Boletim de Serviço Eletrônico em 03/08/2022

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS MEDIANEIRA

DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-MD

EDITAL 15/2022 - DIRGRAD-MD - RETIFICADO EM 02/08/2022

SELEÇÃO 2022-2 DE ESTUDANTES DE APOIO AOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do campus Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece no presente Edital, as inscrições para a seleção de estudantes para atuação no apoio ao corpo docente dos cursos de graduação do campus. O presente Edital e demais informações relativas encontram-se publicados no seguinte endereço eletrônico:http://portal.utfpr.edu.br/editais#b_start=0&c6=medianeira .

 

1. OBJETO

O presente Edital tem por objetivo selecionar estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação do campus Medianeira, para atuação no apoio ao corpo docente dos cursos de graduação do campus Medianeira, no segundo período letivo de 2022 (conforme calendário acadêmico da UTFPR). Os estudantes selecionados receberão auxílio financeiro na forma de bolsa. Este edital integra o conjunto de ações que visam a diminuição da evasão, retenção, e a melhoria da qualidade de ensino na UTFPR.

Os recursos destinados a este edital são oriundos da PROGRAD, Dotação Orçamentária: Fonte - Tesouro: 8100000000 - Ação 20RK (Funcionamento de Instituições Federais de Ensino Superior), elemento de despesa 339018.01, ação 20RK, PI do Programa de Apoio à Diminuição da E.R. e à Melhoria da Q.E.

 

2. VAGAS E REQUISITOS

2.1 - O candidato deve ser estudante regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UTFPR, campus Medianeira.

2.2 - A quantidade, descrição e demais requisitos para a candidatura a cada uma das vagas, estão detalhados no Anexo II.

2.3 - As vagas serão disponibilizadas exclusivamente por meio deste edital, sendo, portanto, a concessão da vaga condicionada ao atendimento do estabelecido no edital.

 

3. BOLSA E PERÍODO DE ATIVIDADES

3.1 - O valor da bolsa será de R$600,00 (seiscentos reais), correspondente a um período de 30 dias, e proporcional para períodos inferiores a 30 dias, conforme o Quadro 1.

Quadro 1 - Parcelas de bolsa, períodos de atividades e valores correspondentes.

Parcela (mês)

Período de atividades

Valor da bolsa

1 de 4 (set)

24/08/2022 a 22/09/2022

R$600,00

2 de 4 (out)

23/09/2022 a 23/10/2022

R$600,00

3 de 4 (nov)

24/10/2022 a 22/11/2022

R$600,00

4 de 4 (dez)

23/11/2022 a 21/12/2022

R$580,00

 

3.2 - A bolsa será depositada em conta bancária, exclusivamente em nome do estudante selecionado. É de responsabilidade do estudante a abertura da conta bancária em seu nome, caso não possua.
3.3 - A conta poderá ser em qualquer banco, incluindo banco digital, com cadastro no Sistema de Transferência de Reservas (STR), que pode ser consultado na lista disponibilizada pelo Banco Central do Brasil, em https://www.bcb.gov.br/pom/spb/estatistica/port/ASTR003.pdf.
3.4 - O estudante selecionado deverá manter seus dados bancários atualizados no Sistema de Alunos no Portal do Aluno da UTFPR (na aba de Dados Pessoais).
3.5 - A bolsa poderá ser interrompida por solicitação do professor orientador ou do estudante.
3.6 - O estudante exercerá suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR.

 

4. ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE DE APOIO AOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO

4.1 - Dedicar 15 (quinze) horas semanais para atividades de apoio ao corpo docente, em horários acordados com o professor orientador, não podendo os horários coincidirem com disciplinas nas quais se encontra matriculado.

4.2 - Auxiliar os docentes no planejamento e elaboração de material didático e execução de ações de ensino, compatíveis com o seu grau de conhecimento.

4.2.1 - Não é permitido ao estudante de apoio ministrar aulas em substituição aos docentes.

4.3 - Comprovar ao professor orientador o cumprimento das horas de atividades previstas para cada mês.

4.4 - Responder um questionário contendo questões objetivas e abertas a ser elaborado pela PROGRAD, relativo às atividades desenvolvidas e à sua experiência como estudante de apoio ao docente, ao término do período de atuação previsto no presente edital.

4.5 - Caso solicitado pelo professor orientador, participar de capacitação oferecida pela UTFPR ou outro meio, em tema relativo às suas atividades de apoio ao corpo docente.

4.6 - Caso solicitado pelo professor orientador, participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais, tais como: Semana Acadêmica de curso, Exposição Tecnológica, Feira de Profissões ou outros eventos promovidos pelas Coordenações de Curso, Departamentos Acadêmicos, Departamento de Educação ou Diretoria de Graduação.

4.7 - Comprometer-se a não acumular a bolsa referente ao presente edital com qualquer outra bolsa concedida pela UTFPR, excetuando-se bolsa concedida pelo Programa de Auxílio Estudantil - PAE da UTFPR.

4.8 - Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas.

 

5. INSCRIÇÕES

5.1 - As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma do Anexo I.

5.2 Somente serão aceitas inscrições mediante preenchimento de formulário on-line disponível abaixo, o qual deve ser preenchido e enviado do dia 03 de agosto de 2022 até as 18h do dia 10 de agosto de 2022: https://docs.google.com/forms/d/1tJW4AptO8g9T0mNOGhVv2RIwEu8bV-T7n1aPtJCQI-8/edit

 

5.3 Após preenchimento do formulário, o candidato deve fazer uma impressão de tela (print screen) de onde diz “Inscrição Realizada!”, com a confirmação dos dados fornecidos. Essa impressão é o comprovante de inscrição. Sem ela, o Departamento de Educação não se responsabiliza por eventuais problemas com o sistema.

5.4 Caso o nome do candidato não conste na lista de inscritos, a ser divulgada no dia 17/08/2022, deverá entrar em contato com o Departamento de Educação, nesta mesma data, através do e-mail: deped-md@utfpr.edu.br, com seu comprovante de inscrição (conforme item 5.3).

5.5 - Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio diferente daquele estabelecido neste Edital.

5.6 - Em caso de múltiplas inscrições do mesmo estudante, será considerada somente a realizada por último dentro do prazo de inscrições.

5.6 - Não será permitida a substituição daqueles ou a anexação de novos documentos após o período de inscrições.

5.7 - A UTFPR não se responsabiliza por inscrição não recebida devido a quaisquer motivos de ordem técnica ocorridos nos aparelhos eletrônicos ou conexão de dados do estudante.

 

6. DA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO

6.1 - A classificação e seleção dos candidatos, para cada uma das vagas, será realizada pelo professor orientador responsável pela respectiva vaga, conforme Anexo II.

6.2 - Caso considere necessário, o professor orientador poderá solicitar o apoio de outro(s) professor(es) ou da Coordenação de Curso para a classificação e seleção.

6.3 - A Coordenação do Curso ou chefia do Departamento deverá informar o resultado preliminar da seleção ao DEPED, no prazo estabelecido no cronograma do Anexo I.

 

7. DO RESULTADO PRELIMINAR, RECURSOS E RESULTADO FINAL

7.1 - O resultado preliminar, com a relação de classificação e seleção, será homologado e publicado pela DIRGRAD, conforme cronograma no Anexo I deste edital.

7.2 - Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos e fundamentados, poderão ser encaminhados até 18h do dia 18 de agosto de 2022.

7.3 - Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail deped-md@utfpr.edu.br, com o assunto RECURSO EDITAL 15/2022 - DIRGRAD.

7.4 - O resultado final, com a relação de classificação e seleção, será homologado e publicado pela DIRGRAD, conforme cronograma no Anexo I deste edital.

 

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 - Os prazos constantes neste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito.

8.2 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente edital serão dirimidas pela DIREGRAD, observada a legislação vigente.

8.3 - Ao participarem do presente edital, os estudantes assumem o compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste edital e demais legislações correlatas aplicáveis à matéria.

8.4 - O presente edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico:http://portal.utfpr.edu.br/editais#b_start=0&c6=medianeira .

8.5 - Para as questões decorrentes deste edital fica o Fórum da Justiça Federal, Subseção Judiciária da Cidade de Foz do Iguaçu, para dirimir eventuais questões decorrentes deste Edital

 

 

 

Medianeira, 01 de agosto de 2022.

 

 

(Assinado Eletronicamente)

 

 

EDUARDO EYNG

Diretor de Graduação e Educação Profissional

 

 

CLAUDIO LEONES BAZZI

Diretor Geral

 

 



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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EDUARDO EYNG, DIRETOR(A), em (at) 02/08/2022, às 18:01, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIO LEONES BAZZI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 03/08/2022, às 16:02, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO I

 

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO EDITAL

 

Atividades

Datas

Inscrição online dos candidatos

Início

03/08/2022

Término

18h do dia 10/08/2022

Divulgação da Lista de Inscritos

11/08/2022

Seleção dos candidatos

15/08/2022

Divulgação da lista dos estudantes selecionados

17/08/2022

Recurso da lista de estudantes selecionados

18/08/2022

Resultado final

19/08/2022

Início das atividades

24/08/2022

Orientação e assinatura de documentos feito pelo DEPED (Departamento de Educação)

22/08 a 26/08/2022

Período das atividades

24/08 a 21/12/2022

 

ANEXO II

 

VAGAS E REQUISITOS:

 

Departamento: DAALM

Disciplina/Código: Análise de Alimentos (EL55D)

N° de vagas: 1

 

Orientadora: Deisy Alessandra Drunkler

 

Critérios para seleção:

 

Para que o(a) aluno(a) possa concorrer à vaga, deve:

1. Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) nos cursos de Engenharia de Alimentos ou Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do campus Medianeira da UTFPR;

2. Ter disponível 15 (quinze) horas semanais para desenvolvimento das atividades;

3. Ter sido aprovado na disciplina de Análise de Alimentos (EL55D), ou equivalente;

4. Ter conhecimento de softwares de edição gráfica e de texto.

 

Critérios para classificação:

1. Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR) do estudante;

2. Média Aritmética Final (MF) do estudante na disciplina ou equivalente que se pleiteia a vaga

A Nota Final (NF) para classificação dos candidatos será obtida através da seguinte fórmula:

NF = (CR*10 + MF) / 2

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, da maior para a menor Nota Final (NF)

Critérios para desempate:

1. Maior Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR);
2. Período do curso mais avançado;
3. Maior idade.

 

 

Departamento: DAAMB

Disciplina/Código: Microbiologia Ambiental (EM55D)

N° de vagas: 1

 

Orientadora: Márcia Antônia Bartolomeu Agustini

 

Critérios para seleção:

 

  • Aprovação em Microbiologia Ambiental ou Microbiologia 1 e 2;
  • Desejável conhecimento de ferramentas de edição de textos, imagens e vídeos;
  • Cursar Engenharia Ambiental ou Tecnologia em Gestão Ambiental;
  • Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR) do estudante igual ou superior a 0,6;
  • Média Aritmética Final (MF) do estudante na(s) disciplina(s) que se pleiteia vaga de monitoria igual ou superior a 8,0;

 

* Critério de Classificação:

  • A Nota Final (NF) para classificação dos candidatos será obtida através da seguinte fórmula:
  • NF = (CR*10 + MF) / 2
  • Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, da maior para a menor Nota Final (NF).

*Critério de desempate:

1. Maior Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR);
2. Período do curso mais avançado;
3. Maior idade

 

 

Departamento: DACOM

Disciplina/Código: Programação Orientada a Objetos (CC53E)

N° de vagas: 1

 

Orientador: Everton Coimbra de Araujo

 

Critérios para seleção:

 

 

- Ser acadêmico do curso de Ciência da Computação

- Ter sido aprovado nas disciplinas que caracterizam a área da Monitoria pretendida. Ou seja, estar aprovado nas disciplinas de: Fundamentos de Programação, Linguagem de programação estruturada e Programação Orientada a objetos.

 

* Critério de Classificação:

- Maior média aritmética das notas das disciplinas: Fundamentos de Programação, Linguagem de programação estruturada e Programação Orientada a objetos.

* Critérios para Desempate (na ordem apresentada):
1. Maior nota em Fundamentos de Programação
2. Maior nota em Linguagem de programação estruturada
3. Maior nota em Sistemas Programação Orientada a objetos
 

 

 

Departamento: DAELE

Disciplina/Código: Análise de Sistemas de Potência 1 (EE57A)

N° de vagas: 1

 

Orientadora: Cristiane Lionço de Oliveira

 

Critérios para seleção:

 

Para que o(a) aluno(a) possa concorrer à vaga, deve:

1. Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) no curso de Engenharia Elétrica do campus Medianeira da UTFPR;

2. Ter disponível 15 (quinze) horas semanais para desenvolvimento das atividades;

3. Ter sido aprovado na disciplina de Análise de Sistemas de Potência 1 (EE57A-E71).

Critérios para classificação:

1. Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR) do estudante;

2. Média Aritmética Final (MF) do estudante na disciplina que se pleiteia a vaga.

A Nota Final (NF) para classificação dos candidatos será obtida através da seguinte fórmula:

NF = (CR*20 + MF) / 3

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, da maior para a menor Nota Final (NF)

Critérios para desempate:

1. Maior Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR);
2. Período do curso mais avançado;
3. Maior idade.

 

 

Departamento: DAFIS

Disciplina/Código: Física 1 (PP51B)

N° de vagas: 1

 

Orientador: Fabrício Tronco Dalmolin

 

Critérios para seleção:

 

- Ter sido aprovado na disciplina Física 1 ou equivalente;

- Ter sido aprovado na disciplina de Cálculo 1 ou equivalente;

- Ter sido aprovado na disciplina de Geometria Analítica ou equivalente.

Para seleção dos estudantes monitores serão considerados os seguintes critérios:

1. Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR) do estudante;

2. Média Aritmética Final (MF) do estudante na(s) disciplina(s) que se pleiteia vaga de monitoria;

* Critério de Classificação:

A Nota Final (NF) para classificação dos candidatos será obtida através da seguinte fórmula:

NF = (CR*10 + MF) / 2

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, da maior para a menor Nota Final (NF)

*Critério de desempate:

1. Maior Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR);
2. Período do curso mais avançado;
3. Maior idade

 

 

Departamento: DAHLA

Disciplina/Código: Língua Brasileira de Sinais 1 (CH52G)

N° de vagas: 1

 

Orientadora: Dayse Grassi Bernardon

 

Critérios para seleção:

 

- Ser acadêmico regularmente matriculado no curso de Ciência da Computação

- Ter sido aprovado na disciplina de Libras I

 

* Critério de Classificação:

-  Maior nota na disciplina de Libras 1 (peso 80%)

- Estar matriculado no mínimo no 4º. Período do curso de Ciência da computação (20%).

* Critérios para Desempate (na ordem apresentada):

1. Maior Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR);
2. Período do curso mais avançado;
3. Maior idade

 

 

Departamento: DAMAT

Disciplina/Código: Cálculo Diferencial e Integral 1 (PP51A)

N° de vagas: 1

 

Orientador: Fausto Pinheiro da Silva

 

Critérios para seleção:

 

- Ter sido aprovado na disciplina: Cálculo Diferencial e Integral 1

- Ter sido aprovado na disciplina: Geometria Analítica e Álgebra Linear

 

* Critério de Classificação:

Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR) do estudante;

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, do maior para o menor Valor do Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR) do estudante.

* Critérios para Desempate (na ordem apresentada):

 

1. Período do curso mais avançado;
2. Maior média aritmética entre as notas da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 e da disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear;

3. Maior idade

 

 

Departamento: DAMEC

Disciplina/Código: Manutenção em Sistemas de Refrigeração e Ar Condicionado (MEC116)

N° de vagas: 1

 

Orientador: Paulo Cesar Tonin

 

Critérios para seleção:

 

- Ter sido aprovado na disciplina de Desenho Técnico 2
- Ter sido aprovado na disciplina de Manutenção em Sistemas de Refrigeração e Ar-condicionado.

 

* Critérios de Classificação:


1. Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR) do estudante;
2. Média Aritmética Final (MF) do estudante na(s) disciplina(s) que se pleiteia vaga de monitoria;

A Nota Final (NF) para classificação dos candidatos será obtida através da seguinte fórmula:
NF = (CR*10 + MF) / 2


Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, da maior para a menor Nota Final (NF)


*Critérios de desempate:
1. Maior Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR);
2. Período do curso mais avançado;
3. Maior idade

 

 

Departamento: DAPRO

Disciplina/Código: Fundamentos de Engenharia de Segurança do Trabalho (PP51E)

N° de vagas: 1

 

Orientador: Peterson Diego Kunh

 

Critérios para seleção:

- Estar matriculado no curso de Engenharia de Produção, a partir do 4º período;

- Ter sido aprovado na disciplina de Fundamentos de Engenharia de Segurança do Trabalho (PP51E).

- Ter conhecimento de tecnologias/plataformas usadas em aulas e atividades remotas.

 

* Critério de Classificação:

- Média aritmética das notas da disciplina Fundamentos de Engenharia de Segurança do Trabalho e o coeficiente de rendimento.

*Critério de desempate:

1. Maior Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR);
2. Período do curso mais avançado;
3. Maior idade

 

 

Departamento: DAQUI

Disciplina/Código: Química Orgânica (EG52B)

N° de vagas: 1

 

Orientadora: Aline Coqueiro

 

Critérios para seleção:

 

- Ter sido aprovado(a) na disciplina de química geral teórica (QUI103), ou equivalente;

- Ter sido aprovado(a) na disciplina de química orgânica teórica 1 (QUI110), ou equivalente;

- Ser preferencialmente do curso de Licenciatura em Química, porém não havendo candidatos(as) habilitados(as) de tal curso, um(a) candidato(a) de outro curso poderá ser selecionado(a).
 

Para seleção dos estudantes monitores serão considerados os seguintes critérios:

1. Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR) do estudante;

2. Média Final (MF) do estudante na disciplina de química orgânica 1 (QUI110), ou equivalente.

* Critério de Classificação:

A Nota Final (NF) para classificação dos candidatos será obtida através da seguinte fórmula:

NF = (CR + MF) /2

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, da maior para a menor Nota Final (NF)

*Critério de desempate:

1. Maior Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR);
2. Período do curso mais avançado;
3. Maior idade