Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CURITIBA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT |
|||
EDITAL 36/2022 - DIRGRAD
SELEÇÃO 2022-2 DE ESTUDANTES DE APOIO AOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO
A Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece no presente Edital, as inscrições para a seleção de estudantes para atuação no apoio ao corpo docente dos cursos de graduação do campus. O presente Edital e demais informações relativas encontram-se publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.
1. OBJETO
O presente Edital tem por objetivo selecionar estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação do campus Curitiba, para atuação no apoio ao corpo docente dos cursos de graduação do campus, no segundo período letivo de 2022 (conforme calendário acadêmico da UTFPR). Os estudantes selecionados receberão auxílio financeiro na forma de bolsa. Este edital integra o conjunto de ações que visam a diminuição da evasão, retenção e a melhoria da qualidade de ensino na UTFPR.
2.VAGAS E REQUISITOS
2.1 - O candidato deve ser estudante regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UTFPR, campus Curitiba.
2.2 - A quantidade, descrição e demais requisitos para a candidatura a cada uma das vagas, estão detalhados no Quadro 2.
2.3 - As vagas serão disponibilizadas exclusivamente por meio deste edital, sendo, portanto, a concessão da vaga condicionada ao atendimento do estabelecido no edital.
3.BOLSA E PERÍODO DE ATIVIDADES
3.1 - O valor da bolsa será de R$ 600,00 (seiscentos reais), correspondente a um período de 30 dias, e proporcional para períodos inferiores a 30 dias, conforme o Quadro 1.
Quadro 1 - Parcelas de bolsa, períodos de atividades e valores correspondentes.
Parcela (mês) |
Período de atividades |
Valor da bolsa |
1 de 4 (set) |
24/08/2022 a 22/09/2022 |
R$600,00 |
2 de 4 (out) |
23/09/2022 a 23/10/2022 |
R$600,00 |
3 de 4 (nov) |
24/10/2022 a 22/11/2022 |
R$600,00 |
4 de 4 (dez) |
23/11/2022 a 21/12/2022 |
R$580,00 |
3.2 - A bolsa será depositada em conta bancária, exclusivamente em nome do estudante selecionado. É de responsabilidade do estudante a abertura da conta bancária em seu nome, caso não possua.
3.3 - O estudante selecionado deverá manter seus dados bancários atualizados no Sistema de Alunos no Portal do Aluno da UTFPR (na aba de Dados Pessoais).
3.4 - A bolsa poderá ser interrompida por solicitação do professor orientador ou do estudante.
3.5- O estudante exercerá suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR.
4.ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE DE APOIO AOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO
4.1 - Dedicar 15 (quinze) horas semanais para atividades de apoio ao corpo docente, em horários acordados com o professor orientador, não podendo os horários coincidirem com disciplinas nas quais se encontra matriculado.
4.2 - Auxiliar os docentes no planejamento e elaboração de material didático e execução de ações de ensino, compatíveis com o seu grau de conhecimento.
4.2.1 - Não é permitido ao estudante de apoio ministrar aulas em substituição aos docentes.
4.3 - Comprovar ao professor orientador o cumprimento das horas de atividades previstas para cada período.
4.4 - Responder um questionário contendo questões objetivas e abertas a ser elaborado pela PROGRAD, relativo às atividades desenvolvidas e à sua experiência como estudante de apoio ao docente, ao término do período de atuação previsto no presente edital.
4.5 - Caso solicitado pelo professor orientador, participar de capacitação oferecida pela UTFPR ou outro meio, em tema relativo às suas atividades de apoio ao corpo docente.
4.6 - Caso solicitado pelo professor orientador, participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais, tais como: Semana Acadêmica de curso, Exposição Tecnológica, Feira de Profissões ou outros eventos promovidos pelas Coordenações de Curso, Departamentos Acadêmicos, Departamento de Educação ou Diretoria de Graduação.
4.7- Comprometer-se a não acumular a bolsa referente ao presente edital com qualquer outra bolsa concedida pela UTFPR, excetuando-se bolsa concedida pelo Programa de Auxílio Estudantil - PAE da UTFPR.
4.8- Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas.
5.VAGAS E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
5.1 - Serão ofertadas no contexto deste edital:
Fonte pagadora |
nº de vagas |
PROGRAD -Fonte de recursos bolsas monitoria 2022-1: Ação 20RK (Funcionamento de Instituições Federais de Ensino Superior), Fonte 8100000000 |
35 |
5.2 - As vagas disponíveis para seleção no 2º período letivo de 2022 e os critérios de seleção estão especificadas no Quadro 2.
Código da Vaga |
Curso/Coordenação/Departamento |
Característica da Vaga |
Requisitos da Vaga |
Critérios de seleção do bolsista. |
Critérios de Seleção para Entrevista |
Supervisor |
DALIC1 |
Licenciatura em Letras-Português |
Estudante de apoio aos professores de Comunicação Oral e Escrita - CE70C, CE70B, Comunicação Oral e Escrita |
Alunos de Letras cursando a partir do 6 período; Conhecimento das ferramentas do Google Apps; Conhecimento de ferramentas de edição de vídeo e imagem e confecção de apresentações. |
Coeficiente e Correção de uma atividade escrita. |
Não há |
Evandro de Melo Catelan |
DALIC2 |
Comunicação Organizacional |
apoio à coordenação do curso |
Deve elaborar planilhas para organizar as informações e ter conhecimento de softwares para inserção de dados nas páginas do curso e nas redes sociais e entender um pouco de edição de textos, editorial e de imagens. |
Entrevista |
Os/as candidatos devem comprovar conhecimento nas áreas de edição e no uso softwares necessários para o trabalho |
João Augusto Moliani |
COTED1 |
Coordenação de Tecnologia na Educação |
Apoio na produção de materiais digitais, videos, imagens, Paginas Web |
Conhecimento de HTML, Word Press, edição básica de imagens e vídeos. (pacote Adobe) |
Entrevista e RA |
Conhecimento do Pacote Adobe e Word Press |
Joao Paulo Kuzma |
DACOC1 |
Engenharia Civil |
O aluno ficará como monitor para os professores que ministram aula de laboratório na área de materiais - CC72D (4 turmas), CC73B (3 turmas) |
Alunos que já tenham cursado a disciplina de Materiais de Construção (CC72D) e que tenham disponibilidade de horário à tarde. |
CR, disponibilidade de horário, familiaridade com laboratório, conhecimento nas disciplinas de materiais, habilidades em pacote Office e ferramentas google. |
Na entrevista será verificado os critérios adotados para seleção, como disponibilidade de horário, familiaridade com laboratório, conhecimento nas disciplinas de materiais, habilidades em pacote Office e ferramentas google. |
Arthur Medeiros |
DADIN1 |
Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico |
Disciplina/Monitoria da Graduação |
Ter cursado a disciplina presencialmente. |
Nota na disciplina, coeficiente de rendimento, estar matriculado em período mais adiantado e entrevista. |
Analisar o interesse do aluno, a pró-atividade em ajudar os colegas, o conhecimento técnico das práticas, a disponibilidade em horários para o atendimento. |
Ivone de Castro |
DADIN2 |
Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico |
Laboratório de fotografia, audiovisual e animação da sala CC-201 - DI64G DI84G DI67G DI86C DI68G DI85D - Fotografia, Animação e Audiovisual |
Aluno de Design e ter cursado Fotografia presencial. Senso de responsabilidade e organização. Pro-atividade para ajudar os trabalhos dos colegas, cuidado e responsabilidade com os equipamentos. |
Apresentação de portfólio. Coeficiente do aluno. Boas notas nas disciplinas relacionadas (fotografia/audiovisual/animação) ou apresentar conhecimentos mínimos nessas disciplinas durante a entrevista. |
A entrevista poderá ser realizada presencialmente ou via google meet. |
Marcelo A. Públio |
DAEFI1 |
Bacharelado em Educação Física |
Disciplina/Monitoria da Graduação - EFI72H - CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO |
Ter sido aprovado na disciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora |
Coeficiente acadêmico e a nota obtida na disciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora |
Sem entrevista |
Raquel Nichele de Chaves |
DAELN1 |
Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações |
Atividades relacionadas aos projetos de extensão do DAELN |
Saber programar em Javascript |
1. Saber programar em Javascript; 2. Maior coeficiente de rendimento relacionado à pelo menos 2 disciplinas que envolvam programação. |
1. Proatividade; 2. Querer aprender; 3. Comunicação |
Simone Crocetti |
DAELN2 |
Engenharias Eletrônica, Engenharia Mecatrônic e Engenharia da Computação |
Disciplina/Monitoria da Graduação - ELSP01-S01- Smart Projects e ELSC01-S01-Smart Challenges |
Dinâmico, comunicativo, autodidata, ter disponibilidade, não estar estagiando ou trabalhando, preferencialmente nível médio da língua inglesa. |
Os professores envolvidos nas disciplinas farão uma entrevista com os candidatos e analisarão o perfil que melhor se adequa aos requisitos procurados. |
A entrevista poderá ser presencial ou online, agendada previamente com os candidatos. Haverá uma conversa inicial com o candidato no sentido de conhecê-lo um pouco melhor. Também haverá a exposição de um problema e será solicitado ao candidato como ele agiria dentro deste contexto. Uma pequena abordagem em inglês também será feita para que se possa avaliar se o candidato atende ao nível buscado. |
Profa. Keiko Verônica Onno Fonseca |
DAELT1 |
Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação |
Disciplina/Monitoria da Graduação |
Ter demonstrado bom desempenho na disciplina, bom desempenho nas disciplinas de fundamento (já citadas), boa capacidade didática e disponibilidade de tempo para as tarefas demandadas. |
Desempenho na disciplina, desempenho nas disciplinas de fundamento (já citadas) e entrevista, onde serão observadas a capacidade didática e a disponibilidade para o efetivo apoio à disciplina. |
Conforme citado, capacidade didática (a ser testada) e disponibilidade, particularmente tempo, para o efetivo apoio à disciplina. |
Carlo Alessandro Zanetti Pece |
DAELT2 |
Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação |
Disciplina/Monitoria da Graduação |
1) Estudante do curso de Engenharia Elétrica ou Engenharia de Controle e Automação do DAELT; 2) Ter cursado e sido aprovado na disciplina de Sistemas Microcontrolados; 3) Disponibilidade para realização da atividade de monitoria no período da tarde; 4) Programação de Sistemas Microcontrolados em linguagem C. |
1) Entrevista; 2) Análise de currículo; 3) Coeficiente de rendimento |
A entrevista será realizada de forma presencial na UTFPR-CT pelo responsável pelo bolsista em data pré-agendada. Será necessário o envio prévio de currículo e histórico escolar para análise. |
Amauri Amorin Assef |
DAELT3 |
Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação |
Disciplina/Monitoria da Graduação - Circuitos Elétricos B - ET74F |
Ter cursado Circuitos Elétricos B nos cursos de Engenharia Elétrica ou Engenharia de Controle e Automação, ou matéria de conteúdo equivalente nos cursos de Engenharia Eletrônica ou Engenharia de Computação. |
(1) Coeficiente de Rendimento Normalizado; (2) Nota em Circuitos Elétricos B; (3) Experiência em Monitoria / Docência; (4) Experiência em Iniciação Científica; (5) Participação em Atividades Voluntárias. |
Não está prevista a realização de entrevista. Se houver empate em todos os critérios de seleção, a entrevista poderá ser realizada. Neste caso, os critérios serão: (1) Motivação para a atividade de Monitoria; (2) Desenvoltura na comunicação. |
Sergio E. Gouvea da Costa |
DAELT4 |
Departamento Acadêmico de Eletrotécnica |
Apoio a coordenação, organização de TCCs |
conhecimento de Linux e programação |
entrevista e currículo |
candidato deverá demostrar conhecimentos em programação |
Marcelo Rosa |
DAELT5 |
Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação |
Disciplina/Monitoria da Graduação - ET72F - Eletricidade e Magnetismo |
Aprovado na disciplina, habilidades para elaboração de material audiovisual |
Aprovação da disciplina, CR, nota da disciplina, disponibilidade de horários |
Sem entrevista |
Juan Camilo Castellanos Rodriguez |
DAELT6 |
Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação |
Disciplina/Monitoria da Graduação - ET73F - Circuitos Elétricos A |
Aprovação na disciplina. Experiência em bancada de laboratório |
Aprovação da disciplina, CR, nota da disciplina, disponibilidade de horários |
Sem entrevista |
Juan Camilo Castellanos Rodriguez |
DAEST1 |
Departamento Acadêmico de Estatística |
Auxílio no desenvolvimento das 2 disciplinas da Estatística em EAD para o semestre 2023/1 - MA70H - Probabilidade e Estatística/ MA70J - Fundamentos de Estatística/ MA66A - Fundamentos da Estatística/ MA70F - Estatística |
Aluno com conhecimentos em gravação de vídeos, design gráfico e estatística para ser monitor nas aulas. |
Entrevista, Análise das disciplinas cursadas pelo candidato e coeficiente de rendimento do aluno. |
Análise das disciplinas cursadas pelo candidato, conhecimento do assunto, requisitos necessários para a atividade, disponibilidade de horário para o desenvolvimento das atividades e comprometimento com a proposta de trabalho. |
Mauricio Koubay do Amaral |
DAFIS1 |
Curso Superior de Tecnologia em Radiologia |
Apoio para a atualização do portal do curso, atualização do PPC (quando vierem as correções do COGEP) e organização das imagens radiográficas para o uso nas disciplinas de Anatomofisiopatolofia Nas Imagens 1 e 2. |
Ser um aluno regularmente matriculado no curso de Tecnologia em Radiologia e ter cursado, pelo menos, o 1o período do curso. |
O bolsista será selecionado pelo coeficiente absoluto de rendimento no curso. |
Não haverá |
Danielle Filipov Pereira |
DAFIS2 |
Licenciatura em Física |
Apoio em unidades curriculares de Física experimental do curso de Licenciatura em Física - FI73H – S81 - Fundamentos da Física Experimental; FI74H – S81 - Mecânica Clássica Experimental; FI75J – S81 - Oscilações, Ondas e Acústica Experimental |
Ter cursado e sido aprovado em FI75J – Oscilações, Ondas e Acústica Experimental. |
Os candidatos serão classificados e selecionados pelo coeficiente de rendimento. |
Não se aplica. |
Jorge Alberto Lenz |
DAINF1 |
Departamento Acadêmico de Infomática |
Disciplina/Monitoria da Graduação - CSF-30 ESTRUTURA DE DADOS 2 |
Aprovação na disciplina e disponibilidade de horários |
Nota na disciplina e CR. |
Sem Entrevista |
Juliana de Santi |
DALEM1 |
Licenciatura em Letras-Inglês |
Disciplina/Monitoria da Graduação - CL71A, CL72A, CL73A, CL74A, CL75A (Inglês Elementar a Intermediário), CL72B, CL73B, CL74B e CL75B (Laboratório de Escrita 1 a 4). |
Ter um bom desempenho acadêmico. |
O critério de seleção será uma média do desempenho acadêmico do candidato nas disciplinas que irá atuar. |
Convidarei alguns professores das disciplinas mencionadas para que componhamos uma banca para entrevistar os candidatos, levaremos em consideração o desempenho acadêmico do(a) candidato(a) e sua capacidade de comunicação e argumentação durante a entrevista |
Dante Luiz de Lima |
DAMAT1 |
Licenciatura em Matemática |
Disciplina/Monitoria da Graduação - MA71N-Geometria A, MA72N-Geometria B e MA72L-Construções e Geometria descritiva |
Estar regularmente matriculado no curso de Licenciatura em Matemática. Ter sido aprovado nas disciplinas MA71N-Geometria A, MA72N-Geometria B e MA72L-Construções e Geometria descritiva. Ter disponibilidade de desenvolver atividades presenciais (na sede centro - UTFPR campus Curitiba) no início do período da tarde. |
Estar enquadrado, no máximo, no quinto período. |
não há. |
Ana Cristina Munaretto |
DAMAT2 |
Licenciatura em Matemática |
Disciplina/Monitoria da Graduação |
Estar regularmente matriculado no curso de Licenciatura em Matemática; |
Estar enquadrado, no máximo, no sexto período. |
não há. |
Neusa Nogas Tocha |
DAMAT3 |
Licenciatura em Matemática |
Apoio na organização da disciplina da graduação Didática da Matemática ( MA74L-S83) e apoio à organização do site do Laboratório de Matemática |
Aluno da licenciatura (preferencialmente Matemática) |
Pontuação definida a partir da soma dos itens da tabela: |
análise das respostas do candidato ao formulário que tratará dos itens previstos nos critérios de seleção. |
Maria Lucia Panossian |
DAMAT4 |
Departamento Acadêmico de Matemática |
Auxiliar o professor no desenvolvimento de material de apoio aos estudantes, tais como:tutorial de introdução ao latex, tutorial de introdução ao Geogebra, digitação de listas de exercícios, digitação de quizes. |
Ter cursado pelo menos a disciplina de Algebra Linear e/ou afins, ter conhecimento básico de Geogebra e de Latex. |
Ter sido aprovado em pelo menos uma das disciplinas envolvidas no projeto. Ter conhecimento básico de Geogebra e de Latex. |
Nota na disciplina mencionada no item anterior, CR e entrevista. Na entrevista será considerado experiência anterior e habilidades de comunicação. |
Denise de Siqueira |
DAMAT5 |
Departamento Acadêmico de Matemática |
Colaboração na edição de listas e gráficos - MA70G- Equações Diferenciais Ordinárias MA76J - Equações Diferenciais Aplicadas |
Conhecimentos básicos de Geogebra e látex, ter cursado Equações Diferenciais ou afins (ex. Cálculo Avançado) |
Nota nas disciplinas de Cálculo 01 e Álgebra Linear |
Se houver entrevista, além do critério nota, avaliaria o interesse do aluno e consideraria o fato de ter alguma experiência. |
Patrícia Sánez Pacheco |
DAMAT6 |
Departamento Acadêmico de Matemática |
Produção de ambiente virtual para auxílio de estudantes de Pré-Cálculo que está sendo desenvolvido junto ao COTED com o objetivo inicial de integrar a plataforma Sophia. Pré-Cálculo (ELM01 e MA70K), mas o conteúdo será aberto a qualquer pessoa, principalmente para estudantes com dificuldades em Cálculo 1 e cujo curso não tem o Pré-Cálculo. |
1. Ter sido aprovado com boas notas nas disciplinas: Funções e Fundamentos de Matemática do curso de Licenciatura em matemática. Ou no curso de Pré-Cálculo. Ou no curso de Cálculo 1 quando o curso do aluno não tiver Pré-Cálculo e não for licenciatura em Matemática. |
1. Média aritmética entre a(s) nota(s) obtida(s) na(s) disciplina(s) listada(s) acima |
Na entrevista, iremos certificar de que o aluno tem interesse em adquirir conhecimento na linguagem Latex, bem como no uso do ambiente Moodle. Também poderá ser pedido para que o aluno elabore algumas questões sobre determinado conteúdo do curso de Pré-Cálculo. |
Paula Olga Gneri |
DAMEC1 |
Engenharia Mecatrônica |
Disciplina/Monitoria da Graduação - EL71D, Introdução à Engenharia Mecatrônica |
Ser estudante do curso de Engenharia Mecatrônica a partir do 3o período, conhecimentos de eletricidade e de programação, disponibilidade de tempo para atender as demandas, ser pró-ativo para resolver problemas. |
A seleção para a vaga levará em consideração o histórico escolar e a entrevista com os candidatos. |
Na entrevista será levado em consideração os conhecimentos do candidato sobre as disciplinas cursadas de eletricidade e de programação, a facilidade de comunicação e os motivos para se candidatar a vaga. |
Simone Massulini Acosta |
DAMEC2 |
Engenharia Mecatrônica |
Disciplina/Monitoria da Graduação - Disciplina Pneumática e Hidráulica (ME75D e ME77E) |
Alunos ao menos do sexto período de Eng. Mecatrônica ou Mecânica |
Seleção do aluno de maior coeficiente |
Sem necessidade |
Celso Salamon |
DAQBI1 |
Licenciatura em Química |
Disciplina/Monitoria da Graduação - QB71J - Práticas De Química Geral |
Estar matriculado no curso de bacharelado ou licenciatura em química da UTFPR, campus Curitiba. |
Serão considerados os seguintes fatores: coeficiente normalizado, nota na disciplina de Práticas de Química Geral - QB71J, semestre que se encontra no curso. |
Não haverá entrevista. |
Paula Cristina Rodrigues |
DAQBI2 |
Bacharelado em Química |
(i) Auxílio na preparação de materiais para aulas práticas e (ii) monitoria - Práticas de Química Orgânica (QB74E) e Química Orgânica I (QB73H) |
Estar matriculado no curso de bacharelado ou licenciatura em química da UTFPR, campus Curitiba. |
Serão considerados os seguintes fatores: coeficiente normalizado, nota na disciplina de Química Orgânica I - QB73H, semestre que se encontra no curso. |
Na entrevista será averiguado se o estudante tem condições de atuar eficientemente em ambas as atividades pretendidas. |
Cristiane Pilissão |
DAQBI3 |
Bacharelado em Química Ambiental |
Auxiliar coordenação. |
Conhecimentos páginas, captação de informações para confecção de material de divulgação, novos básicas de informática. Ser aluno a partir do 4o período dia cursos de Química, Licenciatura em Química, Engenharia Ambiental ou Processos Ambientais. |
Comprovação dos conhecimentos pedidos nos requisitos dos candidatos. E entrevista com os candidatos selecionados. |
Questões relacionadas às habilidades requeridas. Podendo ser pedido algum tipo de aplicação prática. |
Alessandro Feitosa Machado |
DEAAU1 |
Curso de Arquitetura e Urbanismo |
Disciplina/Monitoria da Graduação - AU64O - Arquitetura Brasileira 2 |
Ter concluído Arquitetura Brasileira 2, ter conhecimento básico de metodologia de pesquisa científica e domínio de software Power-point. |
Média entre coeficiente absoluto, nota na disciplina Arquitetura Brasileira 2 e nota da entrevista. |
Demonstração de interesse no conteúdo da disciplina, conhecimento de pesquisa científica, habilidade em estruturação e demonstração de dados e domínio de software Power-point. |
Claudionor Beatrice |
5.INSCRIÇÕES
5.1 - As inscrições ocorrerão no período de 26/07/2022 a 10/08/2022, conforme estabelecido no cronograma do Apêndice I.
5.2 - As inscrições ocorrerão por meio do link https://forms.gle/nuem7Gyd326tUnBP7
5.3 - Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio diferente daquele estabelecido neste Edital.
5.4 - Será permitida apenas uma inscrição pro candidato.
5.5 - Não será permitida a substituição ou anexação de novos documentos após o período de inscrições.
5.6 - A UTFPR não se responsabiliza por inscrição não recebida devido a quaisquer motivos de ordem técnica ocorridos nos aparelhos eletrônicos ou conexão de dados do estudante.
6.DA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO
6.1 - A classificação e seleção dos candidatos, para cada uma das vagas, será realizada pelo professor orientador responsável pela respectiva vaga, conforme critérios estabelecidos no Quadro 2.
6.2 - Caso considere necessário, o professor orientador poderá solicitar o apoio de outro(s) professor(es) ou da Coordenação de Curso para a classificação e seleção.
6.3 - A Coordenação do Curso ou chefia do Departamento deverá informar o resultado preliminar da seleção a DIRGRAD-CT, no prazo estabelecido conforme cronograma do Apêndice I.
7.DO RESULTADO PRELIMINAR, RECURSOS E RESULTADO FINAL
7.1 - O resultado preliminar, com a relação de classificação e seleção, será homologado e publicado pela DIRGRAD, conforme cronograma no Apêndice I deste edital.
7.2 - Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos e fundamentados, poderão ser encaminhados até 23h59min do dia 18 de agosto de 2022.
7.3.- Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail dirgrad-ct@utfpr.edu.br, com o assunto "RECURSO EDITAL 36/2022 - DIRGRAD".
7.4 - O resultado final, com a relação de classificação e seleção, será homologado e publicado pela DIRGRAD, conforme cronograma no Apêndice I deste edital.
8.DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1 - Os prazos constantes neste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito.
8.2 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente edital serão dirimidas pela DIREGRAD, observada a legislação vigente.
8.3 - Ao participarem do presente edital, os estudantes assumem o compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste edital e demais legislações correlatas aplicáveis à matéria.
8.4 - O presente edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.
8.5 - Para as questões decorrentes deste edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.
Curitiba, 22 de julho de 2022.
Prof. Dr. Marcelo Souza Motta
Diretor de Graduação e Educação Profissional
UTFPR - Campus Curitiba
(Assinado Eletronicamente)
Prof. Júlio César Rodrigues Azevedo
Diretora Geral Substituto - Campus Curitiba
(Assinado Eletronicamente)
Para anexos use a seção a seguir:
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO SOUZA MOTTA, DIRETOR(A), em (at) 22/07/2022, às 14:30, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 22/07/2022, às 14:31, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2851825 e o código CRC (and the CRC code) 201AEA36. |
APÊNDICE I – CRONOGRAMA DO EDITAL 36/2022
Atividade |
Data / Período |
Inscrição dos Candidatos |
26/07/2022 a 10/08/2022 |
Seleção dos candidatos pelo professor orientador |
11/08/2022 a 16/08/2022 |
Resultado preliminar |
Até 17/08/2022 |
Recurso quanto ao Resultado Preliminar |
18/08/2022 |
Resultado do Recurso quando ao Resultado Preliminar |
19/08/2022 |
Homologação do Resultado Final |
Até 22/08/2022 |
Entrega do Termo de Acordo e Plano de Trabalho do Estudante Bolsista |
Até 23/08/2022 |
Início das Atividades dos bolsitas selecionados |
24/08/2022 |
Término das Atividades dos bolsitas selecionados |
21/12/2022 |
Entrega do Relatório Final |
21/12/2022 |