Boletim de Serviço Eletrônico em 31/08/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUACAO-CT

COORD.PROG.POS-GRAD.SISTEM.DE ENERGIA CT

 

EDITAL Nº 03/2022 - SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE ENERGIA (PPGSE-CT)

MESTRADO PROFISSIONAL

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO EM 2023

(RETIFICADO EM 29/08/2022)

 

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba (CT), torna público o Edital de Seleção para o ingresso no Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia (PPGSE-CT) no ano de 2023.

 

1. Site oficial do Programa:


O site oficial do Programa está disponível no linkhttp://ppgse.ct.utfpr.edu.br

 

2. Aprovisionamento de vagas


Este processo de seleção visa o aprovisionamento para o preenchimento das vagas do programa para os interessados em obter o Grau de Mestre em Engenharia Elétrica. As vagas são distribuídas nas áreas de Processamento e Análise de EnergiaSistemas de Automação e Instrumentação, sendo estas de acordo com a demanda e disponibilidade dos professores orientadores.

2.1 Do total de vagas ofertadas, em atendimento a Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021 e Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022, serão reservadas:


2.1.1 30% do total de vagas para pessoa autodeclarada negras, de acordo com a classificação prevista na Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021;
2.1.2 No caso da inscrição de ao menos uma pessoa autodeclarada indígena, será adicionada 01 vaga para até 20 vagas disponibilizadas, 02 vagas para até 40 vagas e assim sucessivamente, para concorrência exclusiva deste público;
2.1.3 No caso da inscrição de ao menos uma PcD, será adicionada 01 vaga para até 20 vagas disponibilizadas, 02 vagas para até 40 vagas e assim sucessivamente, para concorrência exclusiva deste público.

2.2 Será disponibilizado pelo Programa um adicional de 20% de vagas para Servidores Públicos de Instituições Públicas de Ensino Superior, segundo Regulamento específico da PROPPG aprovado pelo COPPG em 21/06/2012, sendo que o candidato servidor deverá se submeter igualmente a todas as regras do processo seletivo definidas neste edital de seleção.

 

3. Datas importantes

 

Seção

Descrição

Data

Observação

3.1

Fase I: Inscrição e entrega da documentação (incluindo cartas de recomendação)

De 1º de setembro a 31 de outubro de
2022

Preencher a ficha de inscrição on-line, imprimir, assinar e digitalizar em formato PDF de modo legível.


Em seguida, preencher o formulário de inscrição para upload da documentação em formato PDF. A documentação exigida está descrita no item 4 do presente edital.


Obs. 1: A documentação original será necessária apenas no processo de matrícula.

Obs. 2: As cartas de recomendação deverão ser enviadas pelos avaliadores.

3.2

Divulgação dos aprovados na Fase I (análise da documentação e das informações do formulário de inscrição)

10 de novembro de 2022

Os candidatos selecionados para a defesa de proposta serão listados em ordem alfabética, a qual será disponibilizada no site do PPGSE.

Prazo para interposição de recursos: 24 h após a divulgação do resultado. Para tal, contatar a secretaria do PPGSE.

3.3

Fase II: Defesa da proposta de pesquisa

De 16 de novembro a 02 de dezembro de
2022

Os candidatos aprovados na Fase I serão contatados pelos professores para a defesa de proposta de pesquisa.

Obs.: A defesa pode ser realizada de forma não presencial em concordância com os professores responsáveis.

3.4

Divulgação dos aprovados na Fase II

08 de dezembro de 2022

Prazo para interposição de recursos: 24 h após a divulgação do resultado. Para tal, contatar a Secretaria Geral do Stricto Sensu Sede Centro.

3.5

Matrícula: entrega da documentação original, para autenticação das cópias enviadas durante a inscrição. Matrícula nas disciplinas.

Divulgada com o
resultado

A não apresentação dos originais desqualifica os candidatos.

3.6

Início das aulas

Março de 2023

Sujeito a modificação de acordo com o calendário oficial da pós-graduação da UTFPR-CT.

 

4. Documentação obrigatória, de modo legível, a ser entregue para efetivação da inscrição:

  1. Ficha de Inscrição, disponível on-line, impressa e assinada [1];

  2. Uma (1) cópia do Diploma, Certificado de Conclusão, ou Declaração de Possível Formando da Graduação [2];

  3. Uma (1) cópia do Histórico Escolar da graduação com o coeficiente de rendimento normalizado (Não serão aceitos históricos escolares sem esta informação);

  4. Comprovante, com conceito, das disciplinas cursadas em programas de pós-graduação Stricto Sensu;

  5. Uma (1) cópia do Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/) em formato .pdf, atualizado (as informações não apresentadas no currículo não serão computadas);

  6. Formulário de inscrição com a pontuação do item 5.2 preenchida pelo próprio candidato;

  7. Uma (1) via da proposta de pesquisa em formato livre. Recomenda-se uma redação clara e objetiva, observando instruções disponíveis no site do PPGSE;

  8. Duas (2) cartas de recomendação (modelo disponível no site do PPGSE) de professores com doutorado (preferencialmente) ou mestrado que tenham tido contato acadêmico ou profissional com o candidato.  As cartas podem ser digitalizadas e enviadas para o e-mail da Comissão Permanente de Seleção do PPGSE (sel-ppgse-ct@utfpr.edu.br) ou enviadas pelos Correios conforme endereço indicado no modelo. (As cartas de recomendação deverão ser enviadas pelos avaliadores. Não serão aceitas cartas entregues pelos próprios candidatos).

  9. No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer às vagas reservadas deverá encaminhar a documentação prevista nos Arts. 8º, 9º, 11º. da Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021, em função da vaga pretendida. É necessário especificar os documentos no edital de seleção, segue o modelo.

    9.1 Documentação necessária para inscrição nas vagas reservadas:

9.1.1 Para candidato que concorrer a vaga prevista para negros (pretos ou pardos) deverá entregar Autodeclaração ASSINADA em que se enquadra nesta categoria (caso seja de interesse do PPG anexar modelo de Autodeclaração);

9.1.2 Para candidato que concorre a vaga prevista para indígena deverá entregar cópia do registro administrativo de nascimento indígena (RANI) ou declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena e assinada pela liderança competente;
9.1.3 Para candidato que concorre a vaga prevista para pessoa com deficiência deverá entregar laudo médico atestando sua deficiência, emitido nos últimos 12 (doze) meses indicando o tipo, grau e nível de deficiência.

Obs.: É vedado ao candidato matriculado cursar, concomitantemente, outro curso de pós graduação pertencente a UTFPR ou outra universidade pública.

 

4.1. Para a inscrição, os documentos deverão ser enviados em formulário específico em formato PDF, seguindo as orientações em cada campo, até às 23 h do último dia de inscrição, conforme item 3.1.

A Ficha de Inscrição está disponível no seguinte seguinte endereço eletrônico:

https://sistemas2.utfpr.edu.br/dpls/sistema/acad01/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=1&p_curscodnr=318&p_cursoanonr=2023

A documentação deverá ser enviada através do seguinte endereço eletrônico:

http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsect/documentos/documentos-auxiliares-do-edital-de-selecao/formulario-eletronico-para-envio-da-documentacao/


4.2. Envio pelos correios: Alternativamente, apenas as cartas de recomendação poderão ser enviadas pelos Correios para o seguinte endereço:

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Secretaria Geral do Stricto Sensu Sede Centro
PPGSE - Processo de Seleção de Mestrado 2023
Av. Sete de Setembro 3165, Rebouças – Bloco CA – Sala CA-304 – 3º Andar
80230-901 Curitiba PR

Obs.: No caso de envio das cartas de recomendação pelos Correios, o prazo final para recebimento da documentação permanece o mesmo indicado no item 3.1. Não serão aceitos documentos recebidos após a data indicada no referido item, independentemente da data de postagem.

5. Fase I: Avaliação da documentação


A classificação dos candidatos na Fase I será feita com base em informações contidas no Curriculum Lattes (http://lattes.cnpq.br/) e no Histórico Escolar de cada candidato. A partir desses documentos, são calculados três índices:

Estes três índices serão calculados para cada candidato da seguinte maneira:

 

5.1. HE: Histórico Escolar, calculado a partir da seguinte equação:

 HE = CR x QGI,

 onde

- CR: coeficiente de rendimento do candidato no curso de graduação normalizado;

- QGI: qualidade geral da instituição. Indicador referente à qualidade da instituição em que o candidato cursou a graduação. Este indicador é baseado no Índice Geral de Cursos Faixa (IGC Faixa), disponível no portal do PPGSE (https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsect/documentos/documentos-auxiliares-do-edital-de-selecao/igc_2019.xlsx) e calculado como segue:

 

IGC

IGC ≥ 4

  4 > IGC ≥ 3

3 > IGC ≥ 2

IGC < 2

Sem classificação

QGI

1,0

0,8

0,5

0,3

0,1

 

5.2. CL: Curriculum Lattes, cujo valor é atribuído de acordo com a seguinte equação:

CL = (IC + M + AC + AP + PR + DC)/6 + IE,

com saturação em 1,0, onde:

IC é o valor correspondente ao número de anos na atividade de iniciação científica/tecnológica ou afins, com valor de 1,0 em cada ano nesta atividade, até o máximo de 3,0;

M é o valor correspondente ao número de semestres na atividade de monitoria em disciplinas da graduação, com valor de 0,25 para cada semestre na atividade, até o máximo de 0,5;

AC é o valor correspondente ao número de artigos completos publicados em anais de eventos, sendo que cada artigo corresponde a 0,5, limitado a 2,0;

AP é o valor correspondente ao número de artigos publicados em periódicos relevantes (de acordo com classificação Engenharias IV da CAPES), sendo que cada artigo corresponde a 1,0, sem limite máximo;

PR é o valor correspondente ao número de anos em atividade profissional pertinente à área de concentração, com valor de 0,3 atribuído a cada ano, até o máximo de 1,5. Estágios contam com pontuação de 0,1 atribuído a cada semestre, até o máximo de 1,5;

DC é o valor correspondente a disciplinas isoladas cursadas em programa de pós-graduação em Engenharias IV da Capes, atribuindo 0,5 para cada disciplina aprovada com índice A ou B. O valor do índice DC pode ser no máximo 1,0;

IE é um bônus no valor de 0,1 atribuído ao candidato que participou de intercâmbios acadêmicos institucionais com duração mínima de um semestre.


5.3. CA: Coeficiente de Aderência, definido em função da aderência do candidato às linhas de pesquisa da área de concentração considerando: as cartas de recomendação, as disciplinas cursadas com conceitos A ou B e as atividades extracurriculares de pesquisa e extensão aderentes ao PPGSE.


5.4. Da classificação da Fase I


A pontuação obtida pelo candidato na Fase I será dada pela seguinte equação:

CC = 0,4 x HE + 0,3 x CL + 0,3 x CA.

Serão convocados para a Fase II os candidatos que obtiverem CC ≥ (maior ou igual a) 0,5, respeitando-se o número de vagas ofertadas pela área indicada pelo candidato. A lista dos convocados para a Fase II será disponibilizada no site do PPGSE, em ordem alfabética, na data do item 3.2.


6. Fase II: Defesa de proposta de pesquisa


A seleção do candidato para o programa depende da sua aprovação na defesa de proposta de pesquisa. Essa etapa tem por objetivo a avaliação do candidato, de suas potencialidades, pretensões, disponibilidade e defesa de sua proposta de pesquisa. A arguição será efetuada por pelo menos um professor do programa, o qual irá entrar em contato com o candidato, para agendamento da defesa. O não comparecimento do candidato na data, local e horário definidos implicará na sua eliminação do processo de seleção.


Durante esta etapa serão observados os conhecimentos na área pretendida, a defesa do currículo e da proposta de pesquisa. O Programa de pós-graduação se reserva o direito de indicar novo tema de pesquisa para o candidato selecionado. Dessa forma, o candidato poderá ser arguido sobre o interesse e conhecimento em áreas de concentração do programa de pós-graduação.

 

Defesa da propostas - São critérios para a avaliação durante defesa de proposta

Máximo

Demonstração de interesse e conhecimentos na área pretendida

2,0

Demonstração de capacidade de implementação da pesquisa proposta

2,0

Arguição sobre sua trajetória profissional

2,0

Defesa da proposta de pesquisa

2,0

Postura profissional e científica: capacidade de trabalho individual; capacidade de trabalho em equipe; capacidade de trabalho sob pressões de cronograma; capacidade de adaptação do trabalho em função de indicativos racionais e científicos em detrimento dos emocionais

2,0

TOTAL

10,0

 

Os candidatos aprovados deverão obter nota de defesa de produção maior ou igual a 6,0, respeitando-se a capacidade de orientação do corpo docente nas áreas indicadas pelo candidato.


7. Interposição de recurso

Para interposição de recursos, contatar a secretaria do PPGSE. Os recursos deverão ser interpostos em até 24 h após a divulgação dos aprovados em ambas as Fases I e II, conforme datas apresentadas no item 3. O recurso deverá ser endereçado à Coordenação do PPGSE e entregue na secretaria do programa. O resultado preliminar e resultado após recursos serão publicados no site do PPGSE.


8. Casos Omissos

Os casos omissos serão avaliados pela Comissão Permanente de Seleção do PPGSE.


9. Divulgação dos Aprovados


A divulgação dos candidatos selecionados ocorrerá conforme calendário do item 3 no site do PPGSE.

 

10 - Disposições Gerais


Ao efetivar sua inscrição o candidato declara concordar com o presente edital e com o regulamento, normas e resoluções do Programa, disponíveis no site do PPGSE, cujo link está apresentado no item 1.

Este edital será publicado no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR, cujo link estará disponível na seção Editais do site do PPGSE.

 

Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

 

 

Curitiba, 29 de agosto de 2022.

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FABIANO GUSTAVO SILVEIRA MAGRIN, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 29/08/2022, às 10:37, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) OHARA KERUSAUSKAS RAYEL, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 29/08/2022, às 10:38, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) DANIEL FLORES CORTEZ, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 29/08/2022, às 10:38, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THIAGO DE PAULA MACHADO BAZZO, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 30/08/2022, às 16:37, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A), em (at) 30/08/2022, às 18:30, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 31/08/2022, às 11:24, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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[1] O candidato deverá indicar na Ficha de Inscrição a Linha de Pesquisa que pretende se inscrever.

[2] Ou declaração de conclusão de curso, devendo a fotocópia do diploma ser entregue à secretaria no ato da primeira matrícula (ou cópia simples mediante a apresentação do original). Alunos em último período da graduação podem se inscrever utilizando declaração de possível formatura, desde que conste no documento que o candidato está cursando o último período, com previsão de término em data anterior à primeira matrícula no Programa de Mestrado, inclusive para os candidatos estrangeiros.


Referência: Processo nº 23064.024107/2022-18 SEI nº 2940760