Boletim de Serviço Eletrônico em 29/07/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

REITORIA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

 

CONVITE PROPPG 08/2022 - ELABORAÇÃO DE PROPOSTA INSTITUCIONAL PARA A CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/CT-HIDRO 2022 - APOIO A PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO QUE VISEM A RACIONALIZAÇÃO DOS USOS DA ÁGUA E A GESTÃO E O MONITORAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), informa que receberá até 08/08/2022, inscrições de Pesquisadores interessados em enviarem Propostas para a Chamada Pública MCTI/FINEP/CT-HIDRO 2022 - Apoio a Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica e de Inovação que visem a Racionalização dos Usos da Água e a Gestão e o Monitoramento dos Recursos Hídricos (http://www.finep.gov.br/images/chamadas-publicas/2022/15_07_2022_HIDRO_Edital_CT-HIDRO_2022.pdf).

 

DOS OBJETIVOS

Os objetivos específicos da Chamada da FINEP são:

Estabelecer bases científicas capazes de subsidiar políticas, ações e estratégias de conservação e uso sustentável da água.

Promover o aumento da eficiência no uso dos recursos naturais, nomeadamente da água, pelo gerenciamento desses usos, com foco na sustentabilidade econômica e ambiental e na redução da poluição.

Contribuir para a consecução dos objetivos estabelecidos no Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH).

Contribuir para a consecução dos objetivos estabelecidos no Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB).

Contribuir para a consecução dos objetivos estabelecidos no Programa Nacional de Manejo Sustentável do Solo e da Água em Microbacias Hidrográficas.

Contribuir para a implementação, no País, das metas do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

 

Os objetivos do Convite PROPPG 08/2022 são:

Elencar demandas institucionais para a concessão de apoio financeiro para a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação de tecnologias, produtos e processos que visem a racionalização dos usos da água para o saneamento básico, o agronegócio e a indústria; assim como, a gestão e monitoramento dos Recursos Hídricos, observando Normas Técnicas vigentes e a respectiva Chamada da FINEP.        

Selecionar até duas Propostas, sendo uma para cada Linha Temática, para serem as Propostas Institucionais enviadas à FINEP;

Compor grupo de trabalho para a elaboração das Propostas Institucionais, em conformidade com as regras e formulário eletrônico próprio da Chamada FINEP supracitada.

 

VALOR PREVISTO POR PROPOSTA E LINHAS TEMÁTICAS

Deverá ser observado o valor mínimo de R$750.000,00 (setecentos e cinquenta mil reais) e máximo de R$1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) de recursos solicitados por Proposta.

As Propostas deverão concentrar-se em apenas uma das LINHAS TEMÁTICAS a seguir:

Linha Temática 1 - Racionalização dos Usos da Água Financiamento a projetos de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, de tecnologias, produtos e processos que visem a racionalização dos usos da água, em pelo menos um dos seguintes setores:

Destinada ao Consumo Humano: Projetos que visem a gestão patrimonial das infraestruturas existentes de produção e distribuição de água, desde a sua manutenção preventiva até às atividades de reparação e reabilitação, assegurando a rentabilização das infraestruturas existentes; a sustentabilidade ambiental, econômica e financeira dos serviços a médio e longo prazo; e garantindo níveis de serviço adequados ao longo de toda a sua vida útil, incluindo o seu correto descarte na natureza.

Na Indústria: Racionalização do uso da água na(s) fase(s) do processo produtivo industrial, incluindo o seu reuso e reutilização, e/ou que vise a redução do consumo da água agregada diretamente aos produtos industriais, assim como a redução da poluição decorrente do seu descarte.

Na Irrigação: Para ampliação da oferta de água e/ou na melhor eficiência dos sistemas de captação, transporte e distribuição de água, e/ou na melhor produtividade da aplicação da água às culturas agrícolas, e na redução da contaminação e/ou degradação dos solos e mananciais.

Linha Temática 2 - Gestão e Monitoramento dos Recursos Hídricos

Com foco na gestão sistemática dos recursos hídricos; na adequação dessa gestão às diversidades físicas, bióticas, demográficas, econômicas, sociais e culturais das diversas regiões; na integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental; na articulação do planejamento de recursos hídricos com os setores usuários, com os planejamentos regional, estadual e nacional; com as normas de uso de solo; e na integração da gestão das bacias hidrográficas com a dos sistemas estuarinos e zonas costeiras.

 

DESPESAS APOIÁVEIS

Poderão ser apoiadas as seguintes despesas, as quais deverão estar diretamente relacionadas à execução da Proposta: 

Despesas Correntes:

Material de consumo;

Softwares;

Instalação e manutenção de equipamentos diretamente relacionados ao desenvolvimento do projeto;

Despesas acessórias com importação (limitadas a 20% do valor total dos itens importados);

Outros serviços de terceiros (pessoa física e jurídica);

Despesas com Bolsas (limitadas a 30% do valor total da Proposta), a serem implementadas diretamente pela Proponente/Convenente, devendo ser observado o disposto no ANEXO V da CHAMADA FINEP - Modalidades de Bolsas;

Passagens e diárias;

Despesas relacionadas à proteção da propriedade intelectual de produtos e processos gerados no âmbito do projeto.

Despesas de Capital:

Aquisição de equipamentos, sistemas e softwares embarcados, material permanente e material bibliográfico.

Pequenas reformas ou adaptações do laboratório necessárias ao desenvolvimento do projeto (limitadas a 10% do valor total da Proposta).

Fica vedada a concessão de recursos para apoio à complementação de obras e/ou serviços de engenharia, relativos a obras inacabadas cujos recursos para sua execução tenham sido concedidos na íntegra em convênios anteriormente celebrados com a Finep.

Despesas Operacionais e Administrativas, de Caráter Indivisível:

Cada Proposta poderá contemplar a cobertura de despesas operacionais e administrativas, de caráter indivisível, respaldadas na Lei nº 10.973/04, denominada “Lei da Inovação”, até o limite de 5% do valor dos recursos solicitados à Finep.

Somente Instituições de Apoio são elegíveis para o custeio destas despesas

Os equipamentos que sofrerão manutenção deverão estar cadastrados previamente à submissão das Propostas na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa – MCTI (PNIPE), cujo acesso é feito a partir do endereço https://pnipe.mctic.gov.br.

O nome e a descrição de cada equipamento que for submetido à manutenção deverão corresponder aos dados cadastrados na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa – MCTI (PNIPE). O não cumprimento desta exigência irá acarretar a eliminação do item correspondente ao equipamento enquadrado nesta situação.

Deve-se identificar claramente o laboratório onde cada equipamento solicitado será instalado e onde está instalado o equipamento para o qual é solicitada manutenção.

Deverão ser observadas, também, as exigências de documentação relativa aos itens de despesas, elencadas no ITEM 5.5 deste Convite.

O câmbio de referência a ser adotado está divulgado no site da Chamada Pública, juntamente com orientações adicionais sobre os itens de orçamento.

 

ELEGIBILIDADE

Poderão participar da composição da Equipe Científica para este Convite, os Pesquisadores que se enquadrem em uma das categorias a seguir:

Servidor ativo do quadro permanente de servidores da UTFPR, em regime de trabalho de Dedicação Exclusiva ou 40 horas;

Docente aposentado enquadrado no Regulamento do Programa de Serviço Voluntário de Pesquisador ou Extensionista na UTFPR (Deliberação 01/2011 COUNI);

Professor Visitante enquadrado no Regulamento do Programa de Professor Visitante da UTFPR (Resolução 039/2016 COPPG)

Parágrafo único: Pesquisadores não enquadrados nos itens acima e que façam parte de outras Instituições poderão participar da Equipe, desde que tenham uma anuência, por escrito, de sua Instituição de origem, onde conste o nome do projeto em que irá atuar e sua carga horário no mesmo.

O Coordenador da Proposta deverá se enquadrar no item 4.1.I.

As Equipes Científicas deverão ser compostas, prioritariamente, por Pesquisadores Bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ) ou Bolsistas de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação (DT) do CNPq ou por Pesquisadores com elevada produção científica na área da Proposta.

Cada Equipe Científica deverá ser composta de Pesquisadores de pelo menos 3 (três) diferentes Programas de Pós-Graduação (PPG) da UTFPR, preferencialmente de campi distintos. Mesmo quando credenciado em mais de um PPG, cada pesquisador contará como membro de apenas um deles. Um mesmo Pesquisador poderá participar de apenas um Proposta.

O Coordenador da Proposta deverá enviar toda a documentação solicitada, seguir os critérios mencionados neste Convite e cumprir o cronograma (item 8) sob pena de desclassificação de sua Proposta.

 

DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Para se inscrever no processo de seleção deste Convite, o Coordenador da Proposta deverá enviar à PROPPG na forma de processo administrativo via SEI (utilizando-se o processo tipo: Pesquisa: Programas e Fomentos), até o dia 08/08/2022, um ofício, que deverá possuir obrigatoriamente a ciência ou concordância de sua Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, contendo:

  • Nome do e campus de lotação do Coordenador;

  • Email/Celular do Coordenador;

  • Possíveis Programas de Pós-Graduação vinculados à Proposta;

  • Relação resumida, com custo estimado do que se pretende solicitar;

  • Resumo de 5 a 10 linhas da Proposta de sua Equipe.

Todos os Coordenadores inscritos estarão convocados automaticamente para uma reunião, por meio do meet, com a PROPPG no dia 10/08/2022 às 10h, na qual cada Coordenador terá 10 minutos para expor a ideia de sua Proposta para todos os inscritos. O Coordenador deverá apresentar de forma resumida, com auxílio do power point, se quiser, a adequação de sua Proposta aos itens previstos no Quadro 1, com a finalidade de se agrupar Propostas dentro de uma mesma Linha Temática, caso seja possível.

Parágrafo único: Caso o Coordenador não possa apresentar neste dia, deverá delegar esta apresentação para um membro de sua Equipe, o qual deverá ter sido nominado no ofício de inscrição inserido no SEI no ato da inscrição.

Após a reunião do dia 10/08/2022, os Coordenadores devem preencher o Formulário de Apresentação de Propostas (FAP/FORMS) que pode ser encontrado na página da respectiva Chamada da FINEP (http://forms.finep.gov.br/forms/externo) e enviar este Formulário preenchido para a PROPPG até a data estipulada no item 8 do presente Convite, para que se proceda a seleção institucional interna.

Parágrafo único: O formulário deverá ser preenchido e enviado para a PROPPG posteriormente, na íntegra em .pdf, não sendo obrigatório o preenchimento da Aba do formulário, denominada “Dados Cadastrais”, pois isso será feito posteriormente, apenas pela Proposta a ser enviada à FINEP.

A Proposta citada no ITEM 5.3 deverá ser enviada pelo Coordenador, com ciência da DIRPPG, pelo mesmo processo SEI criado para inscrição, até o dia 19/08/2022. Devem ser enviados em .pdf, até este dia, portanto:

  • Formulário de Apresentação de Propostas (FAP/FORMS) (http://forms.finep.gov.br/forms/externo);

  • Documentos necessários para avaliação dos itens/serviços solicitados na Proposta, conforme item 5.5 deste Convite.

Os documentos necessários para avaliação dos itens/serviços de orçamento são:

No caso de serviços de manutenção de equipamentos é obrigatória a apresentação de Proposta técnica e orçamentária, contendo no mínimo:

Discriminação dos serviços a serem executados;

Relação das peças a serem eventualmente substituídas;

Prazo de assistência técnica gratuita, após a execução do serviço.

Para os equipamentos a serem manutenidos, deverão ser cumpridos os seguintes requisitos, em atendimento ao ITEM 8.2 da CHAMADA FINEP:

Informar no FAP/FORMS, para cada equipamento a ser manutenido, o link de acesso direto ao equipamento cadastrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE) do MCTI.

Anexar declaração disponível no ANEXO VI deste Edital, indicando que as manutenções, caso sejam solicitadas, são relativas a equipamentos diretamente relacionados à execução da Proposta e que se encontram fora do período de garantia, além de indicar os respectivos códigos na plataforma PNIPE.

A documentação referente à aquisição de equipamentos e material permanente, de material de consumo, e contratação de serviços de terceiros, deverá atender aos seguintes requisitos:

Para itens nacionais com valor total igual ou superior a R$300.000,00 (trezentos mil reais): apresentação de orçamento.

Para todos os itens importados: apresentação de proforma.

O lançamento dos valores referentes aos itens importados deverá ser feito na moeda nacional Real (R$), devendo ser utilizada como data de referência para a taxa de câmbio a data de lançamento da Chamada Pública.

Para cada item referente a pequenas reformas ou adaptações deverá ser apresentado:

Justificativa e descrição técnica do serviço.

Projeto Resumido, conforme orientações disponíveis na Área para Clientes do sítio da Finep (http://www.finep.gov.br/area-para-clientes-externo/formularios-e-manuais).

A denominação de cada item de orçamento deverá ser mantida em todos os documentos da Proposta.

Os valores de cada item de orçamento lançados no FAP/FORMS deverão corresponder àqueles constantes da documentação para sua habilitação, sendo permitidas apenas variações oriundas de arredondamentos de casas decimais.

 

CARACTERÍSTICAS DA PROPOSTA

As Propostas deverão concentrar-se em uma das LINHAS TEMÁTICAS previstas no ITEM 2 deste Convite.

As Propostas devem ser enviadas pelo Coordenador e poderão ser individuais (só a UTFPR) ou organizadas em formato de Rede de Pesquisa, com a integração de até 3 (três) ICTs (uma Executora Principal e até duas Co-executoras), devendo ser explicitadas as atividades a serem executadas por cada uma das instituições.

A Proposta deverá especificar e justificar objetivos, ações de cooperação, resultados esperados, bem como prestar todas as informações solicitadas no Formulário de Apresentação de Propostas (FAP/FORMS), em especial quanto a:

A consonância dos objetivos e justificativas da Proposta com os objetivos da presente Chamada Pública e da LINHA TEMÁTICA escolhida.

As principais pesquisas desenvolvidas em parceria com outras ICTs e empresas privadas, demonstrando a experiência em trabalhos colaborativos na LINHA TEMÁTICA escolhida.

As Propostas deverão explicitar atividades de PD&I, programas e iniciativas exitosas das instituições partícipes, na LINHA TEMÁTICA escolhida. Como evidências, poderão ser elencados: acordos de parceria, contratos de transferência de tecnologia e de licenciamento; contratos de cessão; e, contratos de prestação de serviços, dentre outros, celebrados nos últimos 5 anos.

A qualidade técnica e operacional da infraestrutura física existente para a execução da Proposta.

A compatibilidade e adequação das equipes técnica e de apoio ao projeto e seus objetivos.

As perspectivas de transferência e incorporação dos resultados esperados.

A metodologia e procedimentos a serem adotados na execução da Proposta.

Os mecanismos gerenciais de execução, em especial quanto à articulação entre as instituições partícipes da Proposta.

Os resultados e impactos esperados decorrentes do desenvolvimento das atividades de pesquisa, desenvolvimento e/ou inovação que serão realizadas, bem como o legado que ficará para as instituições participantes após a conclusão do projeto.

A compatibilidade e adequação dos cronogramas físico e financeiro.

O detalhamento do orçamento solicitado.

O prazo de execução do projeto deverá ser de, até 36 (trinta e seis) meses, podendo ser prorrogado a critério da Finep, respeitando as normas do FNDCT.

Cada Proposta deverá relacionar o Coordenador e os pesquisadores participantes, os quais devem possuir currículos atualizados na Plataforma Lattes.

As Propostas deverão contemplar a cobertura de despesas operacionais e administrativas, de caráter indivisível, respaldadas na Lei nº 10.973/04, denominada “Lei da Inovação”, de 5% do valor dos recursos solicitados à FINEP. Este valor, é referente a taxa de administração da FUNTEF e está, portanto, fixado em 5% do valor total da Proposta.

Terão prioridade Propostas:

com equipes multidisciplinares e abordagem interdisciplinar do tema;

que evidenciem o carácter multiusuário da infraestrutura de pesquisa;

com qualidade científica, atualidade e carácter inovador;

que descrevam de maneira clara e objetiva os resultados e impactos esperados no desenvolvimento das atividades de pesquisa e/ou pós-graduação associadas à infraestrutura de pesquisa objeto da Proposta;

que apresentem orçamentos compatíveis aos objetivos da Proposta;

com consistência e viabilidade do cronograma de atividades, indicadores e resultados;

sem sobreposição, com demandas já contempladas em Chamadas/Editais/Convites anteriores da FINEP e de preferencialmente da UTFPR também.

É desejável a participação de, pelo menos, uma Instituição Interveniente Cofinanciadora. Neste caso, será mandatório que a(s) empresa(s) envolvida(s) aporte(m) recursos financeiros na proporção definida no ITEM 7.4.2 da Chamada FINEP.

Os itens/serviços solicitados na Proposta devem obrigatoriamente observar o previsto no item 5.5 deste Convite.

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

As Propostas serão analisados com base nas características prioritárias dispostas nos itens 4 e 6 deste Convite, sintetizadas no Quadro 1.

 

Quadro 1 - Critérios de avaliação

Critérios

Peso

1

Adequação e relevância da Proposta quanto aos objetivos estabelecidos no ITEM 1, e à Linha Temática estabelecida no ITEM 2 do Convite

5

2

Qualificação da(s) equipe(s) executora e co-executora(s) quanto à sua expertise na Linha Temática da Proposta

4

3

Histórico de parcerias institucionais e/ou com empresas, relacionadas à Linha Temática da Proposta

3

4

Coerência das metodologias e procedimentos a serem adotados para execução da Proposta, adequação do orçamento, do prazo e do cronograma de atividades previstas na Proposta

3

5

Resultados e impactos potenciais das novas tecnologias e produtos a serem desenvolvidos na Proposta

4

6

Perspectivas de transferência e incorporação dos resultados da Proposta para a(s) instituições executora / co-executora(s), para o setor econômico e para a sociedade, incluindo parcerias a serem estruturadas com empresas a partir da execução da Proposta

4

7

Participação de Instituição Interveniente na Proposta

2

 

Será selecionada a Proposta de maior nota final de cada Linha Temática, levando-se em conta os pesos dos critérios do Quadro 1. Estas Propostas, poderão, a critério do Coordenador e da PROPPG, compor e agregar pesquisadores de outras Propostas não contemplados, desde que esta ação resulte no fortalecimento da Proposta Institucional.

A interposição de recurso, caso plausível, deverá ser realizada pelo mesmo Processo SEI já criado pelo Coordenador para sua inscrição e envio da Proposta e deverá ser feita na data estipulada no item 8 do Convite.

 

CRONOGRAMA

 

8.1

Lançamento do Convite 08/2022

29/07/2022

8.2

Inscrições (de acordo com o item 5.1 deste Convite)

Até 08/08/2022

8.3

Reunião com os Coordenador inscritos para apresentação da demanda (item 5.2 deste Convite) – Obrigatório um representante da equipe.

Dia 10/08/2022 às 10h

8.4

Envio das Propostas

Até 19/08/2022

8.5

Divulgação do Resultado Preliminar

Até 14h do dia 24/08/2022

8.6

Interposição de Recurso

Até 14h do dia 25/08/2022

8.7

Divulgação do Resultado Final e dos Recursos Interpostos

26/08/2022

8.8

Envio Eletrônico da Proposta Institucional com as devidas assinaturas necessárias (por meio da FAP da FINEP)

01/09/2022

 

DISPOSIÇÕES FINAIS

Os Coordenadores das Propostas selecionados se comprometem a compor o grupo de trabalho responsável pela elaboração da Proposta Institucional e do encaminhamento da documentação relacionada.

Ao participar deste Convite, o proponente declara conhecimento e concordância ao estabelecido no mesmo e na Chamada FINEP MCTI/FINEP/CT-HIDRO 2022 - APOIO A PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO QUE VISEM A RACIONALIZAÇÃO DOS USOS DA ÁGUA E A GESTÃO E O MONITORAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS.

 

Curitiba, 29 de julho de 2022.

 

 

Profa. Dra. Claudia Regina Xavier

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIA REGINA XAVIER, PRO-REITOR(A), em (at) 29/07/2022, às 16:17, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23064.037603/2022-31 SEI nº 2874615