Boletim de Serviço Eletrônico em 18/08/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PATO BRANCO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (PPGAG) - CAMPUS PATO BRANCO

 

EDITAL Nº 11/2022 – PPGAG

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA, NÍVEL DOUTORADO, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – CÂMPUS PATO BRANCO.

CURSO DE DOUTORADO EM AGRONOMIA

 

APRESENTAÇÃO

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAG), a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Direção-Geral do Campus Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), tornam público que estão abertas as inscrições para o PPGAG, nível Doutorado, para ingresso no primeiro semestre de 2023..

O PPGAG tem por objetivo a capacitação de docentes, pesquisadores e profissionais para atender à pesquisa, ao ensino e ao desenvolvimento regional.

Este Edital segue a Política de Ações Afirmativas para inclusão de pessoas negras, indígenas e com deficiência na Pós-Graduação Stricto Sensu na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, estabelecida pela Resolução COPPG/UTFPR Nº 68, de 22 de dezembro de 2021, cujas diretrizes para implementação foram definidas na Instrução Normativa n° 21/2022 da PROPPG.

No âmbito deste Edital, são consideradas pessoas negras (pretas ou pardas), pessoas indígenas, e pessoas com deficiência, na forma definida no Art. 4º da Política de Ações Afirmativas da UTFPR.

Em observância ao disposto no Art. 5º da Política de Ações Afirmativas da UTFPR, o processo seletivo preserva os princípios de mérito acadêmico, não sendo permitido nenhum tipo de diferenciação de etapas do processo e de notas eliminatórias para os candidatos que optarem pelo acesso nas diferentes modalidades previstas neste Edital.

 

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

O PPGAG está estruturado em duas áreas de concentração e cinco linhas de pesquisa, conforme segue:

 

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

LINHAS DE PESQUISA

Produção Vegetal

Fitotecnia

Horticultura

Proteção de Plantas

Solos e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária

Integração Lavoura-Pecuária

Ciência do Solo

 

 

PERÍODO, LOCAL DA INSCRIÇÃO E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

As inscrições estarão abertas no período de 01/09/2022 até as 17h30min do dia 04/11/2022 e deverão ser realizadas somente pelo endereço eletrônico:

https://utfws.utfpr.edu.br/acad05/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=5&p_curscodnr=223&p_cursoanonr=2023

 

O candidato deverá preencher o formulário de inscrição na íntegra.

Na Etapa 1 do formulário de inscrição o candidato deverá selecionar:

Programa (Curso): PPGAG (Doutorado)

Ano de início do curso: 2023

Área de Concentração: candidato faz sua escolha

Linha de Pesquisa: candidato faz sua escolha

Cada candidato deverá optar por apenas uma linha de pesquisa, sob pena de ser desclassificado do processo.

 

Na Etapa 2 do formulário de inscrição, deve ser anexado o Currículo Lattes documentado e a Proposta de Pesquisa, seguindo o modelo disponível no portal do PPGAG, no seguinte link: MODELO DE CURRÍCULO DOCUMENTADO E PROPOSTA DE PESQUISA

O Modelo Currículo Documentado e Proposta de Pesquisa deve ser anexado (em ARQUIVO ÚNICO) em formato .pdf e tamanho máximo de 10 MB. O nome do arquivo deverá conter o nome e sobrenome do candidato, ex.: Fulano.de.Tal.pdf.

No Modelo Currículo Documentado e Proposta de Pesquisa devem constar os seguintes documentos: proposta de pesquisa, histórico escolar do mestrado, currículo lattes, formulário de pontuação (Anexo n° 01 deste Edital) e documentos comprobatórios referentes ao Anexo n° 01.

Editar o currículo lattes de forma a apresentar apenas as atividades que pontuam, conforme o Anexo 01 deste Edital.

Todos os documentos comprobatórios DEVERÃO ser apresentados na mesma sequência do modelo mencionado no item 3.6.

O arquivo deve apresentar todas as informações legíveis, possibilitando a leitura clara e precisa de seu conteúdo. Documentos ilegíveis não serão avaliados/pontuados.

Não serão aceitas inscrições por outro meio que não a mencionada no item 3.1.

É vedada a inscrição extemporânea.

Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas no processo de inscrição, dispondo o Programa de Pós-graduação em Agronomia/UTFPR do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa e legível, que não fizer preenchimento integral e legível do formulário e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

Para os candidatos que concorrem as vagas de “ações afirmativas”, destinadas a pessoas negras, indígenas e com deficiência, além dos documentos supracitados se faz necessário incluir, em separado, estes documentos:

Candidato que concorre a vaga prevista para negros (pretos ou pardos) deverá entregar Autodeclaração ASSINADA em que se enquadra nesta categoria.

Candidato que concorre a vaga prevista para indígenas deverá entregar cópia do registro administrativo de nascimento indígena (RANI) ou declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena e assinada pela liderança competente.

Candidato que concorre a vaga prevista para pessoas com deficiência deverá entregar laudo médico atestando sua deficiência, emitido nos últimos 12 (doze) meses indicando o tipo, grau e nível de deficiência.

A documentação adicional de inscrição deve ser enviada como arquivos digitais ou como documentos digitalizados, na forma de anexo, por e-mail para ppgagdoutorado-pb@utfpr.edu.br, até o prazo limite de inscrição, ou seja, 04/11/2022.

Apenas a documentação adicional de inscrição deve ser enviada por e-mail. Os demais documentos devem ser enviados no processo de envio da inscrição pela página/formulário na Internet, conforme especificado no item 3.1.

O PPGAG não se responsabiliza por qualquer problema que impeça a realização da inscrição e o envio da documentação exigida até às 17h30min do dia 04 de novembro de 2022.

 

VAGAS

Serão ofertadas um total de 17 vagas, sendo que 30% desse total são para pessoas autodeclaradas negras, de acordo com a classificação prevista na Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021.

O processo de seleção será feito por Linha de Pesquisa, com a seguinte distribuição de vagas:

 

Áreas de Concentração

Linhas de Pesquisa

Temas de pesquisa

Número de vagas

Produção Vegetal

Fitotecnia

Manejo e melhoramento genético das culturas do trigo e da soja

1

Ciência e tecnologia de sementes: Atributos de qualidade de sementes de grandes cultivos

1

Ecofisiologia e melhoramento de espécies medicinais/fisiologia da indução de resistência

1

Horticultura

Olericultura orgânica

1

Recursos genéticos de espécies frutíferas e florestais

1

Fruteiras nativas

2

Proteção de Plantas

Controle biológico de doenças

1

Biologia e manejo de plantas daninhas

2

 

Solos e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária

Integração Lavoura-Pecuária

Adubação de sistemas

2

Consórcio de milho com gramínea e leguminosas para silagem

1

Manejo de sistemas de produção

1

Ciência do Solo

Manejo do solo em sistema plantio direto

2

Qualidade física do solo em sistemas de produção agrícola

1

 

 

 

 

TOTAL

17

 

 

Das 17 vagas, 12 (doze) serão destinadas para livre concorrência e 5 (cinco) vagas para pessoas autodeclaradas negras, assim distribuídas entre as linhas de pesquisa:

Linha de Pesquisa Fitotecnia: 1 (uma) vaga;

Linha de Pesquisa Horticultura: 1 (uma vaga);

Linha de Pesquisa Proteção de Plantas: 1 (uma) vaga;

Linha de Pesquisa Integração Lavoura-Pecuária: 1 (uma) vaga;

Linha de Pesquisa Ciência do Solo: 1 (uma) vaga.

Serão ofertadas 02 (duas) vagas adicionais para pessoas indígenas, desde que haja candidato(a) inscrito(a) para esta modalidade de vaga. O(a) candidato(a) deverá indicar a Linha de pesquisa que deseja concorrer.

Serão ofertadas 02 (duas) vagas adicionais para pessoas com deficiência, desde que haja candidato(a) inscrito(a) para esta modalidade de vaga. O(a) candidato(a) deverá indicar a Linha de pesquisa que deseja concorrer.

Caso não sejam preenchidas todas as vagas destinadas a pessoas autodeclaradas negras em uma Linha de Pesquisa, as vagas remanescentes serão remanejadas para ampla concorrência nesta Linha de Pesquisa.

Caso não sejam preenchidas todas as vagas destinadas à ampla concorrência em uma Linha de Pesquisa, as vagas remanescentes serão remanejadas para pessoas autodeclaradas negras nesta Linha de Pesquisa.

Após o período de matrícula, havendo vagas remanescentes, poderão ser chamados candidatos conforme ordem de classificação prioritariamente obedecendo a Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato.

Caso não existam candidatos aprovados em uma Linha de Pesquisa, poderão ser chamados candidatos classificados nas demais Linhas de Pesquisa, inicialmente dentro da mesma Área de Concentração, obedecendo a ordem de classificação. Persistindo a inexistência de candidatos aprovados em uma Linha de Pesquisa de uma Área de Concentração, poderão ser chamados candidatos classificados de outra Área de Concentração, sempre obedecendo a ordem de classificação.

 

PROCEDIMENTOS PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE DOUTORADO

O processo de seleção ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia será realizado pela Comissão de Seleção, com apoio do Colegiado do PPGAG.

 No ato da inscrição deverão ser enviados os seguintes documentos (Modelo Currículo Documentado e Proposta de Pesquisa), em arquivo único, conforme item 3 deste edital:

Proposta de pesquisa;

Histórico escolar do mestrado;

Currículo, no formato Lattes do CNPq;

Formulário de pontuação contabilizando a sua produção científica e tecnológica (Anexo nº01);

Documentos comprobatórios do Currículo Lattes.

 

JULGAMENTO E SELEÇÃO

AVALIAÇÃO DA PROPOSTA DE PESQUISA (PP)

A proposta de pesquisa deve contemplar os seguintes itens:

Capa: Título, nome do candidato, nome do possível orientador e, se houver, nome do coorientador;

Introdução (no máximo duas páginas);

Objetivos (no máximo uma página);

Revisão da literatura e apresentação do estado da arte (no máximo oito páginas);

Metodologia (no máximo seis páginas);

Materiais e recursos financeiros necessários;

Cronograma de execução da pesquisa;

Referências bibliográficas.

 

Na Proposta de Pesquisa serão considerados aspectos como: domínio da temática (revisão da literatura), relevância da proposta de pesquisa (originalidade), coerência interna, viabilidade financeira e de execução da proposta e cronograma de execução, qualidade da redação, conforme pontuação especificada no Anexo nº02 deste Edital.

A Proposta de Pesquisa será considerada eliminatória se o candidato não alcançar nota igual ou superior a 7,0 (sete) e/ou não se enquadrar nas Linhas de Pesquisa do PPGAG.

Esta avaliação terá peso 6,0 (seis) para efeito do cálculo da nota final;

 

AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES (CL)

O Currículo Lattes será avaliado e valorado de acordo com a pontuação contida no Anexo nº 01 deste Edital, elaborada pelo colegiado do PPGAG.

Esta avaliação terá peso 4,0 (quatro) para efeito do cálculo da nota final.

 

NOTA FINAL

A Nota Final (NF) será calculada conforme a fórmula abaixo:

NF = 0,6 PP + 0,4 CL

 

Serão aprovados os candidatos que obtiverem nota final (NF) igual ou superior a 6,0 (seis);

Para fins de desempate, os critérios adotados obedecerão a seguinte ordem:

Maior nota na Proposta de Pesquisa;

Maior nota na avaliação do Currículo Lattes;

Maior Idade.

Para a modalidade de vagas adicionais, destinadas às pessoas indígenas ou pessoas com deficiência, a seleção obedecerá os mesmos critérios estabelecidos no item 6 desse Edital.

 

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSOS

O resultado do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, nível doutorado,  será homologado pelo Colegiado do PPGAG e divulgado no sítio http://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgag, até o dia 30/11/2022.

A divulgação final do resultado do processo seletivo será feita em ordem decrescente de classificação, por Linha de Pesquisa, constando o desempenho de cada candidato nas avaliações do Projeto de Pesquisa e do Currículo Lattes.

Após a divulgação do resultado, os candidatos que não foram classificados ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia, nível Doutorado, poderão impetrar recurso, o qual deverá ser encaminhado no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis da data de publicação.

O recurso será de responsabilidade exclusiva do aluno e deverá ser encaminhado para o seguinte endereço: ppgagdoutorado-pb@utfpr.edu.br. A análise do recurso será realizada pelo Colegiado do PPGAG.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A SELEÇÃO

O presente Edital será publicado no sítio: http://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgag.

Os portadores de títulos de graduação ou pós-graduação obtidos no exterior deverão apresentar o documento de reconhecimento dos mesmos, termo de acordo ou tratado internacional;

As informações prestadas no processo de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o programa do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa, preenchimento integral e legível do formulário e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos;

Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital;

Em caso de estrangeiros, esses devem apresentar documentação que habilite sua permanência legal no Brasil (visto de permanência);

Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia.

Fica eleito o foro da Justiça Federal de Pato Branco, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir eventuais dúvidas oriundas deste Edital.

 

 

Pato Branco, 18 de agosto de 2022.

 

 

 

 

Prof. Dr. Thiago de Oliveira Vargas

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia

UTFPR/Câmpus Pato Branco

Prof. Dr. Emerson Giovani Carati

Diretor de Pesquisa e Pós-graduação

UTFPR/Câmpus Pato Branco

Prof. Dr. Gilson Ditzel Santos

Diretor-Geral

UTFPR/Câmpus Pato Branco

 

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THIAGO DE OLIVEIRA VARGAS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 18/08/2022, às 09:04, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EMERSON GIOVANI CARATI, DIRETOR(A), em (at) 18/08/2022, às 09:33, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON DITZEL SANTOS, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 18/08/2022, às 15:20, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Anexo n° 01 do EDITAL N° 11/2022 – PPGAG

Critérios para a avaliação do Currículo Lattes

 

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo, elaborado e aprovado pelo Colegiado do PPGAG. A nota final do candidato no Currículo Lattes será calculada dividindo-se por 10 a pontuação obtida neste anexo. Esta avaliação terá peso 4,0 (quatro) para efeito do cálculo da nota final.

 

A documentação comprobatória deverá vir numerada e ordenada rigorosamente na mesma ordem apresentada neste anexo (itens 1.1, 1.2 e 1.3), sempre com o subtítulo correspondente e os documentos comprobatórios.

 

ATENÇÃO: A não observância dessa exigência implica em desclassificação do candidato. Documentos entregues fora da ordem não serão pontuados.

 

Os trabalhos publicados em anais de congresso (item 1.1 deste Anexo) devem, OBRIGATORIAMENTE, conter a identificação do evento onde os mesmos foram publicados. Também será aceito o certificado de apresentação do trabalho, caso o candidato assim preferir. 

 

No caso de artigo científico (item 1.2 deste Anexo) pode ser apresentada apenas a primeira página, onde consta o(s) nome(s) do(s) autor(es) e a revista onde o mesmo foi publicado.

 

Não entregar documentos que não pontuem.

Todas as atividades deverão estar devidamente comprovadas.

O candidato deverá, OBRIGATORIAMENTE, entregar preenchido o formulário abaixo.

 

Atividades e pontuação que serão consideradas na avaliação do Currículo Lattes

Trabalhos publicados em anais de congresso (trabalho completo, resumo expandido ou resumo simples) (limitado a 20 pontos).

 

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação total do candidato

(preenchimento pelo candidato)

Número da página

a) Trabalhos publicados em anais de congresso (trabalho completo, resumo expandido ou resumo simples), de abrangência regional, nacional ou internacional

1,0 ponto por Trabalho

 

 

 

Produção científica e tecnológica (de acordo com o Qualis Ciências Agrárias I - Quadriênio 2013-2016) (limitado a 70 pontos). Artigos aceitos para publicação, com parecer do editor da revista também serão pontuados.

 

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação total do candidato

(preenchimento pelo candidato)

Número da página

b) Autoria (primeiro autor) de artigo publicado em periódico científico listado no QUALIS/CAPES.

 

 

 

 

 

c) Co-autoria (a partir do segundo autor) de artigo em periódico científico listado no QUALIS/CAPES (50% da pontuação).

A1

20

 

 

A2

17

 

 

B1

14

 

 

B2

11

 

 

B3

8

 

 

B4

5

 

 

B5

2

 

 

C

1

 

 

d) Autoria ou Co-autoria de patente registrada/publicada.

20

 

 

 

Experiência profissional em instituições de ensino, pesquisa e extensão* (limitado a 10 pontos).

 

Discriminação da atividade**

Pontos***

Pontuação total do candidato

(preenchimento pelo candidato)

Número da página

e)    Experiência profissional em extensão e assistência técnica em Agronomia e áreas afins e assistência técnica em Agronomia e áreas afins

 1 ponto por ano

 

 

f)      Experiência profissional em instituição de pesquisa em Agronomia e áreas afins

2 pontos por ano

 

 

g) Tempo de ensino em Agronomia e áreas afins (técnico e superior)

3 pontos por ano

 

 

* As atividades relacionadas deverão estar devidamente comprovadas.

** Somente será pontuada a experiência profissional obtida após colação de grau.

*** A pontuação será calculada de forma proporcional ao tempo de execução da atividade.

 

 

Anexo n° 02 do EDITAL N° 11/2022 – PPGAG

1. Critérios para a avaliação do Projeto de Pesquisa

 

Itens da avaliação

Peso

Domínio da temática/revisão da literatura   

2,5

Relevância da proposta de pesquisa / Originalidade

3,0

Coerência interna (título, hipóteses, objetivo, metodologia, resultados esperados)

2,5

Viabilidade financeira e de execução da proposta e Cronograma de execução    

1,0

Qualidade da redação

1,0

Total

10,0

 

 

Anexo n° 03 do EDITAL N° 11/2022 – PPGAG

(Modelo de declaração para ser entregue no momento da matricula, se aprovado)

 

DECLARAÇÃO

 

Declaramos para os devidos fins que, <nome do candidato(a)>, portador(a) do RG nº <xxx> e CPF nº <xxx>, empregado(a) da <nome da empresa/instituição>, está autorizado(a) a ausentar-se de suas atividades funcionais, por um período mínimo de 20 horas semanais <ou por período integral>, para realização do Curso de Doutorado em Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco, durante o período de realização do referido curso.

 

Por ser expressão da verdade, datamos e firmamos a presente declaração.

 

 

<local e data>

 

 

Assinatura do empregador ou responsável


Referência: Processo nº 23064.031056/2022-81 SEI nº 2855955