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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO DIR. DE REL. EMPRES. E COMUNITARIAS - FB |
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EDITAL nº 06/2022 - DIREC
SELEÇÃO DE ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS PARA O PROJETO RONDON - OPERAÇÃO PORTAL DO SERTÃO
A Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias do Campus Francisco Beltrão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de estudantes voluntários para participação no Projeto Rondon - Operação Portal do Sertão.
1. DO OBJETO
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e tem por objetivos:
a) Contribuir para a formação do universitário como cidadão;
b) Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País;
c) Consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais;
d) Estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.
2. DOS OBJETIVOS DO EDITAL
Selecionar alunos dos cursos de graduação, do Campus Francisco Beltrão, para participar como voluntários na Operação Portal do Sertão, do Projeto Rondon. A Operação acontecerá entre os dias 29 de janeiro a 09 de fevereiro de 2023, no município de Caetanos-BA.
3. DAS DESPESAS COM TRANSPORTE
A Coordenação-Geral do Projeto Rondon arcará com o transporte das equipes de rondonistas entre as cidades de partida e os municípios onde atuarão. As passagens serão adquiridas para todos rondonistas de acordo com o cadastro realizado pela IES – Instituição de Ensino Superior, no site do Projeto Rondon.
3.1 Preparação e composição das equipes
A equipe será composta por dois professores e oito alunos. Cada equipe deve ser multidisciplinar, de forma a possibilitar a realização das diversas ações previstas. A preparação das equipes é de responsabilidade das IES e deverá respeitar os ajustes feitos com as prefeituras durante a viagem precursora. A qualidade dos trabalhos é reflexo da atenção dada pela IES à preparação da equipe.
4. DA SELEÇÃO DE ALUNOS RONDONISTAS
Os alunos rondonistas selecionados deverão participar, de forma voluntária, de todas as atividades de preparo e treinamento, das atividades previstas no plano de trabalho antes da viagem e participar do Projeto Rondon - Operação Portal do Sertão, que acontecerá entre os dias 29 de janeiro a 09 de fevereiro de 2023.
5. DAS VAGAS
Este Edital destina-se ao preenchimento de dez vagas (oito efetivas e duas suplentes) que, inicialmente, serão distribuídas entre os cursos do Campus Francisco Beltrão, sendo no mínimo 1 vaga e no máximo 3 vagas para alunos dos Cursos de :
• Licenciatura em Informática;
• Engenharia de Alimentos;
• Engenharia Ambiental; e
• Engenharia Química.
As vagas poderão ser redistribuídas a critério da coordenação do Projeto Rondon - Operação Portal do Sertão.
6. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
Poderão candidatar-se a rondonistas os alunos, que atendam às seguintes condições:
a) Ler o Edital 130/2019 - Processo Seletivo das Instituições de Ensino Superior (IES) para participação na OPERAÇÃO "PORTAL DO SERTÃO" do Projeto Rondon. Disponível na página: https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon/downloads/operacao-portal-do-sertao/edital-portal-do-sertao.pdf/view.
b) Ler o Guia do Rondonista disponível na página oficial: https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon/downloads/guias-e-manuais/guia-do-rondonista_impressao.pdf/view.
c) Não ter participado de operações anteriores do Projeto Rondon;
d) Estar regularmente matriculado como estudante do Curso Superior de Licenciatura em Informática, Engenharia em Alimentos, Engenharia Ambiental ou Engenharia Química, deste campus;
e) Estar cursando a partir da segunda metade do curso de graduação;
f) Apresentar bom rendimento acadêmico de acordo com os parâmetros fixados pelo colegiado máximo de ensino de graduação da IES;
g) Ter perfil proativo;
h) Não possuir qualquer pendência institucional;
i) Ter disponibilidade para reuniões periódicas de entrosamento e treinamento de equipe, considerando que as reuniões/atividades poderão ocorrer nos três períodos (matutino, vespertino e noturno).
j) Possuir idade igual ou superior a 18 anos.
7. DO PERÍODO E LOCAIS DE INSCRIÇÃO
As inscrições poderão ser realizadas no período de 25 de agosto a 02 de setembro de 2022. Somente serão aceitas inscrições mediante o envio do formulário de inscrição, disponível no link https://forms.gle/dTRg9KejUWCtagK86, e da documentação indicada na seção 8 deste edital, por e-mail, nas condições abaixo:
a) Somente serão aceitos o envio do formulário e dos documentos por e-mail até as 23h59min do dia 02 de setembro de 2022. Inscrições depois do horário desta data não serão consideradas.
b) A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas no Edital Nº 130/2019 - Processo Seletivo das Instituições de Ensino Superior (IES) para participação na OPERAÇÃO "PORTAL DO SERTÃO" do Projeto Rondon.
8. DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO
Os candidatos a rondonistas deverão enviar fotocópias dos documentos abaixo relacionados para o e-mail rondon-fb@utfpr.edu.br, até às 23h59min do dia 02 de setembro de 2022:
a) Carteira de identidade;
b) Histórico escolar do curso;
c) Curriculum da Plataforma Lattes;
9. DA EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO
O candidato será excluído do processo de seleção nos seguintes casos:
a) Não envio do formulário de inscrição e da documentação solicitada no prazo estabelecido;
b) Caso as informações prestadas não forem verdadeiras;
c) Não executar alguma das etapas previstas neste edital.
10. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO
A seleção dos estudantes será realizada por uma comissão composta pela Profa. Maici Duarte Leite e Prof. Flávio de Almeida e Silva, ambos doutores em informática e docentes integrantes do Projeto Rondon, os quais classificarão os candidatos conforme a seção 11.
11. DAS FASES DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS
O candidato será classificado respeitando a seção 5. A seleção dos estudantes será feita em três fases sequenciais, abaixo apresentadas.
11.1 Fase I: Dos documentos para inscrição
Os candidatos a rondonistas deverão enviar, por e-mail, os documentos constantes na seção 8. A análise decorrente desta fase contemplará até 30% da pontuação total, considerando atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de formação técnica e cultural.
11.2 Fase II: Entrega de vídeo e elaboração de oficina
O candidato deverá gravar um vídeo e enviar em arquivo digital, por e-mail, para rondon-fb@utfpr.edu.br, até às 23h59min do dia 02 de setembro de 2022, para a comissão de seleção. O vídeo deverá ter no mínimo 1 minuto e no máximo 2 minutos de duração, no qual o aluno deverá fazer uma apresentação pessoal, falar sobre sua motivação em participar do Projeto Rondon e sobre suas contribuições à equipe e ao trabalho a ser desenvolvido.
O candidato deverá elaborar uma oficina, utilizando as áreas temáticas do Edital do Projeto Rondon. A proposta de oficina será apresentada para a comissão de seleção no dia 06 de setembro de 2022, com horário de início às 14h, sendo a apresentação por ordem de chegada ao local em horário anterior ao indicado, no Laboratório de Informática Q207, do Bloco Q. A critério da comissão de seleção, a elaboração da oficina deverá ser realizada individualmente. No ANEXO I deste edital há uma estrutura que serve de exemplo para elaboração da oficina, a qual deve ser enviada por e-mail para rondon-fb@utfpr.edu.br, até às 23h59min de 02 de setembro de 2022.
A análise desta fase contemplará até 20% da pontuação total, considerando a entrega do vídeo com apresentação pessoal e a justificativa de participação, a qual deve estar alinhada com as disposições presentes no Edital Nº 130/2019 - Processo Seletivo das Instituições de Ensino Superior (IES) para participação na OPERAÇÃO "PORTAL DO SERTÃO" do Projeto Rondon.
11.2.1 Vídeo
O vídeo em formato mp4 deverá ser postado diretamente na pasta “Portal do Sertão” no endereço https://nuvem.utfpr.edu.br/index.php/s/tz2hdN7osByOEnG, sendo obrigatório estar nomeado com o nome do aluno e o registro acadêmico (RA), por exemplo: Fulano-123456.mp4.
11.3 Fase III: Apresentação
A apresentação da proposta de oficina será apresentada para a comissão de seleção no dia 06 de setembro de 2022, de forma presencial, com horário de início às 14h, sendo a apresentação por ordem de chegada ao local em horário anterior ao indicado, no Laboratório de Informática Q207, do Bloco Q. Será desclassificado o candidato que não atender ao horário das 14h, do dia 06 de setembro de 2022. O resultado da análise desta fase contemplará até 50% da pontuação total, considerando a oralidade, viabilidade de execução da oficina e domínio da proposta apresentada.
11.4 Fase IV: Resultado Provisório
O resultado provisório será divulgado no dia 08 de setembro de 2021, na página eletrônica da UTFPR - Campus Francisco Beltrão;
11.5 Fase V: Recursos
Após a divulgação do resultado provisório, o candidato poderá, a seu critério, interpor recurso contra o resultado, na forma estabelecida na Seção 12.
11.6 Critérios de desempate
Serão utilizados como critérios de desempate: (a) o menor percentual de tempo para conclusão do curso e (b) CR: coeficiente de rendimento.
12. RECURSOS
Os candidatos poderão submeter recursos contra o resultado provisório deste Edital, da forma abaixo:
a) Através do envio de um e-mail para rondon-fb@utfpr.edu.br, de 09 a 18 de setembro 2022, das 00:00 às 23:59.
b) O documento de interposição de recurso deverá estar bem fundamentado, com argumentação lógica e consistente, estar devidamente identificado, datado e assinado;
c) Caso haja recursos interpostos, o resultado dos recursos será publicado no site da UTFPR - Campus Francisco Beltrão no dia 20 de setembro de 2022.
13. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO
A relação com os nomes dos candidatos selecionados será homologada e divulgada no dia 21 de setembro de 2022, em Edital publicado no site do Campus Francisco Beltrão para esta finalidade.
14. CRONOGRAMA
Fase I – Inscrições de 25 de agosto à 02 de setembro 2022, das 00:00 até 23:59, com preenchimento de formulário de inscrição e envio de documentação.
Fase II – Postagem das atividades: Vídeo e Oficina deverá ocorrer até as 23:59 do dia 02 de setembro de 2021.
Fase III - Apresentação da Oficina, no Laboratório Q207 da UTFPR-FB, no dia 06 de setembro de 2022, com início às 14h.
Fase IV - Resultado Provisório no dia 08 de setembro de 2022, a ser publicado no site da UTFPR Campus Francisco Beltrão.
Fase V – Recursos de 09 a 18 de setembro de 2022, das 00:00 até 23:59 para o e-mail rondon-fb@utfpr.edu.br.
Resultado Final - 21 de setembro de 2021, a ser publicado no site do Campus.
15. DISPOSIÇÕES GERAIS
Os prazos constantes neste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na eliminação do candidato do processo de seleção. A operação poderá ser adiada ou cancelada, a qualquer momento, pela Coordenação-Geral do Projeto Rondon. Os alunos selecionados serão voluntários. Portanto, o desenvolvimento das atividades na operação, prevista neste Edital e no Edital do Projeto Rondon (Edital Nº1/2021-DIPRES), não acarretam em remuneração, vínculo empregatício, trabalhista ou previdenciário, nos termos da Lei no 9.608, de 18 de fevereiro de 1998. A partir da seleção, o acadêmico se compromete a participar da Operação, mas se por motivo de força maior não puder continuar, deverá comunicar sua desistência comprovada, impreterivelmente, até dia 28 de outubro de 2021. Os alunos desistentes deverão comunicar o motivo formalmente através de e-mail para rondon-fb@utfpr.edu.br, à representante do Projeto Rondon do Campus.
O candidato, ao se inscrever, declara estar ciente e aceitar as condições constantes neste edital. O presente edital, seus anexos, fases e resultados serão publicados na página de Editais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pelos docentes da comissão de seleção.
Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
Francisco Beltrão, 23 de agosto de 2022.
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) PAULO JUNIOR VARELA, DIRETOR(A), em (at) 23/08/2022, às 10:32, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) HERNAN VIELMO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 23/08/2022, às 11:48, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2919541 e o código CRC (and the CRC code) 8C70BB40. |
ANEXO I
EXEMPLO PARA A PROPOSIÇÃO DA OFICINA
TÍTULO DA OFICINA: GEOTINTA - SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL.
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS): 11 E 12
Justificativa: Como inovação tecnológica e sustentável, a técnica de bioconstrução, no caso a geotinta se caracteriza pelo baixo impacto ambiental, baixo custo, alta durabilidade, fácil acesso, respeito ao ambiente e à saúde humana, sendo uma forma simples e sustentável de melhorar a aparência dos ambientes internos e externos de residências e muros. Além de desenvolver a Educação Ambiental, viabilizando ação social e comunitária.
Objetivo Específico: Produzir uma tinta natural utilizando terra como principal matéria- prima, com baixo custo, alta durabilidade e fácil acesso, a partir de materiais simples, com baixo impacto ambiental.
Metodologia: A partir da sensibilização apresentar alternativas para desenvolver a geotinta, que utiliza em sua composição, apenas; água, barro ou argila e cola ou goma de tapioca, é simples de preparar e aplicar, possibilita a mistura de várias cores, além de ser econômica financeiramente e sustentável socialmente, já que, qualquer pessoa necessita de trabalho e renda.
Público-alvo: Servidores públicos, multiplicadores, comunidade em geral.
Detalhamento da ação: (a) Sensibilizar para a importância dos recursos naturais renováveis e não-renováveis; (b) Confeccionar geotinta, com cores variadas; (c) Desenvolver a experimentação da geotinta a partir de um embelezamento local ou artesanato; (d) Despertar para alternativas de uso e custo, além de aplicabilidade; (e) Finalizar.
Retorno Esperado para a Comunidade: A proposta é disseminar a prática da geotinta como ecotecnologia social, geradora de trabalho, renda e cidadania, além de dialogar sobre as potencialidades não agrícolas do solo. Uma vez que a geotinta possui baixo custo, alta durabilidade e fácil acesso, por ser produzida com materiais simples.
Recursos necessários para a execução da ação: Água, barro ou argila (solo) e cola ou goma de tapioca, recipientes plásticos vazios para o preparo, aplicador.
Carga Horária e Turno: 4h - Turno Manhã.
Cursos (habilitação do rondonista): Engenharia Ambiental e Engenharia Química.
Referência: Processo nº 23064.004144/2020-48 | SEI nº 2919541 |