Boletim de Serviço Eletrônico em 03/06/2022
DOU de 03/06/2022, seção 1, página 200

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS SANTA HELENA

PROG. DE POS-GRAD EM RECURSOS NATURAIS E SUSTENTABILIDADE - SH

 

EDITAL Nº 02/2022 - CREDENCIAMENTO DE DOCENTE COLABORADOR - PPGRNS

 

1. APRESENTAÇÃO

1.1. O colegiado do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade (PPGRNS), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Santa Helena, torna público o edital para credenciamento de Docente Colaborador.

 

2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

2.1 Ciências Ambientais, linha de pesquisa: Produtos Naturais e Sustentabilidade.

 

3. VAGAS

3.1. Será ofertada 1 (uma) vaga de docente colaborador;

3.2. Os demais classificados farão parte do cadastro de reserva, organizado pela classificação e com validade de até 1 (um) ano.

3.2.1 O ingresso de candidatos pelo cadastro de reserva será realizado em ordem de classificação e por aprovação do colegiado do PPGNS, caso haja vaga disponível.

 

4. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

4.1. Possuir o título de Doutor e ser professor do quadro permanente da UTFPR, lotado no campus Santa Helena, em regime de Dedicação Exclusiva.

4.2. Possuir Scopus ID.

 

5. PERÍODO E LOCAL DA INSCRIÇÃO

5.1. As inscrições poderão ser feitas no período de 01/07/2022 a 31/07/2022, por meio de processo SEI, do tipo "Geral: Análise e Encaminhamento de Documentos", com especificação "EDITAL nº 02/2022", a ser encaminhado para a unidade PPGRNS-SH.

5.2. Não serão aceitas inscrições via correio, fax e/ou via e-mail ou faltando documentos.

 

6. PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

6.1. As inscrições deverão ser realizadas através de processo eletrônico contendo os seguintes documentos:

Ofício endereçado ao Coordenador do Programa solicitando seu credenciamento no programa, com indicação do ScopusID do candidato;

- Plano de Trabalho resumido, referente a 4 (quatro) anos, especificando como suas atividades se enquadram no PPGRNS e na respectiva Linha de Pesquisa, explicitando os resultados e contribuições esperados, no formato:

Capa: título, nome do candidato, área de concentração;

Introdução (máximo uma página);

Revisão da literatura e apresentação do estado da arte (máximo uma página);

Objetivos (máximo uma página);

Método (máximo duas páginas);

Recursos financeiros necessários, incluindo o desenvolvimento da atividade de pesquisa na ausências desses;

Disciplinas a serem ofertadas no programa, com indicação de disciplina já existente no PPGRNS que pode ser oferecida e proposta de uma nova disciplina correlacionada com a área de concentração, que possa ser ministrada futuramente.

Cronograma;

Referências bibliográficas (listar somente as referências indicadas no texto).

Índice de Produtividade Docente (IPD), devidamente preenchido, com os documentos comprobatórios em anexo, na ordem da tabela e numerados (Anexo I);

- Comprovação de participação em Grupo de Pesquisa do CNPq;

- Curriculum Vitae completo do candidato, no formato Lattes/CNPq;

- Diploma de Doutorado com validade no Brasil;

- Declaração de concordância com o regulamento do PPGRNS e com desenvolvimento de atividades de interesse do programa, explicitando a disponibilidade para desenvolvimento de atividades administrativas (comissões, representação e pareceres), científicas (participação em bancas, organização de eventos, entre outros) e de extensão, em formato livre.

6.2. É vedada a inscrição extemporânea.

6.3. Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas no processo de inscrição, dispondo o programa do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa.

6.4. Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital.

 

7. PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO

7.1. O Colegiado do PPGRNS, através da sua Comissão Permanente de Acompanhamento e Avaliação, emitirá parecer para as solicitações de credenciamento com base na documentação apresentada pelos candidatos e nas regras estabelecidas neste edital.

7.2. A classificação será feita pelo Índice de Produção Docente dos candidatos, calculado com base em sua produção no período de 2020-2022, na área de Ciências Ambientais, conforme descrito no Anexo I.

7.3. A avaliação do Plano de Trabalho é eliminatória, sendo que a nota mínima exigida é 7 (sete) pontos.

7.4. Não é permitida a mudança de área de concentração após a inscrição do candidato.

 

8. RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO E CRONOGRAMA

8.1. Os resultados da seleção serão disponibilizados no site do programa: http://www.utfpr.edu.br/cursos/mestrado-e-doutorado/ppgrns

8.2. A lista com os candidatos selecionados para o cadastro de reserva será apresentada por ordem de classificação.

Atividade Data
Período de inscrição no edital

01/07/2022 

31/07/2022

Divulgação das inscrições homologadas 01/08/2022
Recurso do resultado parcial das inscrições 02-03/08/2022
Resultado final das inscrições 04/08/2022
Divulgação do resultado preliminar 08/08/2022
Recurso do resultado preliminar 09-10/08/2022
Publicação do resultado final do edital 11/08/2022

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A SELEÇÃO

9.1. O prazo de recurso ao processo de seleção será de 48 (quarenta e oito) horas, a partir do horário de divulgação do resultado, conforme o Cronograma acima.

9.2. O pedido de recurso será realizado através de ofício SEI endereçado para a coordenação do PPGRNS.

9.3. Este processo de credenciamento de docentes não garante que os candidatos classificados em número superior ao de vagas sejam automaticamente absorvidos pelo programa ao se dispor de vagas adicionais.

9.4. Sem prejuízo das sanções penais cabíveis, o candidato que prestar informação falsa estará sujeito a:

- Cancelamento da inscrição e exclusão do processo seletivo, se a falsidade for constatada antes da publicação de seu resultado;

- Exclusão da lista de selecionados, se a falsidade for constatada após a publicação do resultado;

- Declaração de nulidade do credenciamento, se a falsidade for constatada após o ingresso no programa.

9.5. Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade.

9.6. O presente edital será publicado no site do PPGRNS: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/editais

9.7. O presente Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.

9.8. Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Foz do Iguaçu, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

9.9. O candidato ao se inscrever declara estar ciente e concordar com as disposições do edital.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LEONARDO BIRAL DOS SANTOS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 03/06/2022, às 10:54, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2763901 e o código CRC (and the CRC code) 95227713.



ANEXO I - ÍNDICE DE PRODUTIVIDADE DOCENTE

*Este documento está disponível em formato editável na página do programa: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/editais

 


Referência: Processo nº 23064.023098/2022-48 SEI nº 2763901