Boletim de Serviço Eletrônico em 24/08/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

COORD. PROG.POS-GRAD. EM TECNOLOGIA - CT

 

EDITAL nº 04/2022

 

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO EM 2023 NO CURSO DE MESTRADO EM TECNOLOGIA E SOCIEDADE

 

A Diretora Geral do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições, torna público o edital do Processo de Seleção para ingresso no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade em 2023, com área de concentração em Tecnologia e Sociedade, conforme processo definido pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), e disposto no Regimento Interno do PPGTE.

1. DO NÚMERO DE VAGAS

1.1. Este processo de seleção visa ao preenchimento de até trinta e sete (37) vagas para o curso de mestrado em Tecnologia e Sociedade.

1.2. Serão reservadas  30% do total de vagas desta seleção para candidaturas afrodescendentes. Em atendimento ao disposto no Art. 4o, Inciso I, da Resolução no. 68/2021 do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação (COPPG) da UTFPR,  serão considerados pretos ou pardos os candidatos que se autodeclararem como tal durante o ato da inscrição no processo seletivo, considerando as categorias raciais definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde são considerados pretos ou pardos (negros) os candidatos que apresentarem o fenótipo desse grupo racial.

1.3 Serão destinadas duas vagas (02) adicionais ao total de 37 para candidatos(as) autodeclarados(as) indígenas, para concorrência exclusiva deste público.

1.4 Serão destinadas duas vagas adicionais (02) ao total de 37 para candidatos(as) autodeclarados(as) Pessoas com Deficiência (PcD), para concorrência exclusiva deste público.

1.5  Os candidatos afrodescendentes, indígenas ou PcD,que optarem pelas cotas, concorrerão exclusivamente a estas vagas reservadas, não podendo solicitar alteração de concorrência para as vagas regulares durante ou ao final do processo seletivo.

1.6. De acordo com a Resolução nº. 079/12-COPPG, de 26 de junho de 2012 da UTFPR, serão disponibilizadas a servidores de Instituições de Ensino Superior Públicas, com as quais a UTFPR tenha convênios específicos para fins de qualificação de pessoal, um adicional de até 20% das vagas ofertadas.

1.7. No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos neste edital, o candidato que concorrer às vagas reservadas deverá encaminhar a documentação prevista nos Arts. 8º., 9º, 11º. da Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021, em função da vaga pretendida, a saber:

I.  para negros (pretos ou pardos) deverá entregar autodeclaração em que se enquadra nesta categoria, conforme modelo do Anexo I deste Edital.

II. para pessoa com deficiência deve entregar os seguintes documentos:

a) atestado médico emitido nos últimos 12 (doze) meses ou laudo de deficiência permanente, assinado por um médico especialista na área da deficiência alegada pelo candidato, contendo o grau ou nível de deficiência, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID) e um parecer do médico contendo as necessidades específicas, considerando as peculiaridades da deficiência;

b) exame de audiometria para candidatos com deficiência auditiva, realizado nos últimos 12 (doze) meses e parecer específico com restrições e/ou recomendações;

c) exame oftalmológico em que constem a acuidade visual para candidatos com deficiência visual, realizado nos últimos 12 (doze) meses e parecer específico.

d) Os atestados, exames e laudos médicos deverão obrigatoriamente apresentar CID, nome legível, carimbo e assinatura do profissional e CRM.

III.  para indígenas deve entregar, ao menos um dos seguintes documentos:

a) Cópia do registro administrativo de nascimento indígena (RANI); ou

b) Declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena e assinada pela liderança competente.

1.8  Uma comissão institucional do Campus Curitiba da UTFPR fará a análise e deferimento/indeferimento das documentações encaminhadas pelos candidatos pertencentes aos grupos de pessoas negras (pretas ou pardas), de indígenas e de PcD.

1.9  Neste processo seletivo serão preservados os princípios de mérito acadêmico, não sendo permitido nenhum tipo de diferenciação de etapas do processo e de notas eliminatórias para os(as) candidatos(as) que optarem pelo acesso nas diferentes modalidades tratadas nos itens 1.2, 1.3 e 1.4 deste edital.

2. DAS DATAS E PERÍODOS

Passos

Ação

Data ou Período*

1

Inscrições

01/09/2022 à 30/09/2022

2

Divulgação da relação de inscritos(as)

07/10/2022

3

Divulgação dos aprovados na Etapa  1: análise da carta de intenção, da proposta de projeto de pesquisa e do currículo Lattes

14/11/2022

4

Divulgação do resultado final da Etapa 1 e convocação para a Etapa 2: Entrevistas.

Até 21/11/2022

5

Etapa 2: Entrevistas

22/11/2022 à 30/11/2022

6

Divulgação dos resultados da Etapa 2: Entrevistas

10/12/2022

7

Divulgação do resultado final da Etapa 2 e publicação da relação dos(as) candidatos(as) aprovados(as) para ingresso na turma 2023.

 Até 16/12/22

8

Processo de Matrícula

A definir pelo PPGTE

 

O período de matrícula será definido pelo Colegiado do PPGTE, após o encerramento do 3o quadrimestre do  ano letivo de 2022, quando será comunicado aos(às) candidatos(as) aprovados(as) no processo seletivo.

*Para efeitos de prazos, é considerado o fuso horário de Brasília/DF.

3. DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo inclui uma primeira etapa eliminatória em que se realiza uma análise conjunta da carta de intenção, do projeto de pesquisa e do currículo no formato lattes, seguida por uma segunda etapa eliminatória e classificatória de entrevista.

Etapa

Ação

Caráter

1

Análise da proposta da carta de intenção, do projeto de pesquisa e do currículo no formato lattes

Eliminatório

2

Entrevista

Eliminatório e classificatório

 

Mais detalhadamente, o processo tem as seguintes atividades:

  1. Publicação do edital: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgte/editais

  1. Período de Inscrições: preenchimento da ficha de inscrição e envio da documentação via site.

  2. Divulgação e homologação das inscrições recebidas;

  1. Distribuição e avaliação das propostas de projetos de pesquisa, das cartas de intenção e dos currículos no formato Lattes nas linhas de pesquisa;

  1. Divulgação da relação dos(as) selecionados(as) para entrevistas;

  2. Divulgação do cronograma de entrevistas;

  3. Entrevistas;

  4. Homologação pelo Colegiado do PPGTE da relação dos(as) candidatos(as) aprovados(as);

  5. Divulgação da relação dos(as) candidatos(as) aprovados(as) no processo de seleção;

  6. Análise de recursos interpostos (conforme disposto no Item 8 deste Edital);

  7. Processo de Matrícula.

 

  1. DA INSCRIÇÃO

Período de inscrições: de 01 a 30 de setembro de 2022.

4.1. Documentação a ser submetida no ato da inscrição:

  1. Ficha de inscrição: A ficha estará disponível no link: https://sistemas2.utfpr.edu.br/dpls/sistema/acad01/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=1&p_curscodnr=246&p_cursoanonr=2023

- A ficha de inscrição deverá ser preenchida com todas as informações solicitadas.

- Será garandido  o uso do nome social em todas as fases da seleção.

- No Anexo II deste Edital encontra-se a relação dos(as) docentes do PPGTE que irão ofertar vagas de doutorado e os seus respectivos interesses de pesquisa.

 

  1. Carta de intenção: A carta de intenção deve seguir o modelo disponível em: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgte/editais

  2. Proposta de Projeto de Pesquisa, para fins deste processo de seleção;

  1. A proposta de projeto de pesquisa deve seguir o modelo disponível em: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgte/editais

  1. A redação da proposta do projeto de pesquisa deve seguir as normas  da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou outras associações congêneres;

  1. Currículo atualizado no formato Lattes (Modo “Completo”): O currículo deve ser preenchido na Plataforma Lattes, e em nenhuma hipótese será aceito outro formato ou tipo de currículo.

  2.  

4.2 Organização e Envio da Documentação

A ficha de inscrição, o currículo no formato Lattes, a proposta de projeto de pesquisa, a carta de intenção e a autodeclaração de identidade (conforme anexo I, quando for o caso) devem ser enviados em formato PDF por meio da seguinte página: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgte/documentos/formularios. Cada arquivo não pode exceder 10MB.

Os respectivos arquivos de inscrição, carta de intenção, currículo e proposta de projeto devem ser nomeados da seguinte maneira:

  1. Devem iniciar com o Identificador do Curso: “M” para mestrado;

Incluir sub traço, traço rasteiro ou underscore (_) como separador;

  1. Devem Incluir Prenome e Sobrenome do(a) candidato(a), sem espaços; Incluir sub traço, traço rasteiro ou underscore (_) comoseparador;

  1. Devem Incluir o Dia e o Mês do Nascimento, no formato “DDMM”;

Incluir sub traço, traço rasteiro ou underscore (_) como separador;

  1. Devem Incluir Identificador do Arquivo: “FI” para Ficha de Inscrição, “CL” para Currículo atualizado no Formato  Lattes Completo, "CA" para Carta de Intenção; e “PP” para Proposta de Projeto de Pesquisa.

  1. Devem terminar com o tipo do arquivo “.pdf”

 

Exemplos:

  1. Documentos (FI, CL, PP e CA) do candidato ao mestrado (M) João da Silva Torres, nascido no dia 7 de abril. Os nomes dos arquivos a submeter seriam:

M_JoaoTorres_0704_FI.pdf M_JoaoTorres_0704_CL.pdf M_JoaoTorres_0704_PP.pdf M_JoaoTorres_0704_CA.pdf

 

  1. Documentos (FI, CL, PP e CA) da candidata ao mestrado (M) Maria Lopes Alves, nascida no dia 23 de outubro. Os nomes dos arquivos a submeter seriam:

M_MariaAlves_2310_FI.pdf M_MariaAlves_2310_CL.pdf M_MariaAlves_2310_PP.pdf M_MariaAlves_2310_CA.pdf

 

  1. Observações Gerais quanto às Inscrições:

  1. Não serão realizadas inscrições no PPGTE ou na Secretaria da Pós-Graduação (DIRPPG-CT);

  1. O não envio da documentação solicitada no ato da inscrição acarretará na eliminação do(a) candidato(a) do processo de seleção;

  1. Não será permitida a substituição de documentos ao longo do processo;

  2. Ao se inscrever, o(a) candidato(a) aceita os termos constantes do presente edital;

  1. Candidatos(as) que necessitem de condições especiais para a realização de certas etapas do processo seletivo deverão solicitá-las por meio de um contato direto com a Comissão de Seleção do  Programa, por e-mail (selecaoppgte-ct@utfpr.edu.br), impreterivelmente durante o período das inscrições. A realização das etapas previstas no processo de seleção por parte desses (as) candidatos(as) fica condicionada a esta solicitação formal.

 

5.DA CARTA DE INTENÇÃO, DA PROPOSTA DE PROJETO DE PESQUISA E DO CURRÍCULO NO FORMATO LATTES

A apreciação e análise da carta de intenção e da proposta do projeto de pesquisa têm caráter eliminatório. A apreciação do currículo no formato Lattes será qualitativa, aderente à linha de pesquisa do PPGTE indicada no ato da inscrição, tomando por base a produção intelectual e suas relações com a experiência acadêmica e/ou profissional, com a participação em iniciativas e projetos de pesquisa, de extensão, educacionais e projetos de popularização do conhecimento, o envolvimento e a organização de eventos e a supervisão de atividades e pessoas. A bibliografia recomendada para este processo seletivo está disponível no Anexo III deste Edital

5.1Da carta de intenção

  1. A redação da carta de intenção deve se limitar aos conteúdos, formatação, tamanho e ao teor especificados no modelo disponível no item 4.1., item 2;

  1. O tamanho do arquivo da carta de intenção não pode superar 10MB.

5.2 Das características e critérios da avaliação da carta de intenção

  1. A carta de intenção será avaliada por pelo menos dois (duas) docentes do PPGTE;

  2. A carta receberá nota em uma escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez);

  3. Os critérios de avaliação da carta de intenção são:

  1. adequação da carta de intenções à proposta de projeto de pesquisa;

  2. articulação entre a experiência acadêmica e/ou profissional e o projeto de pesquisa;

  1. aderência da proposta aos estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e articulações às linhas e aos grupos de pesquisa  vinculados ao PPGTE;

  1. argumentação e pertinência das produções indicadas aos estudos CTS e articulações às linhas e aos grupos de pesquisa vinculados ao PPGTE.

       Para cada critério será atribuída uma nota entre 0,0 (zero) e 10,0 (dez). A nota final da carta de intenção será obtida pela média aritmética das notas de cada critério.

5.3 Da proposta de projeto de pesquisa

  1. A proposta de projeto deve ter entre 3.000 e 6.000 palavras, incluindo preâmbulo e seção de referências;

  2. A redação da proposta de projeto de pesquisa deve seguir o estilo de documentação e referências de redação acadêmica recomendadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ou outras associações congêneres.

  3. A proposta de projeto de pesquisa deve demonstrar aderência à linha de pesquisa indicada na ficha de inscrição. Deve contextualizar o problema de pesquisa, justificar o recorte do objeto, indicar os procedimentos metodológicos associados aos objetivos e resultados almejados, e discutir eventuais desafios e limitações do projeto.

  1. O tamanho do arquivo da proposta de projeto de pesquisa não pode superar 10MB;

5.4 Das características e critérios da avaliação da proposta de projeto de pesquisa

  1. A proposta de projeto de pesquisa será avaliada por pelo menos dois(duas) docentes do PPGTE;

  2. A proposta de projeto de pesquisa receberá nota em uma escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez);

  3. Os critérios de avaliação da proposta de projeto de pesquisa são:

  1. aderência da proposta aos estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no âmbito da(s) linha(s) de  pesquisa indicada(s) pelo(a) candidato(a);

  2. consistência e clareza da hipótese ou questão de pesquisa;

  1. problematização da fundamentação teórica;

  1. coerência e exequibilidade na escolha de métodos e técnicas de pesquisa;

  1. uso da escrita acadêmica, de normas e estilos.

            Para cada critério será atribuída uma nota entre 0,0 (zero) e 10,0 (dez). A nota final proposta de projeto de pesquisa será obtida pela média aritmética das notas de cada critério.

5.5 Da nota final da etapa avaliação da carta de intenção, da proposta de projeto de pesquisa e do currículo no formato Lattes

  1. Serão aprovados(as) nesta etapa os(as) candidatos(as) que obtiverem a nota igual ou superior a 7,0 (sete), em uma escala de 0,0 a 10,0;

  1. A nota resultante desta etapa é obtida pela média ponderada das notas da carta de intenção (peso 3,0) e da proposta de projeto de pesquisa (peso 7,0), conforme a fórmula a seguir:

NOTA = ((NCA*3,0) + (NPPP*7.0)) / 10.0, em que:

NOTA é a nota da etapa;

NCA é a nota da avaliação da carta de intenção; e

NPPP é a nota da avaliação da proposta de projeto de pesquisa.

6. DA ENTREVISTA

A entrevista consiste na arguição, pela banca examinadora, e respectiva defesa, pelo(a) candidato(a) acerca da Carta de Intenção e da Proposta de Projeto de Pesquisa enviada a este processo seletivo.

A etapa de entrevistas é eliminatória e classificatória.

Período das entrevistas: de 22 de novembro a 30 de novembro de 2022.

A entrevista será realizada por docentes do PPGTE, por videoconferência, tendo o cronograma e as ferramentas divulgadas no site do PPGTE.

6.1 Características da entrevista

  1. As entrevistas serão realizadas por videoconferência;

  2. O não comparecimento à entrevista via videoconferência, na data e horário definidos e publicados no  site do PPGTE implica na eliminação do(a) candidato(a) do processo de seleção. O link para as entrevistas será encaminhado via e-mail pelas bancas avaliadoras;

  3. A entrevista será realizada por uma banca constituída por, no mínimo, dois (duas) docentes do  PPGTE;

  4. Ao se inscrever no processo de seleção o(a) candidato(a) expressa consentimento livre e esclarecido em ter registradas sua imagem, sua voz, e o ambiente de onde vier a realizar a entrevista, apenas para fins deste processo de seleção, aceitando assim que esta seja  gravada;

  5. As entrevistas poderão ser gravadas, sem caráter de obrigatoriedade e com a anuência dos(das) envolvidos(as), de modo a comprovar a identidade do(a) candidato e suas respostas à banca;

  6. Caso não seja viável o registro, em vídeo ou áudio, parcial ou completo, da entrevista por parte do PPGTE, o parecer da banca o substitui;

  7. Estes registros serão de acesso restrito à comissão de seleção e permanecerão arquivados até a conclusão do processo de seleção. Findo o processo seletivo, estas gravações serão destruídas.

  8. As gravações não serão divulgadas;

  9. A entrevista está restrita a(o) candidata(o) e aos(as) entrevistadores(as).

6.2 Dos critérios de avaliação da entrevista

A avaliação da entrevista obedece à qualidade da apresentação e das respostas do(a) candidato(a) à arguição da banca, distribuída entre os seguintes critérios:

  1. Defesa da carta de intenção e projeto de  pesquisa;

  1. Aderência do projeto de pesquisa aos estudos CTS e  à(s) linha(s) de pesquisa indicada(s);

  1. Viabilidade de desenvolvimento da proposta do projeto de pesquisa;

  1. Relevância da trajetória profissional e/ou acadêmica e pessoal para o desenvolvimento do projeto de pesquisa.

Para cada critério será atribuída uma nota entre 0,0 (zero) e 10,0 (dez). A nota final da entrevista será obtida pela média aritmética das notas de cada critério.

Serão aprovados(as) nesta etapa os(as) candidatos(as) que obtiverem a nota igual ou superior a 7,0 (sete), em uma escala de 0,0 a 10,0.

7. DO RESULTADO FINAL E DA DIVULGAÇÃO DA RELAÇÃO DE APROVADOS(AS)

7.1 A nota final do(a) candidato(a) neste processo seletivo é composta pela média aritmética das notas obtidas nas Etapas 1 e 2 do processo seletivo.

7.2 A lista dos(as) candidatos(as) aprovados(as) para ingresso no PPGTE em 2023, considerando o número de vagas deste processo de seleção, será publicada no site do PPGTE de acordo com o cronograma disposto no item 2 desse Edital.

 

8. DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

8.1. A interposição de recursos pode ocorrer até 24 horas após a publicação dos resultados das etapas do processo seletivo;

8.2. A interposição de recursos, fundamentados e circunstanciados nos termos e critérios do presente edital, deverá ser encaminhada para o e-mail selecaoppgte-ct@utfpr.edu.br.

 

9. DA MATRÍCULA

O período específico de matrícula será divulgado pelo PPGTE, conforme item 2 deste Edital. Durante o processo de matrícula é necessário apresentar a seguinte documentação e entregar as respectivas fotocópias, para reconhecimento, conforme a Lei no 13.726, de 2018:

  1. Carteira de identidade;

  2. Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou, se estrangeiro, passaporte;

  3. Certidão de nascimento ou casamento;

  4. Diploma de Graduação;

  1. Para a graduação no Brasil, o(a) candidato(a) poderá apresentar, no ato da matrícula, comprovante de diploma de graduação em trâmite, sendo-lhe concedido 12 meses de prazo para a apresentação do diploma. O não cumprimento deste prazo implicará desligamento do curso.

  1. A não entrega da documentação comprobatória ou o não cumprimento do prazo estipulado para a matrícula implica na perda da vaga;

Observações sobre a documentação:

  1. Em atendimento ao Decreto nº 8.660/2016 e ao Regulamentado pela Resolução CNJ nº 228, de 22 de junho de 2016, que promulga a Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros (Convenção de Haia), elimina-se a exigência de autenticação de documentos estrangeiros (diplomas, títulos, históricos escolares, programas de curso etc) com exceção de selo ou carimbo dado pela autoridade competente do país donde o documento é originário, desde que este seja signatário da referida convenção.

  1. Para a matrícula, pode ser solicitada a tradução dos documentos (Diplomas, Históricos Escolares e outros), a ser feita por tradutor público juramentado, de documentação em língua estrangeira.

Observações sobre candidatos(as) estrangeiros(as):

1. O(A) candidato(a) estrangeiro(a) aprovado(a) é responsável pela obtenção do(s) visto(s) para sua permanência no Brasil durante a realização do curso de mestrado; pela apresentação de documentos comprobatórios junto aos órgãos pertinentes, como, também, pelo provimento de recursos para sua subsistência no país.

10. DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, DO FORO E DA VIGÊNCIA DESTE EDITAL

  1. Ao se inscrever, o(a) candidato(a) aceita as condições, critérios e normas estabelecidas neste edital, delas não podendo alegar desconhecimento;

  1. As informações prestadas na inscrição são de inteira responsabilidade do(a) candidato(a), dispondo  a Comissão de Seleção do direito de cancelar e indeferi-la sempre que se verifique que as informações são incorretas, incompletas ou inverídicas, implicando na não satisfação das condições  estabelecidas neste Edital;

  2. O PPGTE não se obriga a preencher todas as vagas ofertadas. O preenchimento das vagas ofertadas neste Processo Seletivo depende do número de candidatos com pontuação final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das etapas do processo seletivo;

  1. As atividades acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade e do curso de mestrado em Tecnologia e Sociedade, naquilo que concerne disciplinas obrigatórias, estão previstas de segunda-feira a sexta-feira, e, distribuídas preferencialmente no período matutino. Outras atividades, inclusive disciplinas, podem ser ofertadas nos períodos vespertino ou noturno, ou  mesmo em outros dias da semana, conforme as atividades de pesquisa exigirem;

  1. A duração mínima do mestrado será de doze (12) meses e a máxima de vinte e quatro (24) meses;

  1. Os casos omissos neste Edital serão decididos pela Comissão de Pós-Graduação (CPG) do PPGTE;

  2. Estabelece-se como foro para questões relativas a este edital o Foro da Justiça Federal em Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.

  3. Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no site do PPGTE, disponível em http://ppgte.ct.utfpr.edu.br.

 

ANEXO I

Autodeclaração de Identidade

 

Eu, _______________________________________________, RG/Passaporte n° _______________ , CPF n° __________________, declaro minha identidade ________________________, para atender aos critérios de reserva de vagas deste edital do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Declaro estar ciente que em caso de falsidade nesta declaração, estarei passível ao indeferimento da matrícula, e no caso de estar matriculado ou matriculada, ao cancelamento da mesma.

       Ratifico serem verdadeiras as informações prestadas, estando ciente de que a informação falsa incorrerá no Artigo 299 do Código Penal (Falsidade Ideológica). Declaro que estou ciente do Edital de Seleção e que estou de acordo com o seu conteúdo.

 

 

 

_____________________________________________

Assinatura

 

ANEXO II

 

Processo Seletivo 2023 – Linhas de pesquisa – Curso Mestrado

Linha de Pesquisa: Mediações e Culturas

Docentes

Interesses de pesquisa

Leonelo Dell Anhol Almeida

Acessibilidade e Inclusão digital; Participação e democracia no projeto e na adoção de tecnologias computacionais; Teorias e

métodos de Interação Humano-Computador de terceira onda.

Luciana Martha Silveira

Arte, tecnologia e sociedade; Arte brasileira; Mulheres artistas na arte brasileira; Técnica e tecnologia pictórica na arte brasileira.

Marilda Lopes Pinheiro Queluz

História da arte e do design no Brasil, história do humor gráfico

(caricatura, charge e quadrinhos) brasileiro

Marilia Abrahão Amaral

Interação Humano Computador na perspectiva da terceira onda;

Informática Inclusiva na Educação Presencial; Educação em Informática; Computação e Sociedade.

Marinês Ribeiro dos Santos

Teoria e história do design na perspectiva feminista; Cultura material, gênero e espaço doméstico; Cultura material, gênero e

raça/etnia

Nestor Cortez Saavedra Filho

Mediação Tecnológica no Ensino de Ciências; Relações entre a Sociologia do Conhecimento Científico (Science Studies) e o Ensino de Ciências; A Mobilidade Urbana como Tema Gerador para o Ensino de Ciências.

Ronaldo de Oliveira Corrêa

Teoria, História e Crítica do Design; Teorias de Cultura Material; Arquivos, Exposições e Museus.

 

Linha de Pesquisa: Tecnologia e Desenvolvimento

 

Docentes

Interesses de pesquisa

 

Christian Luiz da Silva

Políticas Públicas; Desenvolvimento Territorial Sustentável; Cidades e Territórios; Economia Circular e Desenvolvimento

 

Dario Eduardo Amaral Dergint

Tecnologia e Inovação. Startups e Territorialidade.

 

Eloy Fassi Casagrande

Desenvolvimento Territorial Sustentável, Cidades Sustentáveis, Mobilidade Sustentável, Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Energias Renováveis, Ecodesign e Economia Circular e Ecológica.

 

Maclovia Corrêa da Silva

Educação Ambiental e Sustentabilidade; Cidades e Territorialidades; Gestão dos Resíduos Sólidos.

 

Silvestre Labiak Junior

Habitats de Inovação; Tecnologia e Inovação.

 

Valdir Fernandes

Ciência, Sociedade e Desenvolvimento; Epistemologia e Interdisciplinaridade; Epistemologia das Ciências da Sustentabilidade; Avaliação de Sustentabilidade.

 

 

Linha de Pesquisa: Tecnologia e Trabalho

Docentes

Interesses de pesquisa

Andrea Maila Voss Kominek

Raça, Gênero, Tecnologia e Trabalho; Branquitude Crítica e Sociedade; Educação para as Relações Étnico-Raciais, Ciência e Sociedade.

Claudia Nociolini Rebechi

Comunicação, trabalho e tecnologia; Discursos, narrativas, prescrições e práticas comunicacionais inerentes às lógicas de gestão e organização do trabalho no capitalismo contemporâneo; Trabalho e comunicação no contexto das plataformas digitais e da Inteligência Artificial; Gênero e trabalho.

Francis Kanashiro Meneghetti

Organizações, Trabalho e Tecnologia na Perspectiva Crítica. Análise Crítica das Plataformas Digitiais, Redes Sociais e da Digitalização e Virtualização da Vida Social. Filosofia da Ciência, da Técnica e da Tecnologia na Perspectiva da Escola de Frankfurt.

Geraldo Augusto Pinto

Ciência, tecnologia e suas relações com a dependência e o subdesenvolvimento no capitalismo contemporâneo. Divisão internacional do trabalho na indústria das tecnologias de informação e comunicação. Pensamento social crítico latino-americano e o debate em Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Gilson Leandro Queluz

Representações de ciência e tecnologia no pensamento autoritário brasileiro; Representações de ciência e tecnologia no anarquismo;

Utopias literárias e tecnologia.

Maria Sara de Lima Dias

Subjetividade e trabalho; Teoria histórico-cultural, saúde, educação e tecnologia; Trajetória socioprofissional e carreiras tecnológicas; Arte e tecnologia; Saúde mental, tecnologia e trabalho; Psicologia, ciência e tecnologia; Subjetividade, ciência e tecnologia; Ciência, tecnologia e

psicologia.

Marilene Zazula Beatriz

Tecnologia   social;   Economia   solidária;   Subjetividade   e   trabalho; Trabalho e tecnologia.

Mário Lopes Amorim

História da técnica e da tecnologia; História da educação técnico- profissional; Políticas públicas para a educação profissional; Política científica e tecnológica; Pensamento social latino-americano e CTS;

Trabalho e Tecnologia.

Noela Invernizzi

Temas científico-tecnológicos nas agendas dos movimentos sociais e sindicatos.  Como se inserem temas de C&T nas agendas de movimentos ambientalistas, de justiça social, trabalhistas e outros?  Como esses movimentos coletivos constroem conhecimentos e como constroem alianças com atores científicos para avançar suas pautas e enfrentar outros atores sociais e políticos?

Tecnologias Emergentes: Políticas, Regulação, Implicações Sociais, Riscos. Que políticas promovem a nanotecnologia e outras tecnologias emergentes? Como são reguladas as tecnologias emergentes? Que atores intervêm neste processo? Como são enfrentadas as controvérsias sobre riscos e implicações sociais das tecnologias emergentes?

  Políticas de produção e avaliação do conhecimento científico. De que forma as políticas de avaliação do conhecimento científico, especialmente o produzido nas universidades, condiciona sua qualidade e relevância para o contexto local?  Qual o impacto da política de internacionalização de pesquisadores e produtos científicos (publicações) sobre a agenda de pesquisa universitária?

Tiago Brandão

História da Ciência e das Políticas Científicas; Política de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI); Ciência, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento; Estudos Críticos de Inovação; História das Ideias em CTI.

Wanderley José Deina

Filosofia, Educação e Tecnologia; Filosofia da Tecnologia; Ética e Política; Tecnologia e Sociedade; Teoria Crítica e Sociedade; Hannah Arendt, sobretudo no campo da Educação.

 

 ANEXO III

DA BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA PARA UMA COMPREENSÃO DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DO PPGTE

 

III.1 Bibliografia recomendada relacionada à Área de Concentração do PPGTE, Tecnologia e Sociedade

 

FEENBERG, Andrew. Ten Paradoxes of Technology; Technē, v. 14, n. 1, p 3-15, 2010. Disponível em: https://www.sfu.ca/~andrewf/paradoxes.pdf. Acesso em: 21 jun. 2018.

FEENBERG, Andrew (2010) Do essencialismo ao construtivismo. A filosofia da tecnologia numa encruzilhada. IN: NEDER, Ricardo T. (org) Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS. Ciclo de Conferências Andrew Feenberg. série Cadernos PRIMEIRA VERSÃO: CCTS - Construção Crítica da Tecnologia & Sustentabilidade. Vol. 1. Número 3. 2010. ISSN 2175.2478. pp 246-285 Disponível em https://extensao.milharal.org/files/2013/06/Andrew-Feenberg-Livro- Coletanea.pdf e em http://www.sfu.ca/~andrewf/books/Portug_Do_essencialismo_ao_construtivismo.pdf Acesso em: 10 de junho de 2020.

LATOUR, Bruno A Collective of Humans and Nonhumans: Following Daedalus’s labyrinth. IN: LATOUR, Bruno (1999). Pandora’s Hope: Essays on the reality of Science Studies. Cambridge, Massachusetts and London, England, p. 174-215. Também disponível como LATOUR, Bruno (2001) Um coletivo de humanos e não-humanos: No labirinto de Dédalo. IN: LATOUR, Bruno (1999) A Esperança de Pandora: Ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru, SP: EDUSC Editora da Universidade do Sagrado Coração, pp.

201-246.

LIMA JUNIOR, Paulo et al . Marx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 20, n. 1, p. 175-194, mar. 2014 . Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100011&lng=pt&nrm=iso. https://doi.org/10.1590/1516-731320140010011. Acesso em: 02 jun. 2020.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & Ensaios, Revista do PPGAV/EBA/UFRJ, n. 32, dezembro 2016, p. 123-151. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993. Acesso em: 24

de jun. 2020.

MOURA, Clóvis. Cap. III. Miscigenação e democracia racial: mito e realidade. In:              . Sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Ática, 1988.

PERDOMO REYES, Inmaculada (2016). Género y tecnologías. Ciberfeminismos y construcción de la tecnocultura actual. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad - CTS, 11(31),171-193. ISSN: 1668-0030. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=924/92443623007 Acesso em 10 de Junho de 2020.

TED CONFERENCES. Chimamanda Ngozi Adichie: The danger of a single story. , TED Global 2009. [S.l: s.n.]. Disponível em: http://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story. Acesso em: 3 abr. 2014.

THOMAS, Hernán. Tecnologías para la inclusión social y políticas públicas en América Latina. Disponível em: https://aprender.ead.unb.br/pluginfile.php/125273/mod_folder/content/0/Livros/rts_caminhos.pdf?forcedownlo ad= 1 . Acesso em: 02 jun. 2018.

VESSURI, Hebe. De la transferencia a la creatividad. Polis, v. 1 n. 3, 2002. Disponível em: <De la transferencia a la creatividad>. Acesso em: 01 jun. 2019.

WINNER, Langdon. Politics. Is there a right to shape technology? Disponível em: https://www.langdonwinner.com/technopolis/2017/8/27/is-there-a-right-to-shape-technology. Acesso em: 01 jun. 2019.

WINNER, Langdon. (1986) Do Artifacts have Politics? IN: WINNER, Langdon (1986) The Whale and the Reactor: A Search for Limits in an Age of High Technology”. Chicago: The University of Chicago Press. p. 19-39. Disponível em português como Artefatos têm Política? Em http://www.necso.ufrj.br/Trads/Artefatos%20tem%20Politica.htm Acesso em: 10 de junho de 2020.

WINNER, Langdon (2017) Is there a right to shape technology? IN: Landon Winner on politics, technology and the arts. Disponível em: https://www.langdonwinner.com/technopolis/2017/8/27/is-there-a- right-to-shape-technology e em https://www.researchgate.net/publication/260983394_Do_essencialismo_ao_construtivismo_A_filosofia_da_ tecnolo gia_numa_encruzilhada .Acesso em: 10 de junho de 2020

 

III.2 Bibliografia recomendada relacionada à Linha de Pesquisa MEDIAÇÕES E CULTURAS:

 

BELEZA, JOANA; MULLER, JULIANA; PEREIRA, CLÁUDIA DA SILVA. Museus, coisas e pessoas: três

estudos de caso para refletir sobre os vínculos entre materialidade e vida social. An. mus. paul., São Paulo

, v. 27, e19, 2019 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 47142019000100310&lng=en&nrm=iso>. access on 10 June 2020. Epub Oct 14, 2019. https://doi.org/10.1590/1982-02672019v27e19.

CABRAL, Ana Claudia de Moura. A profissionalização da mulher no Campo artístico. Ícone: Revista Brasileira de História da Arte, v. 3, n. 3, p. 86–126, 6 dez. 2018. Disponível em https://seer.ufrgs.br/icone/article/view/85556 . Acesso em 10 de Junho de 2020.

GOMES, Geovane Ferreira; MORAIS de SOUSA, Cidoval; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Tecnologia e Sociedade: Álvaro Vieira Pinto e a filosofia do desenvolvimento social. Interações, v. 18, n. 2, pp 129-144, abr/jun 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.20435/inter.v18i2.1421> Acesso em 21/06/2021.

GUERRA, Paula. Nothing is forever: um ensaio sobre as artes urbanas de Miguel Januário±MaisMenos±. Horiz. antropol., Porto Alegre , v. 25, n. 55, p. 19-49, Dec. 2019 . Available from

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832019000300019&lng=en&nrm=iso>. access on 10 June 2020. Epub Dec 02, 2019. https://doi.org/10.1590/s0104-71832019000300002.

KRENAK, Ailton. Ecologia Política. Ethnoscientia, v. 3, n. 2, ago. 2018. ISSN 2448-1998. Disponível em: http://www.ethnoscientia.com/index.php/revista/article/view/193. Acesso em: 10 Jun. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.22276/ethnoscientia.v3i2.193.

POZO, Lola Martínez. Códigos corporales y tecnológicos: Los feminismos como prácticas hacker. Cad. Pagu, Campinas,

n. 57, e195703, 2019 . Available from

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332019000300502&lng=en&nrm=iso. Acesso em 10 de Junho de 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa (2016) Epistemologies of the South and the Future. In: From the European South: a transdisciplinary journal of postcolonial humanities, 1, 17-29. Disponível em http://europeansouth.postcolonialitalia.it/archive, e em em:http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/Epistemologies%20of%20the%20south%20and%20the

%20futur e_Poscolonialitalia_2016.pdf Acesso em 10 de Junho de 2020.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. LENDO E AGENCIANDO IMAGENS: O REI, A NATUREZA E SEUS BELOS

NATURAIS. Sociol. Antropol., Rio de Janeiro , v. 4, n. 2, p. 391-431, dez. 2014 . Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752014000200391&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 10 jun. 2020. https://doi.org/10.1590/2238-38752014v425.

 

III.3 Bibliografia recomendada relacionada à Linha de Pesquisa TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

 

DIAS, R. Tecnologia e poder: uma interpretação da tecnologia como elemento fundamentalmente político. Rev. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 17, n. 46, p. 55-72, jan./mar., 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12278.%20DOI:%2010.3895/rts.v17n46.12 278

Labiak, Jr (org). SRI - Sistema Regional de Inovação – Litoral/PR: do conceito à aplicação, volume 1. Litoral do Paraná: Sebrae: Funespar, 2020. (Disponível para download em: https://comunidadesebrae.com.br/inovacao/sri-litoral-do-parana-livro-do-conceito-a-aplicacao

Labiak, Jr (org). SRI - Sistema Regional de Inovação – Litoral/PR: do conceito à aplicação, volume 2. Litoral do Paraná: Sebrae: Funespar, 2020. (Disponível para download em: https://comunidadesebrae.com.br/inovacao/sri-litoral-do-parana-livro-do-conceito-a-aplicacao

LÁRRION, Jósean. Teoría del actor-red. Síntesis y evaluación de la deriva postsocial de Bruno Latour. Revista Espanhola de Sociologia. [S. L.], v. 28, n.2 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6937355

LASTRES, Helena et al. Inovação, território e desenvolvimento: implicações analíticas e normativas do conceito de arranjos e sistemas produtivos e inovativos locais. Redesist, Rio de Janeiro, nov. 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/337362986_Inovacao_territorio_e_desenvolvim ento_implicacoes_analiticas_e_normativas_do_conceito_de_arranjos_e_sistemas_produtiv os_e_inovativos_locais

LAW, John. Notes on the theory of the actor-network: ordering, strategy, and heterogeneity. Systems Practices, n. 5, p. 379-393, 1992. Disponível em:http://www.heterogeneities.net/publications/Law1992NotesOnTheTheoryOfTheActor Network.pdf

RAYNAULT, Claude. Um antropólogo entre dedicação científica e compromisso social. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 12, n. 27, p. 34-61, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5634

SILVA, Sandro Dutra e; FERNANDES, Valdir. Humanidades: desencantamento e desafios. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 12, n. 27, p. 62-77, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5633/3657

VIEIRA, Paulo Henrique Freire. Do desenvolvimento local ao ecodesenvolvimento territorial. Rev. Internacional Interdisciplinar INTERThesis. Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 119-141, jul/dez 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/view/1807-1384.2013v10n2p119. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-1384.2013v10n2p119

 

III.4 Bibliografia recomendada relacionada à Linha de Pesquisa TECNOLOGIA E TRABALHO

 

AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino- americano. Linhas críticas, v. 21, n. 45, p. 275-296, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4525/4133. Acesso em: 13 jun.

2020. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4525.

ANTUNES, Ricardo. Desenhando a nova morfologia do trabalho: as múltiplas formas de degradação do trabalho. Revista Crítica de Ciências Sociais, n.83, p. 19-34, 2008. Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/431. Acesso em: 12 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.431

BRANDÃO, T. A perspectiva do "sistema": a matriz tecnocrata das políticas científicas. Ensaios sobre Ciência, Cultura e Política Científica, Centro Nacional de Cultura, p. 28-38, 2020. Disponível em: https://www.cnc.pt/e-book-ensaios-sobre-ciencia-cultura-e-politica-cientifica/. Acesso: 25 maio 2022.

HIRATA, Helena. Gênero, patriarcado, trabalho e classe. Trabalho Necessário, ano 16, n. 29, p. 14-27, 2018. Disponível em https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4552. Acesso em: 12 jun. 2020.

HUWS, Úrsula. Mundo material: o mito da economia imaterial. Mediações, Londrina, v. 16, n.1, p-24- 54, Jan./Jun. 2011. Disponível em:

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9650. Acesso em: 12 jun. 2020.

LIMA, Betina Stefanello. O labirinto de cristal: as trajetórias das cientistas na Física. Rev. Estud. Fem. [online], v.21, n.3, 2013, p.883-903. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ref/v21n3/07.pdf. Acesso em: 14/06/2020.

NASCIMENTO, Augusto Sávio Guimarães; RODRIGUES, M. F.; NUNES, Albino O. A pertinência do enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 11, p. 117-129, 2016. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5457/pdf. Acesso em: 02 jun. 20. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2016.5457 .

OLIVEIRA, M. B. de. O Inovacionismo em Questão. Scientiae Studia, 9, p. 669-675, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-31662011000300011. Acesso: 25 maio 2022.

QUEVEDO, J.; INVERNIZZI, N. O enfoque sobre inovação, riscos e impactos ELSI na retórica das políticas de nanotecnologia. CECS-Publicações/eBooks, p. 152-175, 2019. http://lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/3054

RAMOS, Marise Nogueira. Políticas e História da Educação Profissional: onde estamos, como chegamos e para onde vamos? Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 4, p. 45-59, 2019. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13040/7095. Acesso em: 13 jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v26n4p45-59.

SCHIEBINGER, Londa. Expandindo o Kit de Ferramentas Agnotológicas: Métodos de Análise de Sexo e Gênero. Revista Feminismos (online), v.2 n.3, 2014, p, 85-103. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30035/17767. Acesso em: 14/06/2020.

 

 


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Referência: Processo nº 23064.031525/2022-61 SEI nº 2915459