Boletim de Serviço Eletrônico em 13/06/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

REITORIA

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

 

currículo dos membros da comissão de heteroidentificação referente ao edital 001/2022 - CPCP - TAE

 

Campus Curitiba

Membro 1: Doutora em Sociologia. Mestra em Tecnologia e Sociedade. Licenciada em Filosofia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Relações de Gênero e Tecnologia. Principais interesses de pesquisa: Relações de Gênero; Educação para as Relações Étnico-Raciais; Enfrentamento ao Racismo; Branquitude Crítica.

Membro 2: Pedagoga / Bacharela em Direito; pesquisadora da temática sobre a “Representatividade das Mulheres Negras no Judiciário Paranaense”. Ativista de direitos humanos e do movimento negro. Ex Ouvidora-Geral Externa da Defensoria Pública do Estado do  Paraná. Assessora de Formação  da Associação Cultura de Negritude e Ação Popular- ACNAP. Consultora da Comissão da Igualdade Racial da OAB-PR. Consultora da Comissão de Estudo Sobre Violência de Gênero da OAB/PR. Foi Assessora Parlamentar na Câmara Municipal de Curitiba e na Câmara dos Deputados Federais com atuação no Estado do Paraná. Fundadora do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Estado do Paraná - COPEDH. 

Membro 3: Mestre em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR; Especialista em História e Cultura Africana e Afro-brasileira, Educação para as Ações Afirmativas no Brasil pela Universidade Tuiuti do Paraná-UTP;. Graduado em Filosofia pela Faculdade João Bagozzi. Membro da Comissão Executiva do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial do Paraná - FPEDER/PR. Diretor Fundador da Associação Cultural de Negritude e Ação Popular (ACNAP). Atualmente Professor autônomo, atuando na formação de professores da Rede Pública Municipal e Estadual para o ensino da História, Cultura e Filosofia Africana, Afro Brasileira e Indígena em cumprimento à Lei 10.639/03 e 11.645/08. Assessor de Formação Continuada CJCIAS-Unisinos/CEPAT. Pesquisador das Relações Raciais e Politicas Afirmativas no Brasil. Membro da Comissão de Cotas da Universidade Federal do Paraná-UFPR; Membro da Comissão Permanente de Cotas da Universidade do Estado do Paraná-UNESPAR.

Membro 4: Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Pós-doutora em Educação/Relações Étnico-raciais pela Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa/CNPq sobre o Movimento do Contestado. Coordenadora da Equipe Multidisciplinar do CPM/SEED. Professora de Sociologia do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Professora da Faculdades da Indústria/Sistema FIEP.

Membro 5: Doutoranda em Educação, pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Letras: linguagens e identidades e licenciada em História, ambos pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professora de História, na UFAC, onde também lidera o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e preside a Comissão de Heteroidentificação de acesso ao Ensino Superior. 

 

Campus Dois Vizinhos 

Membro 1: Assistente em administração, graduação em Direito, especialização em Gestão Pública com habilitação em Gestão de Pessoas. Realizou o curso de formação para membros das comissões de heteroidentificação denominado "Cotas Raciais e Heteroidentificação" pela plataforma Mundi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

Membro 2: Assistente em Administração, com graduação em Ciências Econômicas, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão/PR, especialização em "Controladoria e Gestão Financeira", ministrado pela Universidade Paranaense - UNIPAR - Campus Francisco Beltrão/PR, realizou o curso de formação para membros das comissões de heteroidentificação denominado "Cotas Raciais e Heteroidentificação" pela plataforma Mundi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

Membro 3: Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, graduação em Engenharia Cartográfica, com mestrado e doutorado em Ciências Geodésicas. Participou de ações relacionadas ao Dia da Consciência Negra na UTFPR. Participa da Comissão de Análise dos Documentos do Auxílio Estudantil. Realizou o curso de formação para membros das comissões de heteroidentificação denominado "Cotas Raciais e Heteroidentificação" pela plataforma Mundi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

Membro 4: Tradutor Intérprete de Libras, Graduado em: Letras Libras, Responsável pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do campus Dois Vizinhos. Realizou o curso de formação para membros das comissões de heteroidentificação denominado "Cotas Raciais e Heteroidentificação" pela plataforma Mundi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

Membro 5: Psicóloga, com especialização em MBA em Gestão de Recursos Humanos, mestrado em Letras:  Linguagem, Educação e Trabalho. Durante a formação cursou as disciplinas de "Psicologia Social", "Sociologia", "antropologia cultural" e "genética humana". Realizou o curso de formação para membros das comissões de heteroidentificação denominado "Cotas Raciais e Heteroidentificação" pela plataforma Mundi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

 

Campus Medianeira

Membro 1: Docente - servidora pública na UTFPR, natural de Assis Chateaubriand - PR. Graduada em Ciências Sociais; com Especialização em História Regional, Fundamentos da Educação; Mestre em Educação; Doutora em Ciências Sociais; pesquisadora da questão racial e ensino. Concluiu o curso Cotas Raciais e Heteroidentificação, com carga horária de 30 horas oferecido pela UTFPR.

Membro 2: Pedagoga - servidora pública na UTFPR, natural de Cruzeiro do Oeste - PR. Graduada em Pedagogia; com Mestrado e Doutorado em Educação.

Membro 3: Psicóloga - servidora pública na UTFPR, natural de Londrina - PR. Graduada em Psicologia; com Especialização em Psicopedagogia e em Neuropsicologia.

Membro 4: Docente - servidor público na UTFPR, natural da Colômbia, brasileiro naturalizado. Graduação e Mestrado (Colômbia) e Doutorado (Brasil).

Membro 5: Docente - servidor público na UTFPR, natural de Santos - SP. Graduado em Licenciatura em Química; Licenciatura em Ciências Biológicas, Tecnologia em Alimentos; com Especialização em Metodologia para o ensino de Química; Mestre em Ciências de Alimentos; Doutor em Engenharia Agrícola.

 

Campus Pato Branco

Membro 1: Professora do Magistério Superior, Doutora em Ciência do Solo, Professora na área de Ciências Agrárias e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Aperfeiçoamento em Filosofia L1. Université Pierre-Mendès-France - Grenoble II, UPMF, França. Autora o artigo “Manejo e Conservação do Solo por e para mulheres: empoderamento e resgate de saberes ancestrais”.

Membro 2: Professor do Magistério Superior, Mestre em Engenharia de Transportes, Professor na área de Construção Civil.

Membro 3: Professora do Magistério Superior, Mestre em Desenvolvimento Regional, Professora na área de Construção Civil.

Membro 4: Professor do Magistério Superior, Doutor em Biotecnologia Industrial, Professor na área de Química e Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Processos Químicos e Bioquímicos.

Membro 5: Pedagoga, Graduada em Pedagogia e Geografia, Mestre em Educação, Atua no Projeto de Pesquisa “Educação Diversidade e Inclusão” da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Autora dos artigos: “Bulliyng: uma forma de violência”, “Inclusão: uma realidade em discussão” e “Potencializando a Vida: um relato de Inclusão no Ensino Superior".

 

 

 

Curitiba, 10 de junho de 2022

Marcelo Kusma

Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO KUSMA, DIRETOR(A) DE GESTÃO, em (at) 10/06/2022, às 14:41, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2770013 e o código CRC (and the CRC code) F20238CE.



 


Referência: Processo nº 23064.001540/2022-85 SEI nº 2770013