Grossa, não se responsabiliza por despesas de transporte e alimentação do docente permanente, ou ainda por despesas que possam decorrer de seu deslocamento até o Campus Ponta Grossa.

7.2. A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para este processo seletivo contidas no Regulamento do PPGEE-PG e neste Edital.

7.3. Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital ou no regulamento e comunicados do PPGEE-PG.

7.4. Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do Programa.

7.5. Para dirimir quaisquer dúvidas relativas a este Edital, fica eleito o foro da Justiça Federal, Subseção Judiciária de Ponta Grossa - Paraná, renunciando a qualquer outro por mais privilegiado que possa ser.

7.6. O presente edital será publicado no sítio:http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgee-pg/editais.

 

Ponta Grossa, 20 de abril de 2022.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CARLOS HENRIQUE ILLA FONT, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 20/04/2022, às 11:26, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ABEL DIONIZIO AZEREDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 20/04/2022, às 13:58, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCIANO AUGUSTO LOURENCATO, DIRETOR(A), em (at) 20/04/2022, às 13:58, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2672641 e o código CRC (and the CRC code) A70262AD.



ANEXO I

Tabela de pontuação Referente à Produção Intelectual relevante, baseada no índice Percentile-Scopus, a ser preenchida pelo candidato.

 

Áreas correlatas para avaliação do Percentile-Scopus: ”Electrical and Electronic Engineering”, “Industrial and Manufacturing Engineering”, “Control and System Engineering”, “Control and Optimization”, “Biomedical Engineering”, “Automotive Engineering”, “Signal Processing”, “Artificial Inteligence” e “Software”.

Os índices de percentile Scopus são obtidos em: www.scopus.com.

 

Nome do candidato:

 

Periódico publicado

Ano

Percentile

Área correlata

1

 

 

 

 

2

 

 

 

 

3

 

 

 

 

4

 

 

 

 

5

 

 

 

 

6

 

 

 

 

 

 

ANEXO II

 

Projeto de Pesquisa

Projeto de Pesquisa deve atender à seguinte estrutura: identificação do documento, objetivos, metodologia, justificativa (apelo técnico, inovação), viabilidade técnica e financeira, resultados/contribuição esperados e bibliografia mínima.

 

Critérios para Arguição do Projeto de Pesquisa:

1) Mérito científico e/ou tecnológico: originalidade/inovação; avanço esperado em relação ao estado da arte; Fundamentação teórica da proposta;

2) Metodologia: efetividade da metodologia proposta; adequação da metodologia aos objetivos propostos;

3) Factibilidade: aspectos para consecução do Projeto de Pesquisa sob Cronograma de 18 meses; regime de dedicação do Candidato; adequação do cronograma de execução face aos recursos disponíveis.

4) Qualificação e adequação da formação do candidato na execução do Projeto de Pesquisa.

 

Roteiro sugerido de apresentação do Projeto de Pesquisa

1. Identificação do Projeto de Pesquisa

Título do projeto:

Área do Conhecimento:

Especialidade/Linha de Pesquisa:

Proponente (Candidato):

2. Resumo (até 1 página).

3. Objetivos (gerais e específicos) (até 1⁄2 página).

4. Identificação e caracterização do problema (até 2 e 1⁄2 páginas).

Fundamentação Teórica. Descrever a importância do problema e as propostas de solução, com base em literatura pertinente.

5. Justificativa.

6. Metodologia (até 2 páginas):

Descrever a metodologia a ser utilizada para o desenvolvimento do projeto.

7. Infraestrutura física (até 1⁄2 página(s)):

Listar/descrever a infraestrutura necessária para a consecução da realização da proposta de pesquisa.

8. Financiamentos já obtidos pelo candidato para o projeto (até 1⁄2 página(s)):

Listar projetos do candidato em andamento (se houver); Fonte Financiadora / Valor / período.

9. Orçamento:

Justificar a coerência entre os recursos necessários e os resultados e produtos esperados (até 1⁄2 página(s)).

11. Impactos e Benefícios (até 1 página).

12. Referências bibliográficas.

Listar as principais referências bibliográficas, citadas no texto, de acordo com as normas da ABNT.

 

Local e data: _________________, ______ de _______________ de 20___.

 

____________________________________

Assinatura do Candidato

 

 

 

ANEXO III

Tabela de avaliação do projeto de pesquisa apresentado, conforme item 5 deste edital:

 

Nome do candidato:

Data:

Horário:

 

Quesito

Pontuação

Valor atribuído (comissão)

Aderência à linha de pesquisa do PPGEE-PG e as atividades de Pós-graduação,

até 2,0 ponto;

 

Inovação do projeto de pesquisa,

até 1,0 ponto;

 

Domínio e aderência à trajetória acadêmica do candidato dos temas descritos no Projeto de Pesquisa para o PPGEE-PG relacionados a Pós-Graduação,

até 1,0 ponto;

 

Clareza de expressão oral e escrita,

até 1,0 ponto;

 

Experiência documentada e comprovada na coordenação de projetos de pesquisa com financiamento de agências de fomento externo a UTFPR,

até 1,0 ponto.

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.015978/2022-41 SEI nº 2672641