Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR - CAMPUS TOLEDO |
|||
Instrução Normativa COECI-TD/UTFPR nº 3, de 11 de julho de 2022
Dispõe sobre normas complementares para avaliação e validação de estágio curricular obrigatório e não obrigatório do curso de Engenharia Civil do campus Toledo, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). |
O COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CAMPUS DE TOLEDO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR), nomeado pela Portaria do Reitor nº 51, de 13 de janeiro de 2020, no uso das competências conferidas à função pelo Regulamento do Colegiado de Curso de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, aprovado pela Resolução 103/19, COGEP, de 27 de novembro de 2019;
considerando a Lei federal n° 11.788, de 25 de setembro de 2008;
considerando a Resolução Conjunta nº 01/2020 - COEMP/COGEP, de 02 de junho de 2020;
considerado a Instrução Normativa Conjunta 03/2011 – PROGRAD/PROREC, de 16 de maio de 2014;
considerando o que consta no processo SEI nº 23064.022552/2022-43,
R E S O L V E:
Art. 1° Esta Instrução Normativa estabelece as normas de avaliação e de validação de estágio curricular obrigatório e não obrigatório do curso de Engenharia Civil do campus Toledo, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
CAPÍTULO I
DOS ESTÁGIOS E SUAS FINALIDADES E MODALIDADES
Art. 2° O estágio, como previsto na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de discentes que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior.
Art. 3° O estágio poderá ser obrigatório (de caráter curricular) ou não obrigatório (de caráter extracurricular), conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade, área de ensino e do PPC.
§ 1º O estágio obrigatório é uma disciplina integrante do Curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Toledo (UTFPR-TD), cuja integralização da carga horária, prevista neste regulamento, será requisito para a conclusão do curso, devendo ser atribuída nota de aprovação ou reprovação, mediante processo de avaliação.
§ 2º O estágio não obrigatório constitui atividade opcional, complementar à formação acadêmico-profissional do aluno e acrescida à carga horária regular e obrigatória, podendo ser realizado por alunos do curso de Engenharia Civil da UTFPR-TD, matriculados a partir do 2º semestre letivo, não contemplando carga horária total mínima. Neste caso, deverá a UCE se responsabilizar obrigatoriamente pela contratação do seguro contra acidentes pessoais.
§ 3º A validação de atividade profissional correlata ao curso como Estágio Obrigatório, deverá ser realizada até o penúltimo período previsto na matriz curricular do curso de Engenharia Civil da UTFPR-TD, e respeitada a legislação vigente, com a carga horária equivalente ou superior a 400 horas, observadas as condições definidas pelo colegiado de curso para a validação e apresentados os documentos constantes nos artigos 26 e 27 deste regulamento.
§ 4º Entende-se por atividades correlatas ao curso de Engenharia Civil da UTFPR-TD, aquelas desenvolvidas no âmbito da construção civil, referentes à elaboração de projetos (arquitetônicos, estruturais, hidrossanitários, de terraplanagem, topográficos, paisagísticos, de reforma e elétricos), acompanhamento e fiscalização de obras de construção ou reforma e atividades de controle tecnológico em empresas externas à UTFPR-TD.
§ 5º Fica estritamente proibida a aceitação de qualquer atividade insalubre, perigosa ou penosa, e/ou que coloque em risco a saúde e a segurança do estudante.
Art. 4° Para realizar estágio no escopo desse regulamento, os alunos deverão estar com matrícula regular no curso de Engenharia Civil da UTPFR-TD.
Art. 5° As demais diretrizes sobre as finalidades e modalidades do Estágio, assim como as condições para a sua realização, estão dispostas no Capítulo I e II da Resolução Conjunta nº 01/2020 - COEMP/COGEP, de 02 de junho de 2020.
CAPÍTULO II
DA MATRÍCULA EM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
Art. 6° Para realizar o Estágio Obrigatório do escopo desse regulamento, o aluno deverá cumprir um período mínimo de curso, que requer estar regularmente matriculado no 7° (sétimo) período do curso de Engenharia Civil da UTFPR-TD.
Art. 7° A carga horária de 400 horas referente à disciplina/unidade curricular Estágio Obrigatório não será computada para efeito da carga horária semanal máxima permitida para o aluno.
Art. 8° As demais diretrizes sobre matrícula no Estágio Obrigatório estão dispostas no Capítulo III da Resolução Conjunta nº 01/2020 - COEMP/COGEP, de 02 de junho de 2020.
CAPÍTULO III
Art. 9° O Estágio Obrigatório poderá ser desenvolvido em mais de uma UCE, sendo que o tempo de atuação mínima em cada UCE deverá ser de 150 (cento e cinquenta) horas e celebrado um plano de estágio e um Termo de Compromisso de Estágio (TCE) com cada UCE.
§ 1º Será permitida complementação de estágio, na mesma ou em outra UCE, somente após aprovação de novo Plano de Estágio e assinatura de um termo aditivo ou novo TCE.
§ 2º O aluno bolsista ou voluntário com plano de atividades que incluem um cronograma e um termo de aceitação (para bolsistas) ou um termo de adesão para voluntário (para alunos voluntários), para se valer do Estágio Obrigatório, deverão estar com esses documentos devidamente aprovados e registrados na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR (PROPPG) através de seus editais específicos.
§ 3º Para as modalidades de Estágio de programas ou projetos de pesquisa, extensão, inovação ou desenvolvimento tecnológico, projetos no hotel tecnológico e/ou outras atividades de pré-incubação da UTFPR e Programas de Educação Tutorial, mantém-se a carga horária mínima de 400 horas, bem como a necessidade do Plano de Estágio (PE), relatórios e avaliação pelo orientador.
§ 4º As atividades a que se refere o caput deste artigo, somente serão consideradas para efeitos do Estágio Curricular Obrigatório quando informadas ao PRAE, em até 30 dias antes do seu início.
§ 5° O relatório final de desenvolvimento das atividades referentes ao caput deste artigo deve seguir a mesma formatação do relatório final de estágio (Anexo 7).
§ 6° A aceitação do exercício das atividades referidas no caput deste artigo dependerá de decisão do PRAE do curso de Engenharia Civil da UTFPR-TD, que levará em consideração o tipo de atividade desenvolvida e a sua contribuição para a formação profissional do discente, desde que atendam a à área de formação profissional e carga horária mínima de 400 horas.
Art. 10 As demais diretrizes sobre a realização do Estágio estão dispostas no Capítulo IV da Resolução Conjunta nº 01/2020 - COEMP/COGEP, de 02 de junho de 2020.
CAPÍTULO IV
DA DURAÇÃO E DA JORNADA DIÁRIA DO ESTÁGIO
Art. 11 A carga horária mínima do Estágio Obrigatório é de 400 (quatrocentas) horas, definida no PPC e atendida a legislação vigente.
§ 1º Ao aluno é facultado realizar Estágio Obrigatório com carga horária superior a 400 horas, respeitado o limite legal de 2 (dois) anos.
Art. 12 A jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, a parte concedente e o aluno estagiário ou seu representante legal, devendo constar do termo de compromisso, ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.
§ 1º Ao terminar o estágio obrigatório e cumprindo sua respectiva carga horária total mínima (400h), o aluno não poderá realizar novo estágio obrigatório. Caso queira continuar a realizar estágio, o aluno poderá realizar a modalidade de estágio não obrigatório, respeitados os prazos e documentações enquanto estiver matriculado junto à universidade.
§ 2º A prorrogação de um estágio em uma mesma UCE pode ser feita mediante a celebração de um termo aditivo e um novo plano de estágio, aprovado pelo PRAE e pelo Departamento de Estágios e Cursos de Extensão da UTFPR campus Toledo (DEPEC-TD), com antecedência mínima de 15 (quinze) dias antes do encerramento do estágio.
Art. 13 As demais diretrizes sobre a duração, jornada diária, bolsa e seguro do Estágio estão dispostas no Capítulo V e VI da Resolução Conjunta nº 01/2020 - COEMP/COGEP, de 02 de junho de 2020.
CAPÍTULO V
DAS COMPETÊNCIAS DAS PARTES ENVOLVIDAS
Art. 14 A Unidade Concedente de Estágio (UCE) deve estar com cadastro regular junto ao Sistema Eletrônico de Estágio da UTFPR-TD.
§ 1º O funcionário indicado pela UCE de seu quadro de pessoal, para atuar como Supervisor de Estágio, deverá ter formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso de Engenharia Civil da UTFPR-TD e ser habilitado por meio de registro ativo junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).
§ 2º A UCE deve estar ciente que, em conformidade com a Lei de Estágio 11.788/08, nos períodos de avaliação do estagiário no curso, a carga horária do estágio será reduzida pelo menos à metade, para garantir o bom desempenho do estudante.
Art. 15 O Professor Responsável pela Atividade de Estágio (PRAE) deverá designar um Professor Orientador lotado e ativo junto ao corpo docente do curso de Engenharia Civil da UTFPR-TD, para acompanhar as atividades de estágio do aluno, observando a distribuição equilibrada do número de estagiários sob orientação de um mesmo Professor Orientador, que está limitado a 10 (dez), entre estágios obrigatórios ou não.
§ 1º O PRAE deverá utilizar os veículos de comunicação institucionais e e-mail institucional (@utfpr.edu.br), para verificar juntos aos professores na condição do caput deste artigo sobre o aceite de orientação, cuja resposta positiva ou negativa deve ser dada no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas. Caso o professor não responda nesse prazo, o PRAE deve enviar nova solicitação para outro professor lotado e ativo no quadro de docentes do curso de Engenharia civil e assim, sucessivamente, até obter confirmação de orientador.
§ 2º O PRAE deverá fazer a substituição do professor orientador em casos de descumprimento das normas relativas ao estágio, da não orientação e atrasos na entrega, envio ou submissão de documentos no Sistema Integrado de Estágio (SIE) ou ao PRAE.
§ 3º Cabe ao PRAE esclarecer dúvidas dos alunos e professores em horários exclusivos de atendimento referentes aos procedimentos de estágio.
Art. 16 O Professor Orientador de Estágio deverá estar lotado na Coordenação do curso de Engenharia Civil da UTFPR-TD.
§ 1º Professores lotados no curso de Engenharia Civil da UTFPR-TD que estiverem sob afastamento não poderão orientar alunos até seu respectivo retorno.
Art. 17 Cabe ao Professor Orientador de Estágio tomar ciência de todos os regulamentos pertinentes às atividades de estágio obrigatório e não obrigatório.
§ 1º O Professor Orientador de Estágio deve receber, analisar e arquivar em formato PDF no Repositório Digital, os relatórios de visita à UCE, os relatórios parciais e finais de estágio (Anexos 2 a 7), bem como preencher e enviar ao PRAE os documentos atestando o arquivamento dos relatórios (Anexo 10) e solicitando a participação do aluno em banca de avaliação (Anexo 11).
Art. 18 O aluno estagiário deve estar matriculado no curso de Engenharia Civil da UTFPR-TD e com o cadastro regular no Sistema Integrado de Estágios (SIE).
§ 1º O aluno deve tomar conhecimento deste regulamento, bem como respeitar as diretrizes e instrumentos normativos que o rege, cumprir os prazos e entregas de documentos e participar das reuniões de orientação.
§ 2º O aluno deve respeitar a hierarquia funcional da universidade e demais empresas ou instituições concedentes de Estágios, obedecendo às ordens de serviço e exigências do local da atuação.
§ 3º O aluno deve manter elevado padrão de comportamento e de relações humanas condizentes com as atividades a serem desenvolvidas, coerentes com uma postura profissional.
§ 4º O aluno deve manter em sigilo profissional de qualquer informação confidencial que se tome conhecimento durante o Estágio e a ele relacionado.
§ 5º O aluno deve manter contato constante com os orientadores do estágio (Professor Orientador e Supervisor de Estágio), comunicadas e justificadas as eventuais ausências com antecedência mínima de 72 horas.
§ 6º O aluno deve zelar pela manutenção das instalações e equipamentos utilizados durante do desenvolvimento do Estágio.
§ 7º Para o Estágio Obrigatório e não Obrigatório, além do relatório final de estágio e demais exigências de avaliação definidas pelo colegiado de curso, o aluno deve entregar os documentos previstos nos artigos 26 e 27 deste regulamento.
Art. 19 As demais diretrizes sobre as competências e atribuições das partes envolvidas no processo de Estágio estão dispostas no Capítulo VII e VIII da Resolução Conjunta nº 01/2020 - COEMP/COGEP, de 02 de junho de 2020.
CAPÍTULO VI
Seção I
Art. 20 Quando houver agente integrador, o contrato de estágio deverá ser encaminhado o mais breve possível ao DEPEC, respeitando o prazo mínimo de 10 (dez) dias, antes do início do estágio, para que os trâmites junto à UTFPR sejam realizados. O PRAE será comunicado e indicará um professor orientador.
§ 1° O estágio do aluno apenas poderá iniciar após a completa formalização e assinatura dos documentos jurídicos, havendo ou não a participação de agente integrador. Sob nenhuma hipótese serão aceitas datas retroativas para início ou fim de estágio, salvo em caso de férias docentes.
Art. 21 O Estágio será precedido da celebração do instrumento jurídico entre o aluno e a Unidade Concedente de Estágio, com interveniência da UTFPR, por meio do Departamento de Estágios e Cursos de Extensão (DEPEC-TD), da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias do campus Toledo (DIREC-TD).
§ 1° A alteração da condição de Estágio não Obrigatório para Estágio Obrigatório (e vice versa) somente poderá ser formalizada através da análise de novo plano de estágio e emissão de novo TCE, observados os prazos constantes no Art. 26 deste regulamento.
§ 2° Qualquer modificação nos termos do estágio (horários, orientador, supervisor, mudança de modalidade, etc.) deve ser precedida de um Termo Aditivo e de um novo plano de estágio, submetidos previamente para análise e aprovação.
Art. 22 As demais diretrizes sobre os instrumentos jurídicos para o desenvolvimento do Estágio estão dispostas no Capítulo IX, Seção I, da Resolução Conjunta nº 01/2020 - COEMP/COGEP, de 02 de junho de 2020.
Seção II
Art. 23 No caso de o aluno desejar iniciar o Estágio no período de férias docentes, deverá providenciar toda a documentação necessária com prazo mínimo de 20 (vinte) dias antes do término do semestre letivo precedente, sendo que a visita ou o contato com a Unidade Concedente de Estágio será realizada após o retorno das férias docentes.
Art. 24 O aluno deverá preencher o formulário dos dados necessários para a elaboração do Plano de Estágio (Anexo 1 deste regulamento) e enviar ao DEPEC ou PRAE em formato Word para avaliação e indicação de professor orientador. Após a aprovação, o DEPEC irá elaborar o Plano de Estágio e o TCE.
Art. 25 As demais diretrizes sobre o plano de Estágio estão dispostas no Capítulo IX, Seção II, da Resolução Conjunta nº 01/2020 - COEMP/COGEP, de 02 de junho de 2020.
Seção III
Do Acompanhamento, Avaliação e Desligamento do Estágio
Art. 26 Complementares ao TCE, Plano de Estágio e formulário dos dados para a elaboração do Plano de Estágio (Anexo 1), para a efetivação do Estágio Obrigatório ainda são necessários:
Relatório de visita à UCE na cidade de Toledo-PR (Anexo 2) ou em outra cidade (Anexo 3), a cargo do professor orientador.
Relatório Parcial de Estágio – Aluno (Anexo 4)
Relatório Parcial de Supervisão do Estágio – UCE (Anexo 5).
Relatório de Acompanhamento de Estágio – Professor Orientador (Anexo 6).
Relatório de Estágio (Parcial ou Final) (Modelo vide Anexo 7).
Declaração assinada e carimbada pela UCE que comprove a data de início e fim do estágio com a carga horária total do estágio realizado (Anexo 8).
Formulário de avaliação do supervisor de estágio (Anexo 9).
Declaração do professor orientador atestando que o relatório de estágio do aluno orientado (Anexo 7) foi aprovado e informando que os relatórios parciais (Anexos 4, 5 e 6), relatório de visita à empresa (Anexos 2 ou 3) e relatório final de estágio (Anexo 7) foram inseridos no sistema integrado de estágio (https://estagio.utfpr.edu.br/index.php?link=1) (Anexo 10).
Formulário de inscrição no evento de avaliação de estágio (Anexo 11).
Documento comprobatório de Atividades e Condições Gerais de Ambiente de Trabalho, para cadastramento de empresa no sistema digital da UTFPR-TD (Anexo 12 e 12.1).
Art. 27 Os relatórios constantes do Quadro 01 deverão ser preenchidos, assinados e encaminhados conforme designado no referido quadro, utilizando-se de modelos disponibilizado no portal da UTFPR (utfpr.edu.br) e constantes nos anexos deste regulamento.
§ 1° O Relatório Parcial de estágio (Anexo 4), o Relatório Parcial de Supervisão do Estágio – UCE (Anexo 5), o Relatório de Acompanhamento do Estágio – Professor Orientador (Anexo 6) e o Relatório de Estágio (Parcial ou Final) (Anexo 7), deverão ser enviados pelo aluno ao Professor Orientador, a cada 6 (seis) meses e antes das datas de inscrições para o Evento de Avaliação de Estágio, em formato PDF, para análise e solicitação de correções, se necessárias. Após aprovação, o Professor Orientador deve inserir a documentação no Sistema Integrado de Estágio (SIE), no endereço eletrônico: https://estagio.utfpr.edu.br.
§ 2° Os relatórios referentes incisos II ao V do Art. 26 (Anexos 4 a 7) devem ser enviados pelo aluno ao professor orientador e ao PRAE, por e-mail e em formato PDF, antes das datas de inscrições para o Evento de Avaliação de Estágio para arquivamento no Sistema Eletrônico da UTFPR-TD pelo professor orientador e conferência do PRAE, sendo válido para estágio obrigatório e não obrigatório.
§ 3° O número máximo de páginas do Relatório Final, referente ao inciso V do Art. 26 (Anexo 7) deve ser limitado a 7 (sete) páginas, incluídas a Capa e a Contracapa.
§ 4° Os documentos referentes aos incisos VI ao IX do Art. 26 (Anexos 8, 9, 10 e 11) devem ser preenchidos após o término do estágio, impressos, assinados e entregues pelo aluno ao PRAE em até 30 (trinta) dias antes do Evento de Avaliação de Estágio do semestre corrente.
§ 5° O formulário de avaliação do supervisor, constante no inciso VII do Art. 26 (Anexo 9) será utilizado nos critérios de atribuição de nota na disciplina de Estágio Obrigatório.
§ 6° No caso de estágio realizado em mais de uma empresa, deverão ser apresentados e arquivados no sistema integrado de estágio, os relatórios parciais (Anexos 2 a 7), declarações e formulários (Anexos 8 a 10) individuais de cada empresa.
§ 7° Para a realização do estágio não obrigatório se aplicam as mesmas diretrizes do Art. 26, com exceção da necessidade dos incisos VII (Anexo 9) e IX (Anexo 11).
§ 8° O documento comprobatório de Atividades e Condições Gerais de Ambiente de Trabalho constante no inciso X do Art. 26 deste regulamento (Anexo 12), deve ser enviado pelas empresas ao PRAE para cadastramento e duas vias assinadas e carimbadas ao DEPEC-TD.
Quadro 1 – Relatórios do estágio
Informes |
Relatórios |
||||
---|---|---|---|---|---|
Visita à UCE |
Parcial de Estágio |
Parcial de Estágio |
Acompanhamento de Estágio |
Final de Estágio |
|
(Anexo 2 ou 3) |
(Anexo 4) |
(Anexo 5) |
(Anexo 6) |
(Anexo 7) |
|
Tipo de estágio |
obrigatório |
obrigatório e não obrigatório |
obrigatório e não obrigatório |
obrigatório e não obrigatório |
obrigatório e não obrigatório |
Quem elabora |
orientador |
aluno |
supervisor |
orientador |
aluno |
Quem assina |
orientador, supervisor e aluno |
aluno, supervisor e orientador |
supervisor, aluno e orientador |
orientador |
aluno, supervisor e orientador |
Quem entrega |
orientador |
aluno |
aluno |
orientador |
aluno |
Quem recebe |
orientador e PRAE |
orientador |
orientador |
PRAE |
orientador e PRAE |
Quem arquiva |
PRAE |
orientador |
orientador |
orientador e PRAE |
PRAE |
Onde arquiva |
Repositório digital da UTFPR |
||||
Periodicidade |
Transcorridas 100 horas após o início do estágio |
6 meses |
6 meses |
6 meses |
Fim do estágio |
Prazo máximo de entrega |
60 dias após o fim do estágio |
15 dias |
15 dias |
15 dias |
10 dias após a aprovação ou 05 dias após término do semestre letivo (o que acontecer primeiro) |
Art. 28 Independentemente da forma de acompanhamento do estágio (direta ou indireta), deverão existir reuniões periódicas, presenciais ou indiretas, entre o aluno e o professor orientador, assim como a elaboração e arquivamento de Relatórios de Visita. Quando detectada qualquer irregularidade, deverá ser providenciada uma visita à empresa para verificação.
Art. 29 O aluno apenas poderá participar do Evento de Avaliação de Estágio se todos os requisitos constantes nos artigos 26 e 27 deste regulamento tenham sido cumpridos, com os documentos devidamente assinados e arquivados pelo professor orientador no sistema integrado do estágio.
Art. 30 A Avaliação do Estágio Supervisionado Obrigatório será feita em três etapas distintas:
Primeira etapa: o aluno será avaliado pelo Supervisor de Estágio da UCE, preenchido o Formulário de Avaliação do Supervisor (Anexo 9) e atribuída a nota.
Segunda etapa: o aluno será avaliado pelo Professor Orientador de Estágio, a partir do Relatório Final (Anexo 7), no qual indicará a condição do aluno para participar da terceira etapa de avaliação, por meio do Formulário de Inscrição no Evento de Avaliação do Estágio (Anexo 11).
Terceira etapa: o aluno será avaliado por banca examinadora, no Evento de Avaliação de Estágio, por meio de atribuição de nota no Formulário de Avaliação de Estágio (Anexo 13).
§ 1° Exceto na avaliação pelo Professor Orientador de estágio, as notas referentes à avaliação do estágio compreendem valores entre zero (0) e dez (10) e ficam sujeitas, nas composições, aos critérios de arredondamento estabelecidos pela universidade.
§ 2º Para a apresentação no Evento de Avaliação de Estágio à banca avaliadora, o aluno terá no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) minutos para apresentar as atividades desenvolvidas, seguido de 5 (cinco) minutos de arguição e fechamento de nota pelos membros da banca. A arguição é facultativa aos membros da banca e não deve ultrapassar o tempo limite de 5 minutos.
§ 3º A nota final da disciplina de estágio será calculada pela equação:
Nf = 0,4.Ns + 0,6.Nb
onde:
Nf: Nota final
Ns: Nota atribuída pelo supervisor de estágio da UCE
Nb: Média da nota atribuída pelos professores avaliadores da banca
§ 4° Será considerado aprovado o aluno que obtiver nota final igual ou superior a 6,0 (seis) e reprovado o aluno que obtiver nota final inferior a 6,0 (seis).
§ 5° O Evento de Avaliação de Estágio irá ocorrer uma vez em cada semestre letivo, no prazo inferior a 60 (sessenta) dias antes do término do semestre letivo e o PRAE divulgará o cronograma com os prazos de entrega dos documentos constantes nos artigos 26 e 27 deste regulamento e inscrição ao Evento de Avaliação de Estágio. Neste cronograma também será divulgado a data das bancas.
Art. 31 O estudante que efetuar inscrição e deixar de participar do Evento de Avaliação de Estágio, poderá, uma única vez, solicitar com as devidas justificativas legais, junto ao DERAC e à Coordenação do curso de Engenharia Civil da UTFPR-TD, a permissão para poder participar do evento seguinte, em até no máximo de 3 (três) dias úteis após a data do evento no qual deixou de comparecer. Caso o estudante perca os prazos de submissão de documentos e/ou submeta os documentos e não participe do evento de avaliação seguinte, o estudante estará automaticamente reprovado na disciplina de Estágio.
Parágrafo Único. O pedido do aluno será encaminhado pela Coordenação do curso de Engenharia Civil para o PRAE, ao qual caberá analisar a documentação da nova inscrição para deferi-la ou não.
Art. 32 O local, as datas, horários e composição das bancas do Evento de Avaliação de Estágio serão definidos e divulgados pelo PRAE, podendo o aluno solicitar a mudança de data e horário, dentre os definidos pelo PRAE, com antecedência de, no mínimo, 7 (sete) dias, desde que apresentada a justificativa legal.
§ 1° O Evento de Avaliação de Estágio consistirá na apresentação do estágio para uma banca, composta de 2 (dois) docentes ativos e lotados no curso de Engenharia Civil da UTFPR-TD, que não atuaram de maneira direta ou indireta na orientação do aluno durante a atividade de estágio.
§ 2° A participação do orientador na banca de estágio é facultativa, porém ele não participará do processo de atribuição de nota. Não é permitida a participação de profissionais externos à UTFPR-TD.
Art. 33 As demais diretrizes sobre o acompanhamento, avaliação e desligamento do aluno do Estágio estão dispostas no Capítulo IX, Seção III e Capítulo X da Resolução Conjunta nº 01/2020 - COEMP/COGEP, de 02 de junho de 2020.
CAPÍTULO VII
Art. 34 O aluno que solicitar a validação das atividades profissionais correlatas ao curso na condição de empregado, empresário, produtor rural ou autônomo deverá comprovar o desempenho dessas atividades por, no mínimo, 12 (doze) meses nos últimos 2 (dois) anos.
§ 1º O aluno deve ter um professor orientador definido pelo PRAE, entregar o relato das atividades desenvolvidas, atendendo a toda a documentação, formulários e trâmites descritos neste regulamento e na Resolução 01/2020, bem como participar do Evento de Avaliação de Estágio.
§ 2º O aluno que atuar em empresa júnior ou atividades do hotel tecnológico pode validar o estágio obrigatório desde que o professor responsável pela empresa júnior ou hotel tecnológico tenha registro ativo no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e atue como supervisor do estagiário. Neste caso, o PRAE indicará um professor orientador, diferente do supervisor e toda a documentação e regulamentação de estágio obrigatório deve ser seguida.
Art. 35 As demais diretrizes sobre a validação do Estágio estão dispostas no Capítulo XI da Resolução Conjunta nº 01/2020 - COEMP/COGEP, de 02 de junho de 2020.
CAPÍTULO VIII
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS
Art. 36 O aluno deverá concluir o estágio no prazo estabelecido no TCE, respeitando o limite legal de 2 (dois) anos e o tempo máximo de integralização do curso de Engenharia Civil da UTFPR-TD e encaminhar seu relatório final.
Art. 37 A convalidação de estágio de alunos de outras universidades ou campus é possível, desde que o auno apresente documentação comprobatória de realização e aprovação das atividades de estágio ao Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC-TD) e à Coordenação do curso de Engenharia Civil do campus Toledo (COECI-TD).
Art. 38 O estudante que solicitar mobilidade acadêmica para outra universidade ou campus da UTFPR e estiver realizando estágio obrigatório ou não obrigatório, terá seu plano de estágio e TCE cancelados no momento do seu desligamento da UTFPR-TD, sendo emitida pelo PRAE uma declaração constando as horas de estágio contabilizadas até o momento de seu desligamento.
Art. 39 Os casos omissos serão resolvidos pelas respectivas Pró-Reitorias de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC), Graduação e Educação Profissional (PROGRAD), pela Direção de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR-TD (DIREC-TD) e pelo Colegiado do curso de Engenharia Civil da UTFPR-TD.
Art. 40 Nos primeiros dois anos de vigência do presente regulamento estão autorizados estágio não obrigatório, mesmo que não previstos no PPC dos cursos.
Art. 41 Esta Instrução Normativa será publicada no Boletim de Serviço Eletrônico da UTFPR e entra em vigor na data da sua publicação, revogando as versões anteriores e disposições em contrário.
Parágrafo único: Percebendo a necessidade de prazos maiores para implementação de alguns artigos deste regulamento, isso poderá ser definido em Instruções Normativas próprias publicada posteriormente.
Art. 42 As demais diretrizes sobre as disposições gerais e transitórias do Estágio estão dispostas no Capítulo XII da Resolução Conjunta nº 01/2020 - COEMP/COGEP, de 02 de junho de 2020.
ANEXOS
Ministério da Educação
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Toledo
Coordenação de Engenharia Civil
DADOS PARA EMISSÃO DE PLANO DE ESTÁGIO E TERMO DE COMPROMISSO
Dados para Emissão de Plano de Estágio e Termo de Compromisso As informações abaixo deverão ser repassadas ao DEPEC após aprovado o cadastro da empresa pelo Professor Responsável pela Atividade de Estágio – PRAE, visando emissão do Plano de Estágio e Termo de Compromisso de Estágio: Nome Empresa: Nome Aluno: E-mail aluno: Carga horária total: (Total de horas de estágio) Cargo: Nome do Orientador: (professor(a) da UTFPR), verificar com PRAE possível nome.
|
Dados para Emissão de Plano de Estágio e Termo de Compromisso As informações abaixo deverão ser repassadas ao DEPEC após aprovado o cadastro da empresa pelo Professor Responsável pela Atividade de Estágio – PRAE, visando emissão do Plano de Estágio e Termo de Compromisso de Estágio: Nome Empresa: E-mail aluno: Carga horária total: (Total de horas de estágio) Cargo: Nome do Orientador: (professor(a) da UTFPR), verificar com PRAE possível nome. |
ANEXO 02(Imprimir frente e verso)
Ministério da Educação
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Toledo
Coordenação de Engenharia Civil
RELATÓRIO DE VISITA À UNIDADE CONCEDENTE DE ESTÁGIO |
|||
( ) Estágio Obrigatório ( ) Estágio Não Obrigatório ( ) Acompanhamento direto ( ) Acompanhamento indireto |
|||
Unidade Concedente de Estágio (UCE):
|
|||
Endereço: |
|||
Cidade/UF: |
CEP: |
Telefone: |
|
Supervisor de Estágio na UCE (nome e Registro CREA/CAU):
|
|||
Estagiário: |
Registro Acadêmico: |
||
E-mail: |
Telefone: |
||
Curso: |
Período: |
||
Vigência do Estágio: _____/_____/__________ a _____/_____/__________
|
|||
Horário do Estágio:
|
|||
Professor Orientador: |
|||
O professor orientador deve realizar reunião com o Supervisor de Estágio e o Estagiário na UCE para subsidiar o preenchimento deste relatório. |
As atividades realizadas pelo estagiário: |
SIM |
NÃO |
a) São compatíveis com o curso. |
|
|
b) Estão previstas no Plano de Estágio. |
|
|
c) Permitem a aquisição de novos conhecimentos. |
|
|
d) Permitem que aplique os conhecimentos teóricos e práticos obtidos no curso. |
|
|
e) Satisfazem as expectativas da UCE. |
|
|
O ambiente em que estão sendo desenvolvidas as atividades de estágio: |
SIM |
NÃO |
a) Possui recursos e materiais para o desenvolvimento das atividades. |
|
|
O Supervisor de Estágio: |
SIM |
NÃO |
a) Acompanha as atividades realizadas pelo estagiário. |
|
|
b) Auxilia o estagiário na solução de problema ou dificuldades. |
|
|
O Estágio pode continuar: |
SIM |
NÃO |
a) Sem modificação nas atividades previstas no Plano de Estágio. |
|
|
b) O ambiente fornece condições para o desenvolvimento das atividades. |
|
|
Quando assinalado NÃO, apresente os motivos: ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________
|
Descrever o ambiente e discorrer, minuciosamente, sobre as atividades desempenhadas pelo estagiário. ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________
|
Opcional: Apresentar sugestões para modificações no curso em função da visita realizada. ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________
|
Local e Data: ______________________________ - _____/_____/__________
__________________________________________________________________________________________________
Estagiário Supervisor de Estágio Professor Orientador
Caso a UCE possua mais de um estagiário em determinada área, o professor, em uma única visita, poderá verificar as atividades realizadas por todos os estagiários O professor deve preencher um Relatório de Visita para cada estagiário. Após a visita, o relatório deve ser entregue para o Professor Responsável pela Atividade de Estágio para lançamento desta informação no Sistema Integrado de Estágio. |
ANEXO 03 (Imprimir frente e verso)
Ministério da Educação
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Toledo
Coordenação de Engenharia Civil
RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO ESTAGIÁRIO EM UNIDADE CONCEDENTE DE ESTÁGIO FORA DA CIDADE DO CAMPUS |
Este relatório de acompanhamento do estagiário deve ser preenchido quando a Unidade Concedente de Estágio (UCE) for localizada fora da cidade em que está instalado o Campus e não for possível realizar visitas in loco nos ambientes em que são desenvolvidas as atividades do estagiário. Quando for realizada a visita na UCE, deve ser preenchido o Relatório de Visita do Anexo 02.
( ) Estágio Obrigatório ( ) Estágio Não Obrigatório |
Unidade Concedente de Estágio (UCE):
|
|||
Endereço: |
|||
Cidade/UF: |
CEP: |
Telefone: |
|
Supervisor de Estágio na UCE (nome e Registro CREA/CAU):
|
|||
Estagiário: |
Registro Acadêmico: |
||
E-mail: |
Telefone: |
||
Curso: |
Período: |
||
Vigência do Estágio: _____/_____/__________ a _____/_____/__________
|
|||
Horário do Estágio:
|
|||
Professor Orientador: |
|||
O professor orientador deve realizar reunião com o Supervisor de Estágio e o Estagiário na UCE para subsidiar o preenchimento deste relatório. |
|||
Justificativas para a não realização das visitas na UCE localizada fora da cidade do Campus. ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ Registro das atividades de acompanhamento do Estagiário e dos contatos com o Supervisor de Estágio. O Professor Orientador pode acompanhar os estagiários utilizando os recursos de Comunicação Mediada por Computador (CMC) disponíveis na instituição (tais como, Ambiente Virtual de Aprendizagem, e-mail, Internet Messenger, conferência por vídeo, dentre outras), devendo registrar todas as atividades de acompanhamento do Estagiário e os contatos realizados com o Supervisor de Estágio. Podem ser anexados documentos que comprovem a atividade ou contato realizado. Obs.: Cada atividade ou contato deve ser registrado em um dos quadros abaixo. Se necessário, inserir mais quadros.
|
Data: Contato com o: ( ) Estagiário ( ) Supervisor |
||||
Recurso utilizado: |
||||
Descrever a atividade ou contato realizado ou anexar documentos que comprovem:
|
||||
Data: Contato com o: ( ) Estagiário ( ) Supervisor |
||||
Recurso utilizado: |
||||
Descrever a atividade ou contato realizado ou anexar documentos que comprovem:
|
||||
Data: Contato com o: ( ) Estagiário ( ) Supervisor |
||||
Recurso utilizado: |
||||
Descrever a atividade ou contato realizado ou anexar documentos que comprovem:
|
O Professor Orientador, através dos contatos realizados com o Estagiário e com o Supervisor de Estágio, deve buscar subsídios para preencher os itens a seguir. |
As atividades realizadas pelo estagiário: |
SIM |
NÃO |
a) São compatíveis com o curso. |
|
|
b) Estão previstas no Plano de Estágio. |
|
|
c) Permitem a aquisição de novos conhecimentos. |
|
|
d) Permitem que aplique os conhecimentos teóricos e práticos obtidos no curso. |
|
|
e) Satisfazem as expectativas da UCE. |
|
|
O ambiente em que estão sendo desenvolvidas as atividades de estágio: |
SIM |
NÃO |
a) Possui recursos e materiais para o desenvolvimento das atividades. |
|
|
O Supervisor de Estágio: |
SIM |
NÃO |
a) Acompanha as atividades realizadas pelo estagiário. |
|
|
b) Auxilia o estagiário na solução de problema ou dificuldades. |
|
|
O Estágio pode continuar: |
SIM |
NÃO |
a) Sem modificação nas atividades previstas no Plano de Estágio. |
|
|
b) O ambiente fornece condições para o desenvolvimento das atividades. |
|
|
Quando assinalado NÃO, apresente os motivos a seguir: ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________
Considerações do Professor Orientador: __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________
Data: _____/_____/_________
__________________________ Professor Orientador
|
Ministério da Educação
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Toledo
Coordenação de Engenharia Civil
RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO - ALUNO |
( ) Estágio Obrigatório ( ) Estágio Não Obrigatório ( ) 1º ( ) 2º ( ) 3º ( ) 4º Relatório Relatório referente ao período de: / / a / / (máximo 6 meses) Estagiário: Código: ____________________________________ E-mail: Telefone:____________________________________ Curso: ________________Período:_____________________________________ Unidade Concedente de Estágio (UCE): ___________________________________________________________________________ Supervisor de Estágio na UCE: __________________________________________________________________________________ Professor Orientador na UTFPR:_________________________________________________________________________________ Descrever as atividades desenvolvidas no estágio: __________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________
|
As atividades realizadas no estágio: |
Discordo plenamente |
Discordo parcialmente |
Concordo parcialmente |
Concordo plenamente |
a) Estão previstas no Plano de Estágio. |
|
|
|
|
b) São compatíveis com o curso que faço. |
|
|
|
|
c) São compatíveis com o período do curso que faço. |
|
|
|
|
d) Permitem que aplique os conhecimentos teóricos e práticos obtidos no curso. |
|
|
|
|
O ambiente em que estão sendo desenvolvidas as atividades de estágio: |
Discordo plenamente |
Discordo parcialmente |
Concordo parcialmente |
Concordo plenamente |
a) Possui recursos e materiais para o desenvolvimento das atividades. |
|
|
|
|
Conhecimentos para a formação profissional: |
Discordo plenamente |
Discordo parcialmente |
Concordo parcialmente |
Concordo plenamente |
a) Estou evoluindo na aquisição de novos conhecimentos. |
|
|
|
|
b) Tenho percebido minhas potencialidades e limitações. |
|
|
|
|
Relacionamento e Sociabilidade: |
Discordo plenamente |
Discordo parcialmente |
Concordo parcialmente |
Concordo plenamente |
a) Estou melhorando meu senso de responsabilidade. |
|
|
|
|
b) Estou melhorando a convivência e a integração com outras pessoas. |
|
|
|
|
Cite as disciplinas que se relacionam com o estágio:
|
|
|
Apresente as dificuldades encontradas no estágio:
|
|
|
Avalie seu estágio para sua formação profissional e como experiência de trabalho e vida: |
|
|
Data: / /
Estagiário
Considerações e aprovação do Professor Orientador: ___________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________
|
Data: / /
Professor Orientador
Ministério da Educação
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Toledo
Coordenação de Engenharia Civil
RELATÓRIO PARCIAL DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO - UCE |
( ) Estágio Obrigatório ( ) Estágio Não Obrigatório ( ) 1º ( ) 2º ( ) 3º ( ) 4º Relatório Relatório referente ao período de: / / a / / (máximo 6 meses) Unidade Concedente de Estágio (UCE): _____________________ Supervisor de Estágio na UCE: _____________________ Curso de formação do Supervisor de Estágio: _____________________ Área do Estágio: ____________________ Estagiário: Código: __________________________ E-mail: ____Telefone:_______________________ Curso: Período: _________________ Professor Orientador na UTFPR: __________
|
As atividades desenvolvidas no estágio: |
Discordo plenamente |
Discordo parcialmente |
Concordo parcialmente |
Concordo plenamente |
a) Estão de acordo com o Plano de Estágio |
|
|
|
|
b) São compatíveis com o curso e o período do estagiário |
|
|
|
|
c) Satisfazem as expectativas da unidade concedente |
|
|
|
|
Avaliação do Estagiário - Assinale com “X” o desempenho do estagiário, utilizando: A = acima da expectativa B = de acordo com a expectativa C = abaixo da expectativa D = não se aplica |
||||
Itens |
A |
B |
C |
D |
Aplicação de Conhecimentos - Aplica os conhecimentos adquiridos no curso no desenvolvimento das atividades. |
|
|
|
|
Autocrítica - Demonstra capacidade de reconhecer suas dificuldades e erros. |
|
|
|
|
Autodesenvolvimento - Demonstra interesse na aquisição de conhecimentos e na participação em treinamentos e eventos, visando o aperfeiçoamento profissional. |
|
|
|
|
Compreensão - Observa e analisa os elementos de uma situação, chegando à compreensão do todo. |
|
|
|
|
Comprometimento - Conhece e compartilha dos objetivos e metas da empresa. |
|
|
|
|
Cooperação - Oferecer auxílio e solicita a colaboração do grupo de trabalho nas atividades. |
|
|
|
|
Criatividade - Apresenta sugestões criativas e inovadores ou propõe melhorias nas atividades. |
|
|
|
|
Exigência de Qualidade e Eficiência - Procede de forma a executar atividades que satisfazem ou excedem os padrões de excelência estabelecidos pela empresa. |
|
|
|
|
Iniciativa - Busca solucionar ou encaminhar problemas e dificuldades encontradas. |
|
|
|
|
Planejamento - Sistematiza os meios para a realização das atividades. |
|
|
|
|
Relacionamento - Contribui para a harmonia do ambiente, relacionando-se bem com o grupo. |
|
|
|
|
Responsabilidade - Cumpre as tarefas nos prazos, respeita os horários de estágio e as normas. |
|
|
|
|
Zelo - Prima pela limpeza, organização e segurança dos recursos e dos ambientes. |
|
|
|
|
A formação que o estagiário está recebendo na UTFPR atende as necessidades da UCE? __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ |
||||
Considerações do Supervisor de Estágio: __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________
|
Data: / /
Supervisor de Estágio Estagiário
(carimbo e assinatura)
Considerações do Professor Orientador: ___________________________________________________________________________
Data: / /
Professor Orientador
(carimbo e assinatura)
Ministério da Educação
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Toledo
Coordenação de Engenharia Civil
RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIO – PROFESSOR ORIENTADOR |
( ) Estágio Obrigatório ( ) Estágio Não Obrigatório ( ) Acompanhamento direto ( ) Acompanhamento indireto
Unidade Concedente de Estágio (UCE): ______________ Supervisor de Estágio na UCE: ______________ Estagiário: _______Código: ______________________________ Curso: Período: ______________________________ Período de estágio referente ao acompanhamento:____ / _____ / _ a ____ / _____ / _ Professor Orientador: _ _____________
O professor deve realizar contato com o Supervisor de Estágio e o Estagiário para subsidiar o preenchimento deste relatório.
Contato com o Supervisor em / / Recurso utilizado: ___________
|
As atividades realizadas pelo estagiário: |
Discordo plenamente |
Discordo parcialmente |
Concordo parcialmente |
Concordo plenamente |
a) São compatíveis com o curso. |
|
|
|
|
b) Estão previstas no Plano de Estágio. |
|
|
|
|
c) Permitem que aplique os conhecimentos teóricos e práticos obtidos no curso. |
|
|
|
|
d) Permitem a aquisição de novos conhecimentos. |
|
|
|
|
e) Satisfazem as expectativas da UCE. |
|
|
|
|
O ambiente em que estão sendo desenvolvidas as atividades de estágio: |
Discordo plenamente |
Discordo parcialmente |
Concordo parcialmente |
Concordo plenamente
|
a) Possui recursos e materiais para o desenvolvimento das atividades. |
|
|
|
|
O Supervisor de Estágio: |
Discordo plenamente |
Discordo parcialmente |
Concordo parcialmente |
Concordo plenamente |
a) Acompanha as atividades realizadas pelo estagiário. |
|
|
|
|
b) Auxilia o estagiário na solução de problemas ou dificuldades. |
|
|
|
|
Observações – caso necessário utilize este espaço: _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________
|
Local e Data
___________________________________
Professor Orientador
(Assinatura e carimbo)
Ministério da Educação
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Toledo
Coordenação de Engenharia Civil
[ 2 linhas espaçamento 1,5]
[ 3 linhas espaçamento 1,5]
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
[ Título centralizado na página]
2020
|
NOME DO ALUNO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO REALIZADO NA EMPRESA X [ Título centralizado na página]
Relatório de estágio curricular obrigatório apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo como requisito parcial para a obtenção do título de Engenheiro Civil.
Orientador: Prof. MSc. Ou Dr. XXX
2020
|
IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Identificação da Empresa:
Nome:
Bairro:
Endereço:
CEP: Cidade/Estado: Telefone:
url: http:// e-mail:
Área na empresa onde foi realizado o estágio: <informar o setor>
Data de início:
Data de término:
Carga Horária Semanal:
Carga Horária Total:
Supervisor de Estágio:
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Deve conter um breve texto que apresente a empresa em que o estágio foi realizado, abordando informações sobre um breve histórico da organização, caracterização do segmento de mercado, infraestrutura do local de trabalho e principais atividades realizadas no setor da construção civil, redigidos de forma resumida até no máximo a metade da próxima página.
As atividades desenvolvidas tem por objetivo expor, de maneira clara, objetiva e com detalhes fundamentais, as ideias principais das tarefas realizadas no estágio, analisando-as e ressaltando os pormenores mais importantes. Cada atividade desenvolvida no estágio se constituirá de um subtítulo (exemplo abaixo) no qual o estagiário relatará:
Exemplo:
ATIVIDADE 01 - Nominar a atividade e o período (data de início e fim) O que foi feito Por que foi feito? Como foi feito?
ATIVIDADE 02 Nominar a atividade e o período (data de início e fim) O que foi feito Por que foi feito? Como foi feito?
ATIVIDADE 03 Nominar a atividade e o período (data de início e fim) O que foi feito Por que foi feito? Como foi feito?
Obs: Podem ser apresentadas imagens e tabelas ao texto conforme abaixo desde que autorizadas pela UCE.
Figura 1: Projeto arquitetônico desenvolvido
Tabela 1: Etapas de obra.
Todo o trabalho deve ser digitado dentro das normas técnicas de formatação:
O que o estágio contribuiu na sua formação? (Descrever) (3 linhas máximo)
Sobrenome do autor, Nome do autor (ano). Título do livro, artigo ou publicação. Editora. Local. Páginas. Exemplo: Silva, José Alves (2009). A construção. Editora Abril. São Paulo-SP. 193-195.
|
Anexo 08 (Entregar ao PRAE para arquivamento)
Ministério da Educação
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Toledo
Coordenação de Engenharia Civil
Declaração da Empresa
[Cidade], de de 20______.
À Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Toledo
Declaramos que o (a) Acadêmico (a) ______________________________________________________________realizou Estágio Curricular Obrigatório nessa Organização, de______/____/______ a _______/____/______, com duração total de _____horas, sob a supervisão do(a) Sr.(a)______________________________________________________________ RG. nº___________________, conforme plano de estágio previamente aprovado no termo de compromisso de estágio nº ______________________, firmado entre a empresa, o aluno e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Toledo. .
_____________________________________ Supervisor do Estágio na Empresa
_____________________________________ CARIMBO DA EMPRESA
Assinatura do responsável
|
Anexo 09 (Entregar ao PRAE para contabilizar a nota)
Ministério da Educação
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Toledo
Coordenação de Engenharia Civil
FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO - SUPERVISOR |
|
Estagiário: |
|
ITENS A SEREM AVALIADOS |
Nota (0,0 a 10,0) |
Assiduidade e pontualidade: Cumprimento do horário de estágio e ausência de faltas. |
|
Observância e adequação às normas e regulamentos da empresa, discrição quanto aos assuntos sigilosos e zelo pelo material, equipamentos e bens colocados à sua disposição. |
|
Demonstra conhecimento teórico no desenvolvimento das atividades programadas. |
|
Dedicação e cumprimento de tarefas e atividades solicitadas. |
|
Interesse pelas atividades executadas no estágio. |
|
Qualidade dos trabalhos executados. |
|
Capacidade de assimilação de novos conhecimentos. |
|
Capacidade de assimilação de instruções de trabalho. |
|
Iniciativa de sugerir, projetar, executar modificações ou inovações. |
|
Facilidade de integração com os colegas e ambiente de trabalho, bem como disposição para cooperação. |
|
Desempenho Geral no estágio |
|
Média aritmética |
|
Supervisor Nome: Assinatura:
Data: / / Local:
|
Anexo 10 (Entregar ao PRAE para arquivamento)
Ministério da Educação
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Toledo
Coordenação de Engenharia Civil
Declaração de inclusão de documentos e solicitação de participação em banca
Eu, professor (a) do Curso de Engenharia Civil da UTFPR-TD e orientador (a) de estágio obrigatório do (a) aluno (a) __, declaro sob minha responsabilidade, que anexei no sistema integrado de estágio (SIE) da UTFPR, TODOS OS DOCUMENTOS abaixo descritos, referentes a cada empresa onde o aluno(a) realizou o estágio, inclusive o relatório final de estágio no qual o aluno está APTO a participar do evento de avaliação de estágio. Declaro ciência de que o não arquivamento dos documentos no SIE impossibilita a participação do aluno no evento de avaliação de estágio e pode levar a substituição do orientador pelo PRAE.
Toledo, _______ de ______________________________ de __________
_________________________________ _________________________________ Aluno Prof. Orientador
|
Anexo 11 (Entregar ao PRAE para arquivamento)
Ministério da Educação
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Toledo
Coordenação de Engenharia Civil
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA BANCA DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO |
|||||
Aluno: |
|
Código: |
|
||
Telefone: |
|
|
|
||
Professor Orientador: |
|||||
Empresa(s) em que realizou estágio: |
|||||
Supervisor na Empresa: e-mail: |
|||||
Datas de início e término do estágio: |
Declaro conhecer o regulamento dos estágios dos cursos de educação profissional técnica de nível médio e dos cursos de graduação da UTFPR. Declaro ter ENTREGUE TODA DOCUMENTAÇÃO relacionada no REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UTFPR – TD. Declaro que os relatórios parciais foram inseridos pelo professor orientador no sistema integrado de estágio. Declaro que as informações prestadas neste formulário são verdadeiras e que o aluno está apto a participar do evento de avaliação de estágio..
Toledo, de de
_____________________ _______________________
Aluno Prof. Orientador
|
Anexo 12 (Imprimir Frente e Verso)
Ministério da Educação
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Toledo
Coordenação de Engenharia Civil
1. Assinale as atividades de aprendizagem PROFISSIONAL, SOCIAL E CULTURAL que a empresa pode proporcionar aos estagiários: ( ) Convívio com o supervisor do estágio, chefias e funcionários de outras áreas da empresa (relacionamento interpessoal); ( ) Contato com público externo; ( ) Participação em atividades de grupo; ( ) Participação em treinamentos de capacitação e de integração; ( ) Familiarização com as normas da empresa relacionadas a disciplina, assiduidade, pontualidade, responsabilidade, respeito aos superiores, comportamento, apresentação, asseio e outros elementos de convívio social e empresarial; ( ) Entendimento do negócio e da missão (objetivo); ( ) Conhecimento da filosofia e valores da empresa; ( ) Respeito e valorização dos clientes e fornecedores; ( ) Entendimento da responsabilidade social junto à comunidade; ( ) Valorização e respeito ao meio ambiente; ( ) Conhecimento de práticas e rotinas administrativas e/ou financeiras; ( ) Conhecimento das práticas básicas de departamento pessoal; ( ) Operação de equipamentos e sistemas operacionais; ( ) Estudos, pesquisas, organização de dados e de informações relacionadas a sua área de formação; ( ) Desenvolvimento de habilidades e competências próprias do seu período de curso; ( ) Contato com profissionais e atividades de sua área de formação e outras; ( ) Possibilidade de conviver com equipes multidisciplinares; ( ) Contato com práticas que possibilitem reavaliação sobre sua escolha profissional. |
2. Avaliação sobre o local de estágio – especificamente o ambiente onde o estagiário desenvolverá suas atividades |
|||||
PARÂMETRO |
ESCALA |
||||
Excelente |
Bom |
Razoável |
Ruim |
||
Ambiente físico |
|
|
|
|
|
Mobiliários |
|
|
|
|
|
Equipamentos |
|
|
|
|
|
Iluminação |
|
|
|
|
|
Condições de higiene e limpeza |
|
|
|
|
|
Ventilação |
|
|
|
|
|
A empresa possui alguma forma de prevenção de acidentes de trabalho? |
|||||
( ) Sim ( ) Não Quais? ( ) Cipa ( ) Sipat ( ) Ergonomia ( ) EPI – equipamento de proteção individual ( ) Outros
|
|||||
Demais considerações:
|
3. Assinaturas: |
|
3.1 Nome do professor que realizou a visita:
Data _____/_____/______
_______________________________________ Assinatura e Carimbo |
3.2 Nome do funcionário que acompanhou a visita:
Data _____/_____/______
_____________________________________ Assinatura e Carimbo |
3.3 Parecer do Professor Responsável pelas Atividades de Estágio: _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ Data _____/_____/______
_______________________________________ Assinatura e Carimbo |
3.4 Parecer do Coordenador de Curso: ____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ Data _____/_____/______
_______________________________________ Assinatura e Carimbo |
Ministério da Educação
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Toledo
Coordenação de Engenharia Civil
FICHA DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO |
||
Aluno(a): |
||
Orientador(a) : |
||
1. Qualidade do Trabalho |
Pesos |
Nota |
2.1 Introdução |
20 |
|
2.2 Material Conciso |
20 |
|
2.3 Sequência na apresentação (lógica e clara) |
30 |
|
2.4 Nível de conhecimento aparente do assunto (entendimento, clareza e capacidade de explicação e respostas) |
30 |
|
Nota Final |
100 |
|
Professor avaliador: ____
Assinatura:________________________________________________
Observações: _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________
|
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCIA BRESSIANI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 11/07/2022, às 17:04, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2845058 e o código CRC (and the CRC code) 4A045873. |
Referência: Processo nº 23064.022552/2022-43 | SEI nº 2845058 |