Boletim de Serviço Eletrônico em 01/08/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CAMPUS GUARAPUAVA

DIRET. GRAD. EDUCACAO PROFISSIONAL - GP

 

EDITAL 06/2022 - DIRGRAD - Campus Guarapuava

SELEÇÃO 2022-2 DE ESTUDANTES DE APOIO AOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do campus Guarapuava da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece no presente Edital, as inscrições para a seleção de estudantes para atuação no apoio ao corpo docente dos cursos de graduação do campus. O presente Edital e demais informações relativas encontram-se publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais#c5=all&b_start=0&c6=guarapuava

1. OBJETO

O presente Edital tem por objetivo selecionar estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação do campus Guarapuava, para atuação no apoio ao corpo docente dos cursos de graduação do campus, no segundo período letivo de 2022 (conforme calendário acadêmico da UTFPR). Os estudantes selecionados receberão auxílio financeiro na forma de bolsa. Este edital integra o conjunto de ações que visam a diminuição da evasão, retenção, e a melhoria da qualidade de ensino na UTFPR.

2. VAGAS E REQUISITOS

2.1 - O candidato deve ser estudante regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UTFPR, campus Guarapuava.

2.2 - A quantidade, descrição e demais requisitos para a candidatura a cada uma das vagas, estão detalhados no Anexo II.

2.3 - As vagas serão disponibilizadas exclusivamente por meio deste edital, sendo, portanto, a concessão da vaga condicionada ao atendimento do estabelecido no edital.

3. BOLSA E PERÍODO DE ATIVIDADES

3.1 - O valor da bolsa será de R$600,00 (seiscentos reais), correspondente a um período de 30 dias, e proporcional para períodos inferiores a 30 dias, conforme o Quadro 1.

Quadro 1 - Parcelas de bolsa, períodos de atividades e valores correspondentes.

Parcela (mês)

Período de atividades

Valor da bolsa

1 de 4 (set)

24/08/2022 a 22/09/2022

R$600,00

2 de 4 (out)

23/09/2022 a 23/10/2022

R$600,00

3 de 4 (nov)

24/10/2022 a 22/11/2022

R$600,00

4 de 4 (dez)

23/11/2022 a 21/12/2022

R$580,00

3.2 - A bolsa será depositada em conta bancária, exclusivamente em nome do estudante selecionado. É de responsabilidade do estudante a abertura da conta bancária em seu nome, caso não possua.

3.3 - A conta poderá ser em qualquer banco, incluindo banco digital, com cadastro no Sistema de Transferência de Reservas (STR), que pode ser consultado na lista disponibilizada pelo Banco Central do Brasil, em https://www.bcb.gov.br/pom/spb/estatistica/port/ASTR003.pdf.

3.4 - O estudante selecionado deverá manter seus dados bancários atualizados no Sistema de Alunos no Portal do Aluno da UTFPR (na aba de Dados Pessoais).

3.5 - A bolsa poderá ser interrompida por solicitação do professor orientador ou do estudante.

3.6 - O estudante exercerá suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR

4. ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE DE APOIO AOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO

4.1 - Dedicar 15 (quinze) horas semanais para atividades de apoio ao corpo docente, em horários acordados com o professor orientador, não podendo os horários coincidirem com disciplinas nas quais se encontra matriculado.

4.2 - Auxiliar os docentes no planejamento e elaboração de material didático e execução de ações de ensino, compatíveis com o seu grau de conhecimento.

4.2.1 - Não é permitido ao estudante de apoio ministrar aulas em substituição aos docentes.

4.3 - Comprovar ao professor orientador o cumprimento das horas de atividades previstas para cada mês.

4.4 - Responder um questionário contendo questões objetivas e abertas a ser elaborado pela PROGRAD, relativo às atividades desenvolvidas e à sua experiência como estudante de apoio ao docente, ao término do período de atuação previsto no presente edital.

4.5 - Caso solicitado pelo professor orientador, participar de capacitação oferecida pela UTFPR ou outro meio, em tema relativo às suas atividades de apoio ao corpo docente.

4.6 - Caso solicitado pelo professor orientador, participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais, tais como: Semana Acadêmica de curso, Exposição Tecnológica, Feira de Profissões ou outros eventos promovidos pelas Coordenações de Curso, Departamentos Acadêmicos, Departamento de Educação ou Diretoria de Graduação.

4.7 - Comprometer-se a não acumular a bolsa referente ao presente edital com qualquer outra bolsa concedida pela UTFPR, excetuando-se bolsa concedida pelo Programa de Auxílio Estudantil - PAE da UTFPR.

4.8 - Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas.

5. INSCRIÇÕES

5.1 - As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma do Anexo I.

5.2 - Procedimentos para a inscrição (as inscrições que não cumprirem todos os procedimentos estabelecidos no presente item serão anuladas, e o candidato constará como desclassificado). Para concorrer ao processo de seleção o estudante deverá:

I) Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UTFPR Campus Guarapuava;

II) Estar cursando, no mínimo, o 2º período;

III) Ter sido aprovado na disciplina/unidade curricular que caracteriza a área de Apoio Docente pretendida;

IV) Comprovar haver compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento das atividades de apoio docente;

V) Não ter desistido da atividade de apoio docente anteriormente;

VI) Não receber outra bolsa da UTFPR, excetuando-se a Bolsa Permanência do MEC e ou Auxílio Estudantil, se for o seu caso;

VII) Não tenha sido estudante de apoio docente remunerado ou voluntário, por mais de 04 (quatro) semestres consecutivos ou não; e

VIII) Não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.

5.2.1 Somente serão aceitas inscrições realizadas de 08 de agosto a 14 de agosto de 2022, pelo formulário on-line disponível no link: https://forms.gle/qnxCGfg9GiSyB2Bt7

5.3 - Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio diferente daquele estabelecido neste Edital.

5.4 - Em caso de múltiplas inscrições do mesmo estudante, será considerada somente a realizada por último dentro do prazo de inscrições.

5.5 - Não será permitida a substituição daqueles ou a anexação de novos documentos após o período de inscrições.

5.6 - A UTFPR não se responsabiliza por inscrição não recebida devido a quaisquer motivos de ordem técnica ocorridos nos aparelhos eletrônicos ou conexão de dados do estudante.

6. DA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO

6.1 - A classificação e seleção dos candidatos, para cada uma das vagas, será realizada pelo professor orientador responsável pela respectiva vaga, conforme Anexo II.

6.2 - Caso considere necessário, o professor orientador poderá solicitar o apoio de outro(s) professor(es) ou da Coordenação de Curso para a classificação e seleção.

6.3 - A Coordenação do Curso ou chefia do Departamento deverá informar o resultado preliminar da seleção ao DEPED, no prazo estabelecido no cronograma do Anexo I.

7. DO RESULTADO PRELIMINAR, RECURSOS E RESULTADO FINAL

7.1 - O resultado preliminar, com a relação de classificação e seleção, será homologado e publicado pela DIRGRAD, conforme cronograma no Anexo I deste edital.

7.2 - Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos e fundamentados, poderão ser encaminhados até 16:00 h do dia 20 de agosto de 2022.

7.3 - Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail dirgrad-gp@utfpr.edu.br, com o assunto RECURSO EDITAL 06/2022 - DIRGRAD.

7.4 - O resultado final, com a relação de classificação e seleção, será homologado e publicado pela DIRGRAD, conforme cronograma no Anexo I deste edital.

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 - Os prazos constantes neste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito.

8.2 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente edital serão dirimidas pela DIREGRAD, observada a legislação vigente.

8.3 - Ao participarem do presente edital, os estudantes assumem o compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste edital e demais legislações correlatas aplicáveis à matéria.

8.4 - O presente edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais#c5=all&b_start=0&c6=guarapuava

8.5 - Para as questões decorrentes deste edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.

Guarapuava, 01 de Agosto de 2022.

Marcelo Henrique Granza Diretor

Geral do Campus Guarapuava

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO HENRIQUE GRANZA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 01/08/2022, às 18:07, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO I

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO EDITAL

Atividades

Datas

Publicação do Edital

01/08/2022

Inscrição dos candidatos

08/08/2022 a 14/08/2022

Avaliação de disponibilidade e compatibilidade de horários com professor-orientador da disciplina pretendida, de forma remota.

16/08/2022 a 18/08/2022

Publicação do Resultado

19/08/2022 após 16h 

Prazo para interposição de recursos

até 20/08/2022 às 16h 

Reunião com a DIRGRAD para orientações com os convocados via Google Meeting

Link: https://meet.google.com/xmk-pwjd-hbn

 

22/08/2022 às 17h 

Preenchimento e Entrega de documentos: Termo de Acordo, Definição dos horários e Plano de trabalho.

(Os convocados receberão os formulários por e-mail, em 22/08/2022).

22/08/2022 a 24/08/2022

Início das atividades

24/08/2022

Período de vigência

24/08/2022 a 21/12/2022

Preenchimento e entrega de documentos de encerramento: Relatório Semestral e Avaliação do Estudante pelo Professor Orientador

(Os estudantes receberão os formulários por e-mail em 19/12/2022)

19/12/2022 a 21/12/2022

 

ANEXO II

VAGAS E DADOS PARA ENTREVISTA

 

Curso

Disciplina / Unidade Curricular

Nº de vagas

Professor Orientador

Avaliação de disponibilidade e compatibilidade de horários: data, horário

Link

 

01

 

Eng. Civil / Mecânica

 

Física II

 

01

 

Ana Lúcia Ferreira

 

16/08/2022

 

16h 

 

https://meet.google. com/vuq-xxhahfj

02

Eng. Civil / Mecânica

Topografia, Materiais de Construção A e B.

01

Géssica K. Bilcati

16/08/2022

13h 

https://meet.google.com/ikj-fmxp-kcg

03

Eng. Mecânica

 

Química

 

01

Rolf de Campos Intema

18/08/2022

 

15h 

https://meet.google. com/pcs-iohs-jgb

04

 

Eng.  Mecânica

 

Usinagem e Metrologia

01

Sílvia do Nascimento Rosa

18/08/2022

15h 

https://meet.google. com/onu-fzyzkiq

05

Tecnologia em Manutenção Industrial

Eletrônica Industrial / Soldagem / Usinagem / Ensaios destrutivos e não destrutivos

01

Hilson Henrique Daum / Henrique A. Holzmann

16/08/2022

17h 

meet.google.com/qj p-pkqw-mng

 


Referência: Processo nº 23064.035144/2022-51 SEI nº 2879138