Boletim de Serviço Eletrônico em 31/08/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS MEDIANEIRA

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS MEDIANEIRA

 

EDITAL CONJUNTO Nº 01/2022 – DIRPPG/DIRGRAD-MD

EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA E PORTUGUESA para estrangeiros

 

A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) e a Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do Campus Medianeira (MD) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), tornam pública a realização do Exame de Proficiência em Língua Inglesa e em Língua Portuguesa para Estrangeiros, destinado aos alunos regularmente matriculados nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR.

 

Da Condição para a Inscrição

Poderão realizar o Exame de Proficiência em Língua Inglesa e Portuguesa para Estrangeiros os alunos matriculados como regulares nos Programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu) da UTFPR.

São disponibilizadas 50 (cinquenta) vagas para realização do exame em Língua Inglesa e 10 (dez) vagas para realização do exame em Língua Portuguesa para Estrangeiros.

Preferencialmente, as vagas serão preenchidas pelos discentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do campus Medianeira.

Havendo vagas remanescentes, estas poderão ser ocupadas por discentes de outros Programas de Pós-Graduação, desde que atendam ao item “1.1”.

As vagas serão preenchidas seguindo a ordem cronológica de inscrição.

 

Período e local de inscrição

As inscrições deverão ser realizadas no período de 23/09/2022 à 30/09/2022.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por e-mail encaminhado para secppg-md@utfpr.edu.br, dentro do prazo estabelecido para inscrição, contendo as seguintes informações:

Nome do candidato:

Número de matrícula:

Programa de Pós-Graduação:

CPF:

Telefone:

E-mail:

As inscrições homologadas serão divulgadas no dia 04/10/2022 na página do edital.

O prazo para recurso relacionado a homologação das inscrições será de 48 (quarenta e oito) horas a partir da publicação da homologação.

O recurso deverá ser enviado para o e-mail secppg-md@utfpr.edu.br dentro do prazo estipulado no item 2.4.

 

 

Data e local da Prova

A prova de proficiência em inglês será realizada no dia 22/10/2022, no Campus Medianeira da UTFPR, sala L-45, com início às 14h00 e duração de 180 minutos (3 horas).

A prova de proficiência em português será realizada no dia 22/10/2022, no Campus Medianeira da UTFPR, sala I-44, com início às 9h00 e duração de 180 minutos (3 horas).

O candidato deverá comparecer ao local determinado para a realização da prova com antecedência mínima de quinze minutos do horário fixado para o seu início, munido de:

Caneta esferográfica (trinta preta ou azul-escuro);

Documento oficial/original de identificação com foto.

Candidatos que chegarem após o início do teste não poderão realizar a prova.

 

Das Provas

As provas de proficiência serão elaboradas pelo CALEM (Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas) e DAHLA (Departamento Acadêmico de Humanas, Letras e Artes) do Campus Medianeira. Consistirá na apresentação de textos em língua inglesa e língua portuguesa sobre assuntos gerais e envolverá questões de interpretação e tradução de textos.

Para a proficiência em língua inglesa é permitido o uso de dicionário impresso do tipo inglês-português e/ou português-inglês.

Não será permitida a troca ou empréstimo de dicionário durante a realização da prova;

Não será fornecido, em hipótese alguma, dicionário ao candidato.

Para a proficiência em língua portuguesa é permitido o uso de dicionário impresso do tipo língua estrangeira-português e/ou português-língua estrangeira.

 

Resultado

A nota mínima para ser Aprovado no Exame de Proficiência em Língua Inglesa e Portuguesa é de 7,0 (sete) pontos.

O resultado parcial será divulgado na página de Editais do Campus Medianeira (http://portal.utfpr.edu.br/editais#c5=aberto&b_start=0&c6=medianeira) no dia 18 de novembro de 2022.

O prazo para recurso relacionado ao resultado parcial será de 21/11/2022 à 22/11/2022.

O recurso deverá ser enviado para o e-mail secppg-md@utfpr.edu.br dentro do prazo estipulado no item 5.3.

O resultado final será divulgado na página de Editais do Campus Medianeira (http://portal.utfpr.edu.br/editais#c5=aberto&b_start=0&c6=medianeira) no dia 25 de novembro de 2022.

 

Cronograma

O Exame de Proficiência em Língua Inglesa e Língua Portuguesa para Estrangeiros seguirá o cronograma abaixo:

 

Considerações finais

O recurso deverá ser individual, devidamente fundamentado. O recurso interposto fora do prazo não será recebido.

O prazo para interposição do recurso é preclusivo e comum a todos os candidatos.

O recurso interposto em desacordo com este Edital não será recebido.

Os recursos serão recebidos sem efeito suspensivo, exceto no caso de ocasionar prejuízos irreparáveis ao candidato, caso que deverá ser cabalmente comprovado.

Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos.

Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Medianeira.

O presente Edital será publicado no Portal Institucional e no Boletim de Serviços da UTFPR.

O fórum para dirimir eventuais litígios legais, é o da Justiça Federal da cidade de Foz do Iguaçu.

 

 

GUSTAVO VINICIUS BASSI LUKASIEVICZ

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação

 

 

EDUARDO EYNG

Diretor de Graduação e Educação Profissional

 

 

CLAUDIO LEONES BAZZI

Diretor-Geral do Campus Medianeira


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUSTAVO VINICIUS BASSI LUKASIEVICZ, DIRETOR(A), em (at) 29/08/2022, às 14:14, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIO LEONES BAZZI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 30/08/2022, às 13:45, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EDUARDO EYNG, DIRETOR(A), em (at) 30/08/2022, às 17:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2903811 e o código CRC (and the CRC code) B1D0E850.



 


Referência: Processo nº 23064.040185/2022-60 SEI nº 2903811