Boletim de Serviço Eletrônico em 27/06/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS LONDRINA

PROG. POS-GRAD. TECNOL. DE ALIMENTOS

 

EDITAL nº 02/2022

 

A UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ por meio das Direções-Gerais dos Campi Francisco Beltrão e Londrina e da Coordenação de Pós-Graduação Multicampi em Tecnologia de Alimentos – campus Francisco Beltrão / campus Londrina (PPGTAL), torna público a abertura de inscrições para o processo seletivo para ingresso na modalidade participante externo no PPGTAL em 2022/2.

 

1. APRESENTAÇÃO

1.1 O PPGTAL oferece curso de Mestrado Profissional de acordo com a Portaria normativa nº17 do MEC, de 28 de dezembro de 2009, publicada no Diário Oficial da União de 29.12.2009, que dispõe sobre as características do Mestrado Profissional, e conforme Resolução COPPG nº 34/2020 da UTFPR, de 25 de setembro de 2020.

1.2 O objetivo do curso é formar recursos humanos com conhecimento técnico-científico para atuar em indústrias e empresas de serviços na área de alimentos, além de gerar pesquisa aplicada que visa agregar valor a produtos e/ou desenvolver processos contribuindo para o desenvolvimento regional.

1.3 O curso de Mestrado Profissional em Tecnologia de Alimentos da UTFPR é ofertado nos campi de Francisco Beltrão e Londrina, na categoria Multicampi, conforme Resolução COPPG nº 34/2020 da UTFPR, de 25 de setembro de 2020.

1.4 Segundo o Capítulo V do Regulamento do PPGTAL, no artigo 41, as disciplinas podem ser ofertadas a participantes externos, que abrange alunos de graduação da UTFPR ou de Instituição de Ensino Superior conveniada, alunos de pós-graduação stricto sensu de outros Programas de Pós-Graduação da UTFPR ou de outras instituições e profissionais portadores de diploma de nível superior. O participante externo aprovado na disciplina tem direito a uma declaração.

1.5 Informações sobre o processo de seleção não serão repassadas por telefone e podem ser obtidas no sítio https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld ou pelo e-mail ppgtal-ld@utfpr.edu.br

 

2. REQUISITOS

2.1 Poderão participar do Exame de Seleção na modalidade participante externo portadores de diploma de graduação, obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC, segundo uma das duas modalidades a seguir:

a) Graduados em Tecnologia ou Engenharia de Alimentos;
b) Graduados em Zootecnia, Agronomia, Medicina Veterinária, Nutrição, Farmácia, Química, Tecnologia química e Engenharia Química.

2.2 Os portadores de títulos de graduação plena obtidos no exterior deverão apresentar o documento de reconhecimento dos mesmos, termo de acordo ou tratado internacional.

3. ATIVIDADES LETIVAS

As aulas serão ministradas na modalidade presencial, no campus Francisco Beltrão e campus Londrina da UTFPR e na modalidade remota segundo Quadro 1, do item 4. O período das aulas em cada disciplina está divulgado no (https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld/documentos/calendario/calendarios). As aulas terão início a partir de agosto de 2022.

4. INSCRIÇÃO

4.1 As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, no período de 26/06/2022 a 10/07/2022.

4.2 Para se inscrever, o candidato deverá observar os seguintes procedimentos:

  1. Acessar a página do Programa (https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld) na qual estarão disponíveis o edital e o Formulário de Inscrição (https://forms.gle/PZQRdyDWMpQErAeR8)
  2. Preencher integralmente o Formulário de Inscrição de acordo com as inscrições.
  3. Indicar, no Formulário de Inscrição, até duas disciplinas que deseja cursar, informando a ordem de preferência.
  4. Anexar os seguintes arquivos, salvos na extensão .pdf:

i) Arquivo 1: Cópia simples da Carteira de Identidade (ou passaporte, se estrangeiro); Cópia simples do CPF;

ii) Arquivo 2: Cópia simples do diploma de graduação ou certificado de conclusão; Cópia simples do histórico escolar de graduação;

  1. Enviar o formulário de inscrição devidamente preenchido e com os documentos anexados até o dia 10 de julho de 2022.

4.3 Não serão aceitas inscrições via fax, correio ou presencial.

4.4 É vedada a inscrição extemporânea.

4.5 O PPGTAL não se responsabiliza por qualquer circunstância que impeça a realização da inscrição e o envio da documentação exigida até as 23h59min do dia 10/07/2022.

4.6 Não serão aceitas inscrições cuja solicitação não venha acompanhada de toda a documentação relacionada no item 4.2 deste Edital.

4.7 As informações prestadas no formulário de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, reservando-se ao PPGTAL o direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa.

 

4. VAGAS

As disciplinas, a modalidade de oferta e o número de vagas constam no Quadro 1.

Quadro 1 – Vagas e modalidade em que serão ofertadas as disciplinas

Disciplina

Modalidade

Número de vagas

Inovação e Desenvolvimento de Produtos Alimentícios

Remota

4

Tecnologia de Produtos de Origem Animal

Remota

4

Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal

Remota

4

Tópicos especiais em Tecnologia de Alimentos II: Microencapsulação de alimentos

Híbrida (a aula será transmitida a partir do Campus Londrina)

17

 

As datas e horários das aulas podem ser consultados no sítio do PPGTAL (https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld/documentos/calendario/calendarios)

 

5. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O processo seletivo será́ constituído pela análise do histórico escolar de graduação. A pontuação será́ computada de acordo com o coeficiente de rendimento. A ordem de classificação dos candidatos em cada disciplina será definida a partir do seguinte processo: classificação, em ordem decrescente de pontuação, dos candidatos que indicaram a disciplina como primeira opção, seguida da classificação, em ordem decrescente de pontuação dos candidatos que indicaram a disciplina como segunda opção. Em caso de empate, terá preferência o candidato com maior idade.

 

7. RESULTADO DA SELEÇÃO

7.1 O resultado preliminar com os candidatos selecionados será divulgado na página do Programa (https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld/editais), no dia 20 de julho de 2022. Não será informado resultado por telefone e correio eletrônico (e-mail).

7.2 Do resultado preliminar cabe recurso devidamente fundamentado que deverá ser enviado para o e-mail ppgtal-ld@utfpr.edu.br entre os dias 21 e 22 de julho de 2022.

 

8. CRONOGRAMA

O processo seletivo para participante externo no Mestrado Profissional obedecerá ao seguinte cronograma, tanto no Campus Francisco Beltrão como no Campus Londrina:

 

9. MATRÍCULA

9.1 O candidato aprovado deverá efetuar sua matrícula, no período estabelecido, seguindo protocolo de instruções a serem encaminhadas pela Coordenação de Curso, no e-mail cadastrado pelo candidato aprovado no ato da solicitação de sua inscrição.

9.2 A matrícula deverá ser efetuada de acordo com o campus selecionado no ato da inscrição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Secretaria do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Alimentos (PPGTAL) – Avenida dos Pioneiros, 3131, Bloco A, Sala A101, CEP 86036-370, Londrina-PR, ou Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Secretaria do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Alimentos (PPGTAL) – Rua Gelindo João Folador, 2000, Novo Horizonte, Bloco R, Sala 305, CEP 85601-970, Francisco Beltrão-PR.

9.3 Para efetivação da matrícula, o candidato deverá se dirigir ao campus de opção realizado no ato de sua inscrição, nos horários informados pela Coordenação (item 9.1), para apresentar as cópias e os originais de Certidão de Nascimento ou Casamento, Documento de Identificação (deverá constar obrigatoriamente o órgão expedidor/UF), Documento que conste o número do CPF; Diploma de Graduação Plena ou de documento equivalente e Histórico Escolar do Curso de Graduação para realizar sua conferência nas secretarias especificadas acima.

9.5 O candidato que não efetuar a matrícula na data estabelecida perderá o direito à vaga.

 

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS

10.1 A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas contidas neste Edital e das normas contidas no Regulamento do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Tecnologia de Alimentos – campus Francisco Beltrão / campus Londrina, aprovado pelo COPPG da UTFPR, Resolução 034/2020, de 25 de setembro de 2020.

10.2 Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste Edital.

10.3 A qualquer tempo, e a critério do Colegiado do Programa, se constatada a apresentação de documentos/assinaturas inidôneos ou plágios será considerada cancelada a inscrição, matrícula ou diplomação do candidato/aluno, não importando a fase em que ocorra a descoberta, sem prejuízos das ações judiciais cabíveis.

10.4 O presente edital será publicado no sítio https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld/editais. O sitio do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Tecnologia de Alimentos – campus Francisco Beltrão / campus Londrina será a principal fonte de consulta aos candidatos. Cabe ao candidato consultá-lo regularmente a fim de tomar conhecimento de eventuais informações complementares para o processo de seleção.

10.5 Os casos omissos ao presente Edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGTAL.

10.6 Este edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço eletrônico (BSE) da UTFPR e na página do PPGTAL-FB/LD.

10.7 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Londrina, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital não solucionadas administrativamente.

 

Francisco Beltrão e Londrina, 25 de junho de 2022.

 

 

 

 

Prof. Dr. Hernan Vielmo

Diretor Geral da UTFPR campus Francisco Beltrão

 

 

Prof. Dr. Sidney Alves Lourenço

Diretor Geral da UTFPR campus Londrina

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) HERNAN VIELMO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 23/06/2022, às 18:40, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SIDNEY ALVES LOURENCO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 27/06/2022, às 10:19, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2796664 e o código CRC (and the CRC code) 1FD3F329.



 


Referência: Processo nº 23064.004973/2022-92 SEI nº 2796664