Boletim de Serviço Eletrônico em 24/08/2022

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS MEDIANEIRA

DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-MD

EDITAL 21/2022 - DIRGRAD-md

PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DA utfpr

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional do campus Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para o Programa de Monitoria Voluntária do campus Medianeira da UTFPR.

 

1. DO OBJETO

 

O Programa de Monitoria Voluntária da UTFPR tem como finalidade a melhoria do processo ensino-aprendizagem, constituindo-se em atividade optativa dentro dos cursos de graduação da UTFPR, podendo, quando da sua conclusão, ser pontuado como Atividade Complementar e constar no Histórico Escolar do estudante.

 

2. DAS NORMAS GERAIS

 

2.1 O presente Edital está fundamentado no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação (COEPP) por meio da Resolução n° 15/09, de 13 de março de 2009, disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD), na Instrução Normativa nº 03/2009, relativa aos procedimentos operacionais para a implantação do Programa de Monitoria, bem como, atende ao disposto na Resolução n° 48/2020 - COGEP, que trata da Normatização das Atividades Pedagógicas Não Presenciais para o período de Pandemia de COVID-19 e na Instrução Normativa GABIR/UTFPR Nº 22, de 04 de maio de 2021, que dá prosseguimento às ações de prevenção ao contágio pelo coronavírus no âmbito da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e dá outras providências e no Calendário Acadêmico aprovado pela Resolução n° 49/2020.

2.2. A concessão da vaga na Monitoria Voluntária está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.

2.3. O Estudante-Monitor Voluntário não terá nenhuma compensação financeira ou bolsa pelo exercício da Monitoria Voluntária.

2.4. O período de vigência da Monitoria Voluntária será do mês de setembro a dezembro de 2022, podendo ser interrompido por solicitação do Departamento Acadêmico ao qual a Monitoria está vinculada, da Diretoria de Graduação e Educação Profissional ou do Estudante-Monitor Voluntário.

2.5. Os Estudantes-Monitores Voluntários exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e com carga horária semanal entre 5 (cinco) e 15 (quinze) horas de atividades de monitoria. Esta será definida pelo Professor-Orientador e aprovada pelo Coordenador de Curso ou Chefe de Departamento de Área, não podendo ser superior a 5 (cinco) horas diárias e não podendo estes coincidirem com suas atividades acadêmicas regulares.

2.6 A instância responsável pelo Programa de Monitoria do campus fornecerá ao DEPEDUC/PROGRAD informações dos monitores-voluntários do seu campus, como, por exemplo: Nome Completo; Código, Nome e ementa (temas) da disciplina para a qual exerce a monitoria; agenda (dias e horários) de atendimento aos estudantes; plataforma e link específico utilizado como meio de atendimento remoto para que possa ser contactado pelos estudantes. Essas informações serão disponibilizadas pelo DEPEDUC/PROGRAD, para todos os estudantes dos campi da UTFPR, por meio do portal de alunos.

2.7 As atividades de elaboração, preparação e orientação poderão ser na modalidade não presencial, híbrida ou presencial, a critério do professor-orientador, contudo, quando no formato híbrido ou presencial, observados os regulamentos específicos de uso dos espaços físicos do campus, esta deverá obedecer as condições de segurança sanitária determinadas pela UTFPR ou por legislação específica e estar autorizada pela Comissão de Biossegurança do campus e homologada pela DIRGRAD.

2.8 Não serão disponibilizados, ao estudante-monitor, computador e conexão de internet para o atendimento remoto, porém em casos específicos, o estudante poderá utilizar a infraestrutura de equipamentos e conexão de internet do campus da UTFPR, desde que obedecidas as condições de segurança sanitária determinadas pela UTFPR ou por legislação específica, autorizado pela Comissão de Biossegurança do campus e homologado pela DIRGRAD.

2.8 A formalização da Monitoria Voluntária ocorrerá por meio de Termo de Acordo específico entre a Instituição e o Estudante-Monitor Voluntário e mediado pelo Departamento de Educação do campus.

 

3. DAS ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE-MONITOR VOLUNTÁRIO

 

Constituem-se atribuições do Estudante-Monitor Voluntário:

  1. Auxiliar os docentes em tarefas didáticas, compatíveis com o seu grau de conhecimento relacionadas a:

    1. Assistência aos estudantes dos cursos de graduação para resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas;

    2. Preparação de atividades teóricas e/ou práticas compatíveis com seu grau de conhecimento e experiência; e

    3. Elaboração de material didático complementar.

  2. Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas;

  3. Participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais como semana de curso, exposição tecnológica, feira de profissões, ou outros eventos promovidos pelas Coordenações de Curso ou Departamentos Acadêmicos;

  4. Entregar mensalmente a documentação solicitada pelo Departamento de Educação, nas datas previstas;

  5. Elaborar semestralmente o Relatório de Atividades desenvolvidas.

 

4. DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES

 

O Programa é destinado aos estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação da UTFPR, Campus Medianeira que já tenham cursado a disciplina área da monitoria a qual se candidata como estudante-monitor.

 

5. DAS VAGAS PARA MONITORIA VOLUNTÁRIA

 

As vagas disponíveis para seleção no 2º Semestre de 2022, no Campus Medianeira, estão especificadas no Quadro I.

 

Quadro I – Vagas disponíveis para Monitoria Voluntária no Campus Medianeira

Disciplina/Unidade Curricular

Professora-Orientadora

Nº de vagas

Hidráulica

Marivone Fank

01

Geotecnia Ambiental

Marivone Fank

01

Hidrologia

Fabiana Schutz

01

Topografia

Fabiana Schutz

01

Projetos de Engenharia Ambiental

Eduardo Lied

01

Análise de Alimentos (TAL54F)

Deisy Alessandra Drunkler

01

Análise de Alimentos (EL55D)

Deisy Alessandra Drunkler

01

 

6. DAS INSCRIÇÕES

 

6.1. Para concorrer ao processo de seleção da Monitoria Voluntária o candidato deverá:

  1. Estar cursando, no mínimo, o 2º período;

  2. Ter sido aprovado na disciplina/unidade curricular que caracteriza a área da Monitoria Voluntária pretendida;

  3. Comprovar haver compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento da Monitoria Voluntária;

  4. Não ter desistido da atividade de monitoria anteriormente; e

  5. Não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.

 

6.2 Somente serão aceitas inscrições mediante preenchimento de formulário online disponível em: https://docs.google.com/forms/d/1U65thWlyeO7XMGqtW4m8pUfBtA7t_FbsCJh6Hvca4Sw/edit

6.3 Após preenchimento do formulário, o candidato deve fazer um print da página que diz “Inscrição Realizada!”, com a confirmação dos dados fornecidos. Esse print é o comprovante de inscrição. Sem ele, o Departamento de Educação não se responsabilizada por eventuais problemas com o sistema.

6.4 Caso o nome do candidato não conste na lista de inscritos, a ser divulgada no dia 06 de setembro de 2022, o mesmo deve procurar o Departamento de Educação, nesta mesma data, das 08:00 às 17:00, com seu comprovante de inscrição (conforme item 6.3), impresso ou mandar e-mail para deped-md@utfpr.edu.br com seu comprovante.

6.5 A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital, no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR e na Instrução Normativa 01/09 - PROGRAD.

 

7. DA EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

 

O candidato será desclassificado do processo de seleção se:

 

 

8. DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

 

A seleção dos Estudantes-Monitores Voluntários para a Monitoria Voluntária será feita a partir de processo seletivo elaborado pelo respectivo Departamento Acadêmico, sob orientação e supervisão da Diretoria de Graduação e Educação Profissional, sendo que os critérios de seleção para cada disciplina/unidade curricular do Quadro I estão apresentados no Apêndice A deste Edital.

 

9. RESULTADO FINAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO

 

A relação dos estudantes selecionados para as vagas disponíveis de Monitoria será divulgada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, no endereço eletrônico http://portal.utfpr.edu.br/editais#b_start=0&c6=medianeira e no mural do Programa de Monitoria.

 

10. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

Atividades

Datas

Inscrição online dos candidatos

Início: 29 de agosto

Término: 17 h do dia 02 de setembro

Divulgação da Lista de Inscritos

06 de setembro de 2022

Seleção dos candidatos

08 e 09 de setembro de 2022

Divulgação dos estudantes selecionados

12 de setembro de 2022

Recurso da lista de estudantes selecionados

13 de setembro de 2022

Orientação e assinatura de documentos junto ao DEPED (Departamento de Educação)

14 a 16 de setembro de 2022

Início das atividades

15 de setembro de 2022

 

11. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

11.1 O candidato deverá basear-se no Regulamento do Programa de Monitoria ao Estudante da UTFPR, disponível na página da PROGRAD, e nas instruções estabelecidas neste Edital para a participação no processo seletivo.

 

11.2 Os prazos constantes deste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

 

11.3 Serão aceitos recursos, devidamente fundamentados, no dia 13 de setembro após a divulgação do resultado. Os mesmos devem ser entregues no Departamento de Educação, levando em consideração o horário de atendimento do setor ou pelo e-mail deped-md@utfpr.edu.br .

 

11.4 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, observada a legislação vigente.

 

11.5 Fica estabelecido o Fórum da Justiça Federal, Subseção Judiciária da Cidade de Foz do Iguaçu, para dirimir eventuais questões decorrentes deste Edital.

 

 

 

Medianeira, 23 de agosto de 2022.

 

 

 

(Assinado Eletronicamente)

 

 

EDUARDO EYNG

Diretor de Graduação e Educação Profissional

UTFPR - campus Medianeira

 

 

CLAUDIO LEONES BAZZI

Diretor Geral

UTFPR - campus Medianeira

 



logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EDUARDO EYNG, DIRETOR(A), em (at) 23/08/2022, às 10:57, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIO LEONES BAZZI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 24/08/2022, às 08:17, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2928311 e o código CRC (and the CRC code) 984E23EF.



Apêndice A: CRITÉRIOS ESPECÍFICOS POR DISCIPLINA/ UNIDADE CURRICULAR

 

 Disciplina/Unidade Curricular:

  • Hidráulica

Orientadora: Marivone Fank

Critérios para seleção (além dos estabelecidos no item 6.1):

- Ter sido aprovado na disciplina de Hidráulica.

 

  • A ordem de classificação será organizada conforme as notas obtidas na disciplina de Hidráulica da maior para a menor.
  • Critério de Desempate: Maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico.

 

 Disciplina/Unidade Curricular:

  • Geotecnia Ambiental

Orientadora: Marivone Fank

Critérios para seleção (além dos estabelecidos no item 6.1):

- Ter sido aprovado na disciplina de Geotecnia Ambiental.

 

  • A ordem de classificação será organizada conforme as notas obtidas na disciplina de Geotecnia Ambiental da maior para a menor.
  • Critério de Desempate: Maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico.

 

 

Disciplina/Unidade Curricular:

  • Hidrologia

Orientadora: Fabiana Schutz

Critérios para seleção (além dos estabelecidos no item 6.1):

- Ter sido aprovado na disciplina de Hidrologia.

 

  • A ordem de classificação será organizada conforme as notas obtidas na disciplina de Hidrologia da maior para a menor.
  • Critério de Desempate: Maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico.

 

 Disciplina/Unidade Curricular:

  • Topografia

Orientadora: Fabiana Schutz

Critérios para seleção (além dos estabelecidos no item 6.1):

- Ter sido aprovado na disciplina de Topografia.

 

  • A ordem de classificação será organizada conforme as notas obtidas na disciplina de Topografia da maior para a menor.
  • Critério de Desempate: Maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico.

 

Disciplina/Unidade Curricular:

  • Projetos de Engenharia Ambiental

Orientador: Eduardo Lied

Critérios para seleção (além dos estabelecidos no item 6.1):

- Ter sido aprovado na disciplina de Projetos de Engenharia Ambiental.

 

  • A ordem de classificação será organizada conforme as notas obtidas na disciplina de Projetos de Engenharia Ambiental da maior para a menor.
  • Critério de Desempate: Maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico.

 

Disciplina/Unidade Curricular:

  • Análise de Alimentos - TAL54F

Orientador: Deisy Alessandra Drunkler

Critérios para seleção (além dos estabelecidos no item 6.1):

Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) nos cursos de Engenharia de Alimentos ou Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do campus Medianeira da UTFPR;
2. Ter disponível no mínimo 10 (dez) horas semanais para desenvolvimento das atividades;
3. Ter sido aprovado na disciplina de Análise de Alimentos (EL55D ou TAL54F);
4. Ter conhecimento de softwares de edição gráfica e de texto.

Para a classificação serão adotados os seguintes critérios de seleção:
1. Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR) do estudante;
2. Média Aritmética Final (MF) do estudante na disciplina ou equivalente que se pleiteia a vaga
A Nota Final (NF) para classificação dos candidatos será obtida através da seguinte fórmula:
NF = (CR*10 + MF) / 2
Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, da maior para a menor Nota Final (NF)
Caso haja empate, serão adotados os seguintes critérios de desempate:
1. Maior Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR);
2. Período do curso mais avançado;
3. Maior idade.

 

Disciplina/Unidade Curricular:

  • Análise de Alimentos – EL55D

Orientador: Deisy Alessandra Drunkler

Critérios para seleção (além dos estabelecidos no item 6.1):

Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) nos cursos de Engenharia de Alimentos ou Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do campus Medianeira da UTFPR;
2. Ter disponível no mínimo 10 (dez) horas semanais para desenvolvimento das atividades;
3. Ter sido aprovado na disciplina de Análise de Alimentos (EL55D ou TAL54F);
4. Ter conhecimento de softwares de edição gráfica e de texto.

Para a classificação serão adotados os seguintes critérios de seleção:
1. Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR) do estudante;
2. Média Aritmética Final (MF) do estudante na disciplina ou equivalente que se pleiteia a vaga
A Nota Final (NF) para classificação dos candidatos será obtida através da seguinte fórmula:
NF = (CR*10 + MF) / 2
Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, da maior para a menor Nota Final (NF)
Caso haja empate, serão adotados os seguintes critérios de desempate:
1. Maior Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR);
2. Período do curso mais avançado;
3. Maior idade.