Boletim de Serviço Eletrônico em 04/07/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIR. DE RELAC. EMPRES. E COMUNITARIAS-PB

DIVISAO DE EMPREEND E INOVACAO - PB

 

 EDITAL nº 009/2022 - DIREC-PB

Seleção de bolsistas para o Laboratório FabLab do Centro de Inovação da UTFPR (fablab-utfpr-pb)

OBJETO

A Direção-Geral do Campus Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, em conjunto com a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias do Campus Pato Branco (DIREC-PB) torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para Seleção de bolsistas para o Laboratório FabLab do Centro de Inovação da UTFPR (FABLAB-UTFPR-PB), nos termos abaixo especificados.

NORMAS GERAIS

A concessão da bolsa está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.

O valor da bolsa será de R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais, que serão depositados em conta bancária em nome do aluno, preferencialmente no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal.

A abertura da conta corrente deverá ser providenciada pelo aluno, caso não a possua.

O pagamento da bolsa poderá ser interrompido por solicitação da DIREC-PB ou do estudante bolsista.

O estudante bolsista exercerá suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR.

A carga horária será de 20 (vinte) horas semanais de atividades.

Os horários de atividades do bolsista será definido em comum acordo com o professor responsável pelo Laboratório FabLab do Centro de Inovação da UTFPR (FABLAB-UTFPR-PB), não podendo estes coincidir com suas atividades acadêmicas regulares.

A formalização da bolsa ocorrerá por meio de Termo de Compromisso entre a Instituição e o estudante bolsista mediado pela DIREC-PB.

O Termo de Compromisso terá duração de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por interesse da administração.

O Termo de Compromisso pode ser rescindido a qualquer momento, a critério da DIREC-PB ou por solicitação do bolsista, mediante comunicação prévia com pelo menos 30 dias de antecedência.

No caso de rescisão antecipada a DIREC-PB poderá chamar o próximo estudante da lista de bolsistas classificados no presente edital.

O novo Termo de Compromisso terá vigência durante os meses remanescentes.

ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA

Constitui atribuição básica do bolsista auxiliar DIREC-PB em tarefas relacionadas ao Programa de Empreendedorismo (PROEM), conforme descritas abaixo:

Operar equipamentos de prototipagem.

Desenhar (em software) peças de protótipos para confecção nas máquinas;

Controlar e administrar os materiais de consumo;

Gerenciar a manutenção preventiva dos equipamentos

Zelar pelo patrimônio e nome da UTFPR, bem como cumprir suas normas internas;

Auxiliar nas atividades gerais do setor;

Suporte aos servidores do setor;

Elaborar semestralmente o relatório de atividades desenvolvidas;

Ser assíduo, responsável, eficiente, ter ética e manter discrição profissional;

ESTUDANTES PARTICIPANTES

A Seleção dos Bolsistas é destinada aos estudantes regularmente matriculados nos cursos Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação ou Engenharia Elétrica da UTFPR-PB.

das VAGAS

Serão ofertadas 02 (duas) vagas, com horário a combinar com o responsável pelo Laboratório FabLab do Centro de Inovação da UTFPR (FABLAB-UTFPR-PB).

REQUISITOS

Para se inscrever e concorrer ao processo de seleção o candidato deverá:

Estar regularmente matriculado nos cursos de graduação da UTFPR-PB Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação ou Engenharia Elétrica à partir do 5° período;

Coeficiente de rendimento acadêmico maior ou igual a 0,7;

Disponibilidade de 20 horas semanais; 

Não receber outra bolsa da UTFPR, excetuando-se o Auxílio Estudantil, antiga Bolsa-Permanência;

Não possuir vínculo empregatício, bem como, estar realizando estágio supervisionado;

Não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.

Possuir Conhecimentos em Software CAD (SolidWorks, SolidEdge, ...), software de fatiamento para impressora 3D (Cura,Simplifly 3D, ...);

Desejável experiência em impressão 3D, escaneamento 3D, corte a laser e ploter de corte;

Das inscrições

As inscrições ocorrerão por meio de formulário de inscrição online, juntamente com a documentação exigida no item 7.5 deste edital. O formulário de inscrição está disponível NESTE LINK.

As inscrições devem ser realizadas até 19 de julho de 2022.

A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar, em hipótese alguma, desconhecimento.

As inscrições poderão ser prorrogadas conforme necessidade, sem prévio aviso.

A documentação exigida para a inscrição segue abaixo:

Currículo Vitae;

Histórico Escolar da graduação;

Comprovante de disciplinas matriculadas demonstrando o horário disponível.

Toda documentação deve ser anexada ao formulário de inscrição em um único arquivo no formato .pdf.

O não envio envio da documentação exigida no item 7.5 do presente Edital juntamente com o formulário de inscrição acarretará a desclassificação do candidato.

As cópias dos documentos citados no item 7.5 não necessitam de autenticação em cartório.

O candidato se responsabiliza pela veracidade e legalidade das informações prestadas.

EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O candidato será excluído do processo de seleção se não entregar o formulário de inscrição no prazo estabelecido, a documentação exigida e se as informações prestadas não forem verdadeiras, e o não comparecimento na entrevista.

CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

Na seleção do Estudante Bolsista serão avaliados os seguintes itens:

Experiências anteriores (projetos, equipamentos de prototipagem e usinagem): máximo de 30 pontos;

Entrevista com o  coordenador do Laboratório: máximo de 70 pontos.

A entrevista apresenta caráter classificatório, mas somente será realizada com os candidatos que apresentarem a documentação do item 7.5.

As datas e horários das entrevistas serão enviadas por e-mail aos candidatos, conforme cronograma.

As entrevistas serão realizadas pelo responsável do Laboratório FabLab em data, horário e local previamente agendado e comunicado ao candidato por e-mail ou outra ferramenta de comunicação.

Os critérios a serem avaliados na entrevista são:

 Disponibilidade de horário de 20 (vinte) horas  semanais;

 Flexibilidade de horário;

 Experiências anteriores;

Os candidatos classificados serão listados de acordo com as notas finais, em ordem crescente ou decrescente, observados os critérios de desempate.

Em caso de empate na classificação final, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

Obtiver maior pontuação no item 9.5, alínea I.

Obtiver maior coeficiente de rendimento acadêmico.

PERDA DO DIREITO À BOLSA AUXÍLIO AO ESTUDANTE

O candidato perderá o direito à bolsa auxílio se não cumprir as normas estabelecidas neste Edital.

O bolsista deverá solicitar a sua saída do programa de bolsa auxílio caso haja a manifestação de interesse de participação nos processos de incubação.

RESULTADO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O resultado provisório e final da seleção do estudante bolsista, para as vagas disponíveis de bolsa auxílio, será divulgado pela DIREC-PB, conforme cronograma, no site da UTFPR-PB (http://www.utfpr.edu.br/editais/relacoes-empresariais-e-comunitarias/patobranco), após homologação pela Direção-Geral.

O estudante selecionado será convocado para assinar o termo de compromisso do bolsista em seu respectivo campus.

RECURSOS

A interposição de recursos contra o resultado do edital, deverá ocorrer a partir da publicação do resultado, conforme cronograma, com envio do recurso para o e-mail depet-pb@utfpr.edu.br.

O resultado dos recursos será publicado no site da UTFPR (http://www.utfpr.edu.br/editais/relacoes-empresariais-e-comunitarias/patobranco), conforme cronograma.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Atividade

Data

Inscrição dos candidatos e envio da documentação, via formulário online disponível no LINK

Até 19 de julho de 2022

Cronograma de entrevistas com os candidatos

22 de julho de 2022

Entrevistas

26 de julho de 2022

Divulgação do resultado preliminar

27 de julho de 2022

Recursos

28 de julho de 2022

Análise dos  Recursos e Homologação e Publicação Resultado Final

29 de julho 2022

Início das atividades 01 de agosto de 2022

DISPOSIÇÕES GERAIS

A UTFPR não se responsabiliza por inscrições não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos ou falhas na transmissão de dados.

O presente Edital entrará em vigor na data de sua publicação no site da UTFPR, sendo então disponibilizado às Diretorias de Relações Empresariais e Comunitárias de cada Câmpus da UTFPR.

Os prazos constantes deste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na eliminação do candidato do processo de seleção.

As dúvidas acerca do presente Edital serão dirimidas pela DIREC-PB, através do e-mail depet-pb@utfpr.edu.br, observada a legislação vigente.

Caberá à Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR Campus Pato Branco deliberar sobre quaisquer casos omissos neste Edital, bem como rever as datas do Cronograma.

Compete a Justiça Federal, através da Subseção Judiciária desta Comarca, dirimir eventuais questões decorrentes do referido edital.

A qualquer tempo, o presente edital poderá ser revogado, alterado ou anulado, em parte ou em sua totalidade, por motivo de interesse da Administração Pública, sem que isso implique o direito de indenização de qualquer natureza.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCIA ROZANE BALBINOTTI DE LOURENCO, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em (at) 01/07/2022, às 15:58, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON DITZEL SANTOS, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 01/07/2022, às 16:34, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2820978 e o código CRC (and the CRC code) 5C05AF45.



 


Referência: Processo nº 23064.027152/2022-24 SEI nº 2820978