Boletim de Serviço Eletrônico em 15/07/2022

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DEPARTAMENTO DE EDUCACAO - DV

NUCLEO DE ENSINO-DV

 

 

EDITAL Nº 21/2022 - DIRGRAD-DV/DIRGE-DV

SELEÇÃO 2022-2 DE ESTUDANTES DE APOIO AOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO - VOLUNTÁRIO

RETIFICAÇÃO 1

 

 

Da ordem do Diretor Geral do Campus Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (DIRGE-DV), a Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-DV), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, para o 2º período letivo de 2022, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de estudantes voluntários para Apoio ao Corpo Docente dos Cursos de Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos (UTFPR-DV).

 

1.1. O presente Edital integra o conjunto de ações que visam a diminuição da evasão, retenção e a melhoria da qualidade de ensino na UTFPR-DV e tem por objetivo selecionar estudantes, conforme requisitos previstos no item 2, para atuar como voluntários no apoio ao corpo docente dos cursos de graduação do Campus, durante o segundo período letivo de 2022 (conforme calendário acadêmico da UTFPR-DV).

 

 

 

4.1 Constituem-se atribuições do estudante voluntário:

a) auxiliar os docentes em tarefas didáticas, compatíveis com o seu grau de conhecimento relacionadas a planejamento e elaboração de material didático e execução de ações de ensino, não sendo permitido ao estudante de apoio ministrar aulas em substituição aos docentes;

b) zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas;

c) participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais como semana de curso, exposição tecnológica, feira de profissões, ou outros eventos promovidos pelas Coordenações de Curso ou Departamentos Acadêmicos; 

d) elaborar semestralmente o Relatório de Atividades desenvolvidas;

e) comprovar ao professor orientador o cumprimento das horas de atividades previstas para cada mês;

f) responder um questionário contendo questões objetivas e abertas a ser elaborado pela PROGRAD, relativo às atividades desenvolvidas e à sua experiência como estudante de apoio ao docente, ao término do período de atuação previsto no presente edital;

g) participar de capacitação oferecida pela UTFPR-DV ou outro meio, em tema relativo às suas atividades de apoio ao corpo docente, caso solicitado pelo professor orientador.

 

 

Quadro 1 – Vagas disponíveis para seleção no 2º período letivo de 2022

 

DISCIPLINAS/UNIDADES CURRICULARES ATENDIDAS

CÓDIGO DAS DISCIPLINAS ATENDIDAS

CÓDIGO DA DISCIPLINA ÁREA VAGA

PROFESSOR-ORIENTADOR / RESPONSÁVEL PELA SELEÇÃO

VAGAS

1

Álgebra linear/Álgebra linear

AL11R/AL21S

AL11R ou AL21S

Luciana Boemer Cesar Pereira

1

2

Anatomia Humana

AH34C

AH34C

Fernando Carlos de Sousa

1

3

Bioestatística

BE36C

BE36C

Lilian de Souza Vismara

1

4

Biomateriais

BM16I

BM16I

Samara Silva de Souza

1

5

Biometria Florestal

BF35F

BF35F

Veridiana Padoin Weber

1

6

Bioquímica 2

BI15I

BI15I

Samara Ernandes Adamczuk

1

7

Botânica Aplicada à Produção Animal

BT42B

BT42B

Lilian Regina Rothe Mayer

1

8

Botânica Taxonômica 1

BT34C

BT34C

Fernanda Ferrari

1

9

Cálculo Diferencial e Integral 1

CD11I

CD11I

Caroline Dall'Agnol

1

10

Cálculo Diferencial e Integral 2

CD12I

CD12I

Caroline Dall'Agnol

1

11

Entomologia

EN15R

EN15R

Michele Potrich

1

12

Fisiologia Vegetal

FV43B

FV43B

Lilian Regina Rothe Mayer

1

13

Forragicultura 2

FR46B

FR46B

Lilian Regina Rothe Mayer

1

14

Genética de Populações e Evolução

GP38C

GP38C

Nédia de Castilhos Ghisi

1

15

Genética Geral e Humana

GG34C

GG34C

Nédia de Castilhos Ghisi

1

16

Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto

GS15R

GS15R

Alyne Raminelli Siguel Gemin

1

17

Industrialização de produtos florestais

IP36F

IP36F

Flávia Alves Pereira

1

18

Manejo Florestal

MJ38F

MJ38F

Veridiana Padoin Weber

1

19

Probabilidade e Estatística

PE12R/PE14I

PE14R ou PE14I

Lilian de Souza Vismara

1

20

Tecnologia da Madeira II

TM38F

TM38F

Flávia Alves Pereira

1

21

Topografia I/Topografia

TP13R/TP45B

TP13R ou TP45B

Alyne Raminelli Siguel Gemin

1

22

Topografia II

TP14R

TP14R

Fabiani Miranda

1

23

Zoologia Geral

ZG31F

ZG31F

Dinéia Tessaro

1

 

6. INSCRIÇÕES

6.1 As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma do Anexo 1.

6.2 O Formulário de Inscrição estará disponível exclusivamente no endereço eletrônico abaixo, o qual deve ser preenchido e enviado no prazo disposto no cronograma previsto no anexo 1 deste Edital:


https://forms.gle/Zc9Z5P1bhsqKNXdT7

 

6.3 Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio diferente daquele estabelecido neste Edital.

6.4 Exclusivamente no ato de inscrição, o candidato deverá enviar os arquivos, em formato “.pdf”, referentes aos itens 7.1 alínea “a” (link de um vídeo de 1 à 3 minutos que contemple os critérios estabelecidos neste edital) e “d” deste edital. 

6.5. A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital.

6.6 Não será permitida a substituição daqueles ou a anexação de novos documentos após o período de inscrições.

6.7 A Universidade Tecnológica Federal do Paraná não se responsabiliza por inscrição não recebida devido a quaisquer motivos de ordem técnica ocorridos nos aparelhos eletrônicos ou conexão de dados do estudante.

 

7.1 A classificação dos candidatos será feita pelo professor orientador/Responsável pela seleção das respectivas vagas descritas no Quadro 1 a partir dos seguintes critérios:

a) Vídeo de apresentação do candidato – 00 a 18 pontos, sendo:

b) Coeficiente de rendimento normalizado – 00 a 25 pontos calculados conforme conversão do Quadro 2:

Quadro 2 - Conversão do Coeficiente de Rendimento Normalizado em pontos

 

Coeficiente de Rendimento Normalizado

Pontos

0,0000 a 0,5000

00 pontos

0,5001 a 0,6000

05 pontos

0,6001 a 0,7000

10 pontos

0,7001 a 0,8000

15 pontos

0,8001 a 0,9000

20 pontos

0,9001 a 1,0000

25 pontos

 

c) Nota na disciplina a que concorre calculados conforme conversão em pontos (Quadro 3):

Quadro 3 - Conversão da nota da disciplina em pontos

Nota na disciplina

Pontos

6,0 a 6,4

04 pontos

6,5 a 6,9

08 pontos

7,0 a 7,4

12 pontos

7,5 a 7,9

16 pontos

8,0 a 8,4

20 pontos

8,5 a 8,9

24 pontos

9,0 a 9,4

28 pontos

9,5 a 10,0

32 pontos

Obs.: Quando o cálculo envolver mais de uma disciplina, será considerada a média aritmética simples entre elas. 

 

d) Currículo Lattes documentado – 00 a 25 pontos, sendo:

 

 

7.3 Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontos, em números inteiros, com base nos critérios estabelecidos no item 7.1 e ficha avaliativa prevista no anexo 2 deste Edital.

7.2 O candidato será desclassificado do processo de seleção se:

a) Não preencher e enviar o Formulário de Inscrição no prazo estabelecido;

b) Deixar de enviar no ato da inscrição arquivo contendo o endereço de acesso para o vídeo de apresentação previsto no item 7.1 alínea a.

c) Prestar informações/declarações falsas ou incompletas durante o processo de inscrição ou de seleção;

 

8.1 O resultado preliminar, com a relação de classificação e seleção, será homologado e publicado pela DIRGRAD-DV no endereço eletrônico http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos, conforme cronograma no Anexo 1 deste edital.

8.2 Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos e fundamentados, poderão ser encaminhados de acordo com o cronograma previsto no anexo 1 deste Edital. 

8.3 Os recursos devem ser encaminhados  encaminhados para a DIRGRAD-DV, no endereço eletrônico editais-dirgrad-dv@utfpr.edu.br, com o assunto RECURSO EDITAL nº 21/2022 - DIRGRAD-DV/DIRGE-DV - SELEÇÃO 2022-2 DE ESTUDANTES DE APOIO AOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO - VOLUNTÁRIO.

8.4 O resultado final, com a relação de classificação e seleção, será homologado e publicado  pela DIRGRAD-DV no endereço eletrônico http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos, conforme cronograma do Anexo 1 deste edital.

 

9.1 Os prazos constantes neste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito.

9.2 A UTFPR-DV resguarda-se no direito de alteração e/ou cancelamento do presente edital, em parte ou totalmente, com ou sem aviso prévio aos inscritos e/ou selecionados.

9.3 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente edital serão dirimidas pela DIRGRAD-DV, observada a legislação vigente.

9.4 Ao participarem do presente edital, os estudantes assumem o compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste edital e demais legislações correlatas aplicáveis à matéria.

9.5 O presente edital, os resultados de suas etapas e demais informações relativas serão publicados no seguinte endereço eletrônico http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos.

9.6 Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.


 

 

Dois Vizinhos, 15 de julho de 2022.

 

   

MICHELE POTRICH

Diretora-Geral em Exercício

Campus Dois Vizinhos

 

 

 

MARINA CELANT DE PRÁ

Diretora de Graduação e Educação Profissional

Campus Dois Vizinhos

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO 1 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO EDITAL

 

Quadro 5 - Cronograma de atividades

Atividade

Datas

Inscrição dos candidatos

11/07/2022 à 14/08/2022

Envio da relação de candidatos classificados e ficha avaliativa pelo professor orientador

18/08/2022

Resultado preliminar do processo de seleção

19/08/2022 

Recurso do resultado preliminar

22/08/2022 

Resultado final - divulgação dos estudantes selecionados

23/08/2022

Início das atividades

24/08/2022

Período das atividades

24/08/2022 à 21/12/2022

 

 

 

 

 

ANEXO 2 - FICHA AVALIATIVA 

 

Quadro 6 - Ficha Avaliativa

Registro Acadêmico Nº XXXXXXX

CLASSIFICAÇÃO: Xº lugar

Pontos do estudante para fins de classificação – Cálculo: Pontuação = Total de pontos do item 8.1(a+b+c+d) – pontuação mínima: 04 / pontuação máxima: 100

Pontuação:

 

Item 7.1 a – Video – Cálculo: 8.1a=C(1+2+3+4+5) – pontuação mínima: 0 / pontuação máxima: 18

Vídeo enviado/disponível para avaliação (   ) sim (   ) não - obs. Eliminatório

Critério de avaliação do vídeo

0 pontos

1 pontos

2 pontos

3 pontos

4 pontos

Total de pontos: 

C1. Tempo mínimo e máximo 

Não respeita o tempo mínimo e máximo

 

Respeita o tempo mínimo e máximo

 

 

 

C2. Apresentação, motivação e disponibilidade

O candidato não faz sua apresentação básica pessoais (nome completo, idade) e acadêmica (curso, número do registro acadêmico) e suas motivações para trabalhar no apoio aos docentes, bem como não informa sua disponibilidade de tempo para acompanhar eventualmente, as atividades práticas e/ou teóricas da (s) disciplina (s) a critério do orientador.

O candidato apresenta informações básicas pessoais (nome completo, idade) e acadêmicas (curso, número de registro acadêmico), citando suas motivações para trabalhar como monitor, contudo, possui pouca disponibilidade de tempo para, eventualmente, acompanhar as atividades práticas e/ou teóricas da (s) disciplina (s) a critério do orientador.

O candidato apresenta informações básicas pessoais (nome completo, idade) e acadêmicas (curso, número de registro acadêmico), contudo, não cita suas motivações para trabalhar no apoio aos docentes, apesar de dispor de tempo para, eventualmente, acompanhar as atividades práticas e/ou teóricas da (s) disciplina (s) a critério do orientador.

O candidato apresenta informações básicas pessoais (nome completo, idade) e acadêmicas (curso, número de registro acadêmico), cita suas motivações para trabalhar no apoio aos docentes, bem como, possui disponibilidade de tempo para, eventualmente, acompanhar atividades práticas e/ou teóricas da (s) disciplina (s) a critério do orientador.

O candidato apresenta informações básicas pessoais (nome completo, idade) e acadêmicas (curso, número de registro acadêmico), cita suas motivações para trabalhar no apoio aos docentes, bem como, possui disponibilidade de tempo para acompanhar atividades práticas e/ou teóricas da (s) disciplina (s) a critério do orientador.

 

C3. Conhecimento de recursos tecnológicos digitais e metodologias ativas 

O candidato apresenta elementos que identificam nenhum conhecimento sobre o uso de recursos tecnológicos digitais, não cita exemplos de recurso nem estabelece relação com o uso de metodologias ativas.

O candidato apresenta elementos que identificam pouco conhecimento sobre o uso de recursos tecnológicos digitais, citando um exemplo de recurso, porém não estabelece relação com o uso de metodologias ativas.

O candidato apresenta elementos que identificam um bom conhecimento sobre o uso de recursos tecnológicos digitais, citando um exemplo de recurso, porém não estabelece relação com o uso de metodologias ativas.

O candidato apresenta elementos que identificam um ótimo conhecimento sobre o uso de recursos tecnológicos digitais, citando um exemplo de recurso e sua relação com metodologias.

O candidato apresenta elementos que identificam um excelente conhecimento sobre o uso de recursos tecnológicos digitais e metodologias ativas, citando mais de um exemplo de recurso e sua relação com metodologias ativas.

 

C4. Qualidade do vídeo

O candidato apresenta dificuldades em relação ao uso de técnicas de gravação, utilizando-se de tom de voz e linguagem muito baixa, de difícil clareza e compreensão, com enquadramento que não favorece a visualização do candidato, com cortes e muitos elementos de distração.

O candidato apresenta dificuldades em relação ao uso de técnicas de gravação, utilizando-se de tom de voz e linguagem muito baixa, porém, clara e compreensível, com enquadramento que não favorece a visualização do candidato, com cortes e muitos elementos de distração.

O candidato apresenta bom uso de técnicas de gravação, utilizando-se de tom de voz e linguagem muito baixa, porém, clara e compreensível, com enquadramento que favorece a visualização do candidato, com poucos cortes e elementos de distração.

O candidato apresenta ótimo uso de técnicas de gravação, utilizando-se de tom de voz e linguagem clara e compreensível, com enquadramento que favorece a visualização do candidato, com poucos cortes e elementos de distração.

O candidato apresenta excelente uso de técnicas de gravação, utilizando-se de tom de voz e linguagem clara e compreensível, com enquadramento que favorece a visualização do candidato, sem cortes e elementos de distração.

 

C5. Propostas de estratégias de ação que auxiliem no combate à evasão e retenção de estudantes

O candidato apresenta uma ou duas estratégias de ação ou de incentivo à permanência de estudantes, mas não cita exemplos de como as implantaria no decorrer do período letivo nem mesmo estabelece relação com a (s) disciplina (s) a que concorre.

O candidato apresenta uma ou duas estratégias de ação ou de incentivo à permanência de estudantes, mas não cita exemplos de como as implantaria no decorrer do período letivo, mesmo estabelecendo relação com a (s) disciplina (s) a que concorre.

O candidato apresenta uma ou duas estratégias de ação ou de incentivo à permanência de estudantes, mas não cita exemplos de como as implantaria no decorrer do período letivo, mesmo estabelecendo relação com a (s) disciplina (s) a que concorre.

O candidato apresenta uma ou duas estratégias de ação ou de incentivo à permanência de estudantes, dando exemplos de como as implantaria no decorrer do período letivo, porém, não estabelece relação com a (s) disciplina (s) a que concorre.

O candidato apresenta mais de duas estratégias de ação ou de incentivo à permanência de estudantes, dando exemplos de como as implantaria no decorrer do período letivo e, estabelece relação com a (s) disciplina (s) a que concorre.

.

 

Item 7.1 b - Coeficiente de rendimento normalizado - Cálculo: Cálculo conforme tabela de conversão prevista para o item – pontuação mínima: 0 / pontuação máxima: 25

Total de pontos:

Item 7.1 c - Nota(s) na disciplina(s) a que concorre (Quadro 2) - Cálculo conforme tabela de conversão prevista para o item– pontuação mínima: 4 / pontuação máxima: 32

Total de pontos:

Item 7.1 d - Currículo Lattes documentado - Cálculo: 8.1d=C(6+7+8+9+10) – pontuação mínima: 0 / pontuação máxima: 25

Currículo Lattes documentado enviado/disponível para avaliação (   ) sim (   ) não

Critério de avaliação do Currículo

01 ponto por mês

Total de pontos:

C6. Experiência em monitoria

 

C7. Experiência em projetos de ensino

 

C8. Experiência em projetos de pesquisa

 

C9. Experiência em projetos de extensão

 

C10. Experiência em Grupos Tutoriais, Inovação, Cultura, Protagonismo, Recursos Educacionais, PIBID, Hotel Tecnológico ou Residência Pedagógica - 01 ponto por mês de experiência - (pontuação mínima e máxima - 00 a 05 pontos);

 


 

 

 

 

 

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARINA CELANT DE PRA, DIRETOR(A), em (at) 15/07/2022, às 13:19, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 15/07/2022, às 13:34, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23064.034272/2022-88 SEI nº 2853592