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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS APUCARANA DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-AP |
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EDITAL nº 05/2022 - DIRGRAD - AP
SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE APOIO AOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO
Retificado em 02/08/2022
A Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece no presente Edital, as inscrições para a seleção de estudantes para atuação no apoio ao corpo docente dos cursos de graduação do campus. O presente Edital e demais informações relativas encontram-se publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.
1. OBJETO
O presente Edital tem por objetivo selecionar estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação do campus Apucarana, para atuação no apoio ao corpo docente dos cursos de graduação do campus, no segundo período letivo de 2022 (conforme calendário acadêmico da UTFPR). Os estudantes selecionados receberão auxílio financeiro na forma de bolsa. Este edital integra o conjunto de ações que visam a diminuição da evasão, retenção, e a melhoria da qualidade de ensino na UTFPR.
2. VAGAS E REQUISITOS
2.1 - O candidato deve ser estudante regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UTFPR, campus Apucarana.
2.2 - A quantidade, descrição e demais requisitos para a candidatura a cada uma das vagas, estão detalhados no Anexo II.
2.3 - As vagas serão disponibilizadas exclusivamente por meio deste edital, sendo, portanto, a concessão da vaga condicionada ao atendimento do estabelecido no edital.
3. BOLSA E PERÍODO DE ATIVIDADES
3.1 - O valor da bolsa será de R$600,00 (seiscentos reais), correspondente a um período de 30 dias, e proporcional para períodos inferiores a 30 dias, conforme o Quadro 1.
Quadro 1 - Parcelas de bolsa, períodos de atividades e valores correspondentes.
Parcela (mês) |
Período de atividades |
Valor da bolsa |
1 de 4 (setembro) |
24/08/2022 a 22/09/2022 |
R$600,00 |
2 de 4 (outubro) |
23/09/2022 a 23/10/2022 |
R$600,00 |
3 de 4 (novembro) |
24/10/2022 a 22/11/2022 |
R$600,00 |
4 de 4 (dezembro) |
23/11/2022 a 21/12/2022 |
R$580,00 |
3.2 - A bolsa será depositada em conta bancária, exclusivamente em nome do estudante selecionado. É de responsabilidade do estudante a abertura da conta bancária em seu nome, caso não possua.
3.3 - A conta poderá ser em qualquer banco, incluindo banco digital, com cadastro no Sistema de Transferência de Reservas (STR), que pode ser consultado na lista disponibilizada pelo Banco Central do Brasil, em https://www.bcb.gov.br/pom/spb/estatistica/port/ASTR003.pdf.
3.4 - O estudante selecionado deverá manter seus dados bancários atualizados no Sistema de Alunos no Portal do Aluno da UTFPR (na aba de Dados Pessoais).
3.5 - A bolsa poderá ser interrompida por solicitação do professor orientador ou do estudante.
3.6 - O estudante exercerá suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR.
4. ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE DE APOIO AOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO
4.1 - Dedicar 15 (quinze) horas semanais para atividades de apoio ao corpo docente, em horários acordados com o professor orientador, não podendo os horários coincidirem com disciplinas nas quais se encontra matriculado.
4.2 - Auxiliar os docentes no planejamento e elaboração de material didático e execução de ações de ensino, compatíveis com o seu grau de conhecimento.
4.2.1 - Não é permitido ao estudante de apoio ministrar aulas em substituição aos docentes.
4.3 - Comprovar ao professor orientador o cumprimento das horas de atividades previstas para cada mês.
4.4 - Responder um questionário contendo questões objetivas e abertas a ser elaborado pela PROGRAD, relativo às atividades desenvolvidas e à sua experiência como estudante de apoio ao docente, ao término do período de atuação previsto no presente edital.
4.5 - Caso solicitado pelo professor orientador, participar de capacitação oferecida pela UTFPR ou outro meio, em tema relativo às suas atividades de apoio ao corpo docente.
4.6 - Caso solicitado pelo professor orientador, participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais, tais como: Semana Acadêmica de curso, Exposição Tecnológica, Feira de Profissões ou outros eventos promovidos pelas Coordenações de Curso, Departamentos Acadêmicos, Departamento de Educação ou Diretoria de Graduação.
4.7 - Comprometer-se a não acumular a bolsa referente ao presente edital com qualquer outra bolsa concedida pela UTFPR, excetuando-se bolsa concedida pelo Programa de Auxílio Estudantil - PAE da UTFPR.
4.8 - Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas.
5. INSCRIÇÕES
5.1 - As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma do Anexo I.
5.2 - Procedimentos para a inscrição (as inscrições que não cumprirem todos os procedimentos estabelecidos no presente item serão anuladas, e o candidato constará como desclassificado):
As inscrições serão feitas mediante o preenchimento e envio do formulário de inscrição no link https://forms.gle/8jVTYLygNbXtLzQB9. Em caso de dúvidas, o candidato poderá entrar em contato com o DEPED por e-mail (deped-ap@utfpr.edu.br).
5.3 - Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio diferente daquele estabelecido neste Edital.
5.4 - Em caso de múltiplas inscrições do mesmo estudante, será considerada somente a realizada por último dentro do prazo de inscrições.
5.5 - Não será permitida a substituição daqueles ou a anexação de novos documentos após o período de inscrições.
5.6 - A UTFPR não se responsabiliza por inscrição não recebida devido a quaisquer motivos de ordem técnica ocorridos nos aparelhos eletrônicos ou conexão de dados do estudante.
6. DA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO
6.1 - A classificação e seleção dos candidatos, para cada uma das vagas, será realizada pelo professor orientador responsável pela respectiva vaga, conforme Anexo II.
6.2 - Caso considere necessário, o professor orientador poderá solicitar o apoio de outro(s) professor(es) ou da Coordenação de Curso para a classificação e seleção.
6.3 - A Coordenação do Curso ou chefia do Departamento deverá informar o resultado preliminar da seleção ao DEPED, no prazo estabelecido no cronograma do Anexo I.
7. DO RESULTADO PRELIMINAR E RESULTADO FINAL
7.1 - O resultado preliminar, com a relação de classificação e seleção, será homologado e publicado pela DIRGRAD, conforme cronograma no Anexo I deste edital.
7.2 - O resultado final, com a relação de classificação e seleção, será homologado e publicado pela DIRGRAD, conforme cronograma no Anexo I deste edital.
8. DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1 - Os prazos constantes neste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito.
8.2 - As despesas decorrentes do presente Edital estão previstas no Orçamento Geral da UTFPR, ação 20RK, fonte 8100.
8.3 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional do campus e outras instâncias superiores que julgar necessárias, observada a legislação vigente.
8.4 - Ao participarem do presente edital, os estudantes assumem o compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste edital e demais legislações correlatas aplicáveis à matéria.
8.5 - O presente edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.
8.6 - Os recursos, devidamente fundamentados, deverão ser apresentados no prazo de 5 (cinco) dias corridos após a divulgação dos resultados, à Direção de Graduação e Educação Profissional do Campus no email dirgrad-ap@utfpr.edu.br.
8.7 - Para as questões decorrentes deste edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.
Apucarana, 29 de julho de 2022.
MARCELO FERREIRA DA SILVA
Diretor Geral
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO FERREIRA DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 02/08/2022, às 14:41, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2881509 e o código CRC (and the CRC code) F0BC9002. |
ANEXO I
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO EDITAL
Atividade |
Datas |
Inscrição dos candidatos |
de 01/08 a 11/08/2022 |
Seleção dos candidatos |
15/08 e 16/08/2022 (obs.: Favor não atrasar para enviar o resultado da seleção ao DEPED, para não prejudicar o cronograma) |
Divulgação dos resultados |
17/08/2022 (até as 18h) |
Confirmação do aceite por e-mail |
18/08/2022 (até as 18h) |
Inclusão do plano de trabalho no SEI (docente orientador) |
19/08 até 22/08/2022 |
Início de atuação do estudante |
24/08/2022 |
Período de atuação do estudante |
24/08/2022 a 21/12/2022 |
ANEXO II
VAGAS E REQUISITOS
Nº |
Disciplina e/ou Área de conhecimento |
Docente orientador / coorientador |
Resumo das atividades a serem desenvolvidas |
Pré-requisitos |
Critérios de seleção |
Quantidade de bolsas |
1 |
Área Interdisciplinar - Introdução a confecção, modelagem, costura e desenho |
Gisely Andressa Pires / Raquel Rabelo Andrade |
Atividades didáticas orientadas pelo professor responsável para auxiliar os discentes do curso no processo de ensino-aprendizagem, como elaboração de material de apoio e avaliações formativas. |
Aprovação nas disciplinas: Ilustração e Desenvolvimento de Coleção I e II. Não ter dependência (DP) em nenhuma outra disciplina |
Avaliação síncrona*
Critérios de desempate Coeficiente de rendimento |
01 |
2 |
Eletrônica Analógica e Digital; Circuitos Elétricos |
Maurício Moreira / Thales Eugênio Portes de Almeida |
Auxiliar os docentes no planejamento e elaboração de material didático e execução de ações de ensino; auxiliar os docentes na elaboração e execução de atividades práticas de ensino; participar no apoio ao desenvolvimento da Semana Acadêmica de curso. |
Aprovação nas disciplinas: Eletrônica A; Análise de Circuitos 1; Circuitos Digitais A |
Coeficiente de rendimento. Avaliação síncrona*
Critérios de desempate 1- Coeficiente de rendimento 2- Maior período de matrícula |
01 |
3 |
Geometria Analítica e Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral 1 |
Alisson de Carvalho Reinol / Leandro da Silva Pereira |
- Participar de atividades relacionadas a projetos de ensino vinculados ao DAMAT-AP, como os projetos "Fundamentos de Matemática" e "Recalculando"; |
Aprovação nas disciplinas: Cálculo Diferencial e Integral 1 - Nota mínima: 7,0; Geometria Analítica e Álgebra Linear: Nota mínima: 7,0. Não ter dependência (DP) em nenhuma outra disciplina |
Coeficiente de rendimento. Avaliação síncrona*
Critérios de desempate 1- Coeficiente de rendimento. 2- Avaliação síncrona
Será enviada no e-mail fornecido pelos candidatos no formulário de inscrição uma lista com questões envolvendo assuntos de Cálculo 1 e Geometria Analítica pelo menos 12 horas antes do horário de realização da prova. No dia da prova de seleção, o candidato deverá entregar documento manuscrito com a resolução das questões da lista e deverá explicar a resolução de questões escolhidas pelos avaliadores. O candidato será avaliado quanto à/ao: organização e clareza das resoluções, desenvolvimento (introdução, explicação, conclusão), domínio dos conceitos, facilidade de comunicação. |
01 |
4 |
Física 1 e Física 2 |
Leonardo Dias de Souza / Jesus Maria Herazo Warnes |
- Apoio na elaboração de material didático aos docentes nas disciplinas de Física 1 e 2. - Auxiliar na edição de vídeo aulas a serem utilizadas no desenvolvimento de disciplinas. - Apoio à edição e preparação de textos e figuras e gráficos usando programas científicos como apoio para as aulas dos docentes. - Auxiliar os docentes em atividades de extensão ou eventos científicos caso seja necessário. |
Aprovação nas disciplinas: Física 1 e Física 2 com nota mínima: 7,0 |
Coeficiente de rendimento. Avaliação síncrona*. Nota na disciplina referente ao apoio
Critérios de desempate 1- Coeficiente de rendimento. 2- Avaliação síncrona. 3- Nota na disciplina. |
01 |
5 |
Operações unitárias |
Fernanda Lini Seixas / Maraísa Lopes de Menezes |
O aluno monitor deverá auxiliar os professores na elaboração/revisão de materiais didáticos, tais como: apostilas, exercícios teóricos, vídeo aulas, entre outros. |
Aprovação nas disciplinas: Operações Unitárias A, B e C com nota mínima 7,0 |
Coeficiente de rendimento. Nota na disciplina referente ao apoio
Critérios de desempate 1- Nota na disciplina. 2- Coeficiente de rendimento. |
01 |
6 |
Disciplinas Práticas de Química do Curso de Licenciatura |
Jose Bento Suart Junior / Edmilson Antônio Canesin, Patrícia Salomão Garcia, Enio de Lorena Stanzani, Vanessa Vivian de Almeida, Rafael Block Samulewski, Augusto César Graceto |
Ao bolsista caberá a produção de material didático digital relacionado diretamente às atividades pertinentes às práticas de laboratório existentes ao longo do curso e/ou materiais de apoio. |
Aprovação nas disciplinas Lab. Quim Geral I e II, Química Analítica, Química Inorgânica, Análise Orgânica, Métodos Ópticos e Métodos de Separação com nota mínima 6,0. Conhecimento de softwares de edição de texto e softwares de edição de vídeos. |
Avaliação síncrona*
Critérios de desempate Coeficiente de rendimento |
01 |
7 |
Matemática/Física |
Liliana de Luca Xavier Augusto / Alisson de Carvalho Reinol |
Desenvolvimento e criação de jogos que relacionem conceitos básicos de matemática, física e lógica. |
Aprovação nas disciplinas: Cálculo 1 e Física 1. |
Coeficiente de rendimento. Avaliação síncrona*
Critérios de desempate 1- Avaliação síncrona. 2- Coeficiente de rendimento.
Será solicitado que o candidato realize uma apresentação contendo ideias de jogos que envolvam conceitos fundamentais de matemática, física, lógica ou sistemas de unidades, conteúdos fundamentais para os cursos de Engenharia. Nesta apresentação, o candidato deve incluir como o jogo poderá ser criado e montado para posterior aplicação a estudantes dos cursos de graduação do campus, bem como algumas as regras básicas de como jogá-lo. A apresentação deve ocorrer em, no máximo, 10 minutos. Os critérios que serão utilizados como avaliação da apresentação são: criatividade, domínio do assunto que o jogo envolve, comunicação, facilidade de montagem/criação do jogo e adequação ao tempo estipulado para apresentação. |
01 |
8 |
Fundamentos de Programação 1, Fundamentos de Programação 2, Introdução à Lógica para Computação |
Luiz Fernando Carvalho |
Auxiliar os docentes no planejamento e elaboração de material didático e execução de ações de ensino, compatíveis com o seu grau de conhecimento; Participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais como semana de curso, exposição tecnológica, feira de profissões, ou outros eventos promovidos pela Coordenação de curso |
Aprovação nas disciplinas: Fundamentos de Programação 1, Fundamentos de Programação 2, Introdução à Lógica para Computação com nota mínima 7,0 |
Avaliação síncrona*. Nota na disciplina referente ao apoio. Disponibilidade de tempo (considerando a carga horária total do aluno no semestre).
Critérios de desempate 1- Avaliação síncrona. 2- Disponibilidade de tempo (considerando a carga horária total do aluno no semestre). 3- Nota na disciplina referente ao apoio. |
01 |
9 |
Disciplinas Profissionalizantes (Engenharia Civil) |
Sarah Honorato Lopes da Silva |
-Auxiliar nos projetos de ensino (agendamento de bancas, divulgação) |
Aprovação na disciplina Metodologia da Pesquisa, Conhecimento em Pacote Microsoft Office. Não ter dependência (DP) em nenhuma outra disciplina. |
Coeficiente de rendimento
Critérios de desempate Coeficiente de rendimento |
01 |
* Presencial ou remota (link deverá ser divulgado pelo professor orientador com 24h de antecedência aos candidatos inscritos)
Referência: Processo nº 23064.007284/2022-30 | SEI nº 2881509 |