Boletim de Serviço Eletrônico em 23/08/2022

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS LONDRINA

DIR. DE GRAD. E EDUC. PROFISSIONAL - LD

EDITAL 20/2022 - DIRGRAD

 

PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO ENTRE O CURSO ENGENHARIA QUÍMICA - UTFPR CAMPUS LONDRINA - BRASIL E O INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA (IPB) - PORTUGAL

 

A Diretoria-Geral (DIRGE-LD) em conjunto com a Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-LD) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Londrina, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas as inscrições para seleção de estudantes ao Programa de Dupla Diplomação com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) ‐ Portugal, de acordo com o que estabelece o presente Edital. O presente Edital e demais informações relativas encontram-se publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.

 

 

1. DO OBJETO

O presente edital tem por objetivo selecionar estudantes do Curso de Engenharia Química do Campus Londrina da UTFPR para participarem do Programa de Dupla Diplomação com o Curso de Engenharia Química do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) ‐ Portugal.

 

2. DO PROGRAMA E ACORDO DE DUPLA DIPLOMAÇÃO

2.1 - O Programa de Dupla Diplomação objeto deste edital faz parte das ações empreendidas pela UTFPR para internacionalização de seus cursos de graduação.

2.2 - O estudante da UTFPR, participante deste programa, que concluir todas as etapas previstas no Acordo de Dupla Diplomação, após concluir o Curso de Engenharia Química na UTFPR Campus Londrina, receberá diploma de Bacharel em Engenharia Química expedido pela UTFPR e o certificado de habilitações referente ao Mestrado do IPB. Após a formatura na UTFPR, o egresso também poderá requerer o certificado de equivalência de grau de Licenciatura junto ao governo português, seguindo os trâmites a serem informados oportunamente.

2.3 -  O Acordo de Dupla Diplomação objeto deste Edital tem os seguintes objetivos:

2.3.1 Promover a mobilidade internacional dos estudantes do Curso de Engenharia Química do Campus Londrina, possibilitando o contato com outras culturas e a ampliação das possibilidades de formação profissional e humana.

2.3.2 Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos estudantes do Curso de Engenharia Química do Campus Londrina.

2.3.3 Contribuir para o intercâmbio de docentes entre as duas instituições possibilitando o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa.

2.3.4 Estimular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino de graduação na UTFPR e no IPB.

 

3. DAS NORMAS GERAIS

3.1 - Para ter validade, a duração do período de mobilidade internacional será no mínimo de dois semestres letivos do IPB, podendo ser prorrogado, caso a caso, e em comum acordo entre as coordenações, incluído neste período o tempo necessário para a entrega da Dissertação/Projeto/Estágio do IPB e apresentações/defesas públicas.

3.2 - O Estágio Curricular Obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da UTFPR, são equivalentes à Dissertação/Projeto/Estágio do IPB, de acordo com as normas regulamentares das duas instituições, no que se refere ao funcionamento e defesa dos mesmos ou regulamento específico comum que se entenda relevante estabelecer para as duas instituições.

3.3 - O estudante selecionado para o programa de Dupla Diplomação deverá cumprir um Acordo de Estudos a ser desenvolvido durante o período em que se encontrar em mobilidade internacional na instituição parceira.

3.4 - O Acordo de Estudos, no modelo do IPB, será elaborado pelo estudante com a orientação e aprovação da coordenação ou professor responsável por atividade de internacionalização (PRA-Int) do seu curso na UTFPR, em conformidade com as regras estabelecidas no Acordo de Dupla Diplomação.

3.5 - A definição do tema do projeto de mestrado do orientador (IPB) e do coorientador (UTFPR) será realizada em comum acordo entre o acadêmico, a instância responsável no curso da UTFPR e a instância responsável no curso do IPB.

3.5.1 - Os temas disponíveis para os projetos de mestrado serão divulgados pelo IPB no decorrer do semestre anterior ao início do programa, de modo que possibilite a atribuição dos temas aos estudantes antes do início das atividades no IPB. O PRA-Int do curso, juntamente à comissão de seleção deste edital, são responsáveis por consultar os estudantes sobre seus temas de interesse, atribuir os temas aos estudantes e informar ao IPB a lista de estudantes, temas e co-orientadores da UTFPR.

3.6 - Ao retornar à UTFPR o estudante que obtiver êxito no cumprimento do plano de estudos, terá as respectivas disciplinas convalidadas de acordo com os termos do Acordo de Dupla Diplomação.

3.6.1 - A lista de convalidação das disciplinas se encontra no Anexo III deste edital.

3.7 - Ao retornar à UTFPR o estudante que obtiver êxito no cumprimento do Acordo de Estudos, dependendo do Acordo para o seu curso e caso existam disciplinas faltantes, deverá concluir todas as disciplinas faltantes para a integralização do curso.

3.8 - As despesas com passagens de ida e volta, translados terrestres, seguro saúde, emissão de passaporte, obtenção de vistos, despesas com moradia e alimentação, bem como outras despesas decorrentes da mobilidade internacional serão de responsabilidade do estudante. Não há previsão de concessão de auxílio financeiro aos estudantes por parte da UTFPR, a qual fica isenta de qualquer ônus decorrente do Programa ao qual se refere este edital.

3.9 - Posteriormente ao processo de seleção objeto deste edital, os estudantes selecionados devem proceder a sua candidatura completa, conforme item 9. CANDIDATURA COMPLETA - PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS APÓS O RESULTADO FINAL.

3.10 - O candidato que, após leitura e compreensão do conteúdo deste edital e a ele se habilitar, declara, inequívoco conhecimento e concordância quanto aos termos e regulação em seus dispositivos.

 

4. DAS VAGAS

4.1 - Pelo presente edital, serão selecionados até 04 (quatro) estudantes do curso de Engenharia Química da UTFPR Campus Londrina. Este número de vagas foi informado pelo IPB.

4.2 - O início previsto para as atividades de Dupla Diplomação no IPB será em fevereiro de 2023.

 

5. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

5.1 - Estar matriculado no curso de Engenharia Química da UTFPR Campus Londrina, cursando, no mínimo, o 7º período na data do fechamento das inscrições.

5.2 - Ter concluído todas as disciplinas do seu curso na UTFPR até, no mínimo, o 8º período (sem dependências), antes de iniciar as atividades no IPB, incluindo 3 (três) disciplinas eletivas.

5.3 -  Possuir coeficiente de rendimento (CR) absoluto mínimo de 0,75 no ato da inscrição.

5.4 – Não possuir mais de três reprovações no seu percurso escolar no ensino superior, até a ocasião

da inscrição, envolvendo o atual e ainda cursos anteriores (no caso de transferência);

5.5 – Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), após 2009, com pontuação igual ou

superior a 600 (seiscentos) pontos;

5.6 – Possuir, até o dia 18 de setembro de 2022, passaporte válido até julho de 2024 ou data posterior (ver item 9. CANDIDATURA COMPLETA - PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS APÓS O RESULTADO FINAL).

5.7 - Ter a possibilidade de morar em Portugal por pelo menos dois semestres letivos do IPB.

5.8 – Ter fluência no idioma Inglês, atestando nível de proficiência B2, certificado por meio de um dos seguintes testes: TOEFL (Test of English as a Foreign Language); IELTS (International English Language Testing System); TOEIC (Test of English for International Communication) ou Cambridge English.

 

6. DA  INSCRIÇÃO

6.1 - As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma no Anexo I.

6.2 - Para inscrever-se, o candidato deverá enviar e-mail para intereq-ld@utfpr.edu.br obedecendo às seguintes especificações:

6.2.1 - Título Inscrição DD IPB seleção 2022

6.2.2 - No corpo do e-mail, informar: Nome completo, Registro acadêmico (RA), Telefone celular para contato.

6.2.3 - Anexar os seguintes documentos:

6.2.3.1 -  Anexo II deste edital, preenchido e assinado nos espaços solicitados, em formato PDF. O anexo II é composto por: Ficha de inscrição; Declaração de bolsas Termo de desistência de bolsas; Ficha de pontuação.

6.2.3.2 - Documentação comprobatória para cada uma das atividades que o candidato declara pontuar na Ficha de Pontuação. Não serão computadas as atividades realizadas pelo estudante anteriormente ao seu ingresso na UTFPR.

6.2.3.3 - Currículo Lattes atualizado e documentado em formato PDF. O currículo deverá ser obrigatoriamente preenchido na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br), no modo completo. Em nenhuma hipótese será aceito outro formato de currículo.

6.2.3.4 - Histórico Escolar atualizado em formato PDF, obtido no Portal do Aluno (http://portal.utfpr.edu.br/secretaria). Certifique-se de que não há páginas cortadas e que apareça o link e data de acesso em todas as páginas.

6.2.3.5 – Documento original com o resultado do exame oficial de proficiência em Inglês.

6.3 - Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio diferente daquele estabelecido neste Edital, tampouco, após o prazo final de recebimento estabelecido no cronograma no Anexo I.

7. DA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

7.1 - A classificação e seleção dos candidatos será realizada por uma comissão composta por, pelo menos, 03 (três) professores do curso de Engenharia Química da UTFPR, Campus Londrina, indicados pelo coordenador do curso.

7.2 - Esta comissão classificará e selecionará os candidatos por ordem decrescente da soma simples dos pontos obtidos nos seguintes critérios:

7.2.1 - Coeficiente de rendimento (CR) absoluto, multiplicado por 50.

7.2.2 - Valor TOTAL obtido na Ficha de pontuação, multiplicado por 1,0.

7.3 - Cabe à Comissão de seleção a ratificação ou desclassificação de documentos, culminando neste caso, em ajuste para menor da pontuação previamente preenchida pelo candidato.

7.4 - Em hipótese alguma a comissão aumentará a pontuação previamente preenchida pelo candidato.

7.5 - Caso ocorra empate entre os candidatos, o desempate será efetuado aplicando-se os seguintes critérios na ordem em que se apresenta:

7.5.1 - Estudante com maior coeficiente de rendimento escolar.

7.5.2 - Estudante com maior número de disciplinas, do curso, concluídas com êxito até a data da inscrição.

7.5.3 - Estudante com maior nota na ficha de pontuação.

7.5.4 - Estudante com maior idade.

 

8. DO RESULTADO PRELIMINAR, RECURSOS E RESULTADO FINAL

8.1 - O resultado preliminar da classificação e seleção dos estudantes inscritos será homologado e publicado pela DIRGRAD Londrina, conforme cronograma no Anexo I.

8.2 - Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos e fundamentados, poderão ser encaminhados por meio do endereço eletrônico: intereq-ld@utfpr.edu.br
, até as 23h59 do dia 14 de setembro de 2022 com assunto RECURSO EDITAL 20/2022 - DIRGRAD-LONDRINA.

8.2.1 O período de recursos não se destina ao envio de documentação, obrigatória ou complementar, que não tenha sido apresentada no ato da inscrição.

8.3 - Caso tenham sido solicitados recursos, o resultado será homologado e publicado pela DIRGRAD-Londrina, conforme cronograma no Anexo I.

8.4 - O resultado final da classificação e seleção dos estudantes inscritos será homologado e publicado pela DIRGRAD-Londrina, conforme cronograma no Anexo I.

8.5 - Os resultados das etapas descritas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.

 

9. CANDIDATURA COMPLETA - PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS APÓS O RESULTADO FINAL

9.1 - Imediatamente após a publicação do resultado final, os estudantes selecionados deverão realizar a etapa de candidatura completa junto à DIRINTER. Esta etapa consiste na preparação e envio, para a DIRINTER, dos documentos exigidos pelo IPB para emissão da carta de aceite. Esta etapa deverá ser finalizada no máximo até o dia 18 de setembro, impreterivelmente. A documentação a ser encaminhada é:

9.1.1 - Acordo de estudos aprovado pela coordenação ou PRA-Int do curso (no modelo do IPB).

9.1.2 - Passaporte válido até 01 de julho de 2024 ou data posterior.

9.1.3 - Histórico escolar, emitido com código de validação na aba Declarações do Portal do Aluno.

9.1.4 - Currículo (no modelo do IPB).

9.2 - Os modelos e as instruções para o envio da candidatura completa à DIRINTER estão disponíveis no seguinte endereço: http://portal.utfpr.edu.br/internacional/mobilidade/dupla-diplomacao/dupla-diplomacao-no-ipb/informacoes-para-estudantes-selecionados-no-edital.

9.3 - Não serão aceitos outros documentos no intuito de substituir os listados acima, também não serão aceitas outras formas de envio que não a mencionada na página de orientações da DIRINTER: http://portal.utfpr.edu.br/internacional/mobilidade/dupla-diplomacao/dupla-diplomacao-no-ipb/informacoes-para-estudantes-selecionados-no-edital, ou ainda, o envio fora do prazo mencionado de 18 de setembro.

9.4 - O atraso na entrega ou a falta de qualquer um dos documentos, incluindo o passaporte implica a desclassificação do candidato para participação no programa de Dupla Diplomação, possibilitando a classificação de estudantes que estejam na lista de espera.

9.5 - Estudantes que não tenham passaporte válido (conforme item 9.1.2) no momento da inscrição não devem aguardar o resultado do edital para providenciar o documento, pois não serão tolerados atrasos na etapa do envio da candidatura completa.

9.6 - Recomenda-se que os estudantes em lista de espera estejam preparados para entregar a documentação imediatamente no caso da desclassificação (ou desistência) de outros candidatos.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

10.1 - Os prazos constantes neste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito.

10.2 As dúvidas ou omissões acerca do presente Edital, observadas a legislação vigente, serão dirimidas por meio do e-mail: intereq-ld@utfpr.edu.br.

10.3 - O presente edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.

10.4 - Os candidatos inscritos declaram aceitar e ter ampla e irrestrita ciência dos termos constantes do presente edital e das demais regulações institucionais.

10.5 - Para as questões decorrentes deste edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.

 

Londrina, 18 de Agosto de 2022.

Assinatura Eletrônica

 

 

Sidney Alves Lourenço

Diretor Geral

UTFPR – Campus Londrina

 



logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SIDNEY ALVES LOURENCO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 23/08/2022, às 17:13, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO I

Cronograma de execução do edital

 

Atividade

Data ou período

Inscrição dos candidatos

da data de publicação deste edital até 09.set.2022

Divulgação do resultado preliminar

até 12.set 2022

Interposição de recurso quanto ao resultado preliminar

até as 23h59 do dia 14.set.2022

Resultado da interposição de recursos quanto ao resultado preliminar, caso existam

15.set.2022

Divulgação do resultado final

até 16.set.2022

Candidatura completa dos candidatos

até 18.set.2022

 

 

ANEXO II

Ficha de inscrição; Declaração de bolsas; Termo de desistência de bolsas; Ficha de pontuação

 

- FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome completo

 

Data de Nasc.

 

RG

 

CPF

 

Endereço

 

Cidade

 

CEP

 

E-mail

 

Celular

 

 

Campus

 

Curso

 

 

Registro Acadêmico (RA)

 

Mês/ano de ingresso no curso

 

Período em que encontra (conforme Histórico)

 

 

 

_____________________, _____ de __________________ de 20____

 

___________________________________

Assinatura

 

 

- DECLARAÇÃO DE BOLSAS (preencher e assinar caso não possua bolsa no ato da inscrição)

Eu, ____________________________________________________, portador(a) do CPF __________________________ e do RG __________________________, estudante regularmente matriculado no ______ período do curso ____________________________________________________ da UTFPR Campus __________________________, RA _______________, declaro não possuir vínculos ou bolsas de programas de fomento federais e/ou estaduais.

 

________________________, _____ de __________________ de 20____.

__________________________________

Assinatura

 

 

- TERMO DE DESISTÊNCIA DE BOLSAS (preencher e assinar caso possua bolsa no ato da inscrição)

Eu, ____________________________________________________, portador(a) do CPF __________________________ e do RG __________________________, estudante regularmente matriculado no ______ período do curso ____________________________________________________ da UTFPR Campus __________________________, RA _______________, assumo o compromisso de desistir de quaisquer vínculos ou bolsas de programas de fomento federais e/ou estaduais no momento da participação da mobilidade internacional.

 

_________________________, _____ de __________________ de 20____.

 

___________________________________

Assinatura

 

- FICHA DE PONTUAÇÃO

                                                          

Nome completo:  _______________________________________________________________

1) Coeficiente de rendimento (CR) absoluto. Item 5.3 do edital: “Possuir coeficiente de rendimento (CR) absoluto mínimo de 0,75 no ato da inscrição.”

CR Declarado

CR Declarado x 50

CR Declarado x 50 homologado (não preencher)

 

2) Atividades acadêmicas e profissionais - Atividades e pontuação que serão consideradas na avaliação do Currículo Lattes. Não serão computadas as atividades realizadas pelo estudante anteriormente ao seu ingresso na UTFPR.

Atividade

Pontuação

Pontos
declarados

Pontos homologados (não preencher)

Iniciação Científica, (PIBIC, PIBIT, Ações Afirmativas)  e/ou PET

1 ponto por mês

(máximo: 12 pontos)

 

 

Monitoria Institucional

 

1 pontos por mês

(máximo: 4 pontos)

 

 

Experiência profissional na área da Engenharia Química (estágio obrigatório e/ou não obrigatório e/ou emprego)

0,8 ponto a cada
40 horas comprovadas

(máximo: 12 pontos)

 

 

Participação em empresa júnior

0,3 ponto por mês

(máximo: 6 pontos)

 

 

Diretoria de Centro Acadêmico e/ou DCE

0,5 ponto por mês

(máximo: 6 pontos)

 

 

Trabalho apresentado em evento científico

0,3 ponto por publicação (máximo: 6 pontos)

 

 

Artigo publicado em periódico

0,5 ponto por publicação

(máximo: 4 pontos)

 

 

 

TOTAL

 

 

 

TOTAL x 1,0

 

 

 

 

 

3) Totalização

Declarada:

P1 = CR Declarado x 50

 

P2 = TOTAL das Atividades x 1,0 declarado

Totalização:
P1 + P2 declarado

 

 

 

Homologada (não preencher):

P1 = CR Declarado x 50 homologado

 

P2 = TOTAL das Atividades x 1,0 homologado

Totalização:
P1 + P2 homologado

 

 

 

_________________________, _____ de __________________ de 20____.

 

___________________________________

Assinatura

 

ANEXO III

INFORMAÇÕES A CONSTAR NOS TERMOS ADITIVOS/ADENDAS PARA A ADESÃO DE CADA CURSO AO ACORDO DE DUPLA DIPLOMAÇÃO

 

Curso da UTFPR: Engenharia Química, campus Londrina

Curso do IPB: Mestrado em Engenharia Química

Os alunos da UTFPR deverão frequentar e obter aprovação às Unidades Curriculares do mestrado em Engenharia Química do IPB, conforme se indica no quadro 1. As optativas devem, preferencialmente, ser selecionadas entre as unidades curriculares listadas no quadro 2.

 

Quadro 1 - Unidades Curriculares do mestrado em Engenharia Química – IPB

Unidade Curricular no IPB

Semestre

ECTS

Dissertação/Projeto/Estágio

1ºS e 2ºS

42

Optativa A

1ºS

6

Optativa B

1ºS

6

Optativa C

1ºS ou 2ºS

6

 

Quadro 2 - Lista de Unidades Curriculares Optativas do mestrado em Engenharia Química - IPB

Unidade Curricular no IPB

Semestre

ECTS

Processos de Separação Avançados

1º S

6

Complementos em Engenharia das Reações

1º S

6

Dinâmica e Controlo de Processos Químicos

1º S

6

Introdução à Ciência dos Polímeros

1º S

6

Matemática Aplicada

1º S

6

Gestão da Qualidade

1º S

6

Engenharia Ambiental

1º S

6

Engenharia de Bioprocessos

1º S

6

Simulação de Processos Químicos

2º S

6

Engenharia das Reações de Polimerização

2º S

6

Estatística Industrial

2º S

6

Estratégia de Processos Químicos

2º S

6

Laboratórios de Eng. dos Processos Químicos

2º S

6

Os alunos do IPB deverão frequentar e obter aprovação às disciplinas de graduação em Engenharia Química da UTFPR, conforme se indica no quadro 3. As optativas devem, preferencialmente, ser selecionadas entre as disciplinas listadas no quadro 4.

 

Quadro 3 - Disciplinas de graduação em Engenharia Química - UTFPR

Disciplina na UTFPR

Período

CHT

Estágio Curricular Obrigatório

9.º/10.º

26

Trabalho de Conclusão de Curso 1

9.º/10.º

8

Trabalho de Conclusão de Curso 2

9.º/10.º

8

Optativa A1

7.º /8.º /9.º

6

Optativa B1

7.º /8.º /9.º

6

Optativa C1

7.º /8.º /9.º

6

 

Quadro 4 - Lista de optativas em Engenharia Química - UTFPR

Disciplina na UTFPR

Período

CHT

Transferência de massa

7.º

6

Operações unitárias de separação mecânica

7.º

6

Laboratório de Engenharia Química 1

7.º

6

Cinética de Processos

7.º

4,5

Operações Energéticas

7.º

6

Catálise de Processos

7.º

4,5

Laboratório de Engenharia Química 2

8.º

6

Operações Unitárias de Transferência de Massa

8.º

6

Controle de Processos e Instrumentação

8.º

6

Análise e simulação de processos

8.º

6

Reatores Químicos e Bioquímicos

8.º

4,5

Operações Unitárias de Transferência de Calor e Massa

8.º

6

Gestão Ambiental

9.º

6

Engenharia de Processos

9.º

6

Empreendedorismo

9.º

3

Engenharia Econômica e Finanças

9.º

6

Laboratório Tecnológico de Engenharia Química 3

9.º

6

Nanotecnologia

7.º/8.º/9.º

3

Tecnologia Supercrítica

7.º/8.º/9.º

3

Introdução a Biomateriais

7.º/8.º/9.º

3

Análise Instrumental

7.º/8.º/9.º

7,5

Processos de Conservação de alimentos

7.º/8.º/9.º

7,5

Industria Sucroenergética

7.º/8.º/9.º

7,5

Fontes de Energia

7.º/8.º/9.º

4,5

Energia e Eficiência Energética

7.º/8.º/9.º

4,5

Gerenciamento e tratamento de poluentes atmosféricos

7.º/8.º/9.º

4,5

Segurança no Trabalho e no processo

7.º/8.º/9.º

6