Boletim de Serviço Eletrônico em 27/06/2022

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS

RESOLUÇÃO COEMP/UTFPR Nº 7, DE 27 DE junho DE 2022

  

Dispõe sobre o Programa de Extensão Astronomia para Todos: Astronomia, Astronáutica e Ciências Afins.

O CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 10, de 04 de agosto de 2000 do Conselho Diretor;

considerando o Parágrafo 1º do Artigo 25 do Estatuto da UTFPR, aprovado pela Portaria Ministerial nº 303 de 17/04/2008;

considerando o Artigo 21 do Regimento Geral da UTFPR, aprovado pela Deliberação nº 07/09-COUNI, de 05 de junho de 2009;

considerando o Artigo 10 do Regulamento do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, aprovado pela Deliberação 08/2010-COUNI;

considerando a  Portaria de Pessoal GABIR/UTFPR nº 428, de 11 de março de 2021, que designa Rubens Alexandre de Faria como Presidente do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná;

considerando a Portaria nº 1455, de 06/08/2019,  do Reitor da UTFPR, que nomeia os membros do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias, quadriênio 2019-2023;

considerando o  processo SEI 23064.014103/2022-21, analisado na na 18ª Reunião Ordinária, realizada em  08.06.2022 e despacho COEMP nº 2780611, com parecer favorável da Relatora Alessandra Matte para emissão da Resolução;

 

RESOLVE:

 

Art. 1º  Aprovar, na forma do anexo, o Programa de Extensão Astronomia para Todos: Astronomia, Astronáutica e Ciências Afins.

Art. 2º  A presente Resolução será publicada em Boletim de Serviço Eletrônico e entrará em vigor na data de sua publicação. 

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RUBENS ALEXANDRE DE FARIA, PRESIDENTE DO CONSELHO, em (at) 27/06/2022, às 14:38, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO I À Resolução (Cons. Delib.) Nº 7, DE 24 DE junho DE 2022

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

PROGRAMA DE EXTENSÃO

ASTRONOMIA PARA TODOS: ASTRONOMIA, ASTRONÁUTICA E CIÊNCIAS AFINS

ÁREAS TEMÁTICAS: PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURA

COORDENADORA: CLEMENTINA VERGÍNIA ANDREOLLA

CAMPUS PATO BRANCO

. CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA

O ensino de Ciências sempre foi relevante, mas nunca tão indispensável quanto nos dias de hoje em face à disseminação de inverdades e conhecimento precário de temas simples do cotidiano.

A Astronomia pode ser considerada a mãe das ciências, pois foi nela que os primeiros hominídeos se basearam para organizar suas atividades diárias e, assim, seus primeiros conhecimentos sobre o céu, épocas de chuva, de cultivo, etc. O uso da Astronomia para necessidades simples das civilizações arcaicas jamais os faria pensar que algum dia, seres como eles, poderiam pisar na Lua – um dos seus “objetos de estudo” cotidiano. [2]

A Astronomia desdobrou-se em muitas especializações e não é por acaso que ocorre esta divisão, pois para fazer jus ao gigantesco laboratório em que vivemos, ela se faz necessária, nos permitindo superar nossos limites continuamente.

Frequentemente nossa curiosidade leva a estudos e respostas complexos ou não compreendidos pela maioria da população, mas infelizmente, como já mencionado, coisas banais acerca de nosso cotidiano passam despercebidas por esta mesma população que somente nota sua ignorância quando parcamente questionada sobre um assunto específico. Portanto, este programa visa esclarecer rumores e falácias sobre assuntos pertinentes à Astronomia e levar para todas as pessoas, desde conhecimentos simplistas até assuntos laboriosos. Destacando a relevância destes itens tem-se como intuito levar o ensino à comunidade acadêmica, escolas municipais, estaduais e particulares da região compreendida pela abrangência da UTFPR – Câmpus Pato Branco, bem como aos núcleos estaduais, secretarias municipais de educação e outras instituições de Ensino Superior.

Há alguns séculos a Terra era o centro do universo para a ciência da época e acreditávamos que os planetas influenciavam nossas vidas. Hoje sabemos que nosso endereço não contém apenas o nome de uma rua, cidade e país, mas igualmente o planeta em que vivemos, o sistema solar e a galáxia em que ele se encontra; conhecemos Leis que regem os movimentos dos planetas e demais características do universo, enviamos sondas para estes corpos celestes e não mais submetemos nossas decisões diárias à uma imaginação inútil. Em virtude disto não importa qual área da Astronomia seja estudada, o impacto no pensamento humano sempre será notável. [8]

Sem mais, o desenvolvimento deste programa é dado por diversas ramificações de projetos com suas atividades específicas que serão descritas na sequência deste documento.

2. OBJETIVOS E METAS

Visto que a Astronomia e a Astronáutica são áreas que abrangem e despertam o interesse pelas outras ciências, o programa visa disseminar conhecimento acerca do tema a todos os públicos, integrando a universidade à comunidade interna e externa através dos projetos de extensão realizados pelo GEAstro – Grupo de Estudo, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia, da UTFPR - Câmpus Pato Branco.

O grupo, que se reúne semanalmente para tratar de assuntos relacionados as atividades dos projetos e estudar Astronomia, iniciou suas atividades em 1995, quando os professores Dr. Eng. Sergio Luiz Masutti, e Dra. Luciara Indrusiak Weiss, encaminharam o projeto ao CNPq, foram selecionados e, com esses recursos, compraram os dois primeiros telescópios e realizando encontros regulares para discutirem assuntos relacionados a Astronomia. Com a vinda da Prof. Dra. Clementina Verginia Andreolla, especialista na área, o grupo passou a ter atividades efetivas em Astronomia e ter atuação constante, sendo efetivado como grupo de pesquisa e extensão após o período de um ano e, a partir de então nominado como GEAstro e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPQ.

A concretização do programa pretende se dar na divulgação da Astronomia, Astronáutica e Ciências afins, a todos os públicos, sem quaisquer exceções de idade, gênero, credo ou cor, de forma agradável e fácil transmissão. As atividades propostas, conforme enquadramento nos projetos oriundos do programa, se dão na forma de atividades práticas e teóricas nos formatos de oficina, minicurso, palestra, seção de observação e divulgação virtual, que são abertas tanto à população geral, externa à universidade, quanto aos próprios frequentadores da Academia.  

Analisando a necessidade de se divulgar Ciência de forma a revelar para as pessoas que tudo ao seu redor contém uma explicação lógica, elevando assim seu nível cultural, salienta-se a importância da preservação das atividades do grupo de estudos que, por amor à sua atuação, ajuda a construir um mundo melhor.

3. MÉTODOS E PROCEDIMENTOS

O programa possui projetos vertentes pelos quais se desenvolvem as atividades que integram a universidade à comunidade, sendo 8 projetos desenvolvidos pelo Grupo GEAstro e um projeto desenvolvido pelo Grupo GEICT mencionadas a seguir.

 

3.1 Astronomia Integrando Família, Escola, Comunidade e Universidade - Despertando o Gosto Pelas Ciências

Este projeto se iniciou no formato de dedicação exclusiva da coordenadora do programa, cujo nome inicial era “Astronomia para todos: Astronomia integrando família, escola, comunidade e universidade – despertando o gosto pelas ciências”. Porém, com o passar do tempo, as atividades inicialmente propostas foram evoluindo e percebeu-se então ser conveniente torná-las projetos agregados ao inicial, ou seja, o projeto “Astronomia para todos” tornou-se um projeto “guarda-chuva” de extensão e seu projeto mor passou a se chamar "Astronomia Integrando Família, Escola, Comunidade e Universidade - Despertando o Gosto Pelas Ciências",  desenvolvendo e coordenando as atividades descritas nos itens a seguir, que tem como intuito integrar a Universidade à comunidade interna e externa, afim de expandir cada vez mais as fronteiras do conhecimento e cumprir indefinidamente a missão de divulgação da Ciência.

 

3.2 Lançamento de Foguetes Didáticos Extensão Integrando Diferentes Áreas da Ciência e Despertando o Interesse Científico

Este projeto é voltado à Astronáutica. Consiste em realizar cursos e atividades de extensão para alunos e professores dos diferentes níveis de ensino, focados na confecção e no lançamento de foguetes propulsados a água, ar e combustível líquido, sendo que o modelo do foguete a ser desenvolvido e lançado depende da série e idade, com o objetivo de aplicar experimentalmente as Leis Físicas e Matemáticas abordadas em sala de aula sob orientação de professores e/ou monitores. Para a confecção dos foguetes são usados materiais recicláveis e outros de baixo custo, visando a melhor relação custo/benefício para que o alcance da educação seja máximo, além de atingir mais facilmente o interesse das crianças, quando visitantes, pela ludicidade da atividade. [3]

Também são desenvolvidas apresentações dentro do contexto histórico e tecnológico acerca da importância dos foguetes, satélites, sondas e, assim, envolvendo interdisciplinarmente as áreas de Física, Matemática, Astronomia, Engenharia, História e Geografia nas atividades de extensão do GEAstro. [3]

 

3.3 Divulgando Astronomia através de Mídias Digitais

Este projeto visa a divulgação das atividades do GEAstro e demais eventos e episódios científicos relacionados a área de atuação do grupo através do meio digital, cuja concretização se dá, principalmente, pelo portal do grupo hospedado no domínio da universidade e por páginas nas redes sociais:  Facebook e Instagran. 

O desenvolvimento deste projeto é voltado principalmente a facilitar o estudo e acesso às informações relacionadas a Astronomia, Astronáutica e ciências afins, procurando despertar o interesse de uma população por tais assuntos, utilizando os cabíveis meios digitais disponíveis de forma a alcançar um maior número de pessoas se comparado às aulas presenciais. Entre as atividades desenvolvidas está a de seleção de sites que disponibilizam materiais educativos de Astronomia, Astronáutica e Ciências afins, sites estes que são divulgados no site do GEAstro. Nessa linha, o GEAstro seleciona e elabora atividades educativas, divididas em categoria e níveis baseados na legislação brasileira e disponibiliza no site.

Apesar de intuitivo, pode-se dizer que, de todos, é o projeto mais trabalhoso por precisar de uma maior carga horária e boa quantidade de pessoas atuando na criação de artes para divulgação, manutenção das páginas, criação de conteúdo (em texto, áudio e vídeo) e divulgação das atividades realizadas pelo GEAstro, além de novas descobertas científicas.

 

3.4 Recepção de Ondas Eletromagnéticas com Rádio Galena e Antenas Didáticas

Com o desenvolvimento deste projeto, o GEAstro amplia as atividades contempladas pela Astronomia com o estudo que envolve a recepção, decodificação e transmissão das ondas eletromagnéticas da chamada “janela de rádio”, sendo desenvolvidos, distribuídos e atualizados os materiais bibliográficos referentes ao assunto – que são disponibilizados tanto nos formatos físicos quanto digitais, com o objetivo de levar ao público um conhecimento mais aprofundado da Radioastronomia e suas aplicações.

Até então a principal abordagem foi o rádio receptor Galena, um dispositivo que utiliza o semicondutor galena (sulfeto de chumbo, PbS), um cristal utilizado constantemente na construção de receptores durante a Segunda Guerra Mundial devido a sua eficiência na detecção das ondas de rádio. [1]

As atividades são desenvolvidas primeiramente com uma abordagem teórica sobre a construção e operação do rádio galena, explanando sobre o surgimento e desenvolvimento da Radioastronomia, evidenciando respectivas contribuições para o avanço tecnológico e científico de materiais e aplicações práticas. Em seguida, aplica-se a teoria na construção do receptor de ondas eletromagnéticas – o rádio galena.

Outra atividade desenvolvida é a recepção de ondas eletromagnéticas, no comprimento de ondas de rádio, através de uma antena simples que permite receber sinais provenientes do planeta Júpiter e, com a utilização de um rádio AM, os participantes do projeto, além de observarem o planeta com o telescópio, têm a oportunidade de ouvir o som emitido por ele. Nas atividades de oficina e minicurso, os participantes confeccionam sua própria antena didática.

 

3.5 Atividade Solar: Análise e Previsão de Tempestades Solares a partir do Estudo das Manchas Solares

O projeto visa a conscientização científica acerca das causas e consequências das tempestades solares, já que podem prejudicar os sistemas de comunicações terrestres e funcionamento de outras tecnologias. Utilizando informações coletadas do Centro de Atividades Sobre o Clima Espacial (CACE), o progresso de uma tempestade solar pode ser monitorado, sendo assim uma ótima maneira de prever uma tempestade e aprender o que ocorre na estrela, quais serão as mudanças no campo magnético terrestre, etc.

Busca-se formas didáticas de transmitir o conhecimento com a confecção de materiais (geralmente de baixo custo) que possibilitem a observação a olho nu das manchas solares com a devida segurança (permitindo que os próprios alunos ou professores a realizem novamente em outros momentos), além de apresentação de conceitos em palestras e/ou oficinas com base nas pesquisas feitas pelos estudantes responsáveis, realização de observações das manchas solares com telescópio e filtros apropriados conforme o estudo sugerido no parágrafo anterior, entre outras atividades.

 

3.6 Observação a Olho Desarmado

Este projeto releva às pessoas uma nova realidade sobre a observação do céu junto de várias maneiras para se aproveitar ao máximo os corpos celestes que se encontram visíveis, desmistificando conceitos errôneos e revelando a verdadeira e inexorável beleza do Universo. 

O conhecimento introdutório acerca da localização e comportamento dos astros pode ser, em um primeiro momento, com o auxílio do software livre Stellarium, em sala de aula, revelando os diferentes tipos de astros e suas características e funções interessantes do programa. Depois o grupo é direcionado a um terreno limpo e com rara iluminação, onde os participantes (sem restrições de faixa etária) são instruídos a extrair as informações e riquezas que somente um céu estrelado pode proporcionar, voltando no tempo não somente com a bela visão, mas também ao absorver o conhecimento histórico que envolve a evolução do Universo com a evolução da vida terrestre. [2] [9]

 

3.7 Física Moderna nas escolas: Espectroscopia de forma Interdisciplinar no Ensino de Ciências Naturais

O GEAstro (Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e inovação em Astronomia) realiza diversas atividades de extensão envolvendo a interdisciplinaridade. Esse projeto de extensão em espectroscopia tem por objetivo complementar tais atividades.

A espectroscopia permitiu o progresso em diversas áreas da Ciência, entre elas estão a Astronomia, a Medicina, a Física e a Química [11]. Nas escolas, ela é abordada majoritariamente na Física durante o Ensino Médio, havendo pouco tempo hábil para um conteúdo de difícil compreensão [12]. Outro objetivo é suprir essas necessidades auxiliando a compreensão do conteúdo de forma didática.

O projeto busca desenvolver o senso crítico do aluno estimulando sua curiosidade e criatividade por meio de métodos didático-pedagógicos que aborda conceitos de espectroscopia integrando a Física, Química e Astronomia. Para tanto, é desenvolvido através de oficinas com alunos do Ensino Fundamental nível I, II e Ensino Médio, da rede Municipal, Estadual, Federal e Privada, levando uma abordagem diferente da espectroscopia. Por meio de oficinas, espera-se que consigam assimilar fatos ocorridos no seu dia a dia com o conteúdo aprendido em sala, facilitando o aprendizado.

 

3.8 Capacitação de professores - Astronomia como tema gerador para ensino das Ciências correlatas pautada na Astronomia Inclusiva

Este projeto visa à expansão das atividades do Grupo GEAstro - Grupo de Estudo, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia, na região do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina, através da UTFPR – Campus Pato Branco. Apresenta a sugestão de atividades a serem desenvolvidas  pelo GEAstro junto aos professores do Ensino Fundamental e Médio, da rede pública de ensino, que trabalham conteúdos ligados à Astronomia. A Astronomia será o tema instigador para desenvolver conteúdos de Ciências, Geografia, Matemática e Física. A proposta de execução deste projeto é desenvolvê-lo em dois módulos. O primeiro módulo consiste em promover formação continuada de professores que trabalham assuntos relacionados a Astronomia em suas aulas, e propõe, inicialmente trabalhar conteúdos de Astronomia. O módulo 2, a ser realizado na sequência, propõe formação continuada de professores com o intuito de explorar conteúdos nas disciplinas de Ciências, Geografia, Matemática e Física, que possam serem trabalhados a partir das atividades desenvolvidas no módulo 1. Propõe, também, utilizar atividades de Astronomia para trabalhar conceitos de Matemática para alunos surdos; Sugere postagem de aulas baseadas no método científico, desenvolvidas pelos professores participantes dos cursos de capacitação, no site do GEAstro e, adapta-las para serem disponibilizadas na Plataforma do Curso Ciência é 10; Chat para maior interação entre a equipe, professores, alunos e interessados em Astronomia; instrumento de verificação da compreensão sobre o tema, junto aos alunos professores e alunos; elaboração de material e estratégias envolvendo as novas tecnologias e modelos para ações inclusivas. Para desenvolver tal projeto a equipe é formada de profissionais com experiência, atuação e formação multidisciplinar o que favorece atingir um maior público alvo. O conceito didático do projeto permitirá uma abrangência significativa na região, com efeito multiplicador de conhecimento, uma vez que serão instituições de ensino, envolvendo os professores que trabalham conteúdos ligados à Astronomia, para participarem das atividades voltadas à educação e ensino de Astronomia, Ciências, Geografia, Matemática e Física. A partir de tais capacitações, os professores do Ensino Fundamental e Médio, público alvo desta proposta, poderão preparar seus alunos para um desempenho satisfatório para a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). As visitações, atividades realizadas no primeiro módulo, contarão com, além das observações astronômicas com telescópios, exploração do céu a olho desarmado, contribuindo assim para a divulgação, popularização e firmação de um conhecimento científico-tecnológico sólido.

 

3.9 Projeto Quantum: Tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio

Projeto Quantum proporcionará a estudantes da rede pública do Ensino Médio (EM) do município de Pato Branco atividades de Divulgação e Formação Científica (DFC), que contemplam assuntos/conteúdos de Física Moderna e Contemporânea (FMC), favorecendo o desenvolvimento da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) do público-alvo, bem como, instigá-lo para o mundo científico.

Tendo em vista os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas, o Projeto Quantum, atuará particularmente em dois: o ODS 4 - Educação de Qualidade e o ODS 10 - Redução das Desigualdades. Ao promover atividades de DFC, aliadas a ACT, haverá colaboração no nível de qualidade da educação/formação desses estudantes. Ressaltando ainda, que educação de qualidade permeia o processo de redução das desigualdades.

Aliado a isso, vale destacar que o projeto não apenas desenvolverá atividades de DFC, mas fará um acompanhamento, análise e avaliação das ações nas turmas participantes. Tal conduta objetiva levantar dados para possíveis inferências acerca das ações desenvolvidas, permitindo assim, expor com base em subsídios efetivos o grau de impacto para essa parcela da comunidade.

4. RESULTADOS E/OU PRODUTOS ESPERADOS

O programa, com seus projetos, propõe eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos desde a educação infantil até o Ensino Médio, atingindo também a comunidade acadêmica tanto da UTFPR quanto de outras instituições. Ou seja, espera-se realizar a interação entre profissionais da Astronomia e demais áreas de conhecimento (de todos os níveis de ensino) com a população em geral, procurando ajudá-los a compreender conceitos e fenômenos básicos sobre o assunto em questão, promovendo uma maior integração entre a UTFPR e os demais segmentos da sociedade, além de contribuir com o engrandecimento intelectual de todos os envolvidos.

Nas oficinas são disponibilizados materiais didáticos e dadas sugestões de atividades práticas com a intenção de trabalhar gradualmente os conceitos básicos da Astronomia, Astronáutica e Ciências Afins, descobrindo eventuais preconcepções dos alunos e contestando erros básicos provindos do senso comum ou, até mesmo, dos livros didáticos. Dada a preocupação com o incentivo da realização de observações diurnas e noturnas bem como o manuseio de experimentos didáticos de baixo custo, espera-se que as atividades propostas contribuam para a elucidação e desmistificação de eventos não compreendidos de forma científica junto aos participantes, no que se refere a assuntos relacionados a Astronomia, Astronáutica e Ciências Afins.

5. RECURSOS HUMANOS, FINANCEIROS E  EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS

5.1 Equipe executora

Clementina Verginia Andreolla (Tina Andreolla) – 737.384.849-49 - 10h - tina@utfpr.edu.br - coordenadora e orientadora/ Keli Cristina Maurina – 031.465.789-48 - 2h - kelimaurina@utpr.edu.br - colaboradora e orientadora/ Aline Sasso - 063.598.619-17 - 10h - aly.sasso@gmail.com – Colaboradora e orientadora/ Eduardo Jackoski Miglioranza - 073.838.229-94 - 10h - eduardo_jkm@hotmail.com - voluntário/ Flavio Roberto Ruzza       - 069.322.479-76 - 2h - flavioruzza@gmail.com - colaborador e oficineiro/  Orlando De Toni Junior - 02793713902 - 2h - orlandod@utfpr.edu.br - colaborador/  Magnun Felipe Maciel - 085.172.649.67 - 2h - magnuntkd@gmail.com - colaborador/ Wilson Henrique Tatto - 049.156.939-45 - 2h - wilsonhenriquetatto@gmail.com - colaborador / Prisna Jamile Santos Leder - 017.094.992-30 - 10h - jamille_leder_23@hotmail.com - voluntária/ Dienifer Camaro Zoroteo - 041.717.009-22 - 2h - dieinifercbz@gmail.com - Palestrante e oficineira.

 

5.2 Parcerias

O programa conta com a parceria dos Núcleos regionais de Educação de Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, pertencentes ao Estado do Paraná e da Delegacia Regional de Educação de São Lourenço do Oeste, pertencente ao Estado de Santa Catarina. Conta também, com a parceria das Secretarias Municipais de Educação dos municípios pertencentes a esses NREs, além de direções de instituições privadas de Educação Básica e dos Institutos Federais do Paraná instalados nos Municípios de Capanema e Coronel Vivida. São parceiros, além dos citados acima, o Departamento de Física da UTFPR-PB e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município de Pato Branco.

 

5.3 Equipamentos

1 Telescópio Newtoniano, 250mm; distância focal (F): 1400mm; montagem: altazimutal – dobsoniana. / 2 Telescópios Newtonianos, 200mm; distância focal (F): 1250mm; montagem: altazimutal – dobsoniana. / 1 Telescópio CPC800 XLT com GPS interno, computadorizado; distância focal (F): 2032mm; montagem: forquilha azimutal com comando GOTO computadorizado. / 1 Telescópio Newtoniano C-NGT Shown; com GPS interno, computadorizado; distância focal (F): 280 mm; montagem equatorial com comando GOTO computadorizado. / Demais materiais requisitados conforme necessidade de realização das oficinas.

6. RISCOS E DIFICULDADES

Os projetos vinculados ao programa vem sendo desenvolvidos por alunos (bolsistas e voluntários) e professores integrantes do grupo, atuando em seus projetos de interesse, graças à disponibilidade dos mesmos, que compreendem a importância da iniciativa para divulgar a Astronomia e despertar o gosto pela Ciência, na população que se pretende atingir. Os resultados das atividades são satisfatórios por atingirem a comunidade conforme o objetivo, entretanto é carente a disponibilidade de mais pessoas interessadas em contribuir com uma missão de tal nobreza.

7. CRONOGRAMA                                                 

            As atividades são desenvolvidas durante o ano conforme os calendários acadêmico e escolar e calendário oficial de eventos de Astronomia, Astronáutica e Ciências Afins.

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1]“BOYD, Darryl. Crystal Radio”. Disponível em <http://crystalradio.net/crystalplans/xximages/> Acesso em 17 junho de 2017.

[2] GLEISER, Marcelo. A dança do universo: dos mitos de criação ao Big Bang. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

[3] HALLIDAY, David. RESNIK, Robert. WALKER, Jearl. Fundamentos de Física – Volume I. 8ª ed. Rio de Janeiro – RJ, 2009. LTC.

[4] HALLIDAY, David. RESNIK, Robert. WALKER, Jearl. Fundamentos de Física – Volume II. 8ª ed. Rio de Janeiro – RJ, 2009. LTC.

[5] HALLIDAY, David. RESNIK, Robert. WALKER, Jearl. Fundamentos de Física – Volume III. 8ª ed. Rio de Janeiro – RJ, 2009. LTC.

[6] O FASCÍNIO DO UNIVERSO; Damineli, Augusto; STEINER, João.

[7] OLIVEIRA FILHO, Kepler de Souza, SARAIVA, Maria de Fátima o., Astronomia e Astrofísica, Livraria da Física. São Paulo, 2004, 2a Ed.

[8] SAGAN, Carl. Bilhões e bilhões: reflexões sobre vida e morte na virada do milênio. Tradução de Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

[9] Stellarium. <http://www.stellarium.org>, acessado em 18 de Agosto de 2015.

[10] Zenite. <http://www.zenite.nu/>, acessado em 18 de Agosto de 2015.

[11] SCHEFFER, Elizabeth Weinhardt. Química: ciência e disciplina curricular, uma abordagem histórica. 1997. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

[12] SALCIDES, Patricia Ferreira; DE ALMEIDA PRATA, Leonardo. Proposta de uma aula interdisciplinar de química e astronomia: espectroscopia. Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2011 p: 1-8.

 


Referência: Processo nº 23064.014103/2022-21 SEI nº 2805236