Boletim de Serviço Eletrônico em 23/05/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO

Laboratório de Análises - Campus Franciso Beltrão

 

 

EDITAL 01/2022 – SELEÇÃO DE BOLSISTA NÍVEL MÉDIO PARA O LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO LABANA

 

O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário LabAna (Laboratório de Análises), homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria e Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), informa que no período de 23/05/2022 a 06/06/2022 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer por 1 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível médio, com recursos da PROPPG/UTFPR.

 

1 - OBJETIVO GERAL

1.1 - O objetivo deste Edital é contribuir para a consolidação dos Laboratórios Multiusuários da UTFPR em relação à necessidade de recursos humanos, por meio da concessão de cotas de Bolsas de Apoio Técnico de Nível Médio, com recursos oriundos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, visando potencializar o desenvolvimento de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Parágrafo único: Para efeito deste Edital, Laboratório Multiusuário é definido como uma unidade da Instituição que justifique a presença de um técnico especializado e que cumulativamente:

a) Congregue equipamentos específicos para pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;

b) Preste serviços especializados, relacionados à pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;

c) Possua equipe técnico-científica de competência reconhecida;

d) Disponibilize a sua infraestrutura laboratorial e de serviços, conforme suas regras de uso, para grupos de pesquisa da UTFPR e de outras instituições brasileiras ou do exterior;

e) Atenda, conforme sua especificidade, às necessidades de análises e de soluções para produtos e processos apresentados pela comunidade externa.

 

2 - CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS

2.1 - A bolsa destina-se a aluno(a) de graduação e consistirá em 12 cotas no valor mensal de R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais). O recurso financeiro para a cota de bolsa técnico é proveniente do orçamento anual da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR.

2.2 - São requisitos para os candidatos:

a) Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 20 horas semanais, exclusivamente no LabMult Nome do Laboratório da UTFPR; 

b) Estar desvinculado(a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício, de qualquer natureza, no momento da implementação e durante a vigência da bolsa;

c) Estar matriculado, no mínimo, no 5ºperíodo de curso de graduação da UTFPR, Campus Francisco Beltrão.

 

3- DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

 3.1 - Os candidatos deverão ENVIAR seu histórico escolar e o formulário preenchido e assinado (ANEXO A) para o e-mail labana-fb@utfpr.edu.br no período de 23/05/2022 a 06/06/2022 (Mínimo de 15 dias). Após análise documental, os candidatos que tiverem inscrição deferida serão chamados para avaliação presencial/on line, a ser realizada no dia 14/06/2022.

 

4 - DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1 - Poderão ser selecionados os candidatos que apresentarem corretamente os documentos de inscrição e que obtiverem desempenho na avaliação, com nota mínima igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero).

4.2 - A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:

a) Histórico escolar: Nota da disciplina de Química Analítica (peso 4);

b) Histórico escolar: Coeficiente acadêmico absoluto (peso 3);

c) Currículo Lattes (peso 3), item V do anexo A documentado

A nota final de cada candidato será dada pela seguinte equação:

Média = ((Nota item a) * 4 + (Nota Item b) * 3) + (Nota item c) * 3 )/ 10

 

4.3 - Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de nota e o primeiro colocado será contemplado com a cota de bolsa objeto do presente Edital, ficando os demais candidatos em lista de espera e, caso ocorra desistência da bolsa pelo contemplado ou se houver concessão de novas cotas de bolsa, os candidatos subsequentes poderão ser contemplados seguindo a ordem de classificação.

4.4 - Os candidatos selecionados serão apresentados no documento resultado final, que será publicado no Boletim de Serviço Eletrônico e divulgado na página institucional do Laboratório, na seção Editais (Laboratório de Análises (LabAna) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR) no dia 27/06/2022.

 

5 - CRONOGRAMA

 

ETAPA

Período ou data

5.1 Inscrições (período mínimo de 15 dias)

23/05/2022 a 06/06/2022

5.2 Divulgação das inscrições deferidas

08/06/2022

5.3 Avaliação dos candidatos

13/06 e 14/06/2022

5.4 Publicação do resultado preliminar

20/06/2022

5.5 Período de interposição de recurso ao resultado preliminar

21/06 a 23/06/2022

5.6 Publicação do resultado final

27/06/2022

 

6 - DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO

6.1 - Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 5.6 do presente edital na página do (indicar nome do laboratório e link da página), onde constarão demais informações sobre o processo de contratação.

6.2 - Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 5.4.

6.3 - O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: (indicar aqui os e-mails para contato).

 6.4 - Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pela Diretoria de Pesquisa do Campus Francisco Beltrão, de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.

 

7 - DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. Os casos omissos serão analisados pela DIRPPG do Campus Francisco Beltrão, podendo ser remetidos à comissão ad hoc especialmente designada para este fim.

7.2. O candidato, ao se inscrever, declara estar ciente e concordar com os termos deste Edital.

7.3 O presente Edital tem validade de 12 meses a contar da data de sua publicação.

7.3. Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

10.5. Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE).


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) DAVI ZACARIAS DE SOUZA, SUPERVISOR(A), em (at) 23/05/2022, às 10:13, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIA REGINA XAVIER, PRO-REITOR(A), em (at) 23/05/2022, às 11:34, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2724408 e o código CRC (and the CRC code) CB2B2AAF.



APÊNDICE A - modelo

EDITAL INTERNO – BOLSISTA-TÉCNICO DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS

Formulário de inscrição

 

  I - Identificação:

Nome: _________________________________________________________

Idade: __________________________________________________________

Curso de graduação que está cursando: _______________________________

Período: _____________________________ CR: _______________________

 

II  - Atividades a serem desenvolvidas:

As atividades relacionadas à bolsa-técnico do Laboratório Multiusuário LabAna estão abaixo indicadas:

  1. Elaboração e revisão de documentos word, tais como formulários, modelos de relatórios, organização de informações e arquivos;

  2. Elaboração de dados em planilhas Excel, cotações e orçamentos;

  3. Acompanhamento de reuniões do Comitê, elaborando atas com registro de todas as informações discutidas e respectivos encaminhamentos.

  4. Auxilia no controle de demanda de serviços do LabAna, assim como na emissão dos resultados obtidos;

  5. Auxilia no controle de estoque de reagentes, insumos e produtos destinados às análises e usos no LabAna;

  6. Auxilia na manutenção e limpeza do ambiente de trabalho do LabAna, de acordo com as normas de segurança e saúde ocupacional e ambiental;

  7. Auxiliar na limpeza de vidrarias e acessórios dos equipamentos – lavar, secar, esterilizar materiais;

  8.  Auxiliar o Comitê gestor na entrega e recebimento de documentos que circulam de forma física na instituição, e outras tarefas com o nível de complexidade baixa associadas ao ambiente de trabalho.

 

III - Reconhecimento pessoal:

Assinale a opção que melhor corresponde a sua percepção atual:

( ) - Estou ciente e sinto-me plenamente apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos itens II deste formulário;

( ) - Estou ciente e sinto-me parcialmente apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos itens II deste formulário;

( ) - Estou ciente e sinto-me pouco apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos itens II deste formulário.

 

IV - Motivação:

Descreva, em linhas gerais, quais são suas principais aptidões e motivações para ocupar a vaga de bolsista a qual se refere esse processo de seleção:

____________________________________________________________________(máximo 10 linhas)

 

 

 

Local de Data:

 

 

Nome e assinatura do candidato:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

V - Currículo Lattes

 

1. Critérios para a pontuação do Currículo Lattes

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar o período de 2018-2022 (últimos cinco anos).

  1. 1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos vigente na data de publicação do edital

 

 

Atividade

 

Pontos por ocorrência

 

 

Declarados

 

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

 

Confirmados pela comissão

 

 

 

 

 

 

 

 

a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES

 

A1

 

10

 

 

 

 

A2

 

8,5

 

 

 

 

B1

 

7,0

 

 

 

 

B2

 

5,5

 

 

 

 

B3

 

4,0

 

 

 

 

B4

 

2,5

 

 

 

 

B5

 

1,0

 

 

 

 

C

 

0,7

 

 

 

 

b) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES.

 

internacional

 

1,0

 

 

 

 

nacional

 

0,5

 

 

 

 

c) Patente (pedido ou registro)

 

 

3 e 7 respectivamente

 

 

 

 

d) Livro científico***

 

 

5

 

 

 

 

e) Capítulo de livro***

 

 

2

 

 

 

* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.

** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.

***Necessariamente com ISBN

 

1.2 Publicações em eventos

 

 

 

 

Atividade

 

 

Pontos

 

Pontuação máxima por atividade

 

 

Declarados

 

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

 

Confirmados pela Comissão

 

a) Trabalho completo***

 

Internacional/Nacional*       1,0            4,0 

 

 

 

 

regional/local**

 

  0,3

 

     1,0

 

 

 

 

b) Resumo (simples ou expandido)***

 

Internacional/Nacional*      0,5                 2,0

 

 

 

 

regional/local

 

0,2

 

1,0

 

 

 

*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.

** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.

***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.

1.3 Pontuação experiência profissional

 

 

 

Discriminação da atividade

 

 

Pontos

 

Pontuação máxima por atividade

 

 

Declarados

 

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

 

Confirmados pela Comissão

 

a) Monitoria*

 

0,3

 

1,0

 

 

 

 

b) Iniciação científica/tecnológica*

 

0,5

 

-

 

 

 

 

c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação*

 

0,5

 

-

 

 

 

 

d) Projetos em extensão /PET*

 

0,5

 

 

 

 

 

*Pontuados por semestre (proporcional) concluídos

 

 

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.024890/2022-10 SEI nº 2724408