Boletim de Serviço Eletrônico em 10/06/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PONTA GROSSA

PROG. DE POS-GRAD EM BIOTECNOLOGIA-PG

 

EDITAL n° 03/2021 – PPGBIOTEC

REABERTURA

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA BOLSAS DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA, MULTICAMPI DOIS VIZINHOS E PONTA GROSSA, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

 

 1. APRESENTAÇÃO

1.1 A Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições legais, tornam público os critérios de inscrição e seleção para bolsas de mestrado para futuras cotas a serem liberadas no ano corrente seguindo ordem de classificação.

 

1.2 É elegível ao recebimento de bolsas o candidato que cumprir os seguintes requisitos:

  1. Estar matriculado no PPGBIOTEC como estudante regular de mestrado;

  2. Ter disponibilidade para dedicar-se integralmente as atividades do PPGBIOTEC;

  3. Não ter remuneração decorrente de vínculo empregatício formal ou informal de qualquer natureza, com exceção dos casos previstos pelas normas das agências de fomento à pesquisa;

  4. Não acumular bolsa deste Programa de qualquer modalidade de bolsa/auxílio de outro programa da CAPES, de outra agência de fomento, ou de organismos nacionais ou internacionais;

  5. Não estar aposentado ou em situação equiparada;

  6. Aos alunos que já cumpriram créditos no PPGBIOTEC, não possuir nenhum conceito igual ou inferior a “C” em nenhuma das disciplinas.

 

2. PERÍODO E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

2.1 As inscrições poderão ser feitas entre os dias 13/06/2022 e 30/06/2022.

2.2. O pedido de inscrição dos candidatos a Bolsas será feito por meio de Requerimento disponível no sítio: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgbiotec/documentos, sob o título “Requerimento Padrão”.

2.3 No ato da inscrição serão necessários os seguintes documentos:

a) Requerimento Padrão preenchido e assinado pelo candidato.

b) Declaração de matrícula atualizada (de até 30 dias do início das inscrições) do aluno, obtida pelo aluno diretamente do Sistema Acadêmico; ou comprovante de aprovação em processo de seleção para ingresso no PPGBIOTEC (este último, condicionado a apresentação do comprovante efetivo de matrícula como aluno regular no momento da aplicação da bolsa);

c) Anexo I – devidamente preenchido.

d) Currículo Lattes (ATUALIZADO), devidamente comprovado, conforme Anexo I deste edital.

2.4 Os documentos do item 2.3 deverão ser enviados exclusivamente por e-mail em um único arquivo em formato PDF de no máximo 10 MB. O nome do arquivo deverá ser nome e sobrenome do candidato, ex.: Nome.Sobrenome.pdf. Caso necessário, o candidato deve reduzir o tamanho do seu arquivo em PDF utilizando compressores de PDF online gratuitos disponíveis na internet. O aluno deverá encaminhar e-mail com o PDF para ppgbiotec-dv@utfpr.edu.br ( com cópia para ppgbiotec-pg@utfpr.edu.br).

2.5 Serão indeferidas as inscrições que apresentarem documentação incompleta no ato da inscrição.

2.6 O candidato, ao efetuar a sua inscrição, manifestará, automaticamente, ciência e concordância com os itens do presente Edital e conhecimento das resoluções citadas neste documento, sendo de sua única e inteira responsabilidade a observância e cumprimento das regras estabelecidas.

2.7 Os prazos e horários constantes neste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

2.8 Não serão aceitas propostas enviadas após o prazo final de recebimento estabelecido no subitem 2.1. O horário limite para submissão das propostas será até às 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília, da data descrita no subitem 2.1.

2.9 Recomenda-se o envio das propostas com antecedência, uma vez que o PPGBIOTEC não se responsabilizará por aquelas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e de congestionamentos.

 

3. JULGAMENTO E SELEÇÃO

 

3.1. Avaliação do Currículo Lattes (CL)

Os currículos serão avaliados e pontuados pela Comissão de Bolsas de acordo com a pontuação contida no Anexo I deste edital.

3.2 Para fins de desempate, os critérios adotados obedecerão a seguinte ordem:

a) Maior número de artigos com melhor classificação no Qualis Capes (2013- 2016) na área de BIOTECNOLOGIA;

b) Maior número de trabalhos completos ou resumos expandidos (três ou mais páginas) publicados na seguinte ordem: eventos internacional, nacional e regional;

c) Maior número de resumos simples (até duas páginas) publicados na seguinte ordem: eventos internacional, nacional e regional.

 

4. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO E PEDIDO DE RECURSOS

 

4.1. O RESULTADO PRELIMINAR do processo será divulgado através do quadro de avisos da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e no endereço eletrônico http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgbiotec/editais, até dia 05 de  julho de 2022.

4.2  Após a divulgação do RESULTADO PRELIMINAR, os candidatos não classificados no processo poderão impetrar recurso, devidamente fundamentado, o qual deverá ser encaminhado até o dia 07 de julho de 2022 às 18 horas, e deverá ser enviado exclusivamente via e-mail (ppgbiotec-dv@utfpr.edu.br), em formato PDF, explicitamente direcionada ao coordenador do PPGBIOTEC. O formulário no formato “doc” para fins de recurso encontra-se disponível no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgbiotec/documentos. O pedido de recursos será de responsabilidade exclusiva do aluno.

4.3 O RESULTADO FINAL do processo, após a análise do(s) recurso(s), será publicado até o dia 08 de julho de 2022, no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgbiotec.

4.4. A efetividade da implementação das bolsas depende da disponibilidade e repasse de recursos advindos de instâncias superiores.

4.5. Para o presente edital fica estabelecido o cronograma a seguir:

1

Período de inscrições

13/06/2022 e 30/06/2022

2

Publicação do Resultado Preliminar

 

até 05/07/2022

3

Período Previsto para interposição de Recursos

 

até 07/07/2022 às 18 horas

4

Publicação do Resultado Final

dia 08/07/2022

 

5. MANUTENÇÃO DE BOLSA PARA OS ALUNOS JÁ CONTEMPLADOS

 

5.1. Anualmente serão avaliadas as notas nas disciplinas cursadas, sendo que:

I. O aluno deve manter no mínimo conceito B em todas as disciplinas cursadas (de acordo com os critérios adotados pela reunião de colegiado do PPGBIOTEC);

II. Caso o aluno não cumpra o requisito acima, a bolsa será repassada para o próximo candidato da lista classificatória do ano corrente;

III. Estar em acordo com o Regulamento para a concessão e manutenção de bolsa de mestrado.

 

6. DO LOCAL DE PUBLICAÇÃO E DOS CASOS OMISSOS

 

6.1 O Edital será publicado na página do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Multicampi Dois Vizinhos e Ponta Grossa da UTFPR. Os casos omissos a este Edital serão analisados e julgados pela Comissão de Bolsas e homologados pelo Colegiado do Programa.

6.2 Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito Foro da Justiça Federal – Seção Judiciária do Paraná/Subseção de Francisco Beltrão, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

6.3 Esse Edital terá validade até 31/12/2022, com aplicação de bolsa de mestrado no valor de R$ 1.500,00 (CNPq, CAPES ou PROPPG), ou R$ 1.000,00 a 1.500,00 (DIRPPG - Campus Dois Vizinhos / Ponta Grossa), sendo que o número de bolsas disponíveis, o período de pagamento e o órgão de fomento pagador estarão condicionados às descentralizações orçamentárias e financeiras e da disponibilidade de recursos repassados à UTFPR e ao PPGBIOTEC . No caso das bolsas fomentadas pelas DIRPPG’s, o valor de 1.000,00 ou 1.500,00 também estão condicionadas aos critérios anteriores e terão número de parcelas e de valor definidos exclusivamente pelas referidas direções. Os valores podem sofrer variações a depender do Órgão de Fomento.

 

 

Deborah Catharine de Assis Leite

Membro da Comissão de Seleção de Bolsas

 

Juliana Vitoria Messias Bittencourt

Membro da Comissão de Seleção de Bolsas

 

Nédia de Castilhos Ghisi

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

 

Michele Potrich

Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação – Campus Dois Vizinhos da UTFPR

 

Everton Ricardi Lozano da Silva

Diretor-Geral – Campus Dois Vizinhos da UTFPR

 

 

 

Dois Vizinhos, 10 de junho de 2022.


 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) NEDIA DE CASTILHOS GHISI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 10/06/2022, às 13:47, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) DEBORAH CATHARINE DE ASSIS LEITE, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 10/06/2022, às 14:00, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIANA VITORIA MESSIAS BITTENCOURT, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 10/06/2022, às 14:07, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, DIRETOR(A), em (at) 10/06/2022, às 15:37, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 10/06/2022, às 16:24, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2776386 e o código CRC (and the CRC code) 45171904.



 

 

Anexo Nº I do EDITAL n° 03/2021-PPGBIOTEC

 

Conforme especificado no item 2.3, no ato da inscrição serão necessários os seguintes documentos:

a) Requerimento Padrão preenchido e assinado pelo candidato.

b) Declaração de matrícula de aluno, obtida junto ao DERAC (Departamento de Registros Acadêmicos); ou comprovante de aprovação em processo de seleção para ingresso no PPGBIOTEC (este último, condicionado a apresentação do comprovante efetivo de matrícula como aluno regular no momento da aplicação da bolsa);

c) FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO ANEXO I

d) Currículo Lattes (ATUALIZADO), devidamente comprovado e organizado, conforme procedimento detalhado na sequência.

 

A. PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES

 

  1. Deverá ser submetido um único arquivo em formato PDF na ordem e com numeração constante no Formulário de Pontuação (Anexo I);

  2. Deverá ter CAPA (1ª página), constando o título “Documentos de Avaliação do Currículo Lattes” e o “Nome do aluno”;

  3. Deverá conter na 2ª página, o Formulário de Pontuação (Anexo I) contendo a pontuação preenchida pelo candidato;

  4. Incluir apenas os documentos que sejam passíveis de comprovação e pontuação conforme Anexo I;

  5. O nome do candidato deverá estar grifado ou destacado nos documentos comprobatórios.

  6. Para os itens que pontuar, deverá incluir uma página contendo a informação, conforme consta no Formulário de Pontuação (Anexo I) do Edital 03/2021.

 

EXEMPLO:

  1. RESUMOS SIMPLES PUBLICADOS (PARÁGRAFO ÚNICO) – INTERNACIONAL

(escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os resumos internacionais).

  1. RESUMOS SIMPLES PUBLICADOS (PARÁGRAFO ÚNICO) – NACIONAL

(escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os resumos nacionais)

 

B. CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES

 

  1. As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida no Anexo I, elaborado e aprovado pelo colegiado do PPGBIOTEC. A documentação deverá ser submetida na ordem do Anexo I, sempre com o subtítulo correspondente e os documentos comprobatórios.

  2. Os resumos publicados (item 1) devem ser apresentados na íntegra, com identificação do evento onde os mesmos foram apresentados. Caso o resumo não apresente a identificação do evento, no qual foi publicado, será obrigatória a apresentação do certificado. Não serão aceitos apenas os certificados de participação no(s) evento(s).

  3. No caso de artigo científico (item 2 do Anexo I) pode ser apresentada apenas a primeira página, em que consta o(s) nome(s) do(s) autor(es) e a revista onde o mesmo foi publicado.

  4. Os capítulos de livro deverão ser apresentados na íntegra, juntamente com a capa do livro e sumário.

  5. Para a comprovação da publicação de livro, deverá ser apresentada a capa e a ficha catalográfica do mesmo.

  6. Todas as atividades deverão estar devidamente comprovadas.

  7. Atividades profissionais na área deverão estar devidamente comprovadas em carteira de trabalho assinada, contrato profissional ou com comprovante emitido pela empresa, devidamente assinado, timbrado e carimbado.

  8. O candidato deverá, OBRIGATORIAMENTE, submeter preenchido o Formulário de Pontuação (Anexo I).

  9. A nota final do candidato no Currículo Lattes será calculada dividindo-se por 10 a pontuação obtida nesse anexo.

  10. Documentos inseridos em local errôneo não serão realocados.

  11. Os documentos apresentados em duplicidade pontuarão em apenas um dos itens do formulário deste edital, de acordo com critério estabelecido pela comissão.

  12. O currículo com maior pontuação receberá nota igual a 10 e os demais receberão nota proporcionais a este.

 

1 - Trabalhos completos e/ou resumos (simples ou expandidos) publicados em eventos (limitados a 20 pontos)

 

 

Discriminação da atividade

Pontos

Preenchimento pelo candidato

Homologação pela PPGBIOTEC

 

Resumos simples publicados

1.1 Internacional

1.0

 

 

 

1.2 Nacional

0.5

 

 

 

1.3 Regional Local

0.2

 

 

 

Resumos expandidos e trabalhos completos

1.4 Internacional

2.0

 

 

 

1.5 Nacional

1.0

 

 

 

1.6 Regional Local

0.5

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 - Produção Científica e Tecnológica de acordo com o QUALIS/CAPES Biotecnologia ou Fator de Impacto JCR (FI) (limitados a 45 pontos)

 

 

Discriminação da atividade

Pontos

Preenchimento pelo candidato

Homologação pela PPGBIOTEC

 

Autoria ou Co-autoria de artigo publicado ou aceito em periódico científico listado no QUALIS/CAPES (2013-2016) ou com Fator de Impacto (FI) no JCR mais atual

2.1 A1 ou FI ≥ 4,0

10

 

 

 

2.2 A2 ou FI ≥ 3,0 e < 4,0

8

 

 

 

2.3 B1 ou FI ≥ 2,0 e < 3,0

6

 

 

 

2.4 B2 ou FI ≥ 1,2 e < 2,0

4

 

 

 

2.5 B3 ou FI ≥ 0,6 e < 1,2

3

 

 

 

2.6 B4 ou FI ≥ 0,0 e < 0,6 + Scielo

2

 

 

 

2.7 B5 ou Indexados, porém sem FI ou “cites per doc”

1

 

 

 

2.8 C

0.5

 

 

 

2.9 Autoria ou Co-autoria de capítulo em livro científico internacional com ISBN

5.0

 

 

 

2.10 Autoria ou Co-autoria de livro científico internacional com ISBN

10.0

 

 

 

2.11 Autoria ou Co-autoria de capítulo em livro científico nacional com ISBN

2.0

 

 

 

2.12 Autoria ou Co-autoria de livro científico nacional com ISBN

5.0

 

 

 

2.13 Autoria ou Co-autoria de patente registrada/publicada

10.0

 

 

 

2.14 Autoria ou co-autoria de patente depositada

5.0

 

 

 

2.15 Autoria ou Co-autoria de processos, produtos e/ou softwares registrados, porém, sem patente

5.0

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 - Atividade de iniciação científica, estágios e cursos de pós-graduação (limitados a 20 pontos)

 

 

Discriminação da atividade

Pontos

Preenchimento pelo candidato

Homologação pela PPGBIOTEC

 

3.1 Iniciação Científica, Tecnológica, Extensão e de Educação Tutorial (PIBIC, PIBIT, PIBEXT e PET), devidamente comprovada e emitida pelo órgão competente da IES. O documento deverá conter o período referente à participação como bolsista ou voluntário, conter data e estar assinado. Serão contabilizados projetos com carga horária mínima de 10 horas semanais.

 

Não serão aceitas declarações emitidas por orientadores, exceto em projetos Universal do CNPq ou similar.

0.5 a cada quatro meses

 

 

 

3.2 Programa de Mobilidade Estudantil Internacional ou Dupla Diplomação.

1.0 a cada seis meses

 

 

 

3.3 Programa de Iniciação à Docência (PIBID), monitorias e estágios vinculados as atividades de ensino, pesquisa e extensão (Exceto estágio obrigatório de final de curso)

0.2 a cada quatro meses

 

 

 

3.4 Pós-graduação concluída, Lato sensu em Biotecnologia

5.0 a cada 360
horas
(limitados
a 5
pontos)

 

 

 

3.5 Pós-graduação Lato sensu em demais áreas, concluída

2.5 a cada 360
horas
(limitados
a 5
pontos)

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4 - Experiência profissional em empresas públicas, empresas privadas, instituições de ensino,
pesquisa e extensão
(limitados a 5 pontos)

 

 

Discriminação da atividade

Pontos

Preenchimento pelo candidato

Homologação pela PPGBIOTEC

 

4.1 Atividades profissionais na área de Biotecnologia

0.2 ponto
por mês

 

 

 

4.2 Docência em ensino superior

0.3 ponto
por mês

 

 

 

4.3 Docência em ensino fundamental ou médio

0.2 ponto
por mês

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5 - Atividades Complementares (limitado a 10 pontos).

 

 

Discriminação da atividade

Pontos

Preenchimento pelo candidato

Homologação pela PPGBIOTEC

 

5.1 Formação complementar na área de biotecnologia (cursos com mínimo de 20 h cada), incluindo cursos de línguas estrangeiras (semestral)

0.5 ponto
cada

 

 

 

5.2 Organização de eventos na área de biotecnologia

1.0 ponto
cada

 

 

 

5.3 Participação em palestras relacionadas a Biotecnologia

0.1 ponto cada palestra

 

 

 

5.4 Participação em comissão científica de eventos, como avaliador de resumos ou poster; ou como avaliador de artigo em revista científica

0.2 ponto por evento ou revista

 

 

 

5.5 Participação em minicursos, semanas acadêmicas e outros eventos na área de biotecnologia, incluindo participação enquanto monitor em eventos técnicos

0.2 ponto
cada
(Limitado
a 5
pontos)

 

 

 

5.6 Cargos de gestão de entidades estudantis (diretório acadêmico, centro acadêmico, associação atlética/universitária, outra)

0.5 ponto
cada

 

 

 

5.7 Participação em empresa júnior, criação/gestão de empresa em hotel tecnológico ou incubadora de empresas

0.5
ponto/
ano/ativid
ade

 

 

 

5.8 Participação em bancas de conclusão de curso (graduação e especialização) como avaliador

2 ponto
por
banca

 

 

 

5.9 Prêmios e títulos de ordem acadêmica ou científica

2 pontos

 

 

 

6.0 Palestras, cursos ou minicursos ministrados

0.2
ponto/hora

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.053528/2021-75 SEI nº 2776386