|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS PATO BRANCO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PB |
|
|
EDITAL nº 001/2022
A Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) e a Diretoria Geral (DIRGE) da UTFPR Campus Pato Branco, em conjunto com o Núcleo de Cultura e Comunicação e a Comissão Responsável pela Realização de Atividades em Comemoração aos 30 anos do Campus Pato Branco da UTFPR, tornam público o presente Edital, que estabelece normas e condições para a inscrição e participação no Concurso Cultural de Identidade Comemorativa dos 30 anos da UTFPR Pato Branco.
DA PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO
O Concurso Cultural de Identidade Comemorativa dos 30 anos da UTFPR Pato Branco tem a promoção do Núcleo de Cultura e Comunicação, da Comissão Responsável pela Realização de Atividades em Comemoração aos 30 anos do Campus Pato Branco e da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco, sendo dirigido à comunidade universitária.
DO OBJETIVO
Escolher uma concepção de identidade comemorativa, incluindo logotipo, slogan e jingle (subdivididos por categoria no item 5 deste edital) a ser utilizada nas ações comemorativas dos 30 anos de UTFPR Campus Pato Branco.
As produções passarão a ser propriedade exclusiva da UTFPR e serão utilizadas em peças publicitárias, site institucional, redes sociais, propagandas, papéis timbrados, convites e quaisquer outras ações que julgar pertinente.
É objetivo do Concurso, ainda, incentivar a criatividade, através da produção técnica e artística, e despertar o sentimento de pertencimento à instituição.
DO OBJETO
Constitui objeto do presente concurso a criação de identidade com logotipo, slogan e jingle dos 30 anos de UTFPR Campus Pato Branco.
A identidade visual comemorativa não deve deixar de lado os valores da UTFPR.
Entende-se por logotipo a identificação por meio de representação gráfica, utilizando-se de símbolo e tipografia.
Entende-se por slogan uma frase criada para gerar uma associação a marca ou à data comemorativa, favorecendo o reconhecimento da mesma.
Entende-se por jingle a composição de uma música ou canção de curta duração para fins de promoção de uma marca ou evento.
DOS PARTICIPANTES
Poderão participar do Concurso apenas aqueles que possuem vínculo com a UTFPR, sejam estes integrantes do corpo docente, discente, técnico-administrativo ou terceirizado.
No momento da inscrição, o responsável pela submissão deverá apresentar documento comprobatório de vínculo (Ex.: declaração de matrícula, diploma ou documento funcional).
Não poderão participar membros do Núcleo de Cultura e Comunicação e da Comissão Responsável pela Realização de Atividades em Comemoração aos 30 anos do Campus Pato Branco da UTFPR.
DAS PROPOSTAS
As propostas poderão ser apresentadas individualmente ou em grupo de até 3 (três) pessoas, desde que todos os participantes se enquadrem no item 4.1 deste edital.
O participante poderá, a seu critério, inscrever-se em cada uma das categorias abaixo:
Logotipo;
O logotipo deve ser enviado em formato .PNG e vetorial em .CDR, sendo obrigatório o uso das cores amarelo e preto (cores da identidade visual da UTFPR) e permitido o uso de outras cores;
O material deverá ser entregue nas seguintes versões:
Versão multicolorida;
Versão monocromática (em tons de cinza);
Versão preto e branco.
Cada versão deverá assegurar a qualidade da configuração quando sobreposta a fundos monocromáticos, fundos escuros ou claros e fundos fotográficos.
Jingle e slogan;
O jingle deverá ser entregue no formato .WMV ou .MP4 e ter duração de 15 ou 30 segundos;
O jingle deve remeter a um slogan, criado pelo autor, que poderá ser também o slogan da Campanha dos 30 anos. Ao descrever a letra do jingle na memória descritiva da proposta, o autor deve identificar qual frase considera o slogan da campanha.
Para efetuar a inscrição o concorrente deverá preencher o Termo de Cessão de Direitos Autorais (Anexo I), Ficha de Inscrição (Anexo II), e Memória Descritiva da Proposta (Anexo III) e enviar para o e-mail ascom-pb@utfpr.edu.br, no período de 08/08/2022 a 16/09/2022.
No caso de criação coletiva, deverá haver a indicação de todos os autores na Ficha de Inscrição, bem como a assinatura do Termo de Cessão de Direitos Autorais por cada membro, sendo que um deles deverá ser indicado para receber a premiação financeira.
Todos os campos da ficha de inscrição deverão ser preenchidos, bem como toda a documentação exigida deve ser anexada, caso contrário, a inscrição não será efetivada.
Na memória descritiva da proposta, o candidato deverá elaborar um texto indicando as seguintes características:
Na categoria logotipo:
Tipo de cores utilizada na arte;
Família tipográfica;
Explicar a lógica construtiva do logotipo - dos elementos que a compõem (Ex.: símbolo, logotipo e designações);
Expor a função comunicativa pretendida - texto em que o candidato explica sobre sua inspiração e o que ele quer transmitir com sua criação.
Na categoria Jingle e Slogan:
Expor a função comunicativa pretendida - texto em que o candidato explica sobre sua inspiração e o que ele quer transmitir com sua criação;
Letra do jingle;
Frase do slogan.
Ao efetuar a inscrição, o participante receberá a confirmação de recebimento via e-mail em no máximo 5 dias após a inscrição, sendo que a inscrição só será completada após o recebimento do e-mail de confirmação.
É vedada a identificação (nominal, marcas ou qualquer tipo de símbolo que possa identificar o candidato) nas versões das propostas.
As produções passarão a ser propriedade exclusiva da UTFPR e serão utilizadas em peças publicitárias, site institucional, redes sociais, papéis timbrados, mídias, convites e quaisquer outras ações que julgar pertinente.
DO CRONOGRAMA
Inscrições e envio das propostas |
08/08 a 16/09/2022 |
Análise da Comissão Julgadora |
19/09 a 23/09/2022 |
Divulgação do Resultado |
26/09/2022 |
Entrega do certificado o(a) os (as) vencedores (as) |
30/09/2022 |
DA COMISSÃO ORGANIZADORA E JULGADORA
A comissão julgadora será composta por 5 (cinco) membros, dentre eles estudantes, servidores e representante da sociedade civil.
DA SELEÇÃO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS
A Comissão julgará apenas as propostas que estiverem em consonância com este Edital. As que não estiverem, serão eliminadas do concurso.
A Comissão Julgadora atribuirá uma nota a cada trabalho, estabelecendo uma classificação, da maior para a menor, resultante da soma da nota atribuída a cada critério pelos seus membros, multiplicada por seu respectivo peso, individualmente. A nota final será a média aritmética simples das notas atribuídas pelos membros da Comissão Julgadora.
São critérios específicos para o julgamento das propostas pela Comissão Julgadora:
Criatividade: envolve inovação conceitual e técnica e aspectos estéticos (peso 2);
Originalidade: considera a desvinculação da proposta em relação a outras marcas existentes (peso 1);
Comunicabilidade: leva em conta a capacidade comunicativa (peso 2).
Cada critério deverá ser pontuado com uma nota entre 0 (zero) e 10 (dez), com intervalos de meio ponto.
Cada membro da Comissão Julgadora atribuirá as notas a cada proposta de forma individual e independente. As notas atribuídas a cada proposta pelos membros serão registradas na Ficha Final de Avaliação (ANEXO IV).
O trabalho que obtiver a maior nota será o vencedor.
Havendo empate que impossibilite a classificação de apenas uma proposta, o Presidente da Comissão Julgadora proferirá o voto de desempate.
A Comissão Julgadora reserva-se o direito de não classificar nenhuma das propostas, caso nenhum deles esteja de acordo com este Edital ou atenda aos critérios de julgamento.
A autoria de todas as propostas permanecerá anônima para a Comissão Julgadora.
DA PREMIAÇÃO
A premiação do evento, será composta pelos seguintes prêmios, em ordem crescente de classificação dos participantes:
Vencedor na categoria Logotipo - R$ 400,00
Vencedor na categoria Jingle - R$ 600,00
O recurso financeiro a ser utilizado para concessão da premiação é proveniente da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC), destinado à Comissão de Cultura do Campus Pato Branco, e está programado em dotação orçamentária própria, prevista no orçamento da União para o exercício de 2022, na classificação abaixo:
Gestão/Unidade: 15246;
Fonte 8100000025;
Programa de Trabalho: 12364501320RK0041;
Elemento de despesa: 339018;
PI: M20RKG2125J Programa de apoio a eventos culturais e artísticos.
Os valores da premiação provenientes do orçamento da União serão pagos unicamente e exclusivamente para discentes, servidores e trabalhadores do serviço terceirizado da UTFPR e que estejam com a situação regular.
O pagamento do valor da premiação será processado pelo Departamento de Orçamento e Finanças e realizado nos dias posteriores ao resultado do Concurso, sendo depositados diretamente na conta do candidato responsável pela inscrição.
DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE DO VENCEDOR
A proposta vencedora terá sua propriedade intelectual cedida de pleno direito e por prazo indeterminado à UTFPR, à qual não caberá quaisquer ônus sobre o uso da proposta vencedora, tais como pagamento de cachês, direitos autorais e outros pagamentos ou ressarcimentos que venham a ser reivindicados pelo autor(es).
A assinatura do Termo de Cessão dos Direitos Autorais (ANEXO I) pressupõe, por parte do(s) ganhador(es) do concurso, a tácita aceitação do que consta no subitem 10.1.
DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente Edital será publicado no Portal da UTFPR, podendo ser acessado através do link: https://portal.utfpr.edu.br/editais/relacoes-empresariais-e-comunitarias/patobranco e estará disponível no Boletim de Serviço Eletrônico da UTFPR.
Os casos omissos serão discutidos e julgados pela Comissão Organizadora do Concurso, juntamente com a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias.
Fica eleito o Foro da da Justiça Federal, Sessão Judiciária do Estado do Paraná, Subsecção de Pato Branco para dirimir quaisquer lides judiciais.
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) DALMARINO SETTI, DIRETOR(A), em (at) 03/08/2022, às 09:57, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON DITZEL SANTOS, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 03/08/2022, às 10:41, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2875809 e o código CRC (and the CRC code) A48F9845. |
ANEXO I
TERMO DE CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento, ________________________________________________(nome do(a) cedente), _______________________ (nacionalidade), __________________________ (estado civil), portador(a) da Cédula de Identidade nº ____________________, CPF nº ______________________, domiciliado(a) na __________________________________________________________, na condição legal de autor(a)/detentor(a) dos direitos autorais sobre a obra intitulada _______________________________________, decide pelo presente Termo de Cessão de Direitos Autorais, em ceder à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco, sediada na Rua do Conhecimento, sn, Km 01, CEP 85503-390, Pato Branco/PR, os direitos patrimoniais e de autor referentes à obra criação supramencionada, com fundamento na Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), para a finalidade específica de uso do logotipo, slogan e conteúdo audiovisual, a ser utilizada em todas as formas da identidade visual, tais como: materiais gráficos, documentos, site, redes sociais, prédios, uniformes, placas, outdoors, convites, veículos ou em qualquer ponto de contato com a marca da UTFPR e em outras aplicações definidas pelo UTFPR, sem qualquer benefício financeiro ao cedente.
Pato Branco , ________ de _________________ de 2022.
________________________________
Assinatura
________________________________
Autor da obra e detentor dos direitos autorais
ANEXO II
FICHA DE INSCRIÇÃO
CONCURSO CULTURAL DE IDENTIDADE COMEMORATIVA DOS 30 ANOS DA UTFPR PATO BRANCO
Categoria:
( ) Logotipo
( ) Jingle e Slogan
Autor 01 e responsável pelo recebimento financeiro
Nome Completo: _____________________________________________________________
CPF:__________________________________________
Data de nascimento:
____ /____ /_______
Endereço:
Rua/Av.:____________________________________________________________Número:__
Complemento: _______________ CEP: _____________________
Cidade: _______________________
Estado: _______________________
Telefones: ( ) ____________________ / ( ) ___________________
E-mail para contato: __________________________________________________
Autor 02
Nome Completo: _____________________________________________________________
CPF:__________________________________________
Data de nascimento:
____ /____ /_______
Autor 03
Nome Completo: _____________________________________________________________
CPF:__________________________________________
Data de nascimento:
____ /____ /_______
- Se acadêmico, declaração de matrícula.
- Se servidor, cópia da carteirinha da UTFPR.
ANEXO III
MEMÓRIA DESCRITIVA
ANEXO IV
FICHA FINAL DE AVALIAÇÃO
INSCRIÇÃO Nº. __________ (A SER ATRIBUÍDO PELAS ORGANIZADORAS)
JULGADOR 1
|
CRITÉRIO |
NOTA |
PESO |
NOTA X PESO |
NOME E ASSINATURA
|
Criatividade |
|
2 |
|
Originalidade |
|
1 |
|
|
Comunicabilidade |
|
2 |
|
|
TOTAL |
|
JULGADOR 2
|
CRITÉRIO |
NOTA |
PESO |
NOTA X PESO |
NOME E ASSINATURA
|
Criatividade |
|
2 |
|
Originalidade |
|
1 |
|
|
Comunicabilidade |
|
2 |
|
|
TOTAL |
|
JULGADOR 3
|
CRITÉRIO |
NOTA |
PESO |
NOTA X PESO |
NOME E ASSINATURA
|
Criatividade |
|
2 |
|
Originalidade |
|
1 |
|
|
Comunicabilidade |
|
2 |
|
|
TOTAL |
|
JULGADOR 4
|
CRITÉRIO |
NOTA |
PESO |
NOTA X PESO |
NOME E ASSINATURA
|
Criatividade |
|
2 |
|
Originalidade |
|
1 |
|
|
Comunicabilidade |
|
2 |
|
|
TOTAL |
|
JULGADOR 5
|
CRITÉRIO |
NOTA |
PESO |
NOTA X PESO |
NOME E ASSINATURA
|
Criatividade |
|
2 |
|
Originalidade |
|
1 |
|
|
Comunicabilidade |
|
2 |
|
|
TOTAL |
|
Referência: Processo nº 23064.035456/2022-65 | SEI nº 2875809 |