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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEP. DE APOIO E PROJ. TECNOLOGICOS-PG INCUBADORA TECNOLOGICA - PG |
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EDITAL DE CHAMADA DO HOTEL TECNOLÓGICO Nº 04/2022
O Programa de Empreendedorismo e Inovação - PROEM, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa (PG), através da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias - DIREC, torna público que estão abertas as inscrições aos interessados em empreender novos negócios de base tecnológica junto ao Hotel Tecnológico (HT-PG), nos termos estabelecidos no presente Edital.
1 – DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROCESSO DE CHAMADA PÚBLICA
1.1 Os critérios para participação são os observados no Edital de Seleção de fluxo contínuo para o Hotel Tecnológico 2022/2023 disponível em: http://pg.utfpr.edu.br/incubadora/processo-de-selecao/.
1.2 Cada equipe poderá conter no máximo 05 (cinco) pessoas, preferencialmente de cursos distintos, sob orientação de um responsável (com vínculo institucional) da UTFPR.
1.3 A equipe deverá comprovar dispor de, no mínimo, 20 horas semanais, para o desenvolvimento do projeto.
1.4 As equipes poderão, também, admitir:
1.4.1 Sócios investidores (pessoa física ou jurídica) que não tenham participação majoritária no projeto;
1.4.2 Servidores da UTFPR, desde que os mesmos respeitem os seguintes requisitos: enquadrar-se como sócio-cotista ou sócio-proprietário, observando o Regime Jurídico Único para Servidores Públicos Federal e as prerrogativas da Lei n.º 13.243, de 11 de janeiro de 2016, que trata dos estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação; ou, caso não haja interesse de ser sócio, o servidor assinará Contrato de Parceria com a equipe como pesquisador ou consultor tecnológico com direito à participação na Propriedade Intelectual do projeto, conforme previsto em regulamentação da UTFPR.
2 - DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO E NÚMERO DE VAGAS
2.1 Os projetos propostos deverão, preferencialmente, estar relacionados aos cursos oferecidos pela UTFPR Campus Ponta Grossa.
2.2 Os projetos em áreas não contempladas por essa Instituição poderão ser submetidos e serão avaliados pelo Coordenador do HT-PG, que decidirá sobre a possibilidade de pré-incubação.
2.3 Será oferecido até 10 (dez) vagas para pré-incubação, cujas propostas se enquadrem dentro das áreas de atuação da UTFPR, Campus Ponta Grossa (entende-se relacionadas aos cursos oferecidos pela instituição).
2.4 Havendo submissão e aprovação de projetos dentro do período vigente do Edital de Fluxo Contínuo 2022/2023, que excedam as vagas disponíveis, tais projetos ficarão numa lista de espera, podendo ser convocados quanto à disponibilidade de vagas no Hotel Tecnológico.
3 – DA INSCRIÇÃO
As inscrições deverão ser feitas em formulário online, disponível no site da Incubadora da UTFPR-PG no seguinte endereço: http://bussola.pantone300.com//selecao/cadastro/online/d00f1f738045a03e676fa661c447725c.
Os seguintes formulários e/ou documentos devem ser preenchidos e anexados para efetivar a inscrição:
Declaração de Orientação (Anexo II)
Roteiro do Modelo de Negócios Canvas – MBC (Anexo III);
Os projetos/candidatos preencherão os anexos do Edital de Seleção e observarão o cronograma do item 6 deste edital.
Em caso de indisponibilidade da página da Incubadora http://pg.utfpr.edu.br/incubadora/ e também para obter demais informações entrar em contato através do e-mail: incubadora-pg@utfpr.edu.br
4 - DO PROCESSO DE SELEÇÃO
4.1 Os critérios de seleção são os observados no Edital de Seleção de fluxo contínuo do Hotel Tecnológico 2022/2023.
4.2 Para fins de parâmetros estão disponíveis no Anexo IV deste Edital a Ficha de Avaliação utilizada pelos membros da Banca de Avaliação.
5 – DO APOIO OFERECIDO
5.1 As equipes selecionadas ficarão pré-incubadas em ambiente próprio do HT. O espaço físico será em "coworking" compartilhado e a utilização será definida por escala, com a determinação de dias e horários específicos de utilização do espaço para cada equipe. Demais projetos considerados aprovados neste edital que excedam o número de vagas poderão ser convocados posteriormente, caso haja espaço disponível
5.2 Cada equipe e seu projeto poderão usufruir da infraestrutura do Hotel Tecnológico por até 12 (doze) meses, a partir da assinatura do Contrato de Utilização de Sistema Compartilhado de Pré-Incubação, podendo ser prorrogado, desde que não ultrapasse o período máximo de 24 meses, mediante apresentação da Prototipagem e/ou modelagem de negócios atualizados e avaliação de desempenho realizada pela coordenação do HT-PG.
6 – DO CRONOGRAMA
15/08/2022 |
Abertura do Edital de Chamada Pública 01/2021 no site http://pg.utfpr.edu.br/incubadora/processo-de-selecao/ |
15/08/2022 a 15/10/2023 |
Período de inscrições online e entrega de documentações e Modelo de Negócios. |
Até 5 dias úteis após entrega dos documentos |
1ª Fase – Análise preliminar do Formulário de inscrição e demais documentos solicitados para inscrição. |
Até 5 dias úteis após entrega dos documentos |
Divulgação dos projetos pré-qualificados na 1ª fase no site pg.utfpr.edu.br/incubadora/ |
Até 2 dias úteis após divulgação do resultado da 1ª fase |
Interposição de recurso contra o resultado da 1ª fase pelo e-mail: incubadora-pg@utfpr.edu.br |
Até 1 dia útil após entrega do recurso da 1ª fase |
Resultado dos recursos da 1ª fase no site pg.utfpr.edu.br/incubadora/ |
Até 5 dias úteis após resultado dos recursos da 1ª fase |
2ª Fase – Análise técnica pela Coordenação do Hotel Tecnológico do Modelo de negócios em Canvas. |
Até 5 dias úteis após resultado dos recursos da 1ª fase |
Divulgação dos projetos qualificados na 2ª fase no site pg.utfpr.edu.br/incubadora/ |
Até 2 dias úteis após divulgação do resultado da 2ª fase |
Interposição de recurso contra o resultado da 2ª fase pelo e-mail: incubadora-pg@utfpr.edu.br |
Até 1 dia útil após entrega do recurso da 2ª fase |
Resultado dos recursos da 2ª fase no site pg.utfpr.edu.br/incubadora/ e cronograma de apresentação para a Banca de Avaliação |
Em 09/11/2022 no Evento denominado START-UT |
3ª Fase – Banca de Avaliação, selecionada pela Coordenação do HT. |
Até 10 dias úteis após resultado dos recursos da 2ª fase |
Divulgação do resultado preliminar do Edital de Chamada Pública 01/2021 no site pg.utfpr.edu.br/incubadora/ |
Até 2 dias úteis após divulgação do resultado da 3ª fase |
Prazo para interposição de Recurso pelo e-mail: incubadora-pg@utfpr.edu.br |
Até 1 dia útil após entrega do recurso da 3ª fase |
Resultado final após recursos da 3ª fase no site pg.utfpr.edu.br/incubadora/ |
Até 3 dias úteis após divulgação do resultado final |
Prazo para interposição de Recurso sobre resultado final pelo e-mail: incubadora-pg@utfpr.edu.br |
Até 1 dia útil após entrega do recurso sobre resultado final |
Publicação e divulgação do resultado final do Edital de Chamada Pública 04/2022. |
Até 30 dias corridos após divulgação resultados do recurso sobre resultado final |
Assinatura dos contratos e início do período de pré-incubação das equipes selecionadas |
Parágrafo Único: As datas são uma previsão e podem ocorrer alterações. No caso de indisponibilidade da página da Incubadora http://pg.utfpr.edu.br/incubadora/ o meio de comunicação oficial será o e-mail: incubadora-pg@utfpr.edu.br
7 - DA PROPRIEDADE INTELECTUAL
Parágrafo Único: Os direitos de Propriedade Intelectual serão tratados em instrumento específico, conforme Regulamento da Propriedade Intelectual da UTFPR.
8 - DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
Parágrafo Único: Os resultados serão divulgados de acordo com o cronograma proposto neste edital.
9 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1 Todas as informações recebidas dos candidatos serão tratadas como confidenciais pelo Hotel Tecnológico.
9.2 O prazo estabelecido para os projetos selecionados se instalarem no Hotel Tecnológico será de até 30 dias após aprovação;
9.3 A instalação caracteriza-se pela assinatura do Contrato de Utilização de Sistema Compartilhado de Pré-Incubação. A não instalação do projeto selecionado e nem justificativa para não instalação no prazo determinado, desclassificará o mesmo;
9.4 Caberá à Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias deliberar sobre quaisquer casos omissos neste Edital, bem como rever as datas do Cronograma de Seleção dos Projetos.
9.5 A qualquer tempo, o presente edital poderá ser revogado, alterado ou anulado, em parte ou em sua totalidade, por motivo de interesse da Administração Pública, sem que isso implique o direito de indenização de qualquer natureza.
9.6 O presente Edital será publicado no site da Incubadora da UTFPR-PG em http://pg.utfpr.edu.br/incubadora/processo-de-selecao/
9.7 Competem à Justiça Federal, através da Subseção Judiciária de Ponta Grossa para dirimir eventuais questões decorrentes dos referidos editais.
Ponta Grossa, 15 de agosto de 2022.
Joaquim de Mira Junior
Coordenador PROEM - UTFPR Campus Ponta Grossa
Sabrina Ávila Rodrigues
Diretora de Relações Empresariais e Comunitárias - UTFPR Campus Ponta Grossa
Abel Dionizio Azeredo
Diretor Geral da UTFPR Campus Ponta Grossa
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SABRINA AVILA RODRIGUES, DIRETOR(A), em (at) 12/08/2022, às 11:28, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JOAQUIM DE MIRA JUNIOR, ASSESSOR(A), em (at) 15/08/2022, às 08:59, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ABEL DIONIZIO AZEREDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 15/08/2022, às 11:56, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2809080 e o código CRC (and the CRC code) F2E54565. |
seção de anexos
OBS.: Os anexos em formato editável estarão disponíveis para download na página da incubadora em: http://pg.utfpr.edu.br/incubadora/processo-de-selecao/
ANEXO I – Formulário de Inscrição
Nome do projeto |
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Orientador tecnológico (se houver) |
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Nome dos componentes da equipe e função no projeto |
1. 2. 3. 4. |
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Local e data de nascimento |
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Nome dos pais |
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Cidade/Estado |
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Curso/ Instituição/ Ano de conclusão |
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Responda de forma objetiva |
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Qual a idéia central do projeto? |
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A ideia é sustentável (socialmente, economicamente e ambientalmente)? |
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Por que sua equipe acredita que o projeto poderá dar certo? |
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Nome fantasia da futura empresa |
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Setor ou ramo de atividade |
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Descrição do serviço ou produto de forma sucinta |
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Qual o caráter inovador do projeto? |
Declaro conhecer todas as informações do presente edital de pré-incubação de projeto de empresas do Programa de Empreendedorismo e Inovação - PROEM e concordar com o respectivo teor.
Declaro ainda que participei da oficina de Modelo de Negócios Canvas de forma presencial ou assisti o conteúdo digital disponibilizado pela Incubadora da UTFPR-PG no seu site.
Afirmo, outrossim, que são verdadeiras todas as informações aqui prestadas e as constantes dos documentos anexos.
Cidade, dia de mês de ano.
Nome completo |
Assinatura |
1. |
1. |
2. |
2. |
3 |
3. |
4. |
4. |
ANEXO II – Declaração de Orientação
Eu, ____________________________________, lotado(a) na Instituição de Ensino (nome por extenso da instituição e abreviatura), me candidato(a) a orientador(a) do(a) acadêmico(a) (nome por extenso), durante o período de vigência do vínculo com o Hotel Tecnológico da UTFPR – Campus Ponta Grossa, no período de __/__/__ a __/__/__.
Caso haja qualquer necessidade de afastamento da Instituição acima mencionada, para desenvolvimento de qualquer outra atividade, inclusive para cursar pós-graduação, me comprometo a apresentar, devidamente comprometido com a incumbência, professor substituto para dar continuidade a orientação deste projeto de pesquisa.
_______________________________,____ de ________ de _______.
_______________________________________
Assinatura
ANEXO III - Roteiro do modelo de negócios em Canvas
O modelo de negócios a ser apresentado deve seguir o Canvas, e deve conter informações dos 9 blocos abaixo:
I) Segmento de Mercado
Para quem criaremos valor?
Quais serão nossos clientes mais importantes?
II) Proposta de Valor
Que valor proporcionamos a nossos clientes?
Quais problemas de nossos clientes serão solucionados?
III) Canais (Distribuição e Comunicação)
Como será estabelecido o contato com os clientes?
Que meios nosso segmento de mercado utilizará? (Loja física, Virtual...)
IV) Relacionamento com clientes
Que tipo de relacionamento que cada segmento de mercado espera ter para estabelecer e manter sua preferência? (chat, email, blog, redes sociais, telefone, presencial...)
V) Receitas
Qual valor os nossos clientes estão dispostos a pagar?
Como gostariam de pagar?
VI) Recursos Chave
Que recursos físicos, humanos, intelectuais ou econômicos são essenciais?
VII) Atividades Chave
O que devemos saber e fazer?
VIII) Parcerias Chave
Quem são nossos parceiros e provedores fundamentais?
IX) Custos
Quais são os custos mais importantes do modelo de negócio (Recursos e Atividades chaves)
Obs.: Inserir a imagem do BMG CANVAS preenchido. Você poderá utilizar o CANVAS editável do Sebrae, veja em: https://www.sebraecanvas.com
ANEXO IV - FICHA DE AVALIAÇÃO DE PROJETO CANDIDATO AO HOTEL TECNOLÓGICO
(*Para uso exclusivo da banca de avaliação)
Membro da Banca: _________________________________ Data:___/___/___
Projeto: ________________________________________________________
Classificação da Área: ____________________________________________
Critérios |
Pontos |
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Modelo de negócio |
Mercado |
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Proposta de valor (até 5 pontos) |
Qual problema(s) se propõe a resolver do cliente?
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Canais de relacionamento e interação com os clientes (até 5 pontos) |
Através de quais canais (comunicação, vendas e distribuição) atinge o(s) segmento(s) de mercado? Como estão integrados os canais? Quais funcionam melhor? Quais tem melhor custo- benefício? Como tais canais são integrados às rotinas do público alvo? O canal apresentado é eficiente para o segmento de clientes escolhido |
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Atividades e parceiros chaves (até 5 pontos) |
Quais atividades-chave a Proposta de Valor exige? Quais são os Canais de Distribuição? Como é o Relacionamento com o público? Quais são as Fontes de receita? Quem são os nossos principais parceiros? Quem são os nossos principais fornecedores? Quais são os recursos-chave que estamos adquirindo de parceiros? Quais são as principais atividades que os parceiros realizam? |
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Fonte de renda e estrutura de custos (até 5 pontos) |
Por quais valores o público alvo está realmente interessado em pagar? Por quais eles pagam atualmente? Como eles gostariam de pagar? Foi apresentado como o cliente pagará pela proposta de valor? A fonte de recurso é coerente? Como cada fluxo de receita contribui para a receita global? Foram apresentados os principais custos? Quais são os custos mais importantes inerentes ao nosso modelo de negócio? Quais são os recursos-chave mais caros? Quais são as atividades-chave mais caras? A estrutura de custos condiz com o modelo de negócio? |
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APRESENTAÇÃO |
PERFIL EMPREENDEDOR/EQUIPE |
Formação da equipe (até 5 pontos) |
Apresentou-se de maneira Clara? Informou o nome da empresa e dos demais integrantes? Informou seu papel ou posição na empresa? Formação técnica da equipe para a proposta do negócio Complementaridade da equipe |
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Confiança/energia (até 5 pontos) |
Espontaneidade Naturalidade e engajamento Entusiasmo Preparação e confiança |
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Linguagem Corporal (até 5 pontos) |
Estabeleceu conexão imediata com o ouvinte? Postura apropriada Aparência Efetividade no uso de gestos e expressão facial Contato visual efetivo e consistente |
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Voz/Discurso (até 5 pontos) |
Boa voz / volume apropriado Variação do discurso e do tom Boa enunciação Clareza no discurso Boa articulação Velocidade de fala |
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DECLARAÇÃO DE ORIENTAÇÃO |
Carta de interesse do professor orientador na ideia da equipe (até 5 pontos) |
Apresentação da declaração de orientação |
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TOTAL |
PONTUAÇÃO OBTIDA |
MÉDIA |
Considerações Gerais
Referência: Processo nº 23064.029287/2022-24 | SEI nº 2809080 |