Boletim de Serviço Eletrônico em 15/08/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DEP. DE APOIO E PROJ. TECNOLOGICOS-PG

INCUBADORA TECNOLOGICA - PG

 

EDITAL DE CHAMADA DO HOTEL TECNOLÓGICO Nº 04/2022

 

         O Programa de Empreendedorismo e Inovação - PROEM, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa (PG), através da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias - DIREC, torna público que estão abertas as inscrições aos interessados em empreender novos negócios de base tecnológica junto ao Hotel Tecnológico (HT-PG), nos termos estabelecidos no presente Edital. 


 

1 – DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROCESSO DE CHAMADA PÚBLICA

 

1.1 Os critérios para participação são os observados no Edital de Seleção de fluxo contínuo para o Hotel Tecnológico 2022/2023 disponível em: http://pg.utfpr.edu.br/incubadora/processo-de-selecao/.

1.2 Cada equipe poderá conter no máximo 05 (cinco) pessoas, preferencialmente de cursos distintos, sob orientação de um responsável (com vínculo institucional) da UTFPR.

1.3 A equipe deverá comprovar dispor de, no mínimo, 20 horas semanais, para o desenvolvimento do projeto.

1.4 As equipes poderão, também, admitir: 

1.4.1 Sócios investidores (pessoa física ou jurídica) que não tenham participação majoritária no projeto;

1.4.2 Servidores da UTFPR, desde que os mesmos respeitem os seguintes requisitos: enquadrar-se como sócio-cotista ou sócio-proprietário, observando o Regime Jurídico Único para Servidores Públicos Federal e as prerrogativas da Lei n.º 13.243, de 11 de janeiro de 2016, que trata dos estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação; ou, caso não haja interesse de ser sócio, o servidor assinará Contrato de Parceria com a equipe como pesquisador ou consultor tecnológico com direito à participação na Propriedade Intelectual do projeto, conforme previsto em regulamentação da UTFPR. 

 

2 - DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO E NÚMERO DE VAGAS

 

2.1 Os projetos propostos deverão, preferencialmente, estar relacionados aos cursos oferecidos pela UTFPR Campus Ponta Grossa.

2.2 Os projetos em áreas não contempladas por essa Instituição poderão ser submetidos e serão avaliados pelo Coordenador do HT-PG, que decidirá sobre a possibilidade de pré-incubação.

2.3 Será oferecido até 10 (dez) vagas para pré-incubação, cujas propostas se enquadrem dentro das áreas de atuação da UTFPR, Campus Ponta Grossa (entende-se relacionadas aos cursos oferecidos pela instituição). 

2.4 Havendo submissão e aprovação de projetos dentro do período vigente do Edital de Fluxo Contínuo 2022/2023, que excedam as vagas disponíveis, tais projetos ficarão numa lista de espera, podendo ser convocados quanto à disponibilidade de vagas no Hotel Tecnológico. 

 

3 – DA INSCRIÇÃO

      As inscrições deverão ser feitas em formulário online, disponível no site da Incubadora da UTFPR-PG no seguinte endereço: http://bussola.pantone300.com//selecao/cadastro/online/d00f1f738045a03e676fa661c447725c.

      Os seguintes formulários e/ou documentos devem ser preenchidos e anexados para efetivar a inscrição:

  1. Formulário de inscrição (Anexo I);
  1. Declaração de Orientação (Anexo II)

  2. Roteiro do Modelo de Negócios Canvas – MBC (Anexo III);

 

Os projetos/candidatos preencherão os anexos do Edital de Seleção e observarão o cronograma do item 6 deste edital.

Em caso de indisponibilidade da página da Incubadora http://pg.utfpr.edu.br/incubadora/ e também para obter demais informações entrar em contato através do e-mail: incubadora-pg@utfpr.edu.br 

 

4 - DO PROCESSO DE SELEÇÃO

 

4.1 Os critérios de seleção são os observados no Edital de Seleção de fluxo contínuo do Hotel Tecnológico 2022/2023.

4.2 Para fins de parâmetros estão disponíveis no Anexo IV deste Edital a Ficha de Avaliação utilizada pelos membros da Banca de Avaliação. 

 

5 – DO APOIO OFERECIDO

 

5.1 As equipes selecionadas ficarão pré-incubadas em ambiente próprio do HT. O espaço físico será em "coworking" compartilhado e a utilização será definida por escala, com a determinação de dias e horários específicos de utilização do espaço para cada equipe. Demais projetos considerados aprovados neste edital que excedam o número de vagas poderão ser convocados posteriormente, caso haja espaço disponível

 

5.2 Cada equipe e seu projeto poderão usufruir da infraestrutura do Hotel Tecnológico por até 12 (doze) meses, a partir da assinatura do Contrato de Utilização de Sistema Compartilhado de Pré-Incubação, podendo ser prorrogado, desde que não ultrapasse o período máximo de 24 meses, mediante apresentação da Prototipagem e/ou modelagem de negócios atualizados e avaliação de desempenho realizada pela coordenação do HT-PG. 

6 – DO CRONOGRAMA 

15/08/2022

 

Abertura do Edital de Chamada Pública 01/2021 no site http://pg.utfpr.edu.br/incubadora/processo-de-selecao/

15/08/2022 a 15/10/2023

 

Período de inscrições online e entrega de documentações e Modelo de Negócios.

 

Até 5 dias úteis após entrega dos documentos

 

1ª Fase – Análise preliminar do Formulário de inscrição e demais documentos solicitados para inscrição.

 

Até 5 dias úteis após entrega dos documentos

 

Divulgação dos projetos pré-qualificados na 1ª fase no site pg.utfpr.edu.br/incubadora/

 

Até 2 dias úteis após divulgação do resultado da 1ª fase

 

Interposição de recurso contra o resultado da 1ª fase pelo e-mail: incubadora-pg@utfpr.edu.br

 

Até 1 dia útil após entrega do recurso da 1ª fase

 

Resultado dos recursos da 1ª fase no site pg.utfpr.edu.br/incubadora/

 

Até 5 dias úteis após resultado dos recursos da 1ª fase

 

2ª Fase – Análise técnica pela Coordenação do Hotel Tecnológico do Modelo de negócios em Canvas.

 

Até 5 dias úteis após resultado dos recursos da 1ª fase

 

Divulgação dos projetos qualificados na 2ª fase no site pg.utfpr.edu.br/incubadora/

 

Até 2 dias úteis após divulgação do resultado da 2ª fase

Interposição de recurso contra o resultado da 2ª fase pelo e-mail: incubadora-pg@utfpr.edu.br

 

Até 1 dia útil após entrega do recurso da 2ª fase

 

Resultado dos recursos da 2ª fase no site pg.utfpr.edu.br/incubadora/ e cronograma de apresentação para a Banca de Avaliação

 

Em 09/11/2022 no Evento denominado START-UT  

 

3ª Fase – Banca de Avaliação, selecionada pela Coordenação do HT.

 

Até 10 dias úteis após resultado dos recursos da 2ª fase

 

Divulgação do resultado preliminar do Edital de Chamada Pública 01/2021 no site pg.utfpr.edu.br/incubadora/

 

Até 2 dias úteis após divulgação do resultado da 3ª fase

 

Prazo para interposição de Recurso pelo e-mail: incubadora-pg@utfpr.edu.br

 

Até 1 dia útil após entrega do recurso da 3ª fase

 

Resultado final após recursos da 3ª fase no site pg.utfpr.edu.br/incubadora/

 

Até 3 dias úteis após divulgação do resultado final

 

Prazo para interposição de Recurso sobre resultado final pelo e-mail: incubadora-pg@utfpr.edu.br

 

Até 1 dia útil após entrega do recurso sobre resultado final

 

Publicação e divulgação do resultado final do Edital de Chamada Pública 04/2022.

 

Até 30 dias corridos após divulgação resultados do recurso sobre resultado final

 

Assinatura dos contratos e início do período de pré-incubação das equipes selecionadas

 

Parágrafo Único: As datas são uma previsão e podem ocorrer alterações. No caso de indisponibilidade da página da Incubadora http://pg.utfpr.edu.br/incubadora/ o meio de comunicação oficial será o e-mail: incubadora-pg@utfpr.edu.br 

7 - DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

      Parágrafo Único: Os direitos de Propriedade Intelectual serão tratados em instrumento específico, conforme Regulamento da Propriedade Intelectual da UTFPR. 

 

8 - DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

 Parágrafo Único: Os resultados serão divulgados de acordo com o cronograma proposto neste edital.

 

9 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 Todas as informações recebidas dos candidatos serão tratadas como confidenciais pelo Hotel Tecnológico.

9.2 O prazo estabelecido para os projetos selecionados se instalarem no Hotel Tecnológico será de até 30 dias após aprovação;

9.3 A instalação caracteriza-se pela assinatura do Contrato de Utilização de Sistema Compartilhado de Pré-Incubação. A não instalação do projeto selecionado e nem justificativa para não instalação no prazo determinado, desclassificará o mesmo;

9.4 Caberá à Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias deliberar sobre quaisquer casos omissos neste Edital, bem como rever as datas do Cronograma de Seleção dos Projetos.

9.5 A qualquer tempo, o presente edital poderá ser revogado, alterado ou anulado, em parte ou em sua totalidade, por motivo de interesse da Administração Pública, sem que isso implique o direito de indenização de qualquer natureza.

9.6 O presente Edital será publicado no site da Incubadora da UTFPR-PG em http://pg.utfpr.edu.br/incubadora/processo-de-selecao/

9.7 Competem à Justiça Federal, através da Subseção Judiciária de Ponta Grossa para dirimir eventuais questões decorrentes dos referidos editais. 

 

Ponta Grossa, 15 de agosto de 2022.

 

 

Joaquim de Mira Junior

Coordenador PROEM - UTFPR Campus Ponta Grossa

 

 

Sabrina Ávila Rodrigues

Diretora de Relações Empresariais e Comunitárias - UTFPR Campus Ponta Grossa

 

 

Abel Dionizio Azeredo

Diretor Geral da UTFPR Campus Ponta Grossa

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SABRINA AVILA RODRIGUES, DIRETOR(A), em (at) 12/08/2022, às 11:28, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JOAQUIM DE MIRA JUNIOR, ASSESSOR(A), em (at) 15/08/2022, às 08:59, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ABEL DIONIZIO AZEREDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 15/08/2022, às 11:56, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2809080 e o código CRC (and the CRC code) F2E54565.



seção de anexos

OBS.: Os anexos em formato editável estarão disponíveis para download na página da incubadora em: http://pg.utfpr.edu.br/incubadora/processo-de-selecao/

 

ANEXO I – Formulário de Inscrição

 

Nome do projeto

 

Orientador tecnológico (se houver)

 

Nome dos componentes da equipe e função no projeto 

1.

2.

3.

4.

 

a. Dedicação em horas semanais ao projeto

b. Já concluiu o estágio curricular?

c. Trabalha atualmente?

 

A

B

C

1.

1.

1.

2.

2.

2.

3.

3.

3.

4.

4.

4.

Local e data de nascimento 

 

1.

2.

3.

4.

Nome dos pais

 

1.

1.

2.

2.

3.

3.

4.

4.

Cidade/Estado 

 

1.

1.

2.

2.

3.

3.

4.

4.

 

Telefones: Residencial, Comercial e Celular

 

1.

1.

1.

2.

2.

2.

3.

3.

3.

4.

4.

4.

 

Curso/ Instituição/ Ano de conclusão

 

1.

1.

1.

2.

2.

2.

3.

3.

3.

4.

4.

4.

 

Responda de forma objetiva

 

Qual a idéia central do projeto?


 

A ideia é sustentável (socialmente, economicamente e ambientalmente)?

 

Por que sua equipe acredita que o projeto poderá dar certo?

 

Nome fantasia da futura empresa


 

Setor ou ramo de atividade


 

Descrição do serviço ou produto de forma sucinta

 

Qual o caráter inovador do projeto?


 

 

Declaro conhecer todas as informações do presente edital de pré-incubação de projeto de empresas do Programa de Empreendedorismo e Inovação - PROEM e concordar com o respectivo teor.

Declaro ainda que participei da oficina de Modelo de Negócios Canvas de forma presencial ou assisti o conteúdo digital disponibilizado pela Incubadora da UTFPR-PG no seu site.

Afirmo, outrossim, que são verdadeiras todas as informações aqui prestadas e as constantes dos documentos anexos.

Cidade, dia   de   mês de ano.

 

Nome completo 

Assinatura

1.

1.

2.

2.

3

3.

4.

4.








 

ANEXO II – Declaração de Orientação

 

Eu, ____________________________________, lotado(a) na Instituição de Ensino (nome por extenso da instituição e abreviatura), me candidato(a) a orientador(a) do(a) acadêmico(a) (nome por extenso), durante o período de vigência do vínculo com o Hotel Tecnológico da UTFPR – Campus Ponta Grossa, no período de __/__/__ a __/__/__.

 

Caso haja qualquer necessidade de afastamento da Instituição acima mencionada, para desenvolvimento de qualquer outra atividade, inclusive para cursar pós-graduação, me comprometo a apresentar, devidamente comprometido com a incumbência, professor substituto para dar continuidade a orientação deste projeto de pesquisa.


 

_______________________________,____ de ________ de _______. 








 

_______________________________________

Assinatura



 

ANEXO III - Roteiro do modelo de negócios em Canvas

 

O modelo de negócios a ser apresentado deve seguir o Canvas, e deve conter informações dos 9 blocos abaixo: 

 

I) Segmento de Mercado 

Para quem criaremos valor?

Quais serão nossos clientes mais importantes?

II) Proposta de Valor 

Que valor proporcionamos a nossos clientes?

Quais problemas de nossos clientes serão solucionados?

 

III) Canais (Distribuição e Comunicação) 

Como será estabelecido o contato com os clientes?

Que meios nosso segmento de mercado utilizará? (Loja física, Virtual...)

 

IV) Relacionamento com clientes 

Que tipo de relacionamento que cada segmento de mercado espera ter para estabelecer e manter sua preferência? (chat, email, blog, redes sociais, telefone, presencial...)

 

V) Receitas 

Qual valor os nossos clientes estão dispostos a pagar?

Como gostariam de pagar?

 

VI) Recursos Chave 

Que recursos físicos, humanos, intelectuais ou econômicos são essenciais?

 

VII) Atividades Chave 

O que devemos saber e fazer?

 

VIII) Parcerias Chave 

Quem são nossos parceiros e provedores fundamentais?

 

IX) Custos 

Quais são os custos mais importantes do modelo de negócio (Recursos e Atividades chaves)

 


Obs.: Inserir a imagem do BMG CANVAS preenchido. Você poderá utilizar o CANVAS editável do Sebrae, veja em: https://www.sebraecanvas.com

 

 

ANEXO IV - FICHA DE AVALIAÇÃO DE PROJETO CANDIDATO AO HOTEL TECNOLÓGICO

(*Para uso exclusivo da banca de avaliação)

 

Membro da Banca: _________________________________ Data:___/___/___

Projeto: ________________________________________________________

Classificação da Área: ____________________________________________

Critérios 

Pontos

Modelo de 

negócio

Mercado

 

Segmento de Mercado

(até 5 pontos)

 

Para quem se cria valor?

 

Quem é o(s) público(s)mais importante(s)?

 

Foi definido nicho de clientes? 

 
   

Proposta de valor

(até 5 pontos)

Qual problema(s) se propõe a resolver do cliente? 

 

Quais são as necessidades do público que serão satisfeitas?

 

Que pacotes e/serviços são oferecidos a cada segmento de público?

 

Comunicou de forma clara e objetiva a inovação?

 

Utilizou argumentos claros e persuasivos para mostrar de forma clara porque tem clientes dispostos a usar o produto/serviço?

 

Foi apresentado os benefícios que o produto/serviço irá entregar para os clientes ?

 

Há sinergia entre a proposta de valor e segmento de clientes?



 

   

 
 
 
   

Canais de relacionamento e interação com os clientes 

 (até 5 pontos)

Através de quais canais

(comunicação, vendas e

distribuição) atinge o(s)

segmento(s) de mercado?

 

Como estão integrados os

canais?

 

Quais funcionam melhor?

 

Quais tem melhor custo-

benefício?

 

Como tais canais são

integrados às rotinas do

público alvo?

 

O canal apresentado é

eficiente para o segmento de

clientes escolhido

 
   

Atividades e parceiros chaves

(até 5 pontos)

Quais atividades-chave a

Proposta de Valor exige?

 

Quais são os Canais de

Distribuição?

 

Como é o Relacionamento

com o público?

 

Quais são as Fontes de

receita?

 

Quem são os nossos principais

parceiros?

 

Quem são os nossos principais

fornecedores?

 

Quais são os recursos-chave

que estamos adquirindo de

parceiros?

 

Quais são as principais

atividades que os parceiros

realizam?

 
   

Fonte de renda e estrutura de custos 

(até 5 pontos)

Por quais valores o público

alvo está realmente

interessado em pagar?

 

Por quais eles pagam

atualmente?

 

Como eles gostariam de

pagar?

 

Foi apresentado como o

cliente pagará pela proposta

de valor?

 

A fonte de recurso é coerente?

 

Como cada fluxo de receita

contribui para a receita

global?

 

Foram apresentados os

principais custos?

 

Quais são os custos mais

importantes inerentes ao nosso

modelo de negócio?

 

Quais são os recursos-chave

mais caros?

 

Quais são as atividades-chave

mais caras?

 

A estrutura de custos condiz

com o modelo de negócio?

 

APRESENTAÇÃO

PERFIL EMPREENDEDOR/EQUIPE

Formação da equipe 

(até 5 pontos)

Apresentou-se de maneira

Clara?

 

Informou o nome da empresa

e dos demais integrantes?

 

Informou seu papel ou

posição na empresa?

 

Formação técnica da equipe

para a proposta do negócio

 

Complementaridade da equipe

 
   

Confiança/energia 

(até 5 pontos)

Espontaneidade

 

Naturalidade e engajamento

 

Entusiasmo

 

Preparação e confiança

 
   

Linguagem

Corporal

(até 5 pontos)

Estabeleceu conexão imediata

com o ouvinte?

 

Postura apropriada

 

Aparência

 

Efetividade no uso de gestos e

expressão facial

 

Contato visual efetivo e

consistente

 
   

Voz/Discurso

(até 5 pontos)

Boa voz / volume apropriado

 

Variação do discurso e do tom

 

Boa enunciação

 

Clareza no discurso

 

Boa articulação

 

Velocidade de fala

 

DECLARAÇÃO

DE

ORIENTAÇÃO

 

Carta de interesse

do professor

orientador na

ideia da equipe

(até 5 pontos)

Apresentação da declaração

de orientação

 

TOTAL

 

PONTUAÇÃO

 

OBTIDA

MÉDIA

 

Considerações Gerais

 















 

Referência: Processo nº 23064.029287/2022-24 SEI nº 2809080