Boletim de Serviço Eletrônico em 19/08/2022

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

EDITAL 57/2022 - PROGRAD

SELEÇÃO 2022-2 DE ESTUDANTES DE APOIO ÀS DISCIPLINAS MEI-U DO PROGRAMA COCRIAÇÃO DA UTFPR OFERECIDAS POR MEIO DO EDITAL 45/2022 - PROGRAD

 

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece no presente edital, as inscrições para seleção de estudantes para atuação no apoio às disciplinas MEI-U do Programa Institucional Cocriação da UTFPR. O presente Edital e demais informações relativas encontram-se publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.

 

1. OBJETO

O presente Edital tem por objetivo selecionar estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação do campus Apucarana e do campus Ponta Grossa da UTFPR, para atuação no apoio às disciplinas MEI-U oferecidas por meio do Edital 45/2022 - PROGRAD - UTFPR, no segundo período letivo de 2022. Os estudantes selecionados receberão auxílio financeiro na forma de bolsa. Este edital integra o conjunto de ações para o desenvolvimento do Programa Institucional Cocriação da UTFPR.

 

2. VAGAS E REQUISITOS

2.1 - As vagas são destinadas ao apoio às disciplinas MEI-U oferecidas por meio do Edital 45/2022 PROGRAD - UTFPR.

2.2 - O candidato deve ser estudante regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UTFPR, campus Apucarana ou campus Ponta Grossa.

2.2 - A quantidade, descrição e requisitos para a candidatura a cada uma das vagas, estão detalhados no Anexo II.

2.4 - As vagas serão disponibilizadas exclusivamente por meio deste edital, sendo, portanto, a concessão da vaga condicionada ao atendimento do estabelecido no edital.

 

3. BOLSA E PERÍODO DE ATIVIDADES

3.1 - O valor da bolsa será de R$600,00 (seiscentos reais), correspondente a um período de 30 dias, e proporcional para períodos inferiores a 30 dias, conforme o Quadro 1.

Quadro 1 - Parcelas de bolsa, períodos de atividades e valores correspondentes.

Parcela (mês)

Período de atividades

Valor da bolsa

1 de 4 (set)

05/09/2022 a 22/09/2022

R$360,00

2 de 4 (out)

23/09/2022 a 23/10/2022

R$600,00

3 de 4 (nov)

24/10/2022 a 22/11/2022

R$600,00

4 de 4 (dez)

23/11/2022 a 21/12/2022

R$580,00

3.2 - A bolsa será depositada em conta bancária, exclusivamente em nome do estudante selecionado. É de responsabilidade do estudante a abertura da conta bancária em seu nome, caso não possua.

3.3 - A conta poderá ser em qualquer banco, incluindo banco digital, com cadastro no Sistema de Transferência de Reservas (STR), que pode ser consultado na  lista disponibilizada pelo Banco Central do Brasil, em https://www.bcb.gov.br/pom/spb/estatistica/port/ASTR003.pdf.

3.4 - O estudante selecionado deverá manter seus dados bancários atualizados no Sistema de Alunos no Portal do Aluno da UTFPR (na aba de Dados Pessoais).

3.5 - A bolsa poderá ser interrompida por solicitação do professor orientador ou do estudante.

3.6 - O estudante exercerá suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR.

 

4. ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE DE APOIO ÀS DISCIPLINAS MEI-U

4.1 - Dedicar 15 (quinze) horas semanais para atividades de apoio ao corpo docente das disciplinas MEI-U objeto deste edital, em horários acordados com o professor orientador, não podendo os horários coincidirem com disciplinas nas quais se encontra matriculado.

4.2 - Auxiliar os docentes no planejamento e elaboração de material didático e execução de ações de ensino, compatíveis com o seu grau de conhecimento.

4.2.1 - Não é permitido ao estudante de apoio ministrar aulas em substituição aos docentes.

4.3 - Comprovar ao professor orientador o cumprimento das horas de atividades previstas para cada mês.

4.4 - Responder um questionário contendo questões objetivas e abertas a ser elaborado pela PROGRAD, relativo às atividades desenvolvidas e à sua experiência como estudante de apoio às disciplinas MEI-U objeto deste edital, ao término do período de atuação previsto no presente edital.

4.5 - Caso solicitado pelo professor orientador, participar de capacitação oferecida pela UTFPR ou outro meio, em tema relativo às suas atividades de apoio ao corpo docente.

4.6 - Caso solicitado pelo professor orientador, participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais, tais como: Semana Acadêmica de curso, Exposição Tecnológica, Feira de Profissões ou outros eventos promovidos pelas Coordenações de Curso, Departamentos Acadêmicos, Departamento de Educação ou Diretoria de Graduação.

4.7 - Comprometer-se a não acumular a bolsa referente ao presente edital com qualquer outra bolsa concedida pela UTFPR, excetuando-se bolsa concedida pelo Programa de Auxílio Estudantil - PAE da UTFPR.

4.8 - Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas.

 

5. INSCRIÇÕES

5.1 - As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma do Anexo I. 

5.2 - Para vagas do campus PG, o estudante poderá inscrever-se para concorrer em apenas uma das vagas disponíveis (primeira opção), ou em duas vagas disponíveis (primeira e segunda opção).

5.3 - As inscrições que não cumprirem todos os procedimentos estabelecidos no item 5.4 serão anuladas, e o candidato constará como desclassificado.

5.4 - Acessar, preencher e enviar o formulário eletrônico de inscrição em https://forms.gle/ukF6qR8n9Mrd4Jt19 (link disponível também na página do edital, em http://portal.utfpr.edu.br/editais) utilizando seu e-mail institucional @alunos.utfpr.edu.br para efetuar o login (conta Google Workspace institucional. Se necessário, consultar https://ajuda.utfpr.edu.br/pt-br/servicos_deinfra/gsuite). Ao final do preenchimento, clicar no botão ENVIAR para concluir a inscrição. Certificar-se de que recebeu um e-mail confirmando o preenchimento do formulário (verificar também na caixa de spam). No formulário eletrônico serão solicitados:

a) Nome completo, RG, CPF, telefone celular para eventual contato, RA, campus, curso, período.

b) Vaga(s) em que deseja candidatar-se, conforme Anexo II do edital.

c) Link para um vídeo de, no máximo, 03 (três) minutos. Ver critérios do vídeo a serem avaliados no Anexo III do edital.

d) Um único arquivo PDF, contendo os documentos abaixo, na ordem solicitada. Para juntar (merge) arquivos PDF, há serviços on-line. Por exemplo: https://smallpdf.com/pt/juntar-pdf. Nomear o arquivo PDF da seguinte maneira: Nome Completo do Estudante RA.pdf. Por exemplo: Sebastião Rodrigues Maia 12345678.pdf.

1°) Histórico Escolar atualizado, obtido no Portal do Aluno (http://portal.utfpr.edu.br/secretaria). Certifique-se de que não há páginas cortadas e que apareça o link e data de acesso em todas as páginas.

2°) Ficha de Pontuação do Anexo IV do edital, preenchida. O modelo para download está disponível na página do presente edital, em  http://portal.utfpr.edu.br/editais

3°) Documentação comprobatória referente aos pontos declarados na Ficha de Pontuação.

5.5 - Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio diferente daquele estabelecido neste Edital.

5.6 - Em caso de múltiplas inscrições do mesmo estudante, será considerada somente a realizada por último dentro do prazo de inscrições.

5.7 - Não será permitida a substituição daqueles ou a anexação de novos documentos após o período de inscrições.

5.8 - A UTFPR não se responsabiliza por inscrição não recebida devido a quaisquer motivos de ordem técnica ocorridos nos aparelhos eletrônicos ou conexão de dados do estudante.

 

6.  PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO

6.1 - Os estudantes serão classificados por ordem decrescente de pontuação final, obtida através da soma simples das pontuações para os critérios estabelecidos na tabela de pontuação no Anexo III deste edital.

6.2 - A classificação e seleção dos candidatos, para cada uma das vagas, será realizada pelo professor orientador responsável pela respectiva vaga, conforme Anexo II.

6.3 - Caso considere necessário, o professor orientador poderá solicitar o apoio de outro(s) professor(es) ou da Coordenação de Curso para a classificação e seleção.

6.4 - Em caso de desistência ou desligamento do candidato selecionado durante o andamento das atividades, o professor orientador da vaga poderá consultar os candidatos com classificação, mas não selecionados segundo o resultado do edital, a respeito do interesse em ocupar a vaga.

6.5. Caso não existam candidatos na situação 6.4, ou os candidatos consultados não manifestem o interesse em ocupar a vaga, o professor orientador da vaga poderá indicar um estudante que atenda aos requisitos do Anexo II, para ocupar a vaga.

6.6 - Em caso de não haver candidatos inscritos para qualquer uma das vagas do edital, o professor orientador da vaga poderá indicar um estudante que atenda aos requisitos do Anexo II, para ocupar a vaga.

6.7 - Deverão ser informados à DIREGRAD/PROGRAD:  resultados preliminar e final da seleção para publicação.

 

7. DO RESULTADO PRELIMINAR, RECURSOS E RESULTADO FINAL

7.1 - O resultado preliminar, com a relação de classificação e seleção, será homologado e publicado pela DIREGRAD/PROGRAD, conforme cronograma no Anexo I deste edital.

7.2 - Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos e fundamentados, poderão ser encaminhados até 23h59 do dia 01.set.2022.

7.3 - Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail asdiregrad@utfpr.edu.br, com o assunto RECURSO EDITAL 57/2022 - PROGRAD.

7.4 - O resultado final, com a relação de classificação e seleção, será homologado e publicado pela DIREGRAD/PROGRAD, conforme cronograma no Anexo I deste edital.

 

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 - Os prazos constantes neste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito.

8.2 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente edital serão dirimidas pela DIREGRAD, observada a legislação vigente.

8.3 - Ao participarem do presente edital, os estudantes assumem o compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste edital e demais legislações correlatas aplicáveis à matéria.

8.4 - O presente edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.

8.5 - Para as questões decorrentes deste edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.

 

Curitiba, 19 de agosto de 2022.

Assinatura eletrônica:



logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUILHERME ALCEU SCHNEIDER, PRO-REITOR ADJUNTO, em (at) 19/08/2022, às 17:49, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2922338 e o código CRC (and the CRC code) FF72BF52.




Referência: Processo nº 23064.040943/2022-40

SEI nº 2922338

ANEXO I

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO EDITAL

 

Atividade

Data ou período

Inscrição dos candidatos

da data de publicação deste edital até 29.ago.2022

Divulgação do resultado preliminar

até 31.ago.2022

Interposição de recurso quanto ao resultado preliminar

até 23h59 de 01.set.2022

Divulgação do resultado da interposição de recursos

até 02.set.2022

Divulgação do resultado final

até 02.set.2022

Assinatura do Termo de Responsabilidade

até 05.set.2022

Início das atividades 

05.set.2022

 

ANEXO II

VAGAS E REQUISITOS

 

ID da vaga

Disciplinas

Professor Orientador e Responsável pela seleção

Campus

Vagas

BM01

Design de Soluções para Problemas Reais (DPR01MEIU)

Isabel Cristina Moretti

AP

01

BM02

Engineering Design Process (ENG01B), Industry 4.0 (ENG01C)

Rui Tadashi Yoshino

PG

01

BM03

Engineering Design Process (ENG01B), Industry 4.0 (ENG01C)

Rui Tadashi Yoshino

PG

01

BM04

Engineering Design Process (ENG01B), Industry 4.0 (ENG01C)

Rui Tadashi Yoshino

PG

01

 

 

 

ID da vaga

Requisitos para os estudantes candidatos

BM01

Perfil: resiliência, organização, comprometimento, trabalho em equipe, liderança. Digital Skills: conhecimento em ferramentas de gestão de projetos e equipes, tais como Trello, entre outros. Funções a serem desempenhadas: assessoria nas disciplinas de cocriação MEI-U. Curso: qualquer curso da UTFPR campus Apucarana. Período: qualquer período.

BM02

Perfil: resiliência, organização, comprometimento, trabalho em equipe, liderança. Digital Skills: conhecimento em ferramentas de gestão de projetos e equipes, tais como Trello, entre outros. Funções a serem desempenhadas: assessoria nas disciplinas de co-criação MEI-U. Curso: qualquer curso da UTFPR campus Ponta Grossa. Período: qualquer período.

BM03

Perfil: resiliência, organização, comprometimento, trabalho em equipe, liderança. Hard Skills: Programação Java, C++, PHP, banco de dados, BI, Phyton (conhecimento em um ou mais de um). Funções a serem desempenhadas: assessoria nas disciplinas de co-criação MEI-U. Curso: qualquer curso da UTFPR campus Ponta Grossa. Período: qualquer período.

BM04

Perfil: resiliência, organização, comprometimento, trabalho em equipe, liderança. Digital Skills: conhecimento em mídias sociais (Instagram, Facebook, Linkdlin e outras). Funções a serem desempenhadas: assessoria, incluindo comunicação e marketing digital, nas disciplinas de co-criação MEI-U. Curso: qualquer curso da UTFPR campus Ponta Grossa. Período: qualquer período.

 

ANEXO III

CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO

 

Item

Pontuação

Máximo

Coeficiente de Rendimento Normalizado (CR)

Valor retirado do Histórico Escolar multiplicado por 2, utilizado somente em caso de empate

--

Ter participado de programa Institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET

5 pontos a cada 6 meses comprovados

18 pontos

Ter participado de programa de monitoria institucional

03 pontos a cada semestre letivo completo comprovado

06 pontos

Participado da diretoria de empresa júnior e/ou centro acadêmico e/ou DCE

04 pontos a cada 12 meses comprovados

08 pontos

Ter projeto no Hotel Tecnológico ou Incubadora Tecnológica

02 pontos a cada mês comprovado

10 pontos

Comprovar realização de estágio/emprego na sua área de formação

03 pontos a cada 100 horas comprovadas

10 pontos

Atividade de voluntariado, devidamente comprovado por declaração da instituição onde a atividade foi realizada

0,5 ponto a cada mês comprovado

08 pontos

Vídeo de, no máximo, 3 minutos

Até 40 pontos. Serão avaliados os seguintes critérios: (i) Apresentação, motivação, disponibilidade e perfil requisitado no Anexo II; (ii) Skills requisitas do Anexo II. Preferencialmente, apresentar comprovações das skills. Por exemplo: notas de disciplinas correlatas às skills, certificados, portfólio etc; (iii) Como e com que outras eventuais skills/conhecimentos pretende contribuir para a realização das atividades; (iv) Qualidade do vídeo.

40 pontos

 

ANEXO IV

FICHA DE PONTUAÇÃO (O modelo para download está disponível na página do presente edital, em  http://portal.utfpr.edu.br/editais)

 

Nome completo: __________________________________________________
RA: _____________________________________________________________
Período: ________________________________________________________

 

(  ) Sou do campus Apucarana.

Desejo me candidatar  para a vaga BM01.

(  ) Sou do campus Ponta Grossa.

Desejo me candidatar apenas para primeira opção na seguinte vaga:

(  ) BM02      (  ) BM03     (  ) BM04 

Desejo me candidatar também para segunda opção na seguinte vaga (caso não deseje segunda opção, não marcar abaixo):

(  ) BM02      (  ) BM03     (  ) BM04 

 

1. Atividades

Item

Pontuação

Pontos declarados

Pontos Homologados

(NÃO PREENCHER)

1. Ter participado de programa institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET

05 pontos

- por semestre -

(max 20 ptos)

 

 

2. Ter participado de programa de monitoria institucional

3 pontos

- por semestre -

(max 06 pontos)

 

 

3. Participado da diretoria de empresa júnior e/ou centro acadêmico e/ou DCE

4 pontos

- por ano -

(max 08 pontos)

 

 

4. Ter projeto no Hotel Tecnológico ou Incubadora Tecnológica

2 pontos

- por mês -

(max 12 pontos)

 

 

5. Experiência profissional na área de formação (estágio ou

emprego)

3 pontos

- a cada 100 horas

comprovadas -

(max 12 pontos)

 

 

6. Atividade de voluntariado devidamente comprovada por declaração da instituição onde foi realizado o voluntariado

0,5 pontos

- por mês de

atividade

comprovada -

(max 08 pontos)

 

 

Vídeo de, no máximo, 3 minutos

40 pontos

NÃO PREENCHER

 

 

TOTAL

 

 

 

2. Coeficiente de Rendimento Normalizado (CRn)

Coeficiente de Rendimento Normalizado (CRn)

Coeficiente de Rendimento Normalizado (CRn) x 2

Coeficiente de Rendimento Normalizado Homologado (NÃO PREENCHER)

 

 

 

 

3. Totalização (NÃO PREENCHER)

Pontuação Atividades

Pontuação CRn

PONTUAÇÃO TOTAL