Boletim de Serviço Eletrônico em 08/07/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DEPARTAMENTO DE EDUCACAO - DV

NUCLEO DE ENSINO-DV

 

EDITAL nº 19/2022 - dirgrad-dv/dirge-dv

SELEÇÃO 2022-2 DE ESTUDANTES DE APOIO AOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO

 

Da ordem do Diretor Geral do Campus Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (DIRGE-DV), a Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Campus Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (DIRGRAD-DV), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, para o 2º período letivo de 2022, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de estudantes bolsistas para Apoio ao Corpo Docente dos Cursos de Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos (UTFPR-DV).

 

1.1 O presente Edital integra o conjunto de ações que visam a diminuição da evasão, retenção e a melhoria da qualidade de ensino na UTFPR e tem por objetivo selecionar estudantes, conforme requisitos previstos no item 2, para atuar no apoio ao corpo docente dos cursos de graduação do Campus, durante o segundo período letivo de 2022 (conforme calendário acadêmico da UTFPR) na qualidade de bolsistas. 

 

2.1 O candidato deve ser estudante regularmente matriculado no mínimo no 2º período em um dos cursos de graduação da UTFPR-DV.

 

3.1 A concessão da bolsa de apoio aos docentes de graduação está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.

Quadro 1 - Parcelas de bolsa, períodos de atividades e valores correspondentes.

Cronograma

Parcela 1

Parcela 2

Parcela 3

Parcela 4

Período

24/08/2022 a 23/09/2022

23/09/2022 à 23/10/2022

23/10/2022 à 22/11/2022

22/11/2022 à 21/12/2022

Valor

R$ 600,00

R$ 600,00

R$ 600,00

R$ 580,00

Crédito previsto para

outubro/2022

novembro/2022

dezembro/2022

janeiro/2023

 

 

4.1 Constituem-se atribuições do estudante bolsista:

 

5.1 As vagas disponíveis para seleção no 2º período letivo de 2022 na UTFPR-DV estão especificadas no Quadro 2.

 

Quadro 2 – Vagas disponíveis para seleção no 2º período de 2022

CÓDIGO DAS DISCIPLINAS

DISCIPLINAS/UNIDADES CURRICULARES

PROFESSOR-ORIENTADOR / RESPONSÁVEL PELA SELEÇÃO

VAGAS

1

BI14I

BIOQUÍMICA 1

SAMARA ERNANDES ADAMCZUK

1

2

BT35C

BOTÂNICA TAXONÔMICA 2

FERNANDA FERRARI

1

3

ET33F

ENTOMOLOGIA FLORESTAL

MICHELE POTRICH

1

4

FH34C

FISIOLOGIA HUMANA

FERNANDO CARLOS DE SOUSA

1

5

FV13R, FV33F, FV43B

FISIOLOGIA VEGETAL

AMÉRICO WAGNER JÚNIOR

1

6

MS12R

MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA VEGETAL

PEDRO VALÉRIO DUTRA DE MORAES

1

7

PF30F

CRESCIMENTO E PRODUÇÃO FLORESTAL

VERIDIANA PADOIN WEBER

1

8

TP33F

TOPOGRAFIA E ELEMENTOS DE GEODÉSIA

MARIA MADALENA SANTOS DA SILVA

1

 

6.1 As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma do Anexo 1.

6.5. A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital.

6.6 Não será permitida a substituição daqueles ou a anexação de novos documentos após o período de inscrições.

7.1 A classificação dos candidatos será feita pelo Professor-Orientador/Responsável pela seleção das respectivas vagas descritas no Quadro 2 a partir dos seguintes critérios:

a) Vídeo de apresentação do candidato – 00 a 18 pontos, sendo:

Tempo mínimo e máximo – 00 ou 02 pontos;

Apresentação, motivação e disponibilidade – 00 a 04 pontos;

Conhecimento de recursos tecnológicos digitais e metodologias ativas – 00 a 04 pontos;

Qualidade do vídeo – 00 a 04 pontos;

Propostas de estratégias de ação que auxiliem no combate à evasão e retenção de estudantes – 00 a 04 pontos.

b) coeficiente de rendimento normalizado – 00 a 25 pontos calculados conforme conversão do Quadro 3:

Quadro 3 - Conversão do Coeficiente de Rendimento Normalizado em pontos

Coeficiente de Rendimento Normalizado

Pontos

0,0000 a 0,5000

00 pontos

0,5001 a 0,6000

05 pontos

0,6001 a 0,7000

10 pontos

0,7001 a 0,8000

15 pontos

0,8001 a 0,9000

20 pontos

0,9001 a 1,0000

25 pontos

 

c) nota na disciplina a que concorre calculados conforme conversão em pontos (Quadro 4):

Quadro 4 - Conversão da nota da disciplina em pontos

Nota na disciplina

Pontos

6,0 a 6,4

04 pontos

6,5 a 6,9

08 pontos

7,0 a 7,4

12 pontos

7,5 a 7,9

16 pontos

8,0 a 8,4

20 pontos

8,5 a 8,9

24 pontos

9,0 a 9,4

28 pontos

9,5 a 10,0

32 pontos

Obs.: Quando o cálculo envolver mais de uma disciplina, será considerada a média aritmética simples entre elas. 

d) Currículo Lattes documentado – 00 a 25 pontos, sendo:

experiência em monitoria – 01 ponto por mês de experiência - (pontuação mínima e máxima - 00 a 08 pontos);

experiência em projetos de ensino – 01 ponto por mês de experiência - (pontuação mínima e máxima - 00 a 06 pontos);

experiência em projetos pesquisa - 01 ponto por mês de experiência - (pontuação mínima e máxima - 00 a 03 pontos);

experiência em projetos de extensão - 01 ponto por mês de experiência - (pontuação mínima e máxima - 00 a 03 pontos);

experiência em Grupos Tutoriais, Inovação, Cultura, Protagonismo, Recursos Educacionais, PIBID, Hotel Tecnológico ou Residência Pedagógica - 01 ponto por mês de experiência - (pontuação mínima e máxima - 00 a 05 pontos).

 

7.3 Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontos, em números inteiros, com base nos critérios estabelecidos no item 7.1 e ficha avaliativa prevista no anexo 2 deste Edital.

7.2 O candidato será desclassificado do processo de seleção se:

8.1 O resultado preliminar, com a relação de classificação e seleção, será homologado e publicado pela DIRGRAD-DV, conforme cronograma no Anexo 1 deste Edital.

 

9.1 Os prazos constantes neste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito.

9.2 A UTFPR-DV resguarda-se no direito de alteração e/ou cancelamento do presente Edital, em parte ou totalmente, com ou sem aviso prévio aos inscritos e/ou selecionados, seja por motivos de razão administrativa ou orçamentária.

9.3 O resultado do presente Edital não gera qualquer tipo de direito adquirido ao recebimento de bolsa, dependendo do repasse de recursos financeiros por parte do Governo Federal.

 

 

Dois Vizinhos,  08 de julho de 2022.

 

   

EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA

Diretor-Geral

Campus Dois Vizinhos

 

 

 

MARINA CELANT DE PRÁ

Diretora de Graduação e Educação Profissional

Campus Dois Vizinhos

 

 

 

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARINA CELANT DE PRA, DIRETOR(A), em (at) 08/07/2022, às 16:07, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 08/07/2022, às 17:19, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO 1 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO EDITAL

 

Quadro 5 - Cronograma de atividades

Atividade

Datas

Inscrição dos candidatos

11/07/2022 à 14/08/2022

Envio da relação de candidatos classificados e ficha avaliativa pelo professor

18/08/2022 até às 12h00

Resultado preliminar do processo de seleção

19/08/2022 

Recurso do resultado preliminar

22/08/2022 

Resultado final - divulgação dos estudantes selecionados

23/08/2022

Início das atividades

24/08/2022

Período das atividades

24/08/2022 à 21/12/2022

 

 

 

ANEXO 2 - FICHA AVALIATIVA 

 

Quadro 6 - Ficha Avaliativa

Registro Acadêmico Nº XXXXXXX

CLASSIFICAÇÃO: Xº lugar

Pontos do estudante para fins de classificação – Cálculo: Pontuação = Total de pontos do item 8.1(a+b+c+d) – pontuação mínima: 04 / pontuação máxima: 100

Pontuação:

 

Item 7.1 a – Video – Cálculo: 8.1a=C(1+2+3+4+5) – pontuação mínima: 0 / pontuação máxima: 18

Vídeo enviado/disponível para avaliação (   ) sim (   ) não - obs. Eliminatório

Critério de avaliação do vídeo

0 pontos

1 pontos

2 pontos

3 pontos

4 pontos

Total de pontos: 

C1. Tempo mínimo e máximo 

Não respeita o tempo mínimo e máximo

 

Respeita o tempo mínimo e máximo

 

 

 

C2. Apresentação, motivação e disponibilidade

O candidato não faz sua apresentação básica pessoais (nome completo, idade) e acadêmica (curso, número do registro acadêmico) e suas motivações para trabalhar no apoio aos docentes, bem como não informa sua disponibilidade de tempo para acompanhar eventualmente, as atividades práticas e/ou teóricas da (s) disciplina (s) a critério do orientador.

O candidato apresenta informações básicas pessoais (nome completo, idade) e acadêmicas (curso, número de registro acadêmico), citando suas motivações para trabalhar como monitor, contudo, possui pouca disponibilidade de tempo para, eventualmente, acompanhar as atividades práticas e/ou teóricas da (s) disciplina (s) a critério do orientador.

O candidato apresenta informações básicas pessoais (nome completo, idade) e acadêmicas (curso, número de registro acadêmico), contudo, não cita suas motivações para trabalhar no apoio aos docentes, apesar de dispor de tempo para, eventualmente, acompanhar as atividades práticas e/ou teóricas da (s) disciplina (s) a critério do orientador.

O candidato apresenta informações básicas pessoais (nome completo, idade) e acadêmicas (curso, número de registro acadêmico), cita suas motivações para trabalhar no apoio aos docentes, bem como, possui disponibilidade de tempo para, eventualmente, acompanhar atividades práticas e/ou teóricas da (s) disciplina (s) a critério do orientador.

O candidato apresenta informações básicas pessoais (nome completo, idade) e acadêmicas (curso, número de registro acadêmico), cita suas motivações para trabalhar no apoio aos docentes, bem como, possui disponibilidade de tempo para acompanhar atividades práticas e/ou teóricas da (s) disciplina (s) a critério do orientador.

 

C3. Conhecimento de recursos tecnológicos digitais e metodologias ativas 

O candidato apresenta elementos que identificam nenhum conhecimento sobre o uso de recursos tecnológicos digitais, não cita exemplos de recurso nem estabelece relação com o uso de metodologias ativas.

O candidato apresenta elementos que identificam pouco conhecimento sobre o uso de recursos tecnológicos digitais, citando um exemplo de recurso, porém não estabelece relação com o uso de metodologias ativas.

O candidato apresenta elementos que identificam um bom conhecimento sobre o uso de recursos tecnológicos digitais, citando um exemplo de recurso, porém não estabelece relação com o uso de metodologias ativas.

O candidato apresenta elementos que identificam um ótimo conhecimento sobre o uso de recursos tecnológicos digitais, citando um exemplo de recurso e sua relação com metodologias.

O candidato apresenta elementos que identificam um excelente conhecimento sobre o uso de recursos tecnológicos digitais e metodologias ativas, citando mais de um exemplo de recurso e sua relação com metodologias ativas.

 

C4. Qualidade do vídeo

O candidato apresenta dificuldades em relação ao uso de técnicas de gravação, utilizando-se de tom de voz e linguagem muito baixa, de difícil clareza e compreensão, com enquadramento que não favorece a visualização do candidato, com cortes e muitos elementos de distração.

O candidato apresenta dificuldades em relação ao uso de técnicas de gravação, utilizando-se de tom de voz e linguagem muito baixa, porém, clara e compreensível, com enquadramento que não favorece a visualização do candidato, com cortes e muitos elementos de distração.

O candidato apresenta bom uso de técnicas de gravação, utilizando-se de tom de voz e linguagem muito baixa, porém, clara e compreensível, com enquadramento que favorece a visualização do candidato, com poucos cortes e elementos de distração.

O candidato apresenta ótimo uso de técnicas de gravação, utilizando-se de tom de voz e linguagem clara e compreensível, com enquadramento que favorece a visualização do candidato, com poucos cortes e elementos de distração.

O candidato apresenta excelente uso de técnicas de gravação, utilizando-se de tom de voz e linguagem clara e compreensível, com enquadramento que favorece a visualização do candidato, sem cortes e elementos de distração.

 

C5. Propostas de estratégias de ação que auxiliem no combate à evasão e retenção de estudantes

O candidato apresenta uma ou duas estratégias de ação ou de incentivo à permanência de estudantes, mas não cita exemplos de como as implantaria no decorrer do período letivo nem mesmo estabelece relação com a (s) disciplina (s) a que concorre.

O candidato apresenta uma ou duas estratégias de ação ou de incentivo à permanência de estudantes, mas não cita exemplos de como as implantaria no decorrer do período letivo, mesmo estabelecendo relação com a (s) disciplina (s) a que concorre.

O candidato apresenta uma ou duas estratégias de ação ou de incentivo à permanência de estudantes, mas não cita exemplos de como as implantaria no decorrer do período letivo, mesmo estabelecendo relação com a (s) disciplina (s) a que concorre.

O candidato apresenta uma ou duas estratégias de ação ou de incentivo à permanência de estudantes, dando exemplos de como as implantaria no decorrer do período letivo, porém, não estabelece relação com a (s) disciplina (s) a que concorre.

O candidato apresenta mais de duas estratégias de ação ou de incentivo à permanência de estudantes, dando exemplos de como as implantaria no decorrer do período letivo e, estabelece relação com a (s) disciplina (s) a que concorre.

.

 

Item 7.1 b - Coeficiente de rendimento normalizado - Cálculo: Cálculo conforme tabela de conversão prevista para o item – pontuação mínima: 0 / pontuação máxima: 25

Total de pontos:

Item 7.1 c - Nota(s) na disciplina(s) a que concorre (Quadro 2) - Cálculo conforme tabela de conversão prevista para o item– pontuação mínima: 4 / pontuação máxima: 32

Total de pontos:

Item 7.1 d - Currículo Lattes documentado - Cálculo: 8.1d=C(6+7+8+9+10) – pontuação mínima: 0 / pontuação máxima: 25

Currículo Lattes documentado enviado/disponível para avaliação (   ) sim (   ) não

Critério de avaliação do Currículo

01 ponto por mês

Total de pontos:

C6. Experiência em monitoria

 

C7. Experiência em projetos de ensino

 

C8. Experiência em projetos de pesquisa

 

C9. Experiência em projetos de extensão

 

C10. Experiência em Grupos Tutoriais, Inovação, Cultura, Protagonismo, Recursos Educacionais, PIBID, Hotel Tecnológico ou Residência Pedagógica - 01 ponto por mês de experiência - (pontuação mínima e máxima - 00 a 05 pontos);

 

 


Referência: Processo nº 23064.031098/2022-11 SEI nº 2838806