Boletim de Serviço Eletrônico em 17/08/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CAMPUS TOLEDO

COORD. DE GESTAO DE RECURSOS HUMANOS -TD

 

EDITAL Nº 003/2022 - COGERH-TD

De ordem do Diretor Geral do Campus Toledo, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante com a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008 e Instrução Normativa Conjunta n° 003/2011 – PROGRAD/PROREC torno público que, no período de 18 de agosto a 31 de agosto de 2022, estarão abertas as inscrições para o provimento de vaga de estágio de acordo com o anexo I, nos termos do presente Edital.

 

DAS VAGAS

 

Os estágios não obrigatórios devem ser realizados nas áreas de formação do estudante, em consonância com o perfil profissional descrito no projeto pedagógico do curso.

São oferecidas, pelo presente edital, vagas de estágio remunerado, conforme ANEXO I, com duração de estágio de no mínimo 06 (seis) meses, podendo este ser renovado por igual período, no limite máximo de 02 (dois) anos, conforme Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008.

Será oferecido o benefício de auxilio-transporte, valor pago juntamente com a remuneração mensal.

As descrições sumárias das atividades que compõem o estágio estão descritas no ANEXO II deste edital.

Conforme Artigo 1º, do Decreto nº 9427 de 28/06/2018, ficam reservadas aos negros 30% (trinta por cento) das vagas oferecidas nesta seleção para estágio.

Poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição na seleção de estágio, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Na hipótese de constatação de declaração falsa, o candidato será eliminado do processo seletivo e, se houver sido selecionado ou contratado, será imediatamente desligado do programa de estágio.

A contratação dos candidatos selecionados respeitará os critérios de alternância e proporcionalidade, que consideram a relação entre o número de vagas total para o estágio e o número de vagas reservadas a candidatos negros.

Os candidatos negros concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação na seleção.

Conforme Capítulo VI, Argo 17, § 5° da Lei 11.788 de 25/09/2008, fica assegurado às pessoas portadoras de deficiência o percentual de 10% (dez por cento) das vagas oferecidas nesta seleção para estágio.

Para fins deste Edital de Seleção será ofertada 01 (uma) vaga para pessoa com deficiência.

A contratação dos candidatos selecionados respeitará os critérios de alternância e proporcionalidade, que consideram a relação entre o número de vagas total para o estágio e o número de vagas reservadas a candidatos portadores de deficiência.

Os candidatos portadores de deficiência concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação na seleção.

 

DAS INSCRIÇÕES

 

As inscrições estão abertas no período de 18 de agosto a 31 de agosto de 2022. Devido a situação de pandemia, o candidato à vaga de estágio deve enviar para o e-mail cogerh-td@utfpr.edu.br, os documentos constantes no subitem  3.2, disponíveis no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/estagios/estagio-interno/td/toledo-vagas-de-estagios.

O assunto do e-mail deve estar identificado com o nome completo e a sigla da coordenação/setor da vaga para qual deseja concorrer. Por exemplo: Fulano de tal - COGERH.

O candidato deverá optar por, apenas, uma vaga, não sendo possível concorrer para mais de uma.

 

DOS REQUISITOS PARA O PREENCHIMENTO DAS VAGAS

 

Requisitos:

Ser aluno dos cursos previstos no Anexo II;

Estar regularmente matriculado no nível exigido para a vaga desejada;

Para alunos da UTFPR, possuir coeficiente de rendimento igual ou maior que 0,5 e estar matriculado no mínimo no 2° período.

Estar devidamente matriculado no curso exigido, e os horários em que serão desenvolvidas as atividades do Estágio Não-obrigatório não podem coincidir com os horários das aulas em que o estudante estiver matriculado.

Documentos necessários: Deverão ser entregues no ato da inscrição os seguintes documentos:

Ficha de inscrição devidamente preenchida; (conforme ANEXO III);

Curriculum Vitae;

Histórico escolar da graduação;

Comprovante de Matrícula;

Formulário de autodeclaração devidamente preenchida quando se aplicar; (ANEXO IV)

Declarar ser pessoa com deficiência, especificando-a no Formulário de Inscrição e declarar que deseja concorrer às vagas para candidatos com deficiência. O laudo médico deverá ter sido expedido no prazo máximo de 90(noventa) dias antes do término das inscrições, atestando a espécie e o grau ou nível de sua deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID, bem como a provável causa da deficiência, contendo assinatura com carimbo e CRM do médico especialista na área de deficiência/doença do(a) candidato(a), caso contrário, o laudo não terá validade.

 

DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTÁGIO

 

As atividades a serem realizadas durante o período de estágios estão dispostas no Anexo II:

 

DOS DEVERES DOS ESTAGIÁRIOS

 

Desempenhar as atividades conforme descritos no anexo II deste edital;

Cumprir com todo empenho e interesse a programação estabelecida para seu estágio;

Observar e obedecer às normas internas da Unidade Concedente;

Comunicar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos qualquer fato relevante sobre seu estágio;

Responder por perdas e danos consequentes da inobservância das normas internas da Unidade Concedente ou das constantes deste Termo de Compromisso;

Não divulgar quaisquer informações, dados ou trabalhos reservados ou confidenciais de que ver conhecimento em decorrência do estágio;

Apresentar à Instituição de Ensino relatório semestral de suas atividades de estágio

Manter assiduidade nas atividades de estágio;

Entregar até o 2° (segundo) dia útil a ficha de frequência de controle de horários do estágio na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, sob pena de não recebimento do pagamento de estágio;

Entregar qualquer documentação relava ao estágio, quando solicitada pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos.

 

DA SELEÇÃO

 

O processo seletivo se dará por:

Coeficiente acadêmico (CA);

Análise de currículo (AC): nota de 0 a 1 (0,2 pontos para cada participação em evento específico na área de estudo).

Será considerado classificado e convocado o candidato que obtiver a maior nota média entre o coeficiente acadêmico (CA) e a nota da análise de currículo (AC).

Nota classificatória (NC):

NC = (CA + AC)/2

 

Caso haja empate entre estudantes, terá preferência o candidato que se enquadrar na seguinte ordem:

ter maior coeficiente acadêmico;

ter maior idade.

 

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

 

O resultado será divulgado até às 20 horas do dia 09/09/2022 na página eletrônica: http://portal.utfpr.edu.br/estagios/estagio-interno/td/toledo-vagas-de-estagios

Será divulgado a relação de candidatos classificados para cada área a qual realizou sua inscrição, com listagem de candidatos classificados para ampla concorrência, para candidatos negros e para pessoas com deficiência.

O preenchimento das vagas para candidatos negros será da seguinte forma:

Será realizada lista única de todos os candidatos inscritos e classificados para a vaga de negros, considerando como primeiro classificado aquele que obtiver a maior Nota Classificatória. Em caso de empate entre dois ou mais candidatos terá preferência, para efeito de desempate, os critérios estabelecidos no item 6.4.

O preenchimento da vaga para os candidatos com deficiência será da seguinte forma:

Será realizada lista única de todos os candidatos inscritos e classificados para as pessoas com deficiências, considerando como primeiro classificado aquele que obtiver a maior média nas duas avaliações. Em caso de empate entre dois ou mais candidatos terá preferência, para efeito de desempate, os critérios estabelecidos no item 6.4.

 

DA ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO

 

A convocação para o estágio será realizada mediante contato por e-mail encaminhado ao candidato selecionado e/ou por telefone, conforme informações apresentadas no ato da inscrição.

Devido a situação de pandemia, o candidato selecionado deverá enviar para o e-mail cogerh-td@utfpr.edu.br, os documentos constantes no subitem 8.4 no prazo de três dias úteis a contar do envio do e-mail de convocação.

O candidato selecionado que desistir formalmente ou não se manifestar no prazo de  48 horas, a partir da convocação ou não assumir as atribuições do estágio quando convocado, será excluído da lista de classificação.

Os documentos que devem ser apresentados para contratação são:

01 (uma) foto 3X4;

Carteira de trabalho: cópia do número da carteira e pis, dados pessoais, último contrato e a página seguinte;

Cópia da Carteira de identidade;

Cópia do CPF;

Cópia do título de eleitor;

Cópia da declaração de matrícula atualizada;

Comprovante dos dados bancários (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil);

Comprovante de residência atualizado (últimos 60 dias);

Em caso de ser aluno externo, preencher todos os dados constantes na Ficha Cadastral para Escolas não Conveniadas, disponível no link: http://portal.utfpr.edu.br/estagios/estagio-interno/estagiario/cadastro-de-escolas-nao-conveniadas e enviar junto com os demais documentos.

O estagiário deverá enviar todos os documentos mencionados no subitem 8.4 de forma digital e nítida para poder iniciar o processo de contratação.

O inicio das atividades de estágio ocorrerá a partir de setembro de 2022, conforme a solicitação e necessidade do setor requisitante.

 

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

A aprovação e classificação no processo seletivo, além do número de vagas, geram para o candidato apenas a expectava de ser convocado para preencher vaga de estágio, uma vez que se destina à formação de cadastro reserva, ficando a concretização desse ato condicionada ao surgimento de vaga na UTFPR – Campus Toledo.

A UTFPR – Campus Toledo reserva-se no direito de convocar candidatos em número que atenda às necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária e a existência de vagas de estágio.

Este edital tem validade de 1 (um) ano, a contar da data da sua publicação.

Ao se inscrever, o candidato conhece e aceita as condições constantes neste edital.

A inobservância do disposto neste edital, nos regulamentos e nos demais atos normativos aplicáveis aos estágios, implicará no encerramento das suas atividades e sujeitará o infrator à responsabilização administrava, civil e penal, quando for o caso.

Dúvidas por ser encaminhadas por e-mail para o endereço: cogerh-td@utfpr.du.br

Os casos omissos serão resolvidos pela Direção Geral do Campus Toledo.

 

Toledo, 17 de agosto de 2022.

 

Dieterson Debus

Coordenador de Gestão de Recursos Humanos

 

De acordo:

 

 

Elder Elisandro Schemberger

Diretor Geral do Campus Toledo

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) DIETERSON DEBUS, COORDENADOR(A), em (at) 17/08/2022, às 13:58, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ELDER ELISANDRO SCHEMBERGER, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 17/08/2022, às 16:34, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2915988 e o código CRC (and the CRC code) D3F3764B.



ANEXO I AO EDITAL Nº 003/2022 – COGERH-TD

LOCAL

VG

VAGAS

PCD

VAGAS

NEGROS

CH

TURNO

HORÁRIO*

SUPERVISOR

DEBIB

01

01

 

01

 

30 horas

T e N

15h às 21h

Simone Urnau / segea-td@utfpr.edu.br

COMAT

01

30 horas

T e N

12h30 às 18h30

Leandro Antunes /  leandroantunes@utfpr.edu.br

COEBB

01

30 horas

-

a definir

Danielle Camargo /  daniellecamargo@utfpr.edu.br

COPEQ

01

20 horas

-

a definir

Caroline Mariana de Aguiar / cmaguiar@utfpr.edu.br

COEBB

01

30 horas

M e T

a definir

Douglas José Coutinho / douglascoutinho@utfpr.edu.br

*Os horários expostos na tabela acima, podem sofrer alteração, caso haja concordância entre supervisor e estagiário.

** Os horários "a definir" podem ser definidos entre o estagiário e o supervisor, conforme interesses e disponibilidade, no momento da entrevista.

Legenda:

VG – nº de vagas;

CH – Carga horária; T: turno (T:Tarde; N:Noite)

 

REMUNERAÇÃO ENSINO SUPERIOR (20 horas)

Vencimento Básico

R$ 787,98

Auxílio-Transporte

R$ 10,00 / Dia de Estágio

 

REMUNERAÇÃO ENSINO SUPERIOR (30 horas)

Vencimento Básico

R$ 1.125,69

Auxílio-Transporte

R$ 10,00 / Dia de Estágio

 

ANEXO II AO EDITAL Nº 003/2022 – COGERH-TD

 

DEBIB - DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA

Descrição das atividades a serem desenvolvidas no Estágio: Realização de atividades diversas de apoio ao Departamento de Biblioteca, auxiliando no atendimento aos usuários, bem como na organização e conservação do acervo e de documentos em geral.

Requisitos da Vaga: Letras, Pedagogia, Literatura e Biblioteconomia.

 

COMAT - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Descrição das atividades a serem desenvolvidas no Estágio: Zelar pela organização dos materiais dispostos no Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE); Identificar os materiais e suas respectivas quantidades para o acesso aos usuários; Elaborar ficha de controle de retirada de materiais do LEM e do LIFE;  Elaborar relatório semanal de consumo de material do LEM e do LIFE;  Organizar e manter limpa as mesas de trabalho do LEM e do LIFE; Solicitar manutenção de cadeiras, mesas e computadores do LEM e do LIFE quando necessário; Digitalizar materiais e atividades que podem ser utilizados em aulas práticas do curso de Licenciatura em Matemática; Elaborar um catálogo de materiais disponíveis no LEM e no LIFE; Digitalizar esse catálogo de materiais para disponibilização no site do curso; Preparar material para aulas práticas conforme solicitação do professor; Controlar agendamento de uso do LEM e do LIFE; Auxiliar no processo de compras de materiais do LEM e do LIFE; Auxiliar no desenvolvimento de atividades de extensão. Além dessas atividades, poderão ser repassadas outras atividades para o(a) estagiário(a).

Requisitos da Vaga: Acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática.

 

COEBB -  COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA

VAGA 1:

Descrição das atividades a serem desenvolvidas no Estágio:  Assessorar docentes e discentes em atividades laboratoriais relacionadas ao ensino e pesquisa; Auxiliar no preparo de aulas práticas;
Calibrar equipamentos, elaborar, revisar e implementar procedimentos operacionais de equipamentos e outros procedimentos; Gerenciar e organizar os laboratórios; Proceder o controle de estoque de reagentes, materiais e vidrarias dos laboratórios; Atuar no gerenciamento dos resíduos químicos gerados.

Requisitos da Vaga: Acadêmico do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

 

VAGA 2:

Descrição das atividades a serem desenvolvidas no Estágio:  Manutenção preventiva de equipamentos laboratoriais; Manutenção corretiva de equipamentos laboratoriais; Avaliação dos problemas de funcionamento dos equipamentos;

Requisitos da Vaga: Acadêmico do Curso de Engenharia Eletrônica.

 

 

COPEQ -  COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS

Descrição das atividades a serem desenvolvidas no Estágio:  Assessorar docentes e discentes em atividades laboratoriais relacionadas ao ensino e pesquisa; Auxiliar no preparo de aulas práticas;
Calibrar equipamentos, elaborar, revisar e implementar procedimentos operacionais de equipamentos e outros procedimentos; Gerenciar e organizar os laboratórios; Proceder o controle de estoque de reagentes, materiais e vidrarias dos laboratórios; Atuar no gerenciamento dos resíduos químicos gerados.

Requisitos da Vaga: Acadêmico do Curso de Tecnologia em Processos Químicos (a partir do 4º período) ter sido aprovado nas disciplinas de Introdução à Química Analítica, Introdução à Química Orgânica, Introdução à Fisico-química e Análise Instrumental.

 

 

ANEXO IIi AO EDITAL Nº 003/2022 – COGERH-TD

ficha de inscrição

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA ESTÁGIO

 

Sigla do setor para o qual deseja concorrer: ______________________________________________________________________

Desejo concorrer a vaga destinada à Pessoa com Deficiência: (  ) SIM (  ) NÃO

Desejo concorrer a vaga destinada à candidatos Negros: (  ) SIM (  ) NÃO

Nome completo : ______________________________________________________________________

Estado Civil:_____________________ Nacionalidade:________________________

Naturalidade:_________________ Sexo:________ Data Nasc.:_________________

Mãe:_________________________________________________________________

Pai:__________________________________________________________________

Endereço:_____________________________________________________________

Complemento:_________________________ Bairro:_________________________

Cidade:______________________________________________________ UF:_____

CEP:__________________ Telefone Residencial:____________________________

Celular:______________________________________________________________

Outro contato próximo:_________________________________________________

E-mail:_______________________________________________________________

Instituição de Ensino:___________________________________________________

Curso:________________________________________________________________

Período/Ano:____________________________ Turno:________________________

Previsão para conclusão do curso: (mês) _______/ (ano) ______________________

 

 

Toledo, _____/_____/_______

 

 

_____________________________

Assinatura do Candidato ao Estágio

 

 

ANEXO Iv AO EDITAL Nº 003/2022– COGERH-TD

formulário de autodeclaração

 

Nome:______________________________________________________________________________________________________________

 

 

Declaro ser negro(a) de cor preta ou parda e assumo a opção de concorrer às vagas por meio do Sistema de Cotas para Negros(as), de acordo com os critérios e procedimentos inerentes ao sistema.

As informações prestadas nesta declaração são de minha inteira responsabilidade, estando ciente que poderei responder criminalmente no caso de falsidade.

 

 

___________________________________________

Assinatura do(a) Candidato(a) Estágio