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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ REITORIA COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO |
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currículo dos membros da comissão de heteroidentificação referente ao edital 001/2022 - CPCP - TAE
Campus Curitiba
Membro 1: Doutora em Sociologia. Mestra em Tecnologia e Sociedade. Licenciada em Filosofia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Relações de Gênero e Tecnologia. Principais interesses de pesquisa: Relações de Gênero; Educação para as Relações Étnico-Raciais; Enfrentamento ao Racismo; Branquitude Crítica.
Membro 2: Pedagoga / Bacharela em Direito; pesquisadora da temática sobre a “Representatividade das Mulheres Negras no Judiciário Paranaense”. Ativista de direitos humanos e do movimento negro. Ex Ouvidora-Geral Externa da Defensoria Pública do Estado do Paraná. Assessora de Formação da Associação Cultura de Negritude e Ação Popular- ACNAP. Consultora da Comissão da Igualdade Racial da OAB-PR. Consultora da Comissão de Estudo Sobre Violência de Gênero da OAB/PR. Foi Assessora Parlamentar na Câmara Municipal de Curitiba e na Câmara dos Deputados Federais com atuação no Estado do Paraná. Fundadora do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Estado do Paraná - COPEDH.
Membro 3: Mestre em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR; Especialista em História e Cultura Africana e Afro-brasileira, Educação para as Ações Afirmativas no Brasil pela Universidade Tuiuti do Paraná-UTP;. Graduado em Filosofia pela Faculdade João Bagozzi. Membro da Comissão Executiva do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial do Paraná - FPEDER/PR. Diretor Fundador da Associação Cultural de Negritude e Ação Popular (ACNAP). Atualmente Professor autônomo, atuando na formação de professores da Rede Pública Municipal e Estadual para o ensino da História, Cultura e Filosofia Africana, Afro Brasileira e Indígena em cumprimento à Lei 10.639/03 e 11.645/08. Assessor de Formação Continuada CJCIAS-Unisinos/CEPAT. Pesquisador das Relações Raciais e Politicas Afirmativas no Brasil. Membro da Comissão de Cotas da Universidade Federal do Paraná-UFPR; Membro da Comissão Permanente de Cotas da Universidade do Estado do Paraná-UNESPAR.
Membro 4: Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Pós-doutora em Educação/Relações Étnico-raciais pela Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa/CNPq sobre o Movimento do Contestado. Coordenadora da Equipe Multidisciplinar do CPM/SEED. Professora de Sociologia do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Professora da Faculdades da Indústria/Sistema FIEP.
Membro 5: Doutoranda em Educação, pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Letras: linguagens e identidades e licenciada em História, ambos pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professora de História, na UFAC, onde também lidera o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e preside a Comissão de Heteroidentificação de acesso ao Ensino Superior.
Campus Dois Vizinhos
Membro 1: Assistente em administração, graduação em Direito, especialização em Gestão Pública com habilitação em Gestão de Pessoas. Realizou o curso de formação para membros das comissões de heteroidentificação denominado "Cotas Raciais e Heteroidentificação" pela plataforma Mundi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.
Membro 2: Assistente em Administração, com graduação em Ciências Econômicas, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão/PR, especialização em "Controladoria e Gestão Financeira", ministrado pela Universidade Paranaense - UNIPAR - Campus Francisco Beltrão/PR, realizou o curso de formação para membros das comissões de heteroidentificação denominado "Cotas Raciais e Heteroidentificação" pela plataforma Mundi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.
Membro 3: Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, graduação em Engenharia Cartográfica, com mestrado e doutorado em Ciências Geodésicas. Participou de ações relacionadas ao Dia da Consciência Negra na UTFPR. Participa da Comissão de Análise dos Documentos do Auxílio Estudantil. Realizou o curso de formação para membros das comissões de heteroidentificação denominado "Cotas Raciais e Heteroidentificação" pela plataforma Mundi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.
Membro 4: Tradutor Intérprete de Libras, Graduado em: Letras Libras, Responsável pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do campus Dois Vizinhos. Realizou o curso de formação para membros das comissões de heteroidentificação denominado "Cotas Raciais e Heteroidentificação" pela plataforma Mundi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.
Membro 5: Psicóloga, com especialização em MBA em Gestão de Recursos Humanos, mestrado em Letras: Linguagem, Educação e Trabalho. Durante a formação cursou as disciplinas de "Psicologia Social", "Sociologia", "antropologia cultural" e "genética humana". Realizou o curso de formação para membros das comissões de heteroidentificação denominado "Cotas Raciais e Heteroidentificação" pela plataforma Mundi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.
Campus Medianeira
Membro 1: Docente - servidora pública na UTFPR, natural de Assis Chateaubriand - PR. Graduada em Ciências Sociais; com Especialização em História Regional, Fundamentos da Educação; Mestre em Educação; Doutora em Ciências Sociais; pesquisadora da questão racial e ensino. Concluiu o curso Cotas Raciais e Heteroidentificação, com carga horária de 30 horas oferecido pela UTFPR.
Membro 2: Pedagoga - servidora pública na UTFPR, natural de Cruzeiro do Oeste - PR. Graduada em Pedagogia; com Mestrado e Doutorado em Educação.
Membro 3: Psicóloga - servidora pública na UTFPR, natural de Londrina - PR. Graduada em Psicologia; com Especialização em Psicopedagogia e em Neuropsicologia.
Membro 4: Docente - servidor público na UTFPR, natural da Colômbia, brasileiro naturalizado. Graduação e Mestrado (Colômbia) e Doutorado (Brasil).
Membro 5: Docente - servidor público na UTFPR, natural de Santos - SP. Graduado em Licenciatura em Química; Licenciatura em Ciências Biológicas, Tecnologia em Alimentos; com Especialização em Metodologia para o ensino de Química; Mestre em Ciências de Alimentos; Doutor em Engenharia Agrícola.
Campus Pato Branco
Membro 1: Professora do Magistério Superior, Doutora em Ciência do Solo, Professora na área de Ciências Agrárias e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Aperfeiçoamento em Filosofia L1. Université Pierre-Mendès-France - Grenoble II, UPMF, França. Autora o artigo “Manejo e Conservação do Solo por e para mulheres: empoderamento e resgate de saberes ancestrais”.
Membro 2: Professor do Magistério Superior, Mestre em Engenharia de Transportes, Professor na área de Construção Civil.
Membro 3: Professora do Magistério Superior, Mestre em Desenvolvimento Regional, Professora na área de Construção Civil.
Membro 4: Professor do Magistério Superior, Doutor em Biotecnologia Industrial, Professor na área de Química e Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Processos Químicos e Bioquímicos.
Membro 5: Pedagoga, Graduada em Pedagogia e Geografia, Mestre em Educação, Atua no Projeto de Pesquisa “Educação Diversidade e Inclusão” da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Autora dos artigos: “Bulliyng: uma forma de violência”, “Inclusão: uma realidade em discussão” e “Potencializando a Vida: um relato de Inclusão no Ensino Superior".
Curitiba, 10 de junho de 2022
Marcelo Kusma
Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO KUSMA, DIRETOR(A) DE GESTÃO, em (at) 10/06/2022, às 14:41, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
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Referência: Processo nº 23064.001540/2022-85 | SEI nº 2770013 |