Boletim de Serviço Eletrônico em 15/08/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS APUCARANA

DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-AP

 

EDITAL nº 07/2022 - DIRGRAD - AP

SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA O EVENTO R.A.thon

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece no presente Edital, as inscrições para seleção de estudantes para o evento RAthon do campus Apucarana. O presente Edital e demais informações relativas encontram-se publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.

 

1. OBJETO

1.1 O presente Edital tem por objetivo selecionar estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação de Engenharia Têxtil e Engenharia Civil do campus Apucarana, para participarem do R.A.thon, evento parte do projeto de ensino Resolução de problemas estruturados de engenharia: uma simulação da disciplina certificadora, registrado no Departamento de Educação do campus Apucarana, a ser realizado presencialmente no segundo período letivo de 2022, conforme especificado no cronograma presente neste Edital e calendário acadêmico da UTFPR.

1.2 O evento consiste na resolução, em equipes, de um problema estruturado no contexto da Engenharia, envolvendo conhecimentos aplicados de matemática e física, e seu desenvolvimento será coordenado por uma equipe multidisciplinar de docentes dos cursos de Engenharia Têxtil, Civil e Departamentos Acadêmico de Matemática e de Educação.

 

2. DAS VAGAS E REQUISITOS

2.1 - O candidatos devem atender os seguintes critérios:

2.1.1 Ser estudante regularmente matriculado no curso de graduação de Engenharia Civil ou Engenharia Têxtil da UTFPR, campus Apucarana;

2.1.2 Estar cursando a partir do quarto período de um desses cursos; e

2.1.3 Ter sido aprovado nas disciplinas de Cálculo 3 e Física 2.

2.2 - Serão ofertadas 24 vagas, preenchidas prioritariamente em números iguais para ambos os cursos. 

2.2.1 12 vagas para estudantes regularmente matriculadas no curso de Engenharia Civil. Caso a totalidade dessas 12 vagas não seja preenchida, as que restarem das 12 serão destinadas aos estudantes regularmente matriculados no curso de Engenharia Têxtil.

2.2.2 12 vagas para estudantes regularmente matriculadas no curso de Engenharia Têxtil. Caso a totalidade dessas 12 vagas não seja preenchida, as que restarem das 12 serão destinadas aos estudantes regularmente matriculados no curso de Engenharia Civil.

2.3  As vagas serão disponibilizadas exclusivamente por meio deste Edital, sendo, portanto, a concessão da vaga condicionada ao atendimento do estabelecido no Edital.

 

3. DAS NORMAS

3.1  Serão definidos 6 grupos de 4 integrantes, podendo esses grupos ter estudantes de ambos os cursos.

3.2 O estudante que concluir a atividade com nota maior ou igual a 6,0 definirá uma lista de prioridade das disciplinas em que está matriculado no período de 2022/2 em que poderá receber uma bonificação em uma delas. 

3.3 A disciplina em que a bonificação será dada será definida de acordo com as prioridades abaixo:

3.3.1 Disciplinas dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Têxtil;

3.3.2 Disciplinas ofertadas em outros cursos de graduação do campus Apucarana;

3.4 Disciplinas ofertadas em rede ou intercampus pela UTFPR estão excluídas da lista mencionada no item 3.2.

3.5 Perfil desejado do estudante candidato: comprometimento, postura proativa, ética, capacidade de trabalhar em equipe, resiliência, não desistir de resolver o problema antes do término do evento.

3.6 O período de realização do evento R.A.thon será de 29 de agosto de 2022 até 09 de setembro de 2022.

 

4. DAS INSCRIÇÕES E CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO

4.1 As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma.

4.2 - As inscrições que não cumprirem todos os procedimentos estabelecidos no presente item serão anuladas, e o candidato constará como desclassificado: as inscrições serão feitas por meio do preenchimento do formulário de inscrição no link https://forms.gle/4NBr3GjPoNtmwrDw7. Em caso de dúvidas, o candidato poderá entrar em contato com o DEPED por e-mail (deped-ap@utfpr.edu.br).

4.3 Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio diferente daquele estabelecido neste Edital.

4.4 Em caso de múltiplas inscrições do mesmo estudante, será considerada somente a realizada por último dentro do prazo de inscrições.

4.5 A UTFPR não se responsabiliza por inscrição não recebida devido a quaisquer motivos de ordem técnica ocorridos nos aparelhos eletrônicos ou conexão de dados do candidato.

4.6 Serão classificados até o dobro do total de vagas disponibilizadas neste Edital.

4.7 A classificação e seleção serão realizadas por ordem de inscrição, respeitando a distribuição de vagas indicadas no item 2.2.

 

5. DO CRONOGRAMA

5.1 O período de realização de cada uma das etapas deste Edital acontecerá como indicado no quadro abaixo.

Atividade

Datas

Inscrição dos candidatos

de 15/08 a 22/08/2022

Seleção dos candidatos, definição dos grupos e homologação do resultado parcial

23/08/2022

Confirmação do aceite por email

24/08/2022

Homologação do resultado final (possível convocação da lista de espera)

25/08/2022

Envio de recursos por email

26/08/2022

Realização do evento R.A.thon

29/08/2022 a 09/09/2022

 

6. DO RESULTADO PRELIMINAR E RESULTADO FINAL

6.1 - O resultado preliminar, com a relação de classificação e seleção, será homologado e publicado pela DIRGRAD, conforme cronograma.

6.2 - O resultado final, com a relação de classificação e seleção, será homologado e publicado pela DIRGRAD, conforme cronograma.

6.3  A DIRGRAD deverá informar os resultados preliminar e final da seleção no Portal da UTFPR no link http://portal.utfpr.edu.br/editais, nos prazos estabelecidos no cronograma.

 

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 - Os prazos constantes neste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito.

7.2 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional do campus e outras instâncias superiores que julgar necessárias, observada a legislação vigente.

7.3 - Ao participarem do presente Edital, os estudantes assumem o compromisso tácito de aceitar as condições aqui estabelecidas e demais legislações correlatas aplicáveis à matéria.

7.4 - Os recursos, devidamente fundamentados, deverão ser apresentados na data informada no cronograma no item 5, à Direção de Graduação e Educação Profissional do Campus no email dirgrad-ap@utfpr.edu.br

7.5 - Para as questões decorrentes deste edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.

 

Apucarana, 15 de agosto de 2022.

 

JULIANA CASTANON XAVIER

Diretora de Graduação e Educação Profissional

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIANA CASTANON XAVIER, DIRETOR(A), em (at) 15/08/2022, às 10:59, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2854090 e o código CRC (and the CRC code) 56BCE706.



 


Referência: Processo nº 23064.007284/2022-30 SEI nº 2854090