Boletim de Serviço Eletrônico em 15/06/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

REITORIA

Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional

Assessoria de Assuntos Estudantis

 

EDITAL nº 10/2022 - PROGRAD/ASSAE

PROTAGONISMO ESTUDANTIL

O Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) e o Assessor de Assuntos Estudantis (ASSAE), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, tornam público que estão abertas as inscrições de projetos para seleção de Bolsas de Protagonismo Estudantil, destinadas aos estudantes regularmente matriculados na UTFPR, de acordo com o que estabelece o presente Edital.

1. DO OBJETO.

1.1. O presente Edital tem a finalidade de selecionar estudantes dos cursos de graduação, técnicos ou pós-graduação stricto sensu da UTFPR, que estejam cursando regularmente no mínimo uma disciplina, para o programa de bolsas do Protagonismo Estudantil, mediante a submissão de projeto atinente ao desenvolvimento de novas práticas que contribuam para uma cultura de engajamento e proatividade dos(as) estudantes dentro da UTFPR.

§1º.  Os projetos devem contribuir e fomentar a resolução de questões da comunidade acadêmica, em nível local (campus) ou institucional (com impacto em mais de um campus), valorizando a aproximação das pessoas, a melhoria do apoio pedagógico, a promoção do bem-estar e manifestações artístico-culturais.

§2º. Serão desclassificados projetos que caracterizem iniciação científica, grupos de pesquisa, monitoria de estudantes ou projetos de extensão, considerando as observações que seguem:

I - O Programa de Monitoria da UTFPR tem como finalidade contribuir com o processo ensino-aprendizagem. Os/as estudantes monitores, sob orientação de professores, auxiliam os/as estudantes no esclarecimento de dúvidas relacionadas a conteúdos de determinadas disciplinas vinculadas aos cursos de graduação da UTFPR. 

II - Os programas de iniciação científica da UTFPR desenvolvem ações de orientação qualificada para o desenvolvimento do pensamento científico dos orientandos. Os estudantes vinculados a esses programas geralmente participam de grupos de pesquisa/estudo, escrevem artigos com seus orientadores e participam de congressos ou eventos voltados à pesquisa. 

III - Os projetos de extensão da UTFPR estão comprometidos com a minimização dos problemas sociais, portanto, as ações são direcionadas às demandas da população, promovendo maior articulação entre a universidade e a sociedade. Para mais informações, acesse as Diretrizes de Extensão da UTFPR: https://portal.utfpr.edu.br/documentos/relacoes-empresariais-e-comunitarias/dirext/regulamentos/diretrizes-da-extensao-na-utfpr

2. DAS NORMAS GERAIS.

2.1. Cada proposta submetida a este Edital deverá possuir um(a) servidor(a) orientador(a), que será responsável por acompanhar o desenvolvimento do projeto, sem prejuízo das suas atividades administrativas. 

Parágrafo único - Opcionalmente, os projetos aprovados podem, com a anuência do(a) orientador(a), receber a indicação de até 2 (dois) estudantes voluntários(as), totalizando 3 (três) estudantes, orientados(as) concomitantemente, por projeto.

2.2. Os(as) estudantes bolsistas deverão fazer seus horários de atividades em comum acordo com o(a) servidor(a) orientador(a) do projeto, sem prejuízo das atividades de ensino. 

2.3. Para cada projeto aprovado será concedida uma bolsa mensal para um(a) bolsista apenas, conforme estabelece o item 5.1 deste Edital.

2.4. O(a) servidor(a) orientador(a) deverá encaminhar ao Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPE), no mês de encerramento da vigência da bolsa, uma via do relatório final com seu parecer avaliativo sobre o projeto, conforme constante no anexo VI deste Edital.

2.5. Os projetos deverão ser voltados para a comunidade acadêmica da UTFPR, caso contrário serão desclassificados.

2.6. Os projetos podem ser desenvolvidos na modalidade presencial, remota ou híbrida (parte presencial e parte remota).

3. DOS REQUISITOS, DIREITOS E DEVERES DO(S) BOLSISTA(S) E VOLUNTÁRIO(S).

3.1. Os(as) estudantes bolsistas são responsáveis pelo projeto contemplado no Protagonismo Estudantil. Os estudantes voluntários são os que contribuem, sem ônus para a Instituição, com as atividades do projeto vinculado ao Protagonismo Estudantil.

3.2. O(a)(s) estudante(s) bolsista(s) e voluntário(a)(s) deve(m):

I. Estar regularmente matriculados(as) nos cursos de graduação, técnicos ou pós-graduação stricto sensu da UTFPR, e cursando ao menos uma disciplina.

II. Ter acesso a equipamento, tais como computador, notebook ou smartphone, com internet para o desenvolvimento das atividades do Projeto na modalidade remota, híbrida ou presencial. 

Parágrafo único - É responsabilidade do(s) estudante(s) bolsista(s) e voluntário(a)(s) providenciar equipamento com acesso à internet para a execução do projeto. 

III. Enviar ao orientador(a) a ficha de acompanhamento mensal (conforme anexo V deste Edital), descrevendo o resumo das atividades realizadas semanalmente, que devem corresponder ao tempo integral de 12 horas semanais.

a) A ficha deverá ser enviada até o dia 20 de cada mês, apresentando à evolução do projeto. Exigência condicionante à continuidade do recebimento das bolsas.

b) Caso a ficha de acompanhamento mensal seja entregue atrasada não haverá o pagamento da bolsa referente ao mês, não havendo cumulatividade.

IV. Preparar o relatório final, com anuência do(a) orientador(a), que deve ser enviado em meio eletrônico para o NUAPE até o dia 09 de dezembro de 2022.

a) O relatório final deverá obedecer ao conteúdo do anexo VI deste Edital.

V. Apresentar ao(a) servidor(a) orientador(a) relatório final dos resultados obtidos com o seu projeto, dentro do prazo estabelecido neste Edital.

VI. Quando for o caso, elaborar e aplicar as listas de presenças das pessoas que assistirão/participarão das atividades planejadas do projeto. 

a) As listas devem estar acompanhadas: na modalidade remota ou híbrida, de imagens (print) das telas com a identificação dos participantes; na modalidade presencial de fotos das atividades; e, em ambos os casos, encaminhadas junto com as fichas de acompanhamento mensais.

b) Ações que requerem a interação dos usuários devem ser comprovadas pelo número de acesso e encaminhadas junto com as fichas de acompanhamento mensais.

VII. É expressamente vedada a divisão do valor mensal da bolsa entre dois(duas) ou mais estudantes.

VIII. Quando houver a necessidade de afastamento das atividades do projeto, decorrentes de casos fortuitos ou de força maior, o tempo máximo permitido ao estudante bolsista é de 15 dias consecutivos, devendo comunicar ao orientador/a, utilizando o anexo X deste Edital, sem prejuízo do recebimento da bolsa.

§1º. Para afastamento por período superior a 15 dias e igual ou inferior a 30 dias, o/a estudante deverá comunicar a situação para o/a orientador/a, utilizando o anexo X deste Edital, o qual analisará a solicitação do afastamento e encaminhará o seu parecer para a validação do NUAPE e ciência da ASSAE. 

§2º. O estudante voluntário assumirá a execução do projeto na qualidade de voluntário no período de afastamento do estudante protagonista bolsista, quando o afastamento for superior a 15 dias e igual ou inferior a 30 dias.

§3º. Se o afastamento for superior a 30 dias, o estudante protagonista bolsista deverá ser substituído pelo estudante voluntário, de acordo com as definições constantes no item 4.6 deste Edital.

§4º. O Projeto deverá ser encerrado se não contar com estudante voluntário e o afastamento do estudante protagonista bolsista for superior a 30 dias. 

3.3. O(A) estudante bolsista(a) poderá, havendo a necessidade e em comum acordo, realizar a troca do(a) orientador(a). A substituição do(a) orientador(a) deverá ser realizada via documento assinado conforme o anexo VIII deste Edital. 

3.4. O(a)(s) estudante(s) bolsista(s) e voluntário(a)(s) deve(m) permanecer junto ao Projeto até a finalização ou obter participação mínima em 75% das atividades do mesmo para ter direito ao certificado. O referido certificado só será emitido com o devido ateste do(a) orientador(a) do Projeto. 

4. DOS REQUISITOS, DIREITOS E DEVERES DO(A) SERVIDOR(A) ORIENTADOR(A).

4.1. O(A) orientador(a) deve:

I. Ser no mínimo graduado(a).

II. Pertencer ao quadro de servidores(as) permanente da UTFPR, sendo, preferencialmente, servidores(as) do NUAPE.

III. Dedicar o período de 2 horas semanais para a orientação do(a) Estudante Protagonista.

IV. Indicar por e-mail ao NUAPE orientador(a) substituto para o período de afastamento superior a 15 dias.

V. Não se afastar totalmente para formação, ou qualquer tipo de licença, em período superior a 2 meses durante a vigência do projeto.

VI. Quando do interesse do(a)(s) estudante(s) orientando(a)(s), incluir os nomes desses como coautores de publicações, sempre que elaborados com a efetiva participação dos(as) mesmos(as). 

VII. Emitir as declarações de participação aos participantes em atividades e eventos realizados no âmbito do projeto. 

4.2. No caso de eventual impedimento à orientação, em comum acordo com o(a) orientando(a) bolsista, indicar por e-mail ao NUAPE o(a) novo(a) orientador(a), mediante envio do anexo VIII deste Edital, devidamente preenchido e assinado.

4.3. Quando houver a necessidade de substituição de estudante voluntário,  indicar ao NUAPE o(a) novo(a) estudante para a vaga, respeitando as disposições constantes no item 3 deste Edital.

4.4. Acompanhar continuamente todas as atividades descritas no cronograma de execução do projeto e obrigatoriamente dar anuência na ficha de acompanhamento mensal e na entrega do relatório final do projeto, bem como encaminhar os referidos documentos ao NUAPE.

Parágrafo único - No período de afastamento do orientador(a) principal, o(a) orientador(a) substituto poderá dar anuência na ficha de acompanhamento mensal e, quando for o caso, no relatório final do projeto.

4.5. O(a) orientador(a) deve comunicar ao NUAPE quanto ao descumprimento, por parte do(a) estudante bolsista e voluntário(a), das atividades previstas.

4.6. Compete ao orientador(a), mediante justificativa apresentada ao NUAPE, realizar a troca do(a) estudante bolsista, observando o que segue:

I.  A substituição do(a) estudante bolsista deverá ser realizada via documento assinado conforme o anexo VII deste Edital. 

II. A escolha do(a) estudante substituto(a) deverá ser entre o(a)(s) estudante(s) voluntário(a)(s) participante(s) do Projeto.

III. O orientador escolherá o(a) estudante voluntário(a) substituto seguindo os critérios: melhor coeficiente acadêmico, disponibilidade de tempo e comprometimento com o Projeto.

5. DA CONCESSÃO DE BOLSAS.

5.1. O valor mensal da bolsa concedida aos estudantes será de R$ 500,00 (quinhentos reais) a ser depositado em conta bancária, exclusivamente em nome do estudante, preferencialmente no Banco do Brasil (Banco 001) ou Caixa Econômica Federal (Banco 104), durante 4 (quatro) meses – de agosto a novembro de 2022. 

§1º. A abertura da conta bancária deverá ser providenciada pelo(a) estudante contemplado(a), devendo cadastrar no Portal do Aluno da UTFPR em até 7 dias úteis após a divulgação do resultado da seleção dos projetos, sob pena de perda do direito ao recebimento da bolsa.

§2º. A manutenção e atualização dos dados bancários válidos é de responsabilidade exclusiva do(a) estudante bolsista e deverá ser realizada no Portal do Aluno da UTFPR, até o dia 20 do mês vigente, sob pena de atraso no pagamento. 

§3º. Após o cadastramento ou atualização dos dados bancários no Portal do Aluno, o/a estudante deverá comunicar o NUAPE do campus por e-mail. 

§4º. O pagamento da primeira parcela será realizado no mês de setembro de 2022. As demais parcelas serão pagas nos meses consecutivos.

5.2. A dotação orçamentária utilizada para esse Edital é derivada da fonte 8100 - ação 20RK, orçamento de custeio da UTFPR, exercício 2022, destinado a programas de apoio e fortalecimento da ASSAE e NUAPEs.

5.3. O número possível de projetos contemplados por campus, corresponderá ao respectivo quantitativo de estudantes regularmente matriculados nos seus cursos de graduação, sendo o que segue:

I. Com até 1.000 estudantes: até 4 projetos (Francisco Beltrão e Santa Helena) 

II. De 1.001 a 3.000 estudantes: até 6 projetos (Apucarana; Campo Mourão; Dois Vizinhos; Guarapuava; Londrina; Medianeira e Toledo) 

III. De 3.001 a 5.000 estudantes: até 8 projetos (Cornélio Procópio; Pato Branco e Ponta Grossa) 

IV. Acima de 5.000 estudantes: até 11 projetos (Curitiba)

5.4. As bolsas serão concedidas ao estudante, somente e impreterivelmente, até o final da vigência do prazo estabelecido neste Edital, sem a possibilidade de prorrogação do período de concessão.

5.5. Não há recursos disponíveis para compra de materiais ou ajuda de custo.

6. DA INSCRIÇÃO E ENVIO DAS PROPOSTAS.

6.1. As inscrições devem ser realizadas pelo(a) estudante por meio eletrônico, no período de 15/06 a 01/07/2022, enviando e-mail para o NUAPE do campus cuja matrícula do curso está regular, contendo os arquivos necessários elencados no item 6.2 deste Edital, em formato “.pdf”. 

§1º. Os e-mails dos NUAPEs podem ser consultados no link que segue: https://portal.utfpr.edu.br/alunos/servicos/apoio 

§2º. Não serão aceitas propostas submetidas por qualquer outro meio, tampouco após o prazo final de recebimento definidos neste item.

§3º. Será aceita uma única proposta por proponente. Na hipótese de envio de uma segunda proposta pelo mesmo proponente, dentro do prazo limite estabelecido neste item para submissão das propostas, esta será considerada substituta da anterior, sendo levada em conta para análise apenas a última proposta recebida. 

§4º. Em se constatando propostas idênticas, enviadas por diferentes proponentes, todas serão desclassificadas.

6.2. Na inscrição, observando o constante no Item 6.1 deste Edital, o(a) estudante deverá enviar os seguintes documentos:

I. Projeto – ANEXO I;

II. Plano de Trabalho do(a) Estudante Proponente – ANEXO II;

6.3. Ao formalizar o processo de inscrição, tanto o(a) orientador(a) quanto o(a) estudante bolsista (proponente), quanto estudante(s) voluntário(s) aceitam os termos do presente Edital, não podendo alegar desconhecimento.

6.4. O projeto deverá ser realizado no segundo semestre de 2022, sendo obrigatório o seu início na primeira quinzena do mês de agosto de 2022, e encerramento até o final do mês de novembro de 2022.

7. DA AVALIAÇÃO E PONTUAÇÃO DAS PROPOSTAS.

7.1. As propostas apresentadas serão avaliadas por Comissão de Seleção em cada campus, a qual julgará os projetos submetidos e definirá a pontuação obtida, levando em conta os critérios estabelecidos no Quadro 01 e no Anexo IX deste Edital.

Quadro 01 – Critérios de avaliação e pontuação das propostas.

Categoria de avaliação

Critérios

Pontuação

I . Qualidade do texto/proposta

Clareza da questão problema, dos objetivos e das metas.

 De acordo o anexo IX deste Edital

Convergência das atividades propostas com os objetivos e metodologia definidas, bem como no potencial em responder a questão problema.

Racionalidade do projeto, ou seja, coerência da proposta com o tempo estabelecido para a sua efetivação.

II. Característica do projeto

Produção de materiais/indicadores e/ou site que pode ser replicado em outro(s) semestre(s).

Relevância e efetividade do projeto na solução de demandas emergentes da comunidade acadêmica.

III. Impacto da execução do projeto

Benefícios educacionais e sociais dentro da UTFPR

Número de potenciais beneficiários

7.2. A pontuação final do projeto será calculada somando-se os pontos atribuídos nas escalas dos critérios de cada categoria de avaliação, conforme disposto no anexo IX deste Edital. 

7.3. É vedada a participação de membro da Comissão de Seleção em que esteja participando da equipe do projeto: seu cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou na colateral, até o terceiro grau; ou esteja litigando judicial ou administrativamente com qualquer membro da equipe do projeto ou seus respectivos cônjuges ou companheiros.

7.4. A presente Chamada do Edital poderá ser revogada ou anulada a qualquer tempo, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da PROGRAD/ASSAE, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, em decisão fundamentada, sem que isso implique direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza.

8. DO RESULTADO DA SELEÇÃO.

8.1. A classificação das propostas devidamente inscritas serão publicadas pela PROGRAD/ASSAE, por campus e por ordem decrescente da pontuação, até às 23:59 do dia 18/07/2022, no seguinte endereço eletrônico: https://portal.utfpr.edu.br/editais/assessoria-estudantil/reitoria/protagonismo-estudantil-2022

Parágrafo único - No caso de não contemplação ou sendo todos os projetos do campus contemplados, e permanecendo a disponibilidade de bolsa(s) frente ao quantitativo estabelecido no item 5.3 deste Edital, com a respectiva disponibilidade do orçamento, estas serão distribuídas entre os demais campus atendendo o critério e sequência de maior pontuação.

9. DO DESEMPATE.

9.1. Caso ocorra empate entre propostas, o desempate será feito com base na maior pontuação obtida na categoria de avaliação 02. Persistindo o empate, com base na maior pontuação obtida na categoria de avaliação 03. Persistindo ainda o empate, com base na maior pontuação obtida na categoria de avaliação 01 e ainda persistindo o empate, será classificado o(a) estudante proponente com maior coeficiente de rendimento acadêmico.

10. DOS RECURSOS E DO RESULTADO FINAL.

10.1. Os recursos ao resultado da seleção do presente Edital poderão ser protocolados nos dias 19 e 20/07/2022, até às 23:59, mediante envio de e-mail para o NUAPE do campus onde o(a) estudante está matriculado(a).

10.2. As respostas aos recursos serão divulgadas, no endereço eletrônico indicado no 8.1 deste Edital, até às 23:59 do dia 27/07/2022.

10.3. O resultado final com as propostas contempladas será divulgado, no endereço eletrônico indicado no 8.1 deste Edital, até às 23:59 do dia 27/07/2022.

10.4. Os(as) estudantes bolsistas  e voluntários com propostas contempladas tem o prazo de 7 (sete) dias úteis, após a publicação do resultado final, para enviar o “Termo de aceitação de realização de atividades vinculadas ao protagonismo estudantil” – ANEXO III, para os(as) estudantes bolsistas, e ANEXO IV, para os(as) estudantes voluntários, deste Edital, para o e-mail do NUAPE do campus onde está matriculado.

§1º. Se o termo de aceitação não for enviado no prazo estipulado, o(a) estudante perderá o direito de participação no Protagonismo Estudantil.

§2º. As atividades desenvolvidas pelo(a) estudante no projeto de Protagonismo Estudantil devem estar de acordo com o regime de carga horária definido no  inciso III, do Item 3.2 deste Edital, e serão realizadas sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR.

11. DO CRONOGRAMA.

11.1. Os eventos/etapas e períodos/prazos estabelecidos para garantir a inscrição neste Edital constam no Quadro 2.

Quadro 02 – Cronograma de submissão dos projetos para seleção de Bolsas de Protagonismo Estudantil.

Evento / Etapa

Período / Prazos

Inscrição do Projeto

15/06 a 01/07/2022

Resultado da Seleção do Projeto

18/07/2022

Recursos ao Resultado da Seleção

19 e 20/07/2022

Resultado dos Recursos

27/07/2022

Resultado Final da Seleção

27/07/2022

12. DO CANCELAMENTO DA CONCESSÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS.

12.1. Caso não seja entregue o relatório final em conformidade com o que estabelece o presente Edital, os valores recebidos pelo bolsista deverão ser devolvidos integralmente, sendo apurada a situação e tomadas outras medidas cabíveis, conforme previsto no Regulamento Disciplinar Discente da UTFPR e no ordenamento jurídico brasileiro.

13. DA PROPRIEDADE INTELECTUAL.

13.1. Os direitos de propriedade intelectual e industrial, que possam resultar das atividades realizadas no âmbito dos projetos contemplados no presente Edital, serão regidos pelo Regulamento da Propriedade Intelectual da UTFPR, disponível na página eletrônica da PROREC.

14. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS.

14.1 Após a conclusão do projeto, com a entrega e aprovação do relatório final, os certificados de participação dos(as) estudantes bolsistas e voluntários(as), bem como dos(as) orientadores(as), serão emitidos pela ASSAE.

14.2. As assinaturas nos documentos constantes em anexo deste Edital, deverão corresponder às definições estabelecidas no artigo 9º da Instrução Normativa PROGRAD/UTFPR 2/2021.

14.3. Os prazos constantes neste Edital são improrrogáveis e a perda de quaisquer um deles implica na perda do respectivo direito em continuar participando do processo.

14.4. As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela PROGRAD/ASSAE, ouvindo os NUAPEs e, no caso de avaliação das propostas, às respectivas comissões, observada a legislação vigente.

14.5. O presente Edital e, quando se fizer necessário, retificações serão publicadas no seguinte endereço eletrônico: https://portal.utfpr.edu.br/editais/assessoria-estudantil/reitoria/protagonismo-estudantil-2022

14.6. Fica eleito o foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir eventuais dúvidas oriundas deste Edital.

14.7. Compõem este Edital os seguintes Anexos: 

ANEXO I – MODELO DE PROJETO;

ANEXO II – PLANO DE TRABALHO DO ESTUDANTE PROPONENTE; 

ANEXO III – TERMO DE ACEITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES VINCULADAS AO PROTAGONISMO ESTUDANTIL - ESTUDANTE BOLSISTA; 

ANEXO IV – TERMO DE ACEITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES VINCULADAS AO PROTAGONISMO ESTUDANTIL - ESTUDANTE VOLUNTÁRIO; 

ANEXO V – FICHA DE ACOMPANHAMENTO MENSAL DA REALIZAÇÃO DO PROJETO;

ANEXO VI – RELATÓRIO FINAL DO PROJETO;

ANEXO VII – FORMULÁRIO PARA SUBSTITUIÇÃO DE ESTUDANTE BOLSISTA; 

ANEXO VIII – FORMULÁRIO PARA SUBSTITUIÇÃO DE ORIENTADOR(A); 

ANEXO IX – ESCALA DE AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS;

ANEXO X - FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE AFASTAMENTO - BOLSISTA.

 

Curitiba-PR, 15 de junho de 2022. 


(assinado eletronicamente)

Weslei Trevizan Amâncio

Assessor para Assuntos Estudantis – ASSAE

UTFPR

 

(assinado eletronicamente)

Guilherme Alceu Schneider

Pró-Reitor Adjunto de Graduação e Educação Profissional - PROGRAD

UTFPR

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) WESLEI TREVIZAN AMANCIO, ASSESSOR(A), em (at) 15/06/2022, às 10:40, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUILHERME ALCEU SCHNEIDER, PRO-REITOR ADJUNTO, em (at) 15/06/2022, às 12:10, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO I

MODELO DE PROJETO

A apresentação do projeto para o protagonismo estudantil é OBRIGATÓRIA PARA TODOS(AS) os(as) Estudantes da UTFPR.

Utilizar a Fonte Arial 12, com espaçamento 1.5, no texto.

ITENS OBRIGATÓRIOS:

1. Caracterização do Problema.

Descrever objetivamente a questão problema que o projeto almeja apresentar uma resposta.

2. Objetivos e Metas.

Apresentar os objetivos e metas, descrevendo, como estes serão, respectivamente, desenvolvidos e atingidos.

3. Métodos e Procedimentos.

Descrever sucintamente a metodologia empregada para a execução do projeto e como o resultado final será alcançado.

4. Público-Alvo.

Apresentar quem é o público-alvo do projeto.

5. Resultados e/ou materiais/indicadores esperados.

Descrever os resultados e ou materiais/indicadores esperados por meio das ações a serem implementadas durante o desenvolvimento do projeto proposto.

6. Indicadores.

Potencial número de pessoas a serem beneficiadas pelo projeto. 


 

ANEXO II

PLANO DE TRABALHO DO(A) ESTUDANTE PROPONENTE

TÍTULO DO PROJETO

 

NOME DO(A) SERVIDOR (A)ORIENTADOR(A)

 

NOME DO(A) ESTUDANTE PROTAGONISTA

 

NOME DO(A) ESTUDANTE VOLUNTÁRIO(A)

 

NOME DO(A) ESTUDANTE VOLUNTÁRIO(A)

 

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

(Relacionar as diversas etapas (quantas forem necessárias) do trabalho a ser desenvolvido pelo estudante)

N.

DESCRIÇÃO

1

 

2

 

3

 

4

 

5

 

6

 

7

 

8

 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

ATIVIDADES

 

Mês

 

 

1

 

2

 

3

 

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Local e data:________________________________________________________________



 

ASSINATURA DO(A) ORIENTADOR(A)

ASSINATURA DO(A) ESTUDANTE

 

ANEXO III

TERMO DE ACEITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES VINCULADAS AO PROTAGONISMO ESTUDANTIL - ESTUDANTE BOLSISTA

 1. DADOS DO(A) ESTUDANTE BOLSISTA

Nome:

 

CPF

 

Telefone

 

E-mail:

 

BANCO

 

AGÊNCIA

 

CONTA CORRENTE/POUPANÇA

 

 2. VIGÊNCIA DA BOLSA

Início: 08/2022

Término: 11/2022

 3. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO DE PROTAGONISMO ESTUDANTIL

Título

 

Nome do/a orientador/a:

 

 

Local e data:________________________________________________________________



 

ASSINATURA DO(A) ORIENTADOR(A)

ASSINATURA DO(A) ESTUDANTE

 

ANEXO IV

TERMO DE ACEITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES VINCULADAS AO PROTAGONISMO ESTUDANTIL - ESTUDANTE VOLUNTÁRIO

 1. DADOS DO(A) ESTUDANTE VOLUNTÁRIO

Nome:

 

CPF

 

Telefone

 

E-mail:

 

 2. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO DE PROTAGONISMO ESTUDANTIL

Título

 

Nome do/a orientador/a:

 

 

Local e data:________________________________________________________________



 

ASSINATURA DO(A) ORIENTADOR(A)

ASSINATURA DO(A) ESTUDANTE


 

ANEXO V

FICHA DE ACOMPANHAMENTO MENSAL DA REALIZAÇÃO DO PROJETO

Nome:_________________________________________ Mês:_____________ RA:_____________

Semana

Resumo das atividades realizadas

Carga horária

De ___ a ___

 

 

De ___ a ___

 

 

De ___ a ___

 

 

De ___ a ___

 

 

De ___ a ___

 

 

De ___ a ___

 

 

De ___ a ___

 

 

Carga Horária Total:

 

Este anexo deve ser composto por: texto explicativo; imagens (fotos); lista de presença, se houver; links; mídias digitais; vídeos das atividades; dentre outros meios que comprovem a realização do projeto.

ESPAÇO PARA O(A) ORIENTADOR(A)

1. As atividades apresentadas pelo estudante atenderam ao cronograma proposto:

Sim (  )               Parcialmente (  )                    Não (  )

Observações:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A carga horária total correspondeu ao tempo de 12h semanais de atividade? (    ) SIM; (    ) NÃO. Justifique: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________                                                                                                                                                                 

 1.Parecer final:

Aprovado (  )                   Não Aprovado (  )

Observações:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Local e data:________________________________________________________________

 

ASSINATURA DO(A) ORIENTADOR(A)

ASSINATURA DO(A) ESTUDANTE


 

ANEXO VI

RELATÓRIO FINAL DO PROJETO

Nome:_____________________________________ RA:___________                               

ESPAÇO PARA O(A) PROTAGONISTA:

Principais resultados do projeto: (descreva o número de pessoas alcançadas, principais dificuldades, resultados e ganhos).

Dê sugestões de melhorias para o próximo edital.

______________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________

Local e data:________________________________________________________________

Nome:______________________________________________ Assinatura:

 

ESPAÇO PARA O(A) ORIENTADOR(A)

1. Avaliação do(a) estudante proponente

Fatores

Excelente

Bom

Regular

Fraco

Responsabilidade

 

 

 

 

Planejamento/Organização

 

 

 

 

Proatividade

 

 

 

 

Trabalho em equipe

 

 

 

 

Autocrítica (capacidade de evidenciar suas dificuldades)

 

 

 

 

As atividades realizadas pelo estudante corresponderam a ______ horas (carga horária total - somar as fichas de atividades mensal do projeto)

 

2. Parecer sobre o desenvolvimento das atividades do(a) estudante:

______________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________

3. Avaliação da sua atuação como orientador(a):

______________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________

4. Avaliação do Edital de Protagonismo Estudantil 2022:

______________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________

 

Local e data:________________________________________________________________

Assinatura:________________________________________ 

 

ANEXO VII

FORMULÁRIO PARA SUBSTITUIÇÃO DE ESTUDANTE BOLSISTA 

Solicito a substituição do(a) estudante(a): ____________________________________________________________________   

Vinculado ao projeto intitulado: ___________________________________________________________________________

Pelo(a) estudante: _______________________________________________________________________________________

Justificativa:

______________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________

Estudante era voluntário(a):

Sim ( ) Não (  )

Nome do/a requerente: _______________________________ Assinatura:  

 

Assinatura do(a) estudante substituído(a):

 

Assinatura do(a) estudante substituto(a):

 

Local e data:________________________________________________________________

 

Aval do NUAPE:

Local e data:_____________________________________________

Nome:_____________________________________ Assinatura:  

 

ANEXO VIII

FORMULÁRIO PARA SUBSTITUIÇÃO DE ORIENTADOR 

Solicito a substituição do(a) orientador(a): ____________________________________________________________________   

Vinculado ao projeto intitulado: ____________________________________________________________________________

Pelo(a) orientador(a): _____________________________________________________________________________________

Justificativa:

______________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________

 

Nome do(a) requerente:____________________________________ Assinatura:  

 

Assinatura do(a) orientador(a) substituído(a):

 

Assinatura do(a) orientador(a) substituto(a):

 

Local e data:________________________________________________________________

 

Aval do NUAPE:

Local e data:_____________________________________________

Nome:_____________________________________ Assinatura:  

 

ANEXO IX 

ESCALA DE AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS

a) Categoria 1 - Qualidade do texto/proposta 

a.1) Clareza da questão problema, dos objetivos e das metas.

1

2

3

4

5

Não está claro

totalmente

Não está claro

parcialmente

Clareza média

Parcialmente

claros

Totalmente 

claros

a.2) Convergência das atividades propostas, com os objetivos e metodologia definidas, bem como no potencial em responder a questão problema.

1

2

3

4

5

Não estão convergentes

totalmente

Não estão convergentes

parcialmente

Convergência média

Parcialmente

convergentes

Totalmente 

convergentes

a.3) Racionalidade do projeto, ou seja, coerência da proposta com o tempo estabelecido para a sua efetivação.

1

2

3

4

5

Não está racional

totalmente

Não está racional

parcialmente

Racionalidade média

Parcialmente racional

Totalmente racional

 b) Categoria 2 - Característica do projeto

b.1) O projeto gera materiais/indicadores e/ou site que pode ser replicado em outros semestres.

1

2

3

4

5

Não gera

totalmente

Não gera

parcialmente

Geração média

Gera

parcialmente

Gera

totalmente

b.2) Relevância e efetividade do projeto na solução de demandas emergentes da comunidade acadêmica.

1

2

3

4

5

Não está relevante totalmente

Não está relevante parcialmente

Relevância média

Parcialmente

relevante

Totalmente

relevante

 c) Categoria 3 - Impacto da execução do projeto

c.1) Benefícios educacionais e sociais dentro da UTFPR.

1

2

3

4

5

Não é benéfico totalmente

Não é benéfico parcialmente

Benefícios médio

Parcialmente benéfico

Totalmente benéfico

c.2) Número de potenciais beneficiários.

1

2

3

4

5

Não é definido em quantitativo significativo totalmente

Não é definido em quantitativo significativo parcialmente

Definição em quantitativo médio

Definido em quantitativo

parcialmente significativo

Definido em quantitativo

totalmente significativo

 Pontuação dos critérios:
a.1: ____ +  a.2: ____ + a.3: ____ = ____

b.1: ____ + b.2: ____ = ____

c.1: ____ + c.2: ____ = ____

Total: ________

 

Local e data:________________________________________________________________ 

 

Comissão avaliadora do campus _________________ da UTFPR:

1. Nome:  __________________________________________ Assinatura:

2. Nome:  __________________________________________ Assinatura:

3. Nome:  __________________________________________ Assinatura:

4. Nome:  __________________________________________ Assinatura:

 

ANEXO X 

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE AFASTAMENTO - BOLSISTA

Nome:_____________________________________ RA:________________

Solicito o meu afastamento por _____ dias da execução do Projeto intitulado______________________________________________, no período de _____a _______, pelos seguintes motivos:_________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________.                 

Local e data:________________________________________________________________

Nome:____________________________________ Assinatura:  

 

Parecer do(a) orientador(a): (  ) Favorável   (  ) Contrário. Justificativa:__________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Local e data:________________________________________________________________

  Nome:____________________________________ Assinatura:  

 

Aval do NUAPE: (  ) Favorável   (  ) Contrário. 

Justificativa:__________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Local e data:_____________________________________________

Nome:_____________________________________ Assinatura:  

            


Referência: Processo nº 23064.029421/2022-97 SEI nº 2773109