Boletim de Serviço Eletrônico em 07/07/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PONTA GROSSA

PROGRAMA DE POS-GRAD. EM ENG. QUIMICA-PG

 

EDITAL nº 26/2022-DIRPPG

PROCESSO DE SELEÇÃO EM DISCIPLINAS ISOLADAS PARA ALUNOS EXTERNOS DO PPGEQ-PG - 2022/2

1. APRESENTAÇÃO

1.1. A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa (PPGEQ-PG), no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições às vagas em disciplinas isoladas do período 02/2022 (semestre/ano) para alunos externos ao PPGEQ-PG, conforme requisitos, procedimentos, critérios e disposições da Resolução nº 01/2017-PPGEQ, disponível no link: https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/documentos/regulamentos-e-normas

 

2. DATAS IMPORTANTES

DATAS IMPORTANTES

Período de inscrição para processo seletivo (online) - Alunos Externos

22 a 28/07/2022

Resultado preliminar - Processo seletivo - Alunos Externos

29/07/2022

Período de recurso* - Processo seletivo - Alunos Externos

30/07/2022

Resultado final - Processo seletivo - Alunos Externos

02/08/2022

Matrícula – Alunos Externos

03 a 05/08/2022

Início das Aulas

15/08/2022

 

* Os recursos deverão ser submetidos exclusivamente via Internet, em formato PDF, através do site http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato, conforme previsto na Resolução nº 01/2017-PPGEQ.

 

3. LOCAL DE INSCRIÇÕES

3.1. A inscrição de alunos externos deverá ser realizada no link: http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato no período indicado no item 2 deste edital.

3.2. A inscrição de alunos externos é limitada a 01 (uma) disciplina.

 

4. VAGAS

4.1. A relação de disciplinas e respectivas vagas ofertadas para o semestre 2022/2 são apresentadas no quadro a seguir.

Disciplinas

Código

VAGAS PARA EXTERNOS

Métodos Matemáticos

EQ41A

5

Planejamento Estatístico De Experimentos

EQ41F

5

Métodos Convencionais E Alternativos Para O Tratamento De Efluentes

EQ41P

5

Dinâmica Não Linear e Caos

EQ41S

5

Reações Oscilantes

EQ41T

5

 

5. CALENDÁRIO 

5.1. O calendário acadêmico e os horários das disciplinas do 2º semestre de 2022 do PPGEQ encontram-se no link: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/area-academica/calendario-e-horarios

 

6. DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

 6.1. Para realizar a inscrição os seguintes documentos deverão ser enviados (em formato pdf) através do sistema de submissão de documentos, acessando o link:

http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/index.php:

a) Currículo Lattes do candidato (com todos os comprovantes)

b) Diploma de graduação ou documento equivalente, se concluído;

c) Declaração de matrícula do último período letivo;

d) Histórico da graduação;

e) CPF ou comprovante de inscrição;

f) Documento de identificação, que especifique RG e CPF, com foto e órgão expedidor/UF.

 

7. MATRÍCULAS

7.1 Para matrícula os (as) candidatos (as) selecionados (as) deverão preencher o Cadastro de Candidatos Externos, no link:

https://sistemas2.utfpr.edu.br/dpls/sistema/acad00/mpinscricaopg.inicioposext

7.2 Os candidatos selecionados deverão encaminhar para o e-mail: ppgeq-pg@utfpr.edu.br, com o assunto: Matrícula PPGEQ - 2022/02, cópia dos documentos abaixo, digitalizados, em formato PDF/A, em arquivo único, com tamanho máximo de 5MB, na ordem apresentada nesta edital (Não serão aceitas fotografias de documentos):

 a) Documento de identificação, para brasileiros, que especifique RG e CPF, com foto e órgão expedidor/UF.

 b) Certidão de Nascimento ou Casamento.

 c) Diploma de curso de Graduação, frente e verso, ou declaração de Conclusão de Curso assinada pelo representante IES de Graduação. A declaração de conclusão do curso de Graduação é aceita para a matrícula, porém é necessária a apresentação do Diploma em até 1 (um) ano após a matrícula no curso. O discente será desligado do curso se não apresentar a documentação obrigatória.

 d) Histórico escolar do curso de Graduação com informação de Coeficiente de Rendimento ou equivalente.

 e) Certificado de reservista ou comprovante de regularidade com o serviço militar (para homens).

7.3 Os candidatos estrangeiros devem apresentar os documentos descritos em 4.2, com as seguintes variações:

  a) Documento de identificação estrangeiro.

  b) Diploma de Graduação, reconhecido no Brasil, ou com o selo consular da Embaixada Brasileira no verso, ou com o selo de Apostilamento de Haia;

A documentação de candidatos estrangeiros pode ser aceita nos idiomas: Inglês, Francês e Espanhol. Documentos estrangeiros em outros idiomas devem ser apresentados com tradução juramentada.

7.4. A efetivação da matrícula está condicionada a apresentação dos documentos originais ou cópias autenticadas em cartório descritos no item 4.2, para autenticação das cópias encaminhadas por email, no Endereço: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa - DIRPPG,  Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330, Bloco E, Piso Superior, Jardim Carvalho, CEP: 84017-220, Ponta Grossa - PR, Telefone +55 (42) 3235-7042. Horário: 08h30min às 11h30min e 13h30min às 17h30min.

 

8. OUTRAS INFORMAÇÕES

8.1. Perderá o direito à vaga o(a) candidato(a) que:

8.1.1. Não confirmar sua matrícula no PPGEQ-PG no período estabelecido;

8.1.2. Deixar de apresentar a documentação exigida ou não observar os procedimentos.

8.2 Ao se inscrever, o candidato declara estar ciente e aceitar as normas que regulamentam a atividade de pós-graduação stricto sensu no país, bem como as bem como regulamentações internas da UTFPR e as normas deste edital;

8.3 Informações acerca da área de concentração, linhas de pesquisa e demais atividades do PPGEQ poderão ser consultadas em: http://www.utfpr.edu.br/cursos/mestrado-e-doutorado/ppgeq-ponta-grossa;

8.4. Este edital será publicado em 08 de julho de 2022 na página do PPGEQ http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/editais e na secretaria da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR Ponta Grossa. 

8.5. Os casos omissos serão decididos pelo Colegiado do PPGEQ;

8.6. Fica estabelecido o Foro da Justiça Federal do município de Ponta Grossa, Paraná, para dirimir questões não resolvidas administrativamente.


Ponta Grossa, 07 de julho de 2022.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIANA MARTINS TEIXEIRA DE ABREU PIETROBELLI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 07/07/2022, às 08:34, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROZANE DE FATIMA TURCHIELLO GOMEZ, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em (at) 07/07/2022, às 09:04, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ABEL DIONIZIO AZEREDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 07/07/2022, às 10:00, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23064.030677/2022-47 SEI nº 2836953