Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR - CAMPUS TOLEDO |
|||
Instrução Normativa COPEQ-TD/UTFPR nº 10, de 05 de julho de 2022
Dispõe sobre as Diretrizes das Atividades Complementares do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos do Campus Toledo. |
O COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS DO CAMPUS DE TOLEDO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR), nomeado pela Portaria do Diretor Geral do Campus n° 39 de 17 de fevereiro de 2022, no uso das competências conferidas à função pelo Regulamento do Colegiado de Curso de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, aprovado pela Resolução 103/19, COGEP, de 27 de novembro de 2019;
considerando a Resolução n° 61/06 - COEPP, de 01 de setembro de 2006; Retificação: Resolução nº 56/07 – COEPP, de 22 de junho de 2007;
considerando o que consta no processo SEI nº 23064.030958/2022-08,
R E S O L V E:
Art. 1º Esta Instrução Normativa estabelece as diretrizes específicas das Atividades Complementares para o Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos do Campus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
CAPÍTULO I
DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS
Art. 2º As Atividades Complementares são parte integrante do currículo do curso de Tecnologia em Processos Químicos e devem ser desenvolvidas dentro do prazo de conclusão do curso, sendo componente curricular obrigatório para a graduação do aluno.
Art. 3° Cabe ao aluno participar de Atividades Complementares que privilegiem as ações nos âmbitos sociais, humanos, culturais e profissionais. Tais atividades serão adicionais às atividades acadêmicas com o intuito de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e deverão contemplar os grupos de atividades descritos no Regulamento. A saber:
GRUPO I: atividades de complementação da formação social, humana e cultural;
GRUPO II. atividades de cunho comunitário e de interesse coletivo;
GRUPO III. atividades de iniciação científica, tecnológica e de formação profissional.
CAPÍTULO II
DO PROTOCOLO
Art. 4° As atividades devem ser protocoladas via moodle institucional diretamente ao Professor Responsável pelas Atividades Complementares - PRAC do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos, sendo este encarregado das ações administrativas de recebimento da documentação, avaliação e matrícula dos aprovados.
Art. 5° A documentação comprobatória das Atividades Complementares deve ser enviada via moodle em um único arquivo, juntamente com a Planilha de Avaliação - Anexo I, a qual deve ser preenchida pelo aluno.
Art. 6° A documentação comprobatória deve conter dados de data/período de realização das atividades, carga-horária (quando aplicável), nome completo e assinatura do responsável pela entidade e/ou instituição emissora. Considera-se para fins de avaliação ser de responsabilidade do aluno a veracidade das informações apresentadas.
Art. 7° A pontuação por atividade segue os parâmetros definidos na Tabela de Pontuação - Anexo II desta Instrução Normativa, que foi estruturada em acordo com as sugestões propostas pelo Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UTFPR.
CAPÍTULO III
DAS PONTUAÇÕES
Art. 8° A pontuação definida para as Atividades Complementares do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos pode ser comprovada em Unidade - U, Horas - H, Meses - M ou Semestre - S, conforme o caráter e especificidades da ação.
Art. 9º Para aprovação do aluno nas Atividades Complementares as pontuações a serem alcançadas em cada Grupo seguem a definição:
Grupo I - Pontuação mínima: 20 pontos; Pontuação máxima: 30 pontos
Grupo II - Pontuação mínima: 20 pontos; Pontuação máxima: 30 pontos
Grupo III - Pontuação mínima: 20 pontos; Pontuação máxima: 40 pontos
Art. 10. Será considerado aprovado na disciplina de Atividades Complementares o aluno que, na avaliação, comprovada por meio de certificação, obtiver pelo menos 70 pontos.
CAPÍTULO IV
DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS
Art. 11. Os casos omissos a esta Instrução Normativa serão resolvidos pelo Professor Responsável pelas Atividades Complementares, subsidiado pelo Colegiado do Curso;
Art. 12. Esta Instrução Normativa será publicada em Boletim de Serviço Eletrônico, entra em vigor na data da sua publicação e revoga os documentos anteriores e disposições em contrário;
Art. 13. Os itens não relacionados na Tabela de Pontuação ficarão a critério do Professor Responsável pelas Atividades Complementares.
ANEXOS
ANEXO 1
PLANILHA DE AVALIAÇÃO
ANEXO 2
TABELA DE PONTUAÇÃO
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) VIVIANE DA SILVA LOBO, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 06/07/2022, às 19:49, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2832496 e o código CRC (and the CRC code) 4AF60197. |
Referência: Processo nº 23064.030958/2022-08 | SEI nº 2832496 |