Boletim de Serviço Eletrônico em 23/05/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS APUCARANA

Laboratório Multiusuário de Apoio a Pesquisa do Campus Apucarana

 

 

 

EDITAL 01/2022 – SELEÇÃO DE BOLSISTA NÍVEL MÉDIO PARA O LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO LAMAP

 

O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário (LAMAP), homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria e Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), informa que no período de 23/05/2022 a 13/06/2022 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer por 1 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível médio, com recursos da PROPPG/UTFPR.

 

1 - OBJETIVO GERAL

1.1 - O objetivo deste Edital é contribuir para a consolidação dos Laboratórios Multiusuários da UTFPR em relação à necessidade de recursos humanos, por meio da concessão de cotas de Bolsas de Apoio Técnico de Nível Médio, com recursos oriundos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, visando potencializar o desenvolvimento de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Parágrafo único: Para efeito deste Edital, Laboratório Multiusuário é definido como uma unidade da Instituição que justifique a presença de um técnico especializado e que cumulativamente:

a) Congregue equipamentos específicos para pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;

b) Preste serviços especializados, relacionados à pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;

c) Possua equipe técnico-científica de competência reconhecida;

d) Disponibilize a sua infraestrutura laboratorial e de serviços, conforme suas regras de uso, para grupos de pesquisa da UTFPR e de outras instituições brasileiras ou do exterior;

e) Atenda, conforme sua especificidade, às necessidades de análises e de soluções para produtos e processos apresentados pela comunidade externa.

 

2 - CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS

2.1 - A bolsa destina-se a aluno(a) de graduação e consistirá em 12 cotas no valor mensal de R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais). O recurso financeiro para a cota de bolsa técnico é proveniente do orçamento anual da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR.

2.2 - São requisitos para os candidatos:

a) Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 20 horas semanais, exclusivamente no LabMult LAMAP da UTFPR; 

b) Estar desvinculado(a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício, de qualquer natureza, no momento da implementação e durante a vigência da bolsa;

c) Estar matriculado, no mínimo, no quarto período de curso de graduação da UTFPR, Campus Apucarana.

 

3- DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

 3.1 - Os candidatos deverão ENVIAR  para o e-mail lamap-ap@utfpr.edu.br no período de 23/05/2022 a 13/06/2022 os seguintes documentos: 

a) Histórico escolar e o formulário preenchido e assinado (APÊNDICE A)

b) Declaração assinada, atestando de que não haverá acúmulo de bolsa de qualquer outra natureza e que o candidato não manterá vínculo empregatício enquanto permanecer na condição de bolsista desta chamada (APÊNDICE B);

c) Comprovante de matrícula e histórico escolar da UTFPR, que ateste permanecer com vínculo por no mínimo 12 meses, contados a partir da data de início das atividades descrita no item 4.

d) Currículo Lattes e documentos comprobatórios, em documento único e formato .pdf,  conforme pontuação do APÊNDICE C. Considerar o período 2019-2022.

3.2 Caso a solicitação não contenha os documentos previstos no item 3.1, a proposta será eliminada.

4 - DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1 O processo de classificação será conduzido pelo Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário da UTFPR Câmpus Apucarana (LAMAP).

4.2 A primeira etapa do processo será eliminatória e consistirá da análise da efetiva entrega dos documentos previstos no item 3.1.

4.3 A segunda etapa do processo será classificatória:

      (a) Análise do Currículo Lattes conforme pontuação constante no APÊNDICE C.

4.4 Os candidatos serão classificados de acordo com a soma das pontuações atribuídas no item 4.3 e o primeiro colocado será contemplado com a cota de bolsa objeto do presente Edital, ficando os demais candidatos em lista de espera e, caso ocorra desistência da bolsa pelo contemplado ou se houver concessão de novas cotas de bolsa, os candidatos subsequentes poderão ser contemplados seguindo a ordem de classificação.

4.5 - Os candidatos selecionados serão apresentados no documento resultado final, que será publicado no Boletim de Serviço Eletrônico e divulgado na página institucional do Laboratório, na seção Editais (link) no dia 24/06/2022.

 

5 - CRONOGRAMA

 

ETAPA

Período ou data

5.1 Inscrições (período mínimo de 15 dias)

23/05/2022 a 13/06/2022

5.2 Divulgação das inscrições deferidas

15/06/2022

5.3 Análise do Currículo Lattes

16/06/2022

5.4 Publicação do resultado preliminar

17/06/2022

5.5 Período de interposição de recurso ao resultado preliminar

18/06/2022 a 22/06/2022

5.6 Publicação do resultado final

24/06/2022

 

6 - DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO

6.1 - Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 5.6 do presente edital na página do LAMAP (link), onde constarão demais informações sobre o processo de contratação.

6.2 - Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 5.5.

6.3 - O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: lamap-ap@utfpr.edu.br.

 6.4 - Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pela Diretoria de Pesquisa do Campus Apucarana, de acordo com o cronograma do item 5 deste edital.

 

7 - DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. Os casos omissos serão analisados pela DIRPPG do Campus Apucarana, podendo ser remetidos à comissão ad hoc especialmente designada para este fim.

7.2. O candidato, ao se inscrever, declara estar ciente e concordar com os termos deste Edital.

7.3 O presente Edital tem validade de 12 meses a contar da data de sua publicação.

7.3. Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Apucarana, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

10.5. Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE).


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ANDRE LUIZ TESSARO, SUPERVISOR(A), em (at) 19/05/2022, às 15:11, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIA REGINA XAVIER, PRO-REITOR(A), em (at) 20/05/2022, às 14:31, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2729510 e o código CRC (and the CRC code) ED29C154.



APÊNDICE A

EDITAL INTERNO – BOLSISTA-TÉCNICO DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS

Formulário de inscrição

 

  I - Identificação:

Nome: _________________________________________________________

Idade: __________________________________________________________

Curso de graduação que está cursando: _______________________________

Período: _____________________________ CR: _______________________

 

II  - Atividades a serem desenvolvidas:

As atividades relacionadas à bolsa-técnico do Laboratório Multiusuário LAMAP estão abaixo indicadas:

  1. Elaboração e revisão de documentos word, tais como formulários, modelos de relatórios, organização de informações e arquivos a partir de consulta aos SEI;

  2. Elaboração de dados em planilhas Excel;

  3. Acompanhamento de reuniões do Comitê, elaborando atas com registro de todas as informações discutidas e respectivos encaminhamentos;

  4. Organização dos Laboratórios do LAMAP;

  5. Organização e preenchimento da agenda;

  6. Acompanhamento de análises.

 

III - Reconhecimento pessoal:

Assinale a opção que melhor corresponde a sua percepção atual:

( ) - Estou ciente e sinto-me plenamente apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos itens II deste formulário;

( ) - Estou ciente e sinto-me parcialmente apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos itens II deste formulário;

( ) - Estou ciente e sinto-me pouco apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos itens II deste formulário.

 

IV - Motivação:

Descreva, em linhas gerais, quais são suas principais aptidões e motivações para ocupar a vaga de bolsista a qual se refere esse processo de seleção:

____________________________________________________________________(máximo 10 linhas)

 

 

 

Local de Data:

 

 

Nome e assinatura do candidato:

 

APÊNDICE B - DECLARAÇÃO DE NÃO ACÚMULO DE BOLSA OU VÍNCULO EMPREGATÍCIO

Declaro para os devidos fins que ________________________________________________________________________, CPF: ____________________, RG: ______________________, candidato(a) a bolsista do Edital de Bolsa Técnico da UTFPR Câmpus Apucarana , por meio do Edital (01/2022), estou ciente e concordo que não poderei acumular bolsa de qualquer outra natureza ou manter vínculo empregatício enquanto permanecer usufruindo da Bolsa Técnico desta Chamada Pública.

Apucarana, ______ de _________ de 2022.

__________________________________

(Assinatura do candidato)

Nome do candidato:

Link do Currículo Lattes:

E-mail:

Telefone:

 

 

APÊNDICE C – PLANILHA DE PONTUAÇÃO

Quadro 1. Pontuação a ser preenchida pelo Candidato considerando o período 2019-2022

Item

Descrição

Pontos

Pontuação do Candidato

1

Artigos em periódicos Qualis A1 ou A2, ou JCR acima de 3,0. Pontuar integralmente se o artigo estiver no prelo.

15 pontos por artigo

 

2

B1 ou B2. Pontuar integralmente se o artigo estiver no prelo.

10 pontos por artigo.

 

3

Artigos em periódicos com Qualis B3, B4, B5 e C. Pontuar integralmente se o artigo estiver no prelo.

5 pontos por artigo.

 

4

Artigos em periódicos não ranqueado no Qualis. Pontuar integralmente se o artigo estiver no prelo.

3 pontos por artigo.

 

5

Artigos completos em eventos internacionais

5 pontos por artigo.

 

6

Artigos completos em eventos nacionais ou resumos em eventos internacionais.

3 pontos por artigo

 

7

Artigos completos em eventos regionais/locais ou resumos em eventos nacionais.

2 pontos por artigo.

 

8

Trabalhos apresentados em eventos internacionais.

4 para modalidade oral. 2 para modalidade pôster.

 

9

Trabalhos apresentados em eventos nacionais, regionais ou locais.

2 para modalidade oral. 1 para modalidade pôster.

 

10

Iniciação Científica, Tecnológica, Extensão ou Programas PET.

10 pontos por cada ano completo

 

11

Cursos extra-curriculares, atividades de monitoria ou extensão.

1 ponto para cada 10 horas de curso/atividade, limitado a 25 pontos.

 

12

Experiência em ensino na área de Química ou áreas afins.

5 ponto por semestre de disciplinas ministradas, limitado a 25 pontos.

 

13

Experiência profissional no uso dos equipamentos das Centrais Analítica e Físico-Química deste edital

50 pontos por semestre.

 

14

Estágios em laboratórios/instituições na área Química ou áreas afins.

1 ponto para cada 10 horas de curso/atividade, limitado a 25 pontos.

 

15

Publicações de livro e capítulo de livro em idioma inglês.

10 pontos para livro e 5 pontos para capítulo de livro.

 

16

Publicações de livro e capítulo de livro em idiomas que não seja inglês.

8 pontos para livro e 4 pontos para capítulo de livro.

 

17

Concessão e depósito de patente.

50 pontos para concessão e 10 pontos para depósito.

 

Total de Pontuação*

 

* As notas serão normalizadas.


Referência: Processo nº 23064.025422/2022-62 SEI nº 2729510