Boletim de Serviço Eletrônico em 13/07/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-AP

COORD. CURSO DE ENGENHARIA CIVIL - AP

 

EDITAL nº 04/2022

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS APUCARANA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DIGITAL E TECNOLOGIA BIM

 

Pelo presente, fazemos saber aos interessados que se acham abertas as inscrições para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DIGITAL E TECNOLOGIA BIM, cujo funcionamento foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR - COPPG, conforme Resolução no. 76, de 05 de maio de 2022, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução no. 33-2019 do COPPG, e em concordância com a Resolução 01/2018 CNE/CES, obedecendo as seguintes condições:

                       

I - TÍTULO DO CURSO

 

Título: Especialização em ENGENHARIA DIGITAL E TECNOLOGIA BIM

Área de Conhecimento: Planejamento e Projetos da Edificação (6.04.02.01-6)

Nível: Especialização (Pós-Graduação "Lato-Sensu")

 

II - FINALIDADE DO CURSO

 

Capacitar profissionais da indústria AECO (Arquitetura, Engenharia e Construção), com conhecimento técnico que lhes permitam contribuir decisivamente nas fases de projeto, planejamento, construção e manutenção de edificações, utilizando o processo BIM (Modelagem da Informação na Construção), de forma a aumentar a produtividade e qualidade do ambiente construído.

 

III - LOCAL DO CURSO

 

As aulas teóricas e práticas serão ministradas nas instalações da ESTAÇÃO500 COWORKING, localizada na Rua Haroldo Hamilton, 248 - Toledo - PR.

 

IV - DURAÇÃO, TURNO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO

 

A carga horária total do curso é de 400 horas, distribuídas em 340 horas presenciais e 60 horas remotas. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, no horário das 19h às 22h40, aos sábados, nos horários das 8h20 às 12h e das 13h às 16h40 (quinzenalmente). Informações adicionais pelo e-mail tecnologiabim-ap@utfpr.edu.br (coordenação).

 

V - VAGAS

 

O curso oferece 25 (vinte e cinco) vagas para concorrência pública. Sobre o número total de alunos matriculados a UTFPR se reserva o direito de acrescer vagas adicionais (10%) visando a capacitação de servidores, conforme política institucional da UTFPR.

As vagas não utilizadas por servidores da UTFPR poderão ser preenchidas por servidores do CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ (CREA-PR), com base no ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA NO. 2021/6-000152-4 (SEI 23064.032299/2021-55) ou por servidores militares do COMANDO MILITAR DO SUL (CMS), com base no ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA NO. 01/2021 (SEI 23064.012205/2021-21).

A quantidade de vagas para concorrência pública pode ser majorada em até 25%, respeitando os critérios de seleção e classificação.

A turma será aberta se houver no mínimo 22 (vinte e dois) candidatos selecionados com matrícula confirmada (procedentes das vagas para concorrência pública).

Obs. o mínimo corresponde a 90% do número de vagas ofertadas.

 

VI - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA

 

Período de Inscrição

11/07/2022 à 29/08/2022

Resultado da Classificação

30/08/2022

Interposição de Recurso

31/08/2022 à 04/09/2022

Período de Matrícula

05/09/2022 à 13/09/2022

Segunda Chamada para Matrícula

14/09/2022

 

VII - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

 

Os interessados em participar do processo de classificação deverão:

1. Efetuar a inscrição no site http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/

2. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 70,00 (setenta reais).

3. Encaminhar através do site da inscrição, até o dia 29/08/2022 (último dia da inscrição), cópia dos seguintes documentos:

4. O candidato, ao se inscrever, aceita as condições constantes no presente edital, delas não podendo alegar desconhecimento.

5. O candidato deve armazenar o número do protocolo e código de acesso, gerados no momento da inscrição no sistema. Essas informações serão necessárias para acompanhar os processos de inscrição e classificação. 

 

VIII - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO

 

Início das Atividades Letivas

30/09/2022

Férias

26/11/2022

Reinício das Atividades Letivas

10/02/2023

Término das Atividades Letivas

29/07/2023

Data limite para entrega do Trabalho de Conclusão de Curso

26/11/2023

 

IX - CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO

 

Os candidatos serão classificados por uma Comissão designada pelo Diretor Geral do Campus Apucarana, conforme Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR;

1. A classificação dos candidatos será feita até o número de vagas existentes na concorrência pública. Os demais comporão lista de espera para o caso de desistências.

2. A Seleção dos Candidatos será feita pelos seguintes critérios:

3. O resultado da seleção será encaminhado por e-mail aos candidatos inscritos e publicado na página da DIRPPG-AP, na data indicada no item VI;

4. A interposição de recurso, em relação ao resultado do processo de seleção, deve ser feita junto à Assessoria de Pós-Graduação Lato Sensu, até a data indicada no item V do presente documento.

 

X - MATRÍCULA

 

O processo de matrícula compreende entrega ou envio dos seguintes documentos:

Cópia autenticada frente e verso do diploma ou certificado/declaração de conclusão do curso de graduação (*) (**);

(*) O certificado ou declaração de conclusão será aceito apenas para matrícula; para   receber o Certificado da Especialização, além de cumprir os requisitos acadêmicos do curso, o estudante deverá obrigatoriamente enviar cópia autenticada do Diploma de Graduação conforme especificado no edital;

(**) Os diplomas de graduações adquiridos no exterior, deve estar autenticado na   Embaixada ou Representação Consular do Brasil em seu país de origem.

(***) Ao chegar ao país, existe o prazo de 30 dias, contados da data da entrada, para que o estrangeiro se apresente à Polícia Federal para solicitar o RNE. A cédula, entretanto, não fica pronta imediatamente. O estrangeiro receberá um protocolo. Este protocolo já possui o número do RNE. que é o que é preciso para proceder à matrícula. O estudante poderá agendar o atendimento na Polícia Federal pela Internet, mesmo antes de entrar no país.

Os candidatos selecionados deverão efetuar o pagamento da taxa de matrícula até 13/09/2022.

Os candidatos que não fizerem a matrícula até a data limite perderão suas vagas, sendo as mesmas preenchidas a partir da lista de espera.

 

X – CONVÊNIO UTFPR E FUNTEF-PR

 

1. A Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR) atuará como apoio à UTFPR na gestão financeira do presente curso, sendo a responsável pela inscrição inicial e captação das mensalidades, e esta parceria entre a UTFPR e FUNTEF-PR é regulada pelo Contrato No. 11/2022.

 

XI - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

 

1. O candidato, no ato da matrícula, fará a opção de uma das seguintes condições de pagamento:

2. Não haverá a devolução da taxa de inscrição dos candidatos desistentes ou não classificados, caso o curso tiver sua abertura confirmada.

3. A devolução da taxa de matrícula, no caso de desistência, se fará no montante de 80% de seu valor, desde que solicitada antes do início das aulas do curso.

Atenção: Para fins de formalização dos serviços prestados durante o curso, o aluno deverá realizar o aceito eletrônico na etapa de inscrição. http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/

 

XII - CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

 

Ao estudante que cumprir com todos os requisitos previstos no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR vigente, fará jus ao respectivo Certificado de Especialista, acompanhado de seu Histórico Escolar.

 

XIII - DISPOSIÇÕES GERAIS

 

1. O candidato não selecionado poderá interpor recurso, conforme prazos estabelecidos no item V do edital de abertura.

2. Eventuais questões do presente edital poderão ser dirimidas, em caso de discordância, no foro da Justiça Federal para dirimir eventuais questões decorrentes do edital, não solucionadas administrativamente.

3. Informações adicionais e eventuais dúvidas sobre o curso poderão ser atendidas pelo telefone (43) 3162.1290 ou e-mail da coordenação tecnologiabim-ap@utfpr.edu.br

4. O presente edital será publicado em meio eletrônico no site da FUNTEF, site da UTFPR (Editais DIRPPG-AP) e processo SEI 23064.028770/2022-91.

5. Casos omissos a este edital serão resolvidos pelo Diretor de Pesquisa e Pós-graduação.

 

Apucarana, 08 de julho de 2022.

 

 

Prof. Thiago Gentil Ramires

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus da UTFPR Apucarana

Prof. Marcelo Ferreira da Silva

Diretor Geral Campus da UTFPR Apucarana

 

Prof. Fábio Freire

Coordenação TECBIM

 

Relação de links desse edital:

 

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação-Campus Apucarana (DIRPPG-AP):

http://portal.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/apucarana

 

Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR:

http://portal.utfpr.edu.br/documentos/pesquisa-e-pos-graduacao/proppg/lato-sensu/regulamento_lato_sensu_2018/view

 

Editais da UTFPR Apucarana

http://portal.utfpr.edu.br/editais#c5=abertos&b_start=0&c6=apucarana&c7=%2FPlone%2Feditais%2Fpesquisa-e-pos-graduacao

 

DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENGENHARIA DIGITAL E TECNOLOGIA BIM

Disciplina: Introdução ao BIM

  Carga Horária: 20h

Objetivo: Apresentar e discutir os principais conceitos e práticas da Modelagem da informação da Construção (BIM).

Programa: 1. História do BIM; 2. Conceituação do BIM; 3. Fluxo de trabalho em BIM; 4. Disseminação do BIM na indústria da construção civil; 5. OpenBIM.

Metodologias de Ensino Aprendizagem: As aulas serão expositivo-dialogadas, com aplicação de exercícios simulando a prática profissional. As ferramentas de ensino-aprendizagem serão as seguintes: quadro branco, sistema multimídia, sistema computacional/software educacional. O material teórico utilizando em sala de aula será disponibilizado para download.

Previsão de Trabalhos Discentes: Leitura de artigos científicos e técnicos sobre a temática BIM.

Forma de Avaliação: Questionário on-line, individual, abordando a temática apresentada em sala de aula e leitura complementar.

Bibliografia:

1. AIA. Integrated Project Delivery: A Guide. The American Institute of Architects, 2007.

2. ASBEA. Estruturação do escritório de projeto para implantação do BIM. GTBIM - Grupo Técnico BIM AsBEA, 2013.

3. ASBEA-RS. Migração BIM. Porto Alegre: AsBEA-RS, 2015.

4. EASTMAN, C.; TELCHOLZ, P.; SACKS, R.; LISTON, K. Manual de BIM: Um guia de modelagem da informação da construção. 3a. Ed., Porto Alegre: Bookman, 2021.

5. TEICHOLZ, P. BIM for Facility Managers. John Wiley, 2013.

Consulta à base Biblio Tec em: 15/11/2021

 

Disciplina: TIC na AECO          

  Carga Horária: 24h

Objetivo: Estudar aspectos da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e de inovações pela aplicação da TIC visando a compreensão abrangente sobre o tema, a possibilidade de desenvolvimento de aplicações e a utilização de ferramentas computacionais de apoio à gestão e execução de atividades em Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO).

Programa: 1. Dado, Informação, Conhecimento; 2. Tecnologias de software: ciclo de vida e desenvolvimento, sistemas de informação gerenciais, empresariais e de apoio à decisão; 3. Organização de dados e banco de dados; 4. Ambientes computacionais e Tecnologia da Informação e Comunicação para AECO; 5. Redes, Internet e trabalho colaborativo em rede; 6. TIC, inovação tecnológica e a ‘era da conexão’ em AECO – Construção 4.0; 7. Integração de projetos e processos em AECO: arquitetura e engenharia colaborativas. 8. Utilização de ferramentas (software) computacionais e ambientes colaborativos em rede.

Metodologias de Ensino Aprendizagem: A disciplina tem caráter exploratório sobre o tema da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e inovações para AECO, com o intuito de propiciar a aprendizagem através de explanações teóricas e aplicadas complementadas com discussões, reflexões e atividades individuais e em grupo em sala de aula. Para tal, como princípio é buscado um equilíbrio entre discussões gerais sobre os processos e as técnicas de desenvolvimento de sistemas e a aplicação da TIC com uso de ferramentas específicas de gestão, integração de sistemas e inovação. As aulas serão realizadas como encontros em ambiente reservado no local do curso, utilizando recursos audiovisuais e computacionais com acesso à Internet. Estes encontros terão cunho teórico-prático, i.e., com intenso uso de exemplos e casos reais e, sempre que possível, a experimentação de ambientes e sistemas aplicativos que permitam mostrar a efetividade das ferramentas computacionais.

Previsão de Trabalhos Discentes: As aulas (encontros) serão divididas com alternância de momentos: em uma primeira parte ocorrerão as apresentações dos temas propostos para as aulas pelo professor; e, na segunda parte, os encontros serão dedicados ao trabalho individual ou em grupo e à apresentação dos resultados pelos alunos com debate e discussões sobre a temática (no andamento normal da disciplina ou conforme cronograma e assuntos/temas para seminários).

Forma de Avaliação: 

Cada aluno será avaliado segundo a realização e desempenho em atividades, como segue:

a) realização de tarefas, a entregar no prazo estipulado e na forma de relatório escrito;

b) apresentação sobre uma aplicação simples de ferramentas de TIC - descrição;

c) apresentações sobre temas estudados (podendo ter como base leitura de artigos de periódicos relevantes e eventos técnico-científicos ou artigos e sites na web), individualmente ou em grupo, com elaboração de relatório sobre o tema.

Bibliografia:

1. LAUDON, K. C. & LAUDON, J. P. Sistemas de informação gerenciais. 11a ed. Pearson Education, 2014.

2. LAUDON, K. C. & LAUDON, J. P. Essentials of management information systems. 13a ed. Pearson Education, 2019.

3. O´BRIEN, J. A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 9a ed. Saraiva, 2011.

4. STAIR, R. M. & REYNOLDS, G.W. Princípios de sistemas de informação. Tradução da 11ª. ed. americana. Cengage Learning, 2015.

5. TURBAN, E. & VOLONINO, L. Tecnologia da informação para gestão. 8ª ed. Bookman, 2013.

Consulta à base Biblio Tec em: 15/11/2021

 

Disciplina: Gestão da inovação

  Carga Horária: 24h

Objetivo: Apresentar, dialogar e incentivar o discente a trabalhar com foco em inovação e dar possibilidade a ele de apresentar ideias inovadoras que cause impacto no mercado.

Programa: 1. A Inovação e a sua importância para a economia. 2. Inovação empreendedora; 3. Grau de inovação; 4. Tipos de inovação; 5. Vantagem competitiva de empresas inovadoras; 6. Destruição criativa; 7. Metodologia para novos modelos de negócios; 8. Indústria 4.0.; 9. Design Thinking; 10. Pitch de vendas; 11. Startup.

Metodologias de Ensino Aprendizagem: Apresentação do conteúdo utilizado equipamento de multimídia, quadro e giz. Leituras de artigos, estudos de casos, resolução de exercícios e aplicação de trabalhos.

Previsão de Trabalhos Discentes: Grupos com quatro alunos, no máximo, apresentarão um novo modelo de negócio utilizando alguma metodologia recente que será apresentada em sala de aula.

Forma de Avaliação: 

A nota final será atribuída da seguinte forma:

Nota da prova escrita = 10,0.

Apresentação do trabalho - Novo modelo de negócio = 10,0 (A ideia precisa ser inovadora, ter impacto no mercado e com possibilidade de haver investimentos).

A nota final será obtida pela média aritmética simples da prova e trabalho = (Np+Nt)/2

Bibliografia:

1. CARVALHO, H.; REIS, D. R.; CAVALCANTE, M. B. Gestão da Inovação.  (Série UTFinova).  Curitiba: Aymará, 2011.

2. CHESBROUGH, H. Inovação Aberta: como criar e lucrar com a tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2012.

3. CHRISTENSEN, C. M. O dilema da inovação: quando novas tecnologias levam empresas ao fracasso. São Paulo: Makron Books, 2001.

4. CHRISTENSEN, C. M.; OVERDORF, M. Meeting the challenge of disruptive change. Harvard business review, v. 78, n. 2, p. 66-77, 2000.

5. TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Consulta à base Biblio Tec em: 15/11/2021

 

Disciplina: BIM em projetos e obras públicas

  Carga Horária: 24h

Objetivo: Capacitar os profissionais das áreas de engenharias e arquitetura e outras relacionadas, sobre as mudanças que vem ocorrendo no Brasil e em outros países quanto à forma de licitar, contratar e fiscalizar os projetos e obras públicas de edificações e infraestrutura que exigem o uso da metodologia BIM.

Programa: 1. Políticas públicas para exigência de BIM; 2. Iniciativas governamentais para a implantação do BIM: em outros países: Chile, Espanha, Reino Unido, Singapura, entre outros; no Brasil: 3. Ações nas três esferas – Nacional, Estadual e Municipal; 4. Estudos de casos de implementação do BIM nos órgãos públicos do Brasil: BIM no Exército Brasileiro; 5. Formação da Rede BIM Governo Sul e Plano de Fomento ao BIM do Governo do Estado do Paraná; 6. Editais de licitação e cadernos de especificações técnicas; 7. Fiscalização de projetos e obras públicas em BIM.

Metodologias de Ensino Aprendizagem: As aulas serão expositivo-dialogadas, com apresentação e discussão do conteúdo apresentado em sala de aula.

Previsão de Trabalhos Discentes: Desenvolvimento de atividades, com metodologia ativa, de maneira que possibilite a reflexão e a prática dos conceitos trabalhados.

Forma de Avaliação: Participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula e discussões em grupo sobre o conteúdo apresentado.

Bibliografia:

1. ABDI. AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL: Coletânea Guias ABDI/MDIC. Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, 2017.

2. ASBEA. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA. Guia AsBEA Boas Práticas em BIM: estruturação dos escritórios de projeto para a implantação do BIM. [S.l.: Fascículo I] 2013.

3. ASBEA. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA. Guia AsBEA Boas Práticas em BIM: fluxos de projetos em BIM. [S.l.: Fascículo II] 2015.

4. CÂMERA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Coletânea implementação do BIM para construtoras e incorporadoras: fundamentos BIM. [S.l.: Volume 1] 2016.

5. NASCIMENTO, A. F., FERREIRA, E. C. e PELLANDA, P. C. OPUS: o sistema de gestão de obras do exército brasileiro baseado em BIM, págs. 55–72. Câmara dos Deputados, 2015.

Consulta à base Biblio Tec em: 15/11/2021

 

Disciplina: BIM em escritórios de arquitetura e engenharia

  Carga Horária: 24h

Objetivo: Capacitar os alunos para montagem de Plano de Implantação BIM e Plano de Execução BIM.

Programa: 1. Como implantar BIM; 2. Processo de implementação do BIM em escritórios de arquitetura e engenharia; 3. Projetos práticos reais em BIM; 4. Quanto custa implementar o BIM em escritórios de arquitetura e engenharia; 5. Impactos do uso de BIM em escritórios de arquitetura e engenharia.

Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva com apresentação e discussão de exemplos na apresentação dos conteúdos apresentados em sala de aula.

Previsão de Trabalhos Discentes: Montagem de Plano de Execução BIM (BEP) simulando cenário real em empresas da indústria da construção civil.

Forma de Avaliação: Participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula e entrega do Plano de Execução BIM (BEP).

Bibliografia:

1. ABAURRE, M. W. Modelos de Contrato Colaborativo e Projeto Integrado para Modelagem da Informação da Construção. São Paulo, 2013. Dissertação (Mestrado) Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 2013. 187p.

2. ASBEA. Estruturação do escritório de projeto para implantação do BIM. GTBIM - Grupo Técnico BIM AsBEA, 2013.

3. ASBEA-RS. Migração BIM. Porto Alegre: AsBEA-RS, 2015. 

4. MELHADO, S. B. Qualidade do projeto na construção de edifícios, 1994. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994. 310p

5. SOUZA, L. L. A. Diagnóstico do uso de BIM em empresas de projeto de arquitetura. Niterói, 2009. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal Fluminense, 2009. 202p.  

Consulta à base Biblio Tec em: 15/11/2021

 

Disciplina: Fundamentos do IFC (Industry Foundation Classes)

  Carga Horária: 20h

Objetivo: Apresentar de forma simples e objetiva exatamente o que o profissional de BIM precisa saber sobre o IFC.

Programa: 1. Introdução ao IFC; 2. Estrutura do IFC; 3. Usos do IFC; 4. OpenBIM.

Metodologias de Ensino Aprendizagem: As aulas serão expositivo-dialogadas, com aplicação de exercícios simulando a prática profissional. As ferramentas de ensino-aprendizagem serão as seguintes: quadro branco, sistema multimídia, sistema computacional/software educacional. O material teórico utilizando em sala de aula será disponibilizado para download.

Previsão de Trabalhos Discentes: Leitura de artigos científicos e técnicos sobre a temática BIM.

Forma de Avaliação: Questionário on-line, individual, abordando a temática apresentada em sala de aula e leitura complementar.

Bibliografia:

1. ANDRADE, M. L. V. X.; RUSCHEL, R. C. Interoperabilidade de aplicativos BIM usados em arquitetura por meio do IFC. Gestão & Tecnologia de Projetos, v. 4, n. 2, p. 76-111, nov. 2009.

2. BARROS, F. C., MELO, H. C. Estudo sobre os benefícios do BIM na interoperabilidade de projetos. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 8, n. 1, p. 74-91, jan. 2020.

1. ISO 16739-1:2018. Industry Foundation Classes (IFC) for data sharing in the construction and facility management industries — Part 1: Data schema.

4. EASTMAN, C.; TELCHOLZ, P.; SACKS, R.; LISTON, K. Manual de BIM: Um guia de modelagem da informação da construção. 3a. Ed., Porto Alegre: Bookman, 2021.

5. PINHO, S. M. F.. O Modelo IFC como agente de interoperabilidade. Tese de Mestrado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal, 2013.

Consulta à base Biblio Tec em: 15/11/2021

 

Disciplina: BIM na arquitetura

  Carga Horária: 36h

Objetivo: Capacitar os alunos nas ferramentas básicas de software destinado a execução de projetos de arquitetura e compreender a necessidade de interoperabilidade e cooperação entre aplicativos BIM.

Programa: 1. Área de trabalho; 2. Ferramentas de modelagem; 3. Ferramentas de documentação; 4. Mapa de projeto; 5. Mapa de vistas; 6. Livro de leiautes; 7. Conjuntos de publicador; 8. Publicar o Hiper-modelo BIMx; 9 Add-ons e MEP ARCHICAD.

Metodologias de Ensino Aprendizagem: Exercícios práticos de modelagem BIM, em sala de aula, utilizando as principais ferramentas para o desenvolvimento de modelo BIM – projeto de arquitetura de edifício comercial.

Previsão de Trabalhos Discentes: Modelagem BIM de projeto de edifício comercial.

Forma de Avaliação: Atendimento aos parâmetros de modelagem BIM (integridade e qualidade do modelo) do projeto desenvolvido em sala de aula.

Bibliografia:

1. ASBEA-RS. Migração BIM. Porto Alegre: AsBEA-RS, 2015. 

2. BACELAR, L. ARCHICAD Guia Prático para iniciantes. Brasília, 2017. Disponível em: <http://lucasbacelar.com.br/?page_id=266>.

3. GASPAR, J.; LORENZO, N. T.; SOARES, H. S. ArchiCAD passo a passo - volume I. São Paulo: ProBooks, 2016.

4. GASPAR, J.; LORENZO, N. T.; SOARES, H. S. ArchiCAD passo a passo - volume II. São Paulo: ProBooks, 2016.

5. EASTMAN, C.; TELCHOLZ, P.; SACKS, R.; LISTON, K. Manual de BIM: Um guia de modelagem da informação da construção. Porto Alegre: Bookman, 2014.

Consulta à base Biblio Tec em: 15/11/2021

 

Disciplina: BIM na arquitetura de interiores

  Carga Horária: 24h

Objetivo: Capacitar o aluno para o desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia de interiores através de processos BIM com a modelagem de diversos elementos de construção das edificações, como: acabamentos, pisos, rodapés, forros, mobiliários, especificações de equipamentos, etc. Além da modelagem, capacitação para criação de desenhos técnicos de projetos de Civil e extração de planilhas quantitativos de materiais e elementos (básico).

Programa: 1. Apresentação inicial do curso e vantagens do processo BIM aplicado a projetos de interiores, com explicação sobre os processos de implementação de BIM com ARCHICAD, realizados pelo professor em diversos escritórios de São Paulo; 2. Apresentação dos materiais de construção, composições e perfis complexos. Exercício: modelagem de rodapés, vigas, sancas; 3. Entendendo o conceito de classificações e propriedades do ARCHICAD. Exercício: criar uma classificação e adicionar propriedades (particular de cada aluno); 4. Apresentação das sobreposições gráficas vinculadas às informações do modelo; 5. Criação de tabelas de quantitativos de elementos; 6. modelagem de marcenarias simples; 7. Importação de objetos externos e ajustes de representação gráfica; 8. Avaliação com exercício prático (criação de planta de civil, forro, piso/rodapés com diferentes sobreposições gráficas para cada um deles e extração de planilhas de metragem quadrada de forro e metros lineares e especificações de rodapés, assim como, criação de desenhos, pranchas e publicação.

Metodologias de Ensino Aprendizagem: Exercícios práticos de modelagem, em sala de aula, utilizando as principais ferramentas de documentação para o desenvolvimento de modelo BIM – projeto de arquitetura de interiores.

Previsão de Trabalhos Discentes: Exercícios práticos de modelagem BIM, desenvolvidos com auxílio do professor, em sala de aula

Forma de Avaliação: Entrega de arquivo digital dos exercícios desenvolvido em sala de aula.

Bibliografia:

1. ASBEA-RS. Migração BIM. Porto Alegre: AsBEA-RS, 2015. 

2. BACELAR, L. ARCHICAD Guia Prático para iniciantes. Brasília, 2017. Disponível em: <http://lucasbacelar.com.br/?page_id=266>.

3. GASPAR, J.; LORENZO, N. T.; SOARES, H. S. ArchiCAD passo a passo - volume I. São Paulo: ProBooks, 2016.

4. GASPAR, J.; LORENZO, N. T.; SOARES, H. S. ArchiCAD passo a passo - volume II. São Paulo: ProBooks, 2016.

5. MCLEOD, V. Detalhes construtivos da arquitetura residencial contemporânea. Porto Alegre: Bookman, 2009.

Consulta à base Biblio Tec em: 15/11/2021

 

Disciplina: Modelagem paramétrica

  Carga Horária: 24h

Objetivo: Apresentar soluções de modelagem paramétrica e introdução a programação gráfica com algoritmos.

Programa: 1. O que é geometria NURBS; 2. Conexão Rhino – ARCHICAD; 3. Conexão Grasshopper – ARCHICAD; 4. Arquitetura Paramétrica com Grasshopper.

Metodologias de Ensino Aprendizagem: Exercícios práticos de modelagem, em sala de aula, utilizando as principais ferramentas paramétricas do software Rhinoceros-Grasshopper. Integração ARCHICAD-Rhinoceros-Grasshopper.

Previsão de Trabalhos Discentes: Exercícios práticos de modelagem paramétrica, desenvolvidos com auxílio do professor, em sala de aula.

Forma de Avaliação: Entrega de arquivo digital dos exercícios desenvolvido em sala de aula.

Bibliografia:

1. CELANI, G. LAPAC 2006-2013 - Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção. Joinville: Clube de Autores, 2017.

2. GRAPHISOFT. Algorithmic Design. Disponível em: <https://education.graphisoft.com/course/view.php?id=53>. 

3. MONEDERO, J. Parametric design: a review and some experiences. Automation in Construction, v. 9, n. 4, p. 369-377, 2000.

4. ROBERT McNEEL & ASSOCIATES. Grasshopper for Rhino 5.0. Disponível em: <http://www.grasshopper3d.com/page/download-1>.

5. ROBERT McNEEL & ASSOCIATES. Rhinoceros 5.0. Disponível em: <https://www.rhino3d.com/>.

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Disciplina: BIM na engenharia de estruturas

  Carga Horária: 24h

Objetivo: Introduzir o BIM e a engenharia estrutural e discutir a importância do seu uso no auxílio ao desenvolvimento de projetos estruturais utilizando diversos softwares de modelagem, detalhamento e colaboração BIM.

Programa: 1. Introdução ao BIM na Engenharia de Estruturas na Industria 4.0; 2. Compatibilização de projetos arquitetônico e estrutural em   plataforma colaborativa BIM via IFC (Trimble Connect); 3. Modelagem e Detalhamento Estrutural LOD 400 (Tekla Campus); 4. Modelagem e Dimensionamento Estrutural (TQS); 5. Prática de modelagem estrutural (livre: ARCHICAD, Revit, Tekla, TQS, Eberick)

Metodologias de Ensino Aprendizagem: Exercícios práticos de modelagem BIM, juntamente com apresentação de conceitos teóricos de engenharia estrutural como metodologia de ensino.

Previsão de Trabalhos Discentes: Modelagem BIM estrutural de projeto de edifício comercial.

Forma de Avaliação: Os alunos serão avaliados com base no modelo desenvolvido durante a disciplina. Cada aluno entregará arquivo PDF com imagens do modelo 3D desenvolvido.

Bibliografia:

1. BELLEI, I. H. Edifícios Industriais em Aço. São Paulo: Editora PINI, 2010.

2. NEW YORK STATE DEPARTMENT OF TRANSPORTATION. Steel Construction Manual, 2008. <https://www.dot.ny.gov/divisions/engineering/structures/manuals/scm>.

3. PINHO, F. O.; BELLEI, I. H.; PINHO, M. O. Edifícios de Múltiplos Andares em Aço. São Paulo: Editora PINI, 2008.  

4. TRIMBLE. Tekla Stuctures 21.0. Disponível em: <https://www.tekla.com/products/tekla-structures>.

5. TRIMBLE. Tekla Campus Learn. Disponível em: <https://campus.tekla.com/learn>.

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Disciplina: BIM nas instalações hidrossanitárias

  Carga Horária: 24h

Objetivo: Fornecer ao aluno conhecimento para o desenvolvimento de projeto de instalações hidrossanitárias no conceito BIM.

Programa: 1. Diretrizes de modelagem para instalações hidrossanitárias em BIM; 2. Apresentação do software QiBuilder; 3. Iniciando o projeto de instalações a partir dos modelos IFC da arquitetura e estrutura; 4. Modelagem e dimensionamento integrado dos sistemas de água fria e água quente; 5. Modelagem e dimensionamento integrado do sistema sanitário; 6. Modelagem e dimensionamento integrado do sistema de incêndio; 7. Extração de quantitativos do modelo; 8. Extração de documentos do modelo (pranchas e memoriais); 9. Exportação IFC e geração do modelo 3D para realidade aumentada.

Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aulas expositivas em sala de aula, utilizando recursos como quadro e projetor. Desenvolvimento de projeto didático a ser executado utilizando softwares de modelagem.

Previsão de Trabalhos Discentes: Projeto Hidrossanitário com modelagem, dimensionamento e documentações integradas em BIM.

Forma de Avaliação: A avaliação é realizada por exercícios práticos, desenvolvidos em sala de aula. Os modelos desenvolvidos devem ser entregues ao final da disciplina.

Bibliografia:

1. ALTOQI. Ajuda do QiBuilder. 2019. Disponível em: <http://help.altoqi.com.br/qibuilder>.

2. ARCHIBALD, J. M. Manual de Instalações Hidráulicas e Sanitárias. São Paulo: Editora LTC, 1990.

3. BOTELHO, M.; JUNIOR, G. R. Instalações Hidráulicas Prediais - 4. ed. São Paulo: Editora Blucher, 2014.

4. BUILDING AND CONSTRUCTION AUTHORITY. BIM Essential Guide for MEP Consultants, 2013. Disponível em: <https://www.corenet.gov.sg/media/586155/Essential-Guide-MEP.pdf>.   

5. EASTMAN, C.; TELCHOLZ, P.; SACKS, R.; LISTON, K. Manual de BIM: Um guia de modelagem da informação da construção. 3a. Ed., Porto Alegre: Bookman, 2021.

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Disciplina: BIM nas instalações elétricas prediais

  Carga Horária: 24h

Objetivo: Apresentar e discutir os principais conceitos e práticas da Modelagem da informação da Construção (BIM).

Programa: 1. Conceitos básicos de eletricidade – normas vigentes importantes; 2. Ferramentas AltoQi – porque utilizar; 3. Como iniciar um projeto elétrico aproveitando as informações disponíveis; 4. Lançamento de pontos e condutos; 5. Dimensionamento dos circuitos; 6. Lançamento do ramal alimentador; 7. Visão 3D, detalhes e processo de compatibilização utilizando a plataforma QiBuilder; 8. Configuração da exportação .ifc e verificação de interoperabilidade entre softwares.

Metodologias de Ensino Aprendizagem: Por se tratar da exploração de uma ferramenta específica, a disciplina terá abordagem prática. Em primeiro momento, serão explanados aspectos teóricos de instalações elétricas, bem como as funcionalidades do software em questão. Após isso, os alunos terão contato com o software QiElétrico, com utilização guiada pelo professor após a exposição de cada passo do fluxo de projeto. Tendo em vista que o principal objetivo é a interoperabilidade, o foco não será na modelagem, de modo que haverá um guia didático contendo todos os passos que serão executados em sala de aula. Assim, o aluno poderá manter sua atenção na explanação do professor e, se desejar, replicar as etapas a posteriori. Por fim, será realizado um exercício de interoperabilidade utilizando a exportação “ifc” do QiBuilder e a visualização por meio do software Solibri Anywhere.

Previsão de Trabalhos Discentes: 20 dias antes do início da disciplina, serão disponibilizados conceitos básicos de instalações elétricas e exercícios relativos a estes, os quais deverão ser enviados por e-mail ao professor antes do início do conteúdo prático da disciplina. O objetivo destes exercícios é o nivelamento da turma nos conceitos básicos, de modo que não seja necessário aprofundar o assunto em sala de aula.

Forma de Avaliação: Exercício prévio, assiduidade/pontualidade e participação nos exercícios em sala de aula.

Bibliografia:

1. ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5410:2008: Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Rio de Janeiro, 2008.

2. ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO/CIE 8995-1:2013: Iluminação de ambientes de trabalho. Parte 1: Interior. Rio de Janeiro, 2013.

3. ALTOQI. Tutorial de utilização. Disponivel em: <http://help.altoqi.com.br/Tutorial_QiB_Eletrico>.

4. COTRIM, ADEMARO A.M.B. Instalações Elétricas – 5ª Ed. Pearson Universidades, 2008.

5. EASTMAN, C.; TELCHOLZ, P.; SACKS, R.; LISTON, K. Manual de BIM: Um guia de modelagem da informação da construção. 3a. Ed., Porto Alegre: Bookman, 2021.

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Disciplina: BIM na compatibilização e coordenação de projetos

  Carga Horária: 24h

Objetivo: Capacitar os profissionais da área de arquitetura, engenharia e outras relacionadas na compatibilização de projetos utilizando ferramentas BIM.

Programa: 1. Diretrizes de compatibilização; 2. Práticas colaborativas com modelos IFC (Industry Foundation Classes); 3. Comunicação BCF (BIM Collaboration Format); 4. Análise de interferências: Hard Clash; 5. Análise de interferências: Soft Clash\Clearance Clash; 6. Relatório de compatibilização e organização dos conflitos; 7. Comparação automática de revisões do modelo; 8. Processos de validação dos modelos.

Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aulas práticas, incluindo o conteúdo previsto no programa, com aplicação em estudo de caso utilizando soluções AltoQi, BIMcollab Zoom, GRAPHISOFT e Autodesk.

Previsão de Trabalhos Discentes: Análise de colisão e comunicação das interferências; validação dos projetos via modelo IFC.

Forma de Avaliação: A avaliação é realizada por exercícios práticos, desenvolvidos em sala de aula. Os modelos desenvolvidos devem ser entregues ao final da disciplina.

1. AMORIM, S. R. L. de. Gerenciamento e coordenação de projetos BIM: um guia de ferramentas e boas práticas para o sucesso de empreendimentos. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2018.

2. MELHADO, S. B. (Coordenador) et alCoordenação de projetos de edificações. São Paulo: O Nome da Rosa, 2005.

3. TEIXEIRA, E. BIM na prática. Disponível em: <http://lp.altoqi.com.br/bim-na-pratica/>.

4. TEIXEIRA, E. Semana de integração BIM. Disponível em: <https://lp.altoqi.com.br/semana-de-integracao-do-bim/>.

5. TEIXEIRA, E. Guia de interoperabilidade BIM: Fluxo completo de projetos utilizando soluções AltoQi e ARCHICAD. Disponível em: <http://s3eng-tecnologia-aplicada-a-engenharia.rds.land/guia-interoperabilidade-bim>.

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Disciplina: BIM nos custos e planejamento de edificações

  Carga Horária: 24h

Objetivo: Proporcionar ao estudante conceitos básicos do BIM no planejamento de construções, bem como conhecimento prático do software Synchro 4D PRO.

Programa: 1. Conceitos do Planejamento 4D; 2. Importância, Benefícios e Barreiras para Implantação do Planejamento 4D; 3. Introdução ao Synchro Pro; 4. Introdução ao Synchro 4D Pro: Interface, Navegação e Opções; 5. Synchro 4D Pro: Importação de Modelos e Cronogramas; 6. Synchro 4D Pro: Criação de Recursos, Tipos de Recursos, Perfis de Aparência; 7. Synchro 4D Pro: Subdivisão de Elementos 3D, Pontos de Vista, Planos de Corte, Filtros 3D e Filtros de Tarefa; 8. Synchro 4D Pro: Linhas de Base, Simulações, Sincronização; 9. Synchro 4D Pro: Importação de Equipamentos, Edição de Objetos 3D, Atribuição e Edição como Atribuído, Animação de Equipamentos; 10. Criação e Exportação de Animação.

Metodologias de Ensino Aprendizagem: Conteúdo teórico expositivo dialogado para embasamento e alinhamento conceitual do Planejamento 4D; e atividade prática no software Synchro 4D Pro.

Previsão de Trabalhos Discentes: Desenvolvimento de atividade prática com fundamentos básicos do software Synchro 4D Pro e execução de exercícios baseados na prática desenvolvida, ambos compõem o trabalho da disciplina.

Forma de Avaliação: Participação em sala de aula e trabalho prático.

Bibliografia:

1. BRITO, D. M. de; FERREIRA, E. de A. M. Avaliação de estratégias para representação e análise do planejamento e controle de obras utilizando modelos BIM 4D. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 15, n. 4, p. 203-223, out./dez. 2015. ISSN 1678-8621. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212015000400047

2. CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO - CBIC. Coletânea de Implementação do BIM para Construtoras e Incorporadoras. Brasília, 2016. Disponível em: <https://brasil.cbic.org.br/acervo-publicacao-coletanea-bim>

3. EASTMAN, C.; TELCHOLZ, P.; SACKS, R.; LISTON, K. Manual de BIM: Um guia de modelagem da informação da construção. 3a. Ed., Porto Alegre: Bookman, 2021.

4. KONYUSHKOV, Vladimir, et al. Application of 4D BIM modelling in planning and construction of zero cycle works. E3S Web of Conferences, v. 164, 08024, 2020. eISSN: 2267-1242. Disponível em: < https://www.e3s-conferences.org/articles/e3sconf/abs/2020/24/e3sconf_tpacee2020_08024/e3sconf_tpacee2020_08024.html>

5. SILVA, Paula Heloisa da; CRIPPA, Julianna; SCHEER, Sergio. BIM 4D no planejamento de obras: detalhamento, benefícios e dificuldades. PARC Pesquisa em Arquitetura e 5. Construção, Campinas, SP, v. 10, p. e019010, fev. 2019. ISSN 1980-6809. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8650258>

6. SLOOT, R.N.F.; HEUTINK A.; VOORDIJK J.T. Assessing usefulness of 4D BIM tools in risk mitigation strategies. Automation in Construction, v. 106, 102881, out. 2019. ISSN 0926-5805. DOI: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2019.102881.

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Disciplina: Metodologia de pesquisa científica

  Carga Horária: 20h

Objetivo: Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese e investigação científica.

Programa: 1. A Natureza da Ciência; 2. A Natureza da Pesquisa Científica; 3. Modalidades de Pesquisa; 4. O projeto de Pesquisa; 5. A Construção do Projeto Científico; 6. Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Pesquisa.

Metodologias de Ensino Aprendizagem: As aulas serão desenvolvidas através de exposição dialogada, embasadas em leitura prévia de textos selecionados. Seminários.

Previsão de Trabalhos Discentes: Desenvolvimento de pré-projeto sobre tema a definir (preparação para o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC)

Forma de Avaliação: Participação nas discussões em sala de aula (20%); apresentação do seminário (30%); ensaio (máximo de 10 páginas) sobre tema a definir (50%).

Bibliografia:

1. CARVALHO, M. C. M. (Org.). Construindo o Saber: Metodologia Científica: Fundamentos e Técnicas. 23. ed. Campinas: Papirus, 2010.

2. DEMO, P. Introdução à Metodologia da Ciência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

3. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010 

4. KÖCHE, J. C. Fundamentos de Metodologia Científica: Teoria da Ciência e Iniciação à Pesquisa. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

5. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

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Disciplina: Técnicas de redação de artigos científicos

  Carga Horária: 20h

Objetivo: Orientar os acadêmicos sobre técnicas de redação de artigos científicos com foco na interpretação e produção textos a partir dos processos de compreensão dos elementos constitutivos, da análise e planejamento, para a elaboração da redação científica.

Programa: 1. Principais meios de divulgação de ideias científicas, estudos avançados e resultados de pesquisa; 2. Estrutura e as principais seções de um artigo científico; 3. A importância do título e do abstract; 4. O desenvolvimento da técnica de redação de artigos; 5. O impacto de um artigo bem escrito; 6. Busca na internet; 7. Indicadores de qualidades dos periódicos e as áreas de avaliação da CAPES.

Metodologias de Ensino Aprendizagem: As aulas serão ministras utilizando o quadro negro, PowerPoint e Internet. Os discentes receberão artigos científicos para fazer análises junto com o professor, onde também poderão ocorrer debates determinados temas.    

Previsão de Trabalhos Discentes: Ao final da disciplina é previsto que os alunos entreguem uma síntese de um artigo cientifico escolhido pelo professor.

Forma de Avaliação: Participação nos debates e atividades de análises solicitadas pelo professor.

Bibliografia:

1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022. Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

2. AQUINO, I. de S. Como escrever artigos científicos: sem arrodeio e sem medo da ABNT. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 126 p. ISBN 9788502095472.

3. GOLDEMBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1998.

4. GONÇALVES, H. de A. Manual de artigos científicos. São Paulo: Avercamp, 2004. 86 p. ISBN 85-89311-17-1.

5. ZUCOLOTTO, V. Curso de escrita científica: produção de artigos de alto impacto. São Carlos, SP: USP, Instituto de Física de São Carlos, 2013.

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Disciplina: Seminários de TCC

  Carga Horária: 20h

Objetivo: A partir dos pré-projetos de pesquisa elaborados, analisar a sua problematização, quadro teórico e instâncias operacionais necessárias para sua viabilização.

Programa: 1. Organização de informações para apresentação de trabalhos científicos; 2. Técnicas de apresentação de trabalhos científicos; 3. Apresentação de propostas preliminares de TCC (monografias e artigos).

Metodologias de Ensino Aprendizagem: Será desenvolvida por meio de aulas expositivo-dialogadas, exposição de pré-projetos, estudo de textos indicados e discussões.

Previsão de Trabalhos Discentes: Elaboração de material para apresentação de pré-projeto.

Forma de Avaliação: A avaliação realizar-se-á durante todo o processo de ensino/aprendizagem, de modo que o aluno possa rever, complementar e corrigir os rumos de sua proposta de pesquisa. O professor responsável pela disciplina, indicará ajustes e possibilidades de melhoria no projeto de pesquisa e os alunos, por indicação de seus orientadores, definirão os caminhos a serem adotados. O produto final do Seminário será o Projeto de Pesquisa, a ser entregue em data previamente acordada.

Bibliografia:

1. BECKER, H. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 3ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

2. LUCAS, S. E. A arte de falar em público. Porto Alegre: AMGH, 2014.

3. SOUZA, M. B. M. Manual de apresentação de trabalho acadêmico e Técnico-científico. 2ª. Ed., Brasília. Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados – Centro de Documentação e Informação, 2011. Disponível em: <http://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/1923>.  

4. UTFPR. Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Disponível em: <http://www.utfpr.edu.br/alunos/normas-academicas/normas-para-trabalhos-academicos>.

5. YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Consulta à base Biblio Tec em: 15/11/2021

 

DOCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENGENHARIA DIGITAL E TECNOLOGIA BIM

Módulo

Carga Horária (horas)

Titulação

Docente Responsável

Link para o Currículo Lattes

Instituição

Introdução ao BIM

24

Dr.

-----

Me.

Eduardo Sampaio Nardelli

--------------------------------------

Fábio Freire

http://lattes.cnpq.br/2637636659828546

-------------------------------------------------------

http://lattes.cnpq.br/3847335887349015

Universidade Presbiteriana Mackenzie

---------------------------------------------------

UTFPR Apucarana

Tecnologia da Informação da Construção | TIC na AECO

24

Dr.

Sérgio Scheer

 http://lattes.cnpq.br/0695899382782312

UFPR

Gestão da inovação

24

Dr.

Ronie Galeano

 http://lattes.cnpq.br/4637282931621462

UTFPR Apucarana

BIM em projetos e obras públicas

24

Me.

Fernanda Louize Monteiro Brocardo

http://lattes.cnpq.br/9154564432437139

CRO 5 - Exército Brasileiro

BIM em escritórios de engenharia e arquitetura

24

Esp.

Raquel Smidt

http://lattes.cnpq.br/2730568533616672

IMA Desenvolvimento BIM

BIM na arquitetura

40

Me.

Fábio Freire

http://lattes.cnpq.br/3847335887349015

UTFPR Apucarana

BIM na arquitetura de interiores

24

Dr.

Heverson Akira Tamashiro

http://lattes.cnpq.br/6634335809787894

UTFPR Curitiba

Modelagem paramétrica

24

Me.

José Ernesto Bueno Wills

http://lattes.cnpq.br/0435908071875492

Universidade Presbiteriana Mackenzie

BIM na engenharia de estruturas

24

Esp.

Rafael Antônio Magalhães Rigoni

http://lattes.cnpq.br/3374156586057310

BIM Manager

BIM nas instalações hidrossanitárias

24

Esp.

Laércio Adriano Benazzi Júnior

http://lattes.cnpq.br/4445932212992705

BENAZZI Engenharia

BIM nas instalações elétricas

24

Esp.

Bruno Gomes Neves

http://lattes.cnpq.br/0794943747675006

CRO 5 - Exército Brasileiro

BIM na compatibilização e coordenação de projetos

24

Grad.

Adriano Balduino dos Santos

 http://lattes.cnpq.br/0250747565626322

A. YOSHI Engenharia

BIM no planejamento e custos de edifícios

24

Aperf.

Thais Cristina Bento

http://lattes.cnpq.br/1430880211910763

VISTTA Consultoria

Metodologia de Pesquisa Científica

20

Dr.

Gustavo Savaris

 http://lattes.cnpq.br/8016883581345169

UTFPR Toledo

Técnicas de redação de artigos científicos

20

Dr.

Cosmo Damião Santiago

http://lattes.cnpq.br/6835681694355609

UTFPR Apucarana

Seminários de TCC

20

Dr.

Edmilson Antônio Canesin

http://lattes.cnpq.br/4241584562789403

UTFPR Apucarana

Obs.: O quadro de professores poderá sofrer alterações sem perda de conteúdo ou de qualidade das aulas. As disciplinas Metodologia de Pesquisa Científica, Técnicas de redação de artigos científicos e Seminários de TCC serão ministradas de forma remota.

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FABIO FREIRE, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 08/07/2022, às 13:20, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THIAGO GENTIL RAMIRES, DIRETOR(A), em (at) 08/07/2022, às 17:11, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO FERREIRA DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 12/07/2022, às 07:36, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23064.028770/2022-91 SEI nº 2765901